/blog/abertura de empresa para medicos/

 (11) 3340.6655     (11) 95636.4873     contato@pigatti.com.br      Cliente      Processos   
    
  


Abertura de empresa para médicos: como funciona
escrito em 16 de julho de 2020

São muitas as características a se pensar no processo de abertura de empresa para médicos, mas esse procedimento pode ser muito mais simples se você entender vantagens e desvantagens de cada caso. Com modalidades jurídicas distintas que favorecem diferentes situações, é importante saber o que muda para cada um.

 

Hoje, separamos o que mais vale saber de cada caso e o que levar em conta no momento da abertura de empresa para médicos. Assim, você tem mais tranquilidade para se dedicar com segurança ao que mais precisa do seu tempo: seus pacientes. Continue lendo para entender as opções disponíveis no mercado para você:

 

Quando um médico trabalha por escala de plantões em hospitais, o mais comum é que receba em pessoa jurídica pelo seu trabalho prestado. Consequentemente, a abertura de empresa para médicos acaba sendo mais por uma necessidade do que por escolha propriamente dita. Com tantas modalidades jurídicas distintas, é importante conhecer o que cada uma oferece para que sua escolha seja mais assertiva. Você pode abrir uma empresa como Sociedade Limitada, Sociedade Simples, Sociedade Empresária Limitada, EIRELI e alguns outras naturezas, mas a Sociedade Simples Pura, Sociedade Simples Limitada e Sociedade Empresária costumam ser as mais usadas.

 

Quais os tipos de empresa médicos podem abrir?

 

MEI

A legislação (Lei Complementar 123 de 2006) não permite que um médico possa fazer a opção pelo regime do MEI – Microempreendedor Individual. Ou seja, Médicos não podem abrir MEI, então essa possibilidade já é descartada.

 

Ser médico PESSOA FÍSICA vale a pena?

Embora seja possível trabalhar como pessoa física sendo um médico autônomo, a modalidade não é recomendada pelas altas cargas tributárias impostas nessa natureza jurídica. Os custos são altos, podendo chegar a 27,5% de todos os seus rendimentos! Mesmo que em um primeiro momento pareça ser uma opção viável por possibilitar a declaração de todos os valores recebidos, é a modalidade que mais oferece riscos em relação aos cruzamentos com a Receita Federal.

 

No entanto, há um só momento em que as vantagens de ser pessoa física se sobrepõem à uma abertura de empresa para médicos. No início de carreira ou nos primeiros meses de consultório, quando o número alto de despesas é alto e o lucro líquido ainda é baixo, pode valer mais a pena ser pessoa física. Por outro lado, só o cálculo prévio de ganhos e despesas feitos pela contabilidade podem definir se esse é o seu caso.

 

Médicos sozinhos – sem sociedade

 

EMPRESA INDIVIDUAL

De acordo com o Artigo 966 do Código Civil, as atividades regulamentadas não são reconhecidas no regime individual, já que não são considerados empresários aqueles que exercem profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.

 

Este tipo de empresa não é recomendado a estes profissionais porque, de acordo com o artigo 150 do Regulamento do Imposto de Renda, pela Receita Federal, se pessoa física tiver empresa na modalidade de empresário individual e exercer uma atividade regulamentada, ela pode ser tributada em até 27,5%, da mesma forma que pessoa física.

 

É por isso que nesses casos, de profissionais como psicólogos, médicos, veterinários, dentistas, engenheiros, advogados, entre outros, existem outros caminhos para os quais não existe essa peculiaridade quanto ao imposto de renda.

 

EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) 

A natureza jurídica EIRELI costuma ser uma da mais indicada. Para integralizar essa modalidade, um dos requisitos da modalidade é um capital social de no mínimo 100 salários mínimos vigentes, ou seja, agora (julho de 2020) esse valor corresponderia a R$104.500,00.

 

A novidade da Sociedade Limitada unipessoal

Foi criada através de uma alteração no Código Civil pela lei  13.874 – 20/9/2019, que trouxe mudanças no Código brasileiro onde é possível a abertura da sua clínica ou consultório somente por um único representante e sócio.

 

Isso facilitou muito a vida de empreendedores em relação às limitações da responsabilidade sobre o capital social no ato de legalizar e abrir a sua empresa.

 

Antes o empreendedor podia ter sociedade empresária unipessoal por um período determinado que correspondia a 180 dias, quando trocava de sociedade ou fazer uma troca para a modalidade de empresa individual.

 

Essa liberdade econômica para a modalidade jurídica unipessoal facilitou muito algumas áreas e setores da economia, principalmente para a área da saúde a abertura de empresas para médicos, abertura de clínicas odontológicas, que antigamente só era possível se tivesse um sócio que fizesse parte da sociedade médica.

 

SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA UNIPESSOAL

A sociedade limitada unipessoal empresária é registrada na junta comercial  do seu estado e deve ser utilizada quando quem tiver abrindo uma empresa,  não for médico e tiver um objetivo de empreender na área da saúde.

 

SOCIEDADE SIMPLES LIMITADA UNIPESSOAL

Natureza simples, é registrada no cartório e utilizada por médicos que querem atuar como pessoa jurídica, seja em locais de terceiros como clínicas é hospitais ou quer abrir o seu próprio consultório ou sua clínica médica e não tem sócio.

Essa é uma grande vantagem de abrir neste tipo de modalidade jurídica pois você não corre o risco de precisar quitar possíveis dividas com o seu capital pessoal.

 

Médicos com sócios

 

SOCIEDADE EMPRESARIAL LTDA 

Entre médicos com parcerias em outras especialidades e profissionais de outras atividades – aberta na Junta Comercial.

 

A Sociedade Empresária é a que irá atuar da maneira prevista no art. 966 do Código Civil, ou seja, exercerá profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou a circulação de bens ou de serviços.

 

As Sociedades Empresárias devem ser registradas na Junta Comercial.

 

SOCIEDADE SIMPLES LTDA

Para médicos com responsabilidades sobre capital social. As Sociedades Simples são aqueles em que os sócios exerçam profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, desde que o exercício da profissão não constitua elemento de empresa.

 

Ponto fundamental na Sociedade Simples é que a atividade fim dependa diretamente da atuação e conhecimento pessoal dos seus sócios. Por exemplo, uma sociedade constituída por dentistas, onde os mesmos exerçam a atividade da empresa. Esse modelo societário deve ser registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

 

SOCIEDADE SIMPLES PURA 

Entre médicos na mesma especialidades com responsabilidade ilimitada – aberta no cartório.

 

Diferentemente da Ltda, neste caso os sócios “misturam” o patrimônio pessoal ao empresarial. Tudo relacionado à empresa está ligado diretamente ao potencial de exploração e investimento dos próprios sócios.

 

A maior vantagem para quem decide optar por este modelo é o do ISS reduzido, visto que o imposto não precisa seguir o faturamento da empresa e é fixo, como o de autônomo.

 

A abertura de empresas para médicos pode ser um processo muito mais simples com a Pigatti Contabilidade! Nosso time de especialistas pode te ajudar a abrir sua empresa com o melhor regime tributário e estrutura societária para que você alcance sucesso, sem nunca se preocupar com a sua contabilidade. Entre em contato conosco para saber mais!

 

ESCRITO POR: Fernando Pigatti, líder da Pigatti Contabilidade.
Ajudando os donos de negócios no Brasil!


voltar
{"continue":{"imcontinue":"1417532|Disambig_grey.svg","grncontinue":"0.316551991603|0.316551991603|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"5768197":{"pageid":5768197,"ns":0,"title":"L\u00edngua paumari","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/L\u00edngua\n|nome =Paumari\n|nomenativo =\n|pron\u00fancia =\n|outrosnomes = \n|corfam\u00edlia =\n|falantes =1804 (2014)\n|regi\u00e3o =[[Brasil]] ([[Amazonas]])\n|fam1 =\n|fam2 =\n|iso3 =\n}}\nA '''l\u00edngua paumari'''\u00a0(tamb\u00e9m '''Paumar\u00ed''', '''Purupuru''', '''Kurukuru''', '''Pamari''', '''Purupur\u00fa''', '''Pammari''', '''Curucuru''', '''Palmari''') \u00e9 uma l\u00edngua que pertence \u00e0 fam\u00edlia Araw\u00e1, falado pelo povo Paumari,\u00a0que chamam a sua l\u00edngua de \"Pamoari\".{{Citar web|url=https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Paumari|t\u00edtulo=Paumari |publicado=Povos Ind\u00edgenas no Brasil|autor=Instituto Socioambiental|data=|acessodata=18 de junho de 2018}}\n\nCada vez mais, os falantes das l\u00ednguas Araw\u00e1, particularmente Paumari (que tiveram mais contato com os n\u00e3o-nativos) est\u00e3o falando [[L\u00edngua portuguesa|portugu\u00eas]]. O resultado, para muitos os falantes de Paumari, \u00e9 um h\u00edbrido de portugu\u00eas e Paumari, incorporando o vocabul\u00e1rio de ambas as l\u00ednguas, enquanto mant\u00e9m a sintaxe de nenhuma. Essa '[[L\u00ednguas crioulas|lingu\u00edstica crioula]]', tend\u00eancia na l\u00edngua Paumari, destaca exatamente por que as l\u00ednguas tais como Paumari est\u00e3o amea\u00e7adas de extin\u00e7\u00e3o.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n*Carvalho, Mateus Cruz Maciel. [https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/109275/ISBN9788579834530.pdf?sequence=1 ''A fonologia da l\u00edngua Deni (Araw\u00e1)'']. S\u00e3o Paulo: Cultura Acad\u00eamica, 2013.\n\n{{esbo\u00e7o-l\u00edngua}}\n{{Povos ind\u00edgenas do Brasil|estado=collapsed}}\n{{Portal3|Lingu\u00edstica|Brasil}}\n{{controle de autoridade}}\n{{DEFAULTSORT:L\u00edngua Paumari}}\n[[Categoria:L\u00ednguas ind\u00edgenas do Brasil|Paumari]]"}]},"2277487":{"pageid":2277487,"ns":0,"title":"Washington Place","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Coor title d|21.308817|N|-157.856767|E|type:landmark}}\n[[Imagem:Washington_Place_Honolulu_HI.jpg|350px|thumb|Fachada do '''Washington Place'''.]]\n\nO '''Washington Place''' \u00e9 um [[pal\u00e1cio]] [[havai]]ano, em estilo Grego Revivalista, localizado na baixa de [[Honolulu]]. A Rainha [[Liliuokalani]] foi aqui aprisionada durante a queda do [[Reino do Havai]]. Mais tarde, tornou-se na resid\u00eancia oficial do Governador do Havai. \u00c9 um [[local hist\u00f3rico nacional]], designado em [[2007]]{{Citar web |url=http://tps.cr.nps.gov/nhl/detail.cfm?ResourceId=1535589501&ResourceType=Building |titulo=Lista sum\u00e1ria dos locais hist\u00f3ricos nacionais. ''National Park Service''. Pesquisado em 3 de Julho de 2008 |acessodata=2009-06-10 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20110511180443/http://tps.cr.nps.gov/nhl/detail.cfm?ResourceId=1535589501&ResourceType=Building |arquivodata=2011-05-11 |urlmorta=yes }}. A actual resid\u00eancia do governador est\u00e1 localizada no mesmo terreno de Washington Place. \n\n==Constru\u00e7\u00e3o==\nO Washington Place foi constru\u00eddo entre 1844 e 1847, para um mercador americano, [[John Dominis]], que se perdeu no mar, em [[1846]], quando o edif\u00edcio estava quase pronto. Ent\u00e3o, a sua vi\u00fava, Mary, converteu o pal\u00e1cio numa pens\u00e3o. Um dos primeiros h\u00f3spedes foi [[Anthony Ten Eyck]], um comiss\u00e1rio americano para as ilhas nomeado pelo Presidente [[James K. Polk]]. Ten Eyck recebeu os cr\u00e9ditos por ter dado ao pal\u00e1cio o nome de \"Washington Place\", em 1848, em homenagem a [[George Washington]] como celebra\u00e7\u00e3o pelo anivers\u00e1rio do primeiro [[Presidente dos Estados Unidos]]. \n\nO edif\u00edcio foi constru\u00eddo pelo mestre carpinteiro [[Isaac Hart]], que havia constru\u00eddo o primeiro [[Pal\u00e1cio 'Iolani]]. O pal\u00e1cio tamb\u00e9m foi constru\u00eddo por [[Daniel Jenner]], am mestre pedreiro italiano. O interior foi acabado, originalmente, pelo mestre pintor [[Israel Wright]]. Na constru\u00e7\u00e3o do edif\u00edcio, tamb\u00e9m foram envolvidos nativos havaianos, mas n\u00e3o existem nomes individuais nos registos arquivados. \n\nA funda\u00e7\u00e3o do edif\u00edcio, as paredes e colunas do n\u00edvel mais baixo, foram construidas em pedra de [[coral]]. O piso superior \u00e9 construido em madeira. Washington Place est\u00e1 em conformidade com o periodo das casas franco-creoulas de estilo grego revivalista que foram construidas ao longo da regi\u00e3o baixa da costa do golfo do sudeste dos [[Estados Unidos]]. O pal\u00e1cio foi construido com um n\u00facleo quase quadrado rodeado por um [[peristilo]], uma [[varanda]] de duplo n\u00edvel, [[Ordem toscana|colunas toscanas]] no seu piso superior e um telhado elevado. O interior est\u00e1 organizado numa tradicional disposi\u00e7\u00e3o georgiana, com quatro salas de estar distintas no primeiro piso e quatro quartos de dormir no segundo.\n\n==Hist\u00f3ria==\n[[William Little Lee]] fez de Washington Place o seu lar entre [[1849]] e [[1854]]. Lee teve um papel activo na integra\u00e7\u00e3o do sistema legal ocidental nas ilhas havaianas, baseadono modelo de [[Massachusetts]]. Lee tamb\u00e9m foi autor do ''Great Mahele'', acto que introduziu a posse de terras privadas na cultura havaiana. \n\nLydia Kamakaeha Paki, a futura [[Liliuokalani|Rainha Lili{{okina}}uokalani]] e [[Herdeiro aparente|herdeira aparente]] do trono do [[Reino do Havai]], casou com [[John Owen Dominis]], o filho de John e Mary Dominis, em [[1862]], o que fez de Washington Place a resid\u00eancia privada da princesa e futura rainha\n\n===Deten\u00e7\u00e3o da rainha===\nEm [[1893]], Washington Place foi cen\u00e1rio dos dram\u00e1ticos acontecimentos relacionados com a queda do Reino do Havai. Foi ali que a rainha foi detida pelas novas for\u00e7as governamentais ajudadas pelo destacamento dos ''[[Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos]]''. A [[Rep\u00fablica do Havai]] levou a rainha frente a um tribunal militar, onde foi acusada de oculta\u00e7\u00e3o de trai\u00e7\u00e3o contra o novo governo, a [[Rep\u00fablica do Havai]]. A monarca foi condenada e confinada durante v\u00e1rios meses a Washington Place, depois de ser libertada do seu cativeiro no [[Pal\u00e1cio 'Iolani]]. \n\nA Rainha Liliuokalani residiu em Washington Place at\u00e9 ao fim da sua vida. Faleceu num quarto do piso t\u00e9rreo daquele pal\u00e1cio no dia [[11 de Novembro]] de [[1917]]. O edif\u00edcio oferece aos cidad\u00e3os do Havai um forte sentimento de perten\u00e7a associado \u00e0 mem\u00f3ria do reino e da Rainha Liliuokalani.\n\n===Pal\u00e1cio executivo===\nA partir de [[1918]], Washington Place tornou-se no pal\u00e1cio executivo de 12 Governadores do Havai. Tecnicamente foi a resid\u00eancia de 13 governadores porque John Owen Dominis, o pr\u00edncipe-consorte, foi governador da ilha de [[Oahu|O{{okina}}ahu]] entre [[1863]] e [[1891]]. O edif\u00edcio serviu este papel at\u00e9 [[2002]], quando se tornou numa casa-museu hist\u00f3rica. O nome est\u00e1 listado no [[Registo Nacional de Lugares Hist\u00f3ricos]] e foi designado [[local hist\u00f3rico nacional]] em [[2007]] [http://the.honoluluadvertiser.com/article/2007/Apr/04/br/br8571324960.html].\n\nNo dia [[14 de Maio]] de [[1921]], a assembleia legislativa do Havai comprou o edif\u00edcio, por 55.000 [[d\u00f3lar]]es, \u00e0 propriedade da Rainha Liliuokalani.\n\nNo seu livro, ''Hawai{{okina}}i's Story by Hawai{{okina}}i's Queen'' (Hist\u00f3ria do Havai pela Rainha do Havai, Liliuokalani descreveu o edif\u00edcio como \"uma resid\u00eancia palaciana\" e uma \"retiro tropical de escolha no meio da principal cidade do arquip\u00e9lago havaiano\".\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n*[http://starbulletin.com/96/10/25/features/story1.html Uma opini\u00e3o de Washington Place]\n*[http://memory.loc.gov/cgi-bin/query/r?ammem/hh:@field(NUMBER+@band(HI0023)) Biblioteca do Congresso: Mem\u00f3ria da Am\u00e9rica]\n\n[[Categoria:Pal\u00e1cios do Hava\u00ed]]"}]},"1156303":{"pageid":1156303,"ns":0,"title":"Pontoise","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Comuna da Fran\u00e7a|\n |nome = Pontoise\n |regi\u00e3o = \u00cele-de-France\n |departamento = Val-d'Oise\n |arrondissement = Pontoise\n |cant\u00e3o = Pontoise\n |prefeito = Philippe Houillon ([[Os Republicanos (Fran\u00e7a)|LR]])\n |\u00e1rea = 7.15\n |altitude_min = 28\n |altitude_m\u00e1x = 179\n |latP = N | latG = 49 | latM = 03 | latS = 06\n |lonP = E | lonG = 2 | lonM = 06 | lonS = 06\n |popula\u00e7\u00e3o = 30 487\n |densidade = auto\n |censo = 2014\n |insee = 95500\n |insee_ref = s\n |c\u00f3dpostal = 95300\n |mapa = \n |escudo = Blason de Pontoise.svg\n |bandeira = \n |imagem = Rue Thiers - Pontoise 03-03-06.jpg\n |legenda = Rua Thiers, Pontoise em 3 de mar\u00e7o de 2006\n |gent\u00edlico = Pontoisiens\n |website = [http://www.ville-pontoise.fr ville-pontoise.fr]\n |notas = \n}}\n'''Pontoise''' \u00e9 uma [[comuna francesa]] na [[Regi\u00f5es administrativas francesas|regi\u00e3o administrativa]] de [[\u00cele-de-France]], no [[Departamentos franceses|departamento]] de [[Val-d'Oise]].\n\n== Topon\u00edmia ==\n\n== Hist\u00f3ria ==\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Catedral de Pontoise]]\n* [[Lista de comunas de Val-d'Oise]]\n* [[Diocese de Pontoise]]\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [http://www.ville-pontoise.fr Site oficial]\n\n{{esbo\u00e7o-geofr}}\n\n[[Categoria:Pontoise| ]]\n[[Categoria:Comunas de Val-d'Oise]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blason France moderne.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blason de Pontoise.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blason d\u00e9partement fr Val-d'Oise.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blason d\u00e9partement fr Val-d\u2019Oise.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Disc Plain red (edge).svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of France.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:France Flag Map.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:France location map-Regions and departements-2016.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Rue Thiers - Pontoise 03-03-06.jpg"}]},"2114048":{"pageid":2114048,"ns":0,"title":"Bandeira de S\u00e3o Petersburgo","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem-fontes|data=setembro de 2015}}\n{{Info/Bandeira|\n|nome = Bandeira de S\u00e3o Petersburgo\n|imagem = Flag of Saint Petersburg.svg\n|aplica\u00e7\u00e3o = 111000\n|propor\u00e7\u00e3o = 2:3\n|adop\u00e7\u00e3o = 6 de setembro de 1991\n|cor1 = Vermelho\n|cor2 = Branco\n|cor3 = Ouro\n|tipo = Regionais\n|notas = \n}}\n\nA '''Bandeira de S\u00e3o Petersburgo''' \u00e9 um dos s\u00edmbolos oficiais da [[S\u00e3o Petersburgo|Cidade Federal de S\u00e3o Petersburgo]], uma subdivis\u00e3o da [[Federa\u00e7\u00e3o russa]]. Foi adotada em [[6 de setembro]] de [[1991]].\n\n==Descri\u00e7\u00e3o==\nSeu desenho consiste em um ret\u00e2ngulo vermelho com propor\u00e7\u00e3o largura-comprimento de 2:3. No centro est\u00e3o \u00e2ncoras brancas colocadas transversalmente, e um cetro dourado com uma \u00e1guia de cabe\u00e7a dupla, um dos s\u00edmbolos tradicionais da R\u00fassia. O outro lado do pavilh\u00e3o de S\u00e3o Petersburgo \u00e9 um espelho da sua imagem frente.\n\n==Simbolismo==\nAs \u00e2ncoras cruzadas refletem o fato de que a cidade tem dois portos \u2014 um fluvial e um mar\u00edtimo, sendo a \u00e2ncora do mar voltada para a esquerda e a do rio para a direita. O cetro representa a cidade como a capital da [[Imp\u00e9rio Russo|R\u00fassia imperial]].\n\n{{Bandeiras da R\u00fassia}}\n{{Commonscat|Flags of Saint Petersburg}}\n\n[[Categoria:Bandeiras da R\u00fassia|sao pertersburgo]]\n[[Categoria:Bandeiras de cidades|sao petersburgo]]"}]},"4708406":{"pageid":4708406,"ns":0,"title":"Sele\u00e7\u00e3o Dinamarquesa de Basquetebol","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Basquetebol/Sele\u00e7\u00e3o\n| pa\u00eds = Dinamarca\n| bandeira = Flag of Denmark.svg\n| federa\u00e7\u00e3o = Federa\u00e7\u00e3o Dinamarquesa de Basquetebol\n| sigla = DIN\n| confedera\u00e7\u00e3o = EUR\n| g\u00eanero = M\n| ranking = 72\u00bahttps://www.fiba.basketball/rankingmen\n| diretor = \n| treinador = Pieti Poikola\n| capit\u00e3o = \n| estreia = \n| part_olimp = 0\n| 1a_olimp = -\n| melhor_olimp = -\n| ult_olimp = -\n| pos_ult_olimp = -\n\n\n| part_mundial = 0\n| 1a_mundial = -\n| melhor_mundial = -\n| ult_mundial = -\n| pos_ult_mundial = -\n\n| part_cont = 3\n| 1a_cont = 1951\n| melhor_cont = 14\u00ba (''1951'')\n| ult_cont = 1955\n| pos_ult_cont = 18\u00ba\n\n\n| skin1 = _thinredstripes\n| skin_cal\u00e7\u00e3o1 = _red_stripes_adidas\n| corpo1 = white\n| cal\u00e7\u00f5es1 = white\n\n| skin2 = _fcn\n| skin_cal\u00e7\u00e3o2 = _glosshorts\n| corpo2 = #CD0000\n| cal\u00e7\u00f5es2 = #CD0000\n}}\n'''A Sele\u00e7\u00e3o Dinamarquesa de Basquetebol''' \u00e9 a equipe que representa a [[Dinamarca]] em competi\u00e7\u00f5es internacionais da modalidade.http://www.basket.dk Site da Federa\u00e7\u00e3o\n\n{{Refer\u00eancias}}\n{{Portal3|Basquetebol|Dinamarca}}\n{{FIBA Europa Sele\u00e7\u00f5es}}\n\n[[Categoria:Sele\u00e7\u00f5es nacionais de basquetebol|Dinamarca]]\n[[Categoria:Basquetebol da Dinamarca]]\n[[Categoria:Sele\u00e7\u00f5es esportivas nacionais da Dinamarca|Basquetebol]]"}]},"1417532":{"pageid":1417532,"ns":0,"title":"Dublin (Carolina do Norte)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Ver desambigua\u00e7\u00e3o|Dublin}}\n{{Info/Localidade dos Estados Unidos\n |nome = Dublin\n |imagem = Dublin, N.C..jpg\n|imagem_legenda = \n |estado = Carolina do Norte\n |condado = [[Condado de Bladen (Carolina do Norte)|Condado de Bladen]]\n |popula\u00e7\u00e3o = 272\n |data_pop = 2006\n |\u00e1rea = 1.1\n |\u00e1rea_\u00e1gua = 0.0\n |latG = 34\n |latM = 39\n |latS = 20\n |latP = N\n |lonG = 78\n |lonM = 43\n |lonS = 29\n |lonP = W\n |coord_t\u00edtulo = s\n|altitude = 16\n |c\u00f3digoFIPS = 18040\n |tipo = cidade \n |mapa_detalhado = \n |data_funda\u00e7\u00e3o = \n |incorpora\u00e7\u00e3o = \n |web = \n}}\n'''Dublin''' \u00e9 uma [[cidade]] localizada no [[Estados dos Estados Unidos da Am\u00e9rica|estado]] [[Estados Unidos|norte-americano]] de [[Carolina do Norte]], no [[Condado de Bladen (Carolina do Norte)|Condado de Bladen]].\n\n== Demografia ==\nSegundo o [[Censo demogr\u00e1fico|censo]] norte-americano de [[2000]], a sua [[popula\u00e7\u00e3o]] era de 250 [[habitante]]s.{{Citar web|autor=|url=http://www.census.gov/Press-Release/www/2001/sumfile1.html|t\u00edtulo=U.S. Census Bureau. Census 2000 Summary File 1|l\u00edngua=|obra=|data=|acessodata=|arquivourl=https://web.archive.org/web/20100111104338/http://www.census.gov/Press-Release/www/2001/sumfile1.html|arquivodata=2010-01-11|urlmorta=yes}}\nEm [[2006]], foi estimada uma popula\u00e7\u00e3o de 272,{{Citar web |autor= |url=http://www.census.gov/popest/datasets.html |t\u00edtulo=U.S. Census Bureau. Estimativa da popula\u00e7\u00e3o (julho de 2006) |l\u00edngua= |obra= |data= |acessodata=}} um aumento de 22 (8.8%).\n\n== Geografia ==\nDe acordo com o '''[[United States Census Bureau]]''' tem uma [[\u00e1rea]] de\n1,1 [[km\u00b2]], dos quais 1,1 km\u00b2 cobertos por terra e 0,0 km\u00b2 cobertos por [[\u00e1gua]]. Dublin localiza-se a aproximadamente 16{{Citar web |autor= |url=http://geonames.usgs.gov/domestic/download_data.htm |t\u00edtulo=U.S. Board on Geographic Names. Topical Gazetteers Populated Places. Gr\u00e1ficos do banco de dados de altitudes dos Estados Unidos da Am\u00e9rica |l\u00edngua= |obra= |data= |acessodata=}} m acima do [[N\u00edvel m\u00e9dio das \u00e1guas do mar|n\u00edvel do mar]].\n\n== Localidades na vizinhan\u00e7a ==\nO diagrama seguinte representa as [[localidade]]s num [[Raio (geometria)|raio]] de 16 km ao redor de Dublin.\n
\n[[Ficheiro:Blank map.svg|400px|left|Localidades na vizinhan\u00e7a.]]\n{{Image label|x=0.5|y=0.5|scale=400|text=[[Ficheiro:Map pointer black.svg|20px|Dublin.]]'''Dublin'''}}\n{{Image label|x=0.325|y=0.860|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|10px|Localidade com 1718 habitantes (2000).]] [[Bladenboro (Carolina do Norte)|Bladenboro]] (14 km)}}\n{{Image label|x=0.191|y=0.799|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|6px|Localidade com 261 habitantes (2000).]] [[Butters (Carolina do Norte)|Butters]] (15 km)}}\n{{Image label|x=0.790|y=0.594|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|12px|Localidade com 3698 habitantes (2000).]] [[Elizabethtown (Carolina do Norte)|Elizabethtown]] (11 km)}}\n{{Image label|x=0.326|y=0.260|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|6px|Localidade com 70 habitantes (2000).]] [[Tar Heel (Carolina do Norte)|Tar Heel]] (11 km)}}\n{{Image label|x=0.535|y=0.247|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|6px|Localidade com 304 habitantes (2000).]] [[White Oak (Carolina do Norte)|White Oak]] (9 km)}}\n
{{limpar|left}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{City-data|Dublin|North-Carolina}}\n\n{{Portal3|Estados Unidos}}\n\n{{Controle de autoridade}}\n\n{{DEFAULTSORT:Dublin (Carolina Do Norte)}}\n[[Categoria:Cidades da Carolina do Norte]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Blank map.svg"}]},"2667559":{"pageid":2667559,"ns":0,"title":"Rolls-Royce Gem","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"O '''Rolls-Royce Gem''' \u00e9 uma [[turbina]] desenvolvida especificamente para o [[Westland Lynx]], [[helic\u00f3ptero]] militar, na d\u00e9cada de 1970. O projeto come\u00e7ou na [[de Havilland]] (da\u00ed o nome come\u00e7ando com \"G\") e foi aprovado na [[Bristol Siddeley]] como o projeto '''BS.360'''. Quando a Rolls-Royce adquiriu a Bristol Siddeley em 1966, tornou-se o '''RS.360 '''\n\n== Design e desenvolvimento == \nA configura\u00e7\u00e3o de tr\u00eas eixos conc\u00eantricos do motor Gem \u00e9 bastante incomum para motores turboeixo. A configura\u00e7\u00e3o b\u00e1sica \u00e9 um compressor [[axial]] de quatro est\u00e1gios, impulsionado por uma \u00fanica fase de press\u00e3o (press\u00e3o intermedi\u00e1ria) da turbina, a superalimentando um compressor [[centr\u00edfugo]] de HP (Alta Press\u00e3o), impulsionado por uma turbina, em uma fase da HP. A pot\u00eancia \u00e9 entregue \u00e0 carga atrav\u00e9s de um terceiro eixo, conectado a uma turbina livre de dois est\u00e1gios (turbina de for\u00e7a). o conjunto \u00e9 completado por uma C\u00e2mara de combust\u00e3o anular de fluxo reverso. \n\nA Gem 42 desenvolve 1000 [[cavalo (unidade)|shp]] na decolagem nivelada ao n\u00edvel do mar, mas a M\u00e1xima Conting\u00eancia (com 690\u00b0C de T6) \u00e9 de 1120 [[cavalo (unidade)|shp]]. \n\nAt\u00e9 recentemente, todas as vers\u00f5es do Westland Lynx Gem tem sido equipados com este tipo de motor. No entanto, agora a [[Rolls-Royce]], atrav\u00e9s de sua subsidi\u00e1ria, a [[Allison Engine Company|Allison]], tem comercializado o motor mais moderno [[LHTEC T800]], desenvolvido em conjunto com a [[Honeywell]]. A vers\u00e3o civil, conhecida como o CTS800, dever\u00e1 equipar as vers\u00f5es mais modernas do Super Lynx, Agora produzido pela [[Agusta Westland]]. \n\n== Aplica\u00e7\u00f5es == \n* [[Agusta A129 Mangusta]] \n* [[Westland Lynx]] \n\n== Motores em exibi\u00e7\u00e3o == \n* [[Midland Air Museum]] \n* [[The Helicopter Museum (Weston)]]\n\n===Bibliografia === \n{{refbegin}}\n* Gunston, Bill. ''World Encyclopedia of Aero Engines''. Cambridge, England. Patrick Stephens Limited, 1989. ISBN 1-85260-163-9\n{{refend}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas== \n{{commonscat}}\n*[http://www.rolls-royce.com/defence/products/helicopters/gem.jsp Rolls-Royce Gem product page]\n\n\n{{esbo\u00e7o-avia\u00e7\u00e3o}}\n{{Indice_aviador}}\n{{Portal3|Avia\u00e7\u00e3o}}\n[[Categoria:Componentes do avi\u00e3o]]\n[[Categoria:Motores da Rolls-Royce]]"}]},"1830458":{"pageid":1830458,"ns":0,"title":"Cynodon dactylon","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{T\u00edtulo em it\u00e1lico}}\n{{Info/Taxonomia\n| nome = ''Cynodon dactylon''\n| imagem = Cynodon_dactylon.jpg\n| imagem_legenda = \n| reino = [[Plantae]]\n| clado1 = [[Angiosperma]]\n| clado2 = [[Monocotiled\u00f3nea]]\n| clado3 = \n| ordem = [[Poales]]\n| fam\u00edlia = [[Poaceae]]\n| subfam\u00edlia = [[Chloridoideae]]\n| tribo = [[Cynodonteae]]\n| g\u00e9nero = ''[[Cynodon]]''\n| esp\u00e9cie = '''''C. dactylon'''''\n| binomial = ''Cynodon dactylon''\n| binomial_autoridade = [[Christiaan Hendrik Persoon|(L.) Pers.]], 1805\n}}\n'''''Cynodon dactylon''''' \u00e9 uma esp\u00e9cie de [[Angiosperma|planta com flor]] pertencente \u00e0 [[fam\u00edlia (biologia)|fam\u00edlia]] [[Poaceae]]. \n\nTamb\u00e9m \u00e9 conhecida pelo nome popular de grama bermudas\n\nA '''grama-bermudas''' \u00e9 um tipo de [[Poaceae|gram\u00ednea]] cultivada em [[pasto]]s, [[feno|fena\u00e7\u00f5es]], na forma\u00e7\u00e3o de gramados e em barrancos para a cobertura do [[solo]]. Apesar dessas utiliza\u00e7\u00f5es \u00e9 uma [[erva daninha]] em planta\u00e7\u00f5es de [[caf\u00e9]], [[amendoim]], [[cana]]viais e muitas outras diminuindo 80% da produ\u00e7\u00e3o. \u00c9 uma planta que compete espa\u00e7o com outras que s\u00e3o [[Esp\u00e9cie nativa|nativas]], invade terrenos baldios e elimina do solo a [[humidade]], os [[nutriente]]s e o [[oxig\u00e9nio]]. Causa tamb\u00e9m [[impacto]]s na [[sa\u00fade]]: seu [[p\u00f3len]] causa [[alergia]]s e a [[febre dos fenos|febre do feno]].\n\nPossui toler\u00e2ncia ao calor, \u00e0 seca, ao tr\u00e1fego intenso de pedestres e a solos com baixo teor de nutrientes. Em \u00e1reas tropicais mais quentes, a grama Bermudas permanecer\u00e1 verde o ano todo.{{Citar web|titulo=Grama Bermudas - Cynodon dactylon SP|url=https://projetojardinando.com.br/grama-bermudas-cynodon-dactylon/|obra=Projeto Jardinando|data=2020-06-07|acessodata=2020-06-29|lingua=pt-BR}}\n\n== Portugal ==\n\nTrata-se de uma esp\u00e9cie presente no territ\u00f3rio portugu\u00eas, nomeadamente em [[Portugal Continental]], no [[A\u00e7ores |Arquip\u00e9lago dos A\u00e7ores]] e no [[Arquip\u00e9lago da Madeira]].\n\nEm termos de naturalidade \u00e9 nativa de Portugal Continental e no Arquip\u00e9lago da Madeira e introduzida no Arquip\u00e9lago dos A\u00e7ores.\n\n== Protec\u00e7\u00e3o ==\n\nN\u00e3o se encontra protegida por legisla\u00e7\u00e3o portuguesa ou da Comunidade Europeia.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Bibliografia ==\n* [http://www3.uma.pt/alfa/checklist_flora_pt/output_db.php?familia=Poaceae&Genero_mais=Cynodon&restritivo_mais=dactylon&submit=Procurar Cynodon dactylon]{{Liga\u00e7\u00e3o inativa|1=data=abril de 2019 }}'' - Checklist da Flora de Portugal (Continental, A\u00e7ores e Madeira) - Sociedade Lusitana de Fitossociologia \n* [http://www4.uma.pt/gbm/checklist/lista_flora.php Checklist da Flora do Arquip\u00e9lago da Madeira] (Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens) - Grupo de Bot\u00e2nica da Madeira\n* [http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/listagens.php?lang=pt&pesquisar=Cynodon%20dactylon&sstr=4 Cynodon dactylon]'' - Portal da Biodiversidade dos A\u00e7ores\n* ''[http://www.theplantlist.org/tpl/search?q=Cynodon+dactylon Cynodon dactylon]'' - The Plant List (2010). Version 1. Published on the Internet; http://www.theplantlist.org/ (consultado em 9 de novembro de 2014).\n* ''[http://www.ipni.org/ipni/advPlantNameSearch.do?find_genus=Cynodon&find_species=dactylon&find_rankToReturn=spec Cynodon dactylon]'' - International Plant Names Index\n* Castroviejo, S. (coord. gen.). 1986-2012. ''[http://www.floraiberica.es/ Flora iberica]'' 1-8, 10-15, 17-18, 21. Real Jard\u00edn Bot\u00e1nico, CSIC, Madrid.\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n\n\n\n* ''[http://jb.utad.pt/especie/Cynodon_dactylon Cynodon dactylon]'' - ''Flora Digital de Portugal''. jb.utad.pt/flora.\n* ''[http://www.flora-on.pt/index.php?q=Cynodon+dactylon Cynodon dactylon]'' - Flora-on\n* ''[http://ww2.bgbm.org/EuroPlusMed/PTaxonDetail.asp?NameCache=Cynodon%20dactylon Cynodon dactylon]'' - The Euro+Med PlantBase\n* ''[http://www.floravascular.com/index.php?spp=Cynodon%20dactylon Cynodon dactylon]'' - Flora Vascular\n* ''[http://www.biodiversitylibrary.org/name/Cynodon_dactylon Cynodon dactylon]'' - [[Biodiversity Heritage Library]] - Bibliografia\n* ''[http://plants.jstor.org/search?qtype=all&query=Cynodon+dactylon Cynodon dactylon]'' - [[JSTOR]] Global Plants\n* ''[http://rbg-web2.rbge.org.uk/cgi-bin/nph-readbtree.pl/feout?FAMILY_XREF=&GENUS_XREF=Cynodon&SPECIES_XREF=dactylon Cynodon dactylon]'' - ''[[Flora Europaea]]''\n* ''[http://www.ncbi.nlm.nih.gov/taxonomy/?term=Cynodon%dactylon Cynodon dactylon]'' - NCBI Taxonomy Database\n* ''[http://www.gbif.org/species/search?q=Cynodon+dactylon Cynodon dactylon]'' - [[Global Biodiversity Information Facility]]\n* ''[http://eol.org/search?q=Cynodon+dactylon&search=Go Cynodon dactylon]'' - [[Encyclopedia of Life]]\n{{Wikispecies|Cynodon dactylon}}\n\n{{Esbo\u00e7o-gram\u00ednea}}\n\n{{Portal3|Bot\u00e2nica|Flora de Portugal}}\n\n{{DEFAULTSORT:Cynodon Dactylon}}\n[[Categoria:Poaceae]]\n[[Categoria:Esp\u00e9cies descritas em 1805]]\n[[Categoria:Flora de Portugal]]\n[[Categoria:Cynodon|dactylon]]"}]},"4379845":{"pageid":4379845,"ns":0,"title":"Mi fantas\u00eda","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Single \n |Nome = Mi Fantas\u00eda\n |Artista = [[Lucero (artista)|Lucero]]\n |\u00c1lbum = [[Con mi sentimiento|Con Mi Sentimiento]]\n |Capa = Lucero mi fantas\u00eda single.jpg\n |A-side = \n |B-side =\n |Lan\u00e7ado = 8 de Maio de 1990\n |Formato ={{flatlist|\n*[[LP]]\n*[[45 rpm]]\n*[[7\" single]]\n}}\n |Gravado = 1990\n |G\u00eanero = [[Mariachi]]\n |Dura\u00e7\u00e3o = 3:20\n |Gravadora = [[Fonovisa Records|Melody Records]]\n |Compositor = [[Marco Antonio Sol\u00eds]]\n |Produtor = Rub\u00e9n Fuentes\n |Diretor = \n |\u00daltimo single = \"[[Te tuve y te perd\u00ed|Te Tuve y Te Perd\u00ed]]\" (1990)\n |Este single = \n |Pr\u00f3ximo single = \"[[F\u00edjate... f\u00edjate|F\u00edjate... F\u00edjate]]\"
(1990)\n |miscel\u00e2neo =\n}}\n'''\"Mi Fantas\u00eda\"''' \u00e9 uma [[can\u00e7\u00e3o]] interpretada pela [[atriz]] e [[cantora]] [[mexicana]] [[Lucero (artista)|Lucero]]. Foi lan\u00e7ado em 8 de Maio de 1990 como o segundo [[single]] do \u00e1lbum ''[[Con mi sentimiento|Con Mi Sentimiento]]'' pela [[Fonovisa Records|Melody Records]].[http://www.divademexico.com/cms_03.html LUCERO Con mi sentimiento]. Diva de M\u00e9xico. P\u00e1gina visitada em 7 de Maio de 2014.\n\n==Informa\u00e7\u00f5es==\n\n\"Mi Fantas\u00eda\" tem dura\u00e7\u00e3o de tr\u00eas minutos e vinte minutos e foi escrito por [[Marco Antonio Sol\u00eds]]. A can\u00e7\u00e3o \u00e9 um [[mariachi]] que fala sobre aqueles que fazem promessas a algu\u00e9m, e este acaba vendo que \u00e9 somente uma fantasia.\n\n==Formato e dura\u00e7\u00e3o==\n\n*;LP / 45 rpm / 7\" single (M\u00e9xico)\n\n# \"Mi Fantas\u00eda\" \u2013 3:20\n\n*;LP / 45 rpm / 7\" single / single promocional (Equador) \n\n# \"Mi Fantas\u00eda\" \u2013 3:20\n# \"Te Tuve y Te Perd\u00ed\" \u2013 2:25\n\n*;LP / 45 rpm / 7\" single (Espanha) \n\n# \"Mi Fantas\u00eda\" \u2013 3:20\n# \"Como Dejar de Amarte\" \u2013 3:25\n\n==Hist\u00f3rico de lan\u00e7amentos==\n\n{| class=\"wikitable plainrowheaders\"\n|-\n! scope=\"col\"| Pa\u00eds\n! scope=\"col\"| Data\n! scope=\"col\"| Formato\n! scope=\"col\"| Gravadora\n|-\n|scope=\"row\" style=\"background-color: #f2f2f2;\"|M\u00e9xico\n|8 de Maio de 1990\n|{{flatlist|\n*LP\n*45 rpm\n*7\" single\n}}\n|Melody Records\n|}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Can\u00e7\u00f5es de Lucero}}\n\n[[Categoria:Singles de 1990]]\n[[Categoria:Can\u00e7\u00f5es de 1990]]\n[[Categoria:Can\u00e7\u00f5es gravadas por Lucero]]\n[[Categoria:Can\u00e7\u00f5es em castelhano]]\n[[Categoria:Singles da Fonovisa Records]]"}]},"2755304":{"pageid":2755304,"ns":0,"title":"Pequena Ta\u00e7a do Mundo de 1953 (segunda)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Campeonato de futebol\n|nome=Pequena Ta\u00e7a do Mundo de 1953 (2\u00aa edi\u00e7\u00e3o)\n|nomec\u00f3digo= Pequena Ta\u00e7a do Mundo de 1953 (2\u00aa edi\u00e7\u00e3o)\n|poster= \n|legenda_poster=\n|logo=\n|legenda_logo=\n|n_participantes=4\n|anfitri\u00e3o=[[Venezuela]]\n|in\u00edcio=[[11 de julho]] de [[1953]]\n|fim=[[2 de agosto]] de [[1953]]\n|golos=40\n|campe\u00e3o={{BRAb}} [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]]\n|vicecampe\u00e3o={{ITAb}} [[Associazione Sportiva Roma|Roma]]\n|artilheiro= {{BRAb}} [[Lu\u00eds Trochillo|Luizinho]]: 5 gols (Corinthians)
[[Ficheiro:Flag of Hungary 1940.svg|border|20px]]{{SPAb}} [[Ladislao Kubala|Kubala]]: 5 gols ([[Futbol Club Barcelona|Barcelona]])\n|publico=\n|extra=\n}}\n\nA segunda edi\u00e7\u00e3o da [[Pequena Ta\u00e7a do Mundo]] de [[1953]] foi a terceira edi\u00e7\u00e3o do torneio a ser realizada e foi disputada entre os meses de julho e agosto de [[1953]].\n\nDe acordo com o jornalista e especialista em hist\u00f3ria do [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]] [[Celso Unzelte]], o [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]] foi convidado \u00e0 competi\u00e7\u00e3o na condi\u00e7\u00e3o de campe\u00e3o paulista, no lugar do campe\u00e3o carioca [[Club de Regatas Vasco da Gama|Vasco da Gama]], que foi convidado mas n\u00e3o se interessou em participar.http://esportes.terra.com.br/corinthians/noticias/0,,OI5613491-EI19372,00-Na+Venezuela+Corinthians+retorna+a+terra+de+titulo+mundial.html\n\nConsiderado uma grande zebra pelos participantes, o alvinegro, naquele momento pouco conhecido internacionalmente, provou que tinha uma das melhores equipes da \u00e9poca, ganhando o t\u00edtulo com 100% de aproveitamento (6 vit\u00f3rias em 6 jogos). [[Lu\u00eds Trochillo|Luizinho]], conhecido como o Pequeno Polegar, do Corinthians, foi o artilheiro do torneio juntamente com [[Ladislao Kubala|Kubala]], do [[Futbol Club Barcelona|Barcelona]], com 5 gols anotados.{{citar web|url= http://www.lancenet.com.br/corinthians/Venezuela-traz-inspiracao-historica-Corinthians_0_646735341.html|titulo=Venezuela traz inspira\u00e7\u00e3o hist\u00f3rica ao Corinthians|autor=Lancenet.com.br| acessodata=12 de agosto de 2014}}\n\nO jornal espanhol El Mundo Deportivo de 15 de abril de 1953 confirma a hip\u00f3tese que o Vasco e o Milan foram convidados antes dos convites ao Corinthians e ao Roma (segundo esta mat\u00e9ria, os convidados originais foram o Vasco, o Milan e o Barcelona).http://hemeroteca.mundodeportivo.com/preview/1953/04/15/pagina-3/639848/pdf.html?search=Vasco As edi\u00e7\u00f5es de 18 de junho e de 05 e 08 de julho de 1953 do mesmo jornal afirmam que, al\u00e9m do Vasco da Gama, a vaga tamb\u00e9m foi oferecida ao Sporting de Portugal antes de ser oferecida ao Corinthians.http://hemeroteca.mundodeportivo.com/preview/1953/07/09/pagina-3/642313/pdf.html?search=corinthianshttp://hemeroteca.mundodeportivo.com/preview/1953/07/08/pagina-1/638287/pdf.html?search=Sportinghttp://hemeroteca.mundodeportivo.com/preview/1953/07/08/pagina-4/642300/pdf.html?search=Sporting Estas mat\u00e9rias informam que a lista de participantes chegou a ser fechada com Barcelona, Roma, Sporting de Portugal e sele\u00e7\u00e3o local (de Caracas, Venezuela), sendo que os participantes da competi\u00e7\u00e3o acabaram sendo Barcelona, Roma, Corinthians e sele\u00e7\u00e3o local (ou seja, com o Corinthians substituindo o Sporting de Portugal).\n\nA mat\u00e9ria de 08 de julho de 1953 afirma que o Corinthians substituiu o Sporting de Portugal no certame.http://hemeroteca.mundodeportivo.com/preview/1953/07/09/pagina-3/642313/pdf.html?search=corinthians A mat\u00e9ria do jornal Folha da Manh\u00e3 de 03 de julho de 1953http://acervo.folha.com.br/resultados/?q=Corintians+venezuela&site=fdm&periodo=acervo&x=8&y=19 d\u00e1 conta da permiss\u00e3o da Federa\u00e7\u00e3o Paulista de Futebol \u00e0 excurs\u00e3o do Corinthians \u00e0 Venezuela, afirmando que o torneio visava homenagear o presidente da Venezuela e que o Corinthians receberia cerca de um milh\u00e3o de cruzeiros (livre de despesas) pela participa\u00e7\u00e3o no torneio.\n\nEm uma entrevista publicada no jornal El Mundo Deportivo de 20 de agosto de 1953, o brasileiro, ex-jogador do Barcelona, Jos\u00e9 Sastre afirmou que, antes da Pequena Ta\u00e7a do Mundo de 1953, o p\u00fablico brasileiro considerava o Barcelona o favorito ao t\u00edtulo da competi\u00e7\u00e3o e n\u00e3o acreditava nas possibilidades do t\u00edtulo corinthiano, pois o Corinthians (segundo Sastre na entrevista) havia feito \"p\u00e9ssimo papel\" no [[Torneio Octogonal Rivadavia Corr\u00eaa Meyer]], que acabara de disputar (na entrevista, sa\u00edram incorretos os nomes de alguns dos participantes do Torneio Octogonal Rivadavia Correa Meyer, mas a palavra Octogonal e a cronologia das competi\u00e7\u00f5es deixa claro tratar-se do Octogonal Rivadavia).http://hemeroteca.mundodeportivo.com/preview/1953/08/20/pagina-3/637372/pdf.html?search=corinthianshttp://hemeroteca.mundodeportivo.com/preview/1953/08/20/pagina-1/637370/pdf.html?search=sastre\n\n==Participantes==\n{| cellspacing=\"0\" style=\"background: #EBF5FF; border: 1px #aaa solid; border-collapse: collapse; font-size: 95%;\" width=70%\n|- bgcolor=#006699 style=\"color:white;\"\n!Equipe\n!Classifica\u00e7\u00e3o\n|---- bgcolor=#EBF5FF\n|{{BRAb}} [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]]\n|[[Campeonato Paulista de Futebol de 1952|Campe\u00e3o Paulista]] de 1952 e campe\u00e3o do [[Torneio Rio-S\u00e3o Paulo]] de 1953\n|- bgcolor=#EBF5FF\n|{{ESPb}} [[Futbol Club Barcelona|Barcelona]]\n|[[Primeira Divis\u00e3o Espanhola|Campe\u00e3o Espanhol]] de 1952 e 1953 e campe\u00e3o da [[Copa Latina]] de 1952\n|- bgcolor=#EBF5FF\n|{{ITAb}} [[Associazione Sportiva Roma|Roma]]\n|[[Campeonato Italiano de Futebol - S\u00e9rie B|Campe\u00e3o da S\u00e9rie B Italiana]] de 1951-52\n|- bgcolor=#EBF5FF\n|{{VENb}} Caracas XI\n|Time anfitri\u00e3o\n|}\n\n==[[Campeonatos e torneios|F\u00f3rmula de disputa]]==\n\nOs 4 participantes jogaram em grupo \u00fanico, todos contra todos, em turno e returno. O time que marcar mais pontos ao final do campeonato \u00e9 declarado campe\u00e3o. Cada vit\u00f3ria valia dois pontos e cada empate valia um ponto.\n\n==Tabela[http://www.rsssf.com/tablesp/peq-copamundo54.html Peque\u00f1a Copa del Mundo 1953 2nd Tournament] - RSSSF[http://www.citadini.com.br/alambrado/oexp020112.htm Jornal \"O Expresso\" - Alambrado][http://www.campeoesdofutebol.com.br/tab_pequena_cmundo54.html Pequena Copa do Mundo de Clubes 1953] {{Wayback|url=http://www.campeoesdofutebol.com.br/tab_pequena_cmundo54.html |date=20100629033602 }} - Campe\u00f5es do Futebol==\n\n{{footballbox\n|data = [[11 de julho]] de [[1953]]\n|placar = 2 \u2013 1 |\n|report = \n|time1 = [[Associazione Sportiva Roma|Roma]] {{ITAb}} |\n|time2 = {{VENb}} Caracas XI|\n|gols1 = \n|gols2 = \n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:'''
'''\u00c1rbitro:'''\n}}\n----\n{{footballbox\n|data = [[14 de julho]] de [[1953]]\n|placar = 1 \u2013 0 |\n|report = \n|time1 = [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]] {{BRAb}} |\n|time2 = {{ITAb}} [[Associazione Sportiva Roma|Roma]] |\n|gols1 = [[Lu\u00eds Trochillo|Luizinho]] {{gol|21}}\n|gols2 = \n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:'''
'''\u00c1rbitro:''' Benito Jackson {{VENb}}\n}}\n----\n{{footballbox\n|data = [[16 de julho]] de [[1953]]\n|placar = 2 \u2013 3 |\n|report = \n|time1 = [[Futbol Club Barcelona|Barcelona]] {{ESPb}} |\n|time2 = {{VENb}} Caracas XI|\n|gols1 = [[Ladislao Kubala|Kubala]] {{gol|10}} {{gol|86}}\n|gols2 = Mosquera {{gol|22}}
Silva {{gol}}
Miroc {{gol|44}}\n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:'''
'''\u00c1rbitro:'''\n}}\n----\n{{footballbox\n|data = [[18 de julho]] de [[1953]]\n|placar = 3 \u2013 2 |\n|report = \n|time1 = [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]] {{BRAb}} |\n|time2 = {{ESPb}} [[Futbol Club Barcelona|Barcelona]]|\n|gols1 = [[Lu\u00eds Trochillo|Luizinho]] {{gol|5}} {{gol|75}}
[[Rodolfo Carbone|Carbone]] {{gol|59}}\n|gols2 = Moreno {{gol|47}}
[[Ladislao Kubala|Kubala]] {{gol|84}}\n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:''' [[Cr$]] 2.130.000,00
'''\u00c1rbitro:''' Braumberger {{SUIb}}\n}}\n----\n{{footballbox\n|data = [[21 de julho]] de [[1953]]\n|placar = 1 \u2013 2 |\n|report = \n|time1 = Caracas XI {{VENb}} |\n|time2 = {{BRAb}} [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]]|\n|gols1 = Aguirre {{gol|64}}\n|gols2 = [[Cl\u00e1udio Christovam de Pinho|Cl\u00e1udio]] {{gol|32}}
[[Rodolfo Carbone|Carbone]] {{gol|60}}\n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:''' [[Cr$]] 2.280.000,00
'''\u00c1rbitro:''' Germine {{ITAb}}\n}}\n----\n{{footballbox\n|data = [[23 de julho]] de [[1953]]\n|placar = 1 \u2013 0 |\n|report = \n|time1 = [[Futbol Club Barcelona|Barcelona]] {{ESPb}} |\n|time2 = {{ITAb}} [[Associazione Sportiva Roma|Roma]]|\n|gols1 = Moreno {{gol|42}}\n|gols2 = \n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:'''
'''\u00c1rbitro:''' Bambeyer\n}}\n----\n{{footballbox\n|data = [[25 de julho]] de [[1953]]\n|placar = 2 \u2013 2 |\n|report = \n|time1 = [[Associazione Sportiva Roma|Roma]] {{ITAb}} |\n|time2 = {{VENb}} Caracas XI|\n|gols1 = \n|gols2 = \n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:'''
'''\u00c1rbitro:'''\n}}\n----\n{{footballbox\n|data = [[27 de julho]] de [[1953]]\n|placar = 1 \u2013 0 |\n|report = \n|time1 = [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]] {{BRAb}} |\n|time2 = {{ESPb}} [[Futbol Club Barcelona|Barcelona]]|\n|gols1 = Goiano {{gol|62}}\n|gols2 = \n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:''' [[Cr$]] 1.200.000,00
'''\u00c1rbitro:''' Benito Jackson{{VENb}}\n}}\n----\n{{footballbox\n|data = [[29 de julho]] de [[1953]]\n|placar = 2 \u2013 4 |\n|report = \n|time1 = [[Futbol Club Barcelona|Barcelona]] {{ESPb}} |\n|time2 = {{ITAb}} [[Associazione Sportiva Roma|Roma]]|\n|gols1 = Aloy {{gol|20}}
Basora {{gol|40}}\n|gols2 = Perissinoto {{gol|52}} {{gol|80}}
Gandolfini {{gol|60}} {{gol|65}}\n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:'''
'''\u00c1rbitro:'''\n}}\n----\n{{footballbox\n|data = [[31 de julho]] de [[1953]]\n|placar = 0 \u2013 2 |\n|report = \n|time1 = Caracas XI {{VENb}} |\n|time2 = {{BRAb}} [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]]|\n|gols1 = \n|gols2 = [[Cl\u00e1udio Christovam de Pinho|Cl\u00e1udio]] {{gol|17}} {{gol|83}}\n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:'''
'''\u00c1rbitro:''' Germini{{ITAb}}\n}}\n----\n{{footballbox\n|data = [[1 de Agosto]] de [[1953]]\n|placar = 3 \u2013 2 |\n|report = \n|time1 = [[Futbol Club Barcelona|Barcelona]] {{ESPb}} |\n|time2 = {{VENb}} Caracas XI|\n|gols1 = Moreno {{gol|11}}
[[Ladislao Kubala|Kubala]] {{gol|15}} {{gol|75}}\n|gols2 = Padr\u00f3n {{gol}}
Merli {{gol|21}}\n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:'''
'''\u00c1rbitro:'''\n}}\n----\n{{footballbox\n|data = [[2 de agosto]] de [[1953]]\n|placar = 3 \u2013 1 |\n|report = \n|time1 = [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]] {{BRAb}} |\n|time2 = {{ITAb}} [[Associazione Sportiva Roma|Roma]]|\n|gols1 = [[Cl\u00e1udio Christovam de Pinho|Cl\u00e1udio]] {{gol|29}}
[[Lu\u00eds Trochillo|Luizinho]] {{gol|54}} {{gol|77}}\n|gols2 = Galle {{gol|30}}\n|estadio = [[Est\u00e1dio Ol\u00edmpico de Caracas]]
'''Renda:''' [[Cr$]] 2.400.000,00
'''\u00c1rbitro:''' Braumberger {{SUIb}}\n}}\n\n{| class=\"wikitable\" style=\"text-align: center;\"\n|-\n!width=\"165\"|Time\n!width=\"20\"|Pts\n!width=\"20\"|J\n!width=\"20\"|V\n!width=\"20\"|E\n!width=\"20\"|D\n!width=\"20\"|GP\n!width=\"20\"|GC\n!width=\"20\"|SG\n|-bgcolor=ccffcc\n|style=\"text-align:left;\"|{{BRAb}} [[Sport Club Corinthians Paulista|Corinthians]]\n|'''12'''||6||6||0||0||12||4||8\n|-bgcolor=pink\n|style=\"text-align:left;\"|{{ITAb}} [[Associazione Sportiva Roma|Roma]]\n|'''5'''||6||2||1||3||9||10||-1\n|-bgcolor=pink\n|style=\"text-align:left;\"|{{ESPb}} [[Futbol Club Barcelona|Barcelona]]\n|'''4'''||6||2||0||4||10||13||-3\n|-bgcolor=pink\n|style=\"text-align:left;\"|{{VENb}} Caracas XI\n|'''3'''||6||1||1||4||9||13||-4\n|}\n\n==Artilheiros==\n*{{BRAb}} [[Lu\u00eds Trochillo|Luizinho]]: 5 gols\n*[[Ficheiro:Flag of Hungary 1940.svg|border|20px]]{{SPAb}} [[Ladislao Kubala|Kubala]]: 5 gols\n== Campe\u00e3o ==\n{| class=\"wikitable\" style=\"margin: 0 auto; width: 20%;\"\n|-\n!Pequena Ta\u00e7a do Mundo de 1953\n|-\n![[Ficheiro:Flag of Brazil.svg|100px]]\n|-\n|align=center|'''[[Sport Club Corinthians Paulista]]'''
'''(1\u00ba t\u00edtulo)'''\n|}\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n\n* [[Pequena Ta\u00e7a do Mundo]]\n* [[Pequena Ta\u00e7a do Mundo de 1952]]\n* [[Pequena Ta\u00e7a do Mundo de 1953]]\n* [[Pequena Ta\u00e7a do Mundo de 1955]]\n* [[Pequena Ta\u00e7a do Mundo de 1956]]\n* [[Pequena Ta\u00e7a do Mundo de 1957]]\n* [[Pequena Ta\u00e7a do Mundo de 1963]]\n* [[Copa Rio (Internacional)|Copa Rio]]\n* [[Copa Intercontinental]]\n* [[Mundial de Clubes]]\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{Portal3|Futebol}}\n\n{{esbo\u00e7o-futebol}}\n\n[[Categoria:Pequena Ta\u00e7a do Mundo]]\n[[Categoria:Desporto na Venezuela em 1953]]\n[[Categoria:1953 no futebol]]"}]}}}}