Já tenho loja física: como abrir uma loja online?
escrito em 20 de abril de 2020
Pessoas que alcançam o sucesso com negócios digitais já não são raridade. Hoje em dia, ter aversão contra o empreendedorismo nesse novo formato pode ser um verdadeiro tiro no pé. Até mesmo para os proprietários de lojas físicas saber como abrir uma loja online é essencial para o momento em que estamos vivendo.
A forma como consumimos tem mudado a cada dia. Há alguns anos nossas compras pela internet se baseavam em produtos imperecíveis e de tempo longo de vida – como eletrônicos ou livros, por exemplo. Hoje, no entanto, até mesmo coisas usuais como produtos de mercearia já podem ser adquiridos pelo smartphone. Uma combinação de teclas, e pronto, pedido recebido no conforto de casa.
Por que cogitar abrir uma loja online?
Segundo o Ecommerce Brasil, 64% dos internautas brasileiros preferem comprar online. Some a isso o fato de que somos a nação que passa mais tempo conectada de todo o mundo. Mais da metade de toda a nossa população passa o dia inteiro conectado. Portanto, se há público, há cliente. E o meio digital permite ainda mais possibilidades de marketing do que geralmente uma loja física é capaz de proporcionar. Inovação e experiência de compra são alguns itens que acabam pesando muito na opinião dos compradores também.
Além disso, as vantagens de abrir uma loja online dizem muito sobre o financeiro do negócio. Alguns custos inerentes à um espaço físico como aluguel, luz, telefone e IPTU não incidem da mesma forma em ambiente digital. Para quem já tem uma loja física rentável, o ideal de início é unir ambos os formatos, permitindo ganhos tanto on quanto offline. Ainda assim, embora demande uma estrutura menos robusta que a loja física, também é preciso se atentar à alguns requisitos mínimos para começar.
Os primeiros passos
A contabilidade da sua loja física também é especializada em loja online? A área financeira e fiscal sabem lidar com essa modalidade de negócios? Embora em ambos os casos vender seja a atividade-fim, o ambiente digital tem particularidades distintas. Se atentado à esse planejamento prévio, vale reforçar ainda um checklist básico de passos para levar sua empresa para o mundo online:
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Estrutura física
No mínimo, sua loja online precisa de um espaço que permita o estoque seguro e correto dos produtos.
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Estrutura operacional
Talvez, logo no início, não seja necessário investir na contratação de novos funcionários. Mas com o tempo e o aumento da demanda você pode precisar de empacotadores, entregadores, além de atendentes ou responsáveis pela logística, por exemplo. Dependendo de cada caso, pode ser necessário realocar funções, vale analisar esse ponto coma atenção.
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Calcule custos
Entrega, frete e devolução têm custos. No planejamento, é preciso pesquisar todos esses valores e adiantar uma previsão do que pode ser gasto mais adiante.
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Marketing e Comunicação
Já falamos sobre as possibilidades do marketing digital. Esse tópico, no entanto, envolve a comunicação como um todo. Esse é um critério indispensável no planejamento de uma loja online. Aqui, conteúdo e design, além da presença constante nas redes sociais faz toda a diferença.
Devo fechar minha loja física e ficar só com a loja online?
Acreditamos que o sucesso de uma está diretamente ligado ao da outra. Temos diversos exemplos de lojas físicas que só aumentaram seu sucesso constituindo a sua rede online.
Na nossa opinião você não deve fechar sua loja física. Mantenha sua loja aberta, e se aproveite dos benefícios de ter as duas. Uma completa a outra.
Por onde começar
Feito o planejamento, é hora de escolher o seu “terreno”. Hoje em dia há muitas plataformas que permitem abrir uma loja online e já contam com estrutura para isso. No entanto, outros formatos como loja pelo Instagram, site próprio ou vender em marketplace, por exemplo, pode funcionar melhor em cada caso. Vale avaliar com um especialista o que funciona melhor para o seu negócio e ramo.
Aqui na Pigatti, os ecommerces são uma das nossas especialidades. Com mais de 60 anos de experiência no mercado, sabemos que o planejamento e o investimento em logística e marketing são peças fundamentais para os negócios online. Atuamos no Departamento Pessoal, Contábil e Fiscal. Além disso, oferecemos tributação específica para comércio eletrônico definida pela atividade principal e pelo tipo do produto e sistema de gestão integrada.
Quer saber mais como abrir uma loja online bem sustentada? Entre em contato conosco!