/blog/certificado digital/

  (11) 3340.6655     contato@pigatti.com.br      Cliente      Processos   
    
  


Certificado Digital
escrito em 16 de agosto de 2022

O que é certificado digital?

O certificado digital é a uma assinatura eletrônica de uma pessoa ou empresa. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância.

Certificado digital é obrigatório?

Certificado Digital não é obrigatório para empresas que têm até um empregado e optaram pelo regime tributário Simples Nacional, para microempreendedor individual (MEI) e para pessoa física.

O certificado digital pode ser utilizado para:

– Assinar documentos digitalmente

– Acessar sistema com dados restritos

– Trabalhar em sistemas virtuais


voltar
{"continue":{"imcontinue":"1359670|Crystal_Clear_app_demo.png","grncontinue":"0.677805633482|0.677805633482|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"5156541":{"pageid":5156541,"ns":0,"title":"Meghan Klingenberg","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Futebolista\n| nome = Meghan Klingenberg\n| imagem = Meghan Klingenberg.jpg\n| imagem_tamanho = 200px\n| imagem_legenda = \n| nomecompleto = Meghan Elizabeth Klingenberg\n| apelido = \n| data_nascimento = {{dnibr|2|8|1988}}\n| cidadenatal = [[Pittsburgh]]\n| paisnatal = {{USA}}\n| altura =1,58 \n| peso =58 \n| p\u00e9 = \n| actualclube =\n| clubenumero =\n| posi\u00e7\u00e3o = Defesa Esquerda\n| jovemanos = \n| jovemclubes = \n| ano = \n| clubes = {{USAb}} [[Portland Thorns]]\n| jogos(golos) = \n| anoselecao = 2011\n| selecaonacional = {{USAwf}}\n| partidasselecao = 65 (3)\n| pcupdate =\n| tupdate =\n| ntupdate =\n}}\n\n'''Meghan Elizabeth Klingenberg''' ([[Pittsburgh]], [[2 de agosto]] de [[1988]]) \u00e9 uma [[futebolista]] [[Estados Unidos|estadunidense]] que atua como defensora. Atualmente joga nos [[:en:Portland_Thorns_FC|Portland Thorns]] e \u00e9 titular na sele\u00e7\u00e3o feminina dos Estados Unidos. \n\n== Carreira ==\n\n==== WPS, 2011 ====\nEm 2011 Meghan Klingenberg foi escolhida por os \u00a0[[Washington Freedom]] (renomeado depois como [[:en:MagicJack_(WPS)|magicJack)]] na primeira ronda do draft [[Women's Professional Soccer|WPS]]. Em Junho \u00e9 transferida para os [[Boston Breakers]] onde jogou 10 partidas. Acabando a temporada com um golo e duas assist\u00eancias. Esteve ainda nos [[Western New York Flash]] onde se tornou campe\u00e3 ([[:en:2012_Women's_Premier_Soccer_League_Elite_season|2012 Women's Premier Soccer League Elite]])\n\n==== Tyres\u00f6 FF, 2012\u201313 ====\nEm 2012 Klingenberg assinou pelo clube sueco, [[Tyres\u00f6 FF|Tyres\u00f6]]. Durante o tempo em que esteve no [[Tyres\u00f6 FF|Tyres\u00f6]] ganhou o [[Damallsvenskan]] principal campeonato sueco de futebol feminino ([[:en:2012_Damallsvenskan|2012 Damallsvenskan]]). \n\n==== NWSL, 2013 ====\nCom o fim da [[Women's Professional Soccer|WPS]] surge, com o apoio dos USA, Canada e M\u00e9xico, a [[:en:National_Women's_Soccer_League|National Women's Soccer League]]\n\n==== Houston Dash, 2014\u20132015 ====\nA 10 de Janeiro de 2014 \u00e9 anunciado que o [[:en:Houston_Dash|Houston Dash]] a escolhe no NWSL Expansion Draft. Antes de se juntar ao seu novo clube, ainda joga a [[:en:UEFA_Women's_Champions_League|UEFA Women's Champions League]] pelo [[Tyres\u00f6 FF|Tyres\u00f6]]. \n\n==== Portland Thorns, 2016\u2013 ====\nEm Outubro de 2015 Klingenberg junta-se a sua atual equipa os [[:en:Portland_Thorns_FC|Portland Thorns]].\n\n=== Internacional ===\nSempre com presen\u00e7a ass\u00eddua nas camadas mais jovens da sua selec\u00e7\u00e3o nacional, fez a sua estreia na equipa s\u00e9nior dos Estados Unidos, no dia 23 de Janeiro de 2011, no torneio [[:en:Four_Nations_Tournament_(women's_football)|2011 Four Nations Tournament]], contra o Canada e onde entrou aos 78 minutos. \n\nEm 2012 \u00e9 seleccionada para a lista alternativa dos [[Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2012|Jogos Ol\u00edmpicos.]] Em 2013 junta-se definitivamente a equipa principal, chamada pelo treinador dos [[:en:United_States_women's_national_soccer_team|USWNT]]\n\nEm 2015 jogou o [[:en:2015_FIFA_Women's_World_Cup|Mundial Feminino da FIFA]], onde foi titular em todos os jogos e saindo a [[Sele\u00e7\u00e3o Estadunidense de Futebol Feminino]] como vencedora. Foi ainda escolhida para o melhor 11 do Mundial.\n\nEsteve presente nas [[Olimp\u00edadas de 2016|Jogos Ol\u00edmpicos de 2016]] no Rio de Janeiro, onde perdeu nos quartos de final contra a Su\u00e9cia no desempate por grandes penalidades ap\u00f3s um 1-1 no marcador ao fim dos 90 minutos e do prolongamento. \n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{link|1=en|2=http://www.womensprosoccer.com/dc/players/bios/meghan-klingenberg|3=Perfil de Meghan Klingenberg}}\n\n{{Sele\u00e7\u00e3o Estadunidense de Futebol Feminino de 2015}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Estadunidense de Futebol Feminino de 2016 - Olimp\u00edadas}}\n{{Portal3|Futebol|EUA}}\n{{DEFAULTSORT:Klingenberg, Meghan}}\n[[Categoria:Futebolistas dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Naturais de Pittsburgh]]\n[[Categoria:Futebolistas ol\u00edmpicos dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Futebolistas nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2016]]\n[[Categoria:Jogadoras da Sele\u00e7\u00e3o Estadunidense de Futebol Feminino]]"}]},"3303763":{"pageid":3303763,"ns":0,"title":"Convoca\u00e7\u00f5es para a Copa Am\u00e9rica de 2011","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=agosto de 2020}}\nEste artigo lista os convocados para a '''[[Copa Am\u00e9rica de 2011]]''' competi\u00e7\u00e3o que ser\u00e1 realizada no [[Argentina]], entre [[1 de julho]] e [[24 de julho]] de [[2011]].\n\n== Participantes ==\n* '''Nota''': ''a rela\u00e7\u00e3o dos convocados est\u00e1 em ordem num\u00e9rica da numera\u00e7\u00e3o das camisas''.\n\n=== Grupo A ===\n{{Sele\u00e7\u00e3o Argentina de Futebol de 2011}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Colombiana de Futebol de 2011}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Costarriquenha de Futebol de 2011 - Copa Am\u00e9rica}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Boliviana de Futebol de 2011}}\n\n=== Grupo B ===\n{{Sele\u00e7\u00e3o Brasileira de Futebol de 2011}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Paraguaia de Futebol de 2011}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Equatoriana de Futebol de 2011}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Venezuelana de Futebol de 2011}}\n\n=== Grupo C ===\n{{Sele\u00e7\u00e3o Uruguaia de Futebol de 2011}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Chilena de Futebol de 2011}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Mexicana de Futebol de 2011 - Copa Am\u00e9rica}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Peruana de Futebol de 2011}}\n\n[[Categoria:Copa Am\u00e9rica de 2011]]"}]},"1359670":{"pageid":1359670,"ns":0,"title":"Beardsley","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Localidade dos EUA|\n|nome = Beardsley\n|imagem = \n|imagem_legenda = \n|estado = Minnesota\n|condado = [[Condado de Big Stone (Minnesota)|Condado de Big Stone]]\n|popula\u00e7\u00e3o = 237\n|data_pop = 2006\n|\u00e1rea = 1.2\n|\u00e1rea_\u00e1gua = 0.0\n|latG = 45\n|latM = 33\n|latS = 24\n|latP = N\n|lonG = 96\n|lonM = 42\n|lonS = 46\n|lonP = W\n|coord_t\u00edtulo = s\n|altitude = 334\n|c\u00f3digoFIPS = 04204\n|tipo = cidade\n|mapa_detalhado= \n}}\n'''Beardsley''' \u00e9 uma [[cidade]] localizada no [[Estados dos Estados Unidos da Am\u00e9rica|estado]] [[Estados Unidos da Am\u00e9rica|americano]] de [[Minnesota]], no [[Condado de Big Stone (Minnesota)|Condado de Big Stone]].\n\n== Demografia ==\nSegundo o [[Censo demogr\u00e1fico|censo]] americano de 2000, a sua popula\u00e7\u00e3o era de 262 [[habitante]]s.[http://www.census.gov/Press-Release/www/2001/sumfile1.html U.S. Census Bureau. Census 2000 Summary File 1] \nEm 2006, foi estimada uma popula\u00e7\u00e3o de 237,[http://www.census.gov/popest/datasets.html U.S. Census Bureau. Estimativa da popula\u00e7\u00e3o (julho de 2006)] um decr\u00e9scimo de 25 (-9.5%).\n\n== Geografia ==\nDe acordo com o '''[[United States Census Bureau]]''' tem uma [[\u00e1rea]] de \n1,2 km\u00b2, dos quais 1,2 km\u00b2 cobertos por terra e 0,0 km\u00b2 cobertos por [[\u00e1gua]]. Beardsley localiza-se a aproximadamente 334[http://geonames.usgs.gov/domestic/download_data.htm U.S. Board on Geographic Names. Topical Gazetteers Populated Places. Gr\u00e1ficos do banco de dados de altitudes dos Estados Unidos da Am\u00e9rica] m acima do [[N\u00edvel m\u00e9dio das \u00e1guas do mar|n\u00edvel do mar]].\n\n== Localidades na vizinhan\u00e7a ==\nO diagrama seguinte representa as [[localidade]]s num [[raio]] de 24 km ao redor de Beardsley. \n
\n[[Ficheiro:Blank map.svg|400px|left|Localidades na vizinhan\u00e7a]] \n{{Image label|x=0.5|y=0.5|scale=400|text=[[Ficheiro:Map pointer black.svg|20px|Beardsley]]'''Beardsley'''}}\n{{Image label|x=0.723|y=0.495|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|6px|Localidades com 25 habitantes (2000)]][[Barry (Minnesota)|Barry]] (12 km)}} \n{{Image label|x=0.326|y=0.421|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|8px|Localidades com 690 habitantes (2000)]][[Browns Valley (Minnesota)|Browns Valley]] (10 km)}} \n{{Image label|x=0.905|y=0.703|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|6px|Localidades com 453 habitantes (2000)]][[Clinton (Minnesota)|Clinton]] (24 km)}} \n{{Image label|x=0.902|y=0.474|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|8px|Localidades com 605 habitantes (2000)]][[Graceville (Minnesota)|Graceville]] (21 km)}} \n{{Image label|x=0.143|y=0.530|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|6px|Localidades com 209 habitantes (2000)]][[Peever (Dakota do Sul)|Peever]] (19 km)}} \n{{Image label|x=0.287|y=0.810|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|8px|Localidades com 543 habitantes (2000)]][[Wilmot (Dakota do Sul)|Wilmot]] (20 km)}} \n

\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{City-data|Beardsley|Minnesota}}\n\n{{Portal3|Minnesota}}\n\n[[Categoria:Cidades do Minnesota]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blank map.svg"}]},"3478256":{"pageid":3478256,"ns":0,"title":"V\u00eanus Pudica","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"[[imagem:Aphrodite of Cnidus - Vatican Museums - DSC01264.jpg|thumb|A ''Afrodite Belvedere'', c\u00f3pia romana da ''Afrodite de Cnido'']]\n'''Afrodite Pudica''' \u00e9 um tipo de representa\u00e7\u00e3o da deusa grega [[Afrodite]] que se tornou extremamente popular na arte do Ocidente. O nome \u00e9 mais usual na bibliografia em sua vers\u00e3o romanizada de '''V\u00eanus Pudica''', significando \"[[V\u00eanus (mitologia)|V\u00eanus]] modesta\". O apelido deriva da postura da deusa, representada nua, mas com um bra\u00e7o ou m\u00e3o cobrindo os seios e outro o p\u00fabis, ou apenas uma m\u00e3o cobrindo o p\u00fabis. \n\nO prot\u00f3tipo do tipo \u00e9 a escultura ''[[Afrodite de Cnido]]'' do mestre grego [[Prax\u00edteles]], que foi o primeiro nu feminino completo em tamanho natural na tradi\u00e7\u00e3o da arte grega. Criada em torno de 364-{{AC|361|x}}, representou o \u00e1pice da carreira do artista, e permanece como sua obra mais famosa e uma das mais ic\u00f4nicas da tradi\u00e7\u00e3o cl\u00e1ssica. A deusa foi representada toda nua, a sair de seu banho, segurando um manto com a m\u00e3o esquerda e cobrindo a genit\u00e1lia com a m\u00e3o direita, e parece reproduzir a passagem de seu mito onde Afrodite se banha antes de se mostrar para o [[julgamento de P\u00e1ris]]. \n\nSua nudez n\u00e3o deixou de causar algum esc\u00e2ndalo. At\u00e9 seu aparecimento a nudez total s\u00f3 era aceit\u00e1vel na representa\u00e7\u00e3o masculina. Antonio Corso observou que \u00e9 prov\u00e1vel que o artista se baseasse em tradi\u00e7\u00f5es gregas, documentadas em v\u00e1rias fontes, de que o banho era uma forma de purifica\u00e7\u00e3o e de que as paix\u00f5es poderiam ser regeneradas ap\u00f3s a vis\u00e3o da beleza transcendente e absoluta, voltando-as para um amor mais elevado e dignificante. A escultura foi posta \u00e0 venda junto com uma vers\u00e3o vestida. A nua foi rejeitada pela cidade de Kos por ser considerada indecorosa, sendo ent\u00e3o adquirida pela cidade de Cnido, de onde vem seu nome.Corso, Antonio. [https://www.academia.edu/30873430/The_Art_of_Praxiteles_II_The_Mature_Years ''The Art of Praxiteles II: The Mature Years'']. L'Erma di Bretschneider, 2007, pp. 9-22 H\u00e1 registros de pol\u00eamicas na Antiguidade acusando a obra de ultrajar a dignidade dos deuses e despertar desejos lascivos nos espectadores, e segundo alguns relatos jovens efetivamente chegaram a toc\u00e1-la ou mesmo copular com a est\u00e1tua. Segundo Jennifer Mally, a obra de Prax\u00edteles representou \"o ponto culminante das vis\u00f5es em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s mulheres expressas na mitologia e filosofia gregas antigas. A [[mitologia grega]] freq\u00fcentemente retratou as mulheres como sexualmente tentadoras, vulner\u00e1veis \u200b\u200be objetificadas\".Mally, Jennifer. \"The Power of the \u2018Venus Pudica\u2019 Pose\". ''Be It Art \u2014 A reflection about art and all its meanings'', 15/12/2012 Fil\u00f3sofos da [[Plat\u00e3o|escola plat\u00f4nica]] se preocuparam que obras como a ''Afrodite de Cnido'' acabassem por rebaixar o n\u00edvel moral dos cidad\u00e3os em vez de elev\u00e1-lo, explorando suas fraquezas animais e o puro prazer em vez de incentivar suas virtudes de car\u00e1ter e iluminar seu esp\u00edrito, como em sua opini\u00e3o a boa arte deveria fazer.Dennis, Kelly. ''Art/Porn: A History of Seeing and Touching''. Berg, 2009, pp. 15-22 \n\nA despeito de ocasionais protestos, a obra imediatamente despertou a mais viva admira\u00e7\u00e3o geral.Osborne, Robin. \"Looking on - Greek style\". In: Morris, Ian (ed). ''Classical Greece: ancient histories and modern archaeologies''. Cambridge University Press, 1994. pp. 81-83 Sua beleza foi louvada nos mais altos termos, e mais de um comentador disse que Prax\u00edteles devia ter visto a deusa em pessoa para poder criar uma imagem t\u00e3o excelsa. Sua fama se espalhou pelo mundo grego, e multid\u00f5es vinham de lugares pr\u00f3ximos e distantes apenas para conhec\u00ea-la. O original da ''Afrodite de Cnido'' se perdeu, mas foi copiado m\u00faltiplas vezes em tamanho natural, e sua imagem foi reproduzida em moedas, estatuetas, pinturas e outros meios,Osborne, pp. 8-83Stewart, Peter. ''Statues in Roman Society: Representation and Response''. Oxford University Press, 2003, pp. 109-110 tornando-se o modelo formal mais imitado na Antiguidade at\u00e9 a ascens\u00e3o do Cristianismo, sobrevivendo um grande n\u00famero de c\u00f3pias. A partir do [[per\u00edodo helen\u00edstico]] o aspecto narrativo da composi\u00e7\u00e3o foi frequentemente neutralizado, removendo-se o manto e o vaso e expondo apenas o corpo da deusa, introduzindo-se tamb\u00e9m a variante com um bra\u00e7o elevado a proteger os seios. \n[[imagem:B Escorial 18.jpg|thumb|left|160px|''A tenta\u00e7\u00e3o de Ad\u00e3o e Eva'', iluminura do {{s\u00e9c|X}}, mostrando os progenitores da humanidade a esconder o sexo]]\n\nA ''Afrodite de Cnido'' deu origem a uma grande fam\u00edlia tipol\u00f3gica, com muitas variantes. Segundo Corso, as variantes se dividem em dois grandes grupos, um que tem seu prot\u00f3tipo na ''[[Afrodite Belvedere]]'', e outro na ''[[Afrodite Colonna]]''. A ''Belvedere'' se aproxima mais das formas documentadas em moedas de Cnido, e por isso \u00e9 considerada mais fiel ao original. Mas nem sempre \u00e9 f\u00e1cil distinguir a que subtipo pertencem os exemplos individuais, variando significativamente a posi\u00e7\u00e3o dos bra\u00e7os e das m\u00e3os, do torso, da cabe\u00e7a e os detalhes ornamentais. Alguns exemplos famosos s\u00e3o a ''[[Afrodite de Menofanto]]'', a ''[[V\u00eanus Capitolina]]'', a ''[[V\u00eanus de M\u00e9dici]]'' e a ''[[V\u00eanus do Campo Iemini]]''.Todorovska, Marina On\u010devska. [http://periodica.fzf.ukim.edu.mk/fab/FAB_02_(2012)/FAB%2002.22.%20On%C4%8Devska%20Todorovska,%20M.%20-%20The%20Statue%20of%20Venus%20Pudica%20from%20Scupi.pdf \"The statue of Venus Pudica from Skupi\"]. In: ''Folia archaeologica Balkanica'', 2011; II (347)\n\nAl\u00e9m dessas variantes esculturais, que produziram larga descend\u00eancia, a tipologia da Pudica originou uma tradi\u00e7\u00e3o igualmente prol\u00edfica na pintura e em outras artes visuais. Mesmo na [[Idade M\u00e9dia]], quando o nu entrou em um per\u00edodo de obscurecimento generalizado, a ideia b\u00e1sica da oculta\u00e7\u00e3o, se n\u00e3o a postura cl\u00e1ssica t\u00edpica, foi adotada muitas vezes para a representa\u00e7\u00e3o de [[Eva]], mostrada nua a esconder a genit\u00e1lia para enfatizar sua vulnerabilidade, seu pecado e sua vergonha. \n\nA dignidade do nu foi recuperada no [[Renascimento]], quando os ideais cl\u00e1ssicos estavam novamente em alta. Nesta \u00e9poca a nudez foi associada pelos [[humanismo|humanistas]] [[neoplatonismo|neoplat\u00f4nicos]] aos conceitos de verdade, justi\u00e7a e amor casto, embora n\u00e3o ficasse imune a conota\u00e7\u00f5es er\u00f3ticas, que desencadeavam a condena\u00e7\u00e3o dos moralistas e da Igreja, especialmente quando se referiam ao corpo da mulher. O primeiro nu feminino em grande escala desde os tempos cl\u00e1ssicos, e um dos exemplos mais not\u00f3rios da V\u00eanus Pudica na arte do Renascimento \u00e9 ''[[O Nascimento de V\u00eanus]]'' de [[Botticelli]], que se tornou hoje um \u00edcone popular, e que guarda uma not\u00e1vel semelhan\u00e7a com a ''V\u00eanus de M\u00e9dici'', na \u00e9poca em posse de [[Louren\u00e7o, o Magn\u00edfico]], governante de Floren\u00e7a, para quem Boticelli trabalhava, sendo provavelmente seu modelo inspirador mais direto.Kohls, Jeanette. \"Intra-Venus\". In: Bachleitner, Norbert (ed.). ''Venus as Muse: From Lucretius to Michel Serres''. Brill, 2015, pp. 73-120 \n[[imagem:Birth of Venus.jpg|thumb|''O Nascimento de V\u00eanus'' de Botticelli]]\n[[Ficheiro:Tizian 102.jpg|thumb|A ''V\u00eanus de Urbino'' de Ticiano]]\n\nEnquanto que ''O Nascimento de V\u00eanus'' mostra uma deusa impass\u00edvel e quase marm\u00f3rea, tendo o artista se esfor\u00e7ado para sublimar o principio amoroso que V\u00eanus encarna para longe da esfera do [[erotismo]] e do drama humanos e torn\u00e1-lo inofensivo, esse erotismo permanecia pelo menos em estado latente, e toda essa quest\u00e3o sempre causou atritos e pol\u00eamicas,Campos, Daniela Queiroz & Flores, Maria Bernardete Ramos. [https://www.scielo.br/pdf/rbep/v8n2/2237-2660-rbep-8-02-248.pdf \"V\u00eanus Desnuda: a nudez entre o pudor e o horror\"]. In: ''Revista Brasileira de Estudos da Presen\u00e7a'', 2018; 8 (2): 248-276 especialmente considerando que por s\u00e9culos a nudez fora entendida como vergonhosa e degradante, aparecendo na arte muitas vezes para enfatizar a humilha\u00e7\u00e3o do corpo. Bem diferente foi a rea\u00e7\u00e3o para com outras produ\u00e7\u00f5es renascentistas como a ''[[V\u00e9nus adormecida (Giorgione)|V\u00eanus adormecida]]'' de [[Giorgione]] e a ''[[V\u00eanus de Urbino]]'', de [[Ticiano]], que inauguraram o modelo da Pudica deitada,Salomon, Nanette. \"The Venus Pudica: uncovering art history's hidden agendas and pernicious pedigrees\". In: Pollock, Griselda (ed.). ''Generations and Geographies in the Visual Arts: Feminist Readings''. Routledge, 2005, pp. 69-84 e cuja recep\u00e7\u00e3o critica desde o in\u00edcio foi altamente pol\u00eamica e amb\u00edgua em termos morais.Dennis, pp. 26-38 \n\nO modelo da Pudica em suas m\u00faltiplas variantes permaneceu um dos mais populares tipos art\u00edsticos pelos s\u00e9culos seguintes, e chegou de fato a desencadear uma revers\u00e3o no campo da [[nu art\u00edstico|nudez art\u00edstica]]. Se at\u00e9 o fim da Antiguidade Cl\u00e1ssica o corpo masculino foi o centro das aten\u00e7\u00f5es dos artistas, a partir do Renascimento lentamente o corpo da mulher veio a se tornar o modelo favorito. Van Eyck, Bosch, Cranach, Rembrandt, Rubens, Renoir, Manet, Matisse, Valadon e Picasso, apenas para nomear alguns artistas importantes, deixaram suas interpreta\u00e7\u00f5es da V\u00eanus Pudica, ao lado de uma multid\u00e3o incont\u00e1vel de artistas menores e outros an\u00f4nimos, eruditos e populares, continuando a tradi\u00e7\u00e3o at\u00e9 os dias de hoje.\n\nNas \u00faltimas d\u00e9cadas o tema passou a receber especial aten\u00e7\u00e3o nos estudos [[feminismo|feministas]], explorando as rela\u00e7\u00f5es entre as representa\u00e7\u00f5es do corpo nu da mulher e as estruturas de poder, os costumes, a sexualidade, a nudez, a tradi\u00e7\u00e3o, o com\u00e9rcio sexual, o fetichismo, o patriarcado e os [[revivalismo]]s cl\u00e1ssicos, entre outros aspectos. \u00c9 significativo que a recep\u00e7\u00e3o cr\u00edtica antiga e p\u00f3s-antiga da V\u00eanus Pudica tenha sido marcada pela contamina\u00e7\u00e3o entre sua aprecia\u00e7\u00e3o como uma obra de arte e como objeto de desejo. Para Nanette Salomon, \"as condi\u00e7\u00f5es de desejabilidade apresentadas na cria\u00e7\u00e3o de Praxt\u00edteles lan\u00e7am luz sobre sua duradoura popularidade como um prot\u00f3tipo da constru\u00e7\u00e3o da mulher na arte europeia como uma perp\u00e9tua v\u00edtima de estupro. [...] Prax\u00edteles criou uma deusa vulner\u00e1vel em sua exposi\u00e7\u00e3o, cuja defini\u00e7\u00e3o prim\u00e1ria \u00e9 a de algu\u00e9m que n\u00e3o deseja ser visto. De fato, ser visto inegavelmente corresponde a ser violado. Prax\u00edteles instalou em n\u00f3s muito mais do que o olhar controlador do macho. Ele transformou o observador em um ''[[voyeur]]''. [...] A presen\u00e7a end\u00eamica desta pose se tornou t\u00e3o normalizada, t\u00e3o 'natural', que passou a ser invis\u00edvel ou transparente. Se a Pudica significa alguma coisa, \u00e9 que ela encarna a est\u00e9tica 'elevada' ou a pr\u00f3pria no\u00e7\u00e3o de arte do Ocidente. N\u00e3o por acaso ela se tornou a pose 'cl\u00e1ssica' por excel\u00eancia, adotada como um modelo nas academias, e representada como tal em in\u00fameras pinturas e gravuras acad\u00eamicas. Atrav\u00e9s dos efeitos combinados da incessante repeti\u00e7\u00e3o e do aparato art\u00edstico-hist\u00f3rico que a sustenta, as conota\u00e7\u00f5es da Pudica podem alcan\u00e7ar as profundezas de nossas identidades sexuais\".\n\n
\n\nFicheiro:Capitoline Venus - Palazzo Nuovo - Musei Capitolini - Rome 2016.jpg|A ''V\u00eanus Capitolina''.\nimagem:Cleomene di Apollodoro, venere medici, I secolo ac ca.jpg|A ''V\u00eanus de M\u00e9dici''.\nFicheiro:Giorgione - Sleeping Venus - Google Art Project 2.jpg|''V\u00eanus adormecida'' de Giorgione.\nFicheiro:Manet, Edouard - Olympia, 1863.jpg|''Olympia'' de Manet.\n\n \n
\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n{{Commons|Category:Venus pudica}}\n*[[Escultura da Gr\u00e9cia Antiga]]\n*[[Escultura do Classicismo grego]]\n*[[Nu art\u00edstico]]\n*[[Hist\u00f3ria da nudez]]\n\n{{Refer\u00eancias|col=2}}\n\n{{Hist\u00f3ria da Arte}}\n{{Portal3|Hist\u00f3ria|Arte}}\n\n[[Categoria:V\u00eanus Pudica| ]]"}]},"1747881":{"pageid":1747881,"ns":0,"title":"Night Fever","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Single\n |Nome = Night Fever\n |Artista = [[Bee Gees]]\n |\u00c1lbum = [[Saturday Night Fever (trilha sonora)|Os Embalos de S\u00e1bado \u00e0 Noite [OST]]]\n |Capa = \n |B-side = \"[[Down the Road]]\" (ao vivo)\n |Lan\u00e7ado = Fevereiro de [[1978]]\n |Formato = [[Single]]\n |Gravado = Janeiro e Fevereiro de [[1977]], no [[Ch\u00e2teau d'H\u00e9rouville]], [[H\u00e9rouville]], [[Val d'Oise]], [[Fran\u00e7a]]
Abril de [[1977]], no [[Criteria Recording Studios]], [[Miami]], [[Fl\u00f3rida|FL]], [[Estados Unidos]]\n |G\u00eanero = [[M\u00fasica disco]], [[M\u00fasica pop|pop]]\n |Dura\u00e7\u00e3o = 3:33\n |Gravadora = [[RSO Records]]\n |Compositor = [[Barry Gibb|B. Gibb]] / [[Robin Gibb|R. Gibb]] / [[Maurice Gibb|M. Gibb]]\n |Produtor = [[Bee Gees]] / [[Albhy Galuten]] / [[Karl Richardson]]\n |Cr\u00edtica = \n |\u00daltimo single = \"[[Stayin' Alive]]\"
([[1977]])\n |Este single = '''''Night Fever'''''
([[1978]]) \n |Pr\u00f3ximo single = \"[[More than a Woman]]\"
([[1978]])\n |Miscel\u00e2neo = \n}}\n\"'''Night Fever'''\" \u00e9 uma [[can\u00e7\u00e3o]] [[Disco music|disco]] de [[1978 na m\u00fasica|1978]], composta e gravada pelos [[Bee Gees]]. Apareceu pela primeira vez na [[Saturday Night Fever (trilha sonora)|trilha sonora]] do filme ''[[Saturday Night Fever]]'' (no Brasil, ''Os Embalos de S\u00e1bado \u00e0 Noite''). \n\n\"Night Fever\" ficou na primeira posi\u00e7\u00e3o da parada [[Billboard Hot 100]] por mais de dois meses em 1978. Tamb\u00e9m substituiu a can\u00e7\u00e3o \"[[Love Is Thicker Than Water]]\", de [[Andy Gibb]], e foi substitu\u00edda na posi\u00e7\u00e3o por \"[[If I Can't Have You (can\u00e7\u00e3o de Bee Gees)|If I Can't Have You]]\", de [[Yvonne Elliman]] \u2014 todas compostas e produzidas pelos irm\u00e3os Gibb.\n\nAl\u00e9m de ''Saturday Night Fever'', a can\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m fez parte do filme ''[[Mystery Men]]''e de sua trilha sonora.\n\nA can\u00e7\u00e3o ocupa a 33\u00aa posi\u00e7\u00e3o na lista das 100 melhores can\u00e7\u00f5es de todos os tempos ''Billboard's All Time Top 100'') da revista americana ''[[Billboard]]''.[http://www.billboard.com/bbcom/specials/hot100/charts/top100-titles-40.shtml The Billboard Hot 100 All-Time Top Songs (40-31)] - Billboard.com\n\nFoi a m\u00fasica mais tocada nas r\u00e1dios brasileiras em 1978.http://asdfg-menezes.org/timemachine1978.html\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{Esbo\u00e7o-single|Bee Gees}}\n{{Singles dos Bee Gees}}\n\n[[Categoria:Can\u00e7\u00f5es gravadas por Bee Gees]]\n[[Categoria:Can\u00e7\u00f5es de m\u00fasica disco]]\n[[Categoria:Singles de 1978]]"}]},"243054":{"pageid":243054,"ns":0,"title":"Buzy","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Comuna da Fran\u00e7a|\n|nome = Buzy\n|regi\u00e3o = Nova Aquit\u00e2nia\n|departamento = Piren\u00e9us Atl\u00e2nticos\n|\u00e1rea = 16.68\n|altitude = \n|latP = N | latG = 43 | latM = 8 | latS = 0\n|lonP = O | lonG = 0 | lonM = 27 | lonS = 0\n|popula\u00e7\u00e3o = 951\n|densidade = auto\n|censo = 1999\n|insee = 64157\n|insee_ref = s\n|c\u00f3dpostal = 64260 \n|mapa = \n|escudo = \n|bandeira = \n|imagem = Buzy mairie.JPG\n|legenda = \n|gent\u00edlico = \n|website = \n|notas = \n}}\n'''Buzy''' \u00e9 uma [[comuna francesa]] na regi\u00e3o administrativa da [[Nova Aquit\u00e2nia]], no departamento dos [[Piren\u00e9us Atl\u00e2nticos]]. Estende-se por uma \u00e1rea de 16,68 km\u00b2. {{Pop comuna francesa2|64157|16.68}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{esbo\u00e7o-geofr}}\n{{Commonscat}}\n\n[[Categoria:Comunas dos Piren\u00e9us Atl\u00e2nticos]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:BlasonNouvelleAquitaine.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blason des Pyr\u00e9n\u00e9es-Atlantiques.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blason d\u00e9partement fr Pyr\u00e9n\u00e9es-Atlantiques.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Buzy mairie.JPG"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Commons-logo.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Disc Plain red (edge).svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of France.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:France d\u00e9partementale.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:France location map-Regions and departements-2016.svg"}]},"7307253":{"pageid":7307253,"ns":0,"title":"Grammy Latino de 2011","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Pr\u00e9mios\n | lang = br\n | nome = Grammy Latino de 2011
''{{pequeno|12th Annual Latin Grammy Awards}}''\n | imagem = \n | data = {{Data de in\u00edcio|2011|11|10}}\n | organiza\u00e7\u00e3o = [[Academia Latina da Grava\u00e7\u00e3o]]\n | apresentado = \n | local = [[Mandalay Bay Events Center]], Las Vegas, Nevada\n | pa\u00eds = {{USA}}\n | pr\u00eamio1_tipo = [[Personalidade do Ano da Academia Latina da Grava\u00e7\u00e3o|Personalidade do Ano]]\n | pr\u00eamio1_vencedor= [[Shakira]]\n | esta\u00e7\u00e3o = [[Univision]]\n | anterior = [[Grammy Latino de 2010|2010]]\n | seguinte = [[Grammy Latino de 2012|2012]]\n | imdb_id = \n}}\nA '''12\u00aa edi\u00e7\u00e3o anual do [[Grammy Latino]]''' (ou '''Grammy Latino de 2011''') foi realizada na quinta-feira, 10 de novembro de 2011, no [[Mandalay Bay Events Center]], em Las Vegas e foi apresentada por [[Lucero (artista) |Lucero]] e [[Cristi\u00e1n de la Fuente]]. A cerim\u00f4nia de premia\u00e7\u00e3o foi transmitida pela [[Univision]].\n\nA banda porto-riquenha [[Calle 13]] foi a grande vencedora da noite com nove pr\u00eamios (quebrando o recorde anterior de cinco vit\u00f3rias em uma \u00fanica cerim\u00f4nia) incluindo [[Grammy Latino de \u00c1lbum do Ano|\u00c1lbum do Ano]] para ''[[Entren los que quieran]]''; e [[Grammy Latino de Grava\u00e7\u00e3o do Ano|Grava\u00e7\u00e3o do Ano]] e [[Grammy Latino de Can\u00e7\u00e3o do Ano|Can\u00e7\u00e3o do Ano]] para \"[[Latinoam\u00e9rica]]\". O pr\u00eamio de Melhor Artista Revela\u00e7\u00e3o foi para [[Sie7e (cantor)|Sie7e]]. A cantora colombiana [[Shakira]] foi homenageada como [[Personalidade do Ano da Academia Latina da Grava\u00e7\u00e3o|Personalidade do Ano]] na noite anterior \u00e0 transmiss\u00e3o e tamb\u00e9m ganhou o pr\u00eamio de Melhor \u00c1lbum Vocal Pop Feminino por ''[[Sale El Sol]]''.\n\n==Categorias==\nOs vencedores est\u00e3o em '''negrito'''.\n\n===Geral===\n'''Grava\u00e7\u00e3o do Ano'''\n\n'''[[Calle 13]] Part. [[Tot\u00f3 la Momposina]], [[Susana Baca]] e [[Maria Rita]] \u2013 \"[[Latinoam\u00e9rica]]\"'''\n\n*[[Franco de Vita]] e [[Alejandra Guzm\u00e1n]] \u2013 \"Tan S\u00f3lo T\u00fa\"\n*[[Luis Fonsi]] \u2013 \"Gritar\"\n*[[Los Tigres del Norte]] Part. [[Paulina Rubio]] \u2013 \"Golpes en el Coraz\u00f3n\"\n*[[Ricky Martin]] Part. [[Natalia Jim\u00e9nez]] \u2013 \"Lo Mejor de Mi Vida Eres T\u00fa\"\n\n'''\u00c1lbum do Ano'''\n\n'''[[Calle 13]] \u2013 ''Entren Los Que Quieran'''''\n\n*Alex, Jorge y Lena \u2013 ''Alex, Jorge y Lena''\n*[[Franco de Vita]] \u2013 ''En Primera Fila''\n*[[Enrique Iglesias]] \u2013 ''Euphoria''\n*[[Shakira]] \u2013 ''[[Sale el Sol]]''\n\n'''Can\u00e7\u00e3o do Ano'''\n\n'''Rafa Arcaute e [[Calle 13]] \u2013 \"[[Latinoam\u00e9rica]]\" (Calle 13 Part. [[Tot\u00f3 la Momposina]], [[Susana Baca]] e [[Maria Rita]])'''\n\n*[[Marco Antonio Sol\u00eds]] \u2013 \"A D\u00f3nde Vamos a Parar\"\n*[[Jorge Drexler]] \u2013 \"Que El Soneto Nos Tome Por Sorpresa\"\n*[[Pablo Albor\u00e1n]] \u2013 \"Solamente T\u00fa\"\n*Eric Bazilian, Claudia Brant, Andreas Carlsson, [[Desmond Child]] e [[Ricky Martin]] \u2013 \"Lo Mejor de Mi Vida Eres T\u00fa\" (Ricky Martin Part. [[Natalia Jim\u00e9nez]])\n\n'''Melhor Artista Revela\u00e7\u00e3o'''\n\n'''[[Sie7e (cantor)|Sie7e]]'''\n\n*[[Pablo Albor\u00e1n]]\n*Max Capote\n*[[Paula Fernandes]]\n*[[Il Volo]]\n\n===Pop===\n'''Melhor \u00c1lbum Vocal Pop Feminino'''\n\n'''[[Shakira]] \u2013 ''[[Sale el Sol]]'''''\n\n*Claudia Brant \u2013 ''Manuscrito''\n*Myriam Hern\u00e1ndez \u2013 ''Seducci\u00f3n''\n*[[Mal\u00fa]] \u2013 ''Guerra Fr\u00eda''\n*Merche \u2013 ''Acordes de Mi Diario''\n\n'''Melhor \u00c1lbum Vocal Pop Masculino'''\n\n'''[[Franco de Vita]] \u2013 ''En Primera Fila'''''\n\n*[[Pablo Albor\u00e1n]] \u2013 ''Pablo Albor\u00e1n''\n*Reyli \u2013 ''Bien Acompa\u00f1ado''\n*[[Cristian Castro]] \u2013 ''Viva el pr\u00edncipe''\n*[[Marco Antonio Sol\u00eds]] \u2013 ''En Total Plenitud''\n\n'''Melhor \u00c1lbum Pop de Duo/Grupo com Vocais'''\n\n'''Alex, Jorge y Lena \u2013 ''Alex, Jorge y Lena'''''\n\n*[[Belanova]] \u2013 ''Sue\u00f1o Electro I''\n*[[Il Volo]] \u2013 ''Edici\u00f3n En Espa\u00f1ol''\n*R\u00edo Roma \u2013 ''Al Fin Te Encontr\u00e9''\n*Siam \u2013 ''Siam''\n\n===Urbano ===\n'''Melhor \u00c1lbum de M\u00fasica Urbana'''\n\n'''[[Calle 13]] \u2013 ''Entren Los Que Quieran'''''\n\n*[[Don Omar]] \u2013 ''Don Omar Presents: Meet the Orphans''\n*[[Pitbull (rapper)|Pitbull]] \u2013 ''Armando''\n*[[Ivy Queen]] \u2013 ''Drama Queen''\n*[[Wisin & Yandel]] \u2013 ''Los Vaqueros: El Regreso''\n\n'''Melhor Can\u00e7\u00e3o Urbana'''\n\n'''Rafa Arcaute e [[Calle 13]] \u2013 \"Baile de los Pobres\" (Calle 13)'''\n\n*Renato Carosone, Mathew Handley, Duncan Maclennas, Nicola Salerno, Andrew Stanley e [[Pitbull (rapper)|Pitbull]] \u2013 \"Bon, Bon\" (Pitbull)\n*[[Don Omar]] e [[Lucenzo]] \u2013 \"[[Danza Kuduro]]\"\n*[[Wisin & Yandel]] \u2013 \"Estoy Enamorado\"\n*[[Daddy Yankee]] e [[Prince Royce]] \u2013 \"Ven Conmigo\"\n\n===Rock===\n'''Melhor \u00c1lbum de Rock'''\n\n'''[[Man\u00e1 (banda)|Man\u00e1]] \u2013 ''[[Drama y Luz]]'''''\n\n*Don Tetto \u2013 ''Mienteme \u2013 Prometeme''\n*Sa\u00fal Hern\u00e1ndez \u2013 ''Remando''\n*[[Jarabe de Palo]] \u2013 ''\u00bfY Ahora Qu\u00e9 Hacemos?''\n*[[La Vida Boh\u00e8me]] \u2013 ''Nuestra''\n*[[No Te Va Gustar]] \u2013 ''Por Lo Menos Hoy''\n\n'''Melhor Can\u00e7\u00e3o de Rock'''\n\n'''Le\u00f3n Larregui e [[Zo\u00e9 (banda)|Zo\u00e9]] \u2013 \"Labios Rotos\" (Zo\u00e9)'''\n\n*Marcelo Corvalan, Hernan Terry Langer & Andres Vilanova \u2013 \"\u00c1cido\" ([[Carajo]])\n*Emiliano Brancciari \u2013 \"Chau\" ([[No Te Va Gustar]])\n*Gust\u00e1vo Napoli \u2013 \"Poder\" ([[La Renga]])\n*[[La Vida Boh\u00e8me]] \u2013 \"Radio Capital\"\n\n===Alternativa ===\n'''Melhor \u00c1lbum de M\u00fasica Alternativa'''\n\n'''[[Zo\u00e9 (banda)|Zo\u00e9]] \u2013 ''MTV Unplugged/M\u00fasica de Fondo'''''\n\n*Doctor Kr\u00e1pula \u2013 ''Coraz\u00f3n Bombea/Vivo''\n*[[Fidel Nadal]] \u2013 ''Forever Together''\n*Carla Morrison \u2013 ''Mientras Tu Dormias''\n*Mr. Pauer \u2013 ''Soundtrack''\n\n'''Melhor Can\u00e7\u00e3o Alternativa'''\n\n'''Rafa Arcaute e [[Calle 13]] \u2013 \"Calma Pueblo\" (Calle 13 Part. Omar-Rodr\u00edguez-L\u00f3pez)'''\n\n*San Pascualito Reyes \u2013 \"Salgamos de Aqu\u00ed\"\n*Doctor Kr\u00e1pula \u2013 \"Somos\" \n*DJ Blass e [[Fidel Nadal]] \u2013 \"Te Robaste Mi Coraz\u00f3n\" (Fidel Nadal)\n*[[Sie7e (cantor)|Sie7e]] \u2013 \"Tengo Tu Love\"\n\n===Tropical===\n'''Melhor \u00c1lbum de Salsa'''\n\n'''[[Rub\u00e9n Blades]] e Seis Del Solar \u2013 ''Todos Vuelven Live'''''\n\n*Jos\u00e9 Alberto \"El Canario\" \u2013 ''Original''\n*Edwin Bonilla \u2013 ''Homenaje A Los Rumberos''\n*Orquestra Espanhola do Harlem \u2013 ''Viva La Tradici\u00f3n''\n*V\u00e1rios Artistas \u2013 ''Salsa: Un Homenaje A El Gran Combo''\n\n'''Melhor \u00c1lbum Cumbia/Vallenato'''\n\n'''Juan Carlos Coronel \u2014 ''Tesoros'''''\n\n*[[Silvestre Dangond]] & Juancho De La Espriella \u2013 ''Cantinero''\n*El Binomio de Oro \u2013 ''Coraz\u00f3n de Miel''\n*Peter Manjarr\u00e9s & Sergio Luis Rodr\u00edguez \u2013 ''Tu N\u00famero Uno''\n*Felipe Pel\u00e1ez \u2013 ''De Otras Manera''\n*Iv\u00e1n Villaz\u00f3n e Ivan Zulueta \u2013 ''Dando Lidia''\n\n'''Melhor \u00c1lbum Tropical Contempor\u00e2neo'''\n\n'''[[Tito El Bambino]] \u2013 ''El Patr\u00f3n: Invencible'''''\n\n*H\u00e9ctor Acosta \u2013 ''Obligame''\n*Monchy & Nathalia \u2013 ''Monchy & Nathalia''\n*Daniel Santacruz \u2013 ''Bachata Stereo''\n*Paula Zuleta \u2013 ''Mezcla Soy''\n\n'''Melhor \u00c1lbum Tropical Tradicional'''\n\n'''[[Cachao L\u00f3pez]] \u2013 ''The Last Mambo'''''\n\n*Albita \u2013 ''Toda Una Vida (Cuban Masterworks)''\n*Adalberto \u00c1lvarez \u2013 ''El Son de Altura''\n*Esencia \u2013 ''Con La Fuerza de un Tren''\n*Septeto Santiaguero \u2013 ''Oye Mi Son Santiaguero''\n\n'''Melhor Can\u00e7\u00e3o Tropical'''\n\n'''[[Calle 13]] \u2013 \"Vamo' A Portarnos Mal\"'''\n\n*Juan Magan \u2013 \"Bailando Por Ah\u00ed\"\n*Alex Bandana, Gloria Estrada & La Marisoul \u2013 \"La Negra\" (La Santa Cecilia)\n*Rafi Monclova e [[Gilberto Santa Rosa]] \u2013 \"Me Cambiaron Las Preguntas\" (Gilberto Santa Rosa)\n*Yoel Henr\u00edquez \u2013 \"Me Duele la Cabeza\"\n\n===Cantor e Compositor===\n'''Melhor \u00c1lbum de Cantor e Compositor'''\n\n'''Amaury Guti\u00e9rrez \u2013 ''Sesiones Intimas'''''
'''[[Gian Marco]] \u2013 ''[[D\u00edas Nuevos]]'''''\n\n*[[Ricardo Arjona]] \u2013 ''Poquita Ropa''\n*[[Carlinhos Brown]] \u2013 ''Diminuto''\n*[[Alberto Cortez]] \u2013 ''Tener En Cuenta''\n\n===M\u00fasica Regional Mexicana ===\n'''Melhor \u00c1lbum Rancheiro'''\n\n'''[[Vicente Fern\u00e1ndez]] \u2013 ''El Hombre Que Mas Te Am\u00f3'''''\n\n*[[Pepe Aguilar]] \u2013 ''Bicentenario 1810 / 1910 / 2010''\n*[[Luc\u00eda M\u00e9ndez]] \u2013 ''Canta Un Homenaje A Juan Gabriel''\n*[[Paquita la del Barrio]] \u2013 ''Eres Un Farsante''\n*[[Joan Sebasti\u00e1n]] \u2013 ''Huevos Rancheros''\n\n'''Melhor \u00c1lbum de Banda'''\n\n'''[[La Arrolladora Banda El Lim\u00f3n]] \u2013 ''Todo Depende De T\u00ed'''''\n\n*Banda Los Recoditos \u2013 ''A Toda Madre''\n*Banda Machos \u2013 ''20 A\u00f1os de \u00c9xitos en Vivo''\n*El Guero Y Su Banda Centenario \u2013 ''Estar\u00e9 Mejor''\n*Espinoza Paz \u2013 ''Del Rancho Para El Mundo''\n*[[Jenni Rivera]] \u2013 ''La Gran Se\u00f1ora en Vivo''\n\n'''Melhor \u00c1lbum Tejano'''\n\n'''Little Joe & La Familia \u2013 ''Recuerdos'''''\n\n*Chente Barrera \u2013 ''El N\u00famero Siete''\n*Joe Posada \u2013 ''In The Pocket''\n*Sunny Sauceda y Todo Eso \u2013 ''Camale\u00f3n''\n*Tortilla Factory \u2013 ''Cookin'''\n\n'''Melhor \u00c1lbum Norte\u00f1o'''\n\n'''[[Los Tigres del Norte]] \u2013 ''MTV Unplugged: Los Tigres del Norte and Friends'''''\n\n*Intocable \u2013 ''Intocable 2000''\n*Los Huracanes del Norte \u2013 ''Soy Mexicano''\n*Los Tucanes de Tijuana \u2013 ''\u00c1rbol''\n*Pesado \u2013 ''Desde La Cantina, Volumen II''\n\n'''Melhor Can\u00e7\u00e3o Regional'''\n\n'''[[Marco Antonio Sol\u00eds]] \u2013 \"T\u00fa Me Vuelves Loco\"'''\n\n*[[Marco Antonio Sol\u00eds]] \u2013 \"A D\u00f3nde Vamos a Parar\"\n*Mario Quintero Lara \u2013 \"El Jefe de la Sierra\" (Los Tucanes de Tijuana)\n*[[Joan Sebasti\u00e1n]] \u2013 \"El Padrino\"\n*[[Joan Sebasti\u00e1n]] \u2013 \"Huevos Rancheros\"\n\n===Instrumental ===\n'''Melhor \u00c1lbum Instrumental'''\n\n'''[[Chick Corea]], [[Stanley Clarke]] e Lenny White \u2013 ''Forever'''''\n\n*Al Di Meloa \u2013 ''Pursuit of Radical Rhapsody''\n*Escalandrum \u2013 ''Piazzolla Plays Piazzolla''\n*Luis Salinas \u2013 ''Sin Tiempo''\n*Omar Sosa \u2013 ''Calma''\n\n===Tradicional ===\n'''Melhor \u00c1lbum Folcl\u00f3rico'''\n\n'''[[Mercedes Sosa]] \u2013 ''Deja La Vida Volar \u2013 En Gira'''''\n\n*Eva Ayll\u00f3n & Per\u00fa Negro \u2013 ''40 A\u00f1os de Clasicos Afro Peruanos''\n*Jorge Pardo \u2013 ''M\u00fasica Tradicional Peruana Homenaje A Arturo Zambo Cavero Y Oscar Aviles''\n*[[Soledad Pastorutti]] \u2013 ''Vivo En Arequito''\n*Santoral \u2013 ''M\u00e1s Que Enamorao''\n\n'''Melhor \u00c1lbum de Tango'''\n\n'''[[Diego El Cigala]] \u2013 ''Cigala & Tango'''''\n\n*Leopoldo Federico e El Arranque \u2013 ''Raras Partituras 6''\n*Orquesta del Tango de la Ciudad de Buenos Aires e [[Susana Rinaldi]] \u2013 ''En Vivo \u2013 Homenaje A C\u00e1tulo Castillo & Anibal Troilo''\n*Orquesta del Tango de la Ciudad de Buenos Aires \u2013 ''30 A\u00f1os''\n*[[Susana Rinaldi]] e Leopoldo Federico \u2013 ''Vos y Yo''\n\n'''Melhor \u00c1lbum de Flamenco'''\n\n'''Ni\u00f1a Pastori \u2013 ''La Orilla de mi Pelo'''''\n\n*Josemi Carmona \u2013 ''Las Peque\u00f1as Cosas''\n*Chano Dom\u00ednguez \u2013 ''Piano Ib\u00e9rico''\n*Ojos de Brujo \u2013 ''10 A\u00f1os \u2013 Corriente Vital''\n*[[Pastora Soler]] \u2013 ''15 A\u00f1os''\n\n===Jazz===\n'''Melhor \u00c1lbum de Jazz Latino'''\n\n'''[[Paquito D'Rivera]] \u2013 ''Panamericana Suite'''''\n\n*[[Paquito D'Rivera]] e Pepe Rivero \u2013 ''Clazz: Continental Latin Jazz. Live At Barcelona, Teatre Paral.lel 2011''\n*Bobby Sanabria regendo a Orquestra de Jazz Afro-Cubana da Manhattan School of Music \u2013 ''Tito Puente Masterworks Live!!!''\n*[[Chucho Vald\u00e9s]] \u2013 ''New York Is Now! / Viva El Sonido Cubano''\n*Dave Valentin \u2013 ''Pure Imagination''\n\n===Crist\u00e3===\n'''Melhor \u00c1lbum Crist\u00e3o (L\u00edngua Espanhola)'''\n\n'''Tercer Cielo \u2013 ''Viaje a las estrellas'''''\n\n*Alex Campos \u2013 ''Lenguaje De Amor''\n*Mois\u00e9s Angulo \u2013 ''Al\u00e9grense!''\n*Marco Barrientos \u2013 ''Transformados''\n*Funky \u2013 ''Reset''\n*Ingrid Rosario \u2013 ''Cuan Gran Amor''\n*Davi Wornel \u2013 ''Amor Y Nada mas ''\n\n'''Melhor \u00c1lbum Crist\u00e3o (L\u00edngua Portuguesa)'''\n\n'''[[Aline Barros]] \u2013 ''Extraordin\u00e1rio Amor De Deus'''''\n\n*Minist\u00e9rio Adora\u00e7\u00e3o e Vida \u2013 ''Em Santidade''\n*[[Rosa de Saron]] \u2013 ''Horizonte Vivo Distante''\n*V\u00e1rios Artistas \u2013 ''Uma Hist\u00f3ria Em Can\u00e7\u00f5es''\n*[[Padre Zezinho]] \u2013 ''Quando Deus Se Calou''\n\n===L\u00edngua Portuguesa===\n'''Melhor \u00c1lbum Pop Contempor\u00e2neo Brasileiro'''\n\n'''[[Jota Quest]] \u2013 ''[[Quinze (\u00e1lbum)|Quinze]]'''''\n\n*[[Arnaldo Antunes]] \u2013 ''Ao Vivo L\u00e1 em Casa''\n*[[Vanessa da Mata]] \u2013 ''Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias''\n*[[Os Paralamas do Sucesso]] \u2013 ''Multishow ao Vivo Paralamas Brasil Afora''\n*[[Ivete Sangalo]] \u2013 ''[[Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo no Madison Square Garden]]''\n*[[Seu Jorge]] e Almaz \u2013 ''[[Seu Jorge e Almaz]]''\n\n'''Melhor \u00c1lbum de Rock Brasileiro'''\n\n'''[[Caetano Veloso]] \u2013 ''[[MTV ao Vivo: Caetano Veloso - Zii e Zie|Zii e Zie \u2013 Ao Vivo]]'''''\n\n*[[Fresno (banda)|Fresno]] \u2013 ''[[Revanche (\u00e1lbum de Fresno)|Revanche]]''\n*[[Os Mutantes]] \u2013 ''[[Haih Or Amortecedor]]''\n*[[Pitty]] \u2013 ''[[A Trupe Delirante no Circo Voador]]''\n*[[Plebe Rude]] \u2013 ''Rachando Concreto ao Vivo em Bras\u00edlia''\n\n'''Melhor \u00c1lbum de Samba/Pagode'''\n\n'''[[Exaltasamba]] \u2013 ''[[25 Anos (\u00e1lbum de Exaltasamba)|Exaltasamba 25 Anos \u2013 Ao Vivo]]'''''\n\n*[[Martinho da Vila]] \u2013 ''Filosofia de Vida''\n*[[Fundo de Quintal]] \u2013 ''Nossa Verdade''\n*[[Diogo Nogueira]] \u2013 ''Sou Eu \u2013 Ao Vivo''\n*[[Zeca Pagodinho]] \u2013 ''[[Vida da minha vida|Vida da Minha Vida]]''\n\n'''Melhor \u00c1lbum de MPB'''\n\n'''[[Djavan]] \u2013 ''\u00c1ria'''''\n\n*[[Milton Nascimento]] \u2013 ''E a Gente Sonhando''\n*[[M\u00f4nica Salmaso]] \u2013 ''Alma L\u00edrica Brasileira''\n*[[Caetano Veloso]] e [[Maria Gad\u00fa]] \u2013 ''Multishow ao Vivo Caetano e Maria Gad\u00fa''\n*[[Yeahwon Shin|Yeahwon]] \u2013 ''Yeahwon''\n\n'''Melhor \u00c1lbum de M\u00fasica Sertaneja'''\n\n'''[[Jo\u00e3o Bosco & Vin\u00edcius]] \u2013 ''[[Jo\u00e3o Bosco & Vin\u00edcius (\u00e1lbum de 2011)|Jo\u00e3o Bosco & Vin\u00edcius]]'''''\n\n*[[Paula Fernandes]] \u2013 ''[[Ao Vivo (\u00e1lbum de Paula Fernandes)|Ao Vivo]]''\n*[[Leonardo (cantor)|Leonardo]] \u2013 ''[[Alucina\u00e7\u00e3o (\u00e1lbum de Leonardo)|Alucina\u00e7\u00e3o]]''\n*[[Roberta Miranda]] \u2013 ''[[Sorrir Faz a Vida Valer]]''\n*[[Michel Tel\u00f3]] \u2013 ''[[Ao Vivo (\u00e1lbum de Michel Tel\u00f3)|Ao Vivo]]''\n\n'''Melhor \u00c1lbum de M\u00fasica Regional ou de Ra\u00edzes Brasileiras'''\n\n'''[[Nan\u00e1 Vasconcelos]] \u2013 ''Sinfonia & Batuques'''''\n\n*[[Geraldo Azevedo]] \u2013 ''Salve S\u00e3o Francisco''\n*[[Gilberto Gil]] \u2013 ''F\u00e9 na Festa ao Vivo''\n*[[Paulo C\u00e9sar Pinheiro]] \u2013 ''Capoeira de Besouro''\n*[[Elba Ramalho]] \u2013 ''Marco Zero ao Vivo''\n\n'''Melhor Can\u00e7\u00e3o Brasileira'''\n\n'''[[Nando Reis]] e [[Samuel Rosa]] \u2013 \"De Repente\" ([[Skank]])'''\n\n*Gigi, Dan Kambaiah, Fabinho O'Brian and Magno Sant'Anna \u2013 \"[[Acelera A\u00ea (Noite do Bem)]]\" ([[Ivete Sangalo]])\n*[[N\u00e1 Ozzetti]] e Luiz Tatit \u2013 \"Equil\u00edbrio\" (N\u00e1 Ozzetti)\n*[[Adriana Calcanhotto]] \u2013 \"Mais Perfumado\"\n*[[Eliane Elias]] \u2013 \"What About the Heart (Bate Bate)\"\n\n===Infantil ===\n'''Melhor \u00c1lbum Infantil Latino'''\n\n'''[[Pato Fu]] \u2013 ''[[M\u00fasica de Brinquedo]]'''''\n\n*[[Claraluna]] \u2013 ''Un Mundo de Navidad''\n*Piero \u2013 ''Sinfonia Inconclusa En 'L'a Mar''\n*[[Omara Portuondo]] \u2013 ''Re\u00edr y Cantar''\n*Jessyca Sarango \u2013 ''Henry El Camioncito Verde''\n*Topa & Muni \u2013 ''La Casa de Playhouse Disney''\n*V\u00e1rios Artistas \u2013 ''Cantando Aprendo A Hablar: Vamos A Jugar''\n\n===Cl\u00e1ssico ===\n'''Melhor \u00c1lbum Cl\u00e1ssico'''\n\n'''Quarteto Brasileiro de Viol\u00f5es \u2013 ''Brazilian Guitar Quartet Plays Villa-Lobos'''''\n\n*Adonis Gonz\u00e1lez \u2013 ''Adios A Cuba''\n*[[Clara Sverner]] \u2013 ''Chopin''\n*[[Francis Hime]], Nelson Ayres, [[OSESP]], Fabio Zanon \u2013 ''Concertino Para Percuss\u00e3o\" & \"Concerto Para Viol\u00e3o''\n*Jos\u00e9 Serebrier \u2013 ''Jos\u00e9 Serebrier: Sinfonia No. 1''\n*[[Manuel Barrueco]] \u2013 ''T\u00e1rrega!''\n*Villa-Lobos Trio \u2013 ''Villa-Lobos Trio Play: Heitor Villa-Lobos, Astor Piazzolla & Lucio Bruno-Videla''\n\n'''Melhor Composi\u00e7\u00e3o Cl\u00e1ssica Contempor\u00e2nea'''\n\n'''[[Paquito D'Rivera]] \u2013 \"Panamericana Suite\" (Paquito D'Rivera)'''\n\n*Javier \u00c1lvarez \u2013 \"Le Repas Du Serpent\" (Iracema de Andrade)\n*Orlando Jacinto Garc\u00eda \u2013 \"Mixtura\" (Iracema de Andrade)\n*[[Lalo Schifrin]] \u2013 \"Romer\u00edas\" (Sergio Puccini)\n*Sergio Roberto de Oliveira \u2013 \"Umas Coisas do Cora\u00e7\u00e3o (i- Agitado)\" (Armildo Uzeda)\n\n===Pacote de grava\u00e7\u00e3o ===\n'''Melhor Pacote de Grava\u00e7\u00e3o'''\n\n'''Javier Mariscal \u2013 ''Chico & Rita'' (V\u00e1rios Artistas)'''
'''Alejandro Ros \u2013 ''Solo Un Momento'' ([[Vicentico]])'''\n\n*Natalia Ayala, Carlos Dussan Gomez and Juliana Jaramillo \u2013 ''El Coraz\u00f3n y El Sombrero'' ([[Marta G\u00f3mez]])\n*Juan Gatti \u2013 ''El Paso Trascendental del Vodevil a la Astracanada'' (Fangoria)\n*Allan Casta\u00f1eda and Sandra Mas\u00edas \u2013 ''Fiesta Inkaterra'' (Miki Gonz\u00e1lez)\n\n===Produ\u00e7\u00e3o ===\n'''Melhor \u00c1lbum de Engenharia'''\n\n'''Benny Faccone, Thom Russo e Tom Baker \u2013 ''[[Drama y Luz]]'' ([[Man\u00e1]])'''\n\n*Rafo Arbul\u00fa, Carlos Castro, Humberto Gatica, Guillermo 'Memo' Gil, Allan Leschhorn, Cristian Robles, Andr\u00e9s Saavedra, Rodolfo V\u00e1zquez e Bernie Grundman \u2013 ''D\u00edas Nuevos'' ([[Gian Marco]])\n*Valter Costa, Beto Neves, Fl\u00e1vio Sena, Al\u00ea Siqueira, Fl\u00e1vio Souza, William Jr e [[Carlos Freitas]] \u2013 ''Diminuto'' ([[Carlinhos Brown]])\n*Ricky Campanelli e Juan Crist\u00f3bal Losada \u2013 ''Homenaje a Los Rumberos'' (Edwin Bonilla)\n*[[Moogie Canazio]], Brad Haenel e Ron Mc Master \u2013 ''Manuscrito'' (Claudia Brant)\n\n'''Produtor do Ano'''\n\n'''Rafael Arcaute e [[Calle 13]]'''\n\n*Aureo Baqueiro\n*[[Desmond Child]]\n*Isidro Infante\n*[[Gustavo Santaolalla]]\n\n===V\u00eddeo musical ===\n'''[[Grammy Latino de Melhor V\u00eddeo Musical em Formato Curto|Melhor V\u00eddeo Musical Curto]]'''\n\n'''[[Calle 13]] \u2013 \"Calma Pueblo\"'''\n\n*[[Alexander Acha]] \u2013 \"Amiga\"\n*[[Franco de Vita]] Part. [[Alejandra Guzm\u00e1n]] \u2013 \"Tan S\u00f3lo T\u00fa\"\n*[[Man\u00e1 (banda)|Man\u00e1]] \u2013 \"Lluvia al Coraz\u00f3n\"\n*[[Ricky Martin]] \u2013 \"Lo Mejor de Mi Vida Eres T\u00fa\"\n*[[Shakira]] \u2013 \"[[Loca]]\"\n\n'''[[Grammy Latino de Melhor V\u00eddeo Musical em Formato Longo|Melhor V\u00eddeo Musical Longo]]'''\n\n'''[[Franco de Vita]] \u2013 ''En Primera Fila'''''\n\n*Hu\u00e1scar Barradas \u2013 ''Entre Amigos 2 En Vivo''\n*[[Rub\u00e9n Blades]] and Seis del Solar \u2013 ''Todos Vuelven Live DVD Vol. 1'' & ''Vol. 2''\n*[[Man\u00e1]] \u2013 ''Drama y Luz World Tour|Drama y Luz''\n*[[Alejandro Sanz]] \u2013 ''Canciones Para Un Para\u00edso: En Vivo''\n*[[Zo\u00e9 (banda)|Zo\u00e9]] \u2013 ''MTV Unplugged/M\u00fasica de Fondo''\n\n===Pr\u00eamios especiais===\n'''[[Pr\u00eamio Grammy Latino \u00e0 Excel\u00eancia Musical|Pr\u00eamio \u00e0 Excel\u00eancia Musical]]'''{{cite news|url=http://www.latingrammy.com/en/press/213-recipients-of-the-2011-special-awards|title=RECIPIENTS OF THE 2011 SPECIAL AWARDS|publisher=The Latin Academy of Recording Arts & Sciences |date=26/07/2011|access-date=26/02/2024}}\n*Joe Arroyo\n*[[Gal Costa]]\n*[[Jos\u00e9 Feliciano]]\n*Alex Lora\n*[[Les Luthiers]]\n*[[Rub\u00e9n Rada]]\n*[[Linda Ronstadt]]\n\n'''Pr\u00eamio do Conselho Diretivo'''\n*Manuel Alejandro\n*Jes\u00fas \"Chucho\" Ferrer\n*Ray Santos\n\n'''[[Personalidade do Ano da Academia Latina da Grava\u00e7\u00e3o|Personalidade do Ano]]'''\n*[[Shakira]]\n\n{{refer\u00eancias}}\n{{Grammy Latino}}\n[[Categoria:Edi\u00e7\u00f5es do Grammy Latino]]\n[[Categoria:Pr\u00e9mios de m\u00fasica em 2011]]"}]},"1852575":{"pageid":1852575,"ns":0,"title":"Cevallos","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{desambigua\u00e7\u00e3o|Cevallos}}\n\n* [[Jos\u00e9 Francisco Cevallos]] (1971), futebolista equatoriano;\n* [[Pedro de Cevallos]] (1715\u20131778), nobre e militar espanhol;\n* [[Rodrigo Borja Cevallos]] (1935), pol\u00edtico equatoriano.\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n*{{vt desambig}} [[Ceballos]]\n*{{vt desambig}} [[Zeballos]]\n*{{desambig-busca|Cevallos}}\n\n{{DEFAULTSORT:Cevallos}} \n[[Categoria:Desambigua\u00e7\u00f5es de sobrenomes]]"}]},"3576894":{"pageid":3576894,"ns":0,"title":"Caronada (militar)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{mais notas|data=maio de 2015}}\n[[File:HMS Victory 68lb Carronade.png|thumb|right|250px|Caronada brit\u00e2nica de 68 [[Libra (massa)|libras]] do [[HMS Victory]]]]\nA '''caronada'''[http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/caronada Infop\u00e9dia] \u00e9 um tipo de [[canh\u00e3o]] feito de [[ferro fundido]] fabricado para a [[Marinha Real Brit\u00e2nica]] pela [[Carron Company]], uma empresa situada em [[Falkirk]], na [[Esc\u00f3cia]]. Foi utilizada entre [[1770]] e meados do [[s\u00e9culo XIX]]. A sua principal fun\u00e7\u00e3o era ser utilizada como arma de curto alcance nos combates entre navios. Embora tenha tido um grande sucesso no in\u00edcio, foi tornando-se obsoleta a sua utiliza\u00e7\u00e3o dado haver progressivamente menos combates a curta dist\u00e2ncia entre navios.\n\n==Hist\u00f3ria==\n[[File:GovHseCarronade1.jpg|thumb|right|250px|Caronada montada numa [[Guarni\u00e7\u00e3o (for\u00e7a militar)|guarni\u00e7\u00e3o]] em Government House, Bermuda]]\nA caronada foi desenhada como uma arma de [[artilharia naval]] de curto alcance e de [[velocidade de sa\u00edda]] lenta. A sua inven\u00e7\u00e3o \u00e9 atribu\u00edda, por vezes, ao [[tenente-general]] [[Robert Melville]] em [[1759]] e, em outras fontes a [[Charles Gascoigne]], administrador da Carron Company entre [[1769]] e [[1779]]. Nos primeiros anos, esta arma era designada por \"mellvinade\" ou \"gasconade\".Kincaid (2007), 116.\n\nInicialmente, as caronadas tornaram-se populares entre os navios mercantes brit\u00e2nicos durante a [[Guerra de Independ\u00eancia dos Estados Unidos]]. Uma arma ligeira que necessitava de poucos homens para manuse\u00e1-la e que tinha um poder de destrui\u00e7\u00e3o elevado a curta dist\u00e2ncia, era uma arma ideal para defender os navios mercantes contra os [[cors\u00e1rio]]s [[Fran\u00e7a|franceses]] e [[Estados Unidos|americanos]].\n{{citar livro|t\u00edtulo=The Command of the Ocean: A Naval History of Britain 1649-1815|\u00faltimo = Rodger|primeiro = Nicholas|autorlink =Nicholas Rodger|ano=2004|p\u00e1gina=420|publicado=Penguin Books|isbn= 0140288961}}\n\nNo in\u00edcio, a Marinha Real Brit\u00e2nica estava relutante em adoptar o novo equipamento por n\u00e3o confiar na Carron Company, que tinha fama de incompetente e de praticar actos comerciais eticamente conden\u00e1veis. Quando se contavam as bocas de fogo de um navio, as caronadas n\u00e3o eram inclu\u00eddas. Deve-se a [[John Montagu, 4.\u00ba Conde de Sandwich|Lord Sandwich]] a substitui\u00e7\u00e3o do armamento ligeiro pelas caronadas no [[conv\u00e9s]] dos navios. Rapidamente se verificou a sua efic\u00e1cia em batalha. As fundi\u00e7\u00f5es francesas de armamento revelaram-se incapazes de produzir armas equivalentes durante 20 anos, o que deu uma forte vantegem t\u00e1ctica aos navios de guerra brit\u00e2nicos durante o per\u00edodo final do [[s\u00e9culo XVIII]].\n\nA caronada teve um grande sucesso inicial e foi largamente utilizada, havendo mesmo alguns navios que apenas eram armados com ela ([[HMS Glatton (1795)|HMS ''Glatton'']] e [[HMS Rainbow (1747)|HMS ''Rainbow'']]). O ''Glatton'', um navio de [[Sistema de classifica\u00e7\u00e3o da Marinha Real Brit\u00e2nica|4\u00aa categoria]] com 56 canh\u00f5es, tinha uma bordada superior ao do [[HMS Victory|HMS ''Victory'']], um navio de 1\u00aa categoria com 100 canh\u00f5es. Embora o ''Glatton'' e o ''Rainbow'' fossem bem sucedidos em batalha, a falta de alcance das caronadas eram uma desvantagem t\u00e1ctica contra navios que se mantinham \u00e0 dist\u00e2ncia utilizando canh\u00f5es de longo alcance.\n\nNas d\u00e9cadas de 1810 e 1820, as t\u00e1cticas utilizadas em artilharia come\u00e7aram a dar uma grande \u00eanfase ao tiro de precis\u00e3o de longo alcance, e menos ao tiro de curta dist\u00e2ncia ou [[bordada]]. De facto, o capit\u00e3o [[David Porter]] do [[USS Essex (1799)|USS ''Essex'']] reclamou quando a Marinha substituiu os seus longos canh\u00f5es de 12 libras por caronadas de 32 libras. A partir de 1850, as caronadas foram retiradas da Marinha Real com o desenvolvimento de canh\u00f5es revestidos a [[a\u00e7o]] desenhados por [[William George Armstrong]] e [[Joseph Whitworth]]. No entanto, as caronadas ainda foram utilizadas na [[Guerra Civil Americana]] nos anos 1960.\n\n==Descri\u00e7\u00e3o==\n[[Imagem:Carronade (schematics).jpg|thumb|right|250px|Diagrama de uma caronada.]]\nAs caronadas tinham uma c\u00e2mara de calibre ligeiramente inferior que os canh\u00f5es tradicionais. Por exemplo, uma caronada de 18 libras tinha uma c\u00e2mara com um calibre id\u00eantico a um canh\u00e3o de 12 libras. Esta caracter\u00edstica servia para reduzir o peso da arma, a velocidade da bala do canh\u00e3o e a dist\u00e2ncia que podia alcan\u00e7ar.\n\nA artilharia naval, durante a navega\u00e7\u00e3o \u00e0 vela, n\u00e3o tinha uma grande efic\u00e1cia nos seus tiros, independentemente do tipo de arma utilizada. N\u00e3o existia equipamento de controlo de fogo nem tabelas de dist\u00e2ncias ao alvo. A marinha contava com o efeito dos muitos tiros disparados a curta dist\u00e2ncia. A caronada contribu\u00eda bastante para esta quest\u00e3o.\n\nA baixa velocidade dos proj\u00e9cteis das caronadas tinha um efeito mais destrutivo estilha\u00e7ando os cascos dos navios, projectando, assim, uma grande quantidade de peda\u00e7os de madeira; a sua [[alcunha]] era o ''smasher'' (esmagador).[http://www.hms.org.uk/nelsonsnavycarronade.htm] No entanto, o seu cano curto aumentava o risco de inc\u00eandio devido \u00e0 sa\u00edda de material a arder para junto de materiais combust\u00edveis.\n\n==Artilharia==\nUma caronada era mais curta e mais leve que um canh\u00e3o de cano longo: uma caronada de 32 libras pesava menos de uma [[tonelada]], mas um canh\u00e3o tradicional chegava a pesar mais de tr\u00eas. As caronadas eram constru\u00eddas com os [[calibre]]s mais usuais na \u00e9poca: 6, 12, 18, 24, 32 e 42 libras, sendo conhecidas vers\u00f5es de 68.\n\nAs de menor dimens\u00e3o tinham tr\u00eas fun\u00e7\u00f5es. Primeiro, era habitual constitu\u00edrem todo o armamento de navios sem categoria. Por outro lado, navios de m\u00e9dio porte, como os que fizeram parte da [[Batalha do Lago Borgne]], eram armados com pe\u00e7as de 18, 24 e 32 libras \u00e0 [[proa]], e duas pequenas caronadas na [[popa]]. Por \u00faltimo, os navios de maior dimens\u00e3o equipavam os seus barcos de apoio - [[c\u00fater]], ''[[pinnace]]'', [[balsa]] - com caronadas de 12, 18 e 24 libras.\n\nAs caronadas n\u00e3o eram inclu\u00eddas nas contagens do n\u00famero de canh\u00f5es dos [[Navio de linha|navios de linha]]. Assim, a classifica\u00e7\u00e3o dos navios feito pela Marinha Real de acordo com o n\u00famero de armas a bordo poder\u00e1 induzir em erro; os navios podiam estar equipados com menos armas mas com mais pe\u00e7as de artilharia.\n\nEmbora a caronada, tal como outro armamento naval, estivesse montada com cordas de modo a minimizar o seu recuo, o seu sistema de montagem era diferente. A caronada estava montada numa base deslizante em vez de apoiada em rodas, e a sua eleva\u00e7\u00e3o era feita com uma chave de fendas em vez de cunhas de madeira. Por outro lado, a caronada era montada numa sali\u00eancia por debaixo do cano, em vez das habituais sali\u00eancias (munh\u00e3o) existentes de cada lado dos canh\u00f5es. Assim, a caronada possu\u00eda um elevado [[centro de gravidade]]. No final da sua vida \u00fatil de utiliza\u00e7\u00e3o, algumas destas armas passavam a ter munh\u00f5es por forma a reduzir o seu centro de gravidade.\n\n==Alcance==\nDevido a v\u00e1rias irregularidades no tamanho das balas, havia uma folga consider\u00e1vel entre a bala e o interior do cano. Esta folga levava a uma perda consider\u00e1vel de for\u00e7a aquando da projec\u00e7\u00e3o da bala. Embora a Carron Company tivesse conseguido diminuir este defeito, a caronada tinha cerca de um ter\u00e7o a metade do alcance dos canh\u00f5es de cano longo dado utilizarem menos carga de [[p\u00f3lvora]]. No final do s\u00e9culo XVIII, a t\u00e1ctica de combate habitual era o confronto lateral a curta dist\u00e2ncia, levando a que n\u00e3o se tivesse em conta a quest\u00e3o do alcance dos tiros; a quantidade de caronadas a bordo era um factor mais importante. Estas podiam mesmo estar montadas no conv\u00e9s ao inv\u00e9s dos canh\u00f5es de cano longo que podiam desequilibrar os navios. Uma vantagem das caronadas era que o n\u00famero de homens para as manusear era reduzido, e eram rapidamente carregadas e f\u00e1ceis de apontar.\n\n==Esquema==\n[[Imagem:Carronade-tag.svg|thumb|right|500px]]\n# Parafuso da culatra\n# Mira traseira\n# Orif\u00edcio\n# Mira frontal\n# Primeiro anel de refor\u00e7o\n# Cano\n# Boca\n# Segundo anel de refor\u00e7o\n# Eixo de rota\u00e7\u00e3o horizontal\n# Cal\u00e7o\n# Eixo de rota\u00e7\u00e3o vertical\n# Roda\n# Pedestal m\u00f3vel\n# Carreto\n# Ma\u00e7aneta\n# Dispositivo de eleva\u00e7\u00e3o\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n==Bibliografia==\n* Este artigo inclui passagens da [[Encyclop\u00e6dia Britannica]] (11th ed.). Chisholm, Hugh, ed. (1911). Cambridge University Press.\n* Kincaid, Jeff (22007) Artillery: an illustrated history of its impact. (Santa Barbara Calif.: ABC-Clio). ISBN 978-1851095568.\n* Lavery, Brian (1989). Nelson's Navy: The Ships, Men and Organisation 1793-1815. London: Conway Maritime Press. ISBN 1-59114-611-9.\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n*{{fr}} [http://books.google.pt/books?id=dczHFjt-EeQC&pg=PA30&dq=%22caronade%22&hl=pt-PT&sa=X&ei=7EVqT770IuGg0QXx4_mMCQ&redir_esc=y#v=onepage&q=%22caronade%22&f=false Descri\u00e7\u00e3o da caronada em ''La France maritime'', 1837 (p. 30 - p. 32) - Google books]\n\n{{ArmasGCA}}\n\n[[Categoria:Artilharia naval]]\n[[Categoria:Canh\u00f5es]]\n[[Categoria:Inven\u00e7\u00f5es da Esc\u00f3cia]]\n[[Categoria:Armas navais do Reino Unido]]\n[[Categoria:Artilharia da Guerra Civil Americana]]"}]},"6258670":{"pageid":6258670,"ns":0,"title":"1910 no futebol","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=maio de 2020}}\n== Eventos ==\n* [[1 de Janeiro]] - \u00c9 fundado na [[cidade]] de [[Buenos Aires]], capital da [[Rep\u00fablica]] [[Argentina]], no bairro de Liniers, o Club Atl\u00e9tico [[V\u00e9lez Sarsfield]].\n* [[1 de Abril]] - funda\u00e7\u00e3o do [[Sporting Clube Farense]], o mais antigo clube de [[futebol]] [[Algarve|algarvio]].\n* [[1 de Setembro]] - Funda\u00e7\u00e3o do [[Esporte Clube Noroeste]].\n* [[1 de Setembro]] - Funda\u00e7\u00e3o do [[Sport Club Corinthians Paulista]].\n* [[10 de Novembro]] - funda\u00e7\u00e3o do [[Vit\u00f3ria Futebol Clube (Set\u00fabal)|Vit\u00f3ria Futebol Clube]] de [[Set\u00fabal]].\n* [[8 de Dezembro]] - Funda\u00e7\u00e3o do [[Clube Desportivo Nacional|Nacional]], da ilha da Madeira.\n* O [[Sport Lisboa e Benfica|Benfica]] conquista, pela primeira vez, o Campeonato Distrital de Lisboa.\n==Campe\u00f5es nacionais==\n*{{GER}} - [[Karlsruher FV]]\n*{{ARG}} - [[Alumni Athletic Club|Alumni]]\n*{{SCO}} - [[Celtic F.C.]]\n*{{FRA}} - [[US Tourcoing FC]]\n*{{ENG}} - [[Aston Villa F.C.]]\n*{{ITA}} - [[Football Club Internazionale Milano|Internazionale]]\n*{{NED}} - [[HVV Den Haag]]\n*{{PAR}} - [[Club Libertad]]\n*{{ROM}} - [[Olympia Bucure\u0219ti]]\n*{{URU}} - [[Club Atl\u00e9tico River Plate (Uruguai)|River Plate]]\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Esbo\u00e7o-futebol}}\n[[Categoria:1910 no futebol]]"}]}}}}