Pigatti Contabilidade - Quem somos
Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. 
pigatti

pigatti contabilidade quem somos

 (11) 3340.6655     (11) 95636.4873     contato@pigatti.com.br      Cliente      Processos   
    
  
A PIGATTI É MAIS DO QUE UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

Nós somos os parceiros certos para a gestão da sua empresa. Com mais de 60 anos de experiência, trabalhamos com transparência e responsabilidade para que o seu negócio seja alavancado rumo ao sucesso.

E TRAZEMOS UMA NOVIDADE!

Apresentamos o Grupo Advisor, novo braço da Pigatti Negócios. Essa união conta com mais de seis décadas de experiência em Consultoria Pessoal e Empresarial para encontrar soluções e agregar no crescimento dos seus negócios e na proteção do seu patrimônio.
Em todos esses anos de trabalho, acumulamos todas as especialidades requeridas no mercado de consultoria: societários, auditores, contadores e tributaristas. Assim, estamos sempre capacitados e dispostos a desenvolver as melhores estratégias para a segurança e economia do seu patrimônio.
Estamos prontos para te auxiliar no que sua empresa precisa hoje, pensando na estabilidade de um futuro promissor!
A Pigatti e o Grupo Advisor atendem todo o Brasil e a diferença geográfica já não é mais um impedimento. Confira mais sobre o Grupo Advisor:

Empreender no Brasil é um grande desafio. Empresas fecham as portas todos os dias, porque o país em que vivemos não apoia o empreendedor. Ao invés disso, a burocracia aumenta e continua criando mais limitadores e impeditivos para você crescer e ter sucesso no seu negócio. Isso sem falar na carga tributária cada vez mais alta. Parece que você trabalha só para pagar impostos. Aliás, você nunca trabalhou tanto. E onde estão os resultados?

Nessa luta pela sobrevivência da sua empresa, você se sente sozinho e desamparado. Não conta com a ajuda de um dos profissionais que mais precisa nesse momento: o seu Contador, aquele que deveria lhe orientar e dizer os melhores caminhos para o seu negócio se desenvolver e enfrentar a burocracia imposta pelo governo.
Você está cansado de esperar uma resposta sobre as suas dúvidas, um atendimento que solicitou ou até mesmo uma iniciativa que ofereça algo para melhorar a sua empresa.

É exatamente por observar todas as suas dores que nós percebemos que o seu verdadeiro problema não é apenas a burocracia ou a carga tributária brasileira. Você sofre com aquilo que costumamos chamar de "síndrome dos escritórios manuseadores de documentos".

A maioria das assessorias contábeis do mercado se resume a apenas calcular a Folha de Pagamento, realizar os lançamentos e apurar os seus impostos. Muitos não têm tempo e nem conhecimento para lhe atender e entender o que realmente a sua empresa precisa: seja um enquadramento tributário adequado, um planejamento financeiro ou uma revisão no seu marketing ou gestão.

Por outro lado, quando você tem o suporte de um profissional que, além de um contador de confiança, é um verdadeiro parceiro, que lhe apoia e enxerga o seu negócio de forma profunda e detalhada, você tem à mão todas as possibilidades para superar as adversidades citadas acima e vencer o jogo.

É por isso que você precisa de um escritório que se antecipe e o oriente na gestão, administração tributária, financeira, organizacional e até no marketing da sua empresa. Sem que nenhuma dessas demandas venha sempre de você.
Então nós lhe convidamos, hoje, a ter sucesso no seu empreendimento. A não se sentir mais sozinho. A ter alguém ao seu lado que ajude nas tomadas de decisão. Nós lhe convidamos a ter uma empresa saudável e a vencer o verdadeiro jogo empresarial.
VALORES

• Verdade
Valorizamos a verdade acima de tudo;

• Compartilhar
Priorizamos compartilhar experiências e vivências com nossos clientes, para que todos sejamos melhores na gestão dos nossos negócios;

• Ética
Tudo o que fazemos no nosso dia a dia está alicerçado na transparência, ética e responsabilidade;

• Paixão
Nosso principal combustível é o amor pelo que fazemos;

• Empatia
Nos colocamos no lugar dos clientes em todos os processos de atendimento;

• Responsabilidade
Somos responsáveis pelas nossas ações.

pigatti

1958 - FUNDAÇÃO - Rolando Pigatti fundou o Escritório de Contabilidade Rolando Pigatti
Em 19 de junho de 1958, Rolando Pigatti fundou o Escritório de Contabilidade Rolando Pigatti, na cidade de São Paulo. À época, a empresa já contava com uma qualificação inestimável: a experiência de seu precursor como responsável por toda a contabilidade da Camargo Correa.

1970 - COOPERAÇÃO
Mais tarde, na década de 1970, a companhia ESCORP passou a operar em nova sede localizada no bairro do Cambuci. E com a entrada de um novo sócio, Walter Rolando Pigatti, o escritório passou também a ter uma nova identidade: a Pigatti Contabilidade.

2018 - INOVAÇÃO
Após mais de 60 anos de história, em agosto de 2018, a Pigatti Contabilidade incorporou o Espaço Contábil, acompanhando os rumos do mundo contemporâneo. Um mundo onde a união, a troca e o compartilhamento são essenciais para a longevidade de uma empresa.

2020 – TRANSFORMAÇÃO
Assim, em 2020 nós damos início a uma nova etapa. Como Pigatti Negócios, integramos dois segmentos que se complementam: a Contabilidade e a Consultoria. Sabendo que as necessidades dos clientes não se limitam à burocracia, mas precisam de soluções completas na gestão de seus negócios, começamos a operar focados nas empresas como um todo. Afinal, nós somos e sempre seremos mais do que um escritório de contabilidade!
A marca gráfica da Pigatti foi criada com base nos conceitos de confiança e evolução. Um escritório de contabilidade precisa ser confiável para administrar as finanças e burocracias de seus clientes, além de fazer com que os processos de trabalho sejam sempre atualizados e inovadores, caminhando assim rumo ao sucesso.

Dessa maneira, o símbolo é a tradução gráfica desses dois conceitos. As três moedas estilizadas representam os lucros e, quando colocadas uma sobre a outra, passam a sensação de evolução e crescimento. O quadrado ao redor oferece sustentação de todos os lados, assim esse crescimento ocorre de maneira planejada e prevista. Para que a marca se tornasse mais amigável e humana, a cor rosa claro foi utilizada em contraste com o azul escuro, que remete à confiança e racionalidade.

pigatti
A nossa equipe tem papel fundamental no compromisso com a qualidade dos nossos serviços.
Por isso, fazemos questão de você conheça cada profissional por trás da Pigatti.



DIRETORIA
Diretor Executivo
Diretor Operacional
Diretor Administrativo
Diretor Comercial e Marketing
Gerente Geral


PESSOAL
Consultor Departamento Pessoal
Gerente Departamento Pessoal
Analista Departamento Pessoal
Assistente Departamento Pessoal
Assitente Departamento Pessoal


MARKETING
Consultor de Marketing
Diretor de Artes
Design
Analista de Planejamento
Analista de Mídias Sociais


FISCAL E TRIBUTÁRIO
Consultor Fiscal e Tributário
Gerente DP Fiscal
Analista Fiscal e Tributário
Assistente Fiscal e Tributário


SOCIETÁRIO LEGAL
Consultor Societário Legal
Consultor Jurídico
Advogado
Assistente Societário Legal


TECNOLOGIA
Programador e Métricas

COMERCIAL/QUALIDADE
Analista de Qualidade


CONTÁBIL
Consultor Contábil
Gerente Departamento
Analista Contábil
Assistente Contábil


FINANCEIRO E ADMINISTRATIVO
Consultor Financeiro
Analista Financeiro
Assistente Financeiro


GESTÃO DE TAREFAS E PROJETOS
Analista de Projetos
A nossa Metodologia é o que nos define e nos transforma.

Atendimento, rotina, gestão e tecnologia são quatro setores que buscamos sempre transformar e aprimorar para oferecer o melhor serviço para nossos clientes.



ATENDIMENTO

• Acompanhamento diário da sua empresa por especialistas;
• Cumprimento de todas as obrigações contábeis, fiscais e tributárias;
• Atendimento rápido e personalizado via telefone, e-mail ou whatsapp;
• Sistema de monitoramento de cada demanda recebida;
• Informativos periódicos com as melhorias do nosso escritório;
• Comunicados de alertas sobre a situação da sua empresa em casos de irregularidades;
• Cartilha de procedimentos sobre o nosso trabalho;
• Canal de atendimento exclusivo para dúvidas, reclamações, sugestões e elogios: atendimento@pigatti.com.br


NOSSA ROTINA

• Acesso ininterrupto às guias emitidas através do nosso sistema;
• Conferência rigorosa dos cálculos de impostos;
• Envio de todos os documentos com antecedência;
• Acompanhamento periódico automatizado das Certidões Negativas;
• Solicitação de eventos da Folha de Pagamento através do nosso sistema;
• Capturas de Notas Fiscais Eletrônicas e Serviços realizadas através dos portais do governo;
• Todos os documentos são arquivados durante os cinco anos legais e ficam disponíveis para consulta no sistema.


GESTÃO

• O software de gestão contábil da sua empresa é integrado aos nossos sistemas;
• Relatórios personalizados de acordo com as demandas e necessidades da sua empresa;
• Assessoria com informações especializadas para o seu negócio.


TECNOLOGIA

• Contas de e-mail hospedadas por servidores da Microsoft, um dos melhores do mundo em segurança;
• Software de última geração e backups locais e na nuvem para assegurar a guarda de todos os documentos.


{"continue":{"imcontinue":"163191|Wikiquote-logo.svg","grncontinue":"0.992669431127|0.992669431127|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"163191":{"pageid":163191,"ns":0,"title":"Julia Child","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{parcial}}\n{{Info/Biografia/Wikidata|Etnia=Caucasiana}}\n'''Julia Child''', nascida '''Julia Carolyn McWilliams''' ([[Pasadena (Calif\u00f3rnia)|Pasadena]], [[15 de agosto]] de [[1912]] \u2014 [[Santa B\u00e1rbara (Calif\u00f3rnia)|Santa B\u00e1rbara]], [[13 de agosto]] de [[2004]]) foi uma autora de livros de culin\u00e1ria e apresentadora de televis\u00e3o [[Estados Unidos|americana]]. Foi casada com o funcion\u00e1rio p\u00fablico e diplomata americano [[:en:Paul_Cushing_Child|Paul Cushing Child.]]\n\nJulia Child poderia ter sido apenas mais uma apresentadora de programa de culin\u00e1ria. Mas foi com seu jeito original e bem humorado, saudando sua audi\u00eancia com um largo sorriso e um sonoro \u201cBon App\u00e9tit\u201d, que ela conquistou desde os \u201csimples mortais\u201d, \u00e1vidos por aprender a cozinhar, aos c\u00e9lebres nomes da gastronomia mundial.\n\nEmbora tenha falecido no ano de 2004, dois dias antes de completar 92 anos de idade, a ''chef'' californiana continua sendo actual e, diga-se de passagem, muito bem citada pelos entendidos do assunto. \u201cJulia Child foi a figura mais importante, influente e com poder de mudan\u00e7a da hist\u00f3ria da gastronomia americana. Tudo se volta para ela.\u201d, disse o renomado ''chef'' americano [[Anthony Bourdain]], do programa de TV de culin\u00e1ria Anthony Bourdain: No Reservations, ao jornal [[Huffington Post]]. \u201cEla ser\u00e1 lembrada pelo que ela fez nessa terra, que era inspirar milhares de pessoas a cozinhar \u2013 e comer \u2013 melhor.\u201d, acrescentou.\n\nEm 2009, seu encontro com a culin\u00e1ria foi retratado no filme [[Julie & Julia]], protagonizado pela atriz [[Meryl Streep]]. Desafiando a pr\u00f3pria inabilidade na cozinha, ela come\u00e7ou a se aventurar nas panelas tardiamente. \u201cEu tinha 32 anos quando comecei a cozinhar. At\u00e9 ent\u00e3o eu s\u00f3 comia.\u201d, disse, certa vez.\n\nAp\u00f3s se ter mudado para Fran\u00e7a, para acompanhar o marido militar, resolveu afastar o t\u00e9dio matriculando-se nas aulas de culin\u00e1ria oferecidas pela escola [[Le Cordon Bleu]] \u2013 decis\u00e3o que acabou por mudar a sua vida. Com bom humor e persist\u00eancia, ela entendeu-se muito bem com as t\u00e9cnicas francesas e acabou por compartilhar o que aprendeu com milhares de pessoas por meio de seus programas de TV e livros, entre eles, a \u201cb\u00edblia\u201d [[Mastering the Art of French Cooking]] (em tradu\u00e7\u00e3o livre, Dominando a Arte da Culin\u00e1ria Francesa). \u201cJulia foi uma mentora para mim. Ela influenciou completamente a forma como me aproximo e preparo comida. Ela ajudou a mudar a forma como os americanos encaram o acto de cozinhar e de comer.\u201d, afirmou o ''chef'' americano [[Emeril Lagasse]], que tem programas de TV de culin\u00e1ria e livros sobre o assunto.\n\n==Franc\u00eas para n\u00e3o-franceses==\n\nJulia tinha um postura irreverente para mostrar as suas receitas,Humorada e irreverente era capaz de virar uma panqueca de forma desajeitada, deixando cair metade da massa para fora, ap\u00f3s acabar de falar, em rede nacional, que \u201cpara virar qualquer coisa, \u00e9 preciso ter coragem\u201d. E foi justamente essa simplicidade que acabou por se tornar uma de suas marcas registadas, uma vez que popularizou a, at\u00e9 ent\u00e3o, inacess\u00edvel culin\u00e1ria francesa.\nChild estudou na escola de [[culin\u00e1ria]] [[Le Cordon Bleu]]. Em [[2003]] foi condecorada com a [[Medalha Presidencial da Liberdade]].\n\n== Obra (sele\u00e7\u00e3o) ==\n=== Livros ===\n* ''[[Mastering the Art of French Cooking]]'' (1961), com Simone Beck e Louisette Bertholle\u2014ISBN 0-375-41340-5\n* ''Mastering the Art of French Cooking, Volume Two'' (1970), com Simone Beck\u2014ISBN 0-394-40152-2\n* ''The French Chef Cookbook'' (1968)\u2014ISBN 0-394-40135-2\n* ''From Julia Child's Kitchen'' (1975)\u2014ISBN 0-517-20712-5\n* ''Julia Child & Company'' (1978)\u2014ISBN 0-345-31449-2\n* ''Julia Child & More Company'' (1979)\u2014ISBN 0-345-31450-6\n* ''The Way To Cook'' (1989)\u2014ISBN 0-394-53264-3\n* ''Julia Child's Menu Cookbook'' (1991), edi\u00e7\u00e3o combinada de ''Julia Child & Company'' e ''Julia Child & More Company''\u2014ISBN 0-517-06485-5\n* ''Cooking With Master Chefs'' (1993)\u2014ISBN 0-679-74829-6\n* ''In Julia's Kitchen with Master Chefs'' (1995)\u2014ISBN 0-679-43896-3\n* ''Baking with Julia'' (1996)\u2014ISBN 0-688-14657-0\n* ''Julia's Delicious Little Dinners'' (1998)\u2014ISBN 0-375-40336-1\n* ''Julia's Menus For Special Occasions'' (1998)\u2014ISBN 0-375-40338-8\n* ''Julia's Breakfasts, Lunches & Suppers'' (1999)\u2014ISBN 0-375-40339-6\n* ''Julia's Casual Dinners'' (1999)\u2014ISBN 0-375-40337-X\n* ''Julia and Jacques Cooking at Home'' (1999), with Jacques P\u00e9pin\u2014ISBN 0-375-40431-7\n* ''Julia's Kitchen Wisdom'' (2000)\u2014ISBN 0-375-41151-8\n* ''My Life in France'' (2006, posthumo), com Alex Prud'homme\u2014ISBN 1-4000-4346-8\n* ''Appetite for Life : The Biography of Julia Child'' (1997), Fitch, Noel Riley\u2014ISBN 0-385-49383-5\n* ''Gifts of Age: 32 Remarkable Women'', Charlotte Painter (Chronicle Books, 1985) ISBN 978-0877013686. Entrevista com Child.\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n*[[Julie & Julia]] - o [[Com\u00e9dia cinematogr\u00e1fica|filme de com\u00e9dia]] lan\u00e7ado em [[2009]] e baseado entre outros na autobiografia de ''My Life in France'' retrata a vida de Julia Child.\n*[[Maria de Lourdes Modesto]] - c\u00e9lebre gastr\u00f3noma portuguesa, apelidada pelo New York Times como a Julia Child portuguesa\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n*{{Link|en|2=http://www.sfgate.com/cgi-bin/article.cgi?file=/c/a/2004/08/14/MNG51886851.DTL|3=Biografia}}\n\n{{Correlatos\n|commons =Category:Julia Child\n|wikiquote=Julia Child\n}}\n\n{{Esbo\u00e7o-biografia}}\n\n{{DEFAULTSORT:Child, Julia}}\n[[Categoria:Apresentadores de televis\u00e3o dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Cavaleiros da Ordem Nacional da Legi\u00e3o de Honra]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Ambox scales.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Commons-logo.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app Login Manager.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Julia Child portrait by \u00a9Lynn Gilbert, 1978.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Julia Child signature.svg"}]},"2979405":{"pageid":2979405,"ns":0,"title":"Aloe kilifiensis","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{T\u00edtulo em it\u00e1lico}}\n{{Info/Taxonomia\n |cor = lightgreen\n |nome = ''Aloe kilifiensis''\n |imagem =\n |imagem_legenda=\n |estado =\n |reino = [[Plantae]]\n |divis\u00e3o = [[angiosperma|Magnoliophyta]]\n |classe = [[monocotiled\u00f3nea|Liliopsida]]\n |ordem = [[Asparagales]]\n |fam\u00edlia = [[Asphodelaceae]]\n |g\u00e9nero = ''[[Aloe]]''\n |esp\u00e9cie = '''''Aloe kilifiensis'''''\n |binomial = ''Aloe kilifiensis''\n |binomial_autoridade =\n |sin\u00f3nimos =\n}}\n'''''Aloe kilifiensis''''' \u00e9 uma esp\u00e9cie de [[monocotiled\u00f3nea|liliopsida]] do g\u00eanero ''[[Aloe]]'', pertencente \u00e0 fam\u00edlia [[Asphodelaceae]].\n\n\n\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Bibliografia ==\n* Moran, R. 1992. Aloe wild in California. Cact. Succ. J. (Los Angeles) 64: 55-56.\n* Reynolds, G. W. 1982. The Aloes of South Africa, ed. 4. Rotterdam.\n* Urs Eggli (Hrsg.): Sukkulenten-Lexikon. Einkeimbl\u00e4ttrige Pflanzen (Monocotyledonen). Eugen Ulmer, Stuttgart 2001, ISBN 3-8001-3662-7, S. 104\u2013193.\n* Walter C. Holmes & Heather L. White: Aloaceae in der Flora of Northern America, Volume 26, S. 410: [http://www.efloras.org/florataxon.aspx?flora_id=1&taxon_id=101163 Aloe - Online].\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{Citar web |url = http://www.ppp-index.de/L1BQUF9TVEFSVFFVRVJZP1NFQVJDSFRZUD1QTEFOVCZOQlRfUEdBVD1BbG9lJk5CVF9QQVJUPSomTkJUX1BTT1I9KiZNSUQ9Mjc1Ng.html?UID=615FE9CEF29ADDEA9A864C855602821D152F4580E031E2 |t\u00edtulo = PPP-Index |obra = Lista das esp\u00e9cies do g\u00eanero Aloe |acessodata= 20 de novembro de 2010 |l\u00edngua = de}}\n* {{Citar web |url = http://plants.usda.gov/java/nameSearch?keywordquery=Acalypha&mode=Scientific%20Name&sort=1http://plants.usda.gov/java/nameSearch?keywordquery=Aloe&mode=Scientific%20Name&sort=1 |t\u00edtulo = USDA Plants Database |obra = Lista das esp\u00e9cies do g\u00eanero Aloe |acessodata= 20 de novembro de 2010 |l\u00edngua = en}}\n* {{Citar web |url = http://www.ars-grin.gov/cgi-bin/npgs/html/splist.pl?440 |t\u00edtulo = GRIN |obra = Lista das esp\u00e9cies do g\u00eanero Aloe |acessodata = 20 de novembro de 2010 |l\u00edngua = en |arquivourl = https://web.archive.org/web/20150924115141/http://www.ars-grin.gov/cgi-bin/npgs/html/splist.pl?440 |arquivodata = 2015-09-24 |urlmorta = yes }}\n* {{Citar web |url = http://www.ncbi.nlm.nih.gov/Taxonomy/Browser/wwwtax.cgi?mode=LinkOut&id=25641&lvl=3&p=has_linkout&srchmode=1&keep=1&unlock |t\u00edtulo = NCBI |obra = Lista das esp\u00e9cies do g\u00eanero Aloe |acessodata= 20 de novembro de 2010 |l\u00edngua = en}}\n\n{{Esbo\u00e7o-monocotiled\u00f3nea}}\n{{Portal3|Bot\u00e2nica}}\n\n{{DEFAULTSORT:Aloe Kilifiensis}}\n[[Categoria:Aloe]]"}]},"2402792":{"pageid":2402792,"ns":0,"title":"Parque Estadual do Cant\u00e3o","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"[[File:Lago_Grande.JPG|thumb|340x340px|O Lago Grande, no interior do Parque Estadual do Cant\u00e3o]]O '''Parque Estadual do Cant\u00e3o''' \u00e9 uma [[unidade de conserva\u00e7\u00e3o]] de prote\u00e7\u00e3o integral que faz parte do Sistema Estadual de Unidades de Conserva\u00e7\u00e3o (SEUC) do governo do estado do [[Tocantins]]. Tem uma \u00e1rea definida de aproximadamente 90 mil hectares, abrangendo os munic\u00edpios de [[Caseara]] e [[Pium]][http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=735 Portal Amaz\u00f4nia]{{Liga\u00e7\u00e3o inativa|1={{subst:DATA}} }}. Tem como coordenadas geogr\u00e1ficas S10\u00ba26\u201933\u201d de [[latitude]], W49\u00ba10\u201956\u201d de [[longitude]], e 249 m de [[altitude]].\n\nO Parque Estadual do Cant\u00e3o protege o ecossistema do Cant\u00e3o, nome dado ao delta que forma o [[rio Java\u00e9s]], ou bra\u00e7o menor do [[rio Araguaia]], onde desemboca no bra\u00e7o maior ap\u00f3s ter formado a [[Ilha do Bananal]], a maior ilha fluvial do mundo. Quase toda a \u00e1rea do parque \u00e9 inundada pelas cheias anuais do sistema Araguaia-Java\u00e9s. Por ser o delta do Java\u00e9s, s\u00e3o principalmente as \u00e1guas deste rio, mais negras e distr\u00f3ficas do que as do bra\u00e7o maior do Araguaia, que fluem sobre o Cant\u00e3o. Por isso suas florestas inund\u00e1veis e seus lagos s\u00e3o t\u00edpicos dos igap\u00f3s amaz\u00f4nicos. \n\n\u00c9 uma regi\u00e3o de elevado interesse cient\u00edfico, tecnol\u00f3gico, econ\u00f4mico e social.\n\n==Import\u00e2ncia ecol\u00f3gica==\nDevido \u00e0 sua localiza\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica e topografia, o ecossistema do Cant\u00e3o combina diversas caracter\u00edsticas que contribuem para sua biodiversidade e produtividade excepcionais:\n\n* O Cant\u00e3o localiza-se precisamente no [[ec\u00f3tono]] entre os [[bioma]]s do [[cerrado]] e da [[floresta amaz\u00f4nica]]. Trata-se de um ec\u00f3tono particularmente bem definido, com a geomorfologia, solos, e conjunto de esp\u00e9cies de animais e plantas de um lado do delta do Java\u00e9s \u00e9 t\u00edpica do Cerrado, e do outro lado, no Estado do [[Par\u00e1]], t\u00edpica da Amaz\u00f4nia. No Cant\u00e3o esp\u00e9cies dos dois biomas coexistem, elevando a riqueza local de esp\u00e9cies.[[File:Giant Otter Anjo.JPG|thumb|300px|[[Ariranha]]]]\n* Est\u00e1 situado no meio do corredor migrat\u00f3rio do Araguaia, que conecta o [[pantanal matogrossense]] com a bacia amaz\u00f4nica. Aves aqu\u00e1ticas em grandes n\u00fameros passam por esse corredor anualmente, migrando entre \u00e1reas de alimenta\u00e7\u00e3o e reprodu\u00e7\u00e3o.\n* O Cant\u00e3o cont\u00e9m 900 dos aproximadamente 1100 lagos de porte significativo de todo o m\u00e9dio Araguaia. Grande parte dos peixes da regi\u00e3o se alimentam e se reproduzem nos lagos que ficam isolados durante a seca. Esses lagos tamb\u00e9m s\u00e3o o habitat preferencial de [[ariranha]]s, [[jacar\u00e9-a\u00e7u|jacar\u00e9s-a\u00e7u]], e outras esp\u00e9cies. \n* O Cant\u00e3o cont\u00e9m tamb\u00e9m a maior floresta inund\u00e1vel, e de fato a maior \u00e1rea florestal remanescente de toda a bacia do Araguaia. S\u00e3o quase cem mil hectares de igap\u00f3s cont\u00ednuos, comparados com trinta mil hectares do segundo maior remanescente florestal da regi\u00e3o, a Mata do Mam\u00e3o na Ilha do Bananal. Durante as cheias anuais do Araguaia-Java\u00e9s, os igap\u00f3s que s\u00e3o a forma de vegeta\u00e7\u00e3o predominante no Cant\u00e3o s\u00e3o inundados por \u00e1guas que variam de seis a oito metros de profundidade. Isso cria um habitat extremamente produtivo para peixes e outras formas de vida aqu\u00e1tica, pois as \u00e1rvores da floresta inundada fornecem n\u00e3o apenas esconderijos e substrato, mas tamb\u00e9m alimenta\u00e7\u00e3o abundante na forme dos frutos e insetos que constantemente caem na \u00e1gua.\n\n==Comunidades naturais==\nCinco [[comunidade|comunidades naturais]] distintas comp\u00f5e o ecossistema do Cant\u00e3o. Cada uma tem caracter\u00edsticas pr\u00f3prias e um conjunto de esp\u00e9cies de flora e fauna t\u00edpico. Muitas esp\u00e9cies do parque s\u00f3 ocorrem em uma ou duas comunidades naturais, enquanto outras utilizam quatro ou cinco.\n\n===Igap\u00f3===\nOs [[mata de igap\u00f3|igap\u00f3s]] s\u00e3o florestas que s\u00e3o anualmente inundadas pela cheia do Java\u00e9s, quando a maior parte de seu delta fica submersa. A enchente come\u00e7a a inundar os igap\u00f3s mais baixos do Cant\u00e3o em dezembro. Em mar\u00e7o, normalmente o pico das enchentes, a \u00e1gua nos igap\u00f3s tem profundidade entre cinco e oito metros, e corre com velocidade de dois a cinco km/h. Somente \u00e1rvores adaptadas a essas condi\u00e7\u00f5es extremas sobrevivem neste ambiente. A correnteza faz com que o sub-bosque seja excepcionalmente limpo para uma floresta tropical. Muitas das esp\u00e9cies de \u00e1rvore dos igap\u00f3s florescem e frutificam nesta esta\u00e7\u00e3o. Seus frutos caem na \u00e1gua e s\u00e3o engolidos por peixes de muitas esp\u00e9cies, que dispersam as sementes.\n\nAs esp\u00e9cies de \u00e1rvore de grande porte mais t\u00edpicas dos igap\u00f3s do Cant\u00e3o s\u00e3o os [[guanandi|landis]] e as [[piranhea|piranheiras]]. Ambas frequentemente ultrapassam os vinte metros de altura, e ambas tem seus frutos dispersados por peixes. A piranheira tem esse nome por causa de uma segunda contribui\u00e7\u00e3o que faz ao ecossistema aqu\u00e1tico: em fevereiro, suas folhas caem, e as folhas novas que brotam atraem grandes quantidades de lagartas. As lagartas caem na \u00e1gua quando o vento balan\u00e7a as copadas, atraindo cardumes de piranhas e outros peixes.\n\nA avifauna dos igap\u00f3s do Cant\u00e3o \u00e9 rica e variada, com algumas esp\u00e9cies especializadas nesse habitat. Uma das mais comuns \u00e9 o [[Hypocnemoides|solta-asa]], que somente faz seu ninho durante as enchentes, no alto de arvoredos isolados no sub-bosque, apenas um metro ou dois acima da \u00e1gua. Escolhe esses locais para colocar seus ovos a salvo dos predadores abundantes do igap\u00f3, que incluem bandos de [[quati]]s e [[cebus libidinosus|macacos-prego]].\n\n===Floresta estacional semidecidual===\nLocalmente chamada de \"mata de turr\u00e3o\", a [[floresta estacional semidecidual]] cresce nos terrenos mais altos do interior do parque, onde as \u00e1guas s\u00f3 chegam em anos de cheias excepcionais. Essas matas s\u00e3o mais baixas que as florestas de igap\u00f3, e seu sub-bosque \u00e9 mais denso e emaranhado. Esta comunidade natural tamb\u00e9m tem alta diversidade flor\u00edstica, incluindo [[ep\u00edfita]]s abundantes, como [[brom\u00e9lia]]s e [[orqu\u00eddea]]s. Muitas das plantas desta comunidade s\u00e3o t\u00edpicas dos cerrados vizinhos ao parque.\n\nDurante as secas, quando \u00e9 comum que se passem 90 ou mais dias sem chuva, muitas das \u00e1rvores da floresta estacional perdem suas folhas. Durante esta esta\u00e7\u00e3o h\u00e1 um alto risco de inc\u00eandios, sejam naturais ou provocados pelo homem. Os inc\u00eandios naturais provocados por raios s\u00e3o comuns, mas tendem a se extinguir rapidamente por serem quase sempre seguidos de chuva. J\u00e1 os provocados pelo homem muitas vezes come\u00e7am sob o sol escaldante e se alastram, devastando grandes \u00e1reas. Isso \u00e9 frequente na Ilha do Bananal, mas felizmente muito raro no Cant\u00e3o, j\u00e1 que a maior parte da \u00e1rea \u00e9 desabitada e o patrulhamento pelos \u00f3rg\u00e3os de fiscaliza\u00e7\u00e3o na \u00e9poca de risco de fogo \u00e9 bastante intenso. \n\nDurante as enchentes anuais, as matas de turr\u00e3o s\u00e3o os \u00fanicos locais onde h\u00e1 terra firme no interior do parque. Transformam-se portanto nas \u00fanicas \u00e1reas de alimenta\u00e7\u00e3o para aves que s\u00f3 comem no ch\u00e3o, como a [[ja\u00f3]], o [[mutum-de-penacho]], e as diversas esp\u00e9cies de pombas selvagens que ocorrem no Cant\u00e3o. Muitas esp\u00e9cies de mam\u00edferos que n\u00e3o sobem em \u00e1rvores ou sobrevivem em ambientes alagados tamb\u00e9m se concentram nas florestas estacionais, que assim se transformam em \u00e1reas de ca\u00e7a para os dois maiores predadores terrestres do parque: a [[on\u00e7a-pintada]] e a [[su\u00e7uarana]] ou on\u00e7a vermelha.\n\n===Varj\u00e3o===\n[[File:Marsh Deer.JPG|thumb|left|300px|Um [[cervo-do-pantanal]] pastando num varj\u00e3o em meio a um bando de [[irer\u00ea]]s]]Os varj\u00f5es s\u00e3o \u00e1reas inund\u00e1veis, que na esta\u00e7\u00e3o seca tem caracter\u00edsticas de cerrado aberto, mas durante as cheias se transformam em pradarias de vegeta\u00e7\u00e3o flutuante. Essa comunidade ocorre no lado interno das curvas de rios e furos, nas extremidades de meandros abandonados, em canais antigos que est\u00e3o fechando e em outros locais onde sedimentos depositados recentemente s\u00e3o inundados por \u00e1gua corrente durante as enchentes.\n\nOs varj\u00f5es do Cant\u00e3o abrigam uma grande diversidade flor\u00edstica, e isso se torna evidente durante o pico das enchentes, quando cip\u00f3s, arbustos e plantas flutuantes florescem, cobrindo grandes extens\u00f5es com um mosaico de cores. A maior parte dessas plantas produzem frutos que s\u00e3o consumidos pelos peixes. Adicionalmente, as ra\u00edzes da vegeta\u00e7\u00e3o flutuante ficam suspensas na coluna d\u00b4\u00e1gua e capturam mat\u00e9ria org\u00e2nica trazida pela correnteza. Isso ocorre perto da superf\u00edcie, onde luz e oxig\u00eanio s\u00e3o muito mais abundantes do que no fundo do rio. Como resultado, forma-se um ecossistema aqu\u00e1tico muito produtivo. Peixes de muitas esp\u00e9cies adentram pelos varj\u00f5es para se alimentar, seguidos por predadores de peixe como as ariranhas e o [[gavi\u00e3o-belo]].\n\nOs varj\u00f5es tamb\u00e9m s\u00e3o o principal habitat de reprodu\u00e7\u00e3o para as abundantes [[jacu-cigano|ciganas]] do Cant\u00e3o. Seus ninhos s\u00e3o meras plataformas de gravetos, constru\u00eddas nas copas de arvoredos e arbustos isolados pela \u00e1gua das florestas circundantes, inacess\u00edveis para predadores terrestres ou arbor\u00edcolas. Outras esp\u00e9cies de ave tamb\u00e9m se adaptaram a nidificar nos varj\u00f5es durante as enchentes, incluindo o [[bem-te-vi]], que se adapta bem aos mais diversos ambientes, e o [[anu-coroca]], que constr\u00f3i grandes ninhos comunit\u00e1rios escondidos em densos emaranhados sobre a \u00e1gua.\n\n===Ilhas e praias===\nO Parque Estadual do Cant\u00e3o inclui 24 ilhas arenosas no Rio Araguaia, assim como um grande n\u00famero de praias que se formam nas curvas de seus rios e furos sinuosos. A areia dessas praias \u00e9 um habitat importante para diversas esp\u00e9cies. [[Talha-mar]]es, [[gaivota]]s, [[tracaj\u00e1]]s, [[tartaruga-da-amaz\u00f4nia|tartarugas]] e outras esp\u00e9cies fazem seus ninhos na areia, e nas praias mais selvagens do parque quase todos os locais adequados tem ninhos, as vezes em grandes n\u00fameros. Os ovos atraem predadores como o [[caracar\u00e1]], a [[irar\u00e1]] e at\u00e9 mesmo a on\u00e7a-pintada, que preda ninhos e tamb\u00e9m tracaj\u00e1s e tartarugas adultas quando emergem nas praias para nidificar.\n[[File:Tayra at Cant\u00e3o.JPG|thumb|300px|Uma irar\u00e1 macho emerge de um saranzal em busca de ninhos de aves e quel\u00f4nios numa praia do Cant\u00e3o]]\n\nAs praias arenosas e bancos de lodo associados tamb\u00e9m s\u00e3o o ambiente preferido para alimenta\u00e7\u00e3o de aves aqu\u00e1ticas como o [[colhereiro]], o [[tapicuru]] e v\u00e1rias esp\u00e9cies de patos selvagens. Um dos residentes mais curiosos das ilhas e praias maiores \u00e9 o [[anhuma]], que \u00e9 visto no parque em todas as esta\u00e7\u00f5es do ano. \n\nA vegeta\u00e7\u00e3o que cresce nesse ambiente arenoso e pobre em nutrientes atravessa diversos est\u00e1gios sucessivos. Inicialmente brotam [[gram\u00edneas]] e vegeta\u00e7\u00e3o herb\u00e1cea, formando pastagens para mam\u00edferos e patos na seca e para peixes herb\u00edvoros durante as enchentes. Ap\u00f3s alguns anos se desenvolvem arbustos de sar\u00e3 ([[Sapium]]) e goiabinha ([[Psidium]]), formando grandes emaranhados de vegeta\u00e7\u00e3o arbustiva chamados na regi\u00e3o de saranzais. Ambas esp\u00e9cies de arbusto frutificam durante as enchentes, e suas sementes s\u00e3o dispersadas por peixes, principalmente [[pacu]]s. Com o passar dos anos, as ra\u00edzes v\u00e3o se adensando, detritos trazidos pelas \u00e1guas v\u00e3o ficando presos e se acumulando, e a areia vai se transformando em solo, capaz de sustentar uma variedade maior de plantas. Eventualmente forma-se uma copada de [[Emba\u00faba (\u00e1rvore)|emba\u00faba]]s sobre os arbustos. As emba\u00fabas d\u00e3o frutos durante todo o ano, e os extensos embaubais do Cant\u00e3o atraem um grande n\u00famero de animais frug\u00edvoros, que defecam sementes de outras esp\u00e9cies de \u00e1rvore trazidas da floresta circundante. Ao longo das d\u00e9cadas, essas sementes v\u00e3o germinando e crescendo, sombreando as emba\u00fabas e convertendo o ambiente outrora aberto numa floresta de igap\u00f3. Mas enquanto isso, a jusante, novos sedimentos v\u00e3o sendo depositados, vegeta\u00e7\u00e3o pioneira vai brotando sobre a areia, e todos os est\u00e1gios sucessivos das ilhas e praias v\u00e3o recome\u00e7ando.\n\n===\u00c1guas interiores===\nAs \u00e1guas interiores do Cant\u00e3o incluem lagos abertos, lagoas no interior da floresta e centenas de quil\u00f3metros de furos e canais que entrecortam o delta do Java\u00e9s. Os lagos do Cant\u00e3o s\u00e3o [[bra\u00e7o morto|meandros abandonados]] dos in\u00fameros canais e furos que o Rio Java\u00e9s formou em seu delta ao longo dos s\u00e9culos. Todos os lagos e furos do Cant\u00e3o ficam interligados durante as cheias, quando as \u00e1guas negras do Java\u00e9s crescem in inundam todo o delta. Durante a seca, os lagos ficam isolados.\n[[File:Black Cayman.JPG|thumb|left|300px|Um jacar\u00e9-a\u00e7u de cinco metros de comprimento atravessando um lago no Cant\u00e3o]]\n\nExistem 843 lagos no interior do Parque Estadual do Cant\u00e3o, e aproximadamente 900 no Cant\u00e3o como um todo. Todo o restante do m\u00e9dio Araguaia tem aproximadamente 200 lagos de meandro abandonado, ilustrando a import\u00e2ncia desproporcional do Cant\u00e3o para o ecossistema desse grande rio. Os lagos de meandro abandonado s\u00e3o locais de reprodu\u00e7\u00e3o para muitas esp\u00e9cies de peixe, e por concentrar 80% dos lagos da regi\u00e3o o Cant\u00e3o \u00e9 conhecido como o \"ber\u00e7\u00e1rio do Araguaia\". O [[tucunar\u00e9]] \u00e9 apenas um de muitos peixes prezados por pescadores esportivos que se reproduzem nas \u00e1guas interiores do parque durante a seca. Outra esp\u00e9cie que vive e se reproduz nos lagos \u00e9 o [[pirarucu]], o maior peixe de \u00e1gua doce do mundo, cuja popula\u00e7\u00e3o est\u00e1 em decl\u00ednio em toda a Amaz\u00f4nia devido \u00e1 pesca predat\u00f3ria. Os lagos de dif\u00edcil acesso do interior do Cant\u00e3o s\u00e3o um dos \u00faltimos santu\u00e1rios dessa esp\u00e9cie.\n\nDurante as enchentes, quase todas as esp\u00e9cies aqu\u00e1ticas do parque podem ser encontradas em suas \u00e1guas interiores. Durante a seca, os peixes se concentram nos lagos isolados, fornecendo alimento em abund\u00e2ncia para predadores como a ariranha, o [[boto]], o pirarucu, o jacar\u00e9-a\u00e7u e o [[jacaretinga]]. Nas margens dos lagos pescam cinco esp\u00e9cies de [[martim-pescador]] e nove esp\u00e9cies de [[gar\u00e7a]], al\u00e9m de especialistas como o [[pav\u00e3ozinho-do-par\u00e1]] e o [[cor\u00f3-cor\u00f3]]. Mais longe da orla pescam [[bigu\u00e1]]s e [[biguatinga]]s, mergulhando at\u00e9 o fundo atr\u00e1s de suas presas. At\u00e9 a on\u00e7a-pintada aproveita a abund\u00e2ncia de peixes durante a seca, mergulhando nas lagoas mais rasas ou capturando peixes grandes quando estes passam pelos canais rasos que interligam po\u00e7os mais fundos.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas==\n* [http://www.araguaia.org/cantao/Location.html Instituto Araguaia]\n* [https://web.archive.org/web/20110706160449/http://naturatins.to.gov.br/conteudo.php?id=575 Naturatins]\n\n{{Esbo\u00e7o-ucn}}\n{{\u00c1reas protegidas no Tocantins}}\n{{\u00c1reas protegidas do Brasil}}\n\n{{DEFAULTSORT:PARQUE ESTADUAL DO CANTAO}}\n[[Categoria:Parques estaduais do Tocantins|Cantao]]\n[[Categoria:Caseara]]\n[[Categoria:Pium]]"}]},"1348478":{"pageid":1348478,"ns":0,"title":"Whitesboro-Burleigh","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Localidade dos EUA|\n|nome = Whitesboro-Burleigh\n|imagem = \n|imagem_legenda = \n|estado = Nova J\u00e9rsei\n|condado = [[Condado de Cape May]]\n|popula\u00e7\u00e3o = 1836\n|data_pop = 2000\n|\u00e1rea = 10.7\n|\u00e1rea_\u00e1gua = 0.0\n|latG = 39\n|latM = 2\n|latS = 14\n|latP = N\n|lonG = 74\n|lonM = 51\n|lonS = 39\n|lonP = W\n|coord_t\u00edtulo = s\n|altitude = \n|c\u00f3digoFIPS = 80855\n|tipo = Regi\u00e3o censit\u00e1ria\n|mapa_detalhado= \n}}\n'''Whitesboro-Burleigh''' \u00e9 uma [[Regi\u00e3o censit\u00e1ria|Regi\u00e3o censo-designada]] localizada no [[Estados dos Estados Unidos da Am\u00e9rica|estado]] [[Estados Unidos da Am\u00e9rica|americano]] de [[Nova J\u00e9rsei]], no [[Condado de Cape May]].\n\n== Demografia ==\nSegundo o [[Censo demogr\u00e1fico|censo]] americano de 2000, a sua popula\u00e7\u00e3o era de 1836 [[habitante]]s.{{Citar web |url=http://www.census.gov/Press-Release/www/2001/sumfile1.html |titulo=U.S. Census Bureau. Census 2000 Summary File 1 |acessodata=2007-10-10 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20100111104338/http://www.census.gov/Press-Release/www/2001/sumfile1.html |arquivodata=2010-01-11 |urlmorta=yes }}\n\n== Geografia ==\nDe acordo com o '''[[United States Census Bureau]]''' tem uma [[\u00e1rea]] de 10,7 km\u00b2, dos quais 10,7 km\u00b2 cobertos por terra e 0,0 km\u00b2 cobertos por [[\u00e1gua]].\n\n== Localidades na vizinhan\u00e7a ==\nO diagrama seguinte representa as [[localidade]]s num [[Raio (geometria)|raio]] de 8 km ao redor de Whitesboro-Burleigh.\n
\n[[Ficheiro:Blank map.svg|400px|left|Localidades na vizinhan\u00e7a]]\n{{Image label|x=0.5|y=0.5|scale=400|text=[[Ficheiro:Map pointer black.svg|20px|Whitesboro-Burleigh]]'''Whitesboro-Burleigh'''}}\n{{Image label|x=0.678|y=0.231|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|14px|Localidades com 4704 habitantes (2000)]][[Cape May Court House (Nova J\u00e9rsei)|Cape May Court House]] (6 km)}}\n{{Image label|x=0.365|y=0.715|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|10px|Localidades com 2088 habitantes (2000)]][[Erma (Nova J\u00e9rsei)|Erma]] (5 km)}}\n{{Image label|x=0.800|y=0.719|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|14px|Localidades com 4935 habitantes (2000)]][[North Wildwood (Nova J\u00e9rsei)|North Wildwood]] (7 km)}}\n{{Image label|x=0.416|y=0.635|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|10px|Localidades com 2444 habitantes (2000)]][[Rio Grande (Nova J\u00e9rsei)|Rio Grande]] (3 km)}}\n{{Image label|x=0.124|y=0.613|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|16px|Localidades com 9064 habitantes (2000)]][[Villas (Nova J\u00e9rsei)|Villas]] (7 km)}}\n{{Image label|x=0.680|y=0.733|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|6px|Localidades com 448 habitantes (2000)]][[West Wildwood (Nova J\u00e9rsei)|West Wildwood]] (5 km)}}\n{{Image label|x=0.700|y=0.802|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|16px|Localidades com 5436 habitantes (2000)]][[Wildwood (Nova J\u00e9rsei)|Wildwood]] (6 km)}}\n{{Image label|x=0.609|y=0.906|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|14px|Localidades com 3980 habitantes (2000)]][[Wildwood Crest (Nova J\u00e9rsei)|Wildwood Crest]] (7 km)}}\n

\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{City-data|Whitesboro-Burleigh|New-Jersey}}\n\n[[Categoria:Cidades de Nova J\u00e9rsei]]"}]},"2157757":{"pageid":2157757,"ns":0,"title":"St. Gangloff","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Cidade da Alemanha|\n|nome = St. Gangloff\n|imagem = Kirche St Gangloff.jpg\n|texto da imagem = Igreja de St. Gangloff\n|bras\u00e3o = Wappen St.Gangloff.png\n|lat_deg = 50 |lat_min = 51 |lat_sec = 0\n|lon_deg = 11 |lon_min = 54 |lon_sec = 0\n|mapa distrito = \n|estado = [[Tur\u00edngia]]\n|distrito = [[Saale-Holzland]]\n|Verwaltungsgemeinschaft= [[Hermsdorf (Verwaltungsgemeinschaft)|Hermsdorf]]\n|altitude = 330\n|\u00e1rea = 9,45\n|popula\u00e7\u00e3o = 1.292\n|censo = 31/12/[[2007]]\n|densidade = 136,72\n|codigopostal = 07629\n|codigotelefone = 036606\n|placa = SHK\n|end adm central = Am Alten Versuchsfeld 1
07629 Hermsdorf\n|website = vg-hermsdorf.de\n|prefeito = Frank Wiedenh\u00f6ft\n|}}\n'''St. Gangloff''' \u00e9 um [[munic\u00edpio]] da [[Alemanha]] localizado no [[lista de distritos rurais da Alemanha|distrito]] de [[Saale-Holzland]], [[estados da Alemanha|estado]] de [[Tur\u00edngia]].\nPertence ao [[Verwaltungsgemeinschaft]] de [[Hermsdorf (Verwaltungsgemeinschaft)|Hermsdorf]].{{citar web|url=http://www.statistik.thueringen.de/datenbank/TabAnzeige.asp?tabelle=gg000102|t\u00edtulo=Th\u00fcringer Landesamt f\u00fcr Statistik \u2013 Bev\u00f6lkerung nach Gemeinden, erf\u00fcllenden Gemeinden und Verwaltungsgemeinschaften|autor=|data=|publicado=statistik.thueringen.de|acessodata=14 de fevereiro de 2013|l\u00edngua2=de}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{esbo\u00e7o-geode}}\n{{commonscat}}\n{{Alemanha/distrito Saale-Holzland}}\n\n[[Categoria:Munic\u00edpios da Tur\u00edngia]]"}]},"4845273":{"pageid":4845273,"ns":0,"title":"Luiz Eduardo Rodrigues","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{mais notas|data=setembro de 2015}}\n{{Info/Futebolista\n| nome = Luiz Eduardo \n| imagem = \n| imagem_tamanho = 200px\n| imagem_legenda =\n| nomecompleto = Luiz Eduardo Rodrigues\n| datadenascimento = {{Dni|21|03|1987|lang=br}}\n| cidadenatal = [[Uberl\u00e2ndia]] ([[Minas Gerais|MG]])\n| paisnatal = {{BRA}}\n| nacionalidade = {{BRAn|o}}\n| datadefalecimento = \n| cidadedamorte = \n| paisdamorte = \n| altura = 1,91 m\n| peso = 87 kg\n| p\u00e9 = [[Canhoto]]\n| apelido = \n| actualclube = Sem Clube \n| clubenumero = \n| posi\u00e7\u00e3o = [[Zagueiro]]\n| jovemanos = 2003\u20132005\n| jovemclubes = {{BRAb}} {{Futebol Uberl\u00e2ndia}}\n| ano = 2005\u20132008
2009
2009
2009\u20132010
2010
2011
2011\u20132012
2013\u20132014
2013
2014
2014
2015
2015\u20132016\n| clubes = {{BRAb}} {{Futebol Uberl\u00e2ndia}}
{{BRAb}} {{Futebol Campinas}}
{{BRAb}} {{Futebol Metropolitano}}
{{BRAb}} {{Futebol Guarani}}
{{BRAb}} {{Futebol Santa Cruz}}
{{BRAb}} {{Futebol Atl\u00e9tico-MG}}
{{BRAb}} {{Futebol XV de Piracicaba}}
{{seta fut}} {{BRAb}} {{Futebol S\u00e3o Caetano}} {{emp fut}}
{{BRAb}} {{Futebol Bragantino}}
{{CHNb}} [[Chongqing Lifan]]
{{BRAb}} {{Futebol S\u00e3o Caetano}}
{{BRAb}} {{Futebol S\u00e3o Paulo}}\n| jogos(golos) =



{{0|0000}}7 {{0|0000}}(0)

{{0|0000}}9 {{0|0000}}(0)
{{0|000}}17 {{0|0000}}(3)
{{0|000}}29 {{0|0000}}(2)
{{0|0000}}6 {{0|0000}}(0)
{{0|000}}14 {{0|0000}}(1)
{{0|0000}}7 {{0|0000}}(0)
{{0|0000}}9 {{0|0000}}(1)\n| tupdate = 28 de outubro de 2015\n| ntupdate = \n}}\n'''Luiz Eduardo Rodrigues''', mais conhecido como Luiz Eduardo, \u00e9 um futebolista brasileiro que atua como zagueiro. Atualmente est\u00e1 Sem Clube. \n\nPassou por v\u00e1rios clubes em sua carreira. Entre os clubes de destaque, est\u00e3o o S\u00e3o Paulo e o [[Clube Atl\u00e9tico Mineiro|Atl\u00e9tico Mineiro]] no Brasil, e o [[Chongqing Lifan]], da [[China]], pela experi\u00eancia em outro continente.{{Citar web|t\u00edtulo = S\u00e3o Paulo Futebol Clube - Luiz Eduardo|URL = http://www.saopaulofc.net/equipe/elenco/zagueiros/luiz-eduardo/|obra = www.saopaulofc.net|acessadoem = 2015-10-22}}{{Citar web|t\u00edtulo = Chongqing Lifan, da China, assina com Luiz Eduardo|URL = http://www.futebolinterior.com.br/futebol/Grande-Area/noticias/2014-07/Chongqing-Lifan-da-China-assina-com-Luiz-Eduardo|obra = www.futebolinterior.com.br|acessadoem = 2015-10-22|arquivourl = https://web.archive.org/web/20150924050026/http://www.futebolinterior.com.br/futebol/Grande-Area/noticias/2014-07/Chongqing-Lifan-da-China-assina-com-Luiz-Eduardo|arquivodata = 2015-09-24|urlmorta = yes}}{{Citar web|t\u00edtulo = Atl\u00e9tico-MG confirma a contrata\u00e7\u00e3o do zagueiro Luiz Eduardo|URL = http://espn.uol.com.br/noticia/175971_atletico-mg-confirma-a-contratacao-do-zagueiro-luiz-eduardo|obra = ESPN|acessadoem = 2015-10-22}}\n\n== In\u00edcio de carreira no Uberl\u00e2ndia ==\nNascido em [[Uberl\u00e2ndia]], [[Minas Gerais]], come\u00e7ou sua carreira no futebol profissional em 2003, por volta dos 15 anos, no clube de sua cidade natal, o [[Uberl\u00e2ndia Esporte Clube]]. Atuou por 3 anos no clube antes de ser transferido ao extinto [[Campinas futebol clube|Campinas]] (hoje [[Sport Club Barueri]]) em 2007.\n\n== Atl\u00e9tico Mineiro ==\nChegou ao clube no come\u00e7o da temporada de 2011.{{Citar web|t\u00edtulo = Atl\u00e9tico-MG confirma a contrata\u00e7\u00e3o do zagueiro Luiz Eduardo|URL = http://espn.uol.com.br/noticia/175971_atletico-mg-confirma-a-contratacao-do-zagueiro-luiz-eduardo|obra = ESPN|acessadoem = 2015-10-22}} Teve poucas oportunidades no time para tentar mostrar seu potencial. Ainda sim, foi campe\u00e3o junto com a equipe do [[Campeonato Mineiro de Futebol|Campeonato Mineiro]] de 2012. \n\n== XV de Piracicaba ==\nChegou ao clube no come\u00e7o de 2013, naquela ocasi\u00e3o, como um dos principais refor\u00e7os do clube para aquela temporada. Disputou o [[Campeonato Paulista de Futebol|Campeonato Paulista]], onde ajudou o time a terminar a competi\u00e7\u00e3o em 10\u00b0 lugar marcando 3 gols. \n\n== S\u00e3o Caetano ==\nChegou ao clube ainda em 2013, ap\u00f3s sair do XV de Piracicaba, onde ficou parte da temporada de 2014 e foi transferido ao Bragantino.\n\n== Bragantino ==\nChegou no clube ainda em 2014, disputou 6 partidas e chamou aten\u00e7\u00e3o do futebol Chin\u00eas. {{Citar web|t\u00edtulo = :: Clube Atl\u00e9tico Bragantino :: -|URL = http://www.bragantino.net/?pg=not%25EDcia&id=2488|obra = www.bragantino.net|acessadoem = 2015-10-22}} \n\n== Chongquing Lifan ==\nAp\u00f3s ficar pouco tempo no Bragantino e com poucas partidas disputadas, Luiz Eduardo foi transferido ao clube chin\u00eas ainda em 2014, como refor\u00e7o para a temporada daquele ano.{{citar web|t\u00edtulo=Chongqing Lifan, da China, assina com Luiz Eduardo|url=http://www.futebolinterior.com.br/futebol/Grande-Area/noticias/2014-07/Chongqing-Lifan-da-China-assina-com-Luiz-Eduardo|obra=Futebol Interior|acessodata=13 de Setembro de 2015|arquivourl=https://web.archive.org/web/20150924050026/http://www.futebolinterior.com.br/futebol/Grande-Area/noticias/2014-07/Chongqing-Lifan-da-China-assina-com-Luiz-Eduardo|arquivodata=2015-09-24|urlmorta=yes}} No clube, foi campe\u00e3o da [[China League One]] (Serie B). {{Citar web|t\u00edtulo = S\u00e3o Paulo Futebol Clube - Luiz Eduardo|URL = http://www.saopaulofc.net/equipe/elenco/zagueiros/luiz-eduardo/|obra = www.saopaulofc.net|acessadoem = 2015-10-21}}\n\n== Retorno ao S\u00e3o Caetano ==\nAp\u00f3s boa temporada na [[Rep\u00fablica Popular da China|China]], Luiz Eduardo retorna ao [[Associa\u00e7\u00e3o Desportiva S\u00e3o Caetano|S\u00e3o Caetano]] para ajudar o time na disputa da S\u00e9rie A-2 do [[Campeonato Paulista de Futebol|Campeonato Paulista]] de 2015. Ao final do campeonato, o clube terminou a competi\u00e7\u00e3o em 7\u00b0 lugar, mas, ainda sim, Luiz Eduardo foi eleito o melhor zagueiro da competi\u00e7\u00e3o. {{Citar web|t\u00edtulo = S\u00e3o Caetano confirma: zagueiro Luiz Eduardo \u00e9 do S\u00e3o Paulo|URL = http://esportes.terra.com.br/sao-paulo/sao-paulo-contrata-luiz-eduardo-zagueiro-do-sao-caetano,093add43b657eb9d320ad18fdcac0a23s5ifRCRD.html|obra = Terra|acessadoem = 2015-10-21|arquivourl = https://web.archive.org/web/20160303221547/http://esportes.terra.com.br/sao-paulo/sao-paulo-contrata-luiz-eduardo-zagueiro-do-sao-caetano,093add43b657eb9d320ad18fdcac0a23s5ifRCRD.html#|arquivodata = 3 de mar\u00e7o de 2016|urlmorta = yes}}\n\n== S\u00e3o Paulo ==\nAp\u00f3s ser um dos destaques da [[Campeonato Paulista de Futebol - S\u00e9rie A2|S\u00e9rie A2]] do [[Campeonato Paulista de Futebol - S\u00e9rie A2|Campeonato Paulista]] de 2015, pelo [[Associa\u00e7\u00e3o Desportiva S\u00e3o Caetano|S\u00e3o Caetano]], e j\u00e1 com reconhecimento consider\u00e1vel na [[Rep\u00fablica Popular da China|China]], Luiz Eduardo assina contrato com o tricolor paulista no dia 29 de Agosto de 2015, no qual o mesmo vai at\u00e9 o final da temporada.{{citar web|t\u00edtulo = S\u00e3o Paulo confirma contrata\u00e7\u00e3o do zagueiro Luiz Eduardo|url = http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/futebol/2015/7/29/luiz-eduardo-assina-com-o-tricolor-ate-o-final-da-temporada/|obra = UOL|acessodata = 13 de Setembro de 2015}} Fez seu primeiro gol pelo clube no dia 23 de Agosto, em partida contra o Flamengo, v\u00e1lida pelo [[Campeonato Brasileiro de Futebol]].{{citar web|t\u00edtulo=Na estreia de Oswaldo, Flamengo recebe presentes e vence o S\u00e3o Paulo|url=http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2015/08/na-estreia-de-oswaldo-flamengo-recebe-presentes-e-vence-o-sao-paulo.html|obra=Globoesporte|acessodata=13 de Setembro de 2015}}\n\n== T\u00edtulos ==\n;{{Futebol Atl\u00e9tico-MG}} \n*[[Campeonato Mineiro de Futebol]] - [[Campeonato Mineiro de Futebol de 2012 - M\u00f3dulo I|2012]] \n;[[Chongqing Lifan]]\n*[[China League One]] - 2014\n\n{{referencias}}\n\n== Liga\u00e7\u00e3o externa ==\n* {{OGol|url=Luiz Eduardo|id=98683|nome=Luiz Eduardo}}\n* {{link|pt|2=http://br.soccerway.com/players/luiz-eduardo-rodrigues/103785/|3=Perfil de Luiz Eduardo|4=em Soccerway}}\n* {{Sambafoot|id=512665|url=luiz_eduardo|nome=Luiz Eduardo}}\n\n{{Elenco S\u00e3o Paulo}}{{Clube Atl\u00e9tico Mineiro - Campeonato Mineiro de Futebol de 2012}}\n{{Portal3|Minas Gerais|Futebol}}\n{{Esbo\u00e7o-futebolistabra}}\n\n[[Categoria:Naturais de Uberl\u00e2ndia]]\n[[Categoria:Futebolistas de Minas Gerais]]\n[[Categoria:Futebolistas do Uberl\u00e2ndia Esporte Clube]]\n[[Categoria:Futebolistas do Campinas Futebol Clube]]\n[[Categoria:Futebolistas do Guarani Futebol Clube]]\n[[Categoria:Futebolistas do Clube Atl\u00e9tico Metropolitano]]\n[[Categoria:Futebolistas do Santa Cruz Futebol Clube]]\n[[Categoria:Futebolistas do Clube Atl\u00e9tico Mineiro]]\n[[Categoria:Futebolistas do Esporte Clube XV de Novembro (Piracicaba)]]\n[[Categoria:Futebolistas do Chongqing Lifan Football Club]]\n[[Categoria:Futebolistas da Associa\u00e7\u00e3o Desportiva S\u00e3o Caetano]]\n[[Categoria:Futebolistas do Red Bull Bragantino]]\n[[Categoria:Futebolistas do S\u00e3o Paulo Futebol Clube]]"}]},"1664362":{"pageid":1664362,"ns":0,"title":"Lista de ilhas do Rio Grande do Norte","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"Esta \u00e9 uma '''lista de [[ilha]]s do Estado do [[Rio Grande do Norte]]'''.{{Citar web|url=http://www.nominuto.com/noticias/cidades/caico-ganha-o-maior-complexo-turistico-do-rn/19188/|titulo=Caic\u00f3 ganha o maior Complexo Tur\u00edstico do RN|acessodata=2016-08-21}}{{Citar web|url=http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/03almanq/estrn.htm|titulo=Almanaque Ind\u00edgena do Brasil - Hoje ! estados nordeste|acessodata=2016-08-21|obra=websmed.portoalegre.rs.gov.br}}\n\n* [[Atol das Rocas]]\n* [[Ilha de Santana (Rio Grande do Norte)|Ilha de Santana]] (fluvial)\n* [[Ilha do Alagamar]]\n* [[Ilha de Maritaca]]\n* [[Ilha de Santa Luzia (Rio Grande do Norte)|Ilha de Santa Luzia]]\n* [[Ilha da Coroa]]{{Refer\u00eancias}}\n\n{{esbo\u00e7o-geobr}}{{Hidrografia do Brasil}}{{Portal3|Rio Grande do Norte|Geografia }}\n\n[[Categoria:Listas do Rio Grande do Norte|Ilhas]]\n[[Categoria:Ilhas do Rio Grande do Norte| ]]\n[[Categoria:Listas de ilhas do Brasil|Rio Grande norte]]"}]},"5317728":{"pageid":5317728,"ns":0,"title":"Campeonato Guatemalteco de Futebol de 2006 Apertura","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"O '''[[Campeonato Guatemalteco de Futebol]] de 2006 - Apertura''' (oficialmente Liga Nacional de Guatemala) foi a 62\u00aa edi\u00e7\u00e3o do campeonato do futebol da [[Guatemala]]. Os clubes jogavam uma fase de turno e returno. Os oito melhores s\u00e3o classificados para as quartas de final, em partidas eliminat\u00f3rias at\u00e9 chegar \u00e0s finais. O rebaixamento para o [[Campeonato Guatemalteco de Futebol de 2007-08 - Segunda Divis\u00e3o]] se d\u00e1 com o \u00faltimo colocado da tabla general entre este torneio e o [[Campeonato Guatemalteco de Futebol de 2007 Clausura|clausura]] O campe\u00e3o \u00e9 classificado para a [[Copa Interclubes da UNCAF de 2007]], que serviu de classificat\u00f3ria para a [[Copa dos Campe\u00f5es da CONCACAF de 2008]] http://www.rsssf.com/tablesg/guat07.html\n\n==Participantes==\n{| border=\"1,00\" cellpadding=\"2\" style=\"border-collapse: collapse;\" class=\"wikitable sortable\"\n! style=\"background: #009; color: #fff;\" | Equipe\n! style=\"background: #009; color: #fff;\" | Cidade\n! style=\"background: #009; color: #fff;\" | Regi\u00e3o\n! style=\"background: #009; color: #fff;\" | No ano anterior\n! style=\"background: #009; color: #fff;\" | Est\u00e1dio\n! style=\"background: #009; color: #fff;\" | Capacidade\n! style=\"background: #009; color: #fff;\" | T\u00edtulos\n! style=\"background: #009; color: #fff;\" | Participa\u00e7\u00f5es\n|- \n|- \n|- style=\"background:#e9e9e9; color:black\"\n| [[Club Social y Deportivo Municipal]] || [[Cidade da Guatemala]] || [[Ficheiro:Bandera de la Ciudad de Guatemala.svg|20px|Departamento de Guatemala]] [[Guatemala (departamento)|Departamento de Guatemala]] || align=\"center\"|Campe\u00e3o|| align=\"center\"|[[Est\u00e1dio Mateo Flores]]|| align=\"center\"|30.000|| 24 (\u00faltimo em [[Campeonato Guatemalteco de Futebol de 2006 Clausura|2006 Clausura]])|| align=\"center\"|62\n|- style=\"background:#e9e9e9; color:black\"\n| [[Comunicaciones F\u00fatbol Club]] || [[Cidade da Guatemala]] || [[Ficheiro:Bandera de la Ciudad de Guatemala.svg|20px|Departamento de Guatemala]] [[Guatemala (departamento)|Departamento de Guatemala]] || align=\"center\"|Quarto Lugar|| align=\"center\"|[[Est\u00e1dio Mateo Flores]]|| align=\"center\"|30.000|| 21 (\u00faltimo em [[Campeonato Guatemalteco de Futebol de 2003 Clausura|2003 Clausura]])|| align=\"center\"|62Contando as participa\u00e7\u00f5es como [[Hospicio F\u00fatbol Club]] (03 vezes) e [[Espa\u00f1a F\u00fatbol Club]] (01 vez)\nhttp://www.comunicacionesfc.com/historia\n|- style=\"background:#e9e9e9; color:black\"\n| [[Club Social y Deportivo Xelaj\u00fa Mario Camposeco]] || [[Quetzaltenango (Guatemala)|Quetzaltenango]] || [[Ficheiro:Vlagquetzaltenango.gif|20px|Departamento de Quetzaltenango]] [[Quetzaltenango]] || align=\"center\"|Terceiro Lugar|| align=\"center\"|[[Est\u00e1dio Mario Camposeco]]|| align=\"center\"|11.226|| 3 ([[Campeonato Guatemalteco de Futebol de 1961/62|1961-62]], [[Campeonato Guatemalteco de Futebol de 1980|1980]], [[Campeonato Guatemalteco de Futebol de 1995-96|1995-96]])|| align=\"center\"|51\n|- style=\"background:#e9e9e9; color:black\"\n| [[Deportivo Marquense]] || [[San Marcos (Guatemala)|San Marcos]] || [[Ficheiro:Vlagsanmarcos.gif|20px|Departamento de San Marcos]] [[San Marcos (departamento)|San Marcos]] || align=\"center\"|Vice Campe\u00e3o|| align=\"center\"|[[Est\u00e1dio Marquesa de la Ensenada]]|| align=\"center\"|11.000|| 0 (n\u00e3o possui)|| align=\"center\"|17\n|- style=\"background:#e9e9e9; color:black\"\n| [[Deportivo Jalapa]] || [[Jalapa]] || [[Ficheiro:Flag of Jalapa Department.gif|20px|Departamento de Jalapa]] [[Jalapa (departamento)|Departamento de Jalapa]] || align=\"center\"|Sexto Lugar|| align=\"center\"|[[Est\u00e1dio Edilberto Bonilla]]|| align=\"center\"|15.000|| 0 (n\u00e3o possui)|| align=\"center\"|18\n|- style=\"background:#e9e9e9; color:black\"\n| [[Club Deportivo Heredia]] || [[San Jos\u00e9 (Guatemala)|San Jos\u00e9]] || [[Ficheiro:..El Pet\u00e9n Flag(GUATEMALA).png|20px|Departamento de El Pet\u00e9n]] [[El Pet\u00e9n]] || align=\"center\"|S\u00e9timo Lugar|| align=\"center\"|[[Est\u00e1dio Juli\u00e1n Tesec\u00fan]]|| align=\"center\"|8.000|| 0 (n\u00e3o possui)|| align=\"center\"|4\n|- style=\"background:#e9e9e9; color:black\"\n| [[Club Social y Deportivo Suchitep\u00e9quez]] || [[Mazatenango]] || [[Ficheiro:..Suchitep\u00e9quez Flag(GUATEMALA).png|20px|Departamento de Suchitep\u00e9quez]] [[Suchitep\u00e9quez]] || align=\"center\"|Quinto Lugar|| align=\"center\"|[[Est\u00e1dio Carlos Salazar Hijo]]|| align=\"center\"|10.000|| 1 ([[Campeonato Guatemalteco de Futebol de 1983|1983]])|| align=\"center\"|41\n|- style=\"background:#e9e9e9; color:black\"\n| [[Deportivo Petapa]] || [[Petapa]] || [[Ficheiro:Bandera de la Ciudad de Guatemala.svg|20px|Departamento de Guatemala]] [[Guatemala (departamento)|Departamento de Guatemala]] || align=\"center\"|Nono Lugar|| align=\"center\"|[[Est\u00e1dio Julio Armando Cobar]]|| align=\"center\"|00.000|| 0 (n\u00e3o possui)|| align=\"center\"|4\n|- style=\"background:#e9e9e9; color:black\"\n| [[Deportivo Zacapa]] || [[Zacapa (Guatemala)|Zacapa]] || [[Ficheiro:..Zacapa Flag(GUATEMALA).png|20px|Departamento de Zacapa]] [[Zacapa (departamento)|Zacapa]] || align=\"center\"|Acesso pelo [[Campeonato Guatemalteco de Futebol de 2005-06]]|| align=\"center\"|[[Est\u00e1dio David Ord\u00f3\u00f1ez Bardales]]|| align=\"center\"|10.000|| 0 (n\u00e3o possui)|| align=\"center\"|20\n|- style=\"background:#e9e9e9; color:black\"\n| [[Deportivo Mictl\u00e1n]] || [[Asunci\u00f3n Mita]] || [[Ficheiro:Vlagjutiapa.gif|20px|Departamento de Jutiapa]] [[Jutiapa (departamento)|Jutiapa]] || align=\"center\"|Acesso pelo [[Campeonato Guatemalteco de Futebol de 2005-06]]|| align=\"center\"|[[Est\u00e1dio La Asunci\u00f3n]]|| align=\"center\"|3.000|| 0 (n\u00e3o possui)|| align=\"center\"|3\n|}\n\n==Campe\u00e3o==\n{| class=\"wikitable\" style=\"margin: 0 auto; width: 20%;\"\n|-\n!Campe\u00e3o Guatemalteco 2006 - Clausura\n|- \n![[Ficheiro:Bandera de la Ciudad de Guatemala.svg|border|150px]]\n|- \n|align=center|
'''[[Club Social y Deportivo Municipal]] ([[Cidade da Guatemala]])'''
(25\u00ba t\u00edtulo)
'''Campe\u00e3o'''\n|}\n\n{{refer\u00eancias|col=2}}\n\n{{Portal3|Desporto|Futebol}}\n[[Categoria:Campeonato Guatemalteco de Futebol]]\n[[Categoria:2006 na Guatemala]]"}]},"3676434":{"pageid":3676434,"ns":0,"title":"Sergei Godunov","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Cientista\n|nome =Sergei Godunov\n|imagem =Godunov sergei.jpg\n|legenda =\n|nome_nativo =\n|data_nascimento ={{nowrap|{{dni|lang=br|17|7|1929}}}}\n|local_nascimento =[[Moscovo|Moscou]]\n|data_morte =\n|local_morte =\n|causa_morte =\n|pais_de_residencia =\n|nacionalidade ={{RUSb}} [[R\u00fassia|Russo]]\n|etnicidade =\n|campo =[[Matem\u00e1tica]]\n|instituicao_trabalho=\n|alma_mater ={{nowrap|[[Universidade Estatal de Moscovo|Universidade Estatal de Moscou]]}}\n|tese =\n|orientador =[[Ivan Petrovsky]]\n|orientado =\n|conhecido_por =\n|influenciado =\n|premio =\n|conjuge =\n|religiao =\n|assinatura =\n|notas =\n}}\n'''Sergei Konstantinovich Godunov''' ({{lang-ru|'''\u0421\u0435\u0440\u0433\u0435\u0301\u0439 \u041a\u043e\u043d\u0441\u0442\u0430\u043d\u0442\u0438\u0301\u043d\u043e\u0432\u0438\u0447 \u0413\u043e\u0434\u0443\u043d\u043e\u0301\u0432'''}}; [[Moscovo|Moscou]], {{dtlink|lang=br|17|7|1929}}) \u00e9 um [[matem\u00e1tico]] [[R\u00fassia|russo]].\n\n==Bibliografia==\n*Godunov, Sergei K. (1954), ''Ph. D. Dissertation: Difference Methods for Shock Waves'', Moscow State University.\n*Godunov, S. K. (1959), A Difference Scheme for Numerical Solution of Discontinuous Solution of Hydrodynamic Equations, ''Math. Sbornik, '''47''', 271-306'', translated US Joint Publ. Res. Service, JPRS 7225 Nov. 29, 1960.\n*Godunov, Sergei K. and Romenskii, Evgenii I. (2003) ''Elements of Continuum Mechanics and Conservation Laws'', Springer, ISBN 0-306-47735-1.\n*Hirsch, C. (1990), ''Numerical Computation of Internal and External Flows'', vol 2, Wiley.\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n*{{MathGenealogy|55067}}\n*[http://www.math.nsc.ru/LBRT/d1/english/godunov.htm Godunov's Personal Web Page]\n*[http://math.nsc.ru/english.html Sobolev Institute of Mathematics]\n\n{{Esbo\u00e7o-matem\u00e1tico}}\n\n{{DEFAULTSORT:Godunov, Sergei}}\n[[Categoria:Dinamicistas dos fluidos]]\n[[Categoria:Analistas num\u00e9ricos]]\n[[Categoria:Especialistas em matem\u00e1tica num\u00e9rica]]\n[[Categoria:Matem\u00e1ticos da R\u00fassia]]\n[[Categoria:Matem\u00e1ticos da Uni\u00e3o Sovi\u00e9tica]]\n[[Categoria:Matem\u00e1ticos da R\u00fassia do s\u00e9culo XX]]\n[[Categoria:Alunos da Universidade Estatal de Moscou]]"}]},"66957":{"pageid":66957,"ns":0,"title":"Elma Chips","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Mais notas|data=abril de 2022}}\n{{Info/Empresa\n|nome_empresa = Elma Chips\n|razao_social = PepsiCo do Brasil Ltda.\n|significado letras = \n|imagem = Elma Chips.png\n|imagem_tamanho = \n|imagem_legenda = \n|slogan = ''\u00c9 imposs\u00edvel comer um s\u00f3''\n|funda\u00e7\u00e3o = {{Dtlink|||1974|idade}}\n|destino = \n|sede = {{BR-PR-Curitiba}}, {{BR-PR}}, {{BRA}}\n|\u00e1rea servida = Em todo o [[Brasil]]\n|locais = \n|fundador = \n|propriet\u00e1rio = [[Frito-Lay]]\n|presidente = \n|vice-presidente = \n|principais pessoas = \n|num empregados = \n|tipo empresa = [[Empresa de capital fechado]]\n|genero = [[subsidi\u00e1ria]] da [[PepsiCo]]\n|ind\u00fastria = [[Ind\u00fastria aliment\u00edcia|Aliment\u00edcia]]\n|produtos = [[Salgado (comida)|salgadinho]]s\n|obras = \n|certifica\u00e7\u00e3o = \n|holding = [[PepsiCo]]\n|divis\u00f5es = \n|subsidi\u00e1rias = \n|acionistas = \n|cota\u00e7\u00e3o = \n|valor de mercado = \n|ativos = \n|lucro = \n|LAJIR = \n|faturamento = \n|renda l\u00edquida = \n|predecessora = Elma Produtos Aliment\u00edcios
American Potato Chips\n|sucessora = \n|encerramento = \n|p\u00e1gina = [http://www.elmachips.com.br/ www.elmachips.com.br]\n|rodap\u00e9 = \n}}\nA '''Elma Chips''' \u00e9 uma empresa brasileira do ramo de alimenta\u00e7\u00e3o e sua principal unidade industrial fica na cidade de [[Curitiba]], capital do estado [[brasileiro]] do [[Paran\u00e1]]. A empresa \u00e9 administrada pela [[Frito-Lay]], subsidi\u00e1ria do ramo de salgados do grupo americano [[Pepsico]] que engloba, entre outras marcas, os refrigerantes [[Pepsi]].\n\n== Hist\u00f3ria ==\nEm 1974 a PepsiCo adquiriu e uniu as empresas American Potato Chips de S\u00e3o Paulo e a Elma Produtos Aliment\u00edcios, de Curitiba. Desta uni\u00e3o, nasceu a Elma Chips, com uma linha variada de produtos para diferentes tipos de consumidores. A marca se tornou conhecida com seu slogan: \u201c''\u00c9 imposs\u00edvel comer um s\u00f3''\u201d.\n\nA empresa lan\u00e7ou o Baconzitos, um de seus sucessos, em 1974, acompanhado do Stiksy (que j\u00e1 era produzido artesanalmente desde 1959 pelas fam\u00edlias Wagner e Unger em Curitiba, fundadores da empresa Elma). Em 1976, introduziu no Brasil o salgadinho Cheetos na vers\u00e3o original, depois vieram o Fandangos original no sabor milho (1980), o salgado Cebolitos (1978), a batata Ruffles em 1986 e o Doritos. Em 1982 foram lan\u00e7ados os sabores Queijo e Presunto do salgadinho Fandangos. Em 2004, introduziu a linha Sensa\u00e7\u00f5es, uma batata mais fina e condimentada.\n\n== Linha de produtos ==\n* ''Baconzitos'' (1974)\n* ''Stiksy'' (1976)\n* ''[[Cheetos]]''; Bola, Tubo e Tradicional (1977). Depois de 1986, permanece somente no formato original, retornando o Bola, Tubo e novidades: Estrela, Meia-Lua e Ondas, no sabor requeij\u00e3o, em 1998. Atualmente, est\u00e3o a venda as vers\u00f5es Lua, Onda e Tubo (relan\u00e7ado em 2010)\n* ''Cebolitos'': 1978, at\u00e9 in\u00edcio dos [[anos 1990]]. Retornou ao mercado em 2000\n* ''[[Fandangos]]'' (1980); sabores queijo e presunto (feitos de milho), al\u00e9m de sabores espor\u00e1dicos, de edi\u00e7\u00f5es limitadas\n* ''[[Zambinos]]'' (1982); sabor pizza, de formato arredondado, lembrando uma mini-pizza (saiu de linha nos anos 90, retornando em 2004, por\u00e9m devido a baixas vendas, descontinuado logo em seguida. Retornou mais uma vez em 2021)\n* ''[[Lay's]]'' (1984, retornando em 2013); sabor original, saiu do mercado. Atualmente a marca batiza batata-palha. Relan\u00e7ada no mercado brasileiro em 2013 devido a pedidos, distribu\u00eddas em pontos de vendas de SP e RJ as batatas Lay's sabores Cl\u00e1ssica, Sour Cream e Picanha, esta \u00faltima adaptada para o mercado brasileiro, dispon\u00edvel nos tamanhos 33\u00a0g e 90\u00a0g. Dispon\u00edvel para todo o Brasil desde de janeiro de 2014\n* ''[[Doritos]]'' (1985); sabores Original, Pizza (saiu do mercado), Queijo Nacho, Dippas, Sweet Chili e Late Night (sabor Cheeseburger), este \u00faltimo em edi\u00e7\u00e3o limitada. Em 2012, introduziu-se no mercado brasileiro o sabor Cool Ranch, j\u00e1 conhecido nos Estados Unidos. O sabor Sweet Chilli, originalmente uma edi\u00e7\u00e3o limitada, acabou consolidando-se entre os sabores regulares\n* ''[[Ruffles]]'' (1986); sabores: tradicional, cebola e salsa e churrasco, al\u00e9m de sabores espor\u00e1dicos, de edi\u00e7\u00f5es limitadas{{Citation | url = http://www.pepsico.com.br/ruffles-lanca-super-onda-sabor-original-e-repagina-embalagens/ |t\u00edtulo= Ruffles\u00ae lan\u00e7a Super Onda sabor Original e repagina embalagens |publicado= Pepsico}}\n* ''Pingo d'Ouro'' (d\u00e9cada de 1980); sabores toicinho defumado (\u2018''bacon''\u2019) e picanha grelhada, sendo este \u00faltimo lan\u00e7ado em 2002. J\u00e1 teve sabores de pizza e de frango grelhado{{Citation |t\u00edtulo= Aperitiva | contribution-url = http://www.elmachips.com.br/aperitivos/pingo.html |publicado= Elma Chips |contribui\u00e7\u00e3o= Pingo D\u2019ouro}}\n* ''Sensa\u00e7\u00f5es'' (2004); sabores frango grelhado e peito de peru{{Citation |publicado= Administradores | url = http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/pepsico-lanca-sabor-exclusivo-de-elma-chips-sensacoes-para-norte-e-nordeste/49554/ |t\u00edtulo= PepsiCo lan\u00e7a sabor exclusivo de Elma Chips Sensa\u00e7\u00f5es para Norte e Nordeste}}\n* ''Sensa\u00e7\u00f5es Fit''; sabores ervas finas e toque de azeite e sal{{Citation |publicado= Bares SP | url = http://www.baressp.com.br/noticias/a-linha-elma-chips-adultos-traz-mais-uma-inovacao-sensacoes-fit |t\u00edtulo= A linha Elma Chips adultos traz mais uma inova\u00e7\u00e3o: Sensa\u00e7\u00f5es Fit}}\n* ''Sensa\u00e7\u00f5es ao Forno''; sabores original\n* ''Stax'' (2006); sabores original, [[Cheddar (queijo)|cheddar]], creme azedo & cebola (\u2018''sour cream & onion''\u2019) e pimenta tailandesa{{Citation | url = http://www.marketingnow.com.br/noticias.asp?IdNoticia=3209 |publicado= Marketing now |t\u00edtulo= Stax e Pringles em disputa no Brasil}}\n* ''Na Mesa'' (2007); batata palha, sabores tradicional, salsinha e cebola e toque de pimenta\n* ''Opa!'' (2008); sabores ovinhos de amendoim, sabores: camar\u00e3o, pizza{{Citation |formato= [[Portable document format |PDF]] |publicado= Pepsico | url = http://www.pepsico.com.br/downloads/pdfs/PepsiCo-aposta-em-festas-juninas-12052011.pdf |t\u00edtulo= PepsiCo aposta em festas juninas para aumentar consumo de ''snacks''}}\n* ''De Mont\u00e3o'' (2011): um salgado com ''Ruffles, Doritos e Baconzitos'' juntos em uma s\u00f3 embalagem. Em outra vers\u00e3o, juntou ''Ruffles'', ''Fandangos'' e ''Cebolitos''\n* ''Pipoca Poffets'' (1995): [[pipoca]] salgada pronta, nos sabores natural e queijo. Saiu de linha em 1996, devido \u00e0 baixa procura\n* ''Pegaditos'' (1993-1994): salgadinho em forma de pegadas de dinossauro, o salgadinho foi lan\u00e7ado em conjunto de uma promo\u00e7\u00e3o conhecida como Gibi Sauros, que consistiam em um gibi publicado pela Editora Globo (saiu de linha depois de pouco tempo)\n* ''Bec\u00e3o e Bic\u00e3o'' (1994): um par de salgadinhos em forma de ossinhos, nos sabores queijo e presunto. Foram feitos em parceria com [[Ayrton Senna]], estampando dois dos personagens dos quadrinhos do [[Senninha]]. Saiu de linha em pouco tempo, ap\u00f3s a morte do piloto no mesmo ano de lan\u00e7amento do salgadinho\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{Oficial |http://www.elmachips.com.br/}} \n* [https://aletp.com.br/2007/04/elma-chips-historia-da-marca/ Hist\u00f3ria da Marca Elma-Chips]\n\n{{PepsiCo}}\n\n{{Portal3|Brasil}}\n\n[[Categoria:Empresas de alimenta\u00e7\u00e3o do Brasil]]\n[[Categoria:Aperitivos]]\n[[Categoria:Empresas fundadas em 1974]]\n[[Categoria:Marcas da PepsiCo]]\n[[Categoria:Empresas de Curitiba]]\n[[Categoria:Funda\u00e7\u00f5es no Paran\u00e1 em 1974]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Bandeira de Curitiba.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Bandeira do Paran\u00e1.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Elma Chips.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Brazil.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Question book-new.svg"}]}}}}