Pigatti Contabilidade - Calcule os tributos para médicos
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regime tributário médico

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PRINCIPAIS FATORES QUE PODEM FAZER SUA CARGA TRIBUTÁRIA SUBIR





Já parou para pensar que sua carga tributária pode ser reduzida e você está pagando além do necessário?

O Brasil é um dos países que mais tributa empresas, sendo assim, qualquer redução legal nos encargos é extremamente vantajosa para as empresas e faz e faz a diferença na competitividade que se tem no mercado.



E O QUE VALE MAIS A PENA, PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA?


A tributação do médico como Pessoa Jurídica é mais vantajosa, mas precisa ser bem administrada.

Pessoa Física

Nessa opção, a alíquota do Imposto de Renda pode chegar a 27,5% da receita - de acordo com a tabela do tributo - e do INSS até 20% do faturamento.
Além desses pontos, quando os médicos optam por trabalhar como profissionais liberais ou autônomos, eles ficam muito mais suscetíveis a uma fiscalização ou malha fina na sua declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Pessoa Jurídica

Essa é a melhor escolha para os profissionais da área, mas deve ser administrada.







Qual é o melhor enquadramento:
Simples Nacional ou Lucro Presumido?


Lucro Presumido

O tributo médio varia entre 13,33% e 16,33%, mais a Contribuição previdenciária Patronal - e adicional de IRPJ (Imposto de Renda - Pessoa Jurídica), quando aplicável -, podendo o valor ser reduzido, por exemplo, em caso de sociedades uniprofissionais, de acordo com a legislação de cada prefeitura.

Simples Nacional

Podendo ser enquadrados tanto no Anexo V, quanto no Anexo III, dependendo de alguns fatores.
O Anexo III começa a tributar a partir de 6%; E no Anexo V, a partir de 15,5%.

É claro que todos gostariam de estar no Anexo III, pois a alíquota do imposto é bem mais baixa, mas existe uma regra:

Se a folha de pagamento da Pessoa Jurídica Médica, nos últimos 12 meses, representar 28% ou mais da receita bruta do mesmo período, a empresa será tributada pelo Anexo III;

Já se a receita anual for igual ou menor do que 28%, o médico, então, será tributado pelo Anexo V.

Sendo assim, se a empresa não tiver 28% do faturamento em despesas trabalhistas e pró-labore, na maioria dos cálculos não vai valer a pena optar pelo Simples Nacional, compensando permanecer no Lucro Presumido.



A ESCOLHA DO CONTADOR HOJE FAZ TODA A DIFERENÇA

Com a contabilidade consultiva que oferecemos, avaliamos o seu negócio nos mínimos detalhes, verificando onde é possível encaixar reduções tributárias.

Nosso time é capaz de aplicar essas estratégias alinhando-se às particularidades do seu negócio.

Otimize os lucros, economize com impostos e reduza sua carga tributária de forma segura, dentro da legalidade.

A SAÚDE DO SEU NEGÓCIO É O NOSSO COMPROMISSO

Pode ter certeza que um dos principais alicerces de uma empresa é a sua contabilidade.

Isso certamente irá ajudar sua empresa também a pagar menos impostos.

Por isso é tão importante escolher um bom serviço.

Lembre-se, seu contador não é só um prestador de contas, mas um consultor e parceiro.







Por que somos diferentes?

• Temos um setor exclusivo em nosso escritório, só cuida de médicos;

• Especialista em Médicos e Clínicas;

• Ferramentas e Produtos que ajudam na gestão financeira e tributária do Médico;

• Análise individualizada de cada cliente, antes de fecharmos os contratos;

• Mais de 60 anos de existÊncia e de mil médicos atendidos;

• Equipe Principal Consultiva de ponta: tributarista, advogados, contadores, administradores e auditores;

• Sistema próprio de CRM para acompanhamento da evolução de clientes: permite que façamos analises periódicas de desempenho.





TABELA COMPARATIVA DE REGIME TRIBUTARIO PARA MÉDICO

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[[1978]] a [[1979]],
[[1983]] a [[1985]]\n| vice_t\u00edtulo4 = \n| vice4 = \n| vice-presidente4 = \n| antes4 = \n| depois4 = \n| nome_comp = Fernando Raimundo Rodrigues\n| nascimento_data = {{dni|1|09|1929|sem idade}}\n| morte_data = {{morte|12|01|2016|1|09|1929}}\n| nacionalidade = {{PRTn}}\n| nascimento_local = [[Vila Flor]]\n| morte_local = [[Ovar]]\n| alma_mater = \n| premio = \n| c\u00f4njuge = \n| partido = [[A\u00e7\u00e3o Nacional Popular|ANP]], [[Partido_Social_Democrata_(Portugal)|PPD]], [[CDS \u2013 Partido Popular|CDS]], [[Partido Renovador Democr\u00e1tico (Portugal)|PRD]], [[Partido da Solidariedade Nacional|PSN]]{{citar livro|t\u00edtulo=Monografia de Ovar, Vol. 4, 2\u00aa ed.|ultimo=LAMY|primeiro=Alberto Sousa|editora=C\u00e2mara Municipal de Ovar|ano=2001|local=[[Ovar]]|p\u00e1ginas=105-106}}\n| religi\u00e3o = \n| profiss\u00e3o = [[Advogado]]\n| assinatura = \n| c\u00f4njuge-tipo = \n| apelido = \n| condecora\u00e7\u00f5es = \n| notas_de_rodap\u00e9 = \n| projecto = \n| lang = pt\n}}\n\n'''Fernando Raimundo Rodrigues''' ([[Vila Flor]], [[1 de setembro]] de [[1929]] {{mdash}} [[Ovar]], [[12 de janeiro]] de [[2016]]) foi um [[pol\u00edtico]], [[advogado]], [[Presidente da c\u00e2mara municipal|autarca]] e dirigente desportivo intimamente ligado \u00e0 cidade de [[Ovar]], \u00e0 [[regi\u00e3o de Aveiro]] e \u00e0 [[Associa\u00e7\u00e3o Desportiva Ovarense]].{{Citar web|titulo=Ovar. Not\u00e1veis da Minha Terra!|url=http://adavr.dglab.gov.pt/2019/05/14/ovar-notaveis-da-minha-terra/|data=2019-05-14|acessodata=2019-05-31|lingua=pt-PT|ultimo=porfiriocorreia|arquivourl=https://web.archive.org/web/20190531131420/http://adavr.dglab.gov.pt/2019/05/14/ovar-notaveis-da-minha-terra/|arquivodata=2019-05-31|urlmorta=n\u00e3o}}{{Citar web|titulo=Ovar despede-se de Raimundo Rodrigues. {{!}} TerraNova|url=https://www.terranova.pt/noticia/politica/ovar-despede-se-de-raimundo-rodrigues|obra=www.terranova.pt|acessodata=2019-05-31|arquivourl=https://web.archive.org/web/20190531131432/https://www.terranova.pt/noticia/politica/ovar-despede-se-de-raimundo-rodrigues|arquivodata=2019-05-31|urlmorta=n\u00e3o}}\n\n== Biografia ==\nDa sua carreira pol\u00edtica, destaca-se o facto de ter sido o primeiro [[Presidente da c\u00e2mara municipal|Presidente da C\u00e2mara]] de [[Ovar]] eleito democraticamente, ap\u00f3s o [[Revolu\u00e7\u00e3o de 25 de Abril de 1974|25 de abril]], a [[3 de janeiro]] de [[1977]].\n[[Ficheiro:Fernando R Rodrigues.jpg|esquerda|miniaturadaimagem|300x300px|Fernando Raimundo Rodrigues com o Presidente [[Ant\u00f3nio Ramalho Eanes]], na inaugura\u00e7\u00e3o da Av. do Emigrante, em [[Ovar]].]]\nDurante a sua vida, foi ainda [[Governo Civil|Governador Civil]] do [[Distrito de Aveiro]],{{citar web|url=http://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/os-governos-civis-de-portugal-historia-e-memoria-1835-2011/os-governos-civis-de-portugal-historia-e-memoria-1/@@download/file/Os%20Governos%20Civis%20de%20Portugal.%20Hist%C3%B3ria%20e%20Mem%C3%B3ria.pdf|titulo=OS GOVERNOS CIVIS DE PORTUGAL HIST\u00d3RIA E MEM\u00d3RIA (1835-2011)|data=2012|acessodata=31 de maio de 2019|publicado=CEPSE - Minist\u00e9rio da Administra\u00e7\u00e3o Interna|ultimo=SOUSA|primeiro=Fernando de|arquivourl=https://web.archive.org/web/20190531131419/http://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/os-governos-civis-de-portugal-historia-e-memoria-1835-2011/os-governos-civis-de-portugal-historia-e-memoria-1/@@download/file/Os%2520Governos%2520Civis%2520de%2520Portugal.%2520Hist%25C3%25B3ria%2520e%2520Mem%25C3%25B3ria.pdf|arquivodata=31 de maio de 2019|urlmorta=n\u00e3o}} Deputado da [[Assembleia da Rep\u00fablica]], Presidente da [[Assembleia Municipal]] de [[Ovar]], Presidente da Mesa da Assembleia Geral da [[Federa\u00e7\u00e3o Portuguesa de Futebol]], membro da Comiss\u00e3o de Fiscaliza\u00e7\u00e3o da [[R\u00e1dio e Televis\u00e3o de Portugal|Radiotelevis\u00e3o Portuguesa]] e Presidente da Direc\u00e7\u00e3o e da Mesa da Assembleia Geral da [[Associa\u00e7\u00e3o Desportiva Ovarense|Associa\u00e7\u00e3o desportiva Ovarense]].\n\nO Pavilh\u00e3o Multi-desportos da [[Associa\u00e7\u00e3o Desportiva Ovarense]] tem o seu nome, bem como uma rua em [[Esmoriz]].{{Citar web|titulo=C\u00f3digo Postal de Avenida Doutor Fernando Raimundo Rodrigues em Esmoriz {{!}} 3885-412|url=https://codigopostal.ciberforma.pt/codigo-postal/avenida-doutor-fernando-raimundo-rodrigues/esmoriz/3885-412/|obra=codigopostal.ciberforma.pt|acessodata=2019-05-31|arquivourl=https://web.archive.org/web/20190531131423/https://codigopostal.ciberforma.pt/codigo-postal/avenida-doutor-fernando-raimundo-rodrigues/esmoriz/3885-412/|arquivodata=2019-05-31|urlmorta=n\u00e3o}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{Portal3|Direito|Pol\u00edtica|Portugal|Biografias}}\n{{Controle de autoridade}}\n\n[[Categoria:Presidentes da C\u00e2mara Municipal de Ovar]]\n[[Categoria:Presidentes da Associa\u00e7\u00e3o Desportiva Ovarense]]\n[[Categoria:Governadores civis do distrito de Aveiro]]\n[[Categoria:Deputados da Assembleia da Rep\u00fablica Portuguesa]]"}]},"4503871":{"pageid":4503871,"ns":0,"title":"Tianlian I-03","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Sat\u00e9lite\n|localiza\u00e7\u00e3o = \n|lan\u00e7amento = {{dtlink|25|07|2012|idade}}\n|veiculo = [[Longa Marcha 3C]]\n|operador = {{CHNb}}[[China Aerospace Science and Technology Corporation|CASC]]\n|peso = ? [[Quilo|kg]]\n|vida util = \n|design = [[China Academy of Space Technology|CAST]]\n|cobertura = \n|\u00f3rbita = [[\u00d3rbita geoestacion\u00e1ria|Geoestacion\u00e1ria]]\n|COSPAR = 2012-040A\n}}\nO '''Tianlian I-03''' ([[chin\u00eas simplificado]]: \u5929\u94fe\u4e00\u53f703, [[chin\u00eas tradicional]]: \u5929\u93c8\u4e00\u865f03), tamb\u00e9m conhecido como '''Tian Lian 1C''', '''TL-1C''', \u00e9 um [[sat\u00e9lite de comunica\u00e7\u00e3o]] geoestacion\u00e1rio [[chin\u00eas]] constru\u00eddo pela [[China Academy of Space Technology]] (CAST) que \u00e9 operado pela [[China Aerospace Science and Technology Corporation]] (CASC). O sat\u00e9lite foi baseado na [[Plataforma de sat\u00e9lite|plataforma]] [[DFH-3 Bus]].{{citar web|l\u00edngua2=en | url = http://space.skyrocket.de/doc_sdat/tl-1.htm | t\u00edtulo = TL 1A, 1B, 1C | publicado = Gunter's Space Page | acessodata = 06 de dezembro de 2014}}\n\n== Objetivo ==\nO sat\u00e9lite tem v\u00e1rias fun\u00e7\u00f5es e vai servir principalmente para fornecer comunica\u00e7\u00f5es para as pr\u00f3ximas miss\u00f5es de [[Programa espacial chin\u00eas|voo espacial tripulado da China]].\n\n== Lan\u00e7amento ==\nO sat\u00e9lite foi lan\u00e7ado com sucesso ao espa\u00e7o no dia [[25 de julho]] de [[2012]] por meio de um ve\u00edculo [[Longa Marcha 3C]] a partir do [[Centro Espacial de Xichang]], na [[China]].\n\n== Veja tamb\u00e9m ==\n* [[Tianlian I]]\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n[[Categoria:Sat\u00e9lites de telecomunica\u00e7\u00f5es]]\n[[Categoria:Sat\u00e9lites geoestacion\u00e1rios]]"}]},"237772":{"pageid":237772,"ns":0,"title":"Fontaine-Bellenger","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Comuna da Fran\u00e7a\n|nome = Fontaine-Bellenger\n|regi\u00e3o = Normandia\n|departamento = Eure\n|\u00e1rea = 4.94\n|altitude = \n|latP = N | latG = 49 | latM = 11 | latS = 0\n|lonP = E | lonG = 1 | lonM = 16 | lonS = 0\n|popula\u00e7\u00e3o = 712\n|densidade = auto\n|censo = 1999\n|insee = 27249\n|insee_ref = s\n|c\u00f3dpostal = 27600 \n|mapa = \n|escudo = Blason Fontaine-Bellenger.svg\n|bandeira = \n|imagem = \n|legenda = \n|gent\u00edlico = \n|website = \n|notas = \n}}\n'''Fontaine-Bellenger''' \u00e9 uma [[comuna francesa]] na [[Regi\u00f5es administrativas francesas|regi\u00e3o administrativa]] da [[Normandia (regi\u00e3o francesa)|Normandia]], no [[Departamentos franceses|departamento]] de [[Eure]]. Estende-se por uma \u00e1rea de 4,94 [[Quil\u00f3metro quadrado|km\u00b2]]. {{Pop comuna francesa2|27249|4.94}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{esbo\u00e7o-geofr}}\n\n[[Categoria:Comunas de Eure]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blason Fontaine-Bellenger.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blason d\u00e9partement fr Eure.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blason region fr Normandie.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Disc Plain red (edge).svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of France.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:France d\u00e9partementale.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:France location map-Regions and departements-2016.svg"}]},"1801757":{"pageid":1801757,"ns":0,"title":"Bourdonnay","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Comuna da Fran\u00e7a\n|nome = Bourdonnay\n|regi\u00e3o = Grande Leste\n|departamento = Mosela\n|\u00e1rea = 17.4\n|altitude = \n|latP = N| latG = 48| latM = 43|latS = 13\n|lonP = E| lonG = 6| lonM = 43|lonS = 47\n|popula\u00e7\u00e3o = 239\n|densidade = auto\n|censo = 1999\n|insee = 57099\n|insee_ref = s\n|c\u00f3dpostal = 57810 \n|mapa = \n|mapaX = \n|mapaY = \n|escudo = Blason de la ville de Bourdonnay (Moselle).svg\n|bandeira = \n|imagem = Eglise Bourdonnay (1).JPG\n|legenda = \n|gent\u00edlico = \n|website = \n|notas = \n}}\n'''Bourdonnay''' \u00e9 uma [[comuna francesa]] na [[Regi\u00f5es administrativas francesas|regi\u00e3o administrativa]] de [[Grande Leste]], no [[Departamentos franceses|departamento]] de [[Mosela]]. Estende-se por uma \u00e1rea de 17,4 [[Quil\u00f3metro quadrado|km\u00b2]]. {{Pop comuna francesa2|57099|17.4}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{esbo\u00e7o-geofr}}\n{{Commonscat}}\n{{Comunas de Mosela}}\n[[Categoria:Comunas de Mosela]]"}]},"2846966":{"pageid":2846966,"ns":0,"title":"Rio Bahluie\u021b","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Rio\n|nome = Rio Bahluie\u0163\n|imagem = \n|imagem_legenda = \n|mapa = \n|legenda mapa = \n|comprimento_n = 41\n|posi\u00e7\u00e3o = \n|lat_deg = |lat_min = |lat_sec = \n|lon_deg = |lon_min = |lon_sec = \n|lat_NS = N |lon_EW = E |abrev_pais = RO\n|nascente = \n|alt_nascente = \n|foz = [[Rio Bahlui]] [[Podu Iloaiei, Ia\u015fi|Podu Iloaiei]]\n|alt_foz_n = \n|d\u00e9bito_n = \n|d\u00e9bito_local_n = \n|d\u00e9bito_max_n = \n|d\u00e9bito_max_local_n= \n|d\u00e9bito_min_n = \n|d\u00e9bito_min_local_n= \n|\u00e1rea_bacia_n = 551\n|delta = \n|afluentes = \n|afluentes_esquerda= [[Rio Pa\u015fcania|Pa\u015fcania]],
[[Rio Probota (Bahluie\u0163)|Probota]],
[[Rio Ad\u00e2ncata (Bahluie\u0163)|Ad\u00e2ncata]],
[[Rio Cucuteni|Cucuteni]],
[[Rio R\u00e2ul Oii]]\n|afluentes_direita = [[Rio Barcu|Barcu]],
[[Rio Criva (Bahluie\u0163)|Criva]],
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[[Rio Ciunca|Ciunca]],
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[[Rio H\u0103rp\u0103\u015fe\u015fti|H\u0103rp\u0103\u015fe\u015fti]]\n|pa\u00eds = {{ROM}}\n|pa\u00eds_bacia = {{ROM}}\n|regi\u00e3o = \n|distrito = [[Ia\u015fi (distrito)|Ia\u015fi]]\n|cidade = [[T\u00e2rgu Frumos]]\n}}\nO '''Rio Bahluie\u0163''' \u00e9 um rio da Rom\u00eania afluente do [[rio Bahlui]], localizado no distrito de [[Ia\u015fi (distrito)|Ia\u015fi]].Administra\u0163ia Na\u0163ional\u0103 Apelor Rom\u00e2ne - Cadastrul Apelor - Bucure\u015ftiInstitutul de Meteorologie \u015fi Hidrologie - R\u00eeurile Rom\u00e2niei - Bucure\u015fti 1971\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Esbo\u00e7o-hidrografia}}\n{{Portal3|Rom\u00eania}}\n\n{{DEFAULTSORT:Bahluiet, Rio}}\n[[Categoria:Rios da Rom\u00e9nia]]"}]},"6676573":{"pageid":6676573,"ns":0,"title":"\u00c9liane Excoffier","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"\n'''\u00c9liane Excoffier''' (nascida em 1971) \u00e9 uma [[fot\u00f3grafa]] canadiana.{{Citar web |url=https://collections.mnbaq.org/fr/artiste/600009303 |titulo=Excoffier, \u00c9liane}}{{Citar web |url=https://www.ledevoir.com/culture/arts-visuels/530359/eliane-excoffier-et-la-vie-nocturne-des-animaux-sauvages |titulo=Sur le radar: \u00c9liane Excoffier et la vie nocturne des animaux sauvages}}\n\nO seu trabalho encontra-se inclu\u00eddo nas colec\u00e7\u00f5es do Mus\u00e9e national des beaux-arts du Qu\u00e9bec, e do Muse\u00e9 des beaux-arts de Montreal.{{Citar web |url=https://www.mbam.qc.ca/en/works/48692/ |titulo=Kiev (I)}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Portal3|Arte}}\n\n[[Categoria:Nascidos em 1971]]\n[[Categoria:Pessoas vivas]]\n[[Categoria:Artistas do Canad\u00e1]]\n[[Categoria:Fot\u00f3grafos do Canad\u00e1]]"}]},"1900130":{"pageid":1900130,"ns":0,"title":"Col\u00f3nias (Antiguidade)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{sem notas|data=janeiro de 2014}}\nAs {{PEPB|[[col\u00f3nia]]s|col\u00f4nias}}, '''na [[Idade Antiga|Antiguidade]]''', eram [[Cidade-Estado|cidades/estado]] fundadas por uma cidade-m\u00e3e, n\u00e3o tendo, ao contr\u00e1rio de col\u00f3nias mais recentes, extens\u00f5es muito grandes de territ\u00f3rio - somente o necess\u00e1rio para o objectivo com que cada cidade era fundada.\n\n== Col\u00f3nias fen\u00edcias ==\nOs [[Fen\u00edcia#Os fen\u00edcios|fen\u00edcios]] eram o maior poder comercial no [[Mar Mediterr\u00e2neo|Mediterr\u00e2neo]] no primeiro mil\u00e9nio antes de Cristo. Tinham contatos comerciais com o [[Antigo Egito|Egipto]] e a [[Gr\u00e9cia Antiga|Gr\u00e9cia]], estabelecendo tamb\u00e9m col\u00f3nias na pen\u00ednsula Ib\u00e9rica, em ''Gadir'' (moderna [[C\u00e1dis]]). De ''Gadir'', controlavam o acesso ao [[oceano Atl\u00e2ntico]] e \u00e0s rotas comerciais da [[Brit\u00e2nia c\u00e9ltica|Brit\u00e2nia]]. A mais famosa e pr\u00f3spera col\u00f3nia fen\u00edcia foi ''Kart-Hadasht'', uma col\u00f3nia fundada a partir de [[Tiro]]. Seria mais tarde conhecida como [[Cartago]].\n\n{{\u00c2ncora|Col\u00f4nias gregas}}\n== Col\u00f3nias gregas (\"apoikia\") ==\n[[imagem:Griechischen und ph\u00f6nizischen Kolonien.jpg|thumb|upright=1.5|Mediterr\u00e2neo no {{AC|s\u00e9culo VI|x}}; Coloniza\u00e7\u00e3o fen\u00edcia em amarelo, grega em vermelho, e outras em cinzento]]\n\nNa Gr\u00e9cia Antiga, as col\u00f3nias eram por vezes fundadas por povos conquistados que deixaram as suas origens para escapar \u00e0 subjuga\u00e7\u00e3o \u00e0s m\u00e3os do invasor; outras vezes eram fundadas devido a desordens civis, quando os derrotados das disputas internas deixavam a cidade para formar outra; outro motivo seria para aliviar a cidade-m\u00e3e do excesso de popula\u00e7\u00e3o, evitando assim conflitos internos. Mas na maior parte dos casos, o objectivo era estabelecer e facilitar rela\u00e7\u00f5es comerciais com pa\u00edses estrangeiros e trazer riqueza para a cidade-m\u00e3e.\n\nV\u00e1rias cidades-estado (mais de trinta) da Antiga Gr\u00e9cia tinham m\u00faltiplas col\u00f3nias dispersas um pouco por todo o mundo mediterr\u00e2nico, sendo que a mais activa era [[Mileto]], com noventa col\u00f3nias espalhadas pelo mar Mediterr\u00e2neo. Havia col\u00f3nias desde as costas do [[mar Negro]] e [[Anat\u00f3lia]] (moderna [[Turquia]]), no leste, at\u00e9 \u00e0 costa sul da pen\u00ednsula Ib\u00e9rica a oeste, bem como v\u00e1rias na costa norte de \u00c1frica.\n\nHavia dois tipos de col\u00f3nias, as ''apoikiai'' e as ''emporia''. As primeiras eram cidades-estado aut\u00f3nomas; as segundas eram col\u00f3nias que funcionavam como meros entrepostos comerciais.\n\nAs cidades-estado gregas come\u00e7aram a estabelecer col\u00f3nias por volta de {{AC|800|x}} em [[Al Mina]], na costa da [[S\u00edria]] e Pithekoussai, em [[\u00cdsquia (ilha)|\u00cdsquia]], na [[Golfo de N\u00e1poles|Ba\u00eda de N\u00e1poles]].\n\nNovos colonos partiram da Gr\u00e9cia na transi\u00e7\u00e3o entre a [[Per\u00edodo hom\u00e9rico|Idade das Trevas]] e o in\u00edcio do [[Per\u00edodo Arcaico]]. Uma vaga partiu no in\u00edcio do {{AC|s\u00e9culo VIII|x}} e outra durante o {{AC|s\u00e9culo VI|x}} N\u00e3o s\u00f3 algumas cidades-m\u00e3e estavam sobrepovoadas, como a din\u00e2mica econ\u00f3mica e pol\u00edtica grega, na altura, incitava as diversas cidades-estado a expandirem-se de modo a alargarem a influ\u00eancia comercial, num ritmo competitivo que se ia intensificando. Com tal expans\u00e3o, o uso de moedas floresceu ao longo do Mediterr\u00e2neo.\n\nCol\u00f3nias gregas influentes no Mediterr\u00e2neo Oeste inclu\u00edam [[Cime]], [[R\u00e9gio da Cal\u00e1bria|R\u00e9gio]] por [[C\u00e1lcis]] e [[Messina|Zankle]] ({{AC|s\u00e9culo VIII|x}}), [[Siracusa]] por [[Corinto]] (cerca de {{AC|734|x}}), [[Naxos]] por C\u00e1lcis (cerca de {{AC|734|x}}), [[Mass\u00edlia]] pela [[Foceia]] (cerca de {{AC|598|x}}), [[Agathe]] {{dn}} pela Foceia (pouco depois de Mass\u00edlia), [[Eleia]] pela Foceia e Mass\u00edlia (cerca de {{AC|540|x}}), [[Amp\u00farias|Emp\u00f3rio]], por Foceia e Mass\u00edlia (in\u00edcio do {{AC|s\u00e9culo VI|x}}), [[Antibes|Ant\u00edpolis]] pela [[Acaia]], [[Al\u00e9ria|Al\u00e1lia]] ([[C\u00f3rsega]]) pela Foceia e Mass\u00edlia (cerca de {{AC|545|x}}) e [[Cirene (cidade)|Cirene]], no Norte de \u00c1frica por [[Santorini|Tera]] ({{AC|762/61 e 632/31|x}}).\n\n== Col\u00f3nias romanas ==\n[[imagem:Roman Empire 125.png|thumb|Imp\u00e9rio romano em 125]]\n\n{{AP|Col\u00f4nia (Roma Antiga)}}\n\nEra um velho costume [[Hist\u00f3ria da It\u00e1lia|It\u00e1lia Antiga]] enviar colonos com o objectivo de assegurar novas conquistas. Os [[Rep\u00fablica Romana|romanos]], \u00e0 falta de um ex\u00e9rcito, costumavam povoar as col\u00f3nias com os seus pr\u00f3prios cidad\u00e3os nas cidades conquistadas como uma esp\u00e9cie de guarni\u00e7\u00e3o. A popula\u00e7\u00e3o era composta por n\u00e3o mais de trezentos [[Cidadania romana|cidad\u00e3os romanos]], por um n\u00famero maior de cidad\u00e3os da [[Liga Latina]]; uma segunda parte do territ\u00f3rio conquistado era entregue a outros colonos. As ''coloniae civium Romanorum'' (col\u00f3nias de cidad\u00e3os romanos) tinham como objectivo principal segurar as duas principais costas da It\u00e1lia, e foram chamadas, por isso, de ''coloniae maritimae''. As ''coloniae latinae'', que eram em muito maior n\u00famero, tinham o mesmo prop\u00f3sito em terra firme.\n\n== Bibliografia ==\n{{Refbegin|2}}\n* {{link|fr|2=http://www.clio.fr/BIBLIOTHEQUE/la_colonisation_grecque_en_mediterranee.asp |3=Les colonies grecques}} - Jul. 2012\n* {{link|fr|2=http://www.cosmovisions.com/ChronoColoniesRomaines.htm|3=Les colonies romaines}}- Jul. 2012\n{{Refend}}\n\n{{DEFAULTSORT:Colonias (Antiguidade)}}\n[[Categoria:Idade Antiga]]"}]},"1170282":{"pageid":1170282,"ns":0,"title":"Chris Lowell","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Biografia\n|fundo = cantor_solo\n|nome = Chris Lowell\n|imagem = Chris Lowell by Gage Skidmore.jpg\n|imagem_tamanho = \n|legenda = Chris Lowell (2013)\n|nome_completo = Christopher Lowell\n|data_nascimento = [[17 de Outubro]] de [[1984]] (36 anos)\n|local_nascimento = [[Atlanta]], [[Georgia]]
{{USA}}\n|data_morte = \n|local_morte = \n|nacionalidade =Americano\n|ocupa\u00e7\u00e3o = [[Ator]]\n|atividade = 2004 - 2010\n|principais_trabalhos = [[Veronica Mars]],[[Private Practice]] e [[Enlisted]]\n|rodap\u00e9 = \n|website =\n}}\n\n'''Christopher \"Chris\" Lowell''' ([[Atlanta]], [[17 de outubro]] de [[1984]]) \u00e9 um [[ator]] [[Estados Unidos da Am\u00e9rica|americano]]. Conhecido pelos personagems [[Stosh \"Piz\" Piznarski]] em ''[[Veronica Mars]]'' e [[Dell Parker|William \"Dell\" Parker]] em ''[[Private Practice]]'', Lowell recentemente atuou no filme [[The Help (filme)|''The Help'']] ({{BRPT|Cinema|Hist\u00f3rias Cruzadas|As Servi\u00e7ais}}).\n\n==Biografia==\nLowell nasceu em [[Atlanta|Atlanta, Georgia]].[http://www.wchstv.com/abc/lifeasweknowit/chrislowell.shtml Chris Lowell: Jonathan Fields on Life as We Know It] Ele estudou na Escola Internacional de Atlanta, onde se interessou por [[teatro]] e [[produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica]]. Recentemente, frequentou a [[Universidade do Sul da Calif\u00f3rnia]], onde foi descoberto durante seu primeiro ano enquanto jogava [[v\u00f4lei de praia]]. Em seu tempo livre, ele se dedica a [[produ\u00e7\u00e3o cinematogr\u00e1fica]] amadora, [[teatro]], e [[Turismo|viagens]].\n\n==Carreira==\nDescoberto em 2003 depois de passar por seu primeiro teste importante, ele conseguiu um papel no seriado adolescente ''[[Life as We Know It]]'' da [[American Broadcasting Company|ABC]]. Do trio de protagonistas masculinos, Lowell interpretava Jonathan Fields, o \"mais inseguro, por\u00e9m o mais criativo e realista dos tr\u00eas\".[http://tvnz.co.nz/view/page/411312/626865 Life as We Know It] A s\u00e9rie foi cancelada ap\u00f3s 13 epis\u00f3dios.{{Citar web |url=http://www.fanbolt.com/forums/archive/index.php/t-20288.html |titulo=Fanbolt Forums |acessodata=2011-12-11 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20061211205717/http://www.fanbolt.com/forums/archive/index.php/t-20288.html |arquivodata=2006-12-11 |urlmorta=yes }}\n\nEm 2007, Lowell protagonizou o filme ''Graduation''{{citar web|t\u00edtulo= Graduation (2007) |autor = Internet Movie Database | url = http://www.imdb.com/title/tt0475286/}} e participou de um filme de menor destaque chamado ''You Are Here''.{{citar web|t\u00edtulo= You Are Here (2007) |autor = Internet Movie Database | url = http://www.imdb.com/title/tt0490701/}}\n\nDepois do fim de ''Life As We Know It'', Lowell foi escalado como [[Stosh \"Piz\" Piznarski]] na terceira temporada de ''[[Veronica Mars]]'', contracenando com [[Kristen Bell]] e [[Jason Dohring]].\n\nDe 2007 at\u00e9 2010, Lowell apareceu no drama ''[[Private Practice]]'' da ABC, ao lado de [[Kate Walsh]], [[Audra McDonald]] e [[Tim Daly]], interpretando Dell, o recepcionista do Oceanside Wellness Group e tamb\u00e9m enfermeiro qualificado, al\u00e9m de pai da pequena Betsy. Lowell deixou ''Private Practice'' no epis\u00f3dio final da terceira temporada quando Dell morre de insufici\u00eancia card\u00edaca, uma complica\u00e7\u00e3o durante uma cirurgia cerebral ap\u00f3s um acidente de autom\u00f3vel.\n\nEm 2009, fez uma pequena participa\u00e7\u00e3o no filme [[Up in the Air (2009)|''Up in the Air'']] ({{BRPT|Cinema|Amor sem Escalas|Nas Nuvens}}) de [[George Clooney]].{{citar web|t\u00edtulo= Up in the Air (2009) |autor = Internet Movie Database | url = http://www.imdb.com/title/tt1193138/}}\n\nMais recentemente em 2011, Lowell interpretou Stuart Whithworth no filme [[The Help (filme)|''The Help'']] ({{BRPT|Cinema|Hist\u00f3rias Cruzadas|As Servi\u00e7ais}}) ao lado de [[Emma Stone]].{{citar web|t\u00edtulo= The Help (2011) |autor = Internet Movie Database | url = http://www.imdb.com/title/tt1454029/}} Em 2013, Lowell atuou em ''Love and Honor (Por Amor e Honra)'' ao lado de [[Liam Hemsworth]] e ''Light Years''.\n\nLowell tamb\u00e9m \u00e9 [[fotografia|fot\u00f3grafo]]. Suas fotografias s\u00e3o expostas periodicamente na galeria Jackson Fine Art em Atlanta. Ele j\u00e1 tirou fotos para v\u00e1rias organiza\u00e7\u00f5es sem fins lucrativos, incluindo o \"Projeto Medishare\" na zona rural do [[Haiti]], e \"Crian\u00e7as Invis\u00edveis\", em [[Uganda]] e [[Ruanda]].{{Citar web |url=http://www.chrislowellphotography.com/about |titulo=Chris Lowell Photography |acessodata=2011-12-11 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20111204033320/http://www.chrislowellphotography.com/about |arquivodata=2011-12-04 |urlmorta=yes }} Al\u00e9m disso, Lowell \u00e9 [[vocalista]] e [[Harm\u00f3nica (instrumento musical)|harmonicista]] da banda [[m\u00fasica ac\u00fastica|ac\u00fastica]] [[Indie rock|indie]] Two Shots for Poe,{{citar web|t\u00edtulo= Two Shots for Poe's Myspace | url = http://myspace.com/twoshotsforpoe}} e seus [[poema]]s e [[conto]]s foram publicados na 12th Street Magazine.\n\n== Filmografia ==\n=== S\u00e9ries ===\n{|class=\"wikitable\" style=\"font-size: 90%;\" border=\"2\" cellpadding=\"4\" background: #f9f9f9;\n|- align=\"center\"\n! colspan=5 style=\"background:#B0C4DE;\" | S\u00e9ries\n|- align=\"center\"\n! style=\"background: #CCCCCC;\" | Ano\n! style=\"background: #CCCCCC;\" | T\u00edtulo\n! style=\"background: #CCCCCC;\" | Papel\n! style=\"background: #CCCCCC;\" | Notas\n|-\n|rowspan=\"1\"|2004-2005\n|''Life as We Know It''\n|Jonathan Fields\n|1\u00aa Temporada\n|-\n|rowspan=\"1\"|2006-2007\n|''[[Veronica Mars]]''\n|[[Stosh \"Piz\" Piznarski]]\n|3\u00aa Temporada\n|-\n|rowspan=\"1\"|2007\n|''[[Grey's Anatomy]]''\n|[[William \"Dell\" Parker]]\n|2 epis\u00f3dios\n|-\n|rowspan=\"1\"|2007-2010\n|''[[Private Practice]]''\n|William \"Dell\" Parker\n|1\u00aa a 3\u00aa Temporadas\n|-\n|rowspan=\"1\"|2014\n|''Enlisted''\n|Derrick Hill\n|1\u00aa Temporada\n|-\n|rowspan=\"1\"|2017\u20132019\n|''[[GLOW]]''\n|Sebastian \"Bash\" Howard\n|Elenco recorrente (1\u00aa e 2\u00aa temporadas); principal (3\u00aa temporada)\n|-\n|2019\n|''[[Zombie]]''\n|Byron Deceasey\n|Episs\u00f3dio: \"All's Well That Ends Well\"\n|-\n|2022\u2013presente\n|''[[How I Met Your Father]]''\n|Jesse\n|Elenco principal\n|-\n|2022\n|''[[Inventing Anna]]''\n|Noah\n|Elenco recorrente\n|}\n\n=== Filmes ===\n{|class=\"wikitable\" style=\"font-size: 90%;\" border=\"2\" cellpadding=\"4\" background: #f9f9f9;\n|- align=\"center\"\n! colspan=5 style=\"background:#B0C4DE;\" | Filmes\n|- align=\"center\"\n! style=\"background: #CCCCCC;\" | Ano\n! style=\"background: #CCCCCC;\" | Filme\n! style=\"background: #CCCCCC;\" | Papel\n! style=\"background: #CCCCCC;\" | Notas\n|-\n|rowspan=\"1\"|2007\n|''You Are Here''\n|Delaney\n|\n|-\n|rowspan=\"1\"|2007\n|''Graduation''\n|Tom Jackson\n|\n|-\n|rowspan=\"1\"|2009\n|''[[Up in the Air (2009)|Up in the Air]]''\n|Kevin\n|\n|-\n|rowspan=\"1\"|2011\n|''[[The Help (filme)|The Help]]''\n|Stuart Whitworth\n|Hollywood Film Award por Elenco do Ano
NBR Award por Melhor Elenco
Golden Satellite Award por Melhor Elenco
Special Achievement Award por Melhor Elenco de um Filme
Indica\u00e7\u00e3o \u2014 WAFCA Award de Melhor Elenco\n|-\n|rowspan=\"1\"|2013\n|''Love and Honor''\n|Peter\n|\n|-\n|rowspan=\"1\"|2013\n|''Brightest Star''\n|The Boy\n|\n|-\n|2014\n|''[[Veronica Mars (filme)|Veronica Mars]]''\n|[[Stosh \"Piz\" Piznarski]]\n|\n|-\n|2016\n|''Complete Unknown''\n|Brad\n|\n|-\n|2016\n|''Chronically Metropolitan''\n|Victor\n|\n|-\n|2016\n|''[[Katie Says Goodbye]]''\n|Dirk\n|\n|-\n|2020\n|''[[Promising Young Woman]]''\n|Al Monroe\n| \n|-\n|2021\n|''Breaking News in Yuba County''\n|Steve\n| \n|}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [http://www.imdb.com/name/nm1645313 Chris Lowell] no ''[[Internet Movie Database]].''\n\n{{SAG de melhor elenco em cinema 2011\u20132020}}\n{{esbo\u00e7o-ator}}\n\n{{Commonscat}}\n\n{{DEFAULTSORT:Lowell, Chris}}\n[[Categoria:Atores dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Naturais de Atlanta]]\n[[Categoria:Vencedores do Pr\u00e9mio Screen Actors Guild de melhor elenco em filme]]"}]},"311375":{"pageid":311375,"ns":0,"title":"Unreal (jogo eletr\u00f4nico de 1998)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Mais notas|data=agosto de 2016}}\n{{M\u00e1 tradu\u00e7\u00e3o|data=setembro de 2021}}\n{{Ver desambig|prefixo=Se procura|outros significados para o nome \"Unreal\"|Unreal (desambigua\u00e7\u00e3o)}}\n{{Info/Jogo\n | t\u00edtulo = Unreal\n | imagem = Unreal arte de capa.jpg\n | imagem_legenda=\n | publ = [[22 de maio]] de [[1998]]\n | produtora = [[Epic Games]], [[Digital Extremes]]\n | editora = [[GT Interactive]]\n | motor = [[Unreal Engine]]\n | gen = [[Tiro em primeira pessoa]]\n | ver = 226f\n | modos = [[Single Player]], [[multiplayer]]\n | plataforma = [[Multiplataforma]]\n | class = [[ESRB]]: M
[[ELSPA]]: 15+\n | media = [[CD-ROM]]\n | requisitos = [[Pentium]] 166 MHz, 16 MB RAM, 1 MB [[placa de v\u00eddeo]], [[placa de som]], [[CD-ROM]] drive, 100 MB [[disco r\u00edgido]] espa\u00e7o.\n | controlos = [[Teclado (computador)|Teclado]] e [[Rato (inform\u00e1tica)|mouse]]\n}}\n'''Unreal''' \u00e9 um jogo de [[tiro em primeira pessoa]] desenvolvido pela [[Epic Games]] e [[Digital Extremes]] e publicado pela [[GT Interactive]], em maio de 1998. Usava um [[motor de jogo|motor]] de f\u00edsica e jogabilidade original que atualmente leva o nome do jogo, [[Unreal Engine]], que esteve em desenvolvimento durante tr\u00eas anos, criada por [[Tim Sweeney (desenvolvedor de jogos)|Tim Sweeney]] na sua garagem antes do jogo ser lan\u00e7ado.\n\nDesde o lan\u00e7amento do ''Unreal'', a franquia teve uma sequela e duas s\u00e9ries diferentes baseadas no universo ''[[Unreal (series)|Unreal]]''. Um pacote de b\u00f4nus oficial, o Fusion Map Pack lan\u00e7ado pela Epic Games, pode ser baixado da internet gratuitamente.\n\n''Unreal Mission Pack I: Return to Na Pali'' foi lan\u00e7ado em junho de 1999, e acrescentou novas miss\u00f5es para a campanha do \u00fanico jogador de ''Unreal''. ''Unreal'' e ''Unreal Mission Pack I: Return to Na Pali'' viriam a ser agrupados como ''Unreal Gold''. Al\u00e9m disso, o jogo foi atualizado para rodar sob a vers\u00e3o do motor de jogo de ''[[Unreal Tournament]]''.\n\nAs atualiza\u00e7\u00f5es finais oficiais do jogo foram para a vers\u00e3o 226B, a mesma vers\u00e3o fornecida com o Unreal Gold e pacotes de Unreal Anthology. Ap\u00f3s um pedido de Epic Games, freeware do c\u00f3digo-fonte estava previsto para lan\u00e7amento.\n\n== Enredo ==\nO jogador assume a parte de Prisioneiro 849, um personagem an\u00f4nimo contr\u00e1rio a bordo da nave ''Vortex Rikers'' pris\u00e3o. A nave cai na fenda de um [[Canh\u00e3o (geologia)|c\u00e2nion]] no planeta Na Pali, na casa de Nali, uma ra\u00e7a primitiva tribal da quarta-armada de human\u00f3ides. O Nali e seu planeta foram subjugados pelos [[Skaarj]], uma ra\u00e7a brutal ainda tecnologicamente avan\u00e7ados de human\u00f3ides reptilianos. Abordo as tropas de Skaarj derrubaram ''Vortex Rikers'' e matam os sobreviventes restantes, com excep\u00e7\u00e3o do Prisioneiro 849, que arma-se e escapa da nave.\n\nO planeta Na Pali \u00e9 rico em \"Tarydium\", um mineral que \u00e9 encontrado em forma de cristal azul de luz, que possui um alto rendimento energ\u00e9tico, cuja utilidade \u00e9 a raz\u00e3o pela qual o Skaarj invadiu. A nave caiu perto de uma das muitas minas Tarydium e instala\u00e7\u00f5es de processamento que o Skaarj construiu. Prisioneiro 849 percorre as minas, onde os escravos Nali se reuniam eventualmente, entra nas ru\u00ednas das aldeias em Nali e cidades, onde o grau de sofrimento Nalis e explora\u00e7\u00e3o tornou-se claro.\n\nDurante todo o jogo, o jogador se depara com os restos mortais de outros seres humanos, muitas vezes com logs que detalham seus \u00faltimos dias e uma sugest\u00e3o para a causa de sua morte. Normalmente, os contos s\u00e3o uma luta desesperada para esconder-se dos Skaarjs ou outros habitantes sanguin\u00e1rios do planeta. O jogador nunca encontra um outro ser humano vivo com exce\u00e7\u00e3o de um tripulante ferido na ponte do navio-pris\u00e3o que engasga e morre imediatamente.\n\nPrisioneiro 849 continua o seu caminho atrav\u00e9s de uma s\u00e9rie de instala\u00e7\u00f5es alien\u00edgenas, naves espaciais, e antigos templos de Nali infestadas com as tropas Skaarj, at\u00e9 chegar ao castelo Nali. Dentro do castelo, o prisioneiro localiza um teleportador que leva a nave-m\u00e3e de Skaarj. A nave-m\u00e3e revela um vasto labirinto, mas Prisioneiro 849 consegue encontrar o reator da nave e o destr\u00f3i, mergulhando na escurid\u00e3o. Depois de navegar pelos corredores escuros, o jogador chega \u00e0 c\u00e2mara da rainha Skaarj e a mata. Prisioneiro 849 salta em uma c\u00e1psula de escape enquanto a nave-m\u00e3e se desintegra. Embora o prisioneiro tenha sobrevivido aos Skaarjs, sua capsula de escape lutua no espa\u00e7o, com a esperan\u00e7a de ser encontrado.\n\n== Novelas ==\nDois romances intitulado ''Hard Bater'' e ''Prophet's Power'' foram publicados, ampliando-se ae hist\u00f3ria pela primeira vez em ''Unreal''. Ap\u00f3s o lan\u00e7amento dos dois novelas, ambas estava ligadas acidentalmente, tornando mais dif\u00edcil para os leitores a entender o que aconteceu na hist\u00f3ria.\n\n== Expans\u00e3o ==\n{{Artigo principal|[[Return to Na Pali]]}}\nA expans\u00e3o ''Return to Na Pali'', decore n\u00e3o muito tempo depois do final ''Unreal''; Prisioneiro 849 \u00e9 encontrado por um nave de guerra humana, a ''UMS Bodega Bay''. Ao saber da identidade do prisioneiro, os recrutas militares em servi\u00e7o, obrigam o prisioneiro voltar a Na Pali, a fim de localizar o nave ''UMS Prometeus''. L\u00e1 o prisioneiro adquire algumas pesquisas de armas secretas. Em troca, o preso ir\u00e1 receber um perd\u00e3o completo e transporte de volta \u00e0 Terra, embora o plano real revelado posteriormente, seja matar o prisioneiro imediatamente ap\u00f3s a entrega das informa\u00e7\u00f5es \u00e9 garantido.\n\nAo chegar a ''Prometeus'', Prisioneiro 849 encontra o registro de armas secretas, mas transmiss\u00f5es de r\u00e1dio do nave faz transmiss\u00e3o para ''Bodega Bay'', expondo os militares trai\u00e7\u00e3o. Como prisioneiro 849 transmite o log de pesquisa, um equdr\u00e3o de fuzileiros a bordo da nave, com a inten\u00e7\u00e3o de eliminar o prisioneiro, que consegue escapar em um sistema de mina pr\u00f3ximo.\n\nMais uma vez o Prisoner 849 \u00e9 for\u00e7ado a atravessar uma s\u00e9rie de facilidades desconhecidas e templos Nali, na tentativa de encontrar uma outra maneira para sair do planeta. Eventualmente, o prisioneiro acaba em outro castelo Nali, onde uma pequena nave espacial \u00e9 guardada. Depois de lutar com Skaarj, o preso consegue decolar na nave espacial. No entanto, a ''Bodega Bay'' espera em \u00f3rbita, e lan\u00e7a um m\u00edssil contra prisioneiros da nave. O prisioneiro manobra o m\u00edssil, e leva-lo para tr\u00e1s em uma rota de colis\u00e3o com a ''Bodega Bay''. O grande nave \u00e9 desativada pela explos\u00e3o que se seguiu, e prisioneiro 849 escapa para o espa\u00e7o.\n\n== Desenvolvimento ==\nA ''Unreal'' [[motor de jogo]] era visto como um rival importante para a [[id Software]] e [[id Tech 2]] motor, e se o jogo ''Unreal'' foi considerado tecnicamente superior ao [[Quake II]], que estava fora do mercado, ao mesmo tempo (entre Dezembro de 1997 e Maio de 1998). Originalmente, ''Unreal'' ia ser um estilo Quake-shooter, telas anteriores mostraram uma barra de status grande e centraliza\u00e7\u00e3o de armas, semelhante ao ''Doom'' e ''Quake''.\n\nNo desenvolvimento avan\u00e7ado, v\u00e1rios n\u00edveis de desenvolvimento foram cortados. Alguns desses n\u00edveis reapareceu no ''Return to Na Pali'' pacote de expans\u00e3o. Um certo n\u00famero de inimigos de vers\u00f5es anteriores est\u00e3o presentes no software liberado, mas com varia\u00e7\u00f5es e melhorias visiveis. Um monstro que n\u00e3o fez o corte foi de um drag\u00e3o. O personagem principal ia ser uma mulher, por\u00e9m na vers\u00e3o final o sexo do personagem principal \u00e9 selecion\u00e1vel na configura\u00e7\u00e3o do jogo \"player\" de tela, embora o padr\u00e3o \u00e9 uma personagem feminina chamada Gina. Uma das armas mostradas no screenshots inicial foi o \"Quadshot\", uma espingarda de quatro canos. O modelo continua em jogo, enquanto n\u00e3o existe um c\u00f3digo para a arma de funcionar (v\u00e1rios mods-jogador fez trazer a arma de volta no jogo). Outra arma foi mostrada uma arma diferente, no entanto, este pode ter sido apenas uma vers\u00e3o inicial do Automag. Em um ponto o fuzil pode disparar tr\u00eas tiros de uma vez, que \u00e9 erradamente indicado como o fogo no manual ''Unreal'' que vem com o ''[[Unreal Anthology]]''.\n\nDesde ''Unreal'' veio empacotado com sua pr\u00f3pria linguagem de script chamada [[UnrealScript]], logo desenvolveu uma grande comunidade na [[Internet]] que foi capaz de adicionar novos [[Modification|mods]] (abrevia\u00e7\u00e3o de \"modifica\u00e7\u00f5es\") para mudar ou melhorar o jogo. Esta caracter\u00edstica contribuiu largamente para a longevidade total do produto e um incentivo para o empreendimento. Um editor de mapas e modifica\u00e7\u00e3o completo programa global chamado ''[[UnrealEd]]'' tamb\u00e9m veio com o pacote. [[Epic Games]] tem incentivado a comunidade a contribuir para a cria\u00e7\u00e3o de modifica\u00e7\u00f5es atrav\u00e9s do patroc\u00ednio concursos d\u00f3lar grande, incluindo um para ''Unreal Tournament'' por US $ 150.000 em dinheiro e pr\u00eamios, e outro para ''[[Unreal Tournament 2004]]'' para um milh\u00e3o em dinheiro e pr\u00eamios.\n\n== Gr\u00e1ficos ==\nUnreal \u00e9 conhecido por aumentar as expectativas dos gr\u00e1ficos 3D consideravelmente. Em compara\u00e7\u00e3o com outros do mesmo g\u00eanero, tais como o ''[[Quake II]]'', Unreal trouxe para a vida, para ambientes internos altamente detalhados, mas tamb\u00e9m a facilidade com que as paisagens mais impressionantes jamais visto na \u00e9poca. Eles melhoraram a ilumina\u00e7\u00e3o e ao redor do jogo, dando-lhes um olhar mais escuro.Shamma, Tahsin. [http://www.gamespot.com/pc/action/unreal/review.html Review of Unreal], Gamespot.com, June 10, 1998. Este gr\u00e1fico esplendor trouxe com ele o efeito colateral de exigir hardware poderoso para rodar o jogo r\u00e1pido o suficiente para jogar. Os requisitos m\u00ednimos de afirmar que um Pentium 166 MHz com apenas 16 MB de RAM e acelerador 3D n\u00e3o seria capaz de executar o jogo.\n\nO ''Unreal'' Engine trouxe uma s\u00e9rie de melhorias gr\u00e1ficas, incluindo a ilumina\u00e7\u00e3o colorida. Apesar de ''Unreal'' n\u00e3o \u00e9 a principal estreia com ilumina\u00e7\u00e3o colorida (ver Quake II), \u00e9 o primeiro a ter um [[software de processamento]] como crit\u00e9rio rico como os representantes de hardware da \u00e9poca, incluindo a ilumina\u00e7\u00e3o colorida e at\u00e9 mesmo uma forma de limitar filtragem de texturas que se refere o pelo programador [[Tim Sweeney]] como um ordenado \"coordenar de textura do espa\u00e7o\".[http://www.flipcode.com/cgi-bin/fcarticles.cgi?show=64430 Texturing As In Unreal] {{Wayback|url=http://www.flipcode.com/cgi-bin/fcarticles.cgi?show=64430 |date=20070110225633 }}, flipcode.com, July 10, 2000. No in\u00edcio de pr\u00e9-lan\u00e7amento de vers\u00f5es Unreal foram baseadas inteiramente em torno de renderiza\u00e7\u00e3o de software. [[SIMD]] tecnologia \u00e9 essencial para permitir que o software de \u00e1udio e motores gr\u00e1ficos 3D para executar t\u00e3o bem como eles fazer. ''Unreal'' SIMD utiliza tecnologias diversas, incluindo a AMD [[3DNow!]] junto com Intel [[MMX]] e [[SSE]] (conhecido como \"Katmai New Instructions-KNI\" dentro de ''Unreal'').\n\n''Unreal'' foi um dos primeiros jogos a utilizar texturiza\u00e7\u00e3o detalhada. Este tipo de texturiza\u00e7\u00e3o m\u00faltiplas aumenta a superf\u00edcie de objetos com uma segunda textura que mostra detalhes do material. Quando o jogador est\u00e1 dentro de uma pequena dist\u00e2ncia da maioria das superf\u00edcies, a textura detalha vai desvanecer e tornar a superf\u00edcies muito mais complexas ([[Resolu\u00e7\u00e3o de imagem|alta resolu\u00e7\u00e3o]]) em vez de se tornar cada vez mais emba\u00e7ada.[http://www.opengl.org/resources/code/samples/sig99/advanced99/notes/node88.html 6.20 Detail Textures], OpenGL.org, August 6, 1999. Quando o jogador est\u00e1 dentro de uma pequena dist\u00e2ncia da maioria das superf\u00edcies not\u00e1veis com essas texturas detalhes especiais inclu\u00eddos monitores de computador e superf\u00edcies de metal a bordo do navio de pris\u00e3o, e as portas de metal dourado e superf\u00edcies de pedra dentro de templos Nali. Esta camada de textura extra n\u00e3o foi aplicada a modelos de personagens. A simula\u00e7\u00e3o resultante de detalhe relevante sobre os objetos do jogo foi concebido para ajudar o jogador a [[suspens\u00e3o de descren\u00e7a]]. Por muitos anos depois de ''Unreal'' release (e ''Unreal Tournament'' release), detalhe texturiza\u00e7\u00e3o s\u00f3 funcionou bem com o renderiza\u00e7\u00e3o [[Glide]]. Foi de fato, desabilitado renderizador Direct3D por padr\u00e3o (mas pode ser reativado no arquivo ''Unreal.ini'') devido ao desempenho e qualidade de problemas causados pelo driver e presente at\u00e9 mesmo em muitas vezes o hardware mais poderoso do que o original Placa Gr\u00e1fica Voodoo da 3Dfx.\n\nDevido ao longo tempo de desenvolvimento, o curso de desenvolvimento durante a emerg\u00eancia e evolu\u00e7\u00e3o r\u00e1pida dos aceleradores de hardware 3D. Assim, junto com o software renderiza\u00e7\u00e3o 3D avan\u00e7ado, Unreal foi constru\u00eddo para aproveitar o 3Dfx Glide [[API]], que surgiu como a interface dominante no desenvolvimento final do jogo. Quando Unreal finalmente foi lan\u00e7ado, Direct3D API crescia quase exponencialmente em popularidade e Epic foi bastante r\u00e1pido para desenvolver um renderizador para o seu motor de jogo. No entanto, o seu renderizador [[Direct3D]], lan\u00e7ado inicialmente para suportar a nova [[Matrox G200]], era menos capaz e mais lento do que o suporte Glide, especialmente no in\u00edcio, quando era inst\u00e1vel, lento e teve muitos gr\u00e1ficos de qualidade.[http://unreal.com/press/matrox_pr.html MATROX OFFERS SNEAK-PEAK AT UNREAL DIRECT3DPATCH], Epic MegaGames Inc., September 24, 1998. Glide representava superioridade pode ser visto em uma revis\u00e3o da 3dfx [[Voodoo 5]], onde ele superou todos os outros cart\u00f5es de ''[[Unreal Tournament]]'' (mesmo motor ''Unreal''), devido suporte nativo ao Glide. Mesmo [[placas de v\u00eddeo]] que derrotaram a Voodoo 5 5500 em outros jogos n\u00e3o poderia vencer uma maior efici\u00eancia do Glide.Witheiler, Matthew. [http://www.anandtech.com/showdoc.aspx?i=1292&p=10 3dfx Voodoo 5 5500 PCI], Anandtech.com, August 4, 2000. ''Unreal'' tamb\u00e9m teve suporte oficial para [[OpenGL]].\n\n== Efeitos sonoros ==\n''Unreal'' \"Galaxy\" sistema de \u00e1udio \u00e9 altamente otimizado para velocidade e qualidade, utilizando-se da Intel [[MMX]] extensivamente. Ele gerencia a m\u00fasica e efeitos sonoros. Para efeitos de som que ele usa um compress\u00e3o de onda de 8 bits ou 16 bits formato mono. O engine \u00e9 capaz de reproduzir em todas as taxas comuns de amostragem, mas \u00e9 definida por padr\u00e3o para a reprodu\u00e7\u00e3o de 22 kHz para reduzir a carga da CPU em computadores dispon\u00edveis na \u00e9poca do lan\u00e7amento.\n\nGalaxy oferece suporte rudimentar baseada em software de \u00e1udio de posicionamento 3D, bem como de suporte de hardware de som 3D (embora isto seja bastante ruim). No modo de software, os sons s\u00e3o apenas est\u00e9reo plano. [[Fase (f\u00edsica)|Fase de deslocamento]] e [[Filtro passa-faixa|filtragem de passa-faixa]] s\u00e3o usadas para imitar as altera\u00e7\u00f5es na posi\u00e7\u00e3o e dist\u00e2ncia. O sistema de som \u00e9 limitado a mistura e reprodu\u00e7\u00e3o de um m\u00e1ximo de 64 canais, mas o padr\u00e3o \u00e9 de 16 canais por causa das limita\u00e7\u00f5es de energia da CPU.\n\nNo modo 3D por hardware de \u00e1udio, o motor \u00e9 projetado para suportar placas de som com hardware de [[Efeito de \u00e1udio 3D|\u00e1udio 3D]] mistura e capacidades de posicionamento. Na \u00e9poca do lan\u00e7amento deste incluiu principalmente a [[Semicondutor Aureal|Aureal]] Vortex linha de [[Placa de som|placas de \u00e1udio]]. Neste modo, a placa de som tem sobre a coloca\u00e7\u00e3o de som com o jogo fornecendo apenas as informa\u00e7\u00f5es de posicionamento para o hardware. Se o jogo usa canais mais do que a placa de som suporta, em seguida, os canais extra ser\u00e1 executado no jogo, o motor do software, o que pode causar problemas de consist\u00eancia de som.\n\nSe o processador est\u00e1 rodando ''Unreal'' n\u00e3o tem suporte MMX (ou seja, um [[Pentium Pro]]), ent\u00e3o o jogo vai reduzir a qualidade do som ficando lento. A qualidade pode varia para retroceder at\u00e9 avan\u00e7ar, mas o motor de \u00e1udio \u00e9 menos eficiente, sem suporte a MMX. Em m\u00e1quinas n\u00e3o MMX, o c\u00f3digo de som faz parte da qualidade e velocidade de trade-offs, limitando os efeitos sonoros apenas 64 n\u00edveis de volume. Essa limita\u00e7\u00e3o pode ser ouvida atrav\u00e9s de um efeito de som ambiente com um raio de altura em um \u00e1rea tranquila, a passos discretos entre os n\u00edveis de volume s\u00e3o bastantes aud\u00edveis. Epic tamb\u00e9m observou um aumento de velocidade quase dupla com o c\u00f3digo MMX.Sweeney, Tim.[http://unreal.epicgames.com/Audio.htm Unreal Audio Subsystem], Epic MegaGames Inc., July 21, 1999.\n\nO sistema de som suporta tanto o legado WinMM sistema de som e [[DirectSound]]. DirectSound geralmente atinge o menor [[lat\u00eancia]], enquanto WinMM funciona em [[Windows 95]], sem DirectSound ou m\u00e1quinas [[Windows NT 4.0]].\n\n== M\u00fasica ==\nEnquanto as empresas de jogos muitos passaram o [[s\u00edntetizador FM]] ou [[General MIDI]] no in\u00edcio de 1990 para o CD de \u00e1udio e pr\u00e9-renderizados de \u00e1udio, muitos dos jogos da Epic utilizado o sistema comum [[m\u00f3dulo de m\u00fasica]], composto com um [[tracker]], que usou armazenados [[Modula\u00e7\u00e3o por c\u00f3digo de pulsos|PCM]] efeitos sonoros seq\u00fcenciado em conjunto para produzir m\u00fasica. Epic tinha vindo a utilizar essa tecnologia para outros jogos como [[Jazz Jackrabbit (jogo eletr\u00f4nico)|Jazz Jackrabbit]] e [[One Must Fall: 2097]], o que permitiu rica m\u00fasica relativamente a ser armazenados em arquivos geralmente menor que um megabyte. Naturalmente, esta tecnologia permitiu uma f\u00e1cil utiliza\u00e7\u00e3o da m\u00fasica din\u00e2mica de mudan\u00e7as sonora em ''Unreal''. O ''Unreal'' trilha sonora foi escrita por autores de m\u00fasica MOD [[Alexander Brandon]] e [[Michiel van den Bos]] com algumas faixas selecionadas por [[Dan Gardop\u00e9e]] e [[Andrew Sega]]. Alex Brandon e Michiel van den Bos tamb\u00e9m foram respons\u00e1veis pela trilha sonora de [[Unreal Tournament]] e [[Deus Ex]], que tamb\u00e9m utilizam o Unreal Engine; Michiel van den Bos tamb\u00e9m produziu a trilha sonora de [[Age of Wonders]].\n''Unreal'' motor de m\u00fasica \u00e9 tamb\u00e9m suporta faixas de \u00e1udio CD.\n\n== Edi\u00e7\u00e3o em tempo real ==\n''Unreal'' m\u00e9todo de cria\u00e7\u00e3o de mapas difere em aspectos importantes daquele de Quake. O pacote [[UnrealEd]] editor de mapas usa o Unreal Engine para renderizar cenas exatamente como eles aparecem no jogo, ao contr\u00e1rio de editores externos como [[Valve Hammer Editor|Worldcraft]] tentar recri\u00e1-lo com m\u00e9todos diferentes. Considerando Quake mapas s\u00e3o compilados a partir de uma variedade de diferentes componentes, Unreal mapas s\u00e3o inerentemente edit\u00e1veis. Isso permite que qualquer pessoa possa editar qualquer mapa que \u00e9 criado, incluindo os mapas do jogo.\n\n== Vers\u00f5es do jogo ==\n=== Mac OS ===\nA \u00faltima atualiza\u00e7\u00e3o para o porte [[Mac OS]] foi 224b vers\u00e3o, que quebra a compatibilidade de rede entre ele e a vers\u00e3o para PC, bem como a falta de suporte para alguns usu\u00e1rios criados conte\u00fados \u00e0 medida para 225 e 226f. [[MacSoft Games|Westlake Interactive]], empresa respons\u00e1vel para portar, alegou que os patches anteriores foram produzidos voluntariamente nos seus tempos livres, al\u00e9m de suas obriga\u00e7\u00f5es contratuais.{{Citar web |url=http://westlakeinteractive.com/unrealstatus.html |titulo=Unreal Macintosh Status |acessodata=2010-11-21 |arquivourl=https://web.archive.org/web/19991013124911/http://westlakeinteractive.com/unrealstatus.html |arquivodata=1999-10-13 |urlmorta=no }} Eles tamb\u00e9m afirmaram que n\u00e3o receberam o c\u00f3digo para o patch 225 e que se tornou indispon\u00edvel devido a Epic avan\u00e7ar para desenvolver a vers\u00e3o 226.\n\n=== Linux ===\nUma porte de conte\u00fado n\u00e3o-oficial dos mapas Singleplayer para [[Linux]] foi criado por v\u00e1rios usu\u00e1rios de [[Ryan C. Gordon|icculus.org]], o que permitiu o conte\u00fado do jogo Unreal Singleplayer para ser executado como uma modifica\u00e7\u00e3o para [[Unreal Tournament]].[http://icculus.org/~ravage/unreal/unrealgold/ Unreal Gold for Linux - icculus.org]{{Citar web |url=http://cheats.gamespy.com/linux/unreal-gold/ |titulo=Unreal Gold (Linux) - Gampespy) |acessodata=2010-11-21 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20091220224059/http://cheats.gamespy.com/linux/unreal-gold/ |arquivodata=2009-12-20 |urlmorta=yes }}[http://www.linuxhardware.org/article.php?story=03/04/18/169209 Gaming and Linux in 2003 - LinuxHardware.org] A varejista online [[Michael Simms (desenvolvedor de software)|Tux Games]] em um ponto vendeu um box set, incluindo a vers\u00e3o Linux.{{Citar web |url=http://www.tuxgames.com/details.cgi?&gameref=87 |titulo=Unreal - Tux Games |acessodata=2010-11-21 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20110716081424/http://www.tuxgames.com/details.cgi?&gameref=87 |arquivodata=2011-07-16 |urlmorta=yes }}{{Citar web |url=http://www.linuxgames.com/archives/5805 |titulo=Unreal Available at Tux Games - LinuxGames |acessodata=2010-11-21 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20110614052359/http://www.linuxgames.com/archives/5805 |arquivodata=2011-06-14 |urlmorta=yes }}\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Unreal II: The Awakening]]\n* [[Unreal Tournament]]\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{S\u00e9rie Unreal}}\n{{Portal3|Games}}\n\n[[Categoria:Jogos eletr\u00f4nicos de 1998]]\n[[Categoria:Jogos cancelados para Dreamcast]]\n[[Categoria:Jogos eletr\u00f4nicos da Epic Games]]\n[[Categoria:Jogos de tiro em primeira pessoa]]\n[[Categoria:Jogos para Mac OS Classic]]\n[[Categoria:Jogos eletr\u00f4nicos desenvolvidos no Canad\u00e1]]\n[[Categoria:Jogos para Windows]]\n[[Categoria:Jogos para Linux]]\n[[Categoria:Jogos eletr\u00f4nicos com Unreal Engine]]\n[[Categoria:Jogos eletr\u00f4nicos de fic\u00e7\u00e3o cient\u00edfica]]\n[[Categoria:Jogos eletr\u00f4nicos com conte\u00fado de jogabilidade gerado pelo usu\u00e1rio]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app package games.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Disambig grey.svg"}]}}}}