Dicas para negociar as dívidas usando o décimo terceiro
escrito em 2 de dezembro de 2021
Com o fim do ano se aproximando, os brasileiros começam a se planejar em relação ao décimo terceiro salário e outros benefícios, caracterizando-os como os recursos mais utilizados pela população para organizar a vida financeira. Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 87% dos brasileiros utilizaram o benefício para quitar dívidas em anos passados. Este ano, não deve ser diferente. Assim, mais abaixo você vai encontrar dicas para negociar as dívidas usando seu salário extra.
Cerca de 83 milhões de brasileiros vão receber o décimo terceiro salário este ano, com valor médio de R$ 2.539, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Dicas para negociar as dívidas com o décimo terceiro
- Priorize a dívida principal
Se você possui mais de uma dívida e não sabe por onde começar, priorize sua dívida principal. As dívidas que geram mais juros devem ser priorizadas, afinal, quanto mais o tempo passa mais elas aumentam. Por exemplo, cheque especial e cartão de crédito. Se você possui esse tipo de dívida, utilize o 13º para quitá-las.
- Faça um balanço das suas finanças
Antes de tudo, é preciso ter conhecimento de três fatores importantes: quanto você ganha, com o que você mais gasta e qual é o valor total das suas dívidas. Dessa forma, é possível definir o que deve ser cortado do orçamento com o propósito de quitar suas dívidas.
- Negocie valores
As dívidas não são desvantagens apenas para você, mas também para as empresas. Ou seja, muitas delas podem apresentar bons descontos e boas oportunidades de pagamento. Se aproveite dessa vantagem e não tenha medo de negociar valores. Adiantar o pagamento das parcelas também é uma boa dica.
Ainda no tópico de negociações, preste atenção à suas contas de consumo. Telefone, internet, TV a cabo e cartão de crédito, por exemplo, são gastos mensais que podem ser reduzidos.
- Faça uma redução financeira e analise sua situação com calma
Final de ano é a época ideal para balanços. Por isso, aproveite a época não só para quitar dívidas, mas para rever hábitos financeiros. Dessa maneira, é possível cortar tudo que for desnecessário e adotar novas práticas. Assim você pode iniciar uma nova vida sem dívidas, e quem sabe em 2022 usar o décimo terceiro salário para novos investimentos.
Equipe de Redação Pigatti Contabilidade