Pigatti Contabilidade - Gestão de Benefícios
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Gestão de Benefícios

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GESTÃO DE BENEFÍCIOS

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Ed. Francisco Franco, Lisboa, 1959. personalidade de fino trato e bem relacionada com a alta sociedade de Lisboa, incluindo o rei [[Carlos I de Portugal|D. Carlos]] que o chegou a visitar mais que uma vez Alfeizer\u00e3o e ali fazer piqueniques.[http://flemingdeoliveira.blogspot.pt/2010/05/rei-d-carlos-i-vitorino-frois-jose.html Vitorino Fr\u00f3is e D. Carlos I].\n\nEstudou em Lisboa, concluindo o [[Curso Superior de Letras]] com um a licenciatura no ent\u00e3o designado Curso Diplom\u00e1tico. Manteve o relacionamento com a elite pol\u00edtica e econ\u00f3mica de Lisboa que herdara de seu pai, assumindo-se como mon\u00e1rquico aquando da [[implanta\u00e7\u00e3o da Rep\u00fablica Portuguesa]], altura em que permaneceu no c\u00edrculo dos apoiantes de deposto rei D. [[Manuel II de Portugal|Manuel II]]. Nesse contexto participou nas incurs\u00f5es mon\u00e1rquicas de 1911-1912 e teve papel relevante no fracassado apoio \u00e0 contra-revolu\u00e7\u00e3o mon\u00e1rquica de janeiro de 1919 em Lisboa e \u00e0 ef\u00e9mera [[Monarquia do Norte]] que dela resultou. Foi tamb\u00e9m um dos adeptos destacados do [[Integralismo Lusitano]] e da [[Causa Mon\u00e1rquica]], transitando depois para o campo dos apoiantes do [[Estado Novo (Portugal)|Estado Novo]], tendo participado em 1934 no I Congresso da [[Uni\u00e3o Nacional]].\n\nDedicou-se \u00e0 gest\u00e3o das propriedades da fam\u00edlia, como agricultor e administrador de empresas. Destacou-se como director da [[Uni\u00e3o Resineira Portuguesa]], tendo papel importante na moderniza\u00e7\u00e3o das explora\u00e7\u00f5es de [[resina de pinheiro]] e na estrutura\u00e7\u00e3o do respectivo gr\u00e9mio. Foi tamb\u00e9m presidente da Casa do Povo de Alfeizer\u00e3o, passando a interessar-se por estas estruturas corporativas. \n\nComo presidente da direc\u00e7\u00e3o da Uni\u00e3o dos Gr\u00e9mios dos Industriais Exportadores de Produtos Resinosos integrou a [[C\u00e2mara Corporativa]], organismo esteve presente em duas legislaturas, a I legislatura (1935-1938), em que integrou a sec\u00e7\u00e3o dos \u00abProdutos florestais\u00bb, e na VI legislatura onde integrou a sec\u00e7\u00e3o de \u00abAgricultura e pecu\u00e1ria\u00bb (2.\u00aa Subsec\u00e7\u00e3o \u2013 Vinhos).\n\nSubscreveu e relatou diversos pareceres, com destaque para os referentes a pol\u00edticas florestais, nomeadamente um referente \u00e0 planta\u00e7\u00e3o de [[eucalipto]]s, e \u00e0 organiza\u00e7\u00e3o corporativa da agricultura. Tendo presidido a uma [[casa do povo]], tamb\u00e9m se dedicou a mat\u00e9rias referentes \u00e0quelas estruturas corporativas, nomeadamente \u00e0 constitui\u00e7\u00e3o de federa\u00e7\u00f5es de casas do povo e \u00e0 sua coopera\u00e7\u00e3o com as institui\u00e7\u00f5es de previd\u00eancia em mat\u00e9ria de constru\u00e7\u00e3o de habita\u00e7\u00f5es econ\u00f3micas.\n\nCasou com Mar\u00eda Josefa Morales de los R\u00edos y Burnay, da Casa dos Condes de Morales de Los R\u00edos, em Espanha. O seu nome \u00e9 recordado na [[topon\u00edmia]] de Alfeizer\u00e3o.[http://www.portugalio.com/alcobaca/largo-jose-rino-de-avelar-frois/ Portugalio].\n\n{{Refer\u00eancias|Notas}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n*[http://alfeizerense.blogspot.pt/2015/03/entrevista-jose-rino-de-avelar-frois.html Entrevista a Jos\u00e9 Rino de Avelar Fr\u00f3is - ''O Alcoa'', 1949].\n\n[[Categoria:Pol\u00edticos de Portugal]]\n[[Categoria:Mon\u00e1rquicos de Portugal]]\n[[Categoria:Apoiantes da Monarquia do Norte\u200e]]\n[[Categoria:Alumni do Curso Superior de Letras]]\n[[Categoria:Naturais de Alcoba\u00e7a (Portugal)]]"}]},"1379284":{"pageid":1379284,"ns":0,"title":"Cingaleses","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Grupo \u00e9tnico\n| grupo= Cingaleses\n| imagem=[[Imagem:Fishermen in Tangalla 4.jpg|180px]]\n| legenda= Pescadores cingaleses em Tangalla\n| popula\u00e7\u00e3o=~ 14 milh\u00f5es\n| lugares={{LKA}}:  14.100.000
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\n{{MYS}}:  25.300\n| l\u00ednguas=Primariamente [[l\u00edngua sinhala|sinhala]].\n| religi\u00f5es=Primariamente [[budismo]] ([[teravada]]), [[cristianismo]] e outros.\n| relacionados=[[Indo-\u00e1ricos]], [[Dravidianos]], [[Wanniyala-Aetto]], [[Bengalis]]\n}}\n\nOs '''cingaleses''' formam o [[etnia|grupo \u00e9tnico]] predominante no [[Sri Lanka]].{{ref|n\u00famero}}\n\nO ''[[Ram\u00e1iana]]'', [[saga]] [[\u00e9pica]] em [[s\u00e2nscrito]], um dos principais textos do [[hindu\u00edsmo]], narra acontecimentos lend\u00e1rios ocorridos na ilha de ''Lanka'': [[Rama]], rei de [[Ayodhya]] ([[Uttar Pradesh]]), luta contra [[Ravana]], rei da ilha de Lanka. A [[arqueologia]] e o estudo da hist\u00f3ria do Sri Lanka t\u00eam permitido estabelecer que at\u00e9 ao ano [[500 a.C.]] invasores [[indo-europeu]]s ocuparam a ilha de Ceil\u00e3o, onde se tinham estabelecido povos [[dravidianos]] e, muito antes, os nativos [[Wanniyala-Aetto]] (ou Veddas). A etnia cingalesa resulta da mesti\u00e7agem dos [[indo-europeus]] que dominaram a ilha desde ent\u00e3o, com diversas popula\u00e7\u00f5es anteriores, que adotaram a l\u00edngua cingalesa.A [http://natvet.sh.se/jna/Human_evolution_a.pdf investiga\u00e7\u00e3o gen\u00e9tica] {{Wayback|url=http://natvet.sh.se/jna/Human_evolution_a.pdf |date=20060617023148 }} testemunha esta mesti\u00e7agem sucessiva operada no Sri Lanka, [[\u00cdndia]] e [[Paquist\u00e3o]]\n\n{{refer\u00eancias}}\n{{Commonscat|Sinhalese people}}\n\n[[Categoria:Grupos \u00e9tnicos do Sri Lanka]]"}]},"4087027":{"pageid":4087027,"ns":0,"title":"Bruce French","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Ator\n| nome = Bruce French\n| ocupa\u00e7\u00e3o =\n| imagem = \n| tamanho_imagem = \n| descri\u00e7\u00e3o = \n| nome_denascimento = \n| outro_nome = \n| data_nascimento = {{dni|4|7|1945}}\n| localidaden = [[Reinbeck]], [[Iowa]], [[Estados Unidos]]\n| nacionalidade = \n| altura = \n| c\u00f4njuge = Eileen Barnett\n| pap\u00e9is_not\u00e1veis = \n| atividade =\n| oscares_academia =\n| emmy =\n| goldenglobe =\n| sag_awards =\n| outros_pr\u00eamios =\n| site_oficial = \n| IMDB_id = \n}}\n'''Bruce French''' ([[Reinbeck]], [[4 de julho]] de [[1945]]) \u00e9 um ator americano que ganhou o pr\u00eamio de Melhor Ator em 2010 pelo Ovation Awards.{{citar jornal|t\u00edtulo=2009/2010 Ovation Award Winners.|url=http://www.lastagetimes.com/2011/01/ovationwinners/|data=17 de janeiro de 2011}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{IMDb name|id=0294050|name=Bruce French}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n{{Portal3|Cinema}}\n\n{{esbo\u00e7o-ator}}\n\n{{DEFAULTSORT:French, Bruce}}\n[[Categoria:Atores dos Estados Unidos]]"}]},"5232256":{"pageid":5232256,"ns":0,"title":"George Ford","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/esporte/atleta\n| esporte = [[Polo aqu\u00e1tico]]\n| nome = George Ford \n| imagem = \n| tamanho = \n| legenda = \n| nomecompleto = George Ford \n| apelido = \n| nacionalidade = {{AUSn|o}} \n| data_nascimento = {{Dni|24|2|1993|lang=br}}\n| local_nascimento = [[Subiaco (Austr\u00e1lia)|Subiaco]], [[Austr\u00e1lia Ocidental]]\n| data_morte = \n| local_morte = \n| peso =\n| altura = \n| disciplina = \n| nivel = \n| clube = \n| atividade = \n| esconder = \n| medaltemplates = \n}}\n'''George Ford''' ([[Subiaco (Austr\u00e1lia)|Subiaco]], [[24 de fevereiro]] de [[1993]]) \u00e9 um jogador de [[polo aqu\u00e1tico]] [[Austr\u00e1lia|australiano]].\n\n== Carreira ==\nFord integrou a [[Sele\u00e7\u00e3o Australiana de Polo Aqu\u00e1tico Masculino|Sele\u00e7\u00e3o Australiana de Polo Aqu\u00e1tico]] que ficou em nono lugar nos [[Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2016|Jogos Ol\u00edmpicos de 2016]].{{citar web|URL=https://www.olympedia.org/athletes/132572|t\u00edtulo=George Ford|autor=|data=|publicado=Olympedia|acessodata=9 de julho de 2020}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{Portal3|Olimp\u00edadas|Austr\u00e1lia}}\n{{esbo\u00e7o-desportista|Polo aqu\u00e1tico}}\n\n{{DEFAULTSORT:Ford, George}}\n[[Categoria:Jogadores de polo aqu\u00e1tico ol\u00edmpicos da Austr\u00e1lia]]\n[[Categoria:Jogadores de polo aqu\u00e1tico nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2016]]"}]},"26953":{"pageid":26953,"ns":0,"title":"183","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Cabe\u00e7alho dos anos\n |s\u00e9culos = [[S\u00e9culo I]] - '''[[S\u00e9culo II]]''' - [[S\u00e9culo III]]\n|d\u00e9cadas = [[D\u00e9cada de 130|130]] [[D\u00e9cada de 140|140]] [[D\u00e9cada de 150|150]] [[D\u00e9cada de 160|160]] [[D\u00e9cada de 170|170]] '''[[D\u00e9cada de 180|180]]''' [[D\u00e9cada de 190|190]] [[D\u00e9cada de 200|200]] [[D\u00e9cada de 210|210]] [[D\u00e9cada de 220|220]] [[D\u00e9cada de 230|230]]\n|anos = [[178]] [[179]] [[180]] [[181]] [[182]] 183 [[184]] [[185]] [[186]] [[187]] [[188]]\n}}\n\n{{Sem imagem|data=outubro de 2009}}\n{{Commonscat}}\n\n[[Categoria:183| ]]\n\n{{Outros calendarios}}\n'''{{PAGENAME}}''' ('''{{Romano|{{PAGENAME}}}}''' na [[numera\u00e7\u00e3o romana]]) foi um [[ano comum]] do [[s\u00e9culo II]] do [[Calend\u00e1rio juliano|Calend\u00e1rio Juliano]], da [[Era de Cristo]], a sua [[letra dominical]] foi F (''52'' semanas), teve in\u00edcio e t\u00e9rmino numa [[ter\u00e7a-feira]]\n{{ExpEsc| estilo_t\u00edtulo = background:#F2F2F2| t\u00edtulo = Ano completo | conte\u00fado = {{Ano F}}}}"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:AnoF.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Commons-logo.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"}]},"76859":{"pageid":76859,"ns":0,"title":"D. Maria","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Desambigua\u00e7\u00e3o|D. Maria}}\n\n* [[Maria Antonieta]] \u2013 arquiduquesa da \u00c1ustria e rainha consorte da Fran\u00e7a\n* [[Maria I de Inglaterra]] \u2013 rainha de Inglaterra\n* [[Maria I de Portugal]] \u2013 rainha de Portugal\n* [[Maria II de Inglaterra]] \u2013 rainha da Inglaterra\n* [[Maria II de Portugal]] \u2013 rainha de Portugal\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* {{vtdesambig|Maria de Portugal}}\n* {{vtdesambig|Maria Ana da \u00c1ustria}}\n{{Desambig-busca|vt=|D. 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Ref.\n|-\n| 1 || [[Edif\u00edcio Parque do Sol]]|| {{BR-RS-Caxias do Sul}} || align=center| 125 ||align=center| 36 ||align=center| 1976 ||align=center| {{citar web |url=https://www.emporis.com/buildings/124312/edificio-parque-do-sol-caxias-do-sul-brazil |t\u00edtulo=Edif\u00edcio Parque do Sol |publicado=Emporis |acessodata=17 de agosto de 2019}}{{citar web |url=https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/almanaque/noticia/2016/11/predio-de-caxias-do-sul-e-o-mais-alto-do-estado-desde-1976-8102023.html |t\u00edtulo=Pr\u00e9dio de Caxias do Sul \u00e9 o mais alto do Estado desde 1976 |publicado=Ga\u00fachaZH |data=1 de novembro de 2016 |acessodata=17 de agosto de 2019}}\n|-\n| 2 || Mirador Residence || {{BR-RS-Novo Hamburgo}} || align=center| 113 ||align=center| 36 ||align=center| 2018 ||align=center| {{citar web |url=https://www.emporis.com/buildings/1445768/mirador-residence-novo-hamburgo-brazil |t\u00edtulo=Mirador Residence |publicado=Emporis |acessodata=17 de agosto de 2019}}{{citar web |url=http://www.winterconstrucoes.com.br/empreendimentos/mirador-residence |t\u00edtulo=Mirador Residence |publicado=Winter Constru\u00e7\u00f5es |acessodata=17 de agosto de 2019}}\n|-\n|3 ||Reserva Sangiovese || {{BR-RS-Passo Fundo}} ||align=center| 113 ||align=center| 33 ||align=center| 2022 ||align=center|{{citar web|url=https://construtorauna.com.br/empreendimento/reserva-sangiovese/|t\u00edtulo=Reserva Sangiovese - UNA Construtora|acessodata=17 de agosto de 2019}}\n|-\n| 4 || Sunset Residence || {{BR-RS-Novo Hamburgo}} || align=\"center\" | 111 || align=\"center\" | 32 || align=\"center\" | || align=\"center\" | {{citar web |url=https://www.emporis.com/buildings/259512/sunset-residence-novo-hamburgo-brazil |t\u00edtulo=Sunset Residence |publicado=Emporis |acessodata=17 de agosto de 2019}}\n|-\n| 5 || [[Edif\u00edcio Santa Cruz]]|| {{BR-RS-Porto Alegre}} || align=\"center\" | 107 || align=\"center\" | 32 || align=\"center\" | 1958 || align=\"center\" | {{citar web |url=https://www.emporis.com/buildings/119955/santa-cruz-porto-alegre-brazil |t\u00edtulo=Santa Cruz |publicado=Emporis |acessodata=17 de agosto de 2019}}{{citar web |url=https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/almanaque/noticia/2016/10/predio-da-rua-da-praia-mantem-posto-de-mais-alto-de-porto-alegre-desde-1958-7864170.html |t\u00edtulo=Pr\u00e9dio da Rua da Praia mant\u00e9m posto de mais alto de Porto Alegre desde 1958 |publicado=Ga\u00fachaZH |data=21 de outubro de 2016 |acessodata=17 de agosto de 2019}}\n|-\n| 6 || Espl\u00eandido Residencias || {{BR-RS-Novo Hamburgo}} || align=\"center\" | 104 || align=\"center\" | 32 || align=\"center\" | 2018 || align=\"center\" | {{citar web |url=https://www.emporis.com/buildings/1414927/esplendido-residencias-novo-hamburgo-brazil |t\u00edtulo=Espl\u00eandido Residencias |publicado=Emporis |acessodata=17 de agosto de 2019}}\n|-\n| 7 || Coliseu || {{BR-RS-Porto Alegre}} || align=\"center\" | 100 || align=\"center\" | 30 || align=\"center\" | 1962 || align=\"center\" | {{citar web |url=https://www.emporis.com/buildings/119950/coliseu-porto-alegre-brazil |t\u00edtulo=Coliseu |publicado=Emporis |acessodata=17 de agosto de 2019}}\n|-\n| 8 || Porto Brasil || {{BR-RS-Novo Hamburgo}} || align=\"center\" | 100 || align=\"center\" | 28 || align=\"center\" | 2009 || align=\"center\" | {{citar web |url=https://www.emporis.com/buildings/292721/porto-brasil-novo-hamburgo-brazil |t\u00edtulo=Porto Brasil |publicado=Emporis |acessodata=17 de agosto de 2019}}\n|}\n\n== Em constru\u00e7\u00e3o ==\n{| class=\"wikitable sortable\"\n|-\n! width=250|Nome !! Localiza\u00e7\u00e3o !! Altura (m) !! Andares !! Ano de conclus\u00e3o
(previsto) !! Ref.\n|-\n|Chardonnay 257\n|[[Ficheiro:Bandeira-passofundo.png|esquerda|semmoldura|15x15px]][[Passo Fundo]]|| align=\"center\" | 140 || align=\"center\" | 40 || align=\"center\" | 2025 || align=\"center\" |{{citar web|url=https://rduirapuru.com.br/cidade/obras-do-maior-edificio-residencial-do-rs-ja-iniciaram-em-passo-fundo/|t\u00edtulo=Obras do maior edif\u00edcio residencial do RS j\u00e1 iniciaram em Passo Fundo|acessodata=16 de novembro de 2021}}\n|-\n| Residencial S\u00e3o Crist\u00f3v\u00e3o\n|[[Ficheiro:Bandeira-lajeadors.jpg|esquerda|semmoldura|15x15px]][[Lajeado (Rio Grande do Sul)|Lajeado]]|| align=\"center\" | 140 || align=\"center\" | 38 || align=\"center\" | 2023 || align=\"center\" |{{citar web|url=https://www.lyall.com.br/projeto/residencial-sao-cristovao|t\u00edtulo=Residencial S\u00e3o Crist\u00f3v\u00e3o|acessodata=17/01/2023}}\n|-\n|Infinity Residence\n|[[Ficheiro:BandeiraSantaMariaRS.svg|esquerda|semmoldura|15x15px]][[Santa Maria (Rio Grande do Sul)|Santa Maria]] || align=\"center\" | 97 || align=\"center\" | 27 || align=\"center\" | 2026 || align=\"center\" |{{citar web|url=http://www.infinityresidencesm.com.br/|titulo=Infinity Residence}}\n|-\n| Torre de S\u00e3o Gon\u00e7alo \n|[[Ficheiro:Bandeira_Pelotas.png|esquerda|semmoldura|15x15px]][[Pelotas]]|| align=\"center\" | 87 || align=\"center\" | 28 || align=\"center\" | 2022 || align=\"center\" |{{citar web|url=https://www.vivaidealiza.com.br/verticais/empreendimento/torre-de-sao-goncalo|t\u00edtulo=Torre de S\u00e3o Gon\u00e7alo|acessodata=17/07/2021|data=|ultimo=|primeiro=}}\n|}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Edif\u00edcios mais altos dos estados do Brasil}}\n\n[[Categoria:Listas de arranha-c\u00e9us do Brasil|Rio Grande do Sul]]\n[[Categoria:Arranha-c\u00e9us do Rio Grande do Sul| ]]"}]},"825500":{"pageid":825500,"ns":0,"title":"569 Misa","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Asteroide\n|numero = 569\n|nome = Misa\n|data_descoberta = [[27 de Julho]] de [[1905]]\n|descobridor = [[Johann Palisa]]\n|categoria = [[Cintura de asteroides|Cintura principal]]\n|perelio = 2,170481\n|afelio = 3,1418484\n|excentricidade = 0,1828515\n|T_orb_dia = 1 581,17\n|T_orb_ano = 4,33\n|V_orb_media = 18,27533033\n|inclinacao = 1,29584\n|dimens\u00e3o = 72,95\n|massa = \n|densidade = \n|gravidade =\n|V_escape =\n|T_rotacao =\n|distancia_sol = 2,6561647\n|classe_espectro = \n|magnitude_abs = 13,154\n|albedo = 0,0297\n|temp_media_C =\n|satelites = \n}}\n'''Misa''' (asteroide 569) \u00e9 um [[asteroide]] da [[Cintura de asteroides|cintura principal]] com um di\u00e2metro de 72,95 [[quil\u00f3metros]], a 2,170481 [[Unidade astron\u00f4mica|UA]]. Possui uma [[excentricidade orbital|excentricidade]] de 0,1828515 e um [[per\u00edodo orbital]] de 1 581,17 [[dia]]s (4,33 [[anos]]).\n\n'''Misa''' tem uma [[velocidade orbital|velocidade orbital m\u00e9dia]] de 18,27533033 km/s e uma [[inclina\u00e7\u00e3o]] de 1,29584\u00ba.{{citar web|URL=http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=569|t\u00edtulo=569 Misa|autor=|data=|publicado=NASA|acessodata=22 de dezembro de 2013|l\u00edngua=en}}\n\nEste [[asteroide]] foi descoberto em [[27 de Julho]] de [[1905]] por [[Johann Palisa]].\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Lista de asteroides]]\n* [[Cintura de asteroides|Cintura principal]]\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n{{LinksAsteroide|569}}\n\n{{esbo\u00e7o-asteroide}}\n{{NavAsteroides\n|ant2= [[567 Eleutheria]]\n|ant1= [[568 Cheruskia]]\n|artigo= 569 Misa\n|seg1= [[570 Kythera]]\n|seg2= [[571 Dulcinea]]\n}}\n{{semimagem-asteroide}}\n\n[[Categoria:Asteroides da cintura principal]]\n[[Categoria:Asteroides Misa]]\n[[Categoria:Objetos astron\u00f4micos descobertos em 1905]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:951 Gaspra.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"}]},"995106":{"pageid":995106,"ns":0,"title":"Arte da Fuga","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"'''A Arte da Fuga''' (''Die Kunst der Fuge'', em alem\u00e3o), [[BWV]] 1080, \u00e9 uma pe\u00e7a inacabada do compositor alem\u00e3o [[Johann Sebastian Bach]]. A composi\u00e7\u00e3o da obra provavelmente se iniciou em [[1742]]. A primeira vers\u00e3o de Bach que continha 12 [[fuga]]s e dois [[c\u00e2nones]] foi copiada em [[1745]]. Este [[manuscrito]] tinha um t\u00edtulo ligeiramente diferente, acrescentado posteriormente por seu genro, Altnickol: ''Die Kunst der Fuga''. A segunda vers\u00e3o da obra foi publicada depois de sua morte em [[1750]], contendo 14 fugas e quatro c\u00e2nones. A obra demonstra o completo dom\u00ednio de Bach da mais complexa forma de express\u00e3o musical dentro da m\u00fasica erudita, conhecida como [[contraponto]]. A obra \u00e9 composta de combina\u00e7\u00f5es engenhosas e particularmente elaboradas de temas relativamente simples desenvolvidos como composi\u00e7\u00f5es da mais alta musicalidade. ''A Arte da Fuga'' se situa entre os pontos mais altos a que chegou a m\u00fasica europeia devido \u00e0 complexidade \u00fanica de sua forma e estrutura.\n\nCada uma das fugas, com exce\u00e7\u00e3o da \u00faltima, inacabada (ver, entretanto, coment\u00e1rio sobre esta fuga [[#A fuga inacabada|a seguir]]) utilizam o mesmo [[Fuga|sujeito]], em R\u00e9 menor:\n\n\n\n[[Ficheiro:Kunst der Fuge.png|thumb|right|500 px|A Arte da Fuga]]\n\n== As fontes ==\nNa edi\u00e7\u00e3o impressa de [[1751]], os v\u00e1rios movimentos est\u00e3o grosseiramente arrumados em ordem crescente de sofistica\u00e7\u00e3o dos recursos contrapont\u00edsticos utilizados. O n\u00famero em algarismos ar\u00e1bicos no t\u00edtulo indica o n\u00famero de vozes da fuga, com exce\u00e7\u00e3o da \u00faltima, em que a express\u00e3o ''a 3 Soggetti'', significa \"com tr\u00eas sujeitos\":\n\nFugas simples:\n\n: 1. ''Contrapunctus I'', e\n: 2. ''Contrapunctus II'': fugas monotem\u00e1ticas simples, a quatro vozes, sobre o mesmo tema principal.\n: 3. ''Contrapunctus III'', e\n: 4. ''Contrapunctus IV'': fugas monotem\u00e1ticas simples, a quatro vozes, sobre a [[Invers\u00e3o (m\u00fasica)|invers\u00e3o]] do tema principal, isto \u00e9, o tema \u00e9 \"virado de cabe\u00e7a para baixo\".\n\nContra-fugas, nas quais uma varia\u00e7\u00e3o do sujeito principal \u00e9 utilizada tanto na forma regular como invertida:\n\n: 5. ''Contrapunctus V'': cont\u00e9m v\u00e1rias entradas em ''[[stretto]]'', como tamb\u00e9m os ''Contrapuncti VI'' e ''VII''.\n: 6. ''Contrapunctus VI, a 4 in Stylo Francese'': em ritmo pontuado, conhecido como \"estilo franc\u00eas\" na \u00e9poca de Bach.\n: 7. ''Contrapunctus VII, a 4 per Augmentationem et Diminutionem'': utiliza vers\u00f5es [[Aumento (m\u00fasica)|aumentadas]] (dobra a dura\u00e7\u00e3o de todas as notas) e [[Diminui\u00e7\u00e3o (m\u00fasica)|diminuidas]] (reduz \u00e0 metade a dura\u00e7\u00e3o e todas as notas) do sujeito principal e de sua invers\u00e3o.\n\n[[Fuga#Fuga dupla .28tripla.2C qu\u00e1drupla.29|Fugas duplas e triplas]] com dois e tr\u00eas sujeitos, respectivamente:\n\n: 8. ''Contrapunctus VIII, a 3'': fuga tripla.\n: 9. ''Contrapunctus IX, a 4 alla Duodecima'': fuga dupla\n: 10. ''Contrapunctus X, a 4 alla Decima'': fuga dupla.\n: 11. ''Contrapunctus XI, a 4'': fuga tripla.\n\nFugas espelho, nas quais ''toda a partitura'' pode ser invertida sem perda da musicalidade:\n\n: 12. ''Contrapunctus XII, a 4'': as vers\u00f5es ''rectus'' (normal) e ''inversus'' (de cabe\u00e7a para baixo) geralmente s\u00e3o tocadas em movimento contr\u00e1rio (''back to back'').\n: 13. ''Contrapunctus XIII, a 3'': segunda fuga espelho a tr\u00eas vozes, tamb\u00e9m uma contrafuga.\n\nC\u00e2nones identificados por intervalo e t\u00e9cnica:\n\n: 14. ''Canon alla Octava'': C\u00e2none \u00e0 oitava. As duas vozes imitativas est\u00e3o separadas por uma oitava.\n: 15. ''Canon alla Decima in Contrapunto alla Terza'': C\u00e2none \u00e0 d\u00e9cima, contraponto \u00e0 ter\u00e7a.\n: 16. ''Canon alla Duodecima in Contrapunto alla Quinta'': C\u00e2none \u00e0 d\u00e9cima segunda, contraponto \u00e0 quinta.\n: 17. ''Canon per Augmentationem in Contrario Motu'': C\u00e2none aumentado em movimento invertido.\n\nUm arranjo do ''Contrapunctus XIII'' (ver abaixo):\n\n: 18. ''Fuga a 2'' (''rectus''), e ''Alio modo Fuga a 2'' (''inversus'')\n\nFuga qu\u00e1drupla inacabada:\n\n: 19. ''Fuga a 3 Soggetti'' (''Contrapunctus XIV''): Fuga trippla, ou possivelmente qu\u00e1drupla, a 4 vozes, em que o terceiro sujeito se baseia no tema BACH (Si bemol\u2013L\u00e1\u2013D\u00f3\u2013Si bequadro).\n\nA ordem das fugas e c\u00e2nones tem sido motivo para debates, principalmente porque h\u00e1 diferen\u00e7as entre os manuscritos e as edi\u00e7\u00f5es impressas que surgiram imediatamente ap\u00f3s a morte de Bach. Raz\u00f5es musicais tamb\u00e9m t\u00eam sido invocadas para propor diferentes sequ\u00eancias nas publica\u00e7\u00f5es e/ou execu\u00e7\u00f5es mais recentes da obra, como, por exemplo, a edi\u00e7\u00e3o de Wolfgang Graeser, em 1927.\n\nA edi\u00e7\u00e3o impressa de 1751 continha, al\u00e9m de um grande n\u00famero de erros e outras imperfei\u00e7\u00f5es, um arranjo em quatro partes do Contrapunctus XIII, para ser tocado em dois teclados (''rectus'' BWV 1080/18,1 e ''inversus'' BWV 1080/18,2). Duvida-se, entretanto, que a indica\u00e7\u00e3o impressa \"a 2 Clav.\" e a quarta voz acrescentada, que n\u00e3o \u00e9 espelhada, conforme era a pr\u00e1tica usual de Bach, seja dele, ou de seu(s) filho(s), que supervisionaram esta primeira edi\u00e7\u00e3o.\n\nDe acordo com as fontes contempor\u00e2neas, a grava\u00e7\u00e3o das chapas de cobre para a edi\u00e7\u00e3o impressa deve ter come\u00e7ado pouco antes da morte do compositor, mas, devido \u00e0 sua doen\u00e7a \u00e0 \u00e9poca, \u00e9 improv\u00e1vel que Bach tenha supervisionado de alguma maneira a prepara\u00e7\u00e3o da edi\u00e7\u00e3o. \n\nA primeira edi\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m incorpora uma pe\u00e7a n\u00e3o relacionada ao resto da obra, como uma esp\u00e9cie de \"conclus\u00e3o apropriada\", o prel\u00fadio coral ''Vor deinen Thron tret Ich hiermit'' (''Perante Teu Trono me apresento''), BWV 668a, o qual se afirma que Bach ditou no seu leito de morte.\n\nUma c\u00f3pia manuscrita melhor, de 1742, cont\u00e9m ''Contrapuncti I\u2013III'', ''V\u2013IX'', e ''XI\u2013XIII'' mais os c\u00e2nones de oitava e aumentado e uma vers\u00e3o mais antiga do ''Contrapunctus X''.\n\n== A fuga inacabada ==\nO ''Contrapunctus XIV'' \u00e9 interrompido abruptamente no meio da terceira se\u00e7\u00e3o, no compasso 239:\n\n[[Ficheiro:Bach-unfinishedfugue.jpg|800px|center|thumb|A fuga inacabada]]\n\nA partitura aut\u00f3grafa tem uma anota\u00e7\u00e3o com a caligrafia de [[Carl Philipp Emanuel Bach]] que reza: ''\"\u00dcber dieser Fuge, wo der Nahme B A C H im Contrasubject angebracht worden, ist der Verfasser gestorben.\"'' (\"Neste ponto em que o compositor introduz no contrassujeito desta fuga o nome 'B A C H' , o compositor faleceu.\") Entretanto, os pesquisadores modernos questionam esta vers\u00e3o, especialmente porque as notas musicais comprovam que foram indubitavelmente escritas pela m\u00e3o de Bach, numa \u00e9poca anterior \u00e0quela em que sua vis\u00e3o deteriorante provocava uma escrita err\u00e1tica, provavelmente entre 1748-1749. Ver, por exemplo, ''Johann Sebastian Bach, the Learned Musician'' de Christoph Wolff, ISBN 0-393-04825-X.\n\nMuitos especialistas, incluindo Gustav Nottebohm (1881), Wolff e Davitt Moroney t\u00eam argumentado que a inten\u00e7\u00e3o original era que a pe\u00e7a fosse uma fuga qu\u00e1drupla, com o tema de abertura do ''Contrapunctus I'' sendo introduzido como o quarto sujeito. O t\u00edtulo ''Fuga a 3 soggetti'', em italiano e n\u00e3o em latim, n\u00e3o foi dado pelo compositor, mas por seu filho, Carl P.E. Bach e o obitu\u00e1rio de Bach menciona \"um rascunho para uma fuga a quatro vozes que deveria conter quatro temas\". A combina\u00e7\u00e3o dos quatro temas levaria a obra a um cl\u00edmax apropriado. Wolff tamb\u00e9m suspeitava que Bach possa ter terminado a fuga numa p\u00e1gina perdida, chamada por ele de ''fragmento X'', na qual o compositor teria tentado trabalhar o contraponto entre os quatro sujeitos.\n\nAlguns m\u00fasicos e music\u00f3logos t\u00eam tentado completar o ''Contrapunctus XIV'', como o m\u00fasico te\u00f3rico Hugo Riemann, o music\u00f3logo Donald Tovey, o organista Helmut Walcha e Moroney. A ''Fantasia Contrappuntistica'' de [[Ferruccio Busoni]] se baseia no ''Contrapunctus XIV'', mas \u00e9 antes um trabalho de Busoni do que de Bach. O trabalho de Moroney (um arquivo MIDI que pode ser encontrado [http://mypage.direct.ca/a/abartel/midi.htm aqui]) \u00e9 a mais curta e considerada por alguns como a mais convincente . A grava\u00e7\u00e3o de [[Glenn Gould]], parou deliberadamente a pleno volume, no primeiro tempo do compasso 233, que marca o fim da edi\u00e7\u00e3o impressa de 1751; o manuscrito continua at\u00e9 o primeiro tempo do compasso 239 e a voz do tenor continua at\u00e9 o fim do compasso. A maioria dos int\u00e9rpretes acrescentam esses compassos e v\u00e3o diminuindo a intensidade do som nas \u00faltimas notas.\n\n=== A matriz permuta\u00e7\u00e3o ===\nEm 1991, uma descoberta espantosa foi publicada em resposta, com bastante possibilidade de certeza, \u00e0 pergunta feita por Zolt\u00e1n G\u00f6ncz, a respeito de como Bach planejava a apar\u00eancia do quarto sujeito, o sujeito principal do ciclo: \n\nDurante a exposi\u00e7\u00e3o dos tr\u00eas primeiros sujeitos (primeiro sujeito:comp. 1-21; segundo sujeito:comp.114-141, terceiro sujeito:comp. 193-207), Bach utilizou uma sequ\u00eancia em s\u00e9rie das entradas das vozes decidida antecipadamente, pela qual ele determinava os par\u00e2metros de espa\u00e7o e tempo das entradas dos sujeitos. A superposi\u00e7\u00e3o das tr\u00eas matrizes da exposi\u00e7\u00e3o prenuncia e desenvolve, como um negativo, a sequ\u00eancia de entrada das vozes do quarto sujeito. A c\u00f3pia dos quatro sujeitos, um sobre o outro, mostra uma constru\u00e7\u00e3o caracter\u00edstica da obra de Bach que ocorre principalmente nas fugas vocais, a [[Fuga#Fuga permuta\u00e7\u00e3o|fuga permuta\u00e7\u00e3o]].\n\n[[Ficheiro:Matriz permutacao.png|Commons]]\n\n\n\nEmbora paradoxal, segue-se da l\u00f3gica da composi\u00e7\u00e3o de uma fuga qu\u00e1drupla, que as combina\u00e7\u00f5es interligando os quatro sujeitos e retornando ao \u00faltimo ao interpretar a obra, j\u00e1 estivessem completadas ''bem na primeira etapa'' da composi\u00e7\u00e3o, porque a possibilidade de sobrepor os quatro sujeitos (1+2+3+4) \u00e9 uma condi\u00e7\u00e3o ''[[sine qua non]]'' na escrita de uma fuga qu\u00e1drupla. \n\nUm dos aspectos desafiadores do Contrapunctus XIV, \u00e9 que nesse movimento Bach constr\u00f3i o ''stretto'' das exposi\u00e7\u00f5es completas. Na exposi\u00e7\u00e3o dos tr\u00eas primeiros sujeitos, ele \"programou\" a pr\u00f3xima permuta\u00e7\u00e3o dos ''stretti'', aplicando em seguida as exposi\u00e7\u00f5es como \"programas\", \"algoritmos\". \u00c9 provado que a \"matriz permuta\u00e7\u00e3o\", al\u00e9m de ter sido, autenticamente gerada por Bach, j\u00e1 estava pronta na g\u00eanese da obra, isto \u00e9, antes mesmo que o trecho sobrevivente tivesse sido escrito.\n\nA descoberta da matriz permuta\u00e7\u00e3o foi uma das mais essenciais para garantir a possibilidade de reconstru\u00e7\u00e3o do ''Contrapunctus XIV'' de forma bastante pr\u00f3xima \u00e0 \"forma original planejada por Bach\"G\u00f6ncz, Z.: '''Reconstruction of the Final Contrapunctus of The Art of Fugue''', in: ''International Journal of Musicology'' Vol. 5, pp. 25\u201393. 1997 ISBN 3-631-49809-8; Vol. 6, pp. 103\u2013119. 1998 ISBN 3-631-33413-3) Partitura publicada por Carus-Verlag [CV 18.018] (Ver Liga\u00e7\u00f5es Externas).\n\n== Algumas execu\u00e7\u00f5es da Arte da Fuga ==\nVer [https://web.archive.org/web/20070908201718/http://www.jsbach.org/1080.html aqui] para uma lista mais completa.\n\n''[[Cravo (instrumento)|Cravo]]'':\n* Davitt Moroney (1985) \n* Menno Van Delft (1999)\n* S\u00e9bastian Guillot (2006)\n\n''[[Piano]]'':\n* Charles Rosen (1967)\n* Tatiana Nikolayeva (1992)\n* Walter Riemer (2006),utilizando um [[pianoforte]] do tipo utilizado por Mozart\n\n''[[\u00d3rg\u00e3o (instrumento musical)|\u00d3rg\u00e3o]]'':\n* Helmut Walcha (1956, 1970) As grava\u00e7\u00f5es de Walcha (1970) e de Moroney incluem ambas a complementa\u00e7\u00e3o do ''Contrapunctus XIV'' e o original n\u00e3o terminado, enquanto que a de Bergel inclui apenas sua tentativa de completar a obra.\n* [[Glenn Gould]] (1962) incompleta Execu\u00e7\u00e3o parcial ao \u00f3rg\u00e3o (''Contrapuncti I\u2013IX'') e ao piano (''I, II, IV, IX, XI, XIII inversus,'' and ''XIV'').\n* Andr\u00e9 Isoir (1983[?])\n* Marie-Claire Alain (1993)\n\n''[[Quarteto de cordas]]'':\n* Italian Quartet (1985)\n* [[Juilliard String Quartet]] (1989)\n* Keller Quartet (1997)\n* Emerson Quartet (2003)\n\n''Orquestra '':\n* Milan Munclinger com Ars Rediviva (1959, 1966, 1979)\n* [[Hermann Scherchen]] com a Orchestre de la RTSI (1965) Com exce\u00e7\u00e3o dos c\u00e2nones que na grava\u00e7\u00e3o s\u00e3o interpretados pelo cravista Kenneth Gilbert.\n* Karl Ristenpart with Chamber Orchestra of the Saar (1965)\n* [[Jordi Savall]] with Hesperion XX (1986)\n* Erich Bergel with Cluj Philharmonic Orchestra (1991) \n* [[Karl M\u00fcnchinger]] & Stuttgarter Kammerorchester (2001)\n\n''Outros'':\n* [[Musica Antiqua K\u00f6ln]] (director [[Reinhard Goebel]]) para quarteto de cordas/cravo e outras combina\u00e7\u00f5es com tais instrumentos (1984)\n* Berliner Saxophon Quartett para [[saxophone]] (1990)\n* J\u00f3zsef E\u00f6tv\u00f6s para dois [[Viol\u00e3o|viol\u00f5es]] de oito cordas (2002)\n* Amsterdam Loeki Stardust Quartet para quarteto de [[Flauta doce|flautas doce]] (1998)\n* Fretwork para conjunto de [[viola]]s (2002)\n\n{{refer\u00eancias|Notas e Refer\u00eancias}}\n\nDr. Serban Nichifor: \"The Art of Fugue\" vers\u00e3o para 2 quartetos de viol\u00f5es. Int\u00e9rpretes: Calin Grigoriu, Gabriel Brosteanu, Radu Miculita,Hanelore Mocanu, Radu Corbos, Andra Stanciu, Zsolt Bara and Tudor Niculescu-Mizil; National University of Music Bucharest (Rum\u00eania), 23.04.2007\n\n== Media ==\n{{Audio|The_Art_of_Fugue,_Contrapunctus_I.ogg\u200e|Contrapunctus I}}\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[:en:List of compositions of Johann Sebastian Bach|Rela\u00e7\u00e3o de composi\u00e7\u00f5es de Johann Sebastian Bach]], em ingl\u00eas.\n* [[:en:Bach compositions printed during the composer's lifetime|Composi\u00e7\u00f5es de Bach impressas durante a vida do compositor]], em ingl\u00eas.\n* [[:en:Unfinished symphony|Sinfonia inacabada]], em ingl\u00eas.\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [http://pipedreams.publicradio.org/articles/artoffugue/index.shtml Ensaio sobre \"A Arte da Fuga\"], em ingl\u00eas.\n* [https://web.archive.org/web/20140131011107/http://jan.ucc.nau.edu/~tas3/introaof.html Introdu\u00e7\u00e3o a \"A Arte da Fuga\"], em ingl\u00eas.\n* [http://www.mutopiaproject.org/cgibin/make-table.cgi?searchingfor=kunst+der+fuge ''Die Kunst der Fuge'' Partituras e arquivos MIDI no s\u00edtio do projeto Mutopia.]\n* [http://www.kunstderfuge.com/bach/canons.htm#Art ''A Arte da Fuga ''] em arquivos [[MIDI]]\n* [http://www.jsbach.net/images/unfinishedfugue.html Imagem da conclus\u00e3o da fuga final no s\u00edtio externo]\n* [http://www.imslp.org/index.php?title=Art_of_the_Fugue,_BWV_1080_(Bach,_Johann_Sebastian) Partituras no dom\u00ednio p\u00fablico de \" A Arte da Fuga\" em '''IMSLP''']\n* [https://web.archive.org/web/20070928004031/http://www.carus-verlag.com/index.php3?selSprache=1&BLink=KKArtikel&ArtNummer=1801800 Contrapunctus XIV (a fuga qu\u00e1drupla reconstru\u00edda) \u2013 Carus-Verlag]\n\n\n\n{{Commonscat|The Art of Fugue}}\n\n[[Categoria:Composi\u00e7\u00f5es de Johann Sebastian Bach]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Bach-unfinishedfugue.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Commons-logo.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Kunst der Fuge.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Matriz permutacao.png"}]},"1393578":{"pageid":1393578,"ns":0,"title":"Leptolalax sungi","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Taxonomia\n| nome = ''Leptolalax sungi''\n| imagem = \n| estado = DD\n| estado_ref = \n| reino = [[Animalia]]\n| filo = [[Chordata]]\n| classe = [[Amphibia]]\n| ordem = [[Anura]]\n| fam\u00edlia = [[Megophryidae]]\n| g\u00e9nero = ''[[Leptolalax]]''\n| esp\u00e9cie = '''''L. sungi'''''\n| binomial = ''Leptolalax sungi''\n| binomial_autoridade = Lathrop, Murphy, Orlov & Cuc, 1998\n| sin\u00f3nimos = }}\n'''''Leptolalax sungi''''' \u00e9 uma [[esp\u00e9cie]] de [[Anf\u00edbios|anf\u00edbio]] da [[Fam\u00edlia (biologia)|fam\u00edlia]] [[Megophryidae]].\n\n\u00c9 end\u00e9mica do [[Vietname]].\n\nOs seus [[habitat]]s naturais s\u00e3o: florestas subtropicais ou tropicais h\u00famidas de baixa altitude, regi\u00f5es subtropicais ou tropicais h\u00famidas de alta altitude e [[rio]]s.\n\nEst\u00e1 amea\u00e7ada por [[Destrui\u00e7\u00e3o de habitat|perda de habitat]].\n\n==Refer\u00eancias==\n\n{{citar IUCN doi|assessores=Ohler, A. & Bain. R. |ano=2004|g\u00e9nero=Leptolalax|esp\u00e9cie=sungi|anoIUCN=2006|acessodata=23 de Julho de 2007}}\n\n\n{{wikispecies}}\n\n{{esbo\u00e7o-anuro}}\n\n{{Portal3|Anf\u00edbios e r\u00e9pteis}}\n\n{{controlo de autoridade}}\n\n[[Categoria:Leptolalax]]\n[[Categoria:Anf\u00edbios descritos em 1998]]"}]}}}}