/blog/abertura de empresa para medicos/

 (11) 3340.6655     (11) 95636.4873     contato@pigatti.com.br      Cliente      Processos   
    
  


Abertura de empresa para médicos: como funciona
escrito em 16 de julho de 2020

São muitas as características a se pensar no processo de abertura de empresa para médicos, mas esse procedimento pode ser muito mais simples se você entender vantagens e desvantagens de cada caso. Com modalidades jurídicas distintas que favorecem diferentes situações, é importante saber o que muda para cada um.

 

Hoje, separamos o que mais vale saber de cada caso e o que levar em conta no momento da abertura de empresa para médicos. Assim, você tem mais tranquilidade para se dedicar com segurança ao que mais precisa do seu tempo: seus pacientes. Continue lendo para entender as opções disponíveis no mercado para você:

 

Quando um médico trabalha por escala de plantões em hospitais, o mais comum é que receba em pessoa jurídica pelo seu trabalho prestado. Consequentemente, a abertura de empresa para médicos acaba sendo mais por uma necessidade do que por escolha propriamente dita. Com tantas modalidades jurídicas distintas, é importante conhecer o que cada uma oferece para que sua escolha seja mais assertiva. Você pode abrir uma empresa como Sociedade Limitada, Sociedade Simples, Sociedade Empresária Limitada, EIRELI e alguns outras naturezas, mas a Sociedade Simples Pura, Sociedade Simples Limitada e Sociedade Empresária costumam ser as mais usadas.

 

Quais os tipos de empresa médicos podem abrir?

 

MEI

A legislação (Lei Complementar 123 de 2006) não permite que um médico possa fazer a opção pelo regime do MEI – Microempreendedor Individual. Ou seja, Médicos não podem abrir MEI, então essa possibilidade já é descartada.

 

Ser médico PESSOA FÍSICA vale a pena?

Embora seja possível trabalhar como pessoa física sendo um médico autônomo, a modalidade não é recomendada pelas altas cargas tributárias impostas nessa natureza jurídica. Os custos são altos, podendo chegar a 27,5% de todos os seus rendimentos! Mesmo que em um primeiro momento pareça ser uma opção viável por possibilitar a declaração de todos os valores recebidos, é a modalidade que mais oferece riscos em relação aos cruzamentos com a Receita Federal.

 

No entanto, há um só momento em que as vantagens de ser pessoa física se sobrepõem à uma abertura de empresa para médicos. No início de carreira ou nos primeiros meses de consultório, quando o número alto de despesas é alto e o lucro líquido ainda é baixo, pode valer mais a pena ser pessoa física. Por outro lado, só o cálculo prévio de ganhos e despesas feitos pela contabilidade podem definir se esse é o seu caso.

 

Médicos sozinhos – sem sociedade

 

EMPRESA INDIVIDUAL

De acordo com o Artigo 966 do Código Civil, as atividades regulamentadas não são reconhecidas no regime individual, já que não são considerados empresários aqueles que exercem profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.

 

Este tipo de empresa não é recomendado a estes profissionais porque, de acordo com o artigo 150 do Regulamento do Imposto de Renda, pela Receita Federal, se pessoa física tiver empresa na modalidade de empresário individual e exercer uma atividade regulamentada, ela pode ser tributada em até 27,5%, da mesma forma que pessoa física.

 

É por isso que nesses casos, de profissionais como psicólogos, médicos, veterinários, dentistas, engenheiros, advogados, entre outros, existem outros caminhos para os quais não existe essa peculiaridade quanto ao imposto de renda.

 

EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) 

A natureza jurídica EIRELI costuma ser uma da mais indicada. Para integralizar essa modalidade, um dos requisitos da modalidade é um capital social de no mínimo 100 salários mínimos vigentes, ou seja, agora (julho de 2020) esse valor corresponderia a R$104.500,00.

 

A novidade da Sociedade Limitada unipessoal

Foi criada através de uma alteração no Código Civil pela lei  13.874 – 20/9/2019, que trouxe mudanças no Código brasileiro onde é possível a abertura da sua clínica ou consultório somente por um único representante e sócio.

 

Isso facilitou muito a vida de empreendedores em relação às limitações da responsabilidade sobre o capital social no ato de legalizar e abrir a sua empresa.

 

Antes o empreendedor podia ter sociedade empresária unipessoal por um período determinado que correspondia a 180 dias, quando trocava de sociedade ou fazer uma troca para a modalidade de empresa individual.

 

Essa liberdade econômica para a modalidade jurídica unipessoal facilitou muito algumas áreas e setores da economia, principalmente para a área da saúde a abertura de empresas para médicos, abertura de clínicas odontológicas, que antigamente só era possível se tivesse um sócio que fizesse parte da sociedade médica.

 

SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA UNIPESSOAL

A sociedade limitada unipessoal empresária é registrada na junta comercial  do seu estado e deve ser utilizada quando quem tiver abrindo uma empresa,  não for médico e tiver um objetivo de empreender na área da saúde.

 

SOCIEDADE SIMPLES LIMITADA UNIPESSOAL

Natureza simples, é registrada no cartório e utilizada por médicos que querem atuar como pessoa jurídica, seja em locais de terceiros como clínicas é hospitais ou quer abrir o seu próprio consultório ou sua clínica médica e não tem sócio.

Essa é uma grande vantagem de abrir neste tipo de modalidade jurídica pois você não corre o risco de precisar quitar possíveis dividas com o seu capital pessoal.

 

Médicos com sócios

 

SOCIEDADE EMPRESARIAL LTDA 

Entre médicos com parcerias em outras especialidades e profissionais de outras atividades – aberta na Junta Comercial.

 

A Sociedade Empresária é a que irá atuar da maneira prevista no art. 966 do Código Civil, ou seja, exercerá profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou a circulação de bens ou de serviços.

 

As Sociedades Empresárias devem ser registradas na Junta Comercial.

 

SOCIEDADE SIMPLES LTDA

Para médicos com responsabilidades sobre capital social. As Sociedades Simples são aqueles em que os sócios exerçam profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, desde que o exercício da profissão não constitua elemento de empresa.

 

Ponto fundamental na Sociedade Simples é que a atividade fim dependa diretamente da atuação e conhecimento pessoal dos seus sócios. Por exemplo, uma sociedade constituída por dentistas, onde os mesmos exerçam a atividade da empresa. Esse modelo societário deve ser registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

 

SOCIEDADE SIMPLES PURA 

Entre médicos na mesma especialidades com responsabilidade ilimitada – aberta no cartório.

 

Diferentemente da Ltda, neste caso os sócios “misturam” o patrimônio pessoal ao empresarial. Tudo relacionado à empresa está ligado diretamente ao potencial de exploração e investimento dos próprios sócios.

 

A maior vantagem para quem decide optar por este modelo é o do ISS reduzido, visto que o imposto não precisa seguir o faturamento da empresa e é fixo, como o de autônomo.

 

A abertura de empresas para médicos pode ser um processo muito mais simples com a Pigatti Contabilidade! Nosso time de especialistas pode te ajudar a abrir sua empresa com o melhor regime tributário e estrutura societária para que você alcance sucesso, sem nunca se preocupar com a sua contabilidade. Entre em contato conosco para saber mais!

 

ESCRITO POR: Fernando Pigatti, líder da Pigatti Contabilidade.
Ajudando os donos de negócios no Brasil!


voltar
{"continue":{"imcontinue":"141005|Tales_des_de_Bancalons.jpg","grncontinue":"0.594758527177|0.594758527177|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"3981533":{"pageid":3981533,"ns":0,"title":"The Worship Sessions","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/\u00c1lbum\n |nome = The Worship Sessions\n |tipo = est\u00fadio\n |artista = [[MercyMe]]\n |lan\u00e7ado = [[2011]]\n |capa = MercyMe_-_The_Worship_Sessions.jpg\n |g\u00eanero = [[M\u00fasica crist\u00e3 contempor\u00e2nea|MCC]], [[Rock crist\u00e3o]], [[M\u00fasica pop|Pop]]\n |dura\u00e7\u00e3o = 44:22\n |gravadora = Provident Music Distribution\n |produtor = \n |\u00faltimo_\u00e1lbum = ''[[The Generous Mr. Lovewell]]''
([[2010]])\n |pr\u00f3ximo_\u00e1lbum = ''[[The Hurt & The Healer]]''
([[2012]])\n |miscel\u00e2neo = \n}}\n\n'''''The Worship Sessions''''' \u00e9 o nono [[\u00e1lbum de est\u00fadio]] da banda [[MercyMe]], lan\u00e7ado em [[2011]].{{citar web |url=http://www.allmusic.com/album/worship-sessions-mw0002435982 |t\u00edtulo=The Worship Sessions |acessodata=27 de fevereiro de 2014 |l\u00edngua=Ingl\u00eas|autor= |publicado=Allmusic }}{{citar web |url=http://www.newreleasetuesday.com/albumdetail.php?album_id=10710 |t\u00edtulo=The Worship Sessions |acessodata=27 de fevereiro de 2014 |l\u00edngua=Ingl\u00eas|autor= |publicado=New Release Tuesday }}\n\n== Faixas ==\n# \"Hungry\" - 2:53\n# \"Hosana\" - 4:14\n# \"My Glorious\" - 4:44\n# \"Mighty To Save\" - 4:14\n# \"Come Thou Fount\" - 5:02\n# \"You're Beautiful\" - 3:27\n# \"Hearts Sing Louder\" - 3:49\n# \"Just As I Am\" - 4:01\n# \"Psalm 139 (You Are There)\" - 4:19\n# \"In Christ Alone\" - 4:27\n# \"There Is A Fountain\" - 3:08\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{MercyMe}}\n\n{{Esbo\u00e7o-\u00e1lbum|MercyMe}}\n{{Portal3|M\u00fasica}}\n\n{{DEFAULTSORT:The Worship Sessions}}\n\n[[Categoria:\u00c1lbuns de 2011]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns de MercyMe]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns de m\u00fasica crist\u00e3 contempor\u00e2nea]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns de rock crist\u00e3o]]"}]},"2907147":{"pageid":2907147,"ns":0,"title":"Uncial 087","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{info/Manuscrito do Novo Testamento\n| form = Uncial\n| number = '''087'''\n| image = Uncial 087 (Mt 21,19-24).jpg\n| isize = \n| caption= \n| name = \n| sign = \n| text = [[Evangelho de Mateus]] \u2020;[[Evangelho de Jo\u00e3o]] \u2020\n| script = [[grego]]\n| date = [[s\u00e9culo VI]]\n| found = \n| now at = [[Biblioteca Nacional Russa]]\n| cite = \n| size = 34 x 26\n| type = [[Texto-tipo Alexandrino]]\n| cat = II\n| hand = \n| note = \n}}\n\n'''Uncial 087''' (numera\u00e7\u00e3o de [[Manuscrito b\u00edblico#Gregory-Aland|Gregory-Aland]]), \u03b5 27 (von Soden), \u00e9 um [[manuscrito]] [[uncial]] [[grego]] do [[Novo Testamento]]. A [[paleografia]] data o codex para o s\u00e9culo 6.[[Kurt Aland]] and Barbara Aland, ''The Text of the New Testament: An Introduction to the Critical Editions and to the Theory and Practice of Modern Textual Criticism'', transl. Erroll F. Rhodes, ''William B. Eerdmans Publishing Company'', Grand Rapids, Michigan, 1995, p. 120. \n\n== Descoberta ==\nCodex cont\u00e9m o texto dos [[Evangelho de Mateus]] (1,23-2,2; 19,3-8; 21,19-24) [[Evangelho de Jo\u00e3o]] (18,29-35) em 3 folhas de pergaminho (34 x 26). O texto est\u00e1 escrito com uma colunas por p\u00e1gina, contendo 18 linhas cada. \n\nO texto grego desse [[c\u00f3dice]] \u00e9 um representante do [[Texto-tipo Alexandrino]]. [[Kurt Aland|Aland]] colocou-o na [[Categorias dos manuscritos do Novo Testamento#Categoria II|Categoria II]].\n\nActualmente acha-se no [[Biblioteca Nacional Russa]] (Gr. 12,278) em [[S\u00e3o Petersburgo]].\n\nEle pertenceu ao mesmo c\u00f3dex que Uncial 092b. Ele cont\u00e9m [[Evangelho de Marcos]] 12,32-37, e est\u00e1 atualmente localizado no [[Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina]] (Sinai Harris 11, 1 f.).\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Anexo:Lista de manuscritos unciais do Novo Testamento Grego|Lista de unciais do Novo Testamento]]\n* [[Cr\u00edtica textual]]\n\n== Refer\u00eancias ==\n{{Reflist}} \n\n== Bibliografia ==\n* [[Constantin von Tischendorf]], [http://books.google.pl/books?id=1CFMAAAAYAAJ&printsec=frontcover&dq=#v=onepage&q&f=false ''Notitia editionis codicis Bibliorum Sinaitici''] (Leipzig: 1860), p. 50.\n* U. B. Schmid, D. C. Parker, W. J. Elliott, [http://books.google.pl/books?id=QBSOiQyAJTYC&pg=PA108&lpg=PA108&dq=#v=onepage&q&f=false ''The Gospel according to St. John: The majuscules''] (Brill 2007), pp. 108\u2013109. [text of the codex in the Gospel of John]\n* J. Rendel Harris, [http://www.archive.org/stream/biblicalfragment00harruoft#page/n15/mode/2up ''Biblical fragments from Mount Sinai''] (London: 1890), pp. XII, 46-47 [092b]\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [https://web.archive.org/web/20090124134351/http://www-user.uni-bremen.de/~wie/TCG/Fragmentary-Uncials.pdf#page=11 Uncial 087] \u2014 Wieland Willker, \"Textual Commentary\"\n\n{{DEFAULTSORT:Uncial 087}}\n[[Categoria:Unciais do Novo Testamento]]\n[[Categoria:C\u00f3dices b\u00edblicos]]"}]},"4469310":{"pageid":4469310,"ns":0,"title":"Jack Denton","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"'''Jack Denton''' foi um ator e [[cinema|diretor]] brit\u00e2nico da era do [[cinema mudo]].{{Citar web |url=http://ftvdb.bfi.org.uk/sift/individual/73209 |titulo=C\u00f3pia arquivada |acessodata=2014-09-01 |arquivodata=2012-10-23 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20121023090128/http://ftvdb.bfi.org.uk/sift/individual/73209 }}\n\n== Filmografia selecionada ==\n;Ator\n*''The Bachelor's Club'' (1921)\n*''The Card'' (1922)\n*''The Fair Maid of Perth'' (1923)\n*''The York Mystery'' (1924)\n*''Old Bill Through the Ages'' (1924)\n*''The Notorious Mrs. Carrick'' (1924)\n\n;Diretor\n*''Barnaby'' (1919)\n*''Ernest Maltravers'' (1920)\n*''The Twelve Pound Look'' (1920)\n*''Lady Audley's Secret'' (1920)\n*''Sybil'' (1921)\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{imdb nome|0219832}}\n\n{{esbo\u00e7o-cineasta}}\n\n{{DEFAULTSORT:Denton, Jack}}\n[[Categoria:Escritores do Reino Unido]]\n[[Categoria:Cineastas do Reino Unido]]\n[[Categoria:Cineastas de cinema mudo]]\n[[Categoria:Atores do Reino Unido]]\n[[Categoria:Atores de cinema]]\n[[Categoria:Cinema mudo]]"}]},"615522":{"pageid":615522,"ns":0,"title":"Bruno Garcia (pol\u00edtico)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Mais fontes|data=junho de 2010}}{{Ver desambig|prefixo=Se procura|o ator brasileiro de mesmo nome|Bruno Garcia (ator)}}\n{{Ver desambig|o jogador de r\u00fagbi|Bruno Garcia (jogador de rugby)}}\n{{Info/Biografia/Wikidata}}\n'''Bruno Garcia''' ([[Parana\u00edba]], [[22 de dezembro]] de [[1889]] \u2014 [[Tr\u00eas Lagoas]], outubro de [[1948]]) foi um [[m\u00e9dico]] e [[pol\u00edtico]] [[brasil]]eiro, uma vez [[prefeitura (Brasil)|intendente-geral]] e outra [[prefeitura (Brasil)|prefeito]] do munic\u00edpio de [[Tr\u00eas Lagoas]].{{Citar web|titulo=Se as ruas narrassem as pr\u00f3prias hist\u00f3rias...|url=https://www.jpnews.com.br/tres-lagoas/se-as-ruas-narrassem-as-proprias-historias/129381/|obra=JP News|acessodata=2020-06-06|primeiro=Tatiane|ultimo=Simon|data=9/9/2019}}\n\nFormado em [[medicina]] em [[14 de maio]] de [[1915]], uniu-se em matrim\u00f4nio a Clarinda Nogueira, que lhe deu dois filhos: Epit\u00e1cio e [[Clodoaldo Garcia|Clodoaldo]].{{Citar livro|url=https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&id=F-crAAAAYAAJ&dq=bruno+garcia+%22tr%C3%AAs+lagoas%22&focus=searchwithinvolume&q=%22m%C3%A9dico-otorrinolaringologista%22|t\u00edtulo=Quem \u00e9 quem no Brasil|editora=Sociedade Brasileira de Expans\u00e3o Comercial Ltda.|ano=1967|local=S\u00e3o Paulo|p\u00e1gina=68}}\n\nLan\u00e7ando-se na pol\u00edtica, foi eleito [[prefeitura (Brasil)|intendente-geral]] do [[munic\u00edpio]] de Tr\u00eas Lagoas para o tri\u00eanio de [[1930]] \u2013 [[1932]], tendo sua posse se verificado no dia [[1 de janeiro]] de [[1930]]. Entretanto, com o desencadear da [[revolu\u00e7\u00e3o de 1930]], foi destitu\u00eddo das fun\u00e7\u00f5es e substitu\u00eddo por um intendente [[revolucion\u00e1rio]].\n\nNo dia [[11 de setembro]] de [[1935]], foi nomeado [[prefeito]], dando mostra de grande capacidade administrativa.\n\nDurante sua gest\u00e3o, in\u00fameras obras mereceram especial aten\u00e7\u00e3o, tendo sido de sua iniciativa a constru\u00e7\u00e3o do [[Rel\u00f3gio Central]]. Dr Bruno Garcia deixou a chefia do [[Executivo]] no dia [[19 de mar\u00e7o]] de [[1937]], vindo ainda a exercer o cargo de [[vereador]].\n\n{{Refer\u00eancias}}{{come\u00e7a caixa}}\n{{caixa de sucess\u00e3o |\nt\u00edtulo=[[Lista de prefeitos de Tr\u00eas Lagoas|Intendente geral de Tr\u00eas Lagoas]] |\nanos= [[1 de janeiro]] \u2014 outubro de [[1930]] |\nantes=[[Aristides Os\u00f3rio]] |\ndepois=[[Benevenuto Garcia Leal]]\n}}\n{{caixa de sucess\u00e3o |\nt\u00edtulo=[[Lista de prefeitos de Tr\u00eas Lagoas|Prefeito de Tr\u00eas Lagoas]] |\nanos= [[11 de setembro]] de [[1935]] \u2014 [[19 de mar\u00e7o]] de [[1937]] |\nantes=[[Oct\u00e1vio Sigefredo Roriz]] |\ndepois=[[Miguel Nunes (pol\u00edtico)|Miguel Nunes]]\n}}\n\n{{termina caixa}}\n\n{{Prefeitos de Tr\u00eas Lagoas}}\n\n{{Controle de autoridade}}\n\n[[Categoria:Prefeitos de Tr\u00eas Lagoas]]\n[[Categoria:Naturais de Parana\u00edba]]\n[[Categoria:Mortos em 1948]]"}]},"5502087":{"pageid":5502087,"ns":0,"title":"Yoko Taro","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Biografia\n |nome = Yoko Taro\n |imagem = Yoko Taro cropped.jpg\n |imagem_tamanho = 260px\n |imagem_legenda = Yoko Taro usando sua tradicional m\u00e1scara\n |nome_nativo = \u6a2a\u5c3e \u592a\u90ce\n |nascimento_data = {{dni|6|6|1970}}\n |nascimento_local = [[Nagoia]], [[Aichi]], {{flag|Jap\u00e3o|alt}}\n |tipo-c\u00f4njuge = Esposa\n |c\u00f4njuge = Yukiko Yoko\n |alma_mater = {{nowrap|Universidade de Projeto de Kobe}}\n |ocupa\u00e7\u00e3o = Diretor de jogos eletr\u00f4nicos
Roteirista de jogos eletr\u00f4nicos\n |per\u00edodo_atividade = 1994\u2013presente\n}}\n{{japon\u00eas|'''Yoko Taro'''{{nota de rodap\u00e9|No caso deste nome japon\u00eas, Yoko \u00e9 o sobrenome e Taro \u00e9 o nome pr\u00f3prio.}}|\u6a2a\u5c3e \u592a\u90ce|Yokoo Tar\u014d|[[Nagoia]], {{dtlink|6|6|1970}}}} \u00e9 um diretor e roteirista japon\u00eas de jogos eletr\u00f4nicos, mais conhecido por seu trabalho na s\u00e9rie ''[[Drakengard]]''. Ele estudou na Universidade de Projeto de Kobe durante a d\u00e9cada de 1990, inicialmente n\u00e3o procurando uma carreira na [[ind\u00fastria de jogos eletr\u00f4nicos]]. Yoko acabou entrando na [[Namco]] depois de se formar e em seguida foi trabalhar na [[Sony Interactive Entertainment|Sony]], finalmente sendo contratado pela [[Cavia (empresa)|Cavia]] em 2001 e dirigindo o primeiro t\u00edtulo ''[[Drakengard (jogo eletr\u00f4nico)|Drakengard]]'' dois anos depois. Desde ent\u00e3o ele trabalhou em todos os jogos da s\u00e9rie, al\u00e9m de em projetos independentes para celulares.\n\nYoko ficou conhecido por seu distinto estilo de desenho de jogos e incorpora\u00e7\u00e3o de escolhas e enredos incomuns. Um dos principais aspectos de seus trabalhos \u00e9 a explora\u00e7\u00e3o dos aspectos mais sombrios dos seres humanos, como o motivo de pessoas matarem outras, por\u00e9m ele frequentemente n\u00e3o compartilha a mesma opini\u00e3o pessoal que suas hist\u00f3rias apresentam. Sua t\u00e9cnica de escrita foi definida como \"roteiriza\u00e7\u00e3o de tr\u00e1s para frente\", envolvendo a delinea\u00e7\u00e3o do fim da hist\u00f3ria e construindo a narrativa desse ponto para tr\u00e1s at\u00e9 o in\u00edcio. Yoko geralmente usa uma m\u00e1scara em p\u00fablico devido sua avers\u00e3o a ser fotografado.\n\n==In\u00edcio de vida==\nYoko Taro nasceu no dia {{dtlink|6|6|1970}} na cidade de [[Nagoia]], [[Aichi]], [[Jap\u00e3o]]. {{citar web|url=http://www.bukkoro.com/about_member.html|t\u00edtulo=\u30e8\u30b3\u30aa\u30bf\u30ed\u30a6|obra=Bukkoro|acessodata=24 de agosto de 2017 }} Seus pais frequentemente ficavam ausentes por causa de trabalho, com ele sendo criado principalmente por sua av\u00f3, que lhe deixou uma forte impress\u00e3o. {{citar web|url=https://ameblo.jp/yokota6/entry-11503448652.html|t\u00edtulo=\u3010\u65e5\u8a18\u3011\u304a\u3070\u3042\u3061\u3083\u3093\u304c\u6b7b\u3093\u3060\u3002|data=2 de abril de 2013|autor=Yoko, Taro|obra=The Diary of Yoko Taro|acessodata=24 de agosto de 2017 }} Foi durante sua inf\u00e2ncia que ele ouviu sobre um incidente que posteriormente lhe influenciaria como roteirista: um conhecido estava em um shopping junto com amigos enquanto outro estava andando pr\u00f3ximo de uma beirada, escorregando, caindo e morrendo. A cena como descrita foi inicialmente \"horripilante\", por\u00e9m tamb\u00e9m inclu\u00eda um elemento engra\u00e7ado. {{citar web|url=http://www.4gamer.net/games/207/G020792/20140221105/|t\u00edtulo=\u300c\u898b\u3048\u306a\u3044\u58c1\u300d\u306b\u53d6\u308a\u56f2\u307e\u308c\u305f\u30b2\u30fc\u30e0\u696d\u754c\u3078\u306e\u60f3\u3044\u3002\u30e8\u30b3\u30aa\u30bf\u30ed\u30a6\u6c0f\u304c\u300c\u30c9\u30e9\u30c3\u30b0 \u30aa\u30f3 \u30c9\u30e9\u30b0\u30fc\u30f33\u300d\u3084\u30b2\u30fc\u30e0\u306e\u672a\u6765\u3092\u8a9e\u3063\u305f\u30a4\u30f3\u30bf\u30d3\u30e5\u30fc\u3092\u63b2\u8f09|data=28 de fevereiro de 2014|obra=4Gamer.net|acessodata=24 de agosto de 2017 }} Yoko estudou na Universidade de Projeto de Kobe e se formou em mar\u00e7o de 1994. {{citar web|url=http://schedule.gdconf.com/speaker/yoko-taro.31738|arquivourl=https://web.archive.org/web/20140724195527/http://schedule.gdconf.com/speaker/yoko-taro.31738|arquivodata=24 de julho de 2014|t\u00edtulo=Yoko, Taro / GDC 2014 Session Scheduler|data=2014|obra=[[Game Developers Conference]]|acessodata=24 de agosto de 2017 }} Ele \u00e9 casado com Yukiko Yoko, uma ilustradora que trabalhou na s\u00e9rie ''[[Taiko no Tatsujin]]'' e em ''[[Drakengard 3]]''. {{citar web|url=http://www.siliconera.com/2015/06/28/nier-creator-taro-yoko-started-his-own-company/|t\u00edtulo=Nier Creator Taro Yoko Started His Own Company|data=28 de junho de 2015|autor=Sato|obra=Siliconera|acessodata=23 de agosto de 2017 }} \n\n==Carreira==\n[[Ficheiro:Drakengard logo.png|thumb|esquerda|Logotipo da s\u00e9rie ''Drakengard''. Yoko trabalhou como diretor e roteirista de todos os jogos, exceto ''Drakengard 2''.]]\nYoko inicialmente n\u00e3o foi atr\u00e1s de uma carreira em [[ind\u00fastria de jogos eletr\u00f4nicos]], por\u00e9m conseguiu um emprego de projetista tridimencional de computa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica na [[Namco]] apenas um m\u00eas depois de se formar. {{citar web|url=http://theinterviews.jp/yokotaro/2326720|arquivourl=https://web.archive.org/web/20140726102156/http://theinterviews.jp/yokotaro/2326720|arquivodata=26 de julho de 2014|t\u00edtulo=\u30e8\u30b3\u30aa\u30bf\u30ed\u30a6\u306e\u30a4\u30f3\u30bf\u30d3\u30e5\u30fc|data=8 de novembro de 2011|autor=Yoko, Taro|obra=The Interviews|acessodata=30 de agosto de 2017 }} {{citar web|url=http://www.gameinformer.com/b/news/archive/2014/03/20/making-weird-games-for-weird-people.aspx|t\u00edtulo=Drakengard, Nier Director Talks About Making Weird Games For Weird People|data=20 de mar\u00e7o de 2015|autor=Cork, Jeff|obra=[[Game Informer]]|acessodata=30 de agosto de 2017 }} Ele entrou na Sugar & Rockets Inc. em 1999, ent\u00e3o uma desenvolvedora secund\u00e1ria da [[Sony Interactive Entertainment|Sony Computer Entertainment]]. Yoko conseguiu depois anos depois um emprego na [[Cavia (empresa)|Cavia]]. Logo se envolveu no desenvolvimento de um projeto que tornaria-se ''[[Drakengard (jogo eletr\u00f4nico)|Drakengard]]''. O co-produtor do jogo Takuya Iwasaki originalmente queria ser o diretor, por\u00e9m estava ocupado com outros trabalhos, assim Yoko foi convidado a assumir a posi\u00e7\u00e3o. {{citar web|url=http://dengekionline.com/elem/000/000/623/623506/|t\u00edtulo=\u300e\u30c9\u30e9\u30c3\u30b0 \u30aa\u30f3 \u30c9\u30e9\u30b0\u30fc\u30f3\u300f\u30b7\u30ea\u30fc\u30ba\u5ea7\u8ac7\u4f1a\u3067\u30e8\u30b3\u30aa\u30bf\u30ed\u30a6\u304b\u3089\u98db\u3073\u51fa\u3059\u904e\u53bb\u4f5c\u306e\u885d\u6483\u7684\u771f\u5b9f\u2026\u300eDOD1\u300f\u306e\u30a2\u30ec\u306f\u795e\u69d8\u3058\u3083\u306a\u3044!?|data=18 de abril de 2013|obra=Dengeki Online|acessodata=30 de agosto de 2017 }} Ele tamb\u00e9m ajudou a criar o mundo e os personagens, coescrevendo o roteiro junto com Sawako Natori. {{citar web|url=http://dengekionline.com/elem/000/000/623/623397/|t\u00edtulo=\u300e\u30c9\u30e9\u30c3\u30b0 \u30aa\u30f3 \u30c9\u30e9\u30b0\u30fc\u30f3\u300f\u30b7\u30ea\u30fc\u30ba\u5c45\u9152\u5c4b\u5ea7\u8ac7\u4f1a with \u30e8\u30b3\u30aa\u30bf\u30ed\u30a6 on \u4ecf\u6ec5\u3002\u8056\u5730\u30fb\u65b0\u5bbf\u3067\u8a9e\u3089\u308c\u308b\u300eDOD\u300f\u3076\u3063\u3061\u3083\u3051\u30c8\u30fc\u30af|data=15 de abril de 2013|obra=Dengeki Online|acessodata=30 de agosto de 2017 }} {{citar web|url=http://dengekionline.com/elem/000/000/778/778429/|t\u00edtulo=\u300eDOD3\u300f\u30b8\u30e7\u30b7\u30ab\u30a4\u3001\u958b\u5e55\u3002\u5973\u6027\u8996\u70b9\uff08\u6620\u5cf6\u00d7\u540d\u53d6\u00d7\u767d\u672c\u00d7\u30b5\u30ac\u30b3\uff09\u3067\u8a9e\u3089\u308c\u308b\u300e\u30c9\u30e9\u30c3\u30b0 \u30aa\u30f3 \u30c9\u30e9\u30b0\u30fc\u30f33\u300f\u306e\u72c2\u6c17\u306e\u6df1\u6df5\u3068\u306f\uff1f\u3010\u96fb\u6483DOD3\u3011|data=27 de dezembro de 2013|obra=Dengeki Online|acessodata=30 de agosto de 2017 }} {{citar web|url=http://www.siliconera.com/2013/04/16/why-drakengard-had-forbidden-love-between-siblings-and-other-insights/|t\u00edtulo=Why Drakengard Had Forbidden Love Between Siblings And Other Insights|data=16 de abril de 2013|autor=Sato|obra=Siliconera|acessodata=30 de agosto de 2017 }} Yoko ficou insatisfeito durante a produ\u00e7\u00e3o pela quantidade de mudan\u00e7as pedidas pelo conselho consultivo do jogo, chegando ao ponto que ele decidiu nunca mais trabalhar em outro t\u00edtulo da s\u00e9rie. {{citar web|url=https://www.gamespot.com/articles/new-nier-will-stay-weird-but-this-time-with-platin/1100-6428262/|t\u00edtulo=New Nier Will Stay Weird, But This Time With Platinum's Combat|data=16 de junho de 2015|autor=Corriea, Alexa Ray|obra=[[GameSpot]]|acessodata=30 de agosto de 2017 }} Ele mesmo assim envolveu-se na produ\u00e7\u00e3o da sequ\u00eancia ''[[Drakengard 2]]'', sendo creditado como editor de v\u00eddeo e fazendo parte da equipe criativa. {{citar web|url=http://dengekionline.com/elem/000/000/623/623508/|t\u00edtulo=\u300e\u30c9\u30e9\u30c3\u30b0 \u30aa\u30f3 \u30c9\u30e9\u30b0\u30fc\u30f3\u300f\u30b7\u30ea\u30fc\u30ba\u5ea7\u8ac7\u4f1a\u3001\u4f73\u5883\u3078\u3002\u30e8\u30b3\u30aa\u30bf\u30ed\u30a6\u304c\u66b4\u304f\u300eDOD2\u300f\u5b89\u4e95\u30c7\u30a3\u30ec\u30af\u30bf\u30fc\u306e\u5fc3\u306e\u95c7\uff06\u300e\u30cb\u30fc\u30a2\u300f\u53cd\u7701\u8a71|data=22 de abril de 2013|obra=Dengeki Online|acessodata=30 de agosto de 2017 }} Yoko estava principalmente ocupado com outros projetos, com seu conceito original para o jogo como um [[arcade]] com drag\u00f5es no espa\u00e7o tendo sido vetado, al\u00e9m de ter tido v\u00e1rias discord\u00e2ncias criativas com o novo diretor Akira Yasui.\n\nYoko come\u00e7ou a trabalhar no terceiro t\u00edtulo da s\u00e9rie logo depois de ''Drakengard 2''. Enquanto progredia, o conceito original foi se desenvolvendo de tal maneira que tornou-se um spin-off renomeado como ''[[Nier (jogo eletr\u00f4nico)|Nier]]''. Yoko mesmo assim considerou o jogo como o terceiro ''Drakengard''. {{citar web|url=http://www.siliconera.com/2013/04/05/drakengard-3-producer-and-creative-director-explain-how-the-game-came-to-be/|t\u00edtulo=Drakengard 3 Producer And Creative Director Explain How The Game Came To Be|data=5 de abril de 2013|autor=Sato|obra=Siliconera|acessodata=1 de setembro de 2017 }} A Cavia foi absorvida pela [[AQ Interactive]] depois do lan\u00e7amento de ''Nier'' e Yoko deixou a companhia a fim de seguir uma carreira como independente. {{citar web|url=http://www.ign.com/articles/2010/11/04/nier-director-quits-caviaaqi|t\u00edtulo=NieR Director Quits Cavia/AQi|data=4 de novembro de 2010|autor=Gantayat, Anoop|obra=[[IGN]]|acessodata=1 de setembro de 2017 }} Durante esse per\u00edodo ele atuou como supervisor de roteiro do jogo social ''Monster \u00d7 Dragon'' da [[Square Enix]]. {{citar web|url=http://www.siliconera.com/2011/12/12/nier-director-yoko-taro-steps-out-of-retirement-to-help-square-enix-social-game/|t\u00edtulo=Nier Director Yoko Taro Steps Out Of Retirement To Help Square Enix Social Game|data=12 de dezembro de 2011|autor=Spencer, Yip|obra=Siliconera|acessodata=1 de setembro de 2017 }} {{citar web|url=http://www.4gamer.net/games/141/G014143/20120803036/|t\u00edtulo=8\u6708\u672b\u304b\u3089\u5927\u578b\u30a2\u30c3\u30d7\u30c7\u30fc\u30c8\u304c\u9806\u6b21\u5b9f\u88c5\u3002\u30cf\u30f3\u30b2\u30fc\u30e0\u306e\u30c1\u30e3\u30cd\u30ea\u30f3\u30b0\u3082\u59cb\u307e\u308b\u300cMONSTER\u00d7DRAGON\u300d\u958b\u767a\u30fb\u904b\u55b6\u30a4\u30f3\u30bf\u30d3\u30e5\u30fc|data=4 de agosto de 2012|obra=4Gamer.net|acessodata=1 de setembro de 2017 }} Nessa mesma \u00e9poca foi diretor do jogo de ''Demons' Score''. {{citar web|url=https://www.gamebusiness.jp/article.php?id=9439|arquivourl=https://web.archive.org/web/20150427093601/http://www.gamebusiness.jp/article.php?id=9439|arquivodata=27 de abril de 2015|t\u00edtulo=\u3010GDC 2014\u3011\u30e8\u30b3\u30aa\u30bf\u30ed\u30a6\u6c0f\u304c\u8a9e\u308b\u30b2\u30fc\u30e0\u30b7\u30ca\u30ea\u30aa\u306e\u66f8\u304d\u65b9\u3002\u5909\u308f\u3063\u305f\u4eba\u306e\u305f\u3081\u306e\u5909\u308f\u3063\u305f\u30b2\u30fc\u30e0|data=27 de mar\u00e7o de 2014|obra=Game Business|acessodata=1 de setembro de 2017 }} Yoko reuniu-se alguns anos depois com v\u00e1rios membros da equipe de ''Drakengard'' e ''Nier'' com o objetivo de criar um verdadeiro terceiro t\u00edtulo para a s\u00e9rie, determinando atrav\u00e9s de question\u00e1rios que as hist\u00f3rias sombrias eram o ponto preferido dos f\u00e3s. Ele \"voltou para o desemprego\" com a finaliza\u00e7\u00e3o de ''[[Drakengard 3]]'', {{citar web|url=http://kotaku.com/drakengard-3s-director-is-keen-for-drakengard-4-1495380177|t\u00edtulo=Drakengard 3's Director Is Keen for Drakengard 4|data=6 de janeiro de 2014|autor=Ashcraft, Brian|obra=[[Kotaku]]|acessodata=1 de setembro de 2017 }} escrevendo uma coluna de curta dura\u00e7\u00e3o na ''[[Famitsu]]'' intitulada \"O C\u00edrculo de Mau Pensamento de Yoko Taro\". {{citar web|url=https://www.famitsu.com/matome/dod3/2014_01_08_136.html|t\u00edtulo=\u3010\u9031\u520a\u30d5\u30a1\u30df\u901a 2014\u5e741\u67089\u767a\u58f2\u53f7\u3011\u300e\u30c9\u30e9\u30c3\u30b0 \u30aa\u30f3 \u30c9\u30e9\u30b0\u30fc\u30f3\u300f\u30b7\u30ea\u30fc\u30ba\u3092\u624b\u639b\u3051\u305f\u30e8\u30b3\u30aa\u30bf\u30ed\u30a6\u6c0f\u306e\u77ed\u671f\u9023\u8f09\u30b3\u30e9\u30e0\u304c\u30b9\u30bf\u30fc\u30c8\uff01|data=8 de janeiro de 2014|obra=Famitsu|acessodata=1 de setembro de 2017 }} \n\nDesde o lan\u00e7amento de ''Nier'', Yoko e outros membros da equipe ficaram interessados em produzir uma sequ\u00eancia, por\u00e9m as baixas vendas do t\u00edtulo impediram que quaisquer planos fossem colocados em pr\u00e1tica. {{citar web|url=https://www.famitsu.com/news/201507/02082185.html|t\u00edtulo=\u3080\u300eNieR New Project\uff08\u4eee\u984c\uff09\u300f\u30b9\u30bf\u30c3\u30d5\u30a4\u30f3\u30bf\u30d3\u30e5\u30fc\u8a73\u7d30\u7248|data=2 de julho de 2015|obra=[[Famitsu]]|acessodata=3 de setembro de 2017 }} Entretanto, o sucesso que o jogo teve entre os f\u00e3s acabou incentivando a Square Enix a permitir a produ\u00e7\u00e3o de ''[[Nier: Automata]]''. {{citar web|url=http://gematsu.com/2015/06/nier-new-project-producer-director-talk-happy-coincidences-happy-endings|t\u00edtulo=NieR New Project producer and director talk happy coincidences, happy endings|data=18 de junho de 2015|autor=Romano, Sal|obra=Gematsu|acessodata=28 de mar\u00e7o de 2017 }} {{citar web|url=http://www.polygon.com/2015/6/16/8790213/nier-2-platinum-games|t\u00edtulo=Square Enix is making a new Nier with Platinum Games|data=16 de junho de 2015|autor=McWhertor, Michael|obra=[[Polygon]]|acessodata=3 de setembro de 2017 }} Yoko precisou se mudar temporariamente de [[T\u00f3quio]] para [[Osaka (cidade)|Osaka]] a fim de trabalhar junto com a desenvolvedora [[PlatinumGames]] na produ\u00e7\u00e3o do jogo. Por volta da mesma \u00e9poca ele fundou sua pr\u00f3pria companhia chamada Bukkoro, que tamb\u00e9m tem a participa\u00e7\u00e3o de sua esposa Yukiko e da roteirista Hana Kikuchi, que trabalhou em ''Nier'' e ''Drakengard 3''. Yoko estreou o jogo para celulares ''Sinoalice'' logo depois do lan\u00e7amento de ''Nier: Automata'', tendo trabalhado como seu diretor e roteirista. {{citar web|url=http://gematsu.com/2017/05/sinoalice-launches-june-6-japan|t\u00edtulo=SINoALICE launches June 6 in Japan|data=23 de maio de 2017|autor=Romano, Sal|obra=Gematsu|acessodata=8 de setembro de 2017 }} \n\nYoko tamb\u00e9m possui uma enorme avers\u00e3o a conceder entrevistas, ser filmado ou at\u00e9 mesmo fotografado. Seu racioc\u00ednio \u00e9 que ele acha que desenvolvedores de jogos eletr\u00f4nicos n\u00e3o s\u00e3o ''entertainers'' ou comentaristas de seus pr\u00f3prios trabalhos, acreditando que os assuntos que s\u00e3o discutidos em entrevistas seriam extremamente entediantes para quem quer que estivesse lendo, ouvindo ou assistindo. {{citar peri\u00f3dico|autor=Yoko, Taro|data=6 de fevereiro de 2014|t\u00edtulo=\"Yoko Taro's Circle of No Good Thinking\" (3 of 4)|jornal=Famitsu|editora=Enterbrain|n\u00famero=1312 }} Quando Yoko chega a conceder entrevistas ou comparecer em eventos p\u00fablicos, ele o faz usando uma m\u00e1scara, normalmente do personagem Emil de ''Nier'', para que seu rosto n\u00e3o seja visto, em certa ocasi\u00e3o tamb\u00e9m tendo realizado uma entrevista em v\u00eddeo por meio de boneco de luva. {{citar web|url=https://www.polygon.com/2014/5/20/5734400/drakengard-3-beauty-violence-trailer|t\u00edtulo=Drakengard 3 director discuss finding beauty in a bloody story|data=20 de maio de 2014|autor=Corriea, Alexa Ray|obra=Polygon|acessodata=3 de setembro de 2017 }} Yoko tamb\u00e9m afirmou que gosta de ser franco quando compartilha suas opini\u00f5es, pois acha que os f\u00e3s de jogos eletr\u00f4nicos merecem receber a verdade e honestidade.\n\n==Filosofia==\nYoko \u00e9 conhecido por criar jogos com atmosferas sombrias, incomuns e perturbadoras. Isto inclusive foi afirmado como o principal motivo por ele ter sido chamado para trabalhar em ''Monster \u00d7 Dragon''. Seu m\u00e9todo de escrita \u00e9 chamado de \"roteiriza\u00e7\u00e3o de tr\u00e1s para frente\", algo que o pr\u00f3prio diz nunca ter visto em outras obras de fic\u00e7\u00e3o. O processo envolve come\u00e7ar pelo final e ent\u00e3o trabalhar de volta at\u00e9 o come\u00e7o. Yoko em seguida cria os principais pontos do enredo que formam os picos emocionais da narrativa, adicionando detalhes, e depois os espalha pela hist\u00f3ria para que dessa forma os jogadores possam construir uma conex\u00e3o emocional apropriada. Ele tamb\u00e9m emprega um m\u00e9todo secund\u00e1rio chamado \"pensamento fotogr\u00e1fico\". Yoko descreve este como um meio de visualizar e organizar os eventos e picos emocionais do enredo. Yoko citou o livro ''The Memory Palace of Matteo Ricci'', de Jonathan Spence, como sua fonte de inspira\u00e7\u00e3o na cria\u00e7\u00e3o desse m\u00e9todo. {{citar web|url=https://www.polygon.com/2014/3/20/5530308/drakengard-nier-director-methods-for-telling-strange-stories|t\u00edtulo=Drakengard, Nier director discusses methods for telling powerful, strange stories|data=20 de mar\u00e7o de 2014|autor=Corriea, Alexa Ray|obra=Polygon|acessodata=6 de setembro de 2017 }} Ele gosta de experimentar com o formato de jogos eletr\u00f4nicos, achando que muitas conven\u00e7\u00f5es do mercado acabam inibindo a liberdade criativa dos desenvolvedores. Muitos de seus jogos refletem seus pr\u00f3prios sentimentos sobre morte e o [[questionamento socr\u00e1tico]] de conceito. Yoko tamb\u00e9m considera comida como uma ferramenta importante na cria\u00e7\u00e3o de um jogo, afirmando que pensa em tipos de comida espalhadas pelo mundo de jogo lhe ajudam a ter uma melhor ideia das pessoas que formam o p\u00fablico alvo do t\u00edtulo. {{citar web|url=http://www.siliconera.com/2014/06/18/drakengard-3-downloadable-stories-made-ramen/|t\u00edtulo=Drakengard 3 Downloadable Stories Made Over Ramen|data=18 de junho de 2014|autor=Spencer, Yip|obra=Siliconera|acessodata=6 de setembro de 2017 }} \n\nYoko influenciou-se em muitos jogos da \u00e9poca para formar o estilo do primeiro t\u00edtulo ''Drakengard'': um elemento comum que percebeu foi que o jogador muitas vezes recebia notas por sua performance depois de matar v\u00e1rios inimigos de modo \"regojizador\". J\u00e1 que o conceito de gostar de matar lhe parecia insano, Yoko projetou os protagonistas do jogo para serem insanos. Ele tamb\u00e9m queria explorar os motivos que acabam levando algu\u00e9m a matar. Yoko explorou posteriormente em ''Nier'' e ''Drakengard 3'' a ideia de um evento terr\u00edvel em que ambos os lados acreditavam estarem agindo corretamente. Ele inspirou-se nos [[ataques de 11 de setembro de 2001]] e a [[Guerra ao Terror]] para ''Nier''. {{citar web|url=http://www.siliconera.com/2014/03/20/nier-drakengard-creator-says-nier-inspired-9-11/|t\u00edtulo=NieR and Drakengard Creator Says NieR Was Inspired By 9-11|data=20 de mar\u00e7o de 2014|autor=Ward, Robert|obra=Siliconera|acessodata=8 de setembro de 2017 }} Yoko j\u00e1 falou sobre seu desgosto por personagens femininas \"simples e esquec\u00edveis\" em jogos eletr\u00f4nicos. Ele envolveu-se bastante na cria\u00e7\u00e3o da personagem Zero, a protagonista de ''Drakengard 3'', achando que seria interessante desenvolver algu\u00e9m que foi uma ex-prostituta por ser algo bem raro em jogos eletr\u00f4nicos. {{citar web|url=http://www.siliconera.com/2014/05/29/drakengard-multiple-endings-taro-yoko-told-wouldnt-sequel/|t\u00edtulo=Drakengard Had Multiple Endings Because Taro Yoko Was Told There Wouldn\u2019t Be A Sequel|data=29 de maio de 2014|autor=Spencer, Yip|obra=Siliconera|acessodata=7 de setembro de 2017 }} Yoko quis para ''Nier: Automata'' uma narrativa sobre a injusti\u00e7a inerente do mundo e os preconceitos que os personagens s\u00e3o for\u00e7ados a enfrentar. {{citar web|url=https://blog.eu.playstation.com/2017/02/13/why-ps4s-nier-automata-is-platinum-games-love-letter-to-both-rpg-fans-and-action-veterans/|t\u00edtulo=Why PS4\u2019s Nier: Automata is Platinum Games\u2019 love letter to both RPG fans and action veterans|data=13 de fevereiro de 2017|autor=Hertzog, Clara|obra=PlayStation.Blog|acessodata=8 de setembro de 2017 }} Ele n\u00e3o considera que seus roteiros sejam t\u00e3o sombrios como outros costumam afirmar, por\u00e9m mesmo assim admite que costuma adicionar elementos sombrios deliberadamente. {{citar web|url=http://dengekionline.com/elem/000/001/068/1068126/|t\u00edtulo=\u300eNieR\u300f\u306e\u65b0\u4f5c\u306f\u524d\u4f5c\u3092\u904a\u3093\u3060\u30d5\u30a1\u30f3\u307b\u3069\u6df7\u4e71\u3059\u308b!? \u30e8\u30b3\u30aa\u30bf\u30ed\u30a6\u6c0f\u3089\u958b\u767a\u30b9\u30bf\u30c3\u30d5\u306b\u76f4\u6483\u30a4\u30f3\u30bf\u30d3\u30e5\u30fc|data=19 de junho de 2015|obra=Dengeki Online|acessodata=8 de setembro de 2017 }} \n\n==Trabalhos==\n===Jogos eletr\u00f4nicos===\n{| class=\"wikitable\"\n|-\n! Ano !! T\u00edtulo !! Plataforma !! Cr\u00e9dito(s)\n|-\n| 1996 || ''Alpine Racer 2'' || rowspan=2| [[Arcade]] || rowspan=2| Projetista\n|-\n| 1998 || ''Time Crisis II'' \n|-\n| 2000 || ''Covert Ops: Nuclear Dawn'' || [[PlayStation (console)|PlayStation]] || Planejador\n|-\n| 2001 || ''Phase Paradox'' || rowspan=3| [[PlayStation 2]] || Projetista visual, projetista de jogo\n|-\n| 2003 || ''[[Drakengard (jogo eletr\u00f4nico)|Drakengard]]'' || Diretor, roteirista\n|-\n| 2005 || ''[[Drakengard 2]]'' || Editor de v\u00eddeo\n|-\n| 2010 || ''[[Nier (jogo eletr\u00f4nico)|Nier]]'' || [[PlayStation 3]], [[Xbox 360]] || Diretor, roteirista\n|-\n| 2011 || ''Monster \u00d7 Dragon'' || [[Navegador web]] || Supervisor de roteiro\n|-\n| 2012 || ''Demons' Score'' || [[Android]], [[iOS]] || Diretor\n|-\n| 2013 || ''[[Drakengard 3]]'' || [[PlayStation 3]] || rowspan=3| Diretor, roteirista\n|-\n| rowspan=2| 2017 || ''[[Nier: Automata]]'' || [[PlayStation 4]], [[Microsoft Windows]]\n|-\n| ''Sinoalice'' || [[Android]], [[iOS]] \n|}\n\n{{col-begin}}\n{{col-2}}\n\n===Livros e mang\u00e1s===\n{| class=\"wikitable\"\n|-\n! Ano !! T\u00edtulo !! Cr\u00e9dito(s)\n|-\n| rowspan=2| 2013 || ''Drag-on Dragoon Utahime Five'' || rowspan=3| Supervisor {{citar web|url=https://ameblo.jp/yokota6/entry-11481569387.html|t\u00edtulo=\u3010\u4ed5\u4e8b\u3011\u30b3\u30df\u30c3\u30af\u300c\u30c9\u30e9\u30c3\u30b0 \u30aa\u30f3\u30c9\u30e9\u30b0\u30fc\u30f3\u3000\u6b7b\u30cb\u81f3\u30eb\u8d64\u300d\u306e\u76e3\u4fee|data=2 de mar\u00e7o de 2013|obra=The Diary of Yoko Taro|acessodata=8 de setembro de 2017 }} {{citar web|url=http://www.jp.square-enix.com/dod3/storyside/index.html|t\u00edtulo=Square Enix e-Store: Drag-on Dragoon 3 Side Story|obra=Square Enix e-Store|acessodata=8 de setembro de 2017 }} \n|-\n| ''Drag-on Dragoon Shi ni Itaru Aka''\n|-\n| rowspan=2| 2014 || ''Drag-on Dragoon 3 Side Story''\n|-\n| ''Thou Shalt Not Die'' || Criador, roteirista {{citar web|url=http://www.jp.square-enix.com/magazine/biggangan/introduction/kimishini/|t\u00edtulo=\u541b\u6b7b\u30cb\u30bf\u30de\u30d5\u4e8b\u30ca\u30ab\u30ec / \u30d3\u30c3\u30b0\u30ac\u30f3\u30ac\u30f3|obra=Square Enix|acessodata=8 de setembro de 2017 }} \n|-\n| rowspan=2| 2018 || ''Nier: Automata: Long Story Short'' || rowspan=2| Hist\u00f3ria original\n|-\n| ''Nier: Automata: Short Story Long''\n|}\n\n{{col-2}}\n\n===Pe\u00e7as de teatro===\n{| class=\"wikitable\"\n|-\n! Ano !! T\u00edtulo !! Cr\u00e9dito(s)\n|-\n| 2015 || ''YoRHa'' || Criador, roteirista{{citar web|url=http://yorha.com:80/info.html|arquivourl=https://web.archive.org/web/20151201164906/http://yorha.com/info.html|arquivodata=1 de dezembro de 2015|obra=YoRHa|t\u00edtulo=Information|acessodata=8 de setembro de 2017|urlmorta=sim}}\n|-\n| 2016 || ''Thou Shalt Not Die Zero'' || Criador {{citar web|url=http://www.odd-inc.co.jp/kimishini/|t\u00edtulo=\u541b\u6b7b\u30cb\u30bf\u30de\u30d5\u4e8b\u30ca\u30ab\u30ec\u96f6|obra=Thou Shalt Not Die|acessodata=8 de setembro de 2017 }} \n|-\n| 2018 || ''YoRHa Boys'' || Criador, roteirista {{citar web|url=http://www.mistralchronicles.com/2018/02/15/nier-automata-androides-masculinos-yorha/|t\u00edtulo=\u2018NieR: Automata\u2019 y el destino de los androides masculinos de YoRHa|data=15 de fevereiro de 2018|autor=Mizuno, Suzume|obra=Mistral Chronicles|acessodata=26 de agosto de 2018 }} \n|}\n{{Fim}}\n\n{{Notas}}\n\n{{Refer\u00eancias|col=2}}\n\n{{Portal3|Biografias|Jogos eletr\u00f4nicos|Jap\u00e3o}}\n\n[[Categoria:Diretores de jogos eletr\u00f4nicos]]\n[[Categoria:Roteiristas de jogos eletr\u00f4nicos]]"}]},"2482788":{"pageid":2482788,"ns":0,"title":"Postal Dude","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Mais notas|data=setembro de 2020}}\n{{revis\u00e3o-sobre|Games|data=Dezembro de 2012}}\n'''Postal Dude''' \u00e9 o personagem principal da s\u00e9rie ''[[Postal (s\u00e9rie)|Postal]]'', da [[Running With Scissors, Inc.]], como tamb\u00e9m do protagonista no filme [[Postal (filme)|de mesmo nome]]. Ele foi dublado pelo ator Rick Hunter{{carece de fontes|data=setembro de 2020}} em ''[[Postal (jogo eletr\u00f4nico)|Postal]]'' e ''[[Postal 2]]'', e por Cory Cruise em ''[[Postal III]]'',{{citar web |url=http://www.runningwithscissors.com/postal3/website-launch |t\u00edtulo=Website Launch and New Videos Postal III isn\u2019t dead, it just smells funny |l\u00edngua=Ingl\u00eas |publicado=Running With Scissors |data=18/08/10 |acessodata=2012-12-06 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20110106210825/http://www.runningwithscissors.com/postal3/website-launch |arquivodata=2011-01-06 |urlmorta=yes }} enquanto que [[Zack Ward]] interpreta o personagem no filme. Devido a sua natureza violenta, sociopata e c\u00ednica Postal Dude \u00e9 considerado um dos personagens de videogames mais pol\u00eamicos.{{citar web |url=http://library.thinkquest.org/06aug/02453/postal2.html |t\u00edtulo=Controversy in Video Games - Postal 2 |autor=Carlos Duralde |l\u00edngua=Ingl\u00eas |acessodata=2010-04-30 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20090209183030/http://library.thinkquest.org/06aug/02453/postal2.html |arquivodata=2009-02-09 |urlmorta=yes }}\n\n==Personagem==\nOs jogos revelam pequenos detalhes sobre o Postal Dude. Ele \u00e9 um residente de um trailer na cidade fict\u00edcia de Paradise, Arizona. Ele \u00e9 um cat\u00f3lico romano, gosta de ler por prazer, tem um pai falecido a quem odiava, e ele \u00e9 ativo na pol\u00edtica (duas tarefas envolvem a passagem de um abaixo-assinado e de voto em uma elei\u00e7\u00e3o local). Ele est\u00e1 desempregado, ap\u00f3s ter sido demitido de seu trabalho na Running With Scissors, Inc., por raz\u00f5es n\u00e3o especificadas. Sua fam\u00edlia s\u00e3o s\u00f3 sua esposa (identificada apenas como \"Postal Dude's Bitch\"), Champ (seu cachorro) e seu tio Dave, l\u00edder de uma seita religiosa, que est\u00e1 impl\u00edcito a ser David Koresh.\n\nVince Desi, o principal criador do jogo Postal da Running With Scissors, indicou em uma entrevista que as a\u00e7\u00f5es do personagem dependem do modo do jogador. H\u00e1 a op\u00e7\u00e3o de n\u00e3o viol\u00eancia se o jogador quiser. A personalidade do personagem \u00e9 tal que, se o jogador optar por jogar violentamente, \u00e9 apropriado.\n\n==Desenvolvimento==\nAo criar o jogo Postal em 1995, o diretor de arte Randy Briley imaginou Postal Dude como um negro, modificando o personagem para combinar com o estilo de design do jogo. Pretendia-se, desde o in\u00edcio que o personagem n\u00e3o tinha uma hist\u00f3ria por tr\u00e1s de todo modo a dar ao jogador a possibilidade de impor qualquer hist\u00f3ria de fundo ou de personalidade para o personagem que desejar.\n\nPostal \u00b2 foi lan\u00e7ado em 2003 como um FPS (First-Person Shooter ou tiro em primeira pessoa) totalmente em 3D em primeiro lugar. O aumento da capacidade gr\u00e1fica permitiu que Postal Dude fosse apresentado em mais detalhes. O projeto final para o personagem (vis\u00edvel em espelhos e algumas sequ\u00eancias pr\u00e9-renderizado em terceira pessoa), foi conclu\u00edda em 2001 pelo diretor de arte Josh Leichliter. Outra diferen\u00e7a em rela\u00e7\u00e3o ao primeiro jogo da s\u00e9rie \u00e9 que o Postal Dude falou. Ele \u00e9 dublado por Rick Hunter. Hunter voltou para o pacote de expans\u00e3o Apocalypse Weekend, que foi lan\u00e7ado em 2005 e incluiu algumas pequenas reformula\u00e7\u00f5es de Postal Dude.\n\nO Postal Dude retorna como o personagem principal no Postal III, onde o personagem se mudou para uma nova cidade. Vince Desi descreve o personagem como \"Clint Eastwood\", em que ele quer cuidar de sua pr\u00f3pria vida, mas as pessoas n\u00e3o v\u00e3o deix\u00e1-lo em paz.\n\n==Apari\u00e7\u00f5es no cinema==\nZack Ward interpreta Postal Dude em ''Postal''. Ward descreve o personagem como algu\u00e9m que s\u00f3 queria ser amado e aceito, por\u00e9m um pouco inseguro e azarado. Ward disse que n\u00e3o baseou sua atua\u00e7\u00e3o como o Postal Dude na entregas de videogame como nunca jogou-los, mas no script.\n\n==Controv\u00e9rsia==\nEm 2006, ap\u00f3s o tiroteio em uma faculdade por [[Kimveer Gill]], no Canad\u00e1, Postal Dude foi apontado como um personagem identificado com Gill. Em seu blog Gill expressa admira\u00e7\u00e3o por Postal Dude, dizendo que \"O Postal Dude estava triste antes de ele ser agressivo e psic\u00f3tico, que \u00e9 a parte que nunca \u00e9 visto no jogo. Ele era normal, mas o mundo fez dele a maneira como ele se tornou\". Postal \u00b2 foi apontado como um dos jogos favoritos de Gill.\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{Postal|fundo=personagem}}\n\n[[Categoria:Personagens de jogos eletr\u00f3nicos]]\n[[Categoria:Protagonistas nos jogos eletr\u00f4nicos]]"}]},"141005":{"pageid":141005,"ns":0,"title":"Tales (Espanha)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Ver desambig|o fil\u00f3sofo|Tales de Mileto}}\n{{Info/Assentamento/Espanha|mun\n|nome =Tales\n|cod_ine_sufixo =109\n|cod_ine_prefixo =12\n|predef_popula\u00e7\u00e3o =Popula\u00e7\u00e3o da Comunidade Valenciana\n|popula\u00e7\u00e3o_notas ={{Popula\u00e7\u00e3o da Comunidade Valenciana|REF=s}}\n|mapa =Localitzaci\u00f3 de Tales respecte del Pa\u00eds Valenci\u00e0.png\n|mapa_legenda =Localiza\u00e7\u00e3o do munic\u00edpio de Tales na Comunidade Valenciana\n|mapa_tamanho =180\n|comun_aut =[[Comunidade Valenciana]]\n|prov\u00edncia =[[Castell\u00f3 (prov\u00edncia)|Castell\u00f3]]\n|comarca =[[Plana Baixa]]\n|imagem =Tales des de Bancalons.jpg\n|bandeira =\n|bras\u00e3o =\u200eEscut de Tales.svg\n|\u00e1rea =15\n|altitude =239\n|coord_t\u00edtulo =s\n|latd=39 |latm=56 |lats=57\n|longd=0 |longm=18 |longs=26\n|gent\u00edlico =taler, -ra\n|c\u00f3digo_postal =12221\n}}\n'''Tales''' \u00e9 um [[Munic\u00edpios da Espanha|munic\u00edpio]] da [[Espanha]] na [[Prov\u00edncias da Espanha|prov\u00edncia]] de [[Castell\u00f3 (prov\u00edncia)|Castell\u00f3]], [[Comunidades aut\u00f3nomas da Espanha|Comunidade]] [[Comunidade Valenciana|Valenciana]]. Tem {{fmtn|15|[[Quil\u00f3metro quadrado|km\u00b2]]}} de \u00e1rea e em {{Popula\u00e7\u00e3o da Comunidade Valenciana|TXT=a\u00f1o}} tinha {{POB-Val\u00eancia|12109}} habitantes ({{Densidade populacional Val\u00eancia|12109|15}}).\n\n==Demografia==\n{{Evolu\u00e7\u00e3o demogr\u00e1fica\n|t\u00edtulo=Varia\u00e7\u00e3o [[demografia|demogr\u00e1fica]] do munic\u00edpio entre 1991 e 2004\n|cor_ano=#C0C0C0\n|ano1=1991 |ano2=1996 |ano3=2001 |ano4=2004\n|pop1=785 |pop2=770 |pop3=724 |pop4=753\n}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n\n{{Espanha/Comunidade Valenciana/Castell\u00f3}}\n{{Portal3|Comunidade Valenciana|Espanha}}\n{{esbo\u00e7o-munic\u00edpios-es}}\n\n[[Categoria:Munic\u00edpios de Castell\u00f3 (prov\u00edncia)]]\n[[Categoria:Munic\u00edpios por nome da Comunidade Valenciana]]\n[[Categoria:Munic\u00edpios da Espanha por nome]]\n[[Categoria:Localidades de Castell\u00f3 (prov\u00edncia)]]\n[[Categoria:Localidades da Comunidade Valenciana]]\n[[Categoria:Localidades da Espanha]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Abocelada moixenta.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Disambig grey.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Escut de Tales.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Escut de la Prov\u00edncia de Castell\u00f3.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Espa\u00f1aLoc.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Spain.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of the Valencian Community (2x3).svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Localitzaci\u00f3 de Tales respecte del Pa\u00eds Valenci\u00e0.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Map pointer.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Spain flag waving icon.svg"}]},"6092455":{"pageid":6092455,"ns":0,"title":"Campeonato Marroquino de Futebol de 1958-59","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Campeonato de futebol\n|nome = Botola\n|nomec\u00f3digo = Botola 1958\u201359\n|logo =\n|legenda_logo = \n|poster = \n|legenda_poster =\n|n_participantes = 14\n|organiza\u00e7\u00e3o = [[Federa\u00e7\u00e3o Real Marroquina de Futebol|FRMF]]\n|anfitri\u00e3o = {{MAR}}\n|in\u00edcio =setembro de 1958\n|fim =junho de 1959\n|golos = 439\n|jogos = 182\n|campe\u00e3o = [[\u00c9toile jeunesse sportive de Casablanca|\u00c9toile]] \n|vicecampe\u00e3o = [[Wydad Casablanca|Wydad]]\n|rebaixados =\n*[[Tihad]]\n*[[Rachad]]\n|artilheiro = \n|melhor_ataque =*[[Wydad Casablanca|Wydad]] (50 gols)\n|melhor_defesa =*[[\u00c9toile jeunesse sportive de Casablanca|\u00c9toile]] (20 gols)\n|goleada_time1 = \n|goleada_time2 =\n|goleada_placar =\n|goleada_local = \n|goleada_cidade = \n|goleada_data =\n|goleada2_time1 =\n|goleada2_time2 = \n|goleada2_placar = \n|goleada2_local =\n|goleada2_cidade = \n|goleada2_data = \n|goleada3_time1 =\n|goleada3_time2 = \n|goleada3_placar =\n|goleada3_local =\n|goleada3_cidade = \n|goleada3_data = \n|p\u00fablico = \n|p\u00fablico_jogos = \n|p\u00fablico_info =\n|entidade1 = \n|melhorjogador = \n|entidade2 = \n|melhortreinador = \n|campeonato_antes = [[Campeonato Marroquino de Futebol de 1957-58|1957-58]]\n|campeonato_depois= [[Campeonato Marroquino de Futebol de 1959-60|1959-60]]\n}}\n\nO '''Botola de 1958-59''' foi \u00e0 3\u00aa temporada da Premier League marroquina ap\u00f3s a independ\u00eancia do Marrocos. Com participa\u00e7\u00f5es de 14 clubes.\n\n[[\u00c9toile]] de [[Casablanca]] conquistou seu primeiro t\u00edtulo ap\u00f3s a promo\u00e7\u00e3o da [[Botola 2]].\n\n\n\n\n==Clubes==\n{| class=\"wikitable sortable\"\n!style=\"background: #009; color: #fff;\" | Clube\n!style=\"background: #009; color: #fff;\" | Cidade\n|-\n| [[Maghreb Fez]]\n| [[Fez]]\n|-\n| [[Kawkab Marrakech|Kawkab]]\n| [[Marrakech]]\n|-\n| [[Difa\u00e2 El Jadidi]]\n| [[El Jadida]]\n|-\n| [[Racing de Casablanca|Racing]]\n| [[Casablanca]]\n|-\n| [[FUS Rabat]]\n| [[Rabat]]\n|-\n| [[Mouloudia d'Oujda|Oujda]]\n| [[Oujda]]\n|-\n| [[Tihad]]\n| [[Casablanca]]\n|-\n| [[KAC Kenitra|Kenitra]]\n| [[Kenitra]]\n|-\n| [[Stade Marocain]]\n| [[Rabat]]\n|-\n| [[Raja Casablanca]]\n| [[Casablanca]]\n|-\n| [[Wydad Casablanca|Wydad]]\n| [[Casablanca]]\n|-\n| [[Rachad de Mekn\u00e8s|Rachad]]\n| [[Mekn\u00e8s]]\n|-\n| [[Hassania Agadir]] '''P'''\n| [[Agadir]]\n|-\n| [[\u00c9toile jeunesse sportive de Casablanca|\u00c9toile Casablanca]] '''P'''\n| [[Casablanca]]\n|-\n|}\n\n\n*'''P''' = Promovidos da [[Botola 2]]\n\n==Tabela{{Cite news|url=http://www.rsssf.com/tablesm/maro59.html|title=Botola 1958 59|last=|first=|data=29 de setembro de 2019|work=|access-date=|via=}}==\n{| class=\"wikitable\" style=\"text-align: center;\"\n!width=20|Pos\n!width=185|Time\n!width=20|J \n!width=20|V\n!width=20|E\n!width=20|D\n!width=20|GF\n!width=20|GA\n!width=20|GD\n!width=20|Pts\n!width=250|Notas\n|- bgcolor=#bbffbb\n|1||align=left|[[\u00c9toile]] '''(C)'''\n|26||12||11||3||35||20||+15||'''61'''||'''Campe\u00e3o'''\n|-\n|2||align=left|[[Wydad Casablanca|Wydad]]\n|26||12||8||6||50||22||+28||'''58'''\n|-\n|3||align=left|[[Mouloudia d'Oujda|Oujda]]\n|26||13||5||8||43||29||+14||'''57'''\n|-\n|4||align=left|[[Raja Casablanca]]||26||10||11||5||34||25||+9||''57'''\n|-\n|5||align=left|[[Stade Marocain]]||36||11||8||7||37||35||+2||'''56'''\n|-\n|6||align=left|[[Kawkab Marrakech|Marrakech]]||26||10||7||9||41||37||+4||'''53'''\n|-\n|7||align=left|[[Racing de Casablanca|Racing]]||26||10||7||9||28||29||-1|'''53'''\n|-\n|8||align=left|[[FUS Rabat]]\n||26||8||10||8||28||26||+2||'''52'''\n|-\n|9||align=left|[[KAC Kenitra|Kenitra]]\n||26||9||8||9||25||30||-5||'''52'''\n|-\n|10||align=left|[[Difa\u00e2 El Jadidi]]\n|26||6||11||9||29||31||-2||'''49'''\n|-\n|11||align=left|[[Maghreb Fez]]\n|26||6||10||10||27||34||-7||'''48'''\n|-\n|12||align=left|[[Hassania Agadir]]||26||5||12||9||24||53||-29||'''48'''\n|-bgcolor=#ffcccc\n|13||align=left|[[Tihad]]||26||5||11||10||30||31||-1||'''47'''||rowspan=\"2\"|Rebaixados \u00e0 [[Botola 2]]\n|-bgcolor=#ffcccc \n|14||align=left|[[Rachad]]\n|26||1||9||16||18||47||-29||'''37'''\n|-\n|}\n\n*O sistema de pontos para esta temporada \u00e9 de 3 pontos por vit\u00f3ria, 2 pontos por empate e 1 ponto por derrota\n\n\n\n==Campe\u00e3o==\n{|class=\"wikitable\" style=\"text-align: center; margin: 0 auto; width: 20%\"\n|-\n!Campeonato Marroquino de Futebol de 1958-59
Campe\u00e3o\n|-\n|\n|-\n|'''[[\u00c9toile jeunesse sportive de Casablanca|\u00c9toile Casablanca]]'''
'''1\u00b0 T\u00edtulo'''\n|}\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n*[[Campeonato Marroquino de Futebol|Botola 1]]\n*[[Botola 2]]\n*[[Ta\u00e7a do Trono]]\n{{Refer\u00eancia}}\n\n\n==links Externos==\n*[http://de.fifa.com/associations/association=mar/nationalleague/standings.html League at fifa.com]\n*[http://www.rsssf.com/tablesm/marochamp.html RSSSF competition history]\n* [http://hailoosport.com/league?lang=ar&league=501a7a80abcfc89e1d551b59ea52eed7 GNF 1 - Hailoosport.com] (Arabic)\n*[http://hailoosport.com/league?league=501a7a80abcfc89e1d551b59ea52eed7&lang=en GNF 1 - Hailoosport.com]\n\n{{Campeonatos nacionais da CAF}}\n{{Portal3|Marrocos|Futebol}}\n\n[[Categoria:Competi\u00e7\u00f5es nacionais de futebol da \u00c1frica]]\n[[Categoria:Futebol de Marrocos]]"}]},"1829453":{"pageid":1829453,"ns":0,"title":"Laser trilobum","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{T\u00edtulo em it\u00e1lico}}\n{{Info/Taxonomia\n |nome = Laser\n |imagem = Laser trilobum eF.jpg\n |imagem_legenda = \n |reino = [[Plantae]]\n |divis\u00e3o = [[Magnoliophyta]]\n |classe = [[Magnoliopsida]]\n |ordem = [[Apiales]]\n |fam\u00edlia = [[Apiaceae]]\n |g\u00e9nero = '''''Laser'''''\n |subdivis\u00e3o_nome = Esp\u00e9cies\n |subdivis\u00e3o = \n
Ver texto\n}}\n{{Correlatos\n|commons = Category:Laser\n|wikispecies = Laser\n}}\n'''''Laser''''' \u00e9 um [[g\u00e9nero (biologia)|g\u00e9nero]] [[bot\u00e2nica|bot\u00e2nico]] pertencente \u00e0 fam\u00edlia [[Apiaceae]]{{Citar web |url=http://www.worldfloraonline.org/taxon/{{#property:P7715}} |titulo=Laser \u2014 World Flora Online |acessodata=2020-08-19 |website=www.worldfloraonline.org}} cuja \u00fanica esp\u00e9cie \u00e9 a ''Laser trilobum''.\n\n{{Esbo\u00e7o-apiales}}\n{{Portal3|Bot\u00e2nica}}\n\n{{DEFAULTSORT:Laser (Planta)}}\n[[Categoria:Apiaceae]]\n[[Categoria:G\u00e9neros de plantas]]"}]},"5822643":{"pageid":5822643,"ns":0,"title":"Vouzela (desambigua\u00e7\u00e3o)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{desambigua\u00e7\u00e3o|Vouzela}}\n\n* [[Vouzela]] - munic\u00edpio do distrito de Viseu \n* [[Vouzela (freguesia)]] - antiga freguesia do munic\u00edpio de Vouzela\n* [[Vouzela e Pa\u00e7os de Vilharigues]] - freguesia do munic\u00edpio de Vouzela\n\n[[Categoria:Desambigua\u00e7\u00f5es de top\u00f4nimos]]"}]}}}}