Pigatti Contabilidade - Quem somos
Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. 
pigatti

pigatti contabilidade quem somos

 (11) 3340.6655     (11) 95636.4873     contato@pigatti.com.br      Cliente      Zen   
    
  
A PIGATTI É MAIS DO QUE UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

Nós somos os parceiros certos para a gestão da sua empresa. Com mais de 60 anos de experiência, trabalhamos com transparência e responsabilidade para que o seu negócio seja alavancado rumo ao sucesso.

E TRAZEMOS UMA NOVIDADE!

Apresentamos o Grupo Advisor, novo braço da Pigatti Negócios. Essa união conta com mais de seis décadas de experiência em Consultoria Pessoal e Empresarial para encontrar soluções e agregar no crescimento dos seus negócios e na proteção do seu patrimônio.
Em todos esses anos de trabalho, acumulamos todas as especialidades requeridas no mercado de consultoria: societários, auditores, contadores e tributaristas. Assim, estamos sempre capacitados e dispostos a desenvolver as melhores estratégias para a segurança e economia do seu patrimônio.
Estamos prontos para te auxiliar no que sua empresa precisa hoje, pensando na estabilidade de um futuro promissor!
A Pigatti e o Grupo Advisor atendem todo o Brasil e a diferença geográfica já não é mais um impedimento. Confira mais sobre o Grupo Advisor:

Empreender no Brasil é um grande desafio. Empresas fecham as portas todos os dias, porque o país em que vivemos não apoia o empreendedor. Ao invés disso, a burocracia aumenta e continua criando mais limitadores e impeditivos para você crescer e ter sucesso no seu negócio. Isso sem falar na carga tributária cada vez mais alta. Parece que você trabalha só para pagar impostos. Aliás, você nunca trabalhou tanto. E onde estão os resultados?

Nessa luta pela sobrevivência da sua empresa, você se sente sozinho e desamparado. Não conta com a ajuda de um dos profissionais que mais precisa nesse momento: o seu Contador, aquele que deveria lhe orientar e dizer os melhores caminhos para o seu negócio se desenvolver e enfrentar a burocracia imposta pelo governo.
Você está cansado de esperar uma resposta sobre as suas dúvidas, um atendimento que solicitou ou até mesmo uma iniciativa que ofereça algo para melhorar a sua empresa.

É exatamente por observar todas as suas dores que nós percebemos que o seu verdadeiro problema não é apenas a burocracia ou a carga tributária brasileira. Você sofre com aquilo que costumamos chamar de "síndrome dos escritórios manuseadores de documentos".

A maioria das assessorias contábeis do mercado se resume a apenas calcular a Folha de Pagamento, realizar os lançamentos e apurar os seus impostos. Muitos não têm tempo e nem conhecimento para lhe atender e entender o que realmente a sua empresa precisa: seja um enquadramento tributário adequado, um planejamento financeiro ou uma revisão no seu marketing ou gestão.

Por outro lado, quando você tem o suporte de um profissional que, além de um contador de confiança, é um verdadeiro parceiro, que lhe apoia e enxerga o seu negócio de forma profunda e detalhada, você tem à mão todas as possibilidades para superar as adversidades citadas acima e vencer o jogo.

É por isso que você precisa de um escritório que se antecipe e o oriente na gestão, administração tributária, financeira, organizacional e até no marketing da sua empresa. Sem que nenhuma dessas demandas venha sempre de você.
Então nós lhe convidamos, hoje, a ter sucesso no seu empreendimento. A não se sentir mais sozinho. A ter alguém ao seu lado que ajude nas tomadas de decisão. Nós lhe convidamos a ter uma empresa saudável e a vencer o verdadeiro jogo empresarial.
VALORES

• Verdade
Valorizamos a verdade acima de tudo;

• Compartilhar
Priorizamos compartilhar experiências e vivências com nossos clientes, para que todos sejamos melhores na gestão dos nossos negócios;

• Ética
Tudo o que fazemos no nosso dia a dia está alicerçado na transparência, ética e responsabilidade;

• Paixão
Nosso principal combustível é o amor pelo que fazemos;

• Empatia
Nos colocamos no lugar dos clientes em todos os processos de atendimento;

• Responsabilidade
Somos responsáveis pelas nossas ações.

pigatti

1958 - FUNDAÇÃO - Rolando Pigatti fundou o Escritório de Contabilidade Rolando Pigatti
Em 19 de junho de 1958, Rolando Pigatti fundou o Escritório de Contabilidade Rolando Pigatti, na cidade de São Paulo. À época, a empresa já contava com uma qualificação inestimável: a experiência de seu precursor como responsável por toda a contabilidade da Camargo Correa.

1970 - COOPERAÇÃO
Mais tarde, na década de 1970, a companhia ESCORP passou a operar em nova sede localizada no bairro do Cambuci. E com a entrada de um novo sócio, Walter Rolando Pigatti, o escritório passou também a ter uma nova identidade: a Pigatti Contabilidade.

2018 - INOVAÇÃO
Após mais de 60 anos de história, em agosto de 2018, a Pigatti Contabilidade incorporou o Espaço Contábil, acompanhando os rumos do mundo contemporâneo. Um mundo onde a união, a troca e o compartilhamento são essenciais para a longevidade de uma empresa.

2020 – TRANSFORMAÇÃO
Assim, em 2020 nós damos início a uma nova etapa. Como Pigatti Negócios, integramos dois segmentos que se complementam: a Contabilidade e a Consultoria. Sabendo que as necessidades dos clientes não se limitam à burocracia, mas precisam de soluções completas na gestão de seus negócios, começamos a operar focados nas empresas como um todo. Afinal, nós somos e sempre seremos mais do que um escritório de contabilidade!
A marca gráfica da Pigatti foi criada com base nos conceitos de confiança e evolução. Um escritório de contabilidade precisa ser confiável para administrar as finanças e burocracias de seus clientes, além de fazer com que os processos de trabalho sejam sempre atualizados e inovadores, caminhando assim rumo ao sucesso.

Dessa maneira, o símbolo é a tradução gráfica desses dois conceitos. As três moedas estilizadas representam os lucros e, quando colocadas uma sobre a outra, passam a sensação de evolução e crescimento. O quadrado ao redor oferece sustentação de todos os lados, assim esse crescimento ocorre de maneira planejada e prevista. Para que a marca se tornasse mais amigável e humana, a cor rosa claro foi utilizada em contraste com o azul escuro, que remete à confiança e racionalidade.

pigatti
A nossa equipe tem papel fundamental no compromisso com a qualidade dos nossos serviços.
Por isso, fazemos questão de você conheça cada profissional por trás da Pigatti.



DIRETORIA
Diretor Executivo
Diretor Operacional
Diretor Administrativo
Diretor Comercial e Marketing
Gerente Geral


PESSOAL
Consultor Departamento Pessoal
Gerente Departamento Pessoal
Analista Departamento Pessoal
Assistente Departamento Pessoal
Assitente Departamento Pessoal


MARKETING
Consultor de Marketing
Diretor de Artes
Design
Analista de Planejamento
Analista de Mídias Sociais


FISCAL E TRIBUTÁRIO
Consultor Fiscal e Tributário
Gerente DP Fiscal
Analista Fiscal e Tributário
Assistente Fiscal e Tributário


SOCIETÁRIO LEGAL
Consultor Societário Legal
Consultor Jurídico
Advogado
Assistente Societário Legal


TECNOLOGIA
Programador e Métricas

COMERCIAL/QUALIDADE
Analista de Qualidade


CONTÁBIL
Consultor Contábil
Gerente Departamento
Analista Contábil
Assistente Contábil


FINANCEIRO E ADMINISTRATIVO
Consultor Financeiro
Analista Financeiro
Assistente Financeiro


GESTÃO DE TAREFAS E PROJETOS
Analista de Projetos
A nossa Metodologia é o que nos define e nos transforma.

Atendimento, rotina, gestão e tecnologia são quatro setores que buscamos sempre transformar e aprimorar para oferecer o melhor serviço para nossos clientes.



ATENDIMENTO

• Acompanhamento diário da sua empresa por especialistas;
• Cumprimento de todas as obrigações contábeis, fiscais e tributárias;
• Atendimento rápido e personalizado via telefone, e-mail ou whatsapp;
• Sistema de monitoramento de cada demanda recebida;
• Informativos periódicos com as melhorias do nosso escritório;
• Comunicados de alertas sobre a situação da sua empresa em casos de irregularidades;
• Cartilha de procedimentos sobre o nosso trabalho;
• Canal de atendimento exclusivo para dúvidas, reclamações, sugestões e elogios: atendimento@pigatti.com.br


NOSSA ROTINA

• Acesso ininterrupto às guias emitidas através do nosso sistema;
• Conferência rigorosa dos cálculos de impostos;
• Envio de todos os documentos com antecedência;
• Acompanhamento periódico automatizado das Certidões Negativas;
• Solicitação de eventos da Folha de Pagamento através do nosso sistema;
• Capturas de Notas Fiscais Eletrônicas e Serviços realizadas através dos portais do governo;
• Todos os documentos são arquivados durante os cinco anos legais e ficam disponíveis para consulta no sistema.


GESTÃO

• O software de gestão contábil da sua empresa é integrado aos nossos sistemas;
• Relatórios personalizados de acordo com as demandas e necessidades da sua empresa;
• Assessoria com informações especializadas para o seu negócio.


TECNOLOGIA

• Contas de e-mail hospedadas por servidores da Microsoft, um dos melhores do mundo em segurança;
• Software de última geração e backups locais e na nuvem para assegurar a guarda de todos os documentos.


{"continue":{"imcontinue":"2102503|Thure_de_Thulstrup_-_Battle_of_Shiloh.jpg","grncontinue":"0.216628339978|0.216628339978|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"5566439":{"pageid":5566439,"ns":0,"title":"Utopia (\u00e1lbum de Bj\u00f6rk)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/\u00c1lbum\n| nome = Utopia\n| tipo = est\u00fadio\n| artista = [[Bj\u00f6rk]]\n| capa = Imagem:Utopia_Bj\u00f6rk.jpg\n| lan\u00e7ado = [[24 de novembro]] de [[2017]]\n| gravado = 2015-2017\n| g\u00eanero = {{hlist|[[Eletr\u00f4nica]]|[[Ambient music|ambiente]]}}\n| dura\u00e7\u00e3o = 71:38\n| gravadora = [[One Little Indian]]\n| produtor = {{hlist|Bj\u00f6rk|[[Arca (m\u00fasico)|Arca]]|Rabit}}\n| \u00faltimo_\u00e1lbum = ''[[Vulnicura]]''
(2015)\n| pr\u00f3ximo_\u00e1lbum = \n| miscel\u00e2neo = {{Singles\n | nome = Utopia\n | tipo = \n | single 1 = The Gate\n | single 1 data = {{Data de in\u00edcio|2017|09|15}}\n | single 2 = Blissing Me\n | single 2 data = {{Data de in\u00edcio|2017|11|15}}\n | single 3 = Arisen My Senses\n | single 3 data = {{Data de in\u00edcio|2018|03|21}} \n | single 4 = Features Creatures\n | single 4 data = {{Data de in\u00edcio|2019|09|06}} \n}}\n| idioma = \n| formato = \n}}\n'''''Utopia''''' (estilizado como '''''utopia''''') \u00e9 o d\u00e9cimo \u00e1lbum de est\u00fadio da musicista [[Isl\u00e2ndia|islandesa]] [[Bj\u00f6rk]], lan\u00e7ado em 24 de Novembro de 2017,https://www.discsjapan.com/en/product/Untitled-Bonus-Track.html?Page=1&catalog=18&idx=21358 atrav\u00e9s da gravadora [[One Little Indian Records]].{{citar web |url=https://pitchfork.com/news/bjork-reveals-new-album-title |titulo=Bj\u00f6rk Reveals New Album Title |publicacao=[[Pitchfork]]}}{{citar web |url=https://www.nytimes.com/2017/09/08/arts/music/fall-preview-pop-jazz-albums.html |titulo=Pop and Jazz Fall Preview: 66 Albums, Shows and Festivals |publicacao=[[The New York Times]] |data=8 de setembro de 2017}} Durante um evento no [[Facebook]] via Facebook Live em 15 de setembro de 2017 para promover o primeiro [[single]] do \u00e1lbum, Bj\u00f6rk falou sobre a vis\u00e3o ut\u00f3pica no \u00e1lbum, que se daria em um ambiente pol\u00edtico incerto: \"Temos [[Donald Trump|Trump]], n\u00f3s temos [[Brexit]], temos nossos pr\u00f3prios problemas na Isl\u00e2ndia, n\u00f3s temos problemas ambientais. Penso que se alguma vez houve necessidade ou urg\u00eancia em apresentar outro modelo ut\u00f3pico, de como viveremos nossas vidas, eu acho que o momento \u00e9 agora, e estas s\u00e3o as minhas propostas.\"\n\n== Conceito ==\n\n{{Quote box\n| quote = \"Eu meio que gosto do fato de que \u00e9 um clich\u00ea, essa palavra [...] tem uma impress\u00e3o fascista de 'quero que o mundo seja dessa forma!', pois \u00e9 uma proposta de como podemos viver com a natureza e tecnologia da forma mais otimista poss\u00edvel\".\n| source = \u2014 Bj\u00f6rk sobre o t\u00edtulo do \u00e1lbum\n|align = left\n| width = 20%\n}}\n\nBj\u00f6rk come\u00e7ou a compor ''Utopia'' ap\u00f3s o lan\u00e7amento de ''[[Vulnicura]]'' em 2015. Ao ganhar o pr\u00eamio de Artista Feminino Internacional no [[Brit Awards]] de 2016, Bj\u00f6rk n\u00e3o compareceu na premia\u00e7\u00e3o pois estava gravando seu novo \u00e1lbum, at\u00e9 ent\u00e3o sem t\u00edtulo.{{Citar peri\u00f3dico|ultimo=LaCroix|primeiro=Emy|data=2016-02-24|titulo=Bjork Wins International Female Solo Artist At Brit Awards: This Is The \u2018Best Title Ever\u2019|url=http://hollywoodlife.com/2016/02/24/bjork-wins-best-international-female-solo-artist-brit-awards-2016/|jornal=Hollywood Life|lingua=en-US}} Em uma entrevista de mar\u00e7o de 2016, declarou que a composi\u00e7\u00e3o do \u00e1lbum era \"o para\u00edso\", enquanto que a de ''Vulnicura'' era \"o inferno... como div\u00f3rcio\".{{Citar peri\u00f3dico|ultimo=AnOther|titulo=The Full Interview: Bj\u00f6rk and Julia Davis|url=http://www.anothermag.com/fashion-beauty/8449/the-full-interview-Bj%C3%B6rk-and-julia-davis|jornal=AnOther|lingua=en}}\n\nO \u00e1lbum foi anunciado via rede social em 2 de agosto de 2017 com uma nota manuscrita por Bj\u00f6rk. O an\u00fancio coincidiu com a edi\u00e7\u00e3o de outono de 2017 da revista ''Dazed'' com Bj\u00f6rk na capa, que incluiu a divulga\u00e7\u00e3o de alguns t\u00edtulos de m\u00fasicas.{{Citar peri\u00f3dico|titulo=Bj\u00f6rk Announces New Album 'Coming Out Very Soon' With Mysterious Teaser|url=http://www.billboard.com/articles/news/dance/7882466/bjork-new-album-coming-soon-instagram-mystery|jornal=Billboard}} O primeiro single, '\"The Gate\", foi anunciado em 12 de setembro, por\u00e9m foi lan\u00e7ado em 15 de setembro. No mesmo dia do lan\u00e7amento do single, Bj\u00f6rk anunciou o t\u00edtulo do \u00e1lbum, ''Utopia'', durante uma entrevista com Nowness, declarando que ela tinha \"mil sugest\u00f5es de t\u00edtulos\" e que \"n\u00e3o conseguia pensar em algo melhor\", mas estava aberta \u00e0 mudan\u00e7a. A data de lan\u00e7amento e a capa foram reveladas no dia seguinte.\n\nEm 15 de novembro de 2017, o segundo single, \"Blissing Me\", foi lan\u00e7ado como [[download digital]], acompanhado de um clipe, dirigido por Tim Walker\u00a0e Emma Dalzell.{{Citar peri\u00f3dico|data=2017-11-15|titulo=Watch the stunning video for Bj\u00f6rk's new single 'Blissing Me' - NME|url=http://www.nme.com/news/music/bjork-new-single-blissing-me-utopia-2159536|jornal=NME|lingua=en-US}}\n\nAo promover ''Utopia'', Bj\u00f6rk revelou que planeja trabalhar em uma vers\u00e3o ao vivo do \u00e1lbum come\u00e7ando a partir da primavera de 2018. \"H\u00e1 muitas coisas da [[flauta]] que n\u00e3o explorei completamente\", disse ela, \"com mais solistas e coisas de flauta mais misteriosas\" e terminou acrescentando, \"temos algumas m\u00fasicas de flauta adicionais\".{{Citar peri\u00f3dico|data=2017-11-27|titulo=Bj\u00f6rk Plans To Release Live Version Of Utopia With More Flutes|url=https://www.stereogum.com/1972855/bjork-plans-to-release-live-version-of-utopia-with-more-flutes/news/title=Bj%C3%B6rk|jornal=Stereogum}}\n\nEm 16 de agosto de 2019, quase dois anos do lan\u00e7ado do \u00e1lbum, Bj\u00f6rk anunciou o [[Box set|boxset]] ''Utopia Bird Call'' como uma forma de comemorar o fim da era ''Utopia'', uma cole\u00e7\u00e3o que cont\u00e9m 14 flautas de madeira esculpidas \u00e0 m\u00e3o que imitam v\u00e1rios cantos de p\u00e1ssaros. Essas flautas foram escolhidas a dedo por Bj\u00f6rk, trabalhando em conjunto com uma empresa francesa chamada Quelle Est Belle, e o box vem com um livreto detalhando como usar cada flauta e qual p\u00e1ssaro cada uma imita. Al\u00e9m das flautas, o boxset vem com um pendrive personalizado que cont\u00e9m as faixas do ''Utopia'', os videoclipes e remixes do ''Utopia'' e uma faixa instrumental exclusiva chamada \"Arpegggio\".{{Citar web|titulo=Bj\u00f6rk's 'Utopia' boxset will contain birdcall flutes, obviously|url=https://mixmag.net/read/bjork-utopia-boxset-birdcall-flutes-news|obra=Mixmag|acessodata=2019-09-19}} Em comunicado, Bj\u00f6rk explicou, \"''Utopia'' \u00e9 focado em cantos de p\u00e1ssaros e sonoramente \u00e9 a muta\u00e7\u00e3o entre sintetizador/p\u00e1ssaro, p\u00e1ssaro/flauta, flauta/sintetizador... ent\u00e3o fiquei muito animada quando descobri essas flautas de madeira feitas \u00e0 m\u00e3o que imitam precisamente p\u00e1ssaros espec\u00edficos\". O set custa 500 [[Libra esterlina|libras esterlinas]] e foi lan\u00e7ado em 1 de novembro de 2019.\n\n==Composi\u00e7\u00e3o==\nCom quatorze faixas no total, ''Utopia'' possui um tempo de dura\u00e7\u00e3o de 71 minutos e 38 segundos, sendo o mais longo \u00e1lbum de est\u00fadio de Bj\u00f6rk at\u00e9 o momento. O artigo do site ''Dazed'' afirmou tamb\u00e9m que os sons calmos de p\u00e1ssaros das can\u00e7\u00f5es ocorrem entre faixas, de forma similar ao seu \u00e1lbum de 2007, ''[[Volta (\u00e1lbum)|Volta]]''. Estes sons s\u00e3o provenientes de grava\u00e7\u00f5es de campo da pr\u00f3pria Bj\u00f6rk, no entanto, tamb\u00e9m foram amostras extra\u00eddas do \u00e1lbum de [[David Toop]], ''Hekura'' (1980), o qual a cantora considera como um de seus \u00e1lbuns favoritos.{{citar web|url=http://www.dazeddigital.com/music/article/37206/1/bjork-new-album-interview|titulo=Bj\u00f6rk on finding paradise and her ecstatic return|autor=Dazed}} Bj\u00f6rk declarou que o \u00e1lbum \u00e9 uma explora\u00e7\u00e3o da [[utopia]] e que o processo de composi\u00e7\u00e3o coincidiu com suas preocupa\u00e7\u00f5es pessoais, pol\u00edticas e ambientais.\n\nA escolha do uso de flauta nas m\u00fasicas foi estil\u00edstica e consciente ap\u00f3s compor arranjos de corda para seu \u00faltimo \u00e1lbum: \"Comecei uma sess\u00e3o de flauta com 12 flautistas islandesas e passei alguns meses gravando e ensaiando com elas [..] Decidimos incorporar [[sintetizador]]es que t\u00eam sons atmosf\u00e9ricos e flautas que soam como sintetizadores\".{{Citar peri\u00f3dico|ultimo=bjork.fr|titulo=Sph\u00e8res, prismes et Utopia pour le nouvel album|url=http://www.bjork.fr/Bjork-Utopia-album-Nowness|jornal=Bj\u00f6rk.fr|lingua=fr-FR}} Bj\u00f6rk disse que as melodias foram compostas enquanto andava pela natureza da Isl\u00e2ndia, e assim que terminou as melodias, ela comp\u00f4s os arranjos de flauta, depois sobrepondo as melodias. As letras foram o elemento final no processo de composi\u00e7\u00e3o.{{Citar web|url=http://www.bbc.co.uk/programmes/b094p7jy|titulo=Jo talks to Bjork and Fleetwood Mac is the Vinyl Revival, Jo Whiley - BBC Radio 2|acessodata=2018-04-21|obra=BBC|lingua=en-GB}}\n\n==Lista de faixas==\n{{Lista de faixas|coluna_extra = Produtor|t\u00edtulo1 = Arisen my Senses|escritor1 = {{hlist|[[Bj\u00f6rk]]|[[Arca (m\u00fasico)|Alejandro Ghersi]]}}|dura\u00e7\u00e3o1 = 4:59|extra1 = {{hlist|Bj\u00f6rk|[[Arca (m\u00fasico)|Arca]]}}|t\u00edtulo2 = Blissing Me|escritor2 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Ghersi}}|dura\u00e7\u00e3o2 = 5:05|extra2 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca}}|t\u00edtulo3 = [[The Gate (can\u00e7\u00e3o)|The Gate]]|escritor3 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Ghersi}}|dura\u00e7\u00e3o3 = 6:33|extra3 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca}}|t\u00edtulo4 = Utopia|escritor4 = Bj\u00f6rk|dura\u00e7\u00e3o4 = 4:42|extra4 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca}}|t\u00edtulo5 = Body Memory|escritor5 = Bj\u00f6rk|dura\u00e7\u00e3o5 = 9:46|extra5 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca}}|t\u00edtulo6 = Features Creatures|escritor6 = Bj\u00f6rk|dura\u00e7\u00e3o6 = 4:49|extra6 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca}}|t\u00edtulo7 = Courtship|escritor7 = Bj\u00f6rk|dura\u00e7\u00e3o7 = 4:44|extra7 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca}}|t\u00edtulo8 = Losss|escritor8 = Bj\u00f6rk|dura\u00e7\u00e3o8 = 6:51|extra8 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca|Rabit}}|t\u00edtulo9 = Sue Me|escritor9 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Ghersi}}|dura\u00e7\u00e3o9 = 4:57|extra9 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca}}|t\u00edtulo10 = Tabula Rasa|escritor10 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Ghersi}}|dura\u00e7\u00e3o10 = 4:42|extra10 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca}}|t\u00edtulo11 = Claimstaker|escritor11 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Ghersi}}|dura\u00e7\u00e3o11 = 3:18|extra11 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca}}|t\u00edtulo12 = Paradisia|escritor12 = Bj\u00f6rk|dura\u00e7\u00e3o12 = 1:44|extra12 = {{hlist|Bj\u00f6rk}}|t\u00edtulo13 = Saint|escritor13 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Sarah Hopkins}}|dura\u00e7\u00e3o13 = 4:41|extra13 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca}}|t\u00edtulo14 = Future Forever|escritor14 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Ghersi}}|dura\u00e7\u00e3o14 = 4:47|extra14 = {{hlist|Bj\u00f6rk|Arca}}\n}}'''Nota'''\n\nO seguimento entre \"Blissing Me\" e \"The Gate\" possui um ''sample'' de \"Guanare/Barinas\", de Jean C. Roch\u00e9.{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Bj\u00f6rk}}\n\n[[Categoria:\u00c1lbuns de 2017]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns de Bj\u00f6rk]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns produzidos por Arca]]"}]},"4579318":{"pageid":4579318,"ns":0,"title":"Trichophorum cespitosum","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Taxonomia\n | nome = ''Trichophorum cespitosum''\n | imagem = Trichophorum cespitosum (Rasen-Haarbinse) IMG 2929.jpg\n | imagem_legenda =\n | reino = [[Plantae]]\n | clado1 = [[Angiosperma|angiosp\u00e9rmicas]]\n | clado2 = [[monocotiled\u00f3nea]]s\n | clado3 = [[comelin\u00eddeas]]\n | ordem = [[Poales]]\n | fam\u00edlia = [[Cyperaceae]]\n | g\u00e9nero = ''[[Trichophorum]]''\n | esp\u00e9cie = '''''T. cespitosum'''''\n | binomial = ''Trichophorum cespitosum''\n | binomial_autoridade = (L.) Hartm.\n}}\n{{T\u00edtulo em it\u00e1lico}}\n'''''Trichophorum cespitosum''''' \u00e9 uma esp\u00e9cie de [[Angiosperma|planta com flor]] pertencente \u00e0 [[fam\u00edlia (biologia)|fam\u00edlia]] [[Cyperaceae]]. \n\nA autoridade cient\u00edfica da esp\u00e9cie \u00e9 ([[L.]]) [[Hartm.]], tendo sido publicada em ''[[Handbok i Skandinaviens Flora, Femte Upplagan]]'' 259. 1849.Tropicos.org. Missouri Botanical Garden. 29 de setembro de 2014 \n\n== Portugal ==\nTrata-se de uma esp\u00e9cie presente no territ\u00f3rio portugu\u00eas, nomeadamente em [[Portugal Continental]].\n\nEm termos de naturalidade \u00e9 nativa da regi\u00e3o atr\u00e1s referida.\n\n== Protec\u00e7\u00e3o ==\nN\u00e3o se encontra protegida por legisla\u00e7\u00e3o portuguesa ou da Comunidade Europeia.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Bibliografia ==\n* Sequeira M, Esp\u00edrito-Santo D, Aguiar C, Capelo J & Honrado J (Coord.) (2010). [https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/6971/4/2011%20Checklist%20da%20Flora%20de%20Portugal.pdf Checklist da Flora de Portugal (Continental, A\u00e7ores e Madeira)]. Associa\u00e7\u00e3o Lusitana de Fitossociologia (ALFA).\n* [http://www4.uma.pt/gbm/checklist/lista_flora.php Checklist da Flora do Arquip\u00e9lago da Madeira](Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens) - Grupo de Bot\u00e2nica da Madeira\n* [http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/listagens.php?lang=pt&pesquisar=Trichophorum%20cespitosum&sstr=4 Trichophorum cespitosum]'' - Portal da Biodiversidade dos A\u00e7ores\n* ''[http://www.theplantlist.org/tpl/search?q=Trichophorum+cespitosum Trichophorum cespitosum]'' - The Plant List (2010). Version 1. Published on the Internet; http://www.theplantlist.org/ (consultado em 29 de setembro de 2014).\n* ''[http://www.ipni.org/ipni/advPlantNameSearch.do?find_genus=Trichophorum&find_species=cespitosum&find_rankToReturn=spec Trichophorum cespitosum]'' - International Plant Names Index\n* Castroviejo, S. (coord. gen.). 1986-2012. ''[http://www.floraiberica.es/ Flora iberica]'' 1-8, 10-15, 17-18, 21. Real Jard\u00edn Bot\u00e1nico, CSIC, Madrid.\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n\n\n* ''[http://jb.utad.pt/especie/Trichophorum_cespitosum Trichophorum cespitosum]'' - ''Flora Digital de Portugal''. jb.utad.pt/flora.\n* ''[http://www.flora-on.pt/index.php?q=Trichophorum+cespitosum Trichophorum cespitosum]'' - Flora-on\n* ''[http://ww2.bgbm.org/EuroPlusMed/PTaxonDetail.asp?NameCache=Trichophorum%20cespitosum Trichophorum cespitosum]'' - The Euro+Med PlantBase\n* ''[http://www.floravascular.com/index.php?spp=Trichophorum%20cespitosum Trichophorum cespitosum]'' - Flora Vascular\n* ''[http://www.biodiversitylibrary.org/name/Trichophorum_cespitosum Trichophorum cespitosum]'' - [[Biodiversity Heritage Library]] - Bibliografia\n* ''[http://plants.jstor.org/search?qtype=all&query=Trichophorum+cespitosum Trichophorum cespitosum]'' - [[JSTOR]] Global Plants\n* ''[http://rbg-web2.rbge.org.uk/cgi-bin/nph-readbtree.pl/feout?FAMILY_XREF=&GENUS_XREF=Trichophorum&SPECIES_XREF=cespitosum Trichophorum cespitosum]'' - ''[[Flora Europaea]]''\n* ''[http://www.ncbi.nlm.nih.gov/taxonomy/?term=Trichophorum%cespitosum Trichophorum cespitosum]'' - NCBI Taxonomy Database\n* ''[http://www.gbif.org/species/search?q=Trichophorum+cespitosum Trichophorum cespitosum]'' - [[Global Biodiversity Information Facility]]\n* ''[http://eol.org/search?q=Trichophorum+cespitosum&search=Go Trichophorum cespitosum]'' - [[Encyclopedia of Life]]\n\n{{esbo\u00e7o-planta}}\n{{Portal3|Bot\u00e2nica|Flora de Portugal}}\n\n{{!FDP}}\n\n[[Categoria:Flora de Portugal]]\n[[Categoria:Trichophorum|cespitosum]]"}]},"350841":{"pageid":350841,"ns":0,"title":"Esta\u00e7\u00e3o Repubblica/Teatro dell'Opera","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{mais fontes|data=junho de 2019}}{{Info/Esta\u00e7\u00e3o\n|nome = Esta\u00e7\u00e3o Repubblica/Teatro dell'Opera\n|cor = \n|t\u00edtulo_cor = \n|tamanho = \n|imagem = \n|imagem-legenda = \n|imagem-tamanho = \n|pictograma = \n|tamanho_pic = \n|legenda_pic = \n|uso_atual = \n|administra\u00e7\u00e3o = \n|linha = \n|ramal = \n|n\u00edveis = \n|plataforma = \n|c\u00f3digo = \n|sigla = \n|posi\u00e7\u00e3o = \n|capacidade = \n|movimento_ano = \n|movimento_pas = \n|movimento_dia = \n|zona = \n|servi\u00e7os = \n|conex\u00f5es =\n|nome-antigo = \n|inaugura\u00e7\u00e3o = \n|fechamento = \n|inaugura\u00e7\u00e3o_atualed = \n|projeto_arquit = \n|interv_plas = \n|latd= |latm= |lats= |latNS=\n|longd= |longm= |longs= |longEW= |escala=\n|coord_t\u00edtulo =\n|mapa_alfinete = \n|mapa_alfinete_nome = \n|mapa_alfinete_legenda = \n|endere\u00e7o = \n|munic\u00edpio = \n|pa\u00eds = \n|pr\u00f3x_esta\u00e7\u00f5es_diag =\n|mapa-diagrama = \n}}\n'''Reppublica/Teatro dell'Opera''' \u00e9 uma esta\u00e7\u00e3o da [[Linha A (Metro de Roma)|Linha A]] do [[Metro de Roma]].{{citar web|url=https://www.rome.info/metro/|titulo=Rome metro map|data=|acessodata=13 de julho de 2019|publicado=''Rome.info''|ultimo=|primeiro=|wayb=20190520211601}} Ela foi inaugurada em 1980 e seu nome \u00e9 devido a [[Pra\u00e7a da Rep\u00fablica (Roma)|Pra\u00e7a da Rep\u00fablica]], debaixo da qual esta esta\u00e7\u00e3o se encontra.\n\n== Bibliografia complementar ==\n* Vittorio Formigari, Pietro Muscolini, ''La metropolitana a Roma'', 1983, Calosci, Cortona.\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [https://web.archive.org/web/20070927001624/http://www.atac.roma.it/linee/m_linee.asp?p=1&i=6&NUM=MAA&st=90011 Esta\u00e7\u00e3o Repubblica no site de transporte p\u00fablico de Roma (em italiano)]\n\n{{esbo\u00e7o-constru\u00e7\u00e3o}}\n\n[[Categoria:Esta\u00e7\u00f5es do Metro de Roma|Repubblica/Teatro dell'Opera]]\n[[Categoria:Roma R. XVIII Castro Pretorio]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Nicubunu Crane.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Question book-new.svg"}]},"4495168":{"pageid":4495168,"ns":0,"title":"Reza Haghighi","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Futebolista\n |nome = Reza Haghighi\n |imagem = Iran vs. Montenegro 2014-05-26 (120).jpg\n |imagem_tamanho = 250px\n |imagem_legenda = \n |nomecompleto = Reza Haghighi Shandiz\n |nascimento_data = {{dni|1|2|1989|lang=br}}\n |nascimento_cidade = [[Meshed]]\n |nascimento_pa\u00eds = {{IRN}}\n |altura = 1.90 m\n |actualclube = {{IRNb}} [[Persepolis Football Club|Persepolis]]\n |clubenumero = 9\n |posi\u00e7\u00e3o = [[Meia (futebol)|Meia]]\n |jovemanos = \n |jovemclubes = \n |ano = 2006\u20132009
2009\u20132012
2012\u2013\n |clubes = {{IRNb}} [[Payam Mashhad Football Club|Payam]]
{{IRNb}} [[Fajr Sepasi Football Club|Fajr Sepasi]]
{{IRNb}} [[Persepolis Football Club|Persepolis]]\n |jogos(gols) = {{0|000}}48 {{0|0000}}(1)
{{0|000}}76 {{0|0000}}(6)
{{0|000}}49 {{0|0000}}(2)\n |anoselecao = 2012\u2013\n |selecaonacional = {{IRNf}}\n |partidasselecao = {{0|0000}}9 {{0|0000}}(0)\n |pcupdate = 25 de setembro de 2014\n |tupdate = \n |ntupdate = 21 de junho de 2014\n}}\n'''Reza Haghighi''' ({{lang-fa|\u0631\u0636\u0627 \u062d\u0642\u06cc\u0642\u06cc \u0634\u0627\u0646\u062f\u06cc\u0632}} , [[Meshed]], [[1 de fevereiro]] de [[1989]]), \u00e9 um [[futebolista]] [[Ir\u00e3o|Iraniano]] que atua como [[Meia (futebol)|meia]]. Atualmente, joga pelo [[Persepolis Football Club|Persepolis]].{{citar web|t\u00edtulo=Perfil em Soccerway|url=http://br.soccerway.com/players/reza-haghighi/69613/|acessodata=27 de setembro de 2014}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{NFT player|pid=46673}}\n* {{FIFA Player|353379}}\n\n{{Esbo\u00e7o-futebolistairn}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Iraniana de Futebol de 2014}}\n{{Portal3|Futebol|Ir\u00e3}}\n\n{{DEFAULTSORT:Haghighi, Reza}}\n[[Categoria:Futebolistas do Ir\u00e3o]]\n[[Categoria:Jogadores da Sele\u00e7\u00e3o Iraniana de Futebol]]\n[[Categoria:Jogadores da Copa do Mundo FIFA de 2014]]\n[[Categoria:Futebolistas do Persepolis F.C.]]"}]},"5774515":{"pageid":5774515,"ns":0,"title":"Pristimantis polemistes","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Speciesbox\n| image =\n| status = CR\n| status_system = IUCN3.1\n| status_ref = {{citar iucn |autor=IUCN SSC Amphibian Specialist Group. |ano=2019 |t\u00edtulo=''Pristimantis polemistes'' |volume=2019 |p\u00e1gina=e.T61817A85908274 |doi=10.2305/IUCN.UK.2019-2.RLTS.T61817A85908274.en |acessodata=7-10-2021}}\n| taxon = Pristimantis polemistes\n| authority = ([[John Douglas Lynch|Lynch]] & [[Mar\u00eda Cristina Ardila-Robayo|Ardila-Robayo]], 2004)\n| synonyms = * ''Eleutherodactylus polemistes'' Lynch and Ardila-Robayo, 2004{{citar peri\u00f3dico|\u00faltimo1=Lynch |primeiro1=J. D. |\u00faltimo2=Ardila-Robayo |primeiro2=M. C. |name-list-style=amp |ano=2004 |t\u00edtulo=A new Colombian frog of the genus ''Eleutherodactylus'' from the northern Cordillera Occidental |peri\u00f3dico=Revista de la Academia Colombiana de Ciencias Exactas, F\u00edsicas y Naturales |volume=28 |n\u00famero=108 |p\u00e1ginas=403\u2013408 |url=https://raccefyn.co/index.php/raccefyn/issue/view/155}}\n| synonyms_ref = {{citar web |url=https://amphibiansoftheworld.amnh.org/Amphibia/Anura/Brachycephaloidea/Strabomantidae/Pristimantinae/Pristimantis/Pristimantis-polemistes |t\u00edtulo=''Pristimantis polemistes'' (Lynch and Ardila-Robayo, 2004) |autor=Frost, Darrel R. |ano=2021 |obra=Amphibian Species of the World: an Online Reference. Version 6.1 |publicado=American Museum of Natural History |doi=10.5531/db.vz.0001 |acessodata=7-10-2021}}\n}}\n{{Wikispecies}}\n'''''Pristimantis polemistes''''' \u00e9 uma esp\u00e9cie de anf\u00edbio [[Caudata|caudado]] da fam\u00edlia [[Strabomantidae]]. Est\u00e1 presente na [[Fauna da Col\u00f4mbia|Col\u00f4mbia]]. A [[Uni\u00e3o Internacional para a Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza|UICN]] classificou-a como [[Esp\u00e9cie vulner\u00e1vel|vulner\u00e1vel]].\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n*[[Decl\u00ednio das popula\u00e7\u00f5es de anf\u00edbios]]\n\n==Refer\u00eancias==\n\n[http://research.amnh.org/vz/herpetology/amphibia/content/search?taxon=Pristimantis+polemistes&subtree=&subtree_id=&english_name=&author=&year=&country= ''Pristimantis polemistes''] Amphibian Species of the World, vers\u00e3o 6.0. American Museum of Natural History. P\u00e1gina acedida em 13 de Fevereiro de 2018.\n[https://amphibiaweb.org/cgi/amphib_query?where-genus=Pristimantis&where-species=polemistes Pristimantis polemistes]. AmphibiaWeb. P\u00e1gina acedida em 13 de Fevereiro de 2018.\n\n\n{{esbo\u00e7o-anf\u00edbio}}\n{{Taxonbar|from=Q4454594}}\n\n[[Categoria:Pristimantis]]\n[[Categoria:Anf\u00edbios descritos em 2004]]\n[[Categoria:Anf\u00edbios da Col\u00f4mbia]]"}]},"4573447":{"pageid":4573447,"ns":0,"title":"Vranovac","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Localidade da S\u00e9rvia\n|Nome = Vranovac\n|Nome Cir\u00edlico = {{lang|sr|\u0412\u0440\u0430\u043d\u043e\u0432\u0430\u0446}}\n|Imagem = \n|Legenda = \n|Bras\u00e3o = \n|Mapa =\n|Lema =\n|Prov\u00edncia = [[S\u00e9rvia central]]\n|Regi\u00e3o = [[\u0160umadija (regi\u00e3o)|\u0160umadija]], [[Belica (regi\u00e3o)|Belica]]\n|Distrito = [[Pomoravlje (distrito)|Pomoravlje]]\n|Cidade = [[Jagodina]]\n|lat_deg = |lat_min = |lat_sec =\n|lon_deg = |lon_min = |lon_sec =\n|Altitude = 331\n|\u00c1rea = \n|Popula\u00e7\u00e3o = 136\n|Censo = 2011\n|Densidade =\n|Placa =\n|C\u00f3digo postal = \n|C\u00f3digo telefone=\n|Endere\u00e7o =\n|Website sem www=\n|e-mail =\n|Prefeito = \n|Partido =\n|Nuts =\n|Mapa distrito =\n|Mapa regi\u00e3o =\n}}\n'''Vranovac''' (em [[Alfabeto cir\u00edlico|cir\u00edlico]]:'' {{lang|sr|\u0412\u0440\u0430\u043d\u043e\u0432\u0430\u0446}}'') \u00e9 uma vila da [[S\u00e9rvia]] localizada na cidade de [[Jagodina]], pertencente ao distrito de [[Pomoravlje (distrito)|Pomoravlje]], na regi\u00e3o de [[\u0160umadija (regi\u00e3o)|\u0160umadija]], [[Belica (regi\u00e3o)|Belica]]. A sua popula\u00e7\u00e3o era de 136 habitantes segundo o censo de 2011.{{citar web|url=http://media.popis2011.stat.rs/2011/prvi_rezultati.pdf|t\u00edtulo=Recensement de la population, des m\u00e9nages et des logements dans la R\u00e9publique de Serbie 2011|data=10 de novembro de 2011|publicado=Site de l'Institut de statistiques de la [[S\u00e9rvia|R\u00e9publique de Serbie]]|acessodata=}}{{Hist\u00f3rico da popula\u00e7\u00e3o (S\u00e9rvia)}}\n\n== Demografia ==\n{{Demografia|\n|1948= 558\n|1953= 501\n|1961= 402\n|1971= 287\n|1981= 233\n|1991= 201\n|2002= 159{{Historique de la population (Serbie)}}\n|2011= 136\n}}\n\n\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{citar web|url=http://www.maplandia.com/serbia-and-montenegro/srbija/vranovac/ |t\u00edtulo=Vranovac Map|data=|publicado=Maplandia.com|acessodata=|l\u00edngua=en}}\n* {{citar web|url=http://www.fallingrain.com/world/RI/00/Vranovac3.html |t\u00edtulo=Vranovac Map|data=|publicado=Fallingrain.com|acessodata=|l\u00edngua=en}}\n\n{{Distrito de Pomoravlje}}\n{{Esbo\u00e7o-geo-servia}}\n{{Portal3|S\u00e9rvia}}\n\n[[Categoria:Vilas de Pomoravlje]]"}]},"5184433":{"pageid":5184433,"ns":0,"title":"Ismael Borrero","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/esporte/atleta\n| nome = Ismael Borrero\n| esporte = [[Luta]]\n| imagem = Ismael Borrero Rio 2016d.jpg\n| tamanho = 200px\n| legenda = \n| nomecompleto = Ismael Borrero Molina\n| apelido = \n| nacionalidade = {{CUBn}}\n| data_nascimento = {{dni|6|1|1992|lang=br}}\n| local_nascimento = [[Santiago de Cuba]], [[Cuba]]\n| data_morte = \n| local_morte = \n| peso = \n| altura = \n| disciplina = \n| nivel =\n| clube = \n| atividade =\n| medaltemplates = \n{{MedalCompetition|Jogos Ol\u00edmpicos}}\n{{MedalGold |[[Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2016|Rio 2016]] | [[Lutas nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2016 - Greco-romana at\u00e9 59 kg masculino|\u201359 kg]]}}\n{{MedalWorldChampionships|link=Campeonato Mundial de Lutas}}\n{{MedalGold |[[Campeonato Mundial de Lutas de 2015|Las Vegas 2015]] | \u201359 kg}}\n{{MedalGold |[[Campeonato Mundial de Lutas de 2019|Nur-Sultan 2019]] | \u201367 kg}}\n{{MedalCompetition|Jogos Pan-Americanos}}\n{{MedalGold|[[Jogos Pan-Americanos de 2019|Lima 2019]] | [[Lutas nos Jogos Pan-Americanos de 2019|\u201367 kg]]}}\n}}\n'''Ismael Borrero Molina''' ([[Santiago de Cuba]], [[6 de janeiro]] de [[1992]]) \u00e9 um lutador de [[Luta greco-romana|estilo greco-romana]] [[cuba]]no, campe\u00e3o ol\u00edmpico.\n\n== Carreira ==\nBorrero competiu na Rio 2016, na qual conquistou a [[medalha de ouro]], na categoria at\u00e9 59 kg.{{citar web|URL=https://www.rio2016.com/en/athlete/ismael-borrero|t\u00edtulo=Perfil na Rio 2016|autor=|data=|publicado=|acessodata=27 de agosto de 2015}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Campe\u00f5es ol\u00edmpicos - Luta greco-romana - Galo}}\n{{Portal3|Olimp\u00edadas|Cuba}}\n{{Esbo\u00e7o-desportista|Luta}}\n\n{{DEFAULTSORT:Borrero, Ismael}}\n[[Categoria:Lutadores ol\u00edmpicos de Cuba]]\n[[Categoria:Campe\u00f5es ol\u00edmpicos de Cuba]]\n[[Categoria:Lutadores nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2016]]\n[[Categoria:Medalhistas nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2016]]\n[[Categoria:Medalhistas ol\u00edmpicos da luta]]"}]},"5795652":{"pageid":5795652,"ns":0,"title":"Mari (deusa)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"\n'''Mari''' (tamb\u00e9m conhecida como '''Mari Urraca''', '''Anbotoko Mari''' (\"senhora de Anboto\"), '''Murumendiko Dama''' (\"senhora de Murumendi\"), '''Maiti''' ou '''Matxi''') \u00e9 a divindade mais importante da [[mitologia basca]], deusa da natureza e esposa do deus Sugaara (tamb\u00e9m conhecido como Sugoi ou Maju).\n\nDe acordo com as cren\u00e7a basca, Mari era a personifica\u00e7\u00e3o da grandeza e majestade das montanhas, a governante dos esp\u00edritos e dos dem\u00f4nios, trov\u00f5es e rel\u00e2mpagos, mas pode representar tamb\u00e9m a deusa da natureza e da fertilidade, reverenciada pelos povos mais antigos do [[Mediterr\u00e2neo]].\n\n== Etimologia ==\nAcredita-se que Mari seja uma modifica\u00e7\u00e3o de ''Emari'' (dom) ou ''Amari'' (m\u00e3e + o sufixo de ocupa\u00e7\u00e3o) ao perder a primeira vogal. A proximidade dos nomes entre [[Virgem Maria|Maria]] e Mari pode ter ajudado os [[pag\u00e3o]]s a adaptar sua adora\u00e7\u00e3o a Mari para aceitar a venera\u00e7\u00e3o crist\u00e3 da Virgem Maria.De ''Enciclopedia General Ilustrada del Pais Vasco Encyclopedia Au\u00f1amendi'', que cita ''Euskalerriaren Yakintza, Tomo I \"Costumbres y supersticiones\",'' pelo folclorista Resurrecci\u00f3n Mar\u00eda de Azkue (1864-1951). Observe que lendas adicionais foram registradas por Jose Miguel Barandiaran e Juan Thalamas Labandibar. A primeira cita\u00e7\u00e3o escrita do ''Dama de Amboto'' foi feita por Esteban de Garibay y Zamalloa, cronista espanhol, na obra ''Memorial hist\u00f3rico espa\u00f1ol''.\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n*[[Aatxe]]\n*[[Mitologia basca]]\n\n {{Refer\u00eancias}}\n\n== Bibliografia ==\n*Luis de Barandiar\u00e1n Ir\u00edzar (editor), A View From The Witch's Cave: Folktales of The Pyrenees (Reno: University of Nevada Press, 1991). ISBN 0-87417-176-8\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n*[http://www.buber.net/Basque/Folklore/aunamendi.mythology.php Mari and other Basque legends, Buber Basque Page]\n\n {{Portal3|Mitologia}}\n\n {{controle de autoridade}}\n\n[[Categoria:Deusas]]"}]},"1855359":{"pageid":1855359,"ns":0,"title":"Neamblysomus julianae","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Taxonomia\n| nome = ''Neamblysomus julianae''\n| cor =pink \n| imagem =\n| imagem_legenda = \n| estado = VU\n| sistema_estado = iucn3.1\n| reino = [[Animalia]] \n| filo = [[Chordata]] \n| classe = [[Mammalia]]\n| infraclasse = [[Placentalia]]\n| ordem = [[Afrosoricida]]\n| fam\u00edlia = [[Chrysochloridae]]\n| g\u00e9nero = ''[[Neamblysomus]]''\n| esp\u00e9cie = '''''N. julianae'''''\n| binomial = ''Neamblysomus julianae''\n| binomial_autoridade = (Meester, 1972)\n}}\n\n'''''Neamblysomus julianae''''' \u00e9 uma esp\u00e9cie de [[mam\u00edfero]] da fam\u00edlia [[Chrysochloridae]]. \u00c9 end\u00eamica da [[\u00c1frica do Sul]], onde \u00e9 encontrada emtr\u00eas subpopula\u00e7\u00f5es isoladas: the Willows, Shere e Tierpoort in Tshwane (Pret\u00f3ria), [[prov\u00edncia de Gauteng]]; Reserva Natural Provincial Nylsvley na [[prov\u00edncia de Limpopo]]; e nos distritos de Numbi Gate, Pretoriuskop e Matjulwana do [[Parque Nacional Kruger]], na [[prov\u00edncia de Mpumalanga]].\n\n==Refer\u00eancias==\n* BRONNER, G. N.; JENKINS, P. D. ''Order Afrosoricida''. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.) '''Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference'''. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 1, 71-81. \n* BRONNER, G. 2008. [http://apiv3.iucnredlist.org/api/v3/website/Neamblysomus%20julianae ''Neamblysomus julianae'']. In: IUCN 2008. 2008 IUCN Red List of Threatened Species. . Acessado em 14 de novembro de 2008.\n\n{{esbo\u00e7o-insect\u00edvoro}}\n\n[[Categoria:Chrysochloridae]]\n[[Categoria:Mam\u00edferos descritos em 1972]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Falta imagem aves.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Heubach erinaceidae.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Information icon.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Status iucn3.1 VU pt.svg"}]},"2102503":{"pageid":2102503,"ns":0,"title":"Batalha de Shiloh","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Guerra\n |conflito = Batalha de Shiloh\n |parte_de = [[Guerra Civil Americana]]\n |imagem = [[Ficheiro:Thure_de_Thulstrup_-_Battle_of_Shiloh.jpg|300px]]\n |legenda = ''Batalha de Shiloh'' por Thure de Thulstrup.\n |data= [[6 de Abril|6]] a [[7 de Abril]] de 1862\n |local = [[Condado de Hardin (Tennessee)]]\n |coordenadas = \n |resultado = Vit\u00f3ria da [[Uni\u00e3o (Guerra Civil Americana)|Uni\u00e3o]]\n |territ\u00f3rio = \n |combatente1 = {{flag|Estados Unidos|1861}} (Uni\u00e3o)\n |combatente2 = {{flag|Estados Confederados da Am\u00e9rica|1861a}}\n |combatente3 = \n |comandante1 = {{flagicon|Estados Unidos|1861}} [[Ulysses S. Grant]]
{{flagicon|Estados Unidos|1861}} [[Don Carlos Buell]]\n |comandante2 = {{flagicon|Estados Confederados da Am\u00e9rica|1861a}} [[Albert Sidney Johnston]]{{KIA}}
{{flagicon|Estados Confederados da Am\u00e9rica|1861a}} [[P.G.T. Beauregard]]\n |comandante3 = \n |for\u00e7a1 = [[Ex\u00e9rcito do Tennessee]] e [[Ex\u00e9rcito do Ohio]] (62.682)Fuller, ''Grant & Lee'', p.286\n |for\u00e7a2 = [[Ex\u00e9rcito do Mississipi]] (40.335)\n |for\u00e7a3 = \n |v\u00edtimas1 = '''13 047'''
(1 754 mortos
8 408 feridos
2 885 capturados e desaparecidos)
\n |v\u00edtimas2 = '''10 694'''
(1 723 mortos
8 012 feridos
959 capturados e desaparecidos)
\n |v\u00edtimas3 = \n}}\nA '''Batalha de Shiloh''' ([[6 de Julho|6]] a [[7 de Julho]] de [[1862]]), tamb\u00e9m conhecida como a '''Batalha de Pittsburg Landing''', foi um dos grandes combates do teatro de opera\u00e7\u00f5es oeste da [[Guerra da Secess\u00e3o]]. O Ex\u00e9rcito de Mississipi confederado, sob [[Albert Sidney Johnston]] e P.G.T. Beauregard, atacou de surpresa o Ex\u00e9rcito de Tennessee, sob Maj. Gen. [[Ulysses S. Grant]], chegando muito pr\u00f3ximo a destru\u00ed-lo no primeiro dia de batalha. A chegada de refor\u00e7os federais (Ex\u00e9rcito de Ohio, de Gen. [[Don Carlos Buell]]) na noite do dia 6 reverteu a situa\u00e7\u00e3o, dando a vit\u00f3ria a Uni\u00e3o.\n\n== Antecedentes ==\nAp\u00f3s ter perdido as batalhas dos fortes [[Batalha do Forte Henry|Henry]] e [[Batalha do Forte Donelson|Donelson]], em Fevereiro de 1862, o general confederado [[Albert Sidney Johnston]] recuou suas for\u00e7as para o oeste de [[Tennessee]], norte de [[Mississippi]] e Alabama.\n\nDo lado da Uni\u00e3o, o Maj. Gen. [[Henry Halleck|Henry W. Halleck]], comandante do Teatro de Opera\u00e7\u00f5es Oeste, ordenou ao Ex\u00e9rcito de Tennessee, sob Maj. Gen. Grant que aguardasse a chegada do Ex\u00e9rcito de Ohio, de Buell que partia de [[Nashville]]. Recebido o refor\u00e7o, Grant deveria avan\u00e7ar contra a ferrovia ''Memphis & Charleston Railroad'', linha de suprimento vital para o vale do [[Rio Mississippi]], [[Memphis (Tennessee)|Memphis]] e a capital confederada [[Richmond (Virg\u00ednia)|Richmond]].\n\nNos meados de mar\u00e7o, Gal. Brigadeiro [[William Sherman]], um dos comandantes de divis\u00e3o do Ex\u00e9rcito de Tennessee recebeu a ordem de interromper a linha ferrovi\u00e1ria da ''Charlton & Memphis Railroads'' no trecho entre [[Corinth (Mississippi)|Corinth]] e [[Iuka (Mississippi)|Iuka]]. ao longo do percurso, ele identificou na margem oeste do [[Rio Tennessee]] uma \u00e1rea plana e alta suficiente para evitar as inunda\u00e7\u00f5es da primavera, chamada de ''Pittsburg Landing''. Apos o reconhecimento pessoal, Grant aprovou a localidade como novo acampamento e transferiu para l\u00e1 as divis\u00f5es de Sherman, [[Stephen Hurlbut]], [[John McClernand]], [[Benjamin Prentiss]] e [[W.H.L. Wallace]], totalizando 35 mil soldados. A divis\u00e3o de [[Lew Wallace]], com 7 500 homens ficaria numa \u00e1rea pr\u00f3xima, denominada ''Crump's Landing''. Nesses locais, Grant aguardaria a chegada do [[Ex\u00e9rcito de Ohio]], sob Don Carlos Buell. Sem saber, Sherman havia escolhido o campo para uma das batalhas mais sangrentas da guerra.\n\nA \u00e1rea era extremamente prop\u00edcia \u00e0 defesa, pois era delimitada por tr\u00eas riachos profundos (''Snake Creek'', ''Owl Creek'' e ''Lick Creek''), deixando apenas uma frente de tr\u00eas milhas de solo seco para o avan\u00e7o de qualquer atacante. Mas, ap\u00f3s contundentes derrotas impingidas aos confederados, ningu\u00e9m esperava que estes pudessem arriscar um ataque. Nenhuma ordem foi dada para entrincheirar as tropas. Para agravar a situa\u00e7\u00e3o, a maior parte dos soldados federais eram recrutas inexperientes, parte delas carecendo mesmo do mais b\u00e1sico treinamento de manobras em n\u00edvel de [[Companhia (militar)|companhia]].Wheeler, P.88 Completando o quadro, Grant ausentou-se do campo sem ter designado formalmente um substituto .\n\nEm [[3 de Abril]] de 1862, quarenta mil confederados sob Johnston iniciaram a marcha em dire\u00e7\u00e3o \u00e0s tropas de Grant, buscando destru\u00ed-las antes da chegada de Buell. O plano de batalha do rebeldes, elaborado por P.G.T. Beauregard, previa um assalto em tr\u00eas ondas, compostas pelos [[corpo de ex\u00e9rcito|corpos de ex\u00e9rcito]] de [[William Hardee]], [[Braxton Bragg]] e [[Leonidas Polk]]. O corpo de [[John Breckinridge]] constituiria a reserva. A id\u00e9ia era atingir com mais intensidade o flanco esquerdo da Uni\u00e3o, empurrando o inimigo para a \u00e1rea pantanosa entre os c\u00f3rregos Owl e Snake. Um efeito adicional seria isolar os federais do Rio Tennessee, de onde os refor\u00e7os sob Buell eram esperados. Mas o plano foi mal concebido para esse objetivo, pois n\u00e3o era prevista nenhuma concentra\u00e7\u00e3o de for\u00e7as particularmente forte no flanco direito confederado.Marszalek, p.174 Na pr\u00e1tica, a manobra mostrou-se ainda muito complexa para as tropas pouco experientes e contribuiu para progressivamente desorganizar as linhas dos atacantes.\n\nAt\u00e9 a noite de [[5 de Abril]], Sherman e Grant receberam numerosas informa\u00e7\u00f5es sobre movimento de tropas inimigas, mas n\u00e3o lhes deram cr\u00e9dito.\n\n== A Batalha ==\n[[Ficheiro:Shiloh Battle Apr6am-2.png|thumb|250px|Mapa da Batalha de Shiloh, manh\u00e3 de 6 de Abril, 1862.]]\n\nNa madrugada do [[6 de Abril|dia 6]], duas companhias da divis\u00e3o de Prentiss enviadas em patrulha, encontraram uma forte coluna confederada, iniciando a Batalha de Shiloh. O ataque confederado tomou as tropas estacionadas de surpresa. Os soldados federais formavam linhas de combate apressadamente, sem tempo de proteger adequadamente os flancos. Sherman coordenou a resist\u00eancia da melhor forma poss\u00edvel dentro das circunst\u00e2ncias, dando exemplo de coragem. Ao longo da batalha, teve tr\u00eas cavalos abatidos sobre si. Grant, que estava cerca de 10 milhas distante, chegou apenas no meio do dia.\n\nOs rebeldes avan\u00e7avam rapidamente, empurrando as tropas oponentes contra o rio. Finalmente, os generais da Uni\u00e3o Prentiss e W.H.L. Wallace conseguiram estabilizar parte da linha defensiva no local que ficou conhecido como ''Hornet's Nest'' ou ''Sunken Road''. Apos repetidos ataques malogrados dos confederados a essa localidade, uma grande concentra\u00e7\u00e3o de fogo de artilharia for\u00e7ou os defensores \u00e0 rendi\u00e7\u00e3o. Wallace foi morto e Prentiss capturado. Mas a tenaz resist\u00eancia comprou para o ex\u00e9rcito da Uni\u00e3o o precioso tempo necess\u00e1rio para consolidar as linhas.\n\nA divis\u00e3o federal de [[Lew Wallace]], que estava estacionada em ''Crump's Landing'' marchou pelo caminho errado, saindo na retaguarda dos confederados. Em vez de atacar os exaustos e desorganizados inimigos de uma dire\u00e7\u00e3o inesperada, Wallace ordenou [[contramarcha]], retardando a sua entrada em combate at\u00e9 o fim do dia.\n\nNo meio da tarde, os confederados sofreram um grande rev\u00eas: seu comandante A.S. Johnston foi morto, e o comando t\u00e1tico passou para o idealizador do plano de batalha, Gal. Beauregard. Beuregard avaliou que Grant n\u00e3o seria refor\u00e7ado durante a noite e que as suas pr\u00f3pria tropas j\u00e1 haviam se desorganizado consideravelmente ao longo do avan\u00e7o. Assim, optou por retomar os ataques apenas no dia seguinte.\n\nFoi um erro s\u00e9rio, pois ao anoitecer [[Lew Wallace]] e Buell chegaram ao campo de batalha, com 27 mil novos soldados. Grant resumiu o dia com uma forte ofensiva, varrendo os confederados das posi\u00e7\u00f5es que havia perdido no dia anterior.\n\n== Consequ\u00eancias ==\nA vit\u00f3ria da Uni\u00e3o foi um importante passo para adquirir o dom\u00ednio do Vale do [[Rio Mississippi|Mississippi]], via fluvial de enorme import\u00e2ncia estrat\u00e9gica. Sua tomada pela Uni\u00e3o dividiria a Confedera\u00e7\u00e3o em duas partes, alijando os ex\u00e9rcitos confederados de importantes \u00e1reas de recrutamento e de produ\u00e7\u00e3o agr\u00edcola vital para o esfor\u00e7o de guerra.\n\nA batalha fora a mais sangrenta da hist\u00f3ria dos EUA at\u00e9 aquele momento, excedendo as baixas da [[Guerra da Independ\u00eancia dos Estados Unidos da Am\u00e9rica|Guerra da Independ\u00eancia]], [[Guerra anglo-americana de 1812|Guerra de 1812]] e [[Guerra Mexicano-Americana]] juntas. A na\u00e7\u00e3o ficou chocada.\n\nGrant sofreu severas cr\u00edticas por ter falhado em considerar seriamente os ind\u00edcios do ataque iminente, por ter se ausentado do campo sem indicar substituto e principalmente por n\u00e3o entrincheirar as tropas. Apenas o suporte pessoal de [[Abraham Lincoln|Lincoln]] permitiu sua perman\u00eancia no cargo. Em contraste, o desempenho de Sherman, que semanas antes tivera sua sanidade mental questionada pelos jornais,Marszalek, p.164 foi muito elogiado, trazendo-lhe total reden\u00e7\u00e3o aos olhos da opini\u00e3o p\u00fablica.\n\n== Refer\u00eancias ==\n{{reflist|colwidth=30em}}'''Fontes'''\n* [[J. F. C. Fuller|Fuller, J. F. C.]], ''The Generalship of Ulysses S. Grant'', Da Capo Press, 1991, {{ISBN|0-306-80450-6}}.\n* [[J. F. C. Fuller|Fuller, J. F. C.]], ''Grant and Lee'', Indiana University Press, 1957, {{ISBN|0-253-13400-5}}.\n* Marszalek, John F., ''Sherman: A Soldier's Passion for Order'', Vintage Books, 1994, {{ISBN|0-679-74989-6}}.\n* Wheeler, Richard, ''Voices of the Civil War'', Meridian, 1990, {{ISBN|0-452-01066-7}}\n\n{{DEFAULTSORT:Batalha Shiloh}}\n[[Categoria:Batalhas da Guerra Civil Americana|Shiloh]]\n[[Categoria:1862 nos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Conflitos em 1862]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of the Confederate States of America (March 1861 \u2013 May 1861).svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of the United States (1861-1863).svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Shiloh Battle Apr6am-2.png"}]}}}}