/blog/planejamento sucessorio/

  (11) 3340.6655     contato@pigatti.com.br      Cliente      Processos   
    
  


Planejamento sucessório: um guia completo
escrito em 18 de fevereiro de 2020

Não é preciso questionar muito para saber que a maior preocupação em poupar dinheiro e aplicar em investimentos é para garantir estabilidade financeira. Não só a de si próprio, como a dos herdeiros e entes mais próximos. No entanto, a transmissão de bens envolve custos, tributos e burocracia, que podem ser minimizados com um planejamento sucessório eficaz.

 

Como a blindagem patrimonial, o planejamento sucessório é um instrumento jurídico. Ele viabiliza que a transferência de patrimônio seja feita aos herdeiros de forma amena, sem grandes complicações. Embora seja uma tarefa que demande tempo por conta dos vários pormenores, há muitas dores de cabeça que podem ser evitadas por conta desse esforço.

 

Planejamento sucessório: quais as vantagens?

Nem todo mundo sabe, mas durante o processo de inventário – obrigatório para transmissão do patrimônio – os custos podem chegar até 20% dos bens. Sem contar que o processo pode permanecer em aberto por mais de 3 anos e e o patrimônio fica inutilizado durante esse período.

 

Redução de custos

Sendo assim, uma das vantagens de se elaborar um planejamento sucessório diz respeito à redução de custos. Isso porque a simples transferência de bens implica em alguns custos pesados para o bolso. O primeiro deles é o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). Cada estado tem sua alíquota própria, que varia entre 1,5% e 8% , variando ainda sobre adoção ou não de progressividade. Em São Paulo esse imposto ITCMD é de 4%

 

Além disso, a tabela da OAB estima algo entre 2% e 12% somente para custear o processo de inventário. Isso sem contar a documentação exigida pelo cartório, que pode somar mais 2% do valor patrimonial em custos. Imagine ainda gastos imensuráveis num primeiro momento, como os honorários pagos aos advogados, por exemplo. Todo esse processo burocrático pode abocanhar uma grande parte de todo os bens!

 

Com um planejamento sucessório bem estruturado evita os altos custos com impostos e simplifica a vida dos herdeiros. A liberação de recursos e ativos acontece de forma mais rápida, além de prevenir problemas típicos desse processo, como discussões sucessórias e disputas pela herança.

 

Destinação racional e preservação dos bens

Em regra, quando a herança não se trata de sucessão prescrita por testamento, cada herdeiro legítimo tem direito a uma quota do montante total do patrimônio. Por ser um conjunto de bens indivisíveis, se não há acordo entre as partes, a probabilidade maior é de que a partilha ocorra com cada herança recebendo sua quota de cada bem transmitido.

 

Num exemplo prático, imagine que há duas propriedades distantes entre si como patrimônio. Mesmo que os imóveis custem o mesmo valor, caso não haja acordo, se dois herdeiros detiverem do mesmo direito sucessório, cada um receberá metade de cada imóvel. Meio irracional essa divisão, certo? Pois então, o planejamento sucessório serve para simplificar esse processo de alocação de bens evitando tais problemas.

 

Preservação da atividade empresarial familiar

Quando se pensa em partilha de patrimônio aos herdeiros, os bens incluem ações e as empresas, claro. Neste caso o planejamento sucessório empresarial está intimamente ligado à continuidade e perpetuidade dos negócios, independentemente das relações entre os sócios, e entre esses e seus familiares.

 

Se não houver nenhum planejamento prévio antes do falecimento de um empreendedor, as quotas ou ações das sociedades empresárias serão diretamente transmitidas aos herdeiros diretos – cônjuge ou filhos. O problema dessa partilha automática é que as partes beneficiadas podem não ter afinidade com a atividade empresarial, ou simplesmente não possuírem vocação para gestão empresarial, minimizando as chances de continuação dos negócios da família.

 

Com o planejamento sucessório, por exemplo, é possível manter ações de mesmo valor a cada um dos herdeiros, mas com funções diferentes. À um deles é possível destinar ações ordinárias, que dão poder de voto e gestão de sociedade, enquanto ao outro caberia ações preferenciais, onde se recebe os dividendos que lhe são por direito da sociedade empresária, mas sem poder de influência na gestão.

 

Como fazer meu planejamento sucessório?

O processo começa após avaliação de todo o patrimônio. Feito isso, é preciso analisar previamente qual a estrutura existente, a fim de identificar quais as ferramentas legais que serão utilizadas para atingir o objetivo. Acordos com acionistas ou quotistas podem se valer para possíveis cessões, além de definição de direitos de preferência e opção de compra ou venda. Também é possível eleger administradores para gestão da herança.

 

No entanto, são alguns instrumentos jurídicos mais comuns que geralmente são utilizados para efetivar o planejamento sucessório. São eles: testamento de vida, doação e usufruto (partilha em vida), seguro de vida, planos de previdência privada, contas conjuntas, holding patrimoniais, fundo exclusivo, fundos imobiliários, entre outros menos utilizados. Cada um desses instrumentos têm características próprias. Veremos a seguir detalhadamente sobre os mais comuns.

 

Instrumentos para planejamento sucessório

  • Testamento: uma das formas mais comuns de planejamento sucessório. Nele o detentor do patrimônio pode dividir seus bens conforme seu próprio desejo, desde que mantida a proporção entre quota legítima e livre. Nesse caso, 50% é destinado aos descendentes, ascendentes ou cônjuge e a outra parte fica à livre critério.
  • Previdência privada: os planos costumam ter uma série de benefícios sucessórios, além de serem uma das formas mais simples de planejamento sucessório. Podem ser contratados pelo próprio investidor e recebidos pelos próprios beneficiários. Como não entram no inventário, são transferidos imediatamente, sem burocracia ou carência.
  • Doação e usufruto: também chamado como partilha em vida, pode ser feita por qualquer ascendente, não podendo prejudicar a legítima dos herdeiros necessários. Difere-se do testamento – que só tem efeito após a morte do doador -, já que pode ser transferido bem ou direito podem ser transferidos ainda em vida, por meio de instrumento particular ou escritura pública.
  • Holding Familiar: constitui-se em uma empresa familiar que detém de todo o patrimônio. Nela podem ser inclusos ativos financeiros, participações societárias, além de bens imobiliários. Os herdeiros recebem quotas ou ações dessa empresa, passando a ter direito a seus frutos, podendo vendê-las. Essa é uma medida preventiva já que, tendo em vista que os bens são da empresa, a transferência fica assegurada apenas entre os seus sócios, reduzindo o pagamento de impostos após o falecimento. Cláusulas de impenhorabilidade, incomunicabilidade e inalienabilidade podem ser adicionadas.
  • Seguro de vida: embora não seja considerado propriamente dito um instrumento de planejamento sucessório, fazer uma apólice de seguro em nome do herdeiro acaba se conceituando em mais um conceito de proteção financeira para a família. No entanto, é recomendado levá-lo em conta, já que o Código Civil institui que o capital estipulado, a ser pago na eventualidade do sinistro, não é considerado herança. Em outras palavras, não é necessário o processo de inventário para liberação do montante ao beneficiário, bastando apenas a apresentação da certidão de óbito do segurado.

 

Se esse conteúdo sanou todas as suas dúvidas, te convidamos a compartilhá-lo em suas redes sociais e ter acesso a mais pessoas!


voltar
{"continue":{"imcontinue":"1849135|Edit-clear.svg","grncontinue":"0.938936763688|0.938936763688|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"3261881":{"pageid":3261881,"ns":0,"title":"Irradia\u00e7\u00e3o solar","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"[[Ficheiro:Sunshine_at_Dunstanburgh.JPG|miniaturadaimagem|direita|alt=Raios de sol atravessando nuvens em Dunstanburgh, Northumberland, Reino Unido|Raios de [[sol]] atravessando nuvens em Dunstanburgh, [[Northumberland]], [[Reino Unido]]]]\nA '''irradia\u00e7\u00e3o solar''' \u00e9 a [[irradi\u00e2ncia]] integrada em um intervalo de tempo especificado, geralmente uma hora ou um dia, e \u00e9 dada em watt hora por metro quadrado (Wh/m\u00b2). Irradia\u00e7\u00e3o solar nada mais \u00e9 do que uma determinada quantidade de [[radia\u00e7\u00e3o solar]] por unidade de \u00e1rea.ABNT, 2006\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n[[Categoria:Transfer\u00eancia de calor]]\n[[Categoria:Radia\u00e7\u00e3o]]"}]},"1816189":{"pageid":1816189,"ns":0,"title":"Cize (Jura)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Comuna da Fran\u00e7a\n|nome = Cize\n|regi\u00e3o = Borgonha-Franco-Condado\n|departamento = Jura\n|\u00e1rea = 4.19\n|altitude = \n|latP = N| latG = 46| latM = 43|latS = 57\n|lonP = E| lonG = 5| lonM = 54|lonS = 38\n|popula\u00e7\u00e3o = 828\n|densidade = auto\n|censo = 1999\n|insee = 39153\n|insee_ref = s\n|c\u00f3dpostal = 39300 \n|mapa = \n|mapaX = \n|mapaY = \n|escudo = \n|bandeira = \n|imagem = Cize - Champagnole - Mont Rivel.JPG\n|legenda = \n|gent\u00edlico = \n|website = \n|notas = \n}}\n'''Cize''' \u00e9 uma [[comuna francesa]] na [[Regi\u00f5es administrativas francesas|regi\u00e3o administrativa]] de [[Borgonha-Franco-Condado]], no [[Departamentos franceses|departamento]] de [[Jura (departamento)|Jura]]. Estende-se por uma \u00e1rea de 4,19 [[Quil\u00f3metro quadrado|km\u00b2]]. {{Pop comuna francesa2|39153|4.19}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{esbo\u00e7o-geofr}}\n{{Commonscat}}\n\n[[Categoria:Comunas de Jura (departamento)]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blason d\u00e9partement fr Jura.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Cize - Champagnole - Mont Rivel.JPG"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Commons-logo.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Disc Plain red (edge).svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of France.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:France d\u00e9partementale.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:France location map-Regions and departements-2016.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Logo Bourgogne-Franche-Comt\u00e9 2016-11.png"}]},"2885777":{"pageid":2885777,"ns":0,"title":"The Notorious K.I.M.","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/\u00c1lbum\n |nome = The Notorious K.I.M.\n |tipo = est\u00fadio\n |artista = [[Lil' Kim]]\n |lan\u00e7ado = {{Data de in\u00edcio|2000|6|27}}\n |gravado = 1998\u20132000\n |g\u00eanero = ''[[Hip-hop]]''\n |dura\u00e7\u00e3o = 77:13\n |gravadora = {{Lista horizontal|\n* [[Queen Bee Entertainment|Queen Bee]]\n* Undeas\n* [[Atlantic Records|Atlantic]]\n}}\n |produtor = {{Lista horizontal|\n* Deric \"D-Dot\" Angelettie\n* Carlos Broady\n* [[Sean Combs]]\n* Jerome \"Knobody\" Foster\n* Richard \"Younglord\" Frierson\n* Fury\n* Jay \"Waxx\" Garfield\n* Daniel Glogower\n* Darren \"Limitless\" Henson\n* [[Lil' Kim|Kimberly Jones]]\n* Mas\n* Nashiem Myrick\n* Rated R\n* Rockwilder\n* Shaft\n* [[Kanye West]]\n* [[Mario Winans|Mario \"Yellowman\" Winans]]\n}}\n |miscel\u00e2nea = {{Singles\n | nome = The Notorious K.I.M.\n | tipo = est\u00fadio\n | single 1 = [[No Matter What They Say]]\n | single 1 data = 13 de junho de 2000\n | single 2 = [[How Many Licks?]]\n | single 2 data = 28 de outubro de 2000\n}}\n |imagem = The Notorious Kim.jpg\n |pr\u00f3ximo \u00e1lbum = ''[[La Bella Mafia]]''\n |ano seguinte = 2003\n |\u00faltimo \u00e1lbum = ''[[Hard Core]]''\n |ano anterior = 1996\n}}\n'''''The Notorious K.I.M.''''' \u00e9 o segundo [[\u00e1lbum de est\u00fadio]] da [[Rap|rapper]] norte-americana [[Lil' Kim]]. Foi lan\u00e7ado em 27 de junho de 2000, atrav\u00e9s da [[Atlantic Records|Atlantic Recors]] e foi seu primeiro \u00e1lbum sob sua nova gravadora [[Queen Bee Entertainment]]. Estreou na quarta posi\u00e7\u00e3o da [[Billboard 200|''Billboard'' 200]], vendendo 229.000 c\u00f3pias em sua primeira semana, garantindo \u00e0 Lil' Kim sua maior posi\u00e7\u00e3o na tabela, bem a maior primeira semana de vendas de sua carreira, al\u00e9m de alcan\u00e7ar o topo da [[Billboard R&B/Hip-Hop Albums|parada de \u00e1lbuns de R&B/Hip-Hop]] dos Estados Unidos. Um sucesso comercial, ''The Notorious K.I.M.'' recebeu o certificado de [[Certifica\u00e7\u00f5es por vendas de grava\u00e7\u00e3o musical|platina]] pela [[Recording Industry Association of America]] (RIAA) em 2 de agosto de 2000. Foi o \u00e1lbum de rap feminino mais vendido de 2000, com vendas superiores a 1.5 milh\u00f5es de c\u00f3pias nos Estados Unidos, e 5.1 milh\u00f5es de c\u00f3pias mundialmente.\n\nO \u00e1lbum gerou dois ''[[Single|singles]]'' que conquistaram desempenho moderado nas tabelas da ''[[Billboard]]''. O carro-chefe, \"[[No Matter What They Say]]\", alcan\u00e7ou a 60\u00aa posi\u00e7\u00e3o da [[Billboard Hot 100|''Billboard'' Hot 100]] e n\u00famero 15 da [[Hot R&B/Hip-Hop Songs]]. O segundo ''single'', \"[[How Many Licks?]]\", com participa\u00e7\u00e3o do cantor [[Sisq\u00f3]], obteve uma performance similar, atingindo a metade inferior da Hot 100. \n\n== Produ\u00e7\u00e3o e t\u00edtulo ==\nEm uma entrevista de 1999 para a revista ''BlackBook'', Kim afirmou que estava pensando em nomear o \u00e1lbum ''Queen Bitch'', o t\u00edtulo de uma m\u00fasica de seu \u00e1lbum de estreia, ''[[Hard Core]]'', mas decidiu contra isso porque [[Missy Elliott]] havia usado \"[[She's a Bitch]]\" como t\u00edtulo de uma can\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o quis que ningu\u00e9m ficasse confuso. Em dedica\u00e7\u00e3o a The Notorious B.I.G., The Notorious K.I.M. estava em mem\u00f3ria ao falecido rapper. \"Senti o esp\u00edrito de Biggie enquanto trabalhava neste \u00e1lbum. Achei que era um nome perfeito para o \u00e1lbum. Al\u00e9m disso, sou conhecida de maneira not\u00f3ria, meu estilo e letras. Sou conhecida de maneira not\u00f3ria ao longo do anos\", disse Kim \u00e0 revista ''Jet''.{{Citar peri\u00f3dico |url=https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=The_Notorious_K.I.M.&oldid=1151563787 |t\u00edtulo=The Notorious K.I.M. |data=2023-04-24 |acessodata=2023-08-15 |peri\u00f3dico=Wikipedia |lingua=en}}
Este \u00e1lbum para mim \u00e9 mais criativo e mais vers\u00e1til do que o meu \u00faltimo \u00e1lbum. Acho que \u00e9 isso que as pessoas est\u00e3o procurando. Toda a minha imagem, para mim, a raz\u00e3o pela qual sa\u00ed com ''Hard Core'', a coisa sexy, era para me tornar diferente de todas as outras rappers femininas que estavam por a\u00ed. Isso \u00e9 exatamente o que estou tentando fazer agora, \u00e9 me tornar diferente, porque agora temos muitos rappers fazendo a mesma coisa que eu fiz quando sa\u00ed pela primeira vez. O que estou tentando fazer \u00e9 me separar novamente dos rappers que est\u00e3o por a\u00ed agora.\n\n\u2014[[Lil' Kim]], ''MTV News''
Em uma entrevista de 2000, Kim explicou ao ''[[MTV News]]'' que ela tentou colaborar com os produtores originais de ''Hard Core'', mas n\u00e3o ficou satisfeita com os resultados finais. \"Alguns dos produtores com os quais eu trabalhei, eles simplesmente n\u00e3o sabiam o que eu queria, ent\u00e3o eu trabalhei com novos produtores dessa vez, e eu disse-os o que eu queria\", Kim disse \u00e0 MTV. A produ\u00e7\u00e3o do \u00e1lbum foi administrada principalmente por [[Mario Winans|Mario \"Yellowman\" Winans]], Fury, Richard \"Younglord\" Frierson, Rated R, Rockwilder, Darren \"Limitless\" Henson, Shaft, [[Kanye West]] e [[Timbaland]].\n\n== Arte ==\nA arte usada para o \u00e1lbum foi fotografada por [[David LaChapelle]]. A capa do \u00e1lbum foi originalmente planejada para ser uma foto de Kim nua e coberta com logotipos da [[Louis Vuitton]], mas a ent\u00e3o editora-chefe da revista ''[[Interview (revista)|Interview]]'', Ingrid Sischy, viu a foto em uma exposi\u00e7\u00e3o de galeria do trabalho de LaChapelle e insistiu que fosse usado para a revista.{{Citar peri\u00f3dico |url=https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Rap_City&oldid=1161911392 |t\u00edtulo=Rap City |data=2023-06-25 |acessodata=2023-08-15 |peri\u00f3dico=Wikipedia |lingua=en}}{{Citar livro|url=https://books.google.com/books?id=7njoCLPKSEsC&pg=PT107|t\u00edtulo=The Tanning of America: How Hip-Hop Created a Culture That Rewrote the Rules of the New Economy|ultimo=Stoute|primeiro=Steve|data=2011-09-08|editora=Penguin|lingua=en}} Antes do lan\u00e7amento do \u00e1lbum, a imagem foi usada para a capa da edi\u00e7\u00e3o de novembro de 1999 da ''Interview''.\n\n== Atraso ==\nNo ver\u00e3o de 1999, 12 can\u00e7\u00f5es de ''The Notorious K.I.M.'' tornaram-se amplamente dispon\u00edveis por meio de servi\u00e7os de compartilhamento de arquivos na Internet e lojas piratas. Como resultado, Kim voltou ao est\u00fadio de grava\u00e7\u00e3o e gravou 11 m\u00fasicas em tr\u00eas semanas. O lan\u00e7amento do \u00e1lbum foi adiado em v\u00e1rias datas programadas\u201317 de agosto e 9 de novembro de 1999 e 25 de abril de 2000\u2013devido ao [[Bootleg|contrabando]] e problemas legais envolvendo sua gravadora. Em uma declara\u00e7\u00e3o \u00e0 ''[[Entertainment Weekly]]'', Kim explicou: \"Eu queria lan\u00e7ar o melhor \u00e1lbum poss\u00edvel para meus f\u00e3s e precisava de mais tempo no est\u00fadio para fazer isso\". [[Sean Combs|Sean \"Puffy\" Combs]] tamb\u00e9m explicou: \"Eu sou um perfeccionista e Kim tamb\u00e9m, e s\u00f3 lan\u00e7aremos um \u00e1lbum quando estiver certo\".\n\n== ''Singles'' ==\n''The Notorious K.I.M.'' obteve dois ''singles''. O primeiro ''single'', \"[[No Matter What They Say]]\", alcan\u00e7ou a metade inferior da [[Billboard Hot 100|''Billboard'' Hot 100]], na 60\u00aa coloca\u00e7\u00e3o, sendo o ''single'' de Kim com o menor desempenho at\u00e9 ent\u00e3o. Atingiu a 15\u00aa posi\u00e7\u00e3o da tabela [[Hot R&B/Hip-Hop Songs]], n\u00famero 6 na [[Hot Rap Songs|Hot Rap Tracks]], e a 35\u00aa coloca\u00e7\u00e3o da [[UK Singles Chart|parada de ''singles'' do Reino Unido]]. O segundo ''single'' do \u00e1lbum, \"[[How Many Licks?]]\", com participa\u00e7\u00e3o de [[Sisq\u00f3]], repetiu o mesmo desempenho ao atingir as posi\u00e7\u00f5es de n\u00fameros 75 e 35, respectivamente, na Hot 100 e Hot R&B/Hip-Hop Songs. Um terceiro ''single'', \"Hold On\", com participa\u00e7\u00e3o de [[Mary J. Blige]], foi enviado apenas \u00e0s r\u00e1dios estadunidenses.{{Citar web|url=https://www.billboard.com/artist/lil-kim/|titulo=Lil' Kim {{!}} Biography, Music & News|acessodata=2023-08-15|website=Billboard|lingua=en-US}}\n\n== Recep\u00e7\u00e3o da cr\u00edtica ==\n''The Notorious K.I.M.'' recebeu avalia\u00e7\u00f5es mistas a positivas da maioria dos cr\u00edticos musicais profissionais. O cr\u00edtico da ''[[Slant Magazine]]'', Sal Cinquemani, comentou que o \u00e1lbum \"combina elementos essenciais do hip-hop\u2013sexo, armas, drogas e dinheiro\u2013com uma estranha sensa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade\" e afirma que sua can\u00e7\u00e3o \"Hold On\" \u00e9 um \"homenagem comovente ao falecido rapper\". Cinquemani afirma que \"apesar dos empreendimentos em territ\u00f3rio solene e ''[[gangsta rap]]'', o \u00e1lbum continua no caminho de libera\u00e7\u00e3o sexual feminina de Kim\".{{Citar web|ultimo=Cinquemani|primeiro=Sal|url=https://www.slantmagazine.com/music/lil-kim-the-notorious-k-i-m/|titulo=Review: Lil\u2019 Kim, The Notorious K.I.M.|data=2001-02-04|acessodata=2023-08-15|website=Slant Magazine|lingua=en-US}} O jornalista da ''[[Entertainment Weekly]]'', Tom Sinclair, deu ao \u00e1lbum um B+, afirmando que \"a enxurrada de sexo aural de ''The Notorious K.I.M.'' \u00e9 complementada por uma produ\u00e7\u00e3o forte, muitas vezes exuberante, e ''[[Sampler|samples]]'' e [[Interpola\u00e7\u00e3o musical|interpola\u00e7\u00f5es]] surpreendentemente espirituosas. Devon Powers do ''[[PopMatters]]'' chamou o \u00e1lbum de \"exagerado\", afirmando que \"o que Kim exagerou neste \u00e1lbum\u2013ela quase se tornou uma caricatura de si mesma\" e diz \"at\u00e9 mesmo seus adere\u00e7os para Biggie perdem seu sentimentalismo por serem muito facilmente comerciais e convenientes\".\n\nNa cr\u00edtica do ''[[AllMusic]]'' para o \u00e1lbum, Jason Birchmeier afirmou que \"Biggie desempenhou um grande papel no sucesso de ''Hard Core'', e sua aus\u00eancia aqui \u00e9 escancarada\".{{Citation|title=Lil' Kim - The Notorious K.I.M. Album Reviews, Songs & More {{!}} AllMusic|url=https://www.allmusic.com/album/the-notorious-kim-mw0000046019|accessdate=2023-08-15|language=en}} O cr\u00edtico da ''[[JAM Music|Jam Music]]'', Mike Ross, afirmou que o \u00e1lbum \"falhou em fazer jus ao seu hype\". O jornalista da ''[[Rolling Stone]]'', Rob Sheffield, deu ao \u00e1lbum 3 estrelas, chamou o \u00e1lbum de \"muito fraco e retr\u00f4\" e tamb\u00e9m disse que as amostras vocais de The Notorious B.I.G. \"apenas fazem voc\u00ea lamentar o homem e seu momento, nenhum dos quais jamais voltar\u00e1\". Apesar das falhas do \u00e1lbum, os cr\u00edticos ficaram impressionados com suas letras atrevidas e atitude. Sheffield afirma que \"Lil' Kim ainda tem uma boca dura e desagrad\u00e1vel, e \u00e9 bom ouvir uma picada de abelha rainha\".{{Citar web|url=https://web.archive.org/web/20090124043620/http://www.rollingstone.com/artists/lilkim/albums/album/97103/review/6067864/the_notorious_kim|titulo=Lil' Kim: The Notorious K.I.M. : Music Reviews : Rolling Stone|data=2009-01-24|acessodata=2023-08-15|website=web.archive.org}}\n\n== Desempenho comercial ==\n''The Notorious K.I.M.'' estreou no topo da tabela [[Billboard R&B/Hip-Hop Albums|Top R&B/Hip-Hop Albums]] e na quarta posi\u00e7\u00e3o da [[Billboard 200|''Billboard'' 200]], com 229.000 c\u00f3pias vendidas na primeira semana\u2013quase o triplo de ''[[Hard Core]]'' (1996).{{Citar web|ultimo=Staff|primeiro=Billboard|url=https://www.billboard.com/music/music-news/missy-mr-cheeks-join-lil-kims-mafia-72607/|titulo=Missy, Mr. Cheeks Join Lil\u2019 Kim\u2019s \u2018Mafia\u2019|data=2003-01-21|acessodata=2023-08-15|website=Billboard|lingua=en-US}}{{Citar livro|url=https://books.google.com/books?id=-g8EAAAAMBAJ&pg=PA112|t\u00edtulo=Billboard|ultimo=Inc|primeiro=Nielsen Business Media|data=2000-07-15|editora=Nielsen Business Media, Inc.|lingua=en}} O \u00e1lbum passou pouco mais de 25 semanas na tabela. Enquanto tornou-se o primeiro \u00e1lbum de Kim a conquistar o topo da Top R&B/Hip-Hop Albums, tamb\u00e9m deu \u00e0 Kim sua maior posi\u00e7\u00e3o na ''Billboard'' 200. Devido ao sucesso de \"[[Lady Marmalade]]\" (com Kim, [[M\u00fda]], [[Pink]] e [[Christina Aguilera]]), o \u00e1lbum reentrou na ''Billboard'' 200 em 1\u00ba de junho de 2001 por mais 12 semanas, acumulando um total de 37 semanas na tabela. O \u00e1lbum recebeu o certificado de [[Certifica\u00e7\u00f5es por vendas de grava\u00e7\u00e3o musical|platina]] pela [[Recording Industry Association of America]] (RIAA) em 2 de agosto de 2000, e, em outubro de 2007, o \u00e1lbum j\u00e1 havia vendido mais de 1.416.000 c\u00f3pias nos Estados Unidos.{{Citar web|url=https://www.riaa.com/gold-platinum/|titulo=Gold & Platinum|acessodata=2023-08-15|website=RIAA|lingua=en-US}}\n\nNas demais regi\u00f5es, o \u00e1lbum estreou na 67\u00aa coloca\u00e7\u00e3o da [[UK Albums Chart|parada de \u00e1lbuns do Reino Unidos]], passando 11 semanas na tabela. Tamb\u00e9m alcan\u00e7ou o n\u00famero 70 na Fran\u00e7a e o n\u00famero 85 nos Pa\u00edses Baixos. No Canad\u00e1 debutou na 11\u00aa posi\u00e7\u00e3o e passou oito semanas na tabela Top Albums/CDs da ''[[RPM (revista)|RPM]]''.{{Citar web|ultimo=Canada|primeiro=Library and Archives|url=https://www.bac-lac.gc.ca/eng/discover/films-videos-sound-recordings/rpm/Pages/image.aspx?Image=nlc008388.7198&URLjpg=http://www.collectionscanada.gc.ca/obj/028020/f4/nlc008388.7198.gif&Ecopy=nlc008388.7198|titulo=Image : RPM Weekly|data=2013-07-17|acessodata=2023-08-15|website=www.bac-lac.gc.ca}} Em julho de 2001, recebeu um certificado de ouro pela [[Canadian Recording Industry Association]] (CRIA).{{Citar web|url=https://musiccanada.com/gold-platinum/|titulo=Gold/Platinum|data=2001-07-04|acessodata=2023-08-15|website=Music Canada|lingua=en-US}} Em julho 2016, ''The Notorious K.I.M.'' j\u00e1 havia vendido mais de 5.1 milh\u00f5es de c\u00f3pias mundialmente.{{Citar web|url=https://web.archive.org/web/20160918134628/http://thesource.com/2016/07/11/honoring-lil-kim-on-her-birthday/|titulo=Honoring Lil Kim On Her Birthday {{!}} The Source|data=2016-09-18|acessodata=2023-08-15|website=web.archive.org}}\n\n== Lista de faixas ==\n{{Track listing\n| extra_column = Produtor(es)\n| total_length =77:13\n\n| title1 = Lil' Drummer Boy\n| note1 = com part. de [[CeeLo Green|Cee-Lo]] do [[Goodie Mob]] e [[Redman]]\n| writer1 = {{hlist|[[Lil' Kim|Kimberly Jones]]|[[CeeLo Green|Thomas Burton]]|[[Mario Winans]]|[[Redman|Reggie Noble]]}}\n| extra1 = {{hlist|[[Sean Combs|Sean \"Puffy\" Combs]]|Mario \"Yellowman\" Winans}}\n| length1 = 4:31\n\n| title2 = Custom Made (Give It to You)\n| writer2 = {{hlist|K. Jones|Nick Loftin|Daniel Glogower|Marvin Burns}}\n| extra2 = {{hlist|Fury|Glogower{{ref|a|[a]}}}}\n| length2 = 3:06\n\n| title3 = Who's Number One?\n| writer3 = {{hlist|K. Jones|Richard Frierson|[[Frank Wilson]]|Anita Poree|Leonard Caston Jr.}}\n| extra3 = {{hlist|Richard \"Younglord\" Frierson|Jerome \"Knobody\" Foster}}\n| length3 = 3:13\n\n| title4 = Suck My Dick\n| writer4 = {{hlist|K. Jones|Ray Salas|Combs|[[Andru Donalds]]|Norman Glover|Joan Morgan|[[Shirley Murdock]]|[[Chucky Thompson|Carl Thompson]]|[[Roger Troutman]]|Larry Troutman|[[The Notorious B.I.G.|Christopher Wallace]]}}\n| extra4 = {{hlist|Rated R|Mas}}\n| length4 = 4:03\n\n| title5 = Single Black Female\n| note5 = com part. de [[Mario Winans|Mario \"Yellowman\" Winans]]\n| writer5 = {{hlist|K. Jones|Winans|[[Sade Adu]]|Martin Ditcham}}\n| extra5 = Winans\n| length5 = 4:14\n\n| title6 = Revolution\n| note6 = com part. de [[Grace Jones]] e [[Lil' Cease]]\n| writer6 = {{hlist|K. Jones|Winans|Combs}}\n| extra6 = {{hlist|Winans|Combs}}\n| length6 = 4:54\n\n| title7 = [[How Many Licks?]]\n| note7 = com part. de [[Sisq\u00f3]]\n| writer7 = {{hlist|K. Jones|Winans|Combs}}\n| extra7 = {{hlist|Winans|Combs}}\n| length7 = 3:43\n\n| title8 = Notorious KIM\n| note8 = com part. de [[The Notorious B.I.G.]]\n| writer8 = {{hlist|K. Jones|Dana Stinson}}\n| extra8 = Rockwilder\n| length8 = 3:39\n\n| title9 = [[No Matter What They Say]]\n| writer9 = {{hlist|K. Jones|Darren Henson|[[Jos\u00e9 Feliciano]]|[[Eric B. & Rakim]]|[[Special Ed|Edward Archer]]|Jackey Beavers|Jack C. Hill|Preston Joyner|Dennis Taylor|[[Howie Tee|Howard Thompson]]|[[Nile Rodgers]]|[[Bernard Edwards]]}}\n| extra9 = Darren \"Limitless\" Henson\n| length9 = 4:16\n\n| title10 = She Don't Love You\n| writer10 = {{hlist|K. Jones|Klen Raphael|Michael Jones}}\n| extra10 = Shaft\n| length10 = 3:31\n\n| title11 = Queen Bitch Pt. 2\n| note11 = com part. de [[Puff Daddy]] \n| writer11 = {{hlist|K. Jones|Nashiem Myrick|Carlos Broady|Jay Garfield}}\n| extra11 = {{hlist|Myrick|Broady|Jay \"Waxx\" Garfield}}\n| length11 = 3:58\n\n| title12 = Don't Mess with Me\n| writer12 = {{hlist|K. Jones|[[Kanye West]]|Deric Angelettie|Cliff Wade|Geoff Gill}}\n| extra12 = {{hlist|West|Deric \"D-Dot\" Angelettie{{ref|a|[a]}}}}\n| length12 = 4:48\n\n| title13 = Do What You Like\n| note13 = com part. de [[Junior M.A.F.I.A.]]\n| writer13 = {{hlist|K. Jones|Raphael|[[Lil' Cease|James Lloyd]]|Antoine Spain|Jamel Fisher}}\n| extra13 = Shaft\n| length13 = 5:16\n\n| title14 = Off the Wall\n| note14 = com part. de Lil' Cease\n| writer14 = {{hlist|K. Jones|Winans|Combs}}\n| extra14 = {{hlist|Winans|Combs}}\n| length14 = 4:05\n\n| title15 = Right Now\n| note15 = com part. de Carl Thomas\n| writer15 = {{hlist|K. Jones|Raphael|[[Suzanne Vega]]|Vaughan Mason}}\n| extra15 = Shaft\n| length15 = 2:32\n\n| title16 = Aunt Dot\n| note16 = com part. de Lil' Shanice\n| writer16 = {{hlist|K. Jones|Winans}}\n| extra16 = Winans\n| length16 = 5:25\n\n| title17 = Hold On\n| note17 = com part. de [[Mary J. Blige]]\n| writer17 = {{hlist|K. Jones|Blige|Myrick|[[T-Bone Walker]]}}\n| extra17 = Myrick\n| length17 = 6:06\n\n| title18 = I'm Human\n| writer18 = {{hlist|K. Jones|Thomas|Winans}}\n| extra18 = Winans\n| length18 = 4:25\n|writing_credits=sim}}\n\n===Notas===\n* {{sup|{{note|a|[a]}}}} denota um co-produtor\n\n===Cr\u00e9ditos de ''samples''===\n* \"Custom Made (Give It to You)\" cont\u00e9m um ''[[Sampler|sample]]'' de \"French Kiss\" de Lil Louis.\n* \"Who's Number One?\" cont\u00e9m um ''sample'' de \"Keep on Truckin'\" de Eddie Kendricks.\n* \"Suck My Dick\" cont\u00e9m excertos e um ''sample'' de \"Me & My Bitch\" de [[The Notorious B.I.G.]]\n* \"Notorious KIM\" cont\u00e9m vocais n\u00e3o creditados de The Notorious B.I.G.\n* \"Single Black Female\" cont\u00e9m um ''sample'' de \"The Sweetest Taboo\" de [[Sade (banda)|Sade]].\n* \"No Matter What They Say\" cont\u00e9m um ''samples'' de \"Esto Es el Guaguanco\" de Cheo Feliciano, \"[[I Know You Got Soul (can\u00e7\u00e3o de Eric B. & Rakim)|I Know You Got Soul]]\" de [[Eric B. & Rakim]], \"I Got It Made\" de [[Special Ed]], e \"[[Rapper's Delight]]\" de [[The Sugarhill Gang]].\n* \"She Don't Love You\" cont\u00e9m uma [[Interpola\u00e7\u00e3o musical|interpola\u00e7\u00e3o]] de \"Betcha She Don't Love You\" de [[Evelyn \"Champagne\" King|Evelyn King]].\n* \"Don't Mess with Me\" cont\u00e9m um ''samples'' de \"Heartbreaker\" de [[Pat Benatar]] e \"Big Yellow Taxi\" de [[Joni Mitchell]].\n* \"Right Now\" cont\u00e9m um ''sample'' de \"Break for Love\" de Vaughn Mason e uma interpola\u00e7\u00e3o de \"[[Tom's Diner]]\" de [[Suzanne Vega]].\n* \"Hold On\" cont\u00e9m um ''sample'' de \"Stormy Monday\" de [[Willie Hutch]].\n\n== Tabelas musicais ==\n\n=== Tabelas semanais ===\n{| class=\"wikitable\"\n!Tabela musical (2000-2001)\n!Melhor\nposi\u00e7\u00e3o\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{ALE}} ([[GfK|Offizielle Top 100]]){{Citar web|url=https://www.offiziellecharts.de/album-details-3377|titulo=Offizielle Deutsche Charts - Offizielle Deutsche Charts|acessodata=2023-08-15|website=www.offiziellecharts.de}}\n| style=\"text-align:center;\" |76\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{CAN}} - Top Albums/CDs (''[[RPM (revista)|RPM]]'')\n| style=\"text-align:center;\" |11\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{CAN}} - R&B Albums ([[Nielsen Soundscan|Nielsen SoundScan]]){{Citar web|url=https://web.archive.org/web/20000818004641/http://www.canoe.com:80/JamMusicCharts/RANDB.html|titulo=R&B : Top 50|data=2000-08-18|acessodata=2023-08-15|website=web.archive.org}}\n| style=\"text-align:center;\" |15\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{FRA}} ([[Syndicat National de l'\u00c9dition Phonographique|SNEP]]){{Citar web|url=https://lescharts.com/showitem.asp?interpret=Lil%27+Kim&titel=The+Notorious+K.I.M.&cat=a|titulo=lescharts.com - Lil' Kim - The Notorious K.I.M.|acessodata=2023-08-15|website=lescharts.com}}\n| style=\"text-align:center;\" |70\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{EUA}} ([[Billboard 200|''Billboard'' 200]])\n| style=\"text-align:center;\" |4\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{EUA}} - [[Billboard R&B/Hip-Hop Albums|Top R&B/Hip-Hop Albums]] (''[[Billboard]]'')\n| style=\"text-align:center;\" |1\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{HOL}} (Album Top 100){{Citar web|ultimo=Hung|primeiro=Steffen|url=http://hitparade.ch/showitem.asp?interpret=Lil%27+Kim&titel=The+Notorious+K.I.M.&cat=a|titulo=Lil' Kim - The Notorious K.I.M.|acessodata=2023-08-15|website=hitparade.ch}}\n| style=\"text-align:center;\" |85\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{UK}} ([[Official Charts Company|OCC]])\n| style=\"text-align:center;\" |67\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{UK}} - R&B Albums ([[Official Charts Company|OCC]]){{Citar web|url=http://www.zobbel.de/cluk/CLUK_L.HTM|titulo=Chart Log UK: DJ Steve L. - LZ Love|acessodata=2023-08-15|website=www.zobbel.de}}\n| style=\"text-align:center;\" |11\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{SUI}}([[Schweizer Hitparade]]){{Citation|title=Lil' Kim - The Notorious K.I.M.|url=https://hitparade.ch/album/Lil%27-Kim/The-Notorious-K.I.M.-3377|accessdate=2023-08-15}}\n| style=\"text-align:center;\" |100\n|}\n\n=== Tabelas de fim de ano ===\n{| class=\"wikitable\"\n!Tabela musical (2000)\n!Melhor\nposi\u00e7\u00e3o\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{EUA}} ([[Billboard 200|''Billboard'' 200]]){{Citar web|url=https://web.archive.org/web/20160803033259/http://www.billboard.com/charts/year-end/2000/top-billboard-200-albums|titulo=Billboard 200 Albums : Aug 02, 2016 {{!}} Billboard Chart Archive|data=2016-08-03|acessodata=2023-08-15|website=web.archive.org}}\n| style=\"text-align:center;\" |89\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{EUA}} - [[Billboard R&B/Hip-Hop Albums|Top R&B/Hip-Hop Albums]] (''[[Billboard]]''){{Citar web|url=https://web.archive.org/web/20151129190939/http://www.billboard.com/charts/year-end/2000/top-r-b-hip-hop-albums|titulo=R&B/Hip-Hop Albums : Nov 27, 2015 {{!}} Billboard Chart Archive|data=2015-11-29|acessodata=2023-08-15|website=web.archive.org}}\n| style=\"text-align:center;\" |29\n|}\n{| class=\"wikitable\"\n!Tabela musical (2001)\n!Melhor\nposi\u00e7\u00e3o\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{CAN}} - Rap Albums ([[Nielsen Soundscan|Nielsen SoundScan]]){{Citar web|url=https://web.archive.org/web/20021122000815/http://www.jamshowbiz.com/JamMusicCharts/2001_rap.html|titulo=Top 100 rap albums of 2001|data=2002-11-22|acessodata=2023-08-15|website=web.archive.org}}\n| style=\"text-align:center;\" |58\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{CAN}} - R&B Albums ([[Nielsen Soundscan|Nielsen SoundScan]]){{Citar web|url=https://web.archive.org/web/20020726120735/http://jamshowbiz.com/JamMusicCharts/2001_r&b2.html|titulo=Top 200 R&B; albums of 2001|data=2002-07-26|acessodata=2023-08-15|website=web.archive.org}}\n| style=\"text-align:center;\" |111\n|}\n\n=== Tabelas de fim de d\u00e9cada ===\n{| class=\"wikitable\"\n!Tabela musical (2000-2009)\n!Melhor\nposi\u00e7\u00e3o\n|-\n| style=\"background-color: #eee;\" |{{EUA}} - [[Billboard R&B/Hip-Hop Albums|Top R&B/Hip-Hop Albums]] (''[[Billboard]]'')\n| style=\"text-align:center;\" |100\n|}\n\n== Certifica\u00e7\u00f5es ==\n{| class=\"wikitable sortable\"\n!Regi\u00e3o\n!Certificado\n!Unidades certificadas/vendas\n|-\n|{{CAN}} ([[Music Canada]])\n|{{certifica\u00e7\u00e3o|Ouro}}\n|50.000\n|-\n|{{EUA}} ([[Recording Industry Association of America|RIAA]]){{Citar web|url=https://www.riaa.com/gold-platinum/|titulo=Gold & Platinum|acessodata=2023-08-14|website=RIAA|lingua=en-US}}\n|{{certifica\u00e7\u00e3o|Platina}}\n|1.416.000\n|}\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Lil' Kim}}\n{{Portal3|M\u00fasica|Hip-hop}}\n\n[[Categoria:\u00c1lbuns de 2000]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns em l\u00edngua inglesa]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns de hip hop]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns produzidos por Kanye West]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns da Atlantic Records]]"}]},"5544004":{"pageid":5544004,"ns":0,"title":"George Abram Miller","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Biografia/Wikidata\n|nome =George Abram Miller\n|data_nascimento ={{dni|31|7|1863|si}}\n|local_nascimento =[[Lynnville (Pennsylvania)|Lynnville]], [[Condado de Lehigh]]\n|data_morte ={{morte|10|2|1951|31|7|1863}}\n|local_morte =[[Urbana (Illinois)|Urbana]], [[Illinois]]\n|nacionalidade =[[Povo dos Estados Unidos|estadunidense]]\n|campo =[[matem\u00e1tica]]\n|instituicao_trabalho={{nowrap|[[Universidade de Illinois em Urbana-Champaign]]}}\n|orientador =[[Frank Nelson Cole]]{{MathGenealogy|id=4610}}\n|orientado ={{nowrap|[[Henry Louis Rietz]]}}\n}}\n'''George Abram Miller''' ([[Lynnville (Pennsylvania)|Lynnville]], [[Condado de Lehigh]], {{dtlink|31|7|1863}} \u2013 [[Urbana (Illinois)|Urbana]], [[Illinois]], {{dtlink|10|2|1951}}) foi um [[matem\u00e1tico]] [[Povo dos Estados Unidos|estadunidense]], que trabalhou principalmente com [[teoria dos grupos]].{{citar web|url=http://www.nasonline.org/publications/biographical-memoirs/memoir-pdfs/miller-george-a.pdf|t\u00edtulo=George Abram Miller 1863-1951 by H.R. BRAHANA|l\u00edngua=ingl\u00eas|acessodata=8 de outubro de 2017}}\n\n==Vida e obra==\nMiller estudou a partir de 1882 na ''Franklin and Marshall Academy'', uma subdivis\u00e3o do ''College'' em [[Lancaster (Pensilv\u00e2nia)|Lancaster]], [[Pensilv\u00e2nia]], e depois no ''Muehlenberg College'' em [[Allentown (Pensilv\u00e2nia)|Allentown]], [[Pensilv\u00e2nia]], onde onteve em 1887 o bacharelado e em 1890 o [[mestrado]]. Em 1892 obteve um [[doutorado]] na [[Universidade Cumberland]] em [[Lebanon (Tennessee)|Lebanon]], [[Tennessee]], sendo depois instrutor na [[Universidade de Michigan]], onde come\u00e7ou a se interessar por teoria dos grupos atrav\u00e9s de seu contato com [[Frank Nelson Cole]].\n\nDe 1895 a 1897 esteve na [[Europa]] com [[Sophus Lie]] em [[Leipzig]] e [[Camille Jordan]] em [[Paris]]. Ap\u00f3s retornar em 1897 foi [[professor]] da [[Universidade Cornell]]. Em 1901 foi professor da [[Universidade Stanford]] e em 1906 da [[Universidade de Illinois em Urbana-Champaign]], onde permaneceu at\u00e9 aposentar-se.\n\nEm 1891 foi membro da ''New York Mathematical Society'', da qual originou-se a [[American Mathematical Society]]. Foi membro da [[Associa\u00e7\u00e3o dos Matem\u00e1ticos da Alemanha]] e da [[London Mathematical Society]]. Em 1919 foi eleito membro da [[Academia de Artes e Ci\u00eancias dos Estados Unidos]] e em 1921 da [[Academia Nacional de Ci\u00eancias dos Estados Unidos]]. De 1909 a 1915 foi editor do [[American Mathematical Monthly]]. Em 1921/1922 foi presidente da [[Mathematical Association of America]].\n\nFoi [[Lista de palestrantes do Congresso Internacional de Matem\u00e1ticos|palestrante do Congresso Internacional de Matem\u00e1ticos]] em [[Toronto]] (1924).\n\nFoi casado desde 1909. O casamento ficou sem filhos, e ele deixou sua riqueza consider\u00e1vel (1 milh\u00e3o de d\u00f3lares) para a Universidade de Illinois.\n\n==Obras==\n*1892: [https://books.google.com/books?id=SZ0KAAAAYAAJ An introduction to the study of Determinants, with examples and applications].\n*1905: ''Groups of subtraction and division''.\n*1911: ''The Algebraic Equation''\n*1916: (com [[Hans Blichfeldt]] & [[Leonard Eugene Dickson]]) [http://quod.lib.umich.edu/u/umhistmath/ACM6867.0001.001?view=toc ''Theory and Application of Finite Groups''] from [[University of Michigan]] Historical Math Collection, original publisher: [[John Wiley & Sons]].\n*1916: [https://books.google.com/books?id=e1UuAAAAYAAJ Historical Introduction to Mathematical Literature] from [[Cornell University]] Historical Math Monographs, original publisher [[Macmillan Publishers]].\n**[[George Ballard Mathews]] (1917) [http://www.nature.com/nature/journal/v98/n2464/pdf/098387a0.pdf Review: ''A Historical Introduction to the Mathematical Literature''] from [[Nature (journal)|Nature]] 98:387 (#2464)\n*1947: \"An Eleventh Lesson in the History of Mathematics\", [[Mathematics Magazine]] 21(1): 48-55.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n*{{MacTutor Biography|id=Miller}}\n*[http://archives.library.illinois.edu/archon/?p=collections/controlcard&id=3869 George A. Miller Papers 1895\u20131947, 1951] from University of Illinois Archives.\n\n{{Controle de autoridade}}\n\n{{DEFAULTSORT:Miller, George Abram}}\n[[Categoria:Membros da Academia Nacional de Ci\u00eancias dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Membros da Academia de Artes e Ci\u00eancias dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Professores da Universidade Stanford]]\n[[Categoria:Professores da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign]]\n[[Categoria:Historiadores da matem\u00e1tica]]\n[[Categoria:Matem\u00e1ticos dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Matem\u00e1ticos do s\u00e9culo XIX]]\n[[Categoria:Matem\u00e1ticos dos Estados Unidos do s\u00e9culo XX]]"}]},"5122599":{"pageid":5122599,"ns":0,"title":"Rinaldo Cruzado","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=abril de 2025}}\n{{Info/Futebolista\n|nome = Rinaldo Cruzado\n|nomecompleto = Paulo Rinaldo Cruzado Durand\n|imagem = \n|imagem_tamanho = 200px\n|datadenascimento = {{dnibr|21|9|1984}}\n|cidadenatal = [[Lima]]\n|paisnatal = {{PER}}\n|altura = 1,84\n|peso = \n|p\u00e9 = \n|apelido = \n|site = \n|actualclube = Universidad de Chile\n|clubenumero = 54\n|posi\u00e7\u00e3o = Meia\n|atividade = \n|patrocinadores = \n|jovemanos = \n|jovemclubes = \n|ano = \n|clubes = {{CHILb}} [[Universidad De Chile]]\n|jogos(golos) = \n|anoselecao = 2003\u2013\n|selecaonacional = {{PERf}}\n|partidasselecao = 27 (2)\n|pcupdate = \n|tupdate = \n|ntupdate = \n|medalhas = \n}}\n'''Paulo Rinaldo Cruzado Durand''' ([[Lima]], [[21 de setembro]] de [[1984]]) \u00e9 um futebolista profissional [[peruano]] que atua como meia, atualmente defende o [[Universidad C\u00e9sar Vallejo]].\n\n== Carreira ==\nRinaldo Cruzado fez parte do elenco da [[Sele\u00e7\u00e3o Peruana de Futebol]] da [[Copa Am\u00e9rica de 2011]].\n\n{{Referencias}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Peruana de Futebol de 2011}}\n{{Portal3|Futebol|Peru}}\n\n{{DEFAULTSORT:Cruzado, Rinaldo}}\n[[Categoria:Futebolistas do Peru]]\n[[Categoria:Naturais de Lima]]\n[[Categoria:Jogadores da Copa Am\u00e9rica de 2011]]\n[[Categoria:Jogadores da Sele\u00e7\u00e3o Peruana de Futebol]]"}]},"2098400":{"pageid":2098400,"ns":0,"title":"Fronteira Guatemala\u2013M\u00e9xico","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Fronteira\n| terr1={{GTM}}\n| terr2={{MEX}}\n| imagem=Frontera guatemala mexico.jpg\n| legenda=Distingue-se claramente a linha de fronteira entre Guatemala (esq.) e M\u00e9xico (dir.)\n| comprimento=959\n| posi\u00e7\u00e3o=80\n| notas=\n| cria\u00e7\u00e3o=\n| \u00faltimo=\n| tratados=\n}}\nA '''fronteira entre Guatemala e M\u00e9xico''' \u00e9 a linha que limita os territ\u00f3rios de [[Guatemala]] e [[M\u00e9xico]].\nCom 959 km, corre entre o noroeste da Guatemala (departamentos de [[San Marcos (departamento)|San Marcos]], [[Huehuetenango]], [[El Quich\u00e9]] e [[El Pet\u00e9n]]) e os estados mexicanos de [[Campeche]], [[Tabasco]] e [[Chiapas]]. Parte segue o [[rio Usumacinta]], o [[rio Salinas (Guatemala)|rio Salinas]], e o [[rio Suchiate]].\n\n== Plano Fronteira Sul (Plan Frontera Sur) == \n\nEm 7 de julho de 2014, os presidentes do M\u00e9xico, Enrique Pe\u00f1a Nieto, e da Guatemala, Otto P\u00e9rez Molina, anunciaram o chamado \"Plano Fronteira Sul\" para refor\u00e7ar a seguran\u00e7a na fronteira, refor\u00e7ando a vigil\u00e2ncia.\u00a0\n\nIniciaram, ent\u00e3o, a constru\u00e7\u00e3o de um muro que impede a passagem de migrantes no local em que os imigrantes embarcavam no trem conhecido como \"the Beast\", que atravessa a fronteira com o M\u00e9xico. O muro foi constru\u00eddo pela empresa Ferrosur, da empresa alem\u00e3 Larrea.\"{{Citar web|url=http://www.infobae.com/america/america-latina/2017/01/29/mexico-tiene-su-propio-muro-de-la-verguenza-en-el-sur|titulo=M\u00e9xico tiene su propio \"muro de la verg\u00fcenza\" en el sur|acessodata=2017-02-05|obra=Infobae|lingua=es-LA}}\n\n== Cidades e cruzamentos fronteiri\u00e7os ==\n[[Ficheiro:Border Mexico-Guatemala.jpg|200px|thumb|right|Cruzamento fronteiri\u00e7o Guatemala-M\u00e9xico.]]\nGuatemala e M\u00e9xico contavam com 10 cruzamentos fronteiri\u00e7os formais em 2004:{{citar web|autor=Dard\u00f3n, Jacobo (FLACSO-Guatemala)|t\u00edtulo=La franja fronteriza de Guatemala con M\u00e9xico: Carecter\u00edsticas, sitios de cruce, flujos migratorios y gobernabilidad|url=http://www.iis.ucr.ac.cr/publicaciones/tlc/integracion/mesa3/Juan_Dardn.pdf|editoria=|5=|ano=2003|acessodata=2010-04-26|arquivourl=https://web.archive.org/web/20110302074633/http://www.iis.ucr.ac.cr/publicaciones/tlc/integracion/mesa3/Juan_Dardn.pdf|arquivodata=2011-03-02|urlmorta=yes}}\n* [[Ciudad Hidalgo (Chiapas)|Ciudad Hidalgo]], [[Chiapas]] - [[Tec\u00fan Um\u00e1n]], [[San Marcos (departamento)|San Marcos]]\n* [[Talism\u00e1n (Chiapas)|Talism\u00e1n]], [[Chiapas]] - [[El Carmen (Guatemala)|El Carmen]], [[San Marcos (departamento)|San Marcos]]\n* [[Uni\u00f3n Ju\u00e1rez]], [[Chiapas]] - [[Toqu\u00edan Grande]], [[San Marcos (departamento)|San Marcos]]\n* [[Mazapa de Madero]], [[Chiapas]]- [[Sibinal]], [[San Marcos (departamento)|San Marcos]]\n* [[Ciudad Cuauht\u00e9moc (Chiapas)|Ciudad Cuauht\u00e9moc]], [[Chiapas]] - [[La Mesilla (Guatemala)|La Mesilla]], [[Huehuetenango]]\n* [[Carmen Xh\u00e1n]], [[Chiapas]] - [[Gracias a Dios (Guatemala)|Gracias a Dios]], [[Huehuetenango]]\n* [[Nuevo Orizaba]], [[Chiapas]] - [[Ingenieros (Guatemala)|Ingenieros]], [[El Quich\u00e9]]\n* [[Frontera Corozal]], [[Chiapas]] - [[Bethel]], [[El Pet\u00e9n]]\n* [[El Ceibo]] (Sue\u00f1os de Oro), [[Tabasco]] - [[El Ceibo (Guatemala)|El Ceibo]], [[El Pet\u00e9n]]\n* [[El Martillo]], [[Tabasco]] - [[El Naranjo (Pet\u00e9n)|El Naranjo]], [[El Pet\u00e9n]]\n\n{{refer\u00eancias}}\n{{esbo\u00e7o-fronteira}}\n\n[[Categoria:Fronteira Guatemala-M\u00e9xico| ]]"}]},"1849135":{"pageid":1849135,"ns":0,"title":"Billy the Wizard: Rocket Broomstick Racing","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Formatar refer\u00eancias|data=novembro de 2022}}\n{{Mais notas|data=novembro de 2022}}\n{{Info/Jogo\n | t\u00edtulo = Billy the Wizard: Rocket Broomstick Racing\n | imagem = \n | img-tam = \n | img-des = \n | publ = 27 de janeiro de 2006\n | produtora = [[Conspiracy Entertainment]] / [[Data Design Interactive]]\n | editora = [[Data Design Interactive]]\n | motor = \n | gen = [[Corrida]]\n | modos = [[Single player]] / [[Multiplayer]]\n | njogadores = At\u00e9 4 jogadores\n | plataforma = [[PC]], [[PlayStation 2]], [[Wii]]\n | class = [[ESRB]]: E
[[PEGI]]: 3+\n | media = [[DVD-ROM]]\n | requisitos = \n | controlos = \n}}\n\n'''Billy the Wizard: Rocket Broomstick Racing''' \u00e9 um jogo de [[corrida]] da desenvolvedora/p\u00fablicadora inglesa [[Data Design Interactive]]. O jogo foi primeiramente lan\u00e7ado para [[PlayStation 2]] e [[PC]] em janeiro de [[2006]], enquanto a vers\u00e3o do [[Wii]] foi lan\u00e7ada em [[14 de agosto]] de [[2007]].{{citar web |url=http://www.gamespot.com/billy-the-wizard-rocket-broomstick-racing/ |publicado=Gamespot.com |autor= |obra= |t\u00edtulo=GameSpot |data= |acessodata= |l\u00edngua= }}{{citar web |url=http://www.gamestart.com.br/ficha.php?idp=7&idj=13582 |publicado=Gamestart.com.br |autor= |obra= |t\u00edtulo=GameStart |data= |acessodata= }} O jogo tem m\u00faltiplos reviews.\n\nNo jogo, o jogador controla magos durante o evento Broomstick Grand Prix. O jogo envolve atirar feiti\u00e7os contra os oponentes com poderes m\u00e1gicos, e coletar muni\u00e7\u00f5es extras durante o percurso.\n\nO jogo possui mais de 40 est\u00e1gios divididos em 5 n\u00edveis, com 8 personagens jog\u00e1veis.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{link|1=|2=http://www.gamestart.com.br/ficha.php?idp=7&idj=13582 |3=Ficha do jogo|4=no GameStart}}\n\n{{Portal3|Games}}\n\n{{DEFAULTSORT:Billy The Wizard: Rocket Broomstick Racing}}\n[[Categoria:Jogos para Wii]]\n[[Categoria:Jogos para Windows]]\n[[Categoria:Jogos eletr\u00f4nicos de 2006]]\n[[Categoria:Jogos eletr\u00f4nicos de 2007]]\n[[Categoria:Jogos eletr\u00f4nicos de corrida]]\n[[Categoria:Jogos para PlayStation 2]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app package games.png"}]},"2069456":{"pageid":2069456,"ns":0,"title":"Jos\u00e9 Soares da Silva","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Biografia/Wikidata}}\n'''Jos\u00e9 Soares da Silva''' ([[Lisboa]], [[9 de janeiro]] de [[1672]] \u2014 Lisboa, [[26 de agosto]] de [[1739]]), poeta e historiador.[http://escritoreslusofonos.net/2018/12/19/jose-soares-da-silva/ Escritores lus\u00f3fonos: Jos\u00e9 Soares da Silva].[[Diogo Barbosa Machado]], ''Bibliotheca Lusitana'', vol. II. Foi cavaleiro professo da [[Ordem Militar de Cristo]].\n==Biografia==\nNasceu em Lisboa, filho de Ant\u00f3nio Soares de Madureira, cavaleiro fidalgo e professo da [[Ordem de Cristo]], escriv\u00e3o das Guardas Reais e tesoureiro da Casa Real, e de Maria Josefa da Silva.\n\nDesde os primeiros anos cultivou as letras distinguindo com judiciosa cr\u00edtica o car\u00e1cter e estilo dos poetas e historiadores. Dominava as l\u00ednguas latina, castelhana e francesa.\n\nNaturalmente inclinado \u00e0 poesia, principalmente na l\u00edngua espanhola, comp\u00f4s diversas obras que mereceram o aplauso da intelectualidade da \u00e9poca. Na Academia Portuguesa institu\u00edda no pal\u00e1cio do conde da Ericeira, D. [[Francisco Xavier de Menezes]], foi mestre de Politica, ensinando as m\u00e1ximas desta arte mais pelos ditames do Evangelho, que pelos aforismos de [[T\u00e1cito]].\n\nEntre os primeiros 50 acad\u00e9micos que formaram a [[Academia Real da Hist\u00f3ria Portuguesa]] foi escolhido para escrever as mem\u00f3rias hist\u00f3ricas de el-rei D. [[Jo\u00e3o I de Portugal]], as quais foram publicadas em quatro volumes, na prepara\u00e7\u00e3o dos quais consumiu oito anos. \n\nManteve correspond\u00eancia com os mais eruditos intelectuais espanh\u00f3is do seu tempo, entre os quais frei [[Benito Jer\u00f3nimo Feijoo]] e frei [[Mart\u00edn Sarmiento]].\n\n==Obra==\nEntre outras, \u00e9 autor das seguintes obras:\n*''Diario Metrico em aplauzo de la Immaculada Concepcion de Maria Santissima distribuido por todo el ano''. Lisboa por Paschoal da Sylva Impressor de S. Magestade. 1717.\n*''Memorias para a Historia de Portugal, que comprehende o governo del Rey D. Joa\u00f5 o I. do anno de 1383. at\u00e9 o anno de 1433''. Tom. 1. Lisboa por Joz\u00e8 da Sylva Impressor da Academia Real. 1730.\n*''Memorias para a Historia de Portugal, que comprehende o governo delRey D. Ioa\u00f5 o I. do anno de 1383. at\u00e9 o de 1433''. Tom. 2. ibi pelo dito Impressor. 1731.\n*''Memorias para a Historia de Portugal &c.'' Tom. 3. Lisboa pelo dito Impressor. 1732.\n*''Colle\u00e7a\u00f5 dos Documentos com que se authoriza\u00f5 as Memorias para a vida delRey D. Joa\u00f5 o I. escrita nos primeiros Tres Tomos'' Tom. 4. Lisboa pelo dito Impressor. 1734.\n*''Conta dos seus estudos Academicos recitada no Pa\u00e7o a 22 de Outubro de 1722''. Sahio no Tom. 2. da Colle\u00e7. dos Docum. da Academia Real. Lisboa por Paschoal da Sylva Impressor de S. Magestade, e da Academia Real. 1722. fol.\n*''Conta dos seus estudos Academicos recitada no Pa\u00e7o a 7 de Setembro de 1724. No Tom. 4. da Colle\u00e7. dos Docum. da Academia Real. ibi pelo dito Impressor. 1724. fol.\n*''Conta dos seus estudos Academicos no Pa\u00e7o a 7 de Setembro de 1726''. No Tom. 6. da Colle\u00e7. dos Docum. da Acad. Real. ibi por Ioz\u00e9 Antonio da Sylva. 1726. fol.\n*''Romance Endecasyllabo a la muerte del Serenissimo Senor Infante D. Alexandro hijo de los Se\u00f1ores Reyes de Portugal D. Juan el V. y D. Mariana de Austria.'' Lisboa por Joz\u00e8 Antonio da Sylva. 1728. 4.\n*''A S. Juan de la Cruz, que contemplando el alto Mysterio de la Trindad en su mismo dia y conferiendole con Santa Thereza ambos quedaron extaticos pero el Santo con mas especialidad. Endechas, e Soneto''. Sahira\u00f5 nas Mem. Hist. Paneg. E Metric. do sagrado culto com que o Convento do Carmo de Lisboa celebrou a Canoniza\u00e7a\u00f5 do Doutor Mystico S. Joa\u00f5 da Cruz. Lisboa por Miguel Rodrigues. 1728. 4. de pag. 160. t\u00e9 168. e no 2. Tomo do Jardim Carmelitano novamente cultivado por Fr. Esteva\u00f5 de Santo Angelo. Lisboa na Officina Sylviana. 1741. fol. a pag. 529\n*''Disserta\u00e7a\u00f5 sobre o numero Era. Sahio na Hist. da Acad. Real''. Lisboa por Joz\u00e8 Antonio da Sylva. 1727. 4. desde pag. 132. at\u00e9 145.\n*''Carta escrita a 7 de Mar\u00e7o de 1720. a Julio de Mello de Castro em aplauzo da Vida, que compoz de seu Tio Diniz de Mello de Castro I. Conde das Galveas''. Sahio ao principio desta Obra. Lisboa por Joz\u00e9 Manescal Impressor da Serenissima Caza de Bragan\u00e7a. 1721. fol.\n*''Carta escrita a 31 de Julho de 1728. em aplauzo do Padre Fr. Sima\u00f5 de Santa Catherina compondo a Rela\u00e7a\u00f5 Metrica nas Solemnissimas Festas, que os Religiosos Carmelitas do Carmo de Lisboa fizera\u00f5 \u00e0 Canoniza\u00e7a\u00f5 de S. Joa\u00f5 da Cruz Lisboa na Officina da Musica. 1729. 4.\n*''Cloris, e Ardenio. Poema Tragico''. Consta de 3 Cantos. Dedicado ao Conde da Ericeira D. Francisco Xavier de Menezes. M. S.\n*Diversas obras em Proza, e Verso recitadas em diversas Academias de que se pode formar hum volume de justa grandeza. M. S. Estas obras conserva em seu poder Francisco Antonio Soares da Sylva filho do Author.\n{{Ref-section|Notas}}\n\n{{NF|1672|1739}}\n\n[[Categoria:Escritores de Portugal do s\u00e9culo XVII]]\n[[Categoria:Escritores de Portugal do s\u00e9culo XVIII]]\n[[Categoria:Historiadores de Portugal do s\u00e9culo XVII]]\n[[Categoria:Historiadores de Portugal do s\u00e9culo XVIII]]\n[[Categoria:Acad\u00e9micos da Academia Real da Hist\u00f3ria Portuguesa]]"}]},"2954574":{"pageid":2954574,"ns":0,"title":"Bob Veith","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Mais fontes|data=agosto de 2020}}\n{{Info/Piloto de autom\u00f3vel\n|nome = Bob Veith\n|imagem = \n|imagem_tamanho = \n|imagem_legenda = \n|nome completo = Robert James Veith{{citar web|url=http://www.champcarstats.com/drivers/VeithBob.htm |t\u00edtulo=Bob Veith |publicado=champcarstats.com |idioma=ingl\u00eas}} \n|nacionalidade = {{USAn|o}}\n|nascimento_local = [[Tulare (Calif\u00f3rnia)|Tulare]], [[Calif\u00f3rnia]], [[Estados Unidos]]\n|nascimento_data = {{dni|1|11|1924|si}} \n|morte_local = [[Santa Rosa (Calif\u00f3rnia)|Santa Rosa]], [[Calif\u00f3rnia]], [[Estados Unidos]]\n|morte_data = {{morte|29|04|2006|1|11|1924}} \n|altura = \n|apelido = \n|nome_m\u00e3e = \n|nome_pai = \n|parentesco = \n|c\u00f4njuge = \n|filhos = \n\n|f1_anos = {{AnosF1|1956}}\u2013{{AnosF1|1960}}\n|f1_equipes = Phillips, Kurtis Kraft, Moore, Meskowski\n|f1_numero = \n|f1_gps = 5 \n|f1_titulos = \n|f1_vitorias = \n|f1_podios = \n|f1_pontos = \n|f1_poles = \n|f1_voltas_mais_rapidas = \n|f1_primeira_corrida = [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1956]]\n|f1_primeira_vitoria = \n|f1_ultima_vitoria = \n|f1_ultima_corrida = [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1960]]\n}}\n'''Bob Veith''' ([[1 de novembro]] de [[1926]] \u2013 [[29 de mar\u00e7o]] de [[2006]]) foi um [[automobilista]] de corridas [[norte-americano]] que esteve em quinze (onze) [[500 Milhas de Indian\u00e1polis]], (cinco quando a prova fazia parte do calend\u00e1rio da [[F\u00f3rmula 1]] de {{AnosF1|1950}} at\u00e9 {{AnosF1|1960}}): [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1956|1956]], [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1957|1957]], [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1958|1958]], [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1959|1959]], [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1960|1960]], [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1961|1961]] (n\u00e3o se qualificou), [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1962|1962]], [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1963|1963]], [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1964|1964]], [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1965|1965]], [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1966|1966]] (n\u00e3o se qualificou), [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1967|1967]], [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1968|1968]], [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1969|1969]] (n\u00e3o se qualificou) e [[500 Milhas de Indian\u00e1polis de 1970|1970]] (n\u00e3o se qualificou). Seu melhor resultado em 500 Milhas de Indian\u00e1polis foi o 7\u00ba lugar em 1956.\n\nVeith dirigiu na AAA e USAC Championship Car, disputando na F-1 entre os anos de 1955 a 1968. Ele terminou entre os dez primeiros 37 vezes, ambas em 1958.\n\nVeith classificou-se para sua primeira 500 milhas de indian\u00e1polis em 1956, terminando em s\u00e9timo e ganhando o pr\u00eamio revela\u00e7\u00e3o do ano. Depois de terminar em outro top 10 no ano seguinte, ele se classificou em 4\u00ba em 1958, mas foi eliminado da corrida na primeira volta em um acidente que matou Pat O'Connor. Ele competiu nas 500 milhas mais oito vezes com seu ultimo ano sendo 1968.\n\nAs 500 milhas de Indian\u00e1polis fizeram parte do campeonato da f\u00f3rmula 1 entre 1950 a 1960. Bob Veith participou de 5 corridas entre este per\u00edodo, mas n\u00e3o marcou pontos em nenhuma delas. Bob Veith faleceu em 29 de mar\u00e7o de 2006, aos 81 anos, no Hospital de Santa Rosa, Calif\u00f3rnia, anunciaram os oficiais do Indianapolis Motor Speedway.{{citar web|url=https://www.latimes.com/archives/la-xpm-2006-apr-04-me-passings4.2-story.html |t\u00edtulo=Bob Veith - Sports |publicado=The Last Times |idioma=ingl\u00eas |data=4 de abril de 2006}} \n\n{{Refer\u00eancias}}\n{{esbo\u00e7o-automobilismo}}\n{{DEFAULTSORT:Veith, Bob}}\n[[Categoria:Pilotos de autom\u00f3vel dos Estados Unidos]]"}]},"4864768":{"pageid":4864768,"ns":0,"title":"Maleque Ja\u00e3 Canum, Made e Olia","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Nobre\n|nome = Maleque Ja\u00e3 Canum, Made e Olia\n|t\u00edtulo = Rainha da P\u00e9rsia\n|imagem = Antoin Sevruguin 43 8 SI.jpg\n|reinado = [[1848]]\n|antecessor = [[Maom\u00e9 X\u00e1 Cajar]]\n|sucessor = [[Naceradim X\u00e1 Cajar]]\n|consorte = [[Maom\u00e9 X\u00e1 Cajar]]\n|dinastia = [[Dinastia Cajar|Cajar]]\n|nascimento = {{dni|26|2|1805|si}}\n|cidadenatal= [[Teer\u00e3]], [[Dinastia Cajar|P\u00e9rsia]]\n|morte = {{morte|2|4|1873}}\n|cidademorte= [[Teer\u00e3]], [[Dinastia Cajar|P\u00e9rsia]]}}\n\n'''Maleque Ja\u00e3 Canum, Made e Olia''' ({{Lang-fa|'\u0645\u0644\u06a9 \u062c\u0647\u0627\u0646 \u062e\u0627\u0646\u0645\u060c \u0645\u0647\u062f\u0650 \u0639\u064f\u0644\u06cc\u0627||''Malek Jahan Khanom, Mahd-e Olia''}}; 26 de fevereiro de 1805 - 2 de abril de 1873), nascida '''Maleque Ja\u00e3 Canum Cajar Govanlu''' (''Malek Jahan Khanom Qajar Ghovanloo''), foi uma [[Pr\u00edncipe|princesa]] [[Persas|persa]] da [[dinastia Cajar]], esposa do [[x\u00e1 cajar|x\u00e1 da P\u00e9rsia]] [[Maom\u00e9 X\u00e1 Cajar]] {{nwrap|r.|1834|1848}} e m\u00e3e de [[Naceradim X\u00e1 Cajar]]. Era neta de [[Fate Ali X\u00e1 Cajar]] e prima de seu marido. Foi [[xabanu]] (rainha) do [[Imp\u00e9rio Cajar]] de 5 de setembro at\u00e9 5 de outubro de 1848, entre a morte de seu marido e a ascens\u00e3o ao trono de seu filho. Mas como [[rainha-m\u00e3e]] e exerceu muita influ\u00eancia pol\u00edtica durante o reinado de seu filho de 1848 at\u00e9 sua morte em 1873. \u00c9 descrita como uma personagem politicamente forte.{{Citar web|url=http://www.guide2womenleaders.com/Iran_Heads.htm|titulo=Iran Heads of State|data=13.09.13|acessodata=2017-03-16|obra=www.guide2womenleaders.com|publicado=guide2womenleaders.com|ultimo=|primeiro=}}{{Citar web|url=http://www.guide2womenleaders.com/womeninpower/Womeninpower1840.htm|titulo=Women in power 1840-70|data=|acessodata=2017-03-16|obra=www.guide2womenleaders.com|publicado=guide2womenleaders.com|ultimo=|primeiro=}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n[[Categoria:Rainhas da P\u00e9rsia]]\n[[Categoria:Imp\u00e9rio Cajar]]"}]}}}}