Criptomoeda: Como funciona? Vale a pena investir?
escrito em 1 de outubro de 2021
A criptomoeda tem sido um tema presente nos noticiários de economia recentemente. À primeira vista, este é um tipo de investimento muito seguro e com altas perspectivas de lucro. Por ser uma classe de ativos nova no mercado, a seguir explicamos o que é criptomoeda, como funciona e qual é a melhor maneira de investir.
O que é a criptomoeda?
Explicando de forma básica, uma criptomoeda é um tipo de dinheiro – assim como as outras moedas com as quais convivemos diariamente. Todavia, seu grande diferencial é ser totalmente digital. Além disso, ela não é emitida por nenhum governo (como o real ou o dólar, por exemplo).
De que maneira isso é possível? Uma analogia muito usada para explicar é que a as moedas digitais são para o e-mail o que as outras moedas são para a informação. Em outras palavras, antes da invenção da internet, era preciso ir até o correio mandar uma carta se quisesse enviar uma mensagem a alguém que está longe. Depois, passou-se a mandar e-mails.
Assim como qualquer tipo de moeda, a criptomoeda pode ser utilizada no intercâmbio de bens e serviços. Ela não funciona apenas em compras virtuais, apesar de ser muito usada neste tipo de consumo.
Como a criptomoeda funciona?
As criptomoedas podem ser usadas com as mesmas finalidades do dinheiro físico. Ou seja, serve como meio de troca, reserva de valor e unidade de conta.
Sobre a variação de preço, as moedas digitais também dependem da velha lei da oferta e da demanda. Com as criptomoedas ganhando bastante atenção, é natural que elas sejam mais procuradas por investidores e, dessa maneira, os preços subam.
Vale a pena investir?
Há uma grande diversidade de criptomoedas no mercado, o que permite que transações comerciais pela internet sejam feitas sem usar o dinheiro convencional ou pagar tarifas para instituições bancárias ou financeiras. Além disso, dão mais segurança quanto a roubos e inflação, já que contam com mais protocolos de segurança.
A criptomoeda mais famosa é a Bitcoin. A Ether (ETH), da Ethereum é a segunda criptomoeda mais valiosa. No mercado, elas são mais rentáveis e mais caras que moedas comuns.
A grande vantagem da moeda é que possui um futuro promissor. A tendência no mundo inteiro é que todo tipo de transação comercial seja efetivado no universo digital. Contudo, por ser uma novidade, gera dúvidas. Por serem moedas virtuais, governos não conseguem interferir ou taxar este tipo de investimento e nem sempre aceitam em determinados países. Por isso, os apoiadores da criptomoeda têm trabalhado para o licenciamento de moedas.
ESCRITO POR: Equipe de Redação da Pigatti
Pigatti Contabilidade. ajudando os donos de negócios no Brasil