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Contrato de namoro: proteção ao patrimônio
escrito em 24 de julho de 2020
Uma das formas de se realizar uma blindagem patrimonial, é por meio do contrato de namoro. Feita por escritura pública, com cláusulas básicas, os envolvidos assumem que não têm a intenção de constituir família, afastando o direito de reivindicar na Justiça o patrimônio constituído durante a relação.
Os pedidos para esse tipo de contrato aumentaram com a pandemia, ainda mais que muitos casais decidiram passar o isolamento social juntos. Diferentemente da união estável, o contrato de namoro evita discussões sobre divisão de patrimônio, mantendo-o protegido.
Como funciona o contrato de namoro?
Em caso de separação em uma união estável, cada parte tem direito à metade do que foi construído durante o relacionamento. O bens prévios são mantidos com cada um. Já o contrato de namoro, por outro lado, define que nada do patrimônio será tomado como conjunto. Cada parte permanece com seus bens inalterados.
Pode ser feito com firma reconhecida em cartório, assinado de forma privada. É possível também ser feito no cartório de notas, embora haja mais resistência dessa forma. No entanto, antes de estabelecer um contrato de namoro, é preciso levar em conta que não pode haver dependência econômica de uma das partes ou intenção de formar família, sob risco de invalidação do documento.
Situação jurídica no país
Se comparado à união estável, o contrato de namoro é feito em um número muito inferior. No segundo trimestre deste ano, foram registrados apenas seis em cartórios de todo o Brasil. Uniões estáveis correspondem a 22.077 no mesmo período. O público-alvo é variável: embora o perfil mais comum sejam de divorciados que não querem se casar novamente, o instrumento jurídico já tem atraído jovens de cerca de 20 anos com o passar do tempo.
Mesmo que o principal fator levado em conta para o estabelecimento de um contrato de namoro seja realmente a partilha de bens, outros acordos podem ser adicionados conforme cada caso. Para situações clínicas, por exemplo, uma parte pode solicitar que o outro não seja consultado caso não possa responder por si mesmo, deixando o aval apenas para parentes legítimos. Isso cabe uma decisão com o advogado, decidindo quais cláusulas são possíveis.
Recomendações para o contrato de namoro
Há diversas razões corporativas que fazem do documento uma recomendação legal. Principalmente para acionistas de holdings familiares em que já existe um planejamento sucessório estabelecido, o contrato de namoro evita conturbações futuras, como o filho de um herdando participação na empresa do outro. Além de que muitos acordos de acionistas recomendam que até mesmo casamento seja estabelecido com separação total de bens, tornando a união estável uma possibilidade descartada nesses casos.
Para divorciados com família grandes e casais de viúvos, ele também é altamente recomendado pelos mesmos motivos citados anteriormente. Unir o patrimônio só complica a sucessão no futuro, quando for necessário. Como há uma linha tênue que separa o contrato de namoro da união estável, o mais indicado é contar com um advogado especializado nesse tipo de situação jurídica.
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ESCRITO POR: Fernando Pigatti
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Com isso, seus dois irm\u00e3os por parte de m\u00e3e, Maria Rita e Pedro, que foram morar com o pai, [[C\u00e9sar Camargo Mariano]], e Jo\u00e3o passou a viver de forma conturbada com o irm\u00e3o de Elis, Rog\u00e9rio, com quem n\u00e3o se dava bem.[{{Citar web |url=https://istoe.com.br/joao-marcello-boscoli-narra-memorias-doloridas-ao-lado-da-mae-em-elis-e-eu/ |titulo=Jo\u00e3o Marcello B\u00f4scoli narra mem\u00f3rias doloridas ao lado da m\u00e3e em 'Elis E Eu' |data=2019-10-19 |acessodata=2021-09-25 |website=ISTO\u00c9 Independente |lingua=pt-BR}}]\n\nTamb\u00e9m aos onze estreou seu primeiro disco: ''Comiss\u00e3o de frente'', tocando [[Bateria (instrumento musical)|bateria]] e cantando. Cantou depois em v\u00e1rios grupos e festivais de col\u00e9gios, n\u00e3o s\u00f3 como baterista, mas como compositor. Trabalhou com [[Milton Nascimento]], [[Paulinho da Viola]], [[Lenine]], [[Nelson Sargento]], [[Ivan Lins]], C\u00e9sar Camargo Mariano, [[Jorge Ben Jor]], [[Dem\u00f4nios da Garoa]], [[Z\u00e9lia Duncan]], [[Elza Soares]], [[Arnaldo Antunes]] e muitos outros.\n\nEntre 1994 e 1995, comandou o programa ''Cia da M\u00fasica'', que tocava ao vivo m\u00fasicas de convidados.\n\nEm 1995, lan\u00e7ou seu primeiro disco como produtor: ''Jo\u00e3o Marcello B\u00f4scoli & Cia''. Al\u00e9m disso, ele lan\u00e7ou novos artistas, como [[Simoninha]], [[Max de Castro]], [[Pedro Mariano]], e Daniel Carlomago. Jo\u00e3o Marcello tamb\u00e9m convidou cantores de renome, para estarem em seu disco, alguns como cantores, outros como autores.\n\nAl\u00e9m de produtor, Jo\u00e3o Marcello, tamb\u00e9m assina trabalhos como [[arranjador]] e [[multi-instrumentista]].\n\nEm 1997, fundou sua pr\u00f3pria [[gravadora]], a [[Trama (gravadora)|Trama]].\n\nEm 2019, lan\u00e7a o livro \"Elis e Eu \u2013 11 Anos, 6 Meses e 19 Dias com a Minha M\u00e3e\".[{{Citar web |url=https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2019/11/07/elis-e-eu-e-livro-tocante-sobre-o-amor-de-mae-na-memoria-afetuosa-de-joao-marcello-boscoli.ghtml |titulo='Elis e eu' \u00e9 livro tocante sobre o amor de m\u00e3e na mem\u00f3ria afetuosa de Jo\u00e3o Marcello B\u00f4scoli |acessodata=2021-09-25 |website=G1 |lingua=pt-br}}] Tamb\u00e9m nesse ano se torna jurado do [[The Four Brasil]] da [[RecordTV]].[{{Citar web |url=https://www.purepeople.com.br/midia/joao-marcello-boscoli-completa-o-time-de_m2927177 |titulo=FOTOS - Jo\u00e3o Marcello B\u00f4scoli completa o time de jurados do 'The Four Brasil' |acessodata=2021-09-25 |website=www.purepeople.com.br |lingua=pt-br}}][{{Citar web |url=http://recordtv.r7.com/the-four-brasil-2/novidades/joao-marcello-boscoli-faz-balanco-positivo-sobre-o-the-four-brasil-27042020 |titulo=Jo\u00e3o Marcello B\u00f4scoli faz balan\u00e7o positivo sobre o The Four Brasil |data=2020-04-27 |acessodata=2021-09-25 |website=R7.com |lingua=pt-br}}]\n\nEm 2020, passa a participar do [[Podcasting|podcast]] \"B3\" com [[Benjamin Back]], o rapper [[Ice Blue]] e o jornalista [[Andr\u00e9 Barcinski]].[{{Citar web |url=https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/04/04/irreverente-e-polemico-podcast-de-musica-do-benja-vai-ganhar-versao-no-yt.htm |titulo=Irreverente e pol\u00eamico, podcast de m\u00fasica do Benja vai ganhar vers\u00e3o no YT |acessodata=2021-09-25 |website=www.uol.com.br |lingua=pt-br}}][{{Citar web |url=https://www.terra.com.br/diversao/musica/podcasts-de-temas-musicais-crescem-e-rediscutem-a-relacao-com-os-ouvintes,2cbbcdae733f1e39a87baa5330e2327aau81i250.html |titulo=Podcasts de temas musicais crescem e rediscutem a rela\u00e7\u00e3o com os ouvintes |acessodata=2021-09-25 |website=Terra |lingua=pt-BR}}]\n\n== Vida pessoal ==\nEm 2008, B\u00f4scoli come\u00e7ou a namorar a apresentadora [[Eliana (apresentadora)|Eliana]] e decidiram viver juntos, na casa dela, em [[Alphaville (Barueri)|Alphaville]], na [[Grande S\u00e3o Paulo]], depois de dois anos de namoro. O primeiro filho do casal, Arthur Michaelichen Bezerra B\u00f4scoli, nasceu na cidade de [[S\u00e3o Paulo]], no dia 10 de agosto de 2011.[[http://www.diversao.terra.com.br/.../eliana-e-joao-marcelo-boscoli-comemoram-anivers\u00e1rio-do-filho Eliana e Jo\u00e3o Marcello B\u00f4scoli comemoram anivers\u00e1rio do filho]{{Liga\u00e7\u00e3o inativa|data=maio de 2019 }} - [[Portal Terra]]] No dia 20 de mar\u00e7o de 2014, foi anunciado o fim do casamento de Jo\u00e3o Marcello com Eliana e, segundo fontes, o casal teria terminado cerca de um m\u00eas antes da [[assessoria de imprensa]] da apresentadora confirmar a separa\u00e7\u00e3o.[{{citar web|url=http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2014/03/1428378-apresentadora-eliana-termina-casamento-com-filho-de-elis-regina.shtml|t\u00edtulo=Apresentadora ELiana termina casamento com filho de Elis Regina|acessodata=21 de mar\u00e7o de 2014|data=20 de mar\u00e7o de 2014}}] Uma trai\u00e7\u00e3o por parte de Jo\u00e3o teria motivado a separa\u00e7\u00e3o.[{{Citar web |url=https://www.purepeople.com.br/noticia/traicao-motivou-separacao-de-eliana-e-joao-marcello-boscoli-pisou-na-bola_a18188/1 |titulo=Trai\u00e7\u00e3o motivou separa\u00e7\u00e3o de Eliana e Jo\u00e3o Marcelo B\u00f4scoli. 'Pisou na bola' |acessodata=2021-09-25 |website=www.purepeople.com.br |lingua=pt-br}}][{{Citar web |url=https://claudia.abril.com.br/famosos/casamento-de-eliana-terminou-apos-uma-decepcao-joao-deu-uma-pisada-de-bola-e-ela-descobriu/ |titulo=Casamento de Eliana terminou ap\u00f3s uma decep\u00e7\u00e3o: \u2018Jo\u00e3o deu uma pisada de bola e ela descobriu\u2019 |data=2014-03-26 |acessodata=2021-09-25 |website=CLAUDIA |lingua=pt-BR}}]\n\nEm fevereiro de 2015 passou a viver com a [[pianista]] [[Juliana D'Agostini]], sua namorada h\u00e1 alguns meses,[{{Citar web|t\u00edtulo = Juliana D\u2019Agostini e Jo\u00e3o Marcello B\u00f4scoli formam o novo casal - Terra\u00e7o Paulistano|URL = http://vejasp.abril.com.br/blogs/terraco-paulistano/2015/04/juliana-dagostini-joao-marcelo-boscoli-novo-casal/|obra = VEJA SP|acessadoem = 2015-11-30}}{{Liga\u00e7\u00e3o inativa|data=maio de 2019 }}] com quem tem um filho chamado Andr\u00e9 D'Agostini B\u00f4scoli,[{{Citar web |URL=http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2015/08/joao-marcelo-boscoli-sera-papai-pela-segunda-vez.html |t\u00edtulo=Jo\u00e3o Marcello B\u00f4scoli ser\u00e1 papai pela segunda vez |acessadoem=2015-11-30 |obra=revistaquem.globo.com}}] nascido na capital paulista em 25 de janeiro de 2016. O casal separou-se no mesmo ano do nascimento do filho.[{{Citar web |url=https://vejasp.abril.com.br/blog/terraco-paulistano/juliana-dagostini-separacao/ |titulo=Juliana D\u2019Agostini trabalha em CD ap\u00f3s separa\u00e7\u00e3o {{!}} Terra\u00e7o Paulistano |acessodata=2021-09-25 |website=VEJA S\u00c3O PAULO |lingua=pt-BR}}]\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n\n* {{Instagram|jmboscoli}}\n{{Central Brasileira de Not\u00edcias}}\n{{NM|1970|VIVA}}\n[[Categoria:Produtores musicais do estado do Rio de Janeiro]]\n[[Categoria:Empres\u00e1rios do estado do Rio de Janeiro]]\n[[Categoria:Naturais da cidade do Rio de Janeiro]]\n[[Categoria:Fam\u00edlia B\u00f4scoli]]"}]},"2476466":{"pageid":2476466,"ns":0,"title":"Ribeira da Casa Velha","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem notas|data=novembro de 2020}}\n{{Info/Rio\n|nome = Ribeira da Casa Velha\n|imagem = \n|legenda = \n|comprimento = \n|posi\u00e7\u00e3o = \n|nascente = [[Pico Pelado]]\n|alt_nascente = 1000\n|foz = [[Oceano Atl\u00e2ntico]]\n|alt_foz = \n|d\u00e9bito = \n|d\u00e9bito_local = \n|d\u00e9bito_max = \n|d\u00e9bito_max_local = \n|d\u00e9bito_min = \n|d\u00e9bito_min_local = \n|\u00e1rea_bacia = \n|delta = \n|afluentes = \n|pa\u00eds = {{PRT}}\n|pa\u00eds_bacia = \n}}\nA '''Ribeira da Casa Velha''' \u00e9 um [[curso de \u00e1gua]] [[Portugal|portugu\u00eas]] localizado na [[freguesia]] do [[Norte Grande]], concelho da [[Velas]], [[ilha de S\u00e3o Jorge]], [[arquip\u00e9lago dos A\u00e7ores]].\n\nEste curso de \u00e1gua tem origem a uma cota de cerca de 1000 [[metro]]s de [[altitude]] nos [[Montanha|contrafortes montanhosos]] da [[Cordilheira|Cordilheira Central]] da ilha, nas imedia\u00e7\u00f5es do [[Pico Pelado]].\n\nProcede \u00e0 drenagem de uma [[bacia hidrogr\u00e1fica]] que engloba os contrafortes desta eleva\u00e7\u00e3o e tamb\u00e9m do contraforte Norte do [[Pico da Esperan\u00e7a]].\n\nDesagua no [[Oceano Atl\u00e2ntico]] depois de atravesar a localidade do Norte Grande, e de se precepitar de uma [[fal\u00e9sia]] com mais de 400 metros de altura a caminho da [[Faj\u00e3 de Al\u00e9m]] onde encontra o [[mar]].\n\nO local \u00e9 famoso por ser palco de orgias regadas a coca\u00edna e vodka organizadas por socialistas.\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Anexo:Lista de ribeiras de Portugal|Lista de ribeiras de Portugal]]\n\n== Refer\u00eancias ==\n* Mapa dos A\u00e7ores, S\u00e9rie Regional, 5\u00ba Edi\u00e7\u00e3o ISBN 978-989-556-071-4\n\n{{Portal3|Geografia}}\n\n{{DEFAULTSORT:Ribeira Casa Velha}}\n[[Categoria:Geografia dos A\u00e7ores]]\n[[Categoria:Ribeiras dos A\u00e7ores|Ribeiras A\u00e7ores]]"}]},"2327493":{"pageid":2327493,"ns":0,"title":"Cobra-de-\u00e1gua-de-colar","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Taxonomia\n| nome = Cobra-de-\u00e1gua-de-colar\n| imagem = Natrix natrix persa3.jpg\n| imagem_legenda = ''Natrix natrix persa'' em [[\u00c9feso]], na [[Turquia]].\n| estado = lc\n| estado_sistema = 2.3\n| reino = [[Animalia]]\n| filo = [[Chordata]]\n| classe = [[Reptilia]]\n| ordem = [[Squamata]]\n| fam\u00edlia = [[Colubridae]]\n| g\u00e9nero = ''[[Natrix]]''\n| esp\u00e9cie = '''''N. natrix'''''\n| binomial = ''Natrix natrix''\n| binomial_autoridade = [[Carolus Linnaeus|Linnaeus]], 1758\n| mapa = \n| sin\u00f3nimos = \n}}\n{{wikispecies|Natrix natrix}}\n\nA '''cobra-de-\u00e1gua-de-colar'''[{{Citar web |ultimo=Infop\u00e9dia |url=https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cobra-de-%C3%A1gua-de-colar |titulo=cobra-de-\u00e1gua-de-colar {{!}} Defini\u00e7\u00e3o ou significado de cobra-de-\u00e1gua-de-colar no Dicion\u00e1rio Infop\u00e9dia da L\u00edngua Portuguesa |acessodata=2021-09-22 |website=Infop\u00e9dia - Dicion\u00e1rios Porto Editora |lingua=pt}}] (tamb\u00e9m grafada \"''cobra-d'\u00e1gua-de-colar\"),'' tamb\u00e9m conhecida como '''cobra-aqu\u00e1tica-de-colar'''[{{Citar web |ultimo=Infop\u00e9dia |url=https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/cobra-aqu%C3%A1tica-de-colar |titulo=cobra-aqu\u00e1tica-de-colar {{!}} Defini\u00e7\u00e3o ou significado de cobra-aqu\u00e1tica-de-colar no Dicion\u00e1rio Infop\u00e9dia da L\u00edngua Portuguesa |acessodata=2021-09-22 |website=Infop\u00e9dia - Dicion\u00e1rios Porto Editora |lingua=pt}}], (''Natrix natrix'') \u00e9 uma [[Natrix|cobra-de-\u00e1gua]] presente em quase toda a [[Europa]], parte da [[\u00c1sia]] e [[Norte de \u00c1frica]].\n\nA popula\u00e7\u00e3o [[Pen\u00ednsula Ib\u00e9rica|ib\u00e9rica]] \u00e9 diferente e tem estatuto de [[esp\u00e9cie]], reconhecida como '''cobra-de-\u00e1gua-de-colar-mediterr\u00e2nica''' (''Natrix astreptophora'')[{{Citar web |url=https://www.wilder.pt/que-especie-e-esta/que-especie-e-esta-cobra-de-agua-de-colar/ |titulo=Que esp\u00e9cie \u00e9 esta: cobra-de-\u00e1gua-de-colar |data=2020-07-27 |acessodata=2020-08-01 |website=Wilder |lingua=pt-PT}}].\n\nEsta cobra \u00e9 uma boa nadadora.\n\nPode ultrapassar os 150 cent\u00edmetros de comprimento total, sendo as f\u00eameas habitualmente maiores que os machos.\n\nA colora\u00e7\u00e3o dorsal \u00e9 vari\u00e1vel, variando entre o verde-oliv\u00e1ceo, o acinzentado, o acastanhado ou mesmo o pardo; exibe um padr\u00e3o de pequenas manchas negras irregulares, espalhadas ao longo do corpo.\n\nOs juvenis exibem duas manchas no pesco\u00e7o que formam um colar amarelado e orlado de negro, sendo esta a caracter\u00edstica respons\u00e1vel pelo seu nome vulgar. Esse colar desaparece \u00e0 medida que o indiv\u00edduo cresce.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{IUCN2009|id=14368|t\u00edtulo=Natrix natrix|ano=1996|assessores=European Reptile & Amphibian Specialist Group|acesso=26 de Julho de 2009}}\n\n{{Portal3|Anf\u00edbios e r\u00e9pteis}}\n\n{{Commonscat|Natrix natrix}}\n\n{{DEFAULTSORT:Cobra De Agua De Colar}}\n[[Categoria:Natrix]]\n[[Categoria:R\u00e9pteis do Azerbaij\u00e3o]]\n[[Categoria:R\u00e9pteis da China]]\n[[Categoria:R\u00e9pteis da Finl\u00e2ndia]]\n[[Categoria:R\u00e9pteis do Reino Unido]]\n[[Categoria:R\u00e9pteis da Europa]]\n[[Categoria:R\u00e9pteis descritos em 1758]]\n{{Esbo\u00e7o-biologia}}"}]},"2167003":{"pageid":2167003,"ns":0,"title":"1944 no cinema","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{tem\u00e1ticas dos anos2|1944}}\n{{TOC}}\n\n== Eventos ==\n== Principais filmes produzidos ==\n[[File:Carmen Miranda in Greenwich Village (1944).jpg|thumb|Carmen Miranda em ''Greenwich Village''.]]\n* ''[[An American Romance]]'', de [[King Vidor]]\n* ''[[And the Angels Sing]]'', de [[George Marshall]], com [[Dorothy Lamour]] e [[Fred MacMurray]]\n* ''[[Arsenic and Old Lace]]'', de [[Frank Capra]], com [[Cary Grant]] e [[Priscilla Lane]]\n* ''[[Between Two Worlds]]'', de [[Edward A. Blatt]], com [[John Garfield]] e [[Eleanor Parker]]\n* ''[[Buffalo Bill (filme)|Buffalo Bill]]'', de [[William A. Wellman]], com [[Joel McCrea]], [[Maureen O'Hara]] e [[Linda Darnell]]\n* ''[[Cover Girl (filme)|Cover Girl]]'', de [[Charles Vidor]], com [[Rita Hayworth]] e [[Gene Kelly]]\n* ''[[Days of Glory]]'', de [[Jacques Tourneur]], com [[Gregory Peck]]\n* ''[[Double Indemnity]]'', de [[Billy Wilder]], com [[Fred MacMurray]], [[Barbara Stanwyck]] e [[Edward G. Robinson]]\n* ''[[Die Feuerzangenbowle]]'' de Helmut Weiss\n* ''[[Gaslight]]'', de [[George Cukor]], com [[Charles Boyer]], [[Ingrid Bergman]] e [[Joseph Cotten]]\n* ''[[Going My Way]]'', de [[Leo McCarey]], com [[Bing Crosby]]\n* ''[[Greenwich Village (filme)|Greenwich Village]]'' de Walter Lang, com [[Carmen Miranda]] e [[Don Ameche]]\n* ''[[I bambini ci guardano]]'', de [[Vittorio De Sica]]\n* ''[[Ichiban utsukushiku]]'', de [[Akira Kurosawa]]\n* ''[[In\u00eas de Castro]]'', de [[Jos\u00e9 Leit\u00e3o de Barros]], com [[Ant\u00f3nio Vilar]] e [[Jo\u00e3o Villaret]]\n* ''[[It Happened Tomorrow]]'', de [[Ren\u00e9 Clair]], com [[Dick Powell]] e [[Linda Darnell]]\n* ''[[Ivan Groznyy I]]'', de [[Sergei Eisenstein]]\n* ''[[Jane Eyre (1944)|Jane Eyre]]'', de [[Robert Stevenson]], com [[Joan Fontaine]] e [[Orson Welles]]\n* ''[[Laura (filme)|Laura]]'', de [[Otto Preminger]], com [[Gene Tierney]], [[Dana Andrews]] e [[Vincent Price]]\n* ''[[Lifeboat]]'', de [[Alfred Hitchcock]], com [[Tallulah Bankhead]]\n* ''[[Mar\u00eda Candelaria]]'', de [[Emilio Fern\u00e1ndez]], com [[Dolores del Rio]] e [[Pedro Armend\u00e1riz]]\n* ''[[Meet Me in St. Louis]]'', de [[Vincente Minnelli]], com [[Judy Garland]], [[Margaret O'Brien]] e [[Mary Astor]]\n* ''[[A Menina da R\u00e1dio]]'', de [[Arthur Duarte]], com [[Maria Eug\u00e9nia]], [[Ant\u00f3nio Silva]], [[Maria Matos]] e [[Ribeirinho]]\n* ''[[Mr. Skeffington]]'', de [[Vincent Sherman]], com [[Bette Davis]] e [[Claude Rains]]\n* ''[[Murder, My Sweet]]'', de [[Edward Dmytryk]], com [[Dick Powell]] e [[Claire Trevor]]\n* ''[[National Velvet]]'', de [[Clarence Brown]], com [[Mickey Rooney]] e [[Elizabeth Taylor]]\n* ''[[Passage to Marseille]]'', de [[Michael Curtiz]], com [[Humphrey Bogart]], [[Claude Rains]] e [[Mich\u00e8le Morgan]]\n* ''[[The Seventh Cross]]'', de [[Fred Zinnemann]], com [[Spencer Tracy]], [[Jessica Tandy]] e [[Hume Cronyn]]\n* ''[[Since You Went Away]]'', de [[John Cromwell]], com [[Claudette Colbert]], [[Jennifer Jones]], [[Joseph Cotten]] e [[Shirley Temple]]\n* ''[[Thirty Seconds Over Tokyo]]'', de [[Mervyn LeRoy]], com [[Van Johnson]] e [[Robert Mitchum]]\n* ''[[To Have and Have Not]]'', de [[Howard Hawks]], com [[Humphrey Bogart]] e [[Lauren Bacall]]\n* ''[[Uncertain Glory]]'', de [[Raoul Walsh]], com [[Errol Flynn]]\n* ''[[The Woman in the Window]]'', de [[Fritz Lang]], com [[Edward G. Robinson]] e [[Joan Bennett]]\n\n== Nascimentos ==\n{| {{tabela dos anos}}\n|-\n| [[14 de janeiro]] || [[Zita Duarte]] || atriz || {{PRT}} || m. [[2000]]\n|-\n| [[23 de janeiro]] || [[Rutger Hauer]] || ator || {{NLD}} ||\n|-\n| [[25 de janeiro]] || [[Anita Pallenberg]] || atriz e modelo || {{ITA}} ||\n|-\n| [[22 de fevereiro]] || [[Jonathan Demme]] || cineasta || {{USA}} ||\n|-\n| [[23 de fevereiro]] || [[Oleg Yankovsky]] || ator || {{RUS}} || m. [[2009]]\n|-\n| [[21 de mar\u00e7o]] || [[Marie-Christine Barrault]] || atriz || {{FRA}} ||\n|-\n| [[5 de maio]] || [[Jean-Pierre L\u00e9aud]] || ator || {{FRA}} ||\n|-\n| [[14 de maio]] || [[George Lucas]] || cineasta || {{USA}} ||\n|-\n| [[25 de maio]] || [[Frank Oz]] || produtor, diretor e manipulador de fantoches || {{GBR}} ||\n|-\n| [[29 de maio]] || [[Helmut Berger]] || ator || {{AUT}} ||\n|-\n| [[1 de junho]] || [[Jean-Jacques Andrien]] || cineasta || {{BEL}} ||\n|-\n| [[7 de junho]] || [[Aguinaldo Silva]] || dramaturgo, escritor, roteirista, jornalista, cineasta e telenovelista || {{BRA}} ||\n|-\n| [[22 de junho]] || [[Klaus Maria Brandauer]] || ator e diretor || {{AUT}} ||\n|-\n| [[21 de julho]] || [[Tony Scott]] || cineasta || {{GBR}} || m. [[2012]]\n|-\n| [[25 de julho]] || [[Ney Latorraca]] || ator || {{BRA}} ||\n|-\n| [[31 de julho]] || [[Geraldine Chaplin]] || atriz || {{USA}} ||\n|-\n| [[6 de agosto]] || [[Irene Ravache]] || atriz || {{BRA}} ||\n|-\n| [[11 de agosto]] || [[Ian McDiarmid]] || actor || {{SCO}} ||\n|-\n| [[14 de agosto]] || [[Helena Rojo]] || atriz || {{MEX}} ||\n|-\n| [[20 de agosto]] || [[Jos\u00e9 Wilker]] || ator e diretor || {{BRA}} ||\n|-\n| [[21 de agosto]] || [[Peter Weir]] || roteirista e diretor de cinema || {{AUS}} ||\n|-\n| [[13 de setembro]] || [[Jacqueline Bisset]] || atriz || {{GBR}} ||\n|-\n| [[21 de novembro]] || [[Harold Ramis]] || ator, produtor, roteirista e diretor || {{USA}} ||\n|-\n| [[5 de dezembro]] || [[Jeroen Krabb\u00e9]] || ator e diretor || {{NLD}} ||\n|-\n| [[21 de dezembro]] || [[Taylor Hackford]] || cineasta || {{USA}} ||\n|-\n| [[28 de dezembro]] || [[\u00c9dgar Vivar]] || ator e m\u00e9dico || {{MEX}} ||\n|}\n\n== Mortes ==\n{| {{tabela dos anos}}\n|-\n| [[20 de Julho]] || [[Mildred Harris]] || atriz || {{USA}} || n. [[1901]]\n|}\n\n{{Navecaixa ano-tema|1944|no|cinema}}\n\n{{Portal3|Cinema}}\n\n{{DEFAULTSORT:1944 No Cinema}}\n[[Categoria:1944 no cinema| ]]"}]},"4018760":{"pageid":4018760,"ns":0,"title":"Jos\u00e9 Bechara","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{mais fontes|data=outubro de 2015}}\n{{Info/Biografia\n |bgcolour = silver\n |nome = Jos\u00e9 Bechara\n |imagem = \n |imagem_tamanho = \n |imagem_legenda = \n |nome_completo = \n |nome_t\u00edtulo1 = \n |nascimento_data = 1957\n |nascimento_local = [[Rio de Janeiro (estado)|Rio de Janeiro]]
[[Brasil]]\n |morte_data = \n |morte_local = \n |ocupa\u00e7\u00e3o = Artista pl\u00e1stico\n |movimento_est\u00e9tico =\n |c\u00f4njuge = [[Dedina Bernardelli]]\n |principais_trabalhos = }} \n'''Jos\u00e9 Bechara''' ([[Rio de Janeiro (estado)|Rio de Janeiro]], [[1957]]) \u00e9 um artista pl\u00e1stico [[carioca]], conhecido pelo seu car\u00e1ter experimental e a utiliza\u00e7\u00e3o diversificada de m\u00e9todos e materiais, o que permite novas experi\u00eancias no campo pict\u00f3rico.\n\nEstudou na [[Escola de Artes Visuais do Parque Lage]] (EAV) e hoje vive e trabalha no Rio de Janeiro. No in\u00edcio de sua carreira, sua obra era predominantemente pict\u00f3rica, mas a partir do desenvolvimento de sua linguagem po\u00e9tica, os trabalhos passaram a incluir esculturas e instala\u00e7\u00f5es, al\u00e9m dos desenhos e pinturas, e a travar um di\u00e1logo mais direto com a arquitetura. Como explica Luis Camillo Osorio no texto introdut\u00f3rio sobre Bechara para Fendas, o cat\u00e1logo da exposi\u00e7\u00e3o individual do artista no MAM em 2010: \u201cA satura\u00e7\u00e3o das oxida\u00e7\u00f5es foi se acumulando, por press\u00e3o da pr\u00f3pria matura\u00e7\u00e3o da po\u00e9tica do seu processo, na superf\u00edcie das lonas e se projetando no espa\u00e7o. Este jogo entre satura\u00e7\u00e3o e estrutura\u00e7\u00e3o acompanha o desenrolar do trabalho. Ora predomina a densidade m\u00e9trica, o ac\u00famulo de elementos que se concentram e se expelem, ora sobressai o esfor\u00e7o estruturante, a grade geom\u00e9trica e o desenho linear\u201d.[Fendas: Jos\u00e9 Bechara / [curadoria da exposi\u00e7\u00e3o e texto do cat\u00e1logo Luiz Camillo Os\u00f3rio; coordena\u00e7\u00e3o geral Luiza Mello; vers\u00e3o para o ingl\u00eas Paul Webb] - Rio de Janeiro: Autom\u00e1tica, 2010]\n\n== Carreira art\u00edstica ==\n\nJos\u00e9 Bechara iniciou seus estudos art\u00edsticos em 1987 na [[Escola de Artes Visuais do Parque Lage|Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV)]]. Depois de 4 anos de estudo, em 1991, o artista passou a integrar um ateli\u00ea coletivo na Lapa, centro do Rio de Janeiro, com os artistas Angelo Venosa, Luiz Pizarro, Daniel Senise e Raul Mour\u00e3o.\n\u00c9 em 1992 que Bechara come\u00e7a suas experimenta\u00e7\u00f5es com suportes e t\u00e9cnicas diversificadas, uma caracter\u00edstica marcante de seus trabalhos at\u00e9 hoje. Ainda se dedicando exclusivamente \u00e0 pintura, o artista experimenta novos suportes para suas telas, como lona usada de caminh\u00e3o e couro bovino, al\u00e9m de desenvolver t\u00e9cnicas de oxida\u00e7\u00e3o de cobre e ferro. Foi tamb\u00e9m neste ano que ele realizou sua primeira exposi\u00e7\u00e3o individual no Centro Cultural C\u00e2ndido Mendes.\nEm 1994, Bechara recebeu o pr\u00eamio Aquisi\u00e7\u00e3o no 13\u00ba Sal\u00e3o Nacional de Artes Pl\u00e1sticas e passou a ser representado pela galeria Paulo Fernandes, no Rio de Janeiro. \nEm 1997, o artista se instalou em seu ateli\u00ea no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro, onde ainda trabalha.\n\nEm 2002, Bechara realizou sua primeira experi\u00eancia escult\u00f3rica com ''A casa'', durante uma resid\u00eancia art\u00edstica em Faxinal do C\u00e9u, Pinh\u00e3o, Paran\u00e1, sob a curadoria de Agnaldo Farias e Fernando Bini, e a consultoria de Christian Viveros. A vers\u00e3o inicial deste projeto foi pensada a partir da casa que servia de habita\u00e7\u00e3o e ateli\u00ea para o artista durante a resid\u00eancia. A mob\u00edlia da casa foi reorganizada, se projetando para fora pelas portas e janelas e a pe\u00e7a foi fotografada, dando origem a duas s\u00e9ries: ''Tempor\u00e1ria'' e ''Paisagem dom\u00e9stica ou n\u00e3o me lembro do que dissemos ontem'', que hoje integra cole\u00e7\u00f5es nacionais e internacionais, coma a do [[Centro Pompidou]] em Paris, Fran\u00e7a. \nOutros desdobramentos desse projeto s\u00e3o ''\u00c1rea de servi\u00e7o'', uma exposi\u00e7\u00e3o no [[Pa\u00e7o Imperial|Pa\u00e7o Imperial do Rio de Janeiro]], organizada no programa Atelier [[Finep]] em 2004, que mostra conjuntos de m\u00f3veis dom\u00e9sticos organizados plasticamente; e algumas s\u00e9ries de trabalhos de experimenta\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica como Externo e Interno.\n\nEm 2004, uma exposi\u00e7\u00e3o no [[Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro|MAM-Rio]], intitulada ''A Casa'', Reuniu todo o processo at\u00e9 ent\u00e3o desenvolvido al\u00e9m de uma pe\u00e7a escult\u00f3rica de madeira em dois volumes com o mesmo t\u00edtulo.\n''Open House'', uma s\u00e9rie de esculturas em menor dimens\u00e3o desenvolvida a partir de 2006, tamb\u00e9m trata o tema da casa simb\u00f3lica e plasticamente. Tamb\u00e9m em 2006 o artista fez a escultura ''Ok, ok, let\u2019s talk'', uma instala\u00e7\u00e3o de mesas de jantar formando um plano irregular intercaladas por duas cadeiras. Esse trabalho foi exposto na [[Pinacoteca de S\u00e3o Paulo]], assim como no Patio-Herreriano, Museo de Arte Contempor\u00e1neo Espa\u00f1ol e na Galeria M\u00e1rio Sequeira, com uma vers\u00e3o em madeira e uma vers\u00e3o em a\u00e7o.\n\nA S\u00e9rie ''Esculturas Gr\u00e1ficas'', iniciada em 2009, representa bem a tens\u00e3o que trabalha o artista entre o geom\u00e9trico e o material. Obras dessa s\u00e9rie foram expostas em importantes institui\u00e7\u00f5es como o [[MAM-RJ|MAM-Rio de Janeiro]], o Instituto Tomie Ohtake e CapeDiem Arte e Pesquisa, Lisboa. \nEm 2010, com a s\u00e9rie ''Gelosia'', Bechara come\u00e7a a trabalhar com o vidro como suporte para suas obras. Placas de vidro com oxida\u00e7\u00e3o de a\u00e7o, placas de f\u00f3rmica e tinta acr\u00edlica constituem pe\u00e7as escult\u00f3ricas que se apoiam contra a as paredes e quinas das salas de exposi\u00e7\u00e3o.\n\n== Exposi\u00e7\u00f5es individuais ==\n'''2020'''\n\n* ''Modos de Condenar Certezas''. Galeria Marilia Razuk, S\u00e3o Paulo \u2013 SP , Brasil.\n'''2019'''\n\n*''Jos\u00e9 Bechara''. Funda\u00e7\u00e3o Iber\u00ea Camargo, Porto Alegre \u2013 POA, Brasil.\n* ''Partes Soltas''. Sim\u00f5es de Assis Galeria de Arte, Curitiba \u2013 PR, Brasil.\n\n'''2018'''\n\n* ''Centrifuga\u00e7\u00e3o''. Celma Albuquerque Galeria de Arte, Belo Horizonte \u2013 MG, Brasil.\n* ''Um raio todos os dias.'' Carlos Carvalho Arte Contempor\u00e2nea, Lisboa \u2013 Portugal.\n\n'''2017'''\n\n* Espessura do Vazio. Diana Lowenstein Fine Arte Gallery, Miami - FL, EUA.\n* ''Zumbidos''. Galeria Lurixs: Arte Contempor\u00e2nea, Rio de Janeiro \u2013 RJ, Brasil.\n* ''Fluxo Bruto''. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro \u2013 RJ, Brasil. Curadoria: Beate Reifenscheid, diretora do Ludwig Museum de Koblenz, Alemanha.\n'''2016'''\n* ''Voadoras''. Galeria Mar\u00edlia Razuk, S\u00e3o Paulo \u2013 SP, Brasil. Em exibi\u00e7\u00e3o\n* ''Intervalo das coisas''. Instituto Lina Bo e PM Bardi (Casa de Vidro), S\u00e3o Paulo \u2013 SP, Brasil. Em exibi\u00e7\u00e3o.\n'''2015'''\n* ''Jaguares''. Pa\u00e7o Imperial, Rio de Janeiro \u2013 RJ, Brasil.\n* ''Squares and Patterns''. Ludwig Museum, Koblenz, Alemanha.\n* ''Jos\u00e9 Bechara: Criaturas do dia e da noite''. Celma Albuquerque Galeria de arte, Belo Horizonte \u2013 MG, Brasil.\n'''2014'''\n\n* ''Jos\u00e9 Bechara: Cora\u00e7\u00e3o, seu tempo e a persist\u00eancia da raz\u00e3o.'' [http://www.paulodarzegaleria.com.br/ Galeria Paulo Darz\u00e9], Salvador \u2013 BA, Brasil.\n* ''Jos\u00e9 Bechara''. [http://www.simoesdeassis.com.br/ Galeria Sim\u00f5es de Assis], Curitiba \u2013 PR, Brasil. Curadoria de Felipe Scovino.\n* ''Nos intervalos entre as coisas importantes, nos minutos \u00e0 toa''. [http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/exposicoes/realizadas/2014/josebechara Museu Oscar Niemeyer], Curitiba \u2013 PR, Brasil.\n* ''Jos\u00e9 Bechara: Ultramar com 5 cabe\u00e7as.'' [http://www.solleric.org/?p=5768 Museu Casal Solleric]{{Liga\u00e7\u00e3o inativa|1=data=abril de 2019 }}, Palma de Mallorca, Espanha.\n'''2013'''\n* ''Nuvem para meia altura.'' [[www.mariosequeira.com|Galeria M\u00e1rio Sequeira]], [[Braga]], [[Portugal]]\n* Repert\u00f3rio para aproxima\u00e7\u00e3o de suspensos. [http://www.institutotomieohtake.org.br Instituto Tomie Ohtake], [[S\u00e3o Paulo (cidade)|S\u00e3o Paulo]]\n* ''Visto de Frente \u00c9 Infinito.'' [[Instituto Figueiredo Ferraz]]. [[Ribeir\u00e3o Preto]]\n'''2012'''\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Galeria M\u00e1rio Sequeira. [[Braga]], [[Portugal]]\n'''2011'''\n* ''Jos\u00e9 Bechara: Colis\u00e3o e Tr\u00e2nsito.'' [[Museu de Arte da Pampulha]]. [[Belo Horizonte]]\n* ''Jos\u00e9 Bechara: Ultramar com 5 Cabe\u00e7as.'' Quase Galeria, Espa\u00e7o T. [[Porto]], Portugal\n* ''Jos\u00e9 Bechara: anota\u00e7\u00f5es para uma cr\u00f4nica de ateli\u00ea.'' Bolsa de Arte de Porto Alegre. [[Porto Alegre]]\n* ''L\u00edquido do Metal.'' Galeria Mar\u00edlia Razuk. [[S\u00e3o Paulo (estado)|S\u00e3o Paulo]]\n'''2010'''\n* ''P\u00e1ssaros geom\u00e9tricos e pelo menos um p\u00e1ssaro rectangular.'' Diana Lowenstein Fine Arts Gallery. [[Miami]], [[EUA]]\n* ''Jos\u00e9 Bechara: Desenhos.'' CarpeDiem Arte e Pesquisa. [[Lisboa]], Portugal\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' LURIXS: Arte Contempor\u00e2nea. Rio de Janeiro \n* ''FULL.'' Galeria Marilia Razuk. S\u00e3o Paulo\n* ''Jos\u00e9 Bechara: Fendas.'' Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro\n'''2009'''\n* ''A Casa.'' Funda\u00e7\u00e3o Calouste Gulbenkian. Lisboa, Portugal\n* ''Cut.'' Celma Albuquerque Galeria de Arte. Belo Horizonte\n* ''Jos\u00e9 Bechara: Frestas.'' Matias Brotas Arte Contempor\u00e2nea. [[Vit\u00f3ria (Esp\u00edrito Santo)|Vit\u00f3ria]]\n'''2008'''\n* ''Sobremirada.'' LURIXS: Arte Contempor\u00e2nea. Rio de Janeiro\n* ''Saudade.'' Funda\u00e7\u00e3o Eva Klabin. Rio de Janeiro\n* ''Aranha de Canto.'' Galeria Xavier Fiol. [[Palma de Mallorca]], [[Espanha]]\n* ''Extremo habit\u00e1vel.'' Bolsa de Arte de Porto Alegre. Porto Alegre\n* ''DuploOxy.'' [https://web.archive.org/web/20140413150212/http://carloscarvalho-ac.com/expos/duplo-oxy_21.html Carlos Carvalho Arte Contempor\u00e2nea.] Lisboa, Portugal\n* ''Ok,Ok Let\u00b4s Talk.'' Patio Herreriano Museu de Arte Contempor\u00e1neo Espa\u00f1ol. [[Valladolid]], Espanha\n'''2007'''\n* ''Geom\u00e9trica.'' Galeria Marilia Razuk. S\u00e3o Paulo\n'''2006'''\n* ''Open House.'' Diana Lowenstein Fine Arts Gallery. Miami, EUA\n* ''Paisagem Dom\u00e9stica.'' LURIXS: Arte Contempor\u00e2nea. Rio de Janeiro\n* ''Ok, Ok Let\u2019s Talk \u2013 Projeto Oct\u00f3gono de Arte Contempor\u00e2nea.'' Pinacoteca do Estado de S\u00e3o Paulo. S\u00e3o Paulo\n* ''Jos\u00e9 Bechara: trabalhos recentes.'' Celma Albuquerque Galeria de Arte. Belo Horizonte\n'''2005'''\n* ''Vespeiro.'' A Chocolatar\u00eda: D\u20195 Espazo de Experimentaci\u00f3n e Creaci\u00f3n Contempor\u00e2nea. [[Santiago de Compostela]], Espanha\n* ''Tr\u00e1fego diurno \u2013 Noite horizontal.'' [https://web.archive.org/web/20130603115312/http://carloscarvalho-ac.com/expos/trafego-diurno-noite-horizontal_65.html Carlos Carvalho Arte Contempor\u00e2nea]. Lisboa, Portugal\n* ''\u00c1rea de servi\u00e7o.'' Casa Andrade Muricy. Curitiba\n'''2004'''\n* ''Paramarelo.'' LURIXS: Arte Contempor\u00e2nea. Rio de Janeiro\n* ''Duas margaridas e uma aranha.'' Instituto Tomie Ohtake. S\u00e3o Paulo\n* ''Work area.'' Diana Lowenstein Fine Arts Gallery. Miami, EUA\n* ''A Casa.'' Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro\n* ''Jos\u00e9 Bechara: pinturas.'' Galeria Mar\u00edlia Razuk. S\u00e3o Paulo\n'''2003'''\n* ''\u00c1rea de servi\u00e7o.'' Pa\u00e7o Imperial \u2013 Ateli\u00ea FINEP. Rio de Janeiro\n'''2002'''\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Celma Albuquerque Galeria de Arte. Belo Horizonte\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Galeria Mar\u00edlia Razuk. S\u00e3o Paulo\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Silvia Cintra Galeria de Arte. Rio de Janeiro\n'''2001'''\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Studio 3B. [[New York]], EUA\n'''2000'''\n* ''Pelada.'' Silvia Cintra Galeria de Arte. Rio de Janeiro\n'''1999'''\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Celma Albuquerque Galeria de Arte. Belo Horizonte\n'''1998'''\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Museu Alfredo Andersen. Curitiba\n* ''Comendo Margaridas.'' Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Museu de Arte Moderna de Salvador. [[Salvador (Bahia)|Salvador]]\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Galeria Mar\u00edlia Razuk. S\u00e3o Paulo\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Galeria Thomas Cohn. S\u00e3o Paulo\n'''1997'''\n* ''Campos de Rosas.'' Galeria Paulo Fernandes. Rio de Janeiro\n'''1995'''\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Galeria Andr\u00e9 Millan. S\u00e3o Paulo\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Galeria Paulo Fernandes. Rio de Janeiro\n'''1994'''\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Centro Cultural S\u00e3o Paulo. S\u00e3o Paulo\n'''1992'''\n* ''Jos\u00e9 Bechara.'' Centro Cultural Candido Mendes. Rio de Janeiro\n\n== Publica\u00e7\u00f5es ==\n'''2019'''\n\n* ''Territ\u00f3rio Oscilante. Editora Barl\u00e9u (portugu\u00eas, ingl\u00eas, espanhol e alem\u00e3o)''\n* ''A Terceira Margem''. Cat\u00e1logo da Anozero'19 - Bienal de Arte Contempor\u00e2nea de Coimbra (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n* ''Jos\u00e9 Bechara: Territ\u00f3rio Oscilante''. Cat\u00e1logo da exposi\u00e7\u00e3o individual na Funda\u00e7\u00e3o Iber\u00ea Camargo (portugu\u00eas)\n* ''Walking Through Walls''. Cat\u00e1logo da exposi\u00e7\u00e3o coletiva no Museu Gropius Bau em Berlim (ingl\u00eas)\n* ''Jos\u00e9 Bechara: Partes Soltas''. Cat\u00e1logo da exposi\u00e7\u00e3o individual na Galeria Sim\u00f5es de Assis (portugu\u00eas)\n\n'''2016'''\n\n* Arte Brasileira para Crian\u00e7as. Editora Cobog\u00f3 (portugu\u00eas)\n\n'''2015'''\n\n*''Jos\u00e9 Bechara: Squares & Patterns''. Texto Prof\u00aa Dr\u00aa Beate Reifenscheid, Ludwig Museum. Cat\u00e1logo Ludwig Museum (Alem\u00e3o e ingl\u00eas)\n\n'''2014'''\n\n* ''Jos\u00e9 Bechara: Cora\u00e7\u00e3o, seu tempo e a persist\u00eancia da raz\u00e3o''. Cat\u00e1logo da exposi\u00e7\u00e3o individual na Galeria Paulo Darz\u00e9 (portugu\u00eas)\n* ''Jos\u00e9 Bechara''. Cat\u00e1logo da exposi\u00e7\u00e3o individual na na Galeria Sim\u00f5es de Assis (portugu\u00eas)\n\n'''2013'''\n\n*''Jos\u00e9 Bechara''. Texto de Agnaldo Farias. Editora Barl\u00e9u (portugu\u00eas, espanhol e ingl\u00eas)\n\n'''2012'''\n* ''Desdobramentos da pintura brasileira s\u00e9culo XXI'' - Cobog\u00f3 (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n* ''Projeto Respira\u00e7\u00e3o M\u00e1rcio Doctors'' - Cobog\u00f3 e Funda\u00e7\u00e3o Eva Klabin (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n* ''1911-2011 Arte Brasileira e Depois, na Cole\u00e7\u00e3o Ita\u00fa'' - Ita\u00fa Cultural (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n'''2011'''\n* ''Jos\u00e9 Bechara \u2013 Fendas'' Cat\u00e1logo da exposi\u00e7\u00e3o, 2010/11 (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n'''2010'''\n* ''Desenhos \u2013 Jos\u00e9 Bechara. Como piscada de vaga-lume'' - R\u00e9ptil (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n'''2009'''\n* ''Antes de ayer y pasado ma\u00f1ana \u2013 o lo que puede ser pintura hoy'' - Arte Contempor\u00e1neo y Energia AIE \u2013 MACUP & Artedardo, S.L. \u2013 Dardo ds (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n* ''Arte e Ousadia \u2013 O Brasil na cole\u00e7\u00e3o de Jo\u00e3o Sattamini'' - Apraz\u00edvel Edi\u00e7\u00f5es, 2008/2009 (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n'''2008'''\n* ''Blefuscu'' - Dardo (portugu\u00eas, espanhol e ingl\u00eas)\n* ''Dardo Magazine n.7'' - Dardo (portugu\u00eas, espanhol e ingl\u00eas)\n* ''Um S\u00e9culo de Arte Brasileira \u2013 Cole\u00e7\u00e3o Gilberto Chateaubriand'' - Museu de Arte de Santa Catarina (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n* ''Cole\u00e7\u00e3o Ana Luisa e Mariano Marcondes Ferraz'' - Textos de Luiz Camillo Os\u00f3rio e Mariano Marcondes Ferraz (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n* ''Paix\u00f3ns Privadas, Visi\u00f3ns P\u00fablicas'' - Museo de Arte Contempor\u00e2neo de Vigo, Espanha \u2013 Marco (galego e ingl\u00eas)\n'''2006'''\n* ''A Casa'' - Francisco Alves (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n* ''Cole\u00e7\u00e3o Ita\u00fa Contempor\u00e2neo \u2013 Arte no Brasil de 1981 \u2013 2006'' - Ita\u00fa Cultural (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n'''2005'''\n* ''A Persist\u00eancia da Pintura \u2013 N\u00facleo Contempor\u00e2neo'' - Funda\u00e7\u00e3o Bienal do Mercosul (portugu\u00eas, espanhol e ingl\u00eas)\n* ''Panorama da Arte Brasileira 2005'' - Museu de Arte Moderna de S\u00e3o Paulo (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n* ''Jos\u00e9 Bechara'' - Dardo (portugu\u00eas, espanhol, galego e ingl\u00eas)\n'''2002'''\n* ''Museu de Arte Moderna da Bahia'' - Editora Gr\u00e1ficos Buriti (portugu\u00eas)\n* ''Construir Habitar Pensar. Perspectivas del Arte y la Arctectura Latinoamericana Contempor\u00e2neas'' - Instituto Valenciano de Arte Moderno, Espanha (portugu\u00eas, ingl\u00eas e valenciano)\n* ''25\u00aa Bienal de S\u00e3o Paulo \u2013 Iconografias Metropolitanas'' - Funda\u00e7\u00e3o Bienal de S\u00e3o Paulo (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n'''1998'''\n* ''Jos\u00e9 Bechara'' - Dardo (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n* ''O Moderno e o Contempor\u00e2neo na Arte Brasileira \u2013 Cole\u00e7\u00e3o Gilberto Chateaubriand'' - Museu de Arte de S\u00e3o Paulo \u2013 MASP (portugu\u00eas e ingl\u00eas)\n\n== Biografia ==\nParticipou da 25\u00aa Bienal Internacional de S\u00e3o Paulo; 29\u00aa Panorama da Arte Brasileira; 5\u00aa Bienal Internacional do MERCOSUL; Trienal de Arquitetura de Lisboa de 2011; 1\u00aa Bienalsur \u2013 Buenos Aires; 7\u00aa Bienal de Arte Internacional de Beijing e das mostras \u201cCaminhos do Contempor\u00e2neo\u201d e \u201cOs 90\u201d no Pa\u00e7o Imperial\u2013RJ. Realizou exposi\u00e7\u00f5es individuais e coletivas em institui\u00e7\u00f5es como MAM Rio de Janeiro\u2013BR; Culturgest\u2013PT; Ludwig Museum (Koblenz)\u2013DE; Instituto Figueiredo Ferraz\u2013BR; Funda\u00e7\u00e3o Iber\u00ea Camargo\u2013BR; Funda\u00e7\u00e3o Calouste Gulbenkian\u2013PT; MEIAC\u2013ES; Instituto Valenciano de Arte Moderna\u2013ES; MAC Paran\u00e1\u2013BR; MAM Bahia\u2013BR; MAC Niter\u00f3i\u2013BR; Instituto Tomie Ohtake\u2013BR; Museu Vale\u2013BR; Haus der Kilturen der Welt\u2013DE; Ludwig Forum Fur Intl Kunst\u2013DE; Kunst Museum\u2013DE; Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)-BR; Centro Cultural S\u00e3o Paulo\u2013BR; ASU Art Museum\u2013USA; Museo Patio Herreriano (Museo de Arte Contempor\u00e1neo Espa\u00f1ol)\u2013ES; MARCO de Vigo\u2013ES; Es Baluard Museu d\u2019Art Modern i Contemporani de Palma\u2013ES; Carpe Diem Arte e Pesquisa\u2013PT; CAAA\u2013PT; Musee Bozar\u2013BE; Museu Casa das Onze Janelas\u2013BR; Casa de Vidro/Instituto Lina Bo e P.M. Bardi\u2013BR; Museu Oscar Niemeyer\u2013BR; Centro de Arte Contempor\u00e1neo de M\u00e1laga (CAC M\u00e1laga)\u2013ES; Museu Casal Solleric\u2013ES; Funda\u00e7\u00e3o Eva Klabin\u2013BR;entre outras.\n\nPossui obras integrando cole\u00e7\u00f5es p\u00fablicas e privadas, a exemplo de Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro-BR; Centre Pompidou-FR; Pinacoteca do Estado de S\u00e3o Paulo\u2013BR; Ludwig Museum (Koblenz)\u2013DE; ASU Art Museum USA; Museu Oscar Niemeyer-BR; Es Baluard Museu d\u2019Art Modern i Contemporani de Palma\u2013ES; Cole\u00e7\u00e3o Gilberto Chateaubriand/MAM RIO\u2013BR;Cole\u00e7\u00e3o Dulce e Jo\u00e3o Carlos Figueiredo Ferraz/Instituto Figueiredo Ferraz\u2013BR; Cole\u00e7\u00e3o Jo\u00e3o Sattamini/MAC Niter\u00f3i\u2013BR; Instituto Ita\u00fa Cultural\u2013BR; MAM Bahia\u2013BR; MAC Paran\u00e1\u2013BR; Culturgest\u2013PT; Benetton Foundation-IT/CAC M\u00e1laga-ES; MOLAA\u2013USA; Ella Fontanal Cisneros\u2013USA; Universidade C\u00e2ndido Mendes\u2013BR; MARCO de Vigo\u2013ES; Brasilea Stiftung\u2013CH; Fundo BGA\u2013BR, entre outras.{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [http://josebechara.com/ Website Oficial]\n\n{{Controle de autoridade}}\n\n[[Categoria:Nascidos em 1957]]\n[[Categoria:Artistas pl\u00e1sticos do estado do Rio de Janeiro]]\n[[Categoria:Alunos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage]]"}]},"1162451":{"pageid":1162451,"ns":0,"title":"Manuel Marques de Sousa (1\u00b0)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{ver desambigua\u00e7\u00e3o|Manuel Marques de Sousa}}\n----\n'''Manuel Marques de Sousa''' ([[Rio Grande (Rio Grande do Sul)|Rio Grande]], [[27 de fevereiro]] de [[1743]] \u2014 [[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], [[22 de setembro]] de [[1820]]) foi um militar [[brasil]]eiro.\n\n\u00c9 o primeiro dos ''tr\u00eas centauros'': pai de [[Manuel Marques de Sousa (2\u00b0)]] e av\u00f4 de [[Manuel Marques de Sousa]], conde de Porto Alegre.\n\nParticipou na defesa da prov\u00edncia, quando da [[Guerra hispano-portuguesa (1776\u20131777)|invas\u00e3o das tropas espanholas]], comandadas pelo general [[Jo\u00e3o de Vertier e Salcedo]]. Tenente, \u00e9 citado como her\u00f3i da expuls\u00e3o dos espanh\u00f3is da vila de [[Rio Grande (Rio Grande do Sul)|Rio Grande]] em [[1\u00ba de abril]] de [[1776]], onde destacou-se no ataque ao forte da Trindade.\n\nDeclarada a [[Guerra das Laranjas|Guerra entre Portugal e Espanha]], em [[1801]], j\u00e1 marechal, organizou a defesa do [[Rio Grande do Sul]]. Em [[1811]], suas tropas lideraram a interven\u00e7\u00e3o das for\u00e7as luso-brasileiras na Banda Oriental (atual Uruguai) , comandada por D. [[Diogo de Sousa, conde de Rio Pardo]].\n\nAssumiu interinamente a presid\u00eancia da prov\u00edncia, em [[22 de setembro]] de [[1820]], quando do pedido de licen\u00e7a do [[conde da Figueira]]. Foi mais tarde enviado \u00e0 corte, pelo duque de Saldanha, [[Jo\u00e3o Carlos de Saldanha Oliveira e Daun]], e acusado de tentativa de apoderar-se da capitania. No Rio de Janeiro, encontrou seu genro, [[Joaquim de Oliveira Alves]], que pouco depois foi nomeado ministro da Guerra, mas n\u00e3o conseguiu aux\u00edlio. Amargurado, l\u00e1 faleceu pouco depois.\n\n{{refer\u00eancias}}\n*[[Aquiles Porto Alegre|PORTO-ALEGRE, Achylles]]. Homens Illustres do Rio Grande do Sul. Livraria Selbach, Porto Alegre, 1917.\n\n{{esbo\u00e7o-biografia}}\n\n{{DEFAULTSORT:Manuel Marques Sousa 1}}\n[[Categoria:Marechais do Brasil]]\n[[Categoria:Militares do Rio Grande do Sul]]\n[[Categoria:Naturais de Rio Grande (Rio Grande do Sul)]]\n[[Categoria:Mortos em 1820]]"}]},"737":{"pageid":737,"ns":0,"title":"Pedro I de Portugal","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{n\u00e3o confundir com|Dom Pedro I}}\n{{Info/Nobre\n| nome = D. Pedro I\n| t\u00edtulo = Cru, Cruel, ou Justiceiro\n| imagem = D. Pedro I (Quinta da Regaleira).png|\n| imgw = 245px\n| sucess\u00e3o = [[Lista de monarcas de Portugal|Rei de Portugal e Algarve]]\n| legenda= Representa\u00e7\u00e3o do Rei Pedro I de Portugal
na Sala dos Reis, [[Quinta da Regaleira]],
[[Sintra]], [[Portugal]].\n| reinado = {{dtlink|28|5|1357}}
a {{dtlink|18|1|1367}}\n| predecessor = [[Afonso IV de Portugal|Afonso IV]]\n| sucessor = [[Fernando I de Portugal|Fernando I]]\n| c\u00f4njuge = [[Constan\u00e7a Manuel]]
[[In\u00eas de Castro]]\n| nome completo = Pedro Afonso\n| descend\u00eancia = [[Maria de Portugal, Princesa de Arag\u00e3o|Maria, Princesa de Arag\u00e3o]]
[[Fernando I de Portugal]]
[[Jo\u00e3o de Portugal, Duque de Val\u00eancia de Campos|Jo\u00e3o, Duque de Val\u00eancia de Campos]]
[[Dinis de Portugal, Senhor de Cifuentes|Dinis, Senhor de Cifuentes]]
[[Beatriz de Portugal, Condessa de Alburquerque|Beatriz, Condessa de Albuquerque]]
[[Jo\u00e3o I de Portugal]]\n| casa = [[Dinastia de Borgonha|Borgonha]]\n| pai = [[Afonso IV de Portugal]]\n| m\u00e3e = [[Beatriz de Castela (1293\u20131359)|Beatriz de Castela]]\n| data de nascimento = {{dni|8|4|1320|si}}\n| local de nascimento = [[Coimbra]], [[Reino de Portugal|Portugal]]\n| data da morte = {{nowrap|{{morte|18|1|1367|8|4|1320}}}}\n| local da morte = [[Estremoz]], [[Reino de Portugal|Portugal]]\n| local de enterro = [[Mosteiro de Alcoba\u00e7a]], [[Alcoba\u00e7a (Portugal)|Alcoba\u00e7a]], [[Portugal]]\n| religi\u00e3o = [[Igreja Cat\u00f3lica|Catolicismo]]\n}}\n'''D. Pedro I''' ([[Coimbra]], {{dtlink|8|4|1320}} \u2013 [[Estremoz]], {{dtlink|18|1|1367}}), apelidado de ''o Justiceiro'' ou ''o Cruel'', foi o [[Lista de monarcas de Portugal|Rei de Portugal e Algarves]] de 1357 at\u00e9 sua morte. Era filho do rei [[Afonso IV de Portugal|Afonso IV]] e sua esposa [[Beatriz de Castela (1293\u20131359)|Beatriz de Castela]].\n\nFicou conhecido pela aten\u00e7\u00e3o dada \u00e0 justi\u00e7a e pelo desvario por [[In\u00eas de Castro]] - ''Quinta das L\u00e1grimas, em Coimbra.''\n\n== Vida ==\nO Infante D. Pedro nasceu na cidade de [[Coimbra]], a [[8 de Abril]] de [[1320]], filho do ent\u00e3o infante [[Afonso IV de Portugal|D. Afonso]] e [[Beatriz de Castela (1293\u20131359)|Beatriz de Castela]]. Pedro foi o quarto filho de um total de sete, tr\u00eas mulheres e quatro var\u00f5es: [[Maria de Portugal, Rainha de Castela|D. Maria]], D. Afonso, D. Dinis, ele pr\u00f3prio, D. Isabel, D. Jo\u00e3o, e [[Leonor de Portugal, Rainha de Arag\u00e3o|D. Leonor]]. Destes, mais de metade cedo morre (D. Afonso [[nado-morto]] \u00e0 nascen\u00e7a; D. Dinis, D. Isabel, e D. Jo\u00e3o na sua inf\u00e2ncia). Por este motivo, D. Pedro, n\u00e3o sendo primog\u00e9nito, torna-se herdeiro do pai e vem a suceder-lhe no trono.{{harvref|name=\"AzevedoSantos\"|Azevedo Santos|2009}} Pedro I sucedeu a seu pai em 1357.\n\n[[Ficheiro:D. Pedro I de Portugal.png|thumb|left|180px|O rei D. Pedro I de Portugal]]\nDos seus primeiros anos de vida, pouco se sabe. Conhecem-se, todavia, atrav\u00e9s de fontes escritas, a sua ama, D. Leonor; o aio e [[mordomo-mor]] [[Lopo Fernandes Pacheco]]; o guarda, Domingos Anes; o [[reposteiro-mor]], Gon\u00e7alo Lobato; e os reposteiros, Afonso Domingues e Afonso Esteves. \u00c9 tamb\u00e9m sabido que, por volta dos seus quinze anos, em 1335, j\u00e1 tinha casa. Os cronistas fazem men\u00e7\u00e3o a um defeito de [[gaguez]][Cr\u00f3nica de D. Pedro de Fern\u00e3o Lopes, cap. I] e ainda, no foro ps\u00edquico, \"''paix\u00f5es exaltadas e violentas, c\u00f3leras explosivas, pervers\u00f5es v\u00e1rias''\"; \u00e9 igualmente caracterizado como um amante da festa e da m\u00fasica, cantando e dan\u00e7ando por [[Lisboa]] ao som de \"longas\" com os populares.\n\nD. Pedro \u00e9 conhecido pela sua rela\u00e7\u00e3o com [[In\u00eas de Castro]], a aia galega da sua mulher [[Constan\u00e7a Manuel]]. O rei Afonso IV temia a influ\u00eancia da fam\u00edlia Castro \u00e0 qual pertencia a amante de Pedro. In\u00eas acabou assassinada por ordens do rei a 7 de Janeiro de 1355, mas isto n\u00e3o trouxe Pedro de volta \u00e0 influ\u00eancia paterna.{{harvref|name=\"guerra\"|Saraiva|1993|p=103}} Contrariamente, durante alguns meses, Pedro revoltou-se contra o pai; apoiado pela nobreza de Entre Douro e Minho e pelos irm\u00e3os de In\u00eas. A paz veio por vontade declarada do povo e perdoaram-se m\u00fatuas ofensas.\n\nAcerca do temperamento deste soberano, o cronista [[Fern\u00e3o Lopes]] dedicou um cap\u00edtulo que intitulou \"''Como El-Rei mandou capar um seu escudeiro porque dormia com uma mulher casada''\", permitindo entrever que o gesto teria sido motivado por ci\u00fames do monarca por seu escudeiro, de nome [[Afonso Madeira]]. Madeira \u00e9 descrito como um grande cavalgador, ca\u00e7ador, lutador e \u00e1gil acrobata, e regista: \"''Pelas suas qualidades, El-Rei amava-o muito e fazia-lhe generosas merc\u00eas.''\" O escudeiro, entretanto, apaixonou-se por Catarina Tosse, esposa do Corregedor, descrita como \"''briosa, lou\u00e7\u00e3 e muito elegante, de graciosas prendas e boa sociedade''\". Para se aproximar dela, Madeira fez-se amigo do Corregedor, seduzindo-a e consumando a trai\u00e7\u00e3o.[Cr\u00f3nica de D. Pedro de Fern\u00e3o Lopes, cap. VIII] O soberano, entretanto, tudo descobriu e n\u00e3o perdoou Madeira, castigando-o brutalmente. O cronista insiste no afeto do soberano, referindo enigmaticamente: \"''Como quer que o Rei muito amasse o escudeiro, mais do que se deve aqui dizer (...)''\", mas regista que D. Pedro mandou \"''cortar-lhe aqueles membros que os homens em maior apre\u00e7o t\u00eam''\". O escudeiro recebeu assist\u00eancia e sobreviveu, mas \"''engrossou nas pernas e no corpo e viveu alguns anos com o rosto engelhado e sem barba''\".[As Cr\u00f3nicas de Fern\u00e3o Lopes. apud CASTRO, Pedro Jorge. \"Sexo, Trai\u00e7\u00e3o, Viol\u00eancia - e mais Sexo\". ''S\u00e1bado'', n\u00ba 355, 17 a 23 de fevereiro de 2011, p. 42-43.]\n\nSegundo a cr\u00f3nica de Fern\u00e3o Lopes, o rei D.Pedro I era gago e tinha crises de epilepsia. Tamb\u00e9m est\u00e1 documentado nesta cr\u00f3nica que o rei teve outra paix\u00e3o al\u00e9m de In\u00eas de Castro, neste caso, por um escudeiro chamado Afonso Madeira, que segundo o pr\u00f3prio Fern\u00e3o Lopes, \"amava mais do que se deve aqui dizer\". [{{Citar web|url=https://www.vortexmag.net/d-pedro-i-um-rei-cruel-epiletico-gago-e-bissexual/|titulo=D. Pedro I: um Rei cruel, epil\u00e9tico, gago e bissexual {{!}} VortexMag|data=2021-05-04|acessodata=2024-05-01|website=www.vortexmag.net|lingua=pt-PT}}] \n\n== Casamento ==\nEsteve para casar com [[Branca de Castela (1319\u20131375)|Branca de Castela]], mas dada a sua debilidade e incapacidade, o casamento n\u00e3o se chegou a realizar.{{Sfn|Rodrigues Oliveira|2010|p=223}}\n\nMais tarde, em 1336,{{Sfn|Rodrigues Oliveira|2010|p=247}} casou-se por procura\u00e7\u00e3o com [[Constan\u00e7a Manuel]], filha de nobre fam\u00edlia castelhana, tendo as bodas entre ambos sido realizadas em Lisboa em agosto de 1340.{{Sfn|Rodrigues Oliveira|2010|p=249}}\n\nA recusa do rei de Castela, primo de Pedro, em deixar a noiva sair do seu reino, desencadeou um conflito (1336-1339) entre Afonso IV e o sobrinho e genro: [[Afonso XI de Castela]].{{Sfn|Rodrigues Oliveira|2010|p=223}}\n\nAp\u00f3s uma amea\u00e7a de invas\u00e3o moura, os reis fazem as pazes e re\u00fanem-se para lutar contra o invasor na [[batalha do Salado]].\n\n== Reinado ==\nAclamado rei em 1357, Pedro [[declara\u00e7\u00e3o de Cantanhede (1360)|anunciou em Cantanhede]], em junho de 1360, o casamento com In\u00eas, realizado em segredo antes da sua morte, sendo sua inten\u00e7\u00e3o a ver lembrada como Rainha de Portugal. A promessa de perd\u00e3o aos respons\u00e1veis pela morte de In\u00eas foi esquecida; este facto baseia-se apenas na palavra do rei, uma vez que n\u00e3o existem registos de tal uni\u00e3o. Dois assassinos de In\u00eas foram capturados e executados ([[P\u00earo Coelho]] e [[\u00c1lvaro Gon\u00e7alves]]) com uma brutalidade tal (a um foi arrancado o cora\u00e7\u00e3o pelo peito, e a outro pelas costas),[Cr\u00f3nica de D. Pedro de Fern\u00e3o Lopes, cap. XXXI] que lhe valeram os ep\u00edtetos supra mencionados.[[Ficheiro:Jacente do t\u00famulo de D. Pedro I de Portugal.png|miniaturadaimagem|[[Ef\u00edgie]] do t\u00famulo do rei Pedro I de Portugal.]]Conta tamb\u00e9m a tradi\u00e7\u00e3o que Pedro teria feito desenterrar o corpo da amada, coroando-a como Rainha de Portugal, e obrigando os nobres a procederem \u00e0 cerim\u00f3nia do beija-m\u00e3o real ao cad\u00e1ver, sob pena de morte. Em seguida ordenou a execu\u00e7\u00e3o de [[T\u00famulos de D. Pedro I e de In\u00eas de Castro|dois t\u00famulos]] (verdadeiras obras-primas da [[Estilo g\u00f3tico|escultura g\u00f3tica]] em Portugal), os quais foram colocados no transepto da igreja do [[Mosteiro de Alcoba\u00e7a]], para que, no dia do [[Ju\u00edzo Final]], os eternos amantes, ent\u00e3o ressuscitados, de imediato se vejam. O corpo de In\u00eas foi transladado, num cortejo digno de rainha. Foi este facto que contribuiu para a lenda de que depois de morta foi rainha, de origem erudita, passando para a camada popular.\n[[Ficheiro:T\u00famulo de D. In\u00eas de Castro.jpg|left|thumb|300px|T\u00famulo de [[In\u00eas de Castro]].]]\nComo rei, Pedro revelou-se bom administrador, corajoso na defesa do pa\u00eds contra a influ\u00eancia papal (foi ele que promulgou o famoso [[Benepl\u00e1cito R\u00e9gio]], que impedia a livre circula\u00e7\u00e3o de documentos eclesi\u00e1sticos no pa\u00eds sem a sua autoriza\u00e7\u00e3o expressa){{harvref|name=\"matt\"|Mattoso|1993|p=488}} e foi justo na defesa das camadas menos favorecidas da popula\u00e7\u00e3o. Aplicava a justi\u00e7a com brutalidade, de forma \u00abdemocr\u00e1tica\u00bb, punindo exemplarmente sem olhar a quem. Para n\u00e3o atrasar a aplica\u00e7\u00e3o das senten\u00e7as, puniu com pena de morte a pr\u00e1tica da advocacia, isto levou a protestos nas cortes de 1361.{{harvref|Saraiva|1993|p=120}} Pouco fez para refrear o poder da nobreza, mas esta temia o rei.{{harvref|name=\"matt1\"|Mattoso|1993|p=489}}\n\nNa pol\u00edtica externa, Pedro ajudou seu sobrinho, [[Pedro I de Castela|Pedro]], o rei de [[Reino de Castela|Castela]], na guerra contra o meio-irm\u00e3o.{{harvref|name=\"matt2\"|Mattoso|1993|p=490}}\n\nA sua rela\u00e7\u00e3o com o clero foi algo conflituosa, em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 nobreza foi magn\u00e2nimo. Deu o t\u00edtulo de conde de [[Barcelos]] a [[Jo\u00e3o_Afonso_Telo_de_Meneses,_conde_de_Our\u00e9m|Jo\u00e3o Afonso Telo]] com direito heredit\u00e1rio e deu terras aos filhos de In\u00eas. A [[Ordem de Avis]] entregou-a a seu filho, [[Jo\u00e3o I de Portugal|Jo\u00e3o]], futuro rei. Dava in\u00edcio \u00e0 nacionaliza\u00e7\u00e3o das [[Ordem militar|Ordens Militares]].[[Ficheiro:T\u00famulo de D. Pedro I.jpg|miniaturadaimagem|right|300px|T\u00famulo de D. Pedro I]]A forma como exerceu a justi\u00e7a, parece-nos hoje cruel, mas era costume naqueles tempos dif\u00edceis. Diz-se que mandou servir um banquete enquanto assistia \u00e0 execu\u00e7\u00e3o de P\u00earo Coelho e \u00c1lvaro Gon\u00e7alves. Gostava mais de ser algoz de que juiz, como atestam algumas senten\u00e7as que proferiu.\n\nPerto do fim de vida, perdoou [[Diogo Lopes Pacheco]], um dos tr\u00eas respons\u00e1veis pela morte de In\u00eas que conseguiu escapar.[Cr\u00f3nica de D. Pedro de Fern\u00e3o Lopes, cap. XLIV]\n\nD. Pedro reinou durante dez anos, sendo t\u00e3o popular ao ponto de [[Fern\u00e3o Lopes]] escrever \"''que taes dez annos nunca houve em Portugal como estes que reinara el Rei Dom Pedro''\".[ O seu reinado foi o \u00fanico no s\u00e9culo XIV sem guerra e marcado com prosperidade financeira,] da\u00ed ficar na mem\u00f3ria como um bom reinado. Para Fern\u00e3o Lopes foi o av\u00f4 da [[dinastia de Avis]].\n\nJaz no [[Mosteiro de Alcoba\u00e7a|Mosteiro de Santa Maria de Alcoba\u00e7a]].\n\n== T\u00edtulos, estilos, e honrarias ==\n{{Artigo principal|Lista de t\u00edtulos e honrarias da Coroa Portuguesa}}\n=== T\u00edtulos e estilos ===\n* 8 de Abril de 1320 \u2013 28 de Maio de 1357: \"o Infante Pedro de Portugal\"\n* 28 de Maio de 1357 \u2013 18 de Janeiro de 1367: \"Sua Merc\u00ea, o Rei\"\n\nO estilo oficial de D. Pedro I enquanto rei era: \"Pela Gra\u00e7a de Deus, Pedro I, Rei de Portugal e do Algarve\"\n\n== Descend\u00eancia ==\nCom sua primeira mulher, [[Constan\u00e7a Manuel]], filha de D. [[Jo\u00e3o Manuel de Castela]], teve os seguintes filhos:\n* D. [[Maria de Portugal, Princesa de Arag\u00e3o|Maria]], infanta de Portugal (1342-1377), casada com Fernando de Arag\u00e3o, marqu\u00eas de Tortosa;\n* D. Lu\u00eds, infante de Portugal (1344);{{Sfn|Rodrigues Oliveira|2010|p=249-250}}\n* D. [[Fernando I de Portugal|Fernando I]] (1345-1383), rei de Portugal (1367-1383);\n* Uma poss\u00edvel filha, nascida em 1349 e falecida pouco depois.{{Sfn|Rodrigues Oliveira|2010|p=250-252}}\n\nDo seu segundo casamento com [[In\u00eas de Castro]], filha de D. [[Pedro Fernandes de Castro]], nasceram:\n* D. Afonso, infante de Portugal (1346);\n* D. [[Beatriz de Portugal, Condessa de Alburquerque|Beatriz]], infanta de Portugal (1347-1381), casada com [[Sancho Afonso de Castela, Conde de Alburquerque|Sancho de Castela, conde de Alburquerque]];\n* D. [[Jo\u00e3o de Portugal, Duque de Val\u00eancia de Campos|Jo\u00e3o, infante de Portugal]] (1349-1397);\n* D. [[Dinis, infante de Portugal]] (1354-1403).\n\nDe [[Teresa Louren\u00e7o]]:\n* D. [[Jo\u00e3o I de Portugal|Jo\u00e3o I]] (1357-1433), rei de Portugal (1385-1433).\n\n== Ascend\u00eancia ==\n{{ahnentafel in\u00edcio}}\n{{ahnentafel-compact5\n|style=font-size: 100%; line-height: 110%;\n|border=1\n|boxstyle=padding-top: 0; padding-bottom: 0;\n|boxstyle_1=background-color: #fcc;\n|boxstyle_2=background-color: #fb9;\n|boxstyle_3=background-color: #ffc;\n|boxstyle_4=background-color: #bfc;\n|boxstyle_5=background-color: #9fe;\n|1= 1. Pedro I de Portugal\n|2= 2. [[Afonso IV de Portugal]]\n|3= 3. [[Beatriz de Castela (1293\u20131359)|Beatriz de Castela]]\n|4= 4. [[Dinis I de Portugal]]\n|5= 5. [[Santa Isabel de Arag\u00e3o, Rainha de Portugal|Isabel de Arag\u00e3o]]\n|6= 6. [[Sancho IV de Le\u00e3o e Castela|Sancho IV de Castela]]\n|7= 7. [[Maria de Molina]]\n|8= 8. [[Afonso III de Portugal]]\n|9= 9. [[Beatriz de Castela (1242-1303)|Beatriz de Castela]]\n|10= 10. [[Pedro III de Arag\u00e3o]]\n|11= 11. [[Constan\u00e7a de Hohenstaufen|Constan\u00e7a da Sic\u00edlia]]\n|12= 12. [[Afonso X de Le\u00e3o e Castela]]\n|13= 13. [[Violante de Arag\u00e3o]]\n|14= 14. [[Afonso de Molina]]\n|15= 15. Mayor Alonso de Meneses\n|16= 16. [[Afonso II de Portugal]]\n|17= 17. [[Urraca de Castela, rainha de Portugal|Urraca de Castela]]\n|18= 18. [[Afonso X de Le\u00e3o e Castela]]\n|19= 19. Mor Guilh\u00e9n de Gusm\u00e3o\n|20= 20. [[Jaime I de Arag\u00e3o]]\n|21= 21. [[Violante da Hungria]]\n|22= 22. [[Manfredo da Sic\u00edlia]]\n|23= 23. [[Beatriz de Saboia, Marquesa de Saluzzo|Beatriz de Saboia]]\n|24= 24. [[Fernando III de Castela]]\n|25= 25. [[Beatriz da Su\u00e1bia]]\n|26= 26. [[Jaime I de Arag\u00e3o]]\n|27= 27. [[Violante da Hungria]]\n|28= 28. [[Afonso IX de Le\u00e3o]]\n|29= 29. [[Bereng\u00e1ria de Castela]]\n|30= 30. Afonso Teles II de Meneses\n|31= 31. Maria Y\u00e1\u00f1ez de Lima\n}}\n{{ahnentafel fim}}\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[\u00c1rvore geneal\u00f3gica dos reis de Portugal]]\n* [[Benepl\u00e1cito R\u00e9gio]]\n* [[Ordem de Avis]]\n* [[In\u00eas de Castro]]\n* [[T\u00famulos de D. Pedro I e de In\u00eas de Castro]]\n* [[Cr\u00f3nica de D. Pedro|Cr\u00f3nica de D. Pedro de Fern\u00e3o Lopes]]\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Bibliografia ==\n{{Refbegin}}\n*{{Citar livro |sobrenome=Azevedo Santos |nome=Maria Jos\u00e9 |t\u00edtulo=D. Pedro I |subt\u00edtulo=O Justiceiro |edi\u00e7\u00e3o=1.\u00aa |local=Lisboa |editora=Quidnovi |ano=2009 |cole\u00e7\u00e3o=Reis de Portugal|isbn=978-989-554-583-4|ref=harv}}\n*{{Citar livro|sobrenome= Caetano de Souza|nome=Antonio|autorlink=Ant\u00f3nio Caetano de Sousa|t\u00edtulo=Historia Geneal\u00f3gica de la Real Casa Portuguesa|volume = I, Livros I e II|ano= 1735|editora= Lisboa Occidental, na oficina de Joseph Antonio da Sylva ||isbn= 978-84-8109-908-9|local=Lisboa|url = http://purl.pt/776/4/hg-2593-v/hg-2593-v_item4/hg-2593-v_PDF/hg-2593-v_PDF_24-C-R0150/hg-2593-v_0000_1-800_t24-C-R0150.pdf|ref = harv}}\n* {{Citar livro|sobrenome = Rodrigues Oliveira|nome= Ana|t\u00edtulo= Rainhas medievais de Portugal. Dezassete mulheres, duas dinastias, quatro s\u00e9culos de Hist\u00f3ria|editora= A esfera dos livros |local = Lisboa| ano= 2010|isbn= 978-989-626-261-7|ref=harv}}\n*{{Citar livro|apelido= Mattoso|nome=Jos\u00e9|t\u00edtulo= Hist\u00f3ria de Portugal, A Monarquia Feudal, Segundo Volume|editora= C\u00edrculo de Leitores|ano=1993|isbn= 972-42-0636-X|ref=harv}}\n*{{Citar livro|apelido= Saraiva|nome=Jos\u00e9|t\u00edtulo= Hist\u00f3ria de Portugal|editora= Publica\u00e7\u00f5es Europa-Am\u00e9rica|ano= 1993 |local= Mem Martins|ref=harv}}\n{{Refend}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n*{{link|pt|http://purl.pt/422|''Chronica del Rey D. Pedro I deste nome, e dos reys de Portugal o oitavo cognominado o Justiceiro na forma em que a escereveo Fern\u00e3o Lopes'', Fern\u00e3o Lopes (1380-1460), Lisboa Occidental, 1735, na Biblioteca Nacional Digital}}\n*{{link|pt|http://www.gutenberg.org/etext/16633|''Chronica de el-rei D. Pedro I'', Fern\u00e3o Lopes (1380-1459), no site Project Gutenberg}}\n* [https://ensina.rtp.pt/artigo/d-pedro-i-1320-1367/ D. Pedro I, o Romeu portugu\u00eas, As Rainhas - Isabel e In\u00eas (Extrato de Document\u00e1rio), por Maria J\u00falia Fernandes, RTP, 2003]\n* [https://ensina.rtp.pt/artigo/d-pedro-o-cru/ Os castigos de D. Pedro I, \"o Cru\", As Rainhas - Isabel e In\u00eas (Extrato de Document\u00e1rio), por Maria J\u00falia Fernandes, RTP, 2003]\n\n\n{{Comeca caixa}}\n|-\n! colspan=\"3\" style=\"background: #FBEC5D;\" | Pedro I de Portugal
[[Dinastia de Borgonha|Casa de Borgonha]]
Ramo da [[Dinastia capetiana|Casa de Capeto]]
8 de abril de 1320 \u2013 18 de janeiro de 1367\n|-\n|width=\"30%\" align=\"center\" | Precedido por
'''[[Afonso IV de Portugal|Afonso IV]]'''\n|width=\"40%\" style=\"text-align: center;\"|[[Ficheiro:Bras\u00e3o de armas do reino de Portugal (1247).svg|90px]]
'''[[Lista de monarcas de Portugal|Rei de Portugal e Algarve]]'''
28 de maio de 1357 \u2013 18 de janeiro de 1367\n|width=\"30%\" align=\"center\" | Sucedido por
'''[[Fernando I de Portugal|Fernando I]]'''\n|}\n\n{{Monarcas de Portugal}}\n{{Linha agn\u00e1tica do Conde D. Henrique a D. Jo\u00e3o VI}}\n{{Portal3|Portugal}}\n{{Controle de autoridade}}\n{{DEFAULTSORT:Pedro 01 Portugal}}\n[[Categoria:Naturais de Coimbra]]\n[[Categoria:Reis de Portugal]]\n[[Categoria:Monarcas cat\u00f3licos romanos]]\n[[Categoria:Reis do Algarve]]\n[[Categoria:Casa da Borgonha (Portugal)]]\n[[Categoria:Governantes do s\u00e9culo XIV]]\n[[Categoria:Sepultados no Mosteiro de Alcoba\u00e7a]]\n[[Categoria:Personagens citadas nos Lus\u00edadas]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Bras\u00e3o da Bandeira do Reino de Portugal.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Bras\u00e3o de armas do reino de Portugal (1247).svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Coats of arms of the Kingdom of Portugal and Algarves (1834 to 1910) - Lesser.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:D. Pedro I (Quinta da Regaleira).png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:D. Pedro I de Portugal.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Disambig grey.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Portugal.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Jacente do t\u00famulo de D. Pedro I de Portugal.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Magnifying glass 01.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:T\u00famulo de D. In\u00eas de Castro.jpg"}]},"4718936":{"pageid":4718936,"ns":0,"title":"Tratado de Saigon","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem notas|data=junho de 2019}}\nO '''Tratado de Saigon''' foi assinado em 5 de Junho de 1862, entre os representantes do [[Imp\u00e9rio colonial franc\u00eas|Imp\u00e9rio Franc\u00eas]] e o \u00faltimo imperador pr\u00e9-colonial do [[Imp\u00e9rio do Vietn\u00e3]], o imperador Tu \u0110\u1ee9c. Com base nos termos do acordo, o imp\u00e9rio vietnamita cedeu Saigon, a ilha de [[Con Dao]] e tr\u00eas prov\u00edncias do sul, ([[Bien Hoa]], Gia Dinh, e Dinh Tuong), territ\u00f3rio este que mais tarde ficou conhecida pelos franceses como [[Cochinchina]]. O tratado foi confirmado posteriormente pelo Tratado de Hu\u00e9, assinado em 14 de abril de 1863.\n\n==O Segundo tratado de Saigon== \nO Segundo tratado de Saigon, assinado em 15 de Mar\u00e7o de 1874, foi negociado pelo representante franc\u00eas Paul-Louis-F\u00e9lix Philastre e reiterou o estipulado no acordo anterior. O [[Vietname]] reconhecia a plena soberania da Fran\u00e7a nas tr\u00eas prov\u00edncias capturado pelo almirante La Grandi\u00e8re em 1867. O [[Rio Vermelho (\u00c1sia)]] (Song Hong) foi aberto ao com\u00e9rcio, bem como os portos de [[Hanoi]], [[Haiphong]] e Qui Nhon.\n\nEmbora a [[Fran\u00e7a]] restituiu [[Han\u00f3i]], o imperador vietnamita estava ansioso para receber a ajuda da [[China]]. Como resultado, a Fran\u00e7a e a China reclama a soberania sobre todo o territ\u00f3rio vietnamita. Em mar\u00e7o de 1882, o primeiro governador civil de [[Cochinchina]], Le Myre de Vilers, considerou o tratado de 1874 n\u00e3o cumprido. Isto levou para a ocupa\u00e7\u00e3o de Han\u00f3i, em 27 de abril de 1882.\n\n==Refer\u00eancias==\n*[http://wwwa.britannica.com/eb/article?tocId=9064771 Saigon, Treaty of, Encyclop\u00e6dia Britannica 2006, Encyclop\u00e6dia Britannica Premium Service. 30 Mar. 2006]{{Liga\u00e7\u00e3o inativa|1=data=maio de 2019 }}\n*[http://www.country-data.com/cgi-bin/query/r-14606.html The Encyclopedia of the Nations - Country Data - Vietnam]\n*[https://web.archive.org/web/20050404054723/http://oferriere.free.fr/Jours/jours06/jours0605.htm C'est arriv\u00e9 un jour - 5 Juin]\n\n{{Esbo\u00e7o-tratado}}\n{{Indochina Francesa}}\n\n[[Categoria:Tratados da Fran\u00e7a]]\n[[Categoria:Tratados do Vietname\u200f\u200e]]"}]},"4634597":{"pageid":4634597,"ns":0,"title":"Burning Luv","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Mais notas|data=maio de 2021}}\n{{Info/Single\n | nome = \n| artista = Patricia Marx\n| dura\u00e7\u00e3o = \n| compositor = Patricia Marx e Jair Oliveira\n|Nome = Burning Luv\n |Artista = [[Patricia Marx]]\n |\u00c1lbum = [[Nu Soul]]\n |Capa = \n |Lan\u00e7ado = {{Lista horizontal|\n*{{UK}}: [[2003]] \n{{worldb}} [[Mundo]]: [[2004]]\n*{{BRA}}: [[2005]]\n*[[JVC Japan]]\n}}\n |Formato = [[download digital|''download'' digital]]\n |Gravado = [[2003]]\n |G\u00eanero = [[Drum and bossa]]\n |Dura\u00e7\u00e3o = 02:58\n |Gravadora = {{Lista horizontal|\n*[[Trama (gravadora)|Trama]]\n*Ether\n}}\n |Compositor = {{Lista horizontal|\n*Marx\n*Jair Oliveira\n}}\n |Produtor = Patricia Marx\n |Cr\u00edtica = \n |Certifica\u00e7\u00e3o = \n |Gravado_v\u00eddeo = [[2003 na m\u00fasica|2004]]\n |Director = {{Lista horizontal|\n*Paulo Prestes Franco\n*Roberto Baptista\n}}\n |Dura\u00e7\u00e3o_v\u00eddeo = 4:06\n |Or\u00e7amento = \n |Miscel\u00e2neo = {{Extra cronologia\n | Artista = [[Patricia Marx]]\n | Tipo = singles\n |\u00daltimo single = \"[[Submerso]]\"
(2003)\n |Este single = \"'''Burning Luv'''\"
(2004)\n |Pr\u00f3ximo single = \"[[Dias de Sol]]\"
(2005)\n}}\n}}\n\"'''Burning Luv'''\" \u00e9 uma can\u00e7\u00e3o da cantora e compositora brasileira [[Patricia Marx]] para seu nono \u00e1lbum de est\u00fadio Patricia Marx ''[[Nu Soul]], lan\u00e7ado em 2002 na Europa pela Trama''. Este, \u00e9 o primeiro single de seu segundo trabalho internacional, voltado totalmente a soul music e jazz contempor\u00e2neo. Este \u00e9 um ritmo bastante comum em [[Londres]], que Patricia Marx adotou, e come\u00e7ou a se destacar n\u00e3o s\u00f3 na [[Europa]], mas no [[Brasil]] tamb\u00e9m, que ap\u00f3s um ano de lan\u00e7amento do \u00e1lbum no continente europeu, ele chegou ao Brasil com algumas faixas in\u00e9ditas, entre elas \"Dias de Sol\", que se tornou uma das can\u00e7\u00f5es mais pedidas em diversas r\u00e1dios do Brasil no ano de 2005.[. A can\u00e7\u00e3o foi composta pela pr\u00f3pria Patricia em parceria com sua banda na \u00e9poca, composta pelo baixista [[Robinho Tavares]], o pianista Marcelo Maita, Jo\u00e3o Marcello B\u00f4scoli na bateria. A letra em ingl\u00eas foi composta pelo cantor e compositor Jair Oliveira e a data de lan\u00e7amento foi em [[2004]].\n\n== Antecedentes == \nEm [[1998]], Patricia Marx lan\u00e7ava seu \u00faltimo trabalho em est\u00fadio ''[[Charme do Mundo]]'', com regrava\u00e7\u00f5es de cl\u00e1ssicos brasileiros, com uma pegada mais eletr\u00f4nica. Este foi seu \u00faltimo \u00e1lbum a gravadora de [[Nelson Motta]], a LUX Music; Foi gra\u00e7as a Nelson Motta, que Patricia Marx p\u00f4de se libertar totalmente daquela imagem da \"pequena menina\", e adotar um repert\u00f3rio e um visual completamente diferente do que todos os brasileiros estavam acostumados a ver. Ap\u00f3s o t\u00e9rmino de seu contrato com a gravadora, a [[Universal Music]] selecionou 20 can\u00e7\u00f5es de Patr\u00edcia que marcaram uma d\u00e9cada inteira, e foi ai ent\u00e3o que a gravadora lan\u00e7ou a colet\u00e2nea ''[[Millennium (\u00e1lbum de Patr\u00edcia Marx)|Millennium]]'', que trouxe ainda duas grava\u00e7\u00f5es ao vivo de Patricia, sendo elas \"Samba de Ver\u00e3o\" com [[Marcos Valle]], e \"Sabi\u00e1\", com participa\u00e7\u00e3o de [[Nando Cordel]]. Patricia decidiu ent\u00e3o 'dar um tempo' aos trabalhos para poder cuidar de sua vida pessoal. Neste per\u00edodo, Patr\u00edcia casou-se com seu atual marido, o produtor, compositor e instrumentista Bruno E., converteu-se ao [[Budismo]], e mudou totalmente sua alimenta\u00e7\u00e3o, tornando-se [[vegetariana]]; Patr\u00edcia tamb\u00e9m foi m\u00e3e, e ganhou seu filho Arthur. Depois de quase 5 anos afastada dos holofotes, a cantora aos poucos come\u00e7a a reaparecer na m\u00eddia; O tempo parado foi o suficiente para Patr\u00edcia compor v\u00e1rias can\u00e7\u00f5es para seu futuro oitavo \u00e1lbum de est\u00fadio ''[[Respirar]]'', que foi lan\u00e7ado em [[2002]] pela gravadora [[Trama (gravadora)|Trama]]. Com um repert\u00f3rio totalmente sofisticado e com grandes influ\u00eancias da batida soul mixada com m\u00fasica eletr\u00f4nica, Patr\u00edcia chamou aten\u00e7\u00e3o dos Ingleses; A cantora ficou por pouco tempo no [[Brasil]] para a divulga\u00e7\u00e3o de seu \u00e1lbum ''Respirar'', e mudou-se para Londres para divulga-lo tamb\u00e9m por l\u00e1, onde foi muito bem recebido pelo p\u00fablico ingl\u00eas. Vendo a grande repercuss\u00e3o que seu \u00e1lbum 'Respirar' causou no pa\u00eds, a cantora decidiu ent\u00e3o gravar mais um \u00e1lbum seguindo o mesmo estilo de Respirar, s\u00f3 que com letras em ingl\u00eas, o que acabou resultando no seu \u00e1lbum Patricia Marx ''[[Nu Soul]]'', que vendeu mais de 30 mil c\u00f3pias em todo o continente Europeu, e fez com que Patricia Marx e sua equipe viajasse pelo continente fazendo tr\u00eas tournes em um ano, para divulga\u00e7\u00e3o do \u00e1lbum, que at\u00e9 os dias de hoje, \u00e9 apreciado pelos m\u00fasicos europeus.][{{citar web|url=http://www.district6.co.uk/index.php?page=writers&id=804|t\u00edtulo=Patricia Marx|autor=distric6.co.uk|acessodata=17 de fevereiro de 2015}}][{{citar web|url=http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1802200523.htm|t\u00edtulo=\"Marx se perde entre o Brasil e o Mundo|autor=Folha de S. Paulo|acessodata=17 de fevereiro de 2015|data=18 de fevereiro de 2005}}]\n\n== Detalhes da Faixa ==\nAt\u00e9 hoje, nem os f\u00e3-clubes oficiais da cantora tem informa\u00e7\u00f5es se o single foi comercializado separadamente do \u00e1lbum, apenas para promov\u00ea-lo. A can\u00e7\u00e3o tem sua vers\u00e3o normal para download no [[iTunes]], com a capa do \u00e1lbum.\n{{Lista de faixas\n |fechado = \n |topo = Edi\u00e7\u00e3o padr\u00e3o\n |dura\u00e7\u00e3o_total = 02:58\n |cr\u00e9dito_escrita = sim\n |t\u00edtulo1 = Burning Luv\n |dura\u00e7\u00e3o1 = 02:58\n |escritor1 = {{Lista horizontal|\n*[[Patricia Marx]]\nletra em ingl\u00eas de Jair Oliveira\n}}\n}}\n== Videoclipe ==\nO videoclipe mostra os bastidores da grava\u00e7\u00e3o da can\u00e7\u00e3o e tamb\u00e9m sua tourn\u00e9 pela Europa em sua estadia por l\u00e1. Foi disponibilizado para o p\u00fablico na internet no dia 15 de janeiro de 2007, na p\u00e1gina da gravadora [[Trama (gravadora)|Trama]] no ''[[UOL|UOL Mais]]''.[{{citar web|url=http://mais.uol.com.br/view/92db81ral8qx/patricia-marx--burning-luv-04023570D0992366?types=A&|t\u00edtulo=Patricia Marx - Burning Luv|acessodata=17 de fevereiro de 2015}}]\n{{refer\u00eancias}}\n{{Patricia Marx}}\n{{esbo\u00e7o-single|Patricia Marx}}\n\n[[Categoria:Can\u00e7\u00f5es gravadas por Patricia Marx]]\n[[Categoria:Singles de 2004]]\n[[Categoria:Reino Unido]]"}]}}}}