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LGPD : a sua empresa está preparada?
escrito em 25 de agosto de 2021

A Lei Geral da Proteção de dados (LGPD)  foi sancionada em setembro de 2020, e passa ter aplicação imediata. O marco da privacidade foi aprovado ainda em 2018 durante o mandato do então presidente Michel Temer. 

 A nova LGPD é semelhante à GDPR (versão europeia da lei) e se aplica a qualquer pessoa física ou jurídica, empresa pública ou privada, que utilizam dados pessoais nas suas negociações, independente da finalidade. Ressalvas à aplicação da lei existe em casos como: segurança nacional, fins jornalísticos/ artísticos e situações estritamente pessoais. Essa é estudada há mais de dez anos e, em resumo, descreve que o cidadão passa ser dono dos seus dados. Isso vale tanto para o meio online, como para o offline. 

 

O que muda para a população com a nova Lei Geral da Proteção de dados?

A principal transformação é a transparência sobre o uso de dados. O cidadão, agora, tem o direito de exigir das empresas do setor público e privado para onde vão os seus dados e como eles foram adquiridos e definir como eles podem ser usados. Esses dados vão desde o CPF, até aos mais sensíveis como biometria, que têm proteção extra.

 

Quando as mudanças começarão a serem fiscalizadas após a nova LGPD?

O Governo criou um Órgão responsável por fiscalizar a nova LGPD, intitulado de Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Essa vai fiscalizar as instituições, as multas já começaram a ser aplicadas.

 

Quais precauções minha empresa deve adotar?
Entender a forma que capta os dados pessoais e para que fins eles são utilizados (lembre-se, você pode ser cobrado por isso mais a diante)

Para te ajudar, contrate alguém capacitado para esta área. Na Europa existe um cargo pós GDPR que se chama: Data Protection Officer. Este profissional tem que ter o conhecimento sobre a normas da LGPD e será responsável por avaliar riscos à segurança da informação, sugerindo medidas de precaução e trabalhando de acordo com o Órgão governamental regulamentador.

Certifique-se de ter acesso às bases legais para tratar e coletar os dados: para o tratamento dos dados ser efetivo, é necessário que eles tenham sido obtidos através de uma base legal de dados.

No artigo 7 da LGPD é definido como base legal  para a captura de dados os seguintes parâmetros: fornecimento, através de consentimento, para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória, execução de políticas públicas, estudos por órgãos de pesquisas, execução de contratos / diligências pré contratuais, exercício regular dos direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, exercício regular dos direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, para a proteção da vida e proteção ao crédito.

Estratégias para obter consentimento na coleta de dados e processos para atender as solicitações do titular

O consentimento dos dados do titular deve ser feito, ou através de uma autorização, ou por outro meio de manifestação que demonstre de forma clara a vontade do titular. No entanto, a partir do momento que o mesmo solicitar informações sobre os dados cedidos, a empresa tem até quinze dias (a partir da data solicitada), para se manifestar através de uma declaração ou relatório que indique: origem dos dados, finalidade entre outras coisas. O não cumprimento dessas normas pode gerar-lhe uma multa relativa que chega até 2% do seu faturamento.

 

Por último, avalie o seu sistema responsável pelo armazenamento de informações: este possui os níveis de proteção necessário? Os registros referentes à coleta e tratamento de dados estão sendo guardados e documentados corretamente?

 

Todas essas ressalvas são importantes e podem evitar muitas “dores de cabeça” em um futuro não muito distante. A LGPD veio para ficar, e empresas que não começarem uma discussão sobre como tratam os seus dados, podem sofrer consequências profundas.

 

ESCRITO POR: Equipe de Redação da Pigatti Contabilidade. Ajudando os donos de negócios no Brasil


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Sendo o quarto sistema tropical e o primeiro ciclone tropical dotado de nome da [[temporada de ciclones no \u00cdndico Sudoeste de 2009-2010]], Anja formou-se de uma \u00e1rea de perturba\u00e7\u00f5es meteorol\u00f3gicas ao norte do [[Territ\u00f3rio Brit\u00e2nico do Oceano \u00cdndico]] em 14 de novembro. Seguindo lentamente para sudoeste, o sistema logo se intensificou para uma tempestade tropical moderada. Sob condi\u00e7\u00f5es meteorol\u00f3gicas favor\u00e1veis, Anja se intensificou para um ciclone tropical, segundo o sistema de classifica\u00e7\u00e3o da [[M\u00e9t\u00e9o-France]], no dia seguinte. Logo em seguida, Anja atingiu seu pico de intensidade, com [[vento m\u00e1ximo sustentado|ventos m\u00e1ximos sustentados]] de 195 km/h, e uma [[press\u00e3o atmosf\u00e9rica]] central m\u00ednima de 950 [[Pascal (unidade)|hPa]]. Ap\u00f3s v\u00e1rias horas nesta intensidade, Anja come\u00e7ou a se enfraquecer assim que come\u00e7ou a seguir sobre [[temperatura da superf\u00edcie do mar|\u00e1guas mais frias]] e a ser influenciado por condi\u00e7\u00f5es meteorol\u00f3gicas mais adversas. Sua tend\u00eancia de enfraquecimento foi intensificada logo em seguida, e Anja enfraqueceu-se para uma tempestade tropical em 17 de novembro. Anja se enfraqueceu para uma depress\u00e3o tropical no dia seguinte, e se dissipou totalmente horas depois, a v\u00e1rias centenas de quil\u00f4metros a sudeste das [[ilhas Mascarenhas]].\n\nComo Anja n\u00e3o amea\u00e7ou ou atingiu regi\u00f5es costeiras, nenhum alerta ou aviso de ciclone ou tempestade tropical foi necess\u00e1rio. Pelo mesmo motivo, Anja n\u00e3o causou qualquer impacto \u00e0 sociedade humana.\n\n==Hist\u00f3ria meteorol\u00f3gica==\n[[Ficheiro:Anja 2009 track.png|thumb|left|O caminho de Anja]]\nO ciclone Anja formou-se de uma \u00e1rea de perturba\u00e7\u00f5es meteorol\u00f3gicas que persistia ao norte do [[Territ\u00f3rio Brit\u00e2nico do Oceano \u00cdndico]] que come\u00e7ou mostrar sinais de organiza\u00e7\u00e3o em 11 de novembro. Inicialmente, o sistema consistia-se de uma circula\u00e7\u00e3o cicl\u00f4nica de baixos n\u00edveis ampla, por\u00e9m mal definida, com algumas \u00e1reas de [[convec\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica|convec\u00e7\u00e3o]] profunda associadas. No entanto, n\u00e3o foi capaz de se intensificar rapidamente devido ao forte [[cisalhamento do vento]] na regi\u00e3o e a falta de mecanismos de [[fluxo de sa\u00edda|fluxos de sa\u00edda]] de altos n\u00edveis, essenciais para a organiza\u00e7\u00e3o e intensifica\u00e7\u00e3o de ciclones tropicais.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=ftp://ftp.met.fsu.edu/pub/weather/tropical/GuamStuff/2009111118-ABIO.PGTW|titulo=SIGNIFICANT TROPICAL WEATHER ADVISORY FOR THE INDIAN OCEAN|data=11/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}} As condi\u00e7\u00f5es meteorol\u00f3gicas ficaram mais favor\u00e1veis em 13 de novembro assim que o cisalhamento do vento diminuiu e os fluxos de sa\u00edda ficaram mais bem estabelecidos. Com isso, o sistema come\u00e7ou a se organizar gradualmente.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=ftp://ftp.met.fsu.edu/pub/weather/tropical/GuamStuff/2009111320-ABIO.PGTW|titulo=SIGNIFICANT TROPICAL WEATHER ADVISORY FOR THE INDIAN OCEAN|data=13/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}} Com abundantes \u00e1reas de convec\u00e7\u00e3o profunda, a perturba\u00e7\u00e3o conseguiu se organizar ainda mais, o que levou ao [[Joint Typhoon Warning Center]] (JTWC), \u00f3rg\u00e3o da [[Marinha dos Estados Unidos]] respons\u00e1vel pela monitora\u00e7\u00e3o de ciclones tropicais, a emitir um [[Alerta de Forma\u00e7\u00e3o de Ciclone Tropical]] (AFCT) sobre o sistema no in\u00edcio da madrugada ([[Tempo Universal Coordenado|UTC]]) de 14 de novembro. Um AFCT significa que a perturba\u00e7\u00e3o poderia se tornar um ciclone tropical significativo dentro de 12 a 24 horas.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lGopJZap|titulo=TROPICAL CYCLONE FORMATION ALERT|data=14/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}}\n\n[[Ficheiro:04R Nov 14 2009 0904Z.jpg|thumb|O ciclone Anja em 14 de novembro]]\nPoucas horas depois, o [[Centro Meteorol\u00f3gico Regional Especializado]] de [[Reuni\u00e3o (Fran\u00e7a)|Reuni\u00e3o]], \u00f3rg\u00e3o controlado pela [[M\u00e9t\u00e9o-France]] designado pela [[Organiza\u00e7\u00e3o Meteorol\u00f3gica Mundial]] para a monitora\u00e7\u00e3o de ciclones tropicais no [[Oceano \u00cdndico]] Sudoeste, classificou o sistema para a quarta perturba\u00e7\u00e3o tropical da temporada de 2009-2010.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lGz2lAUk|titulo=TROPICAL DISTURBANCE 4|data=14/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=CMRE de Reuni\u00e3o}} Ainda naquela manh\u00e3 (UTC), o sistema j\u00e1 exibia organiza\u00e7\u00e3o suficiente para que o JTWC o classificasse para um ciclone tropical significativo. O sistema ganhou a designa\u00e7\u00e3o \"01S\".{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lHF0fYh|titulo=TROPICAL CYCLONE 01S (ONE) WARNING NR 001|data=14/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}} O ciclone continuou a se organizar gradualmente, e no in\u00edcio daquela tarde, o CMRE de Reuni\u00e3o classificou o sistema para a primeira depress\u00e3o tropical da temporada.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lHPfBVVE|titulo=TROPICAL DEPRESSION 4|data=14/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=CMRE de Reuni\u00e3o}} Com a intensifica\u00e7\u00e3o do ciclone, o CMRE de Reuni\u00e3o classificou o sistema para a primeira tempestade tropical moderada da [[temporada de ciclones no \u00cdndico Sudoeste de 2009-2010]], atribuindo-lhe o nome \"Anja\".{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lHkygckz|titulo=MODERATE TROPICAL STORM 4|data=14/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=CMRE de Reuni\u00e3o}}\n\nSeguindo lentamente para sudoeste sob a influ\u00eancia de uma [[alta subtropical]] ao sul, Anja continuou a se intensificar, e come\u00e7ou a exibir um [[olho (ciclone)|olho]] mal definido, vis\u00edvel apenas em [[imagem de sat\u00e9lite|imagens de sat\u00e9lite]] no canal [[micro-ondas]]. Mesmo assim, a presen\u00e7a do olho evidenciava a tend\u00eancia de intensifica\u00e7\u00e3o do ciclone.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lHv6ggUl|titulo=TROPICAL CYCLONE 01S (ONE) WARNING NR 002|data=14/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}} Com isso, o CMRE de Reuni\u00e3o classificou Anja diretamente para um ciclone tropical, segundo o sistema de classifica\u00e7\u00e3o de ciclones tropicais usada pela M\u00e9t\u00e9o-France, na manh\u00e3 (UTC) de 15 de novembro.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lIV9DTPD|titulo=TROPICAL CYCLONE 4 (ANJA)|data=15/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=CMRE de Reuni\u00e3o}} A partir de ent\u00e3o, Anja come\u00e7ou a sofrer [[r\u00e1pida intensifica\u00e7\u00e3o|intensifica\u00e7\u00e3o explosiva]] assim que os fluxos de sa\u00edda de altos n\u00edveis foram imensamente consolidados pela presen\u00e7a de um cavado de onda longa que se estendia at\u00e9 a costa oeste da [[Austr\u00e1lia]]. Com isso, Anja come\u00e7ou a exibir um olho bem definido, com aproximadamente 30 km de di\u00e2metro.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lIKfYEac|titulo=TROPICAL CYCLONE 01S (ANJA) WARNING NR 003|data=15/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}} A tend\u00eancia de intensifica\u00e7\u00e3o continuou at\u00e9 a tarde de 15 de novembro, quando Anja atingiu seu pico de intensidade, com [[vento m\u00e1ximo sustentado|ventos m\u00e1ximos sustentados]] de 195 km/h (1 minuto sustentado), segundo o JTWC, intensidade equivalente a um furac\u00e3o de categoria 3 na [[escala de furac\u00f5es de Saffir-Simpson]].{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lJ72eRhi|titulo=TROPICAL CYCLONE 01S (ANJA) WARNING NR 004|data=15/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}} Segundo o CMRE de Reuni\u00e3o, Anja alcan\u00e7ou seu pico de intensidade com ventos m\u00e1ximos sustentados de 155 km/h (10 minutos sustentados) e uma [[press\u00e3o atmosf\u00e9rica|press\u00e3o central m\u00ednima]] de 950 [[Bar (unidade)|mbar]].{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lIwXRopy|titulo=TROPICAL CYCLONE 4 (ANJA)|data=15/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=CMRE de Reuni\u00e3o}}\n\n[[Ficheiro:Anja 15 November 2009.jpg|thumb|left|O ciclone Anja em 15 de novembro]]\nAnja manteve sua intensidade apesar de perder suas \u00e1reas de convec\u00e7\u00e3o profunda externas em 16 de novembro. Naquele momento, Anja exibia caracter\u00edsticas de um [[ciclone tropical anular]], quando um ciclone exibe um olho proporcionalmente grande ao seu real tamanho. Ciclones tropicais anulares s\u00e3o mais resistentes aos efeitos de for\u00e7as meteorol\u00f3gicas externas e se enfraquecem a um ritmo mais lento do que os ciclones tropicais regulares.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lKZWg9EO|titulo=TROPICAL CYCLONE 01S (ANJA) WARNING NR 006|data=16/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}} No entanto, Anja deixou de ter caracter\u00edsticas anulares no in\u00edcio da madrugada de 17 de setembro, assim que seu olho contraiu, ficando com apenas alguns quil\u00f4metros de di\u00e2metro.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lLFoEnmr|titulo=TROPICAL CYCLONE 01S (ANJA) WARNING NR 007|data=17/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}} A partir daquela tarde (UTC), Anja come\u00e7ou a se enfraquecer rapidamente assim que o [[cisalhamento do vento]] aumentou em associa\u00e7\u00e3o \u00e0 chegada de um profundo [[cavado]] de m\u00e9dios n\u00edveis. Este cavado tamb\u00e9m deteriorou a [[alta subtropical]] que o guiava, e Anja come\u00e7ou a seguir mais rapidamente para sul-sudoeste naquele momento.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lM54L2R9|titulo=TROPICAL CYCLONE 01S (ANJA) WARNING NR 008|data=17/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}} Com isso, o CMRE de Reuni\u00e3o desclassificou Anja para uma tempestade tropical severa no in\u00edcio daquela noite.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lMSSUlc8|titulo=SEVERE TROPICAL STORM 4 (ANJA)|data=17/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=CMRE de Reuni\u00e3o}} Anja estava em r\u00e1pida deteriora\u00e7\u00e3o assim que acelerava para sul-sudeste, encontrando [[temperatura da superf\u00edcie do mar|\u00e1guas mais frias]] e entrando em contato com a [[baroclinia|zona barocl\u00ednica]], regi\u00e3o de atmosfera inst\u00e1vel, t\u00edpica de regi\u00f5es de m\u00e9dias latitudes. Com isso, Anja come\u00e7ou a sofrer [[Ciclone extratropical#Transi\u00e7\u00e3o extratropical|transi\u00e7\u00e3o extratropical]], ou seja, come\u00e7ou a se tornar um [[ciclone extratropical]].{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lNChLQF4|titulo=TROPICAL CYCLONE 01S (ANJA) WARNING NR 009|data=18/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}} Todas as suas \u00e1reas de convec\u00e7\u00e3o profunda foram removidas do ciclone pelo forte cisalhamento do vento, enfraquecendo ainda mais o sistema. Com isso, o CMRE de Reuni\u00e3o desclassificou Anja diretamente para uma depress\u00e3o tropical na manh\u00e3 (UTC) de 18 de novembro.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lNCaS5el|titulo=TROPICAL DEPRESSION 4 (EX-ANJA)|data=18/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=CMRE de Reuni\u00e3o}} O CMRE de Reuni\u00e3o emitiu seu aviso final sobre Anja mais tarde naquele dia, assim que o sistema se degenerou para uma \u00e1rea de baixa press\u00e3o remanescente.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lNSj2qOq|titulo=TROPICAL DISTURBANCE 4 (EX-ANJA)|data=18/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=CMRE de Reuni\u00e3o}} O JTWC fez o mesmo poucas horas depois.{{Citar web|lingua=Ingl\u00eas|url=http://www.webcitation.org/5lNbNP1NC|titulo=TROPICAL CYCLONE 01S (ANJA) WARNING NR 010|data=18/11/2009|acessodata=21/11/2009|publicado=Joint Typhoon Warning Center}}\n\n==Preparativos e impactos==\nComo Anja n\u00e3o amea\u00e7ou ou atingiu regi\u00f5es costeiras, nenhum alerta ou aviso de ciclone ou tempestade tropical foi necess\u00e1rio. Pelo mesmo motivo, Anja n\u00e3o causou qualquer impacto \u00e0 sociedade humana. Al\u00e9m disso, nenhum [[navio]] ou [[esta\u00e7\u00e3o meteorol\u00f3gica]] registrou a sua passagem; o ciclone foi monitorado exclusivamente com base em [[imagem de sat\u00e9lite|imagens de sat\u00e9lite]].\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n{{Commonscat|Cyclone Anja}}\n* [[Ciclone tropical]]\n* [[Temporada de ciclones no \u00cdndico Sudoeste de 2009-2010]]\n\n{{refer\u00eancias|col=2}}\n\n{{Bot\u00f5es temporada de ciclones no Oceano \u00cdndico sudoeste de 2009-10}}\n{{Controle de autoridade}}\n{{Portal3|Meteorologia}}\n\n[[Categoria:Ciclones tropicais no Oceano \u00cdndico sudoeste|Anja]]"}]},"5434457":{"pageid":5434457,"ns":0,"title":"Gr\u00e1fico de radar","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"[[Ficheiro:MER_Star_Plot.gif|direita|miniaturadaimagem|300x300px|Exemplo de gr\u00e1fico de radar da NASA, com alguns dos resultados de designs mais desej\u00e1veis representados no centro.]]\n[[Ficheiro:Spider_Chart2.jpg|direita|miniaturadaimagem|300x300px|Esta gr\u00e1fico de aranha representa o or\u00e7amento alocado versus gastos reais por uma determinada organiza\u00e7\u00e3o.]]\nUm '''gr\u00e1fico de radar''' \u00e9 um m\u00e9todo gr\u00e1fico de apresentar dados [[Estat\u00edstica multivari\u00e1vel|multivari\u00e1veis]] na forma de um [[Diagrama|gr\u00e1fico]] bidimensional de tr\u00eas ou mais vari\u00e1veis quantitativas representadas em eixos que partem do mesmo ponto. A posi\u00e7\u00e3o relativa e o \u00e2ngulo dos eixos normalmente \u00e9 pouco informativo.\n\nO gr\u00e1fico de radar \u00e9 tamb\u00e9m conhecido como '''gr\u00e1fico de teia''', '''gr\u00e1fico de aranha, gr\u00e1fico de estrela''',Nancy R. Tague (2005) ''The quality toolbox''. page 437. '''pol\u00edgono irregular''', '''gr\u00e1fico polar''', ou '''diagrama Kiviat'''.[http://www.math.yorku.ca/SCS/sugi/sugi16-paper.html#H1_5:Star Star Plots] - Statistical Graphics for Multivariate Data{{citar web|url=http://www.content-workshops.com/toolbox/2015/2/find-content-gaps-using-radar-charts|t\u00edtulo=Find Content Gaps Using Radar Charts|publicado=Content Strategy Workshops|data=2015-03-03|acessodata=2015-12-17}} Ele \u00e9 equivalente a um gr\u00e1fico de coordenadas paralelas em [[coordenadas polares]].\n\n== Vis\u00e3o geral ==\nO gr\u00e1fico de radar \u00e9 um [[diagrama]] e/ou [[gr\u00e1fico]] que consiste de uma sequ\u00eancia de raios equi-angulares, com cada raio representando uma das vari\u00e1veis. O comprimento de cada raio \u00e9 proporcional \u00e0 magnitude da vari\u00e1vel para o ponto de dados em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 m\u00e1xima magnitude da vari\u00e1vel em todos os pontos. Uma linha \u00e9 desenhada ligando os valores de cada raio. Isso d\u00e1 ao diagrama uma apar\u00eancia de estrela, o que deu origem a um dos nomes mais populares para este gr\u00e1fico. O gr\u00e1fico de estrela pode ser usado para responder as seguintes quest\u00f5es:\n* Que observa\u00e7\u00f5es s\u00e3o mais semelhantes, por exemplo, existem clusters de observa\u00e7\u00f5es? (Gr\u00e1ficos de radar s\u00e3o usados para examinar os valores relativos de um \u00fanico ponto de dados (por exemplo, o ponto 3 \u00e9 grande para as vari\u00e1veis 2 e 4, pequeno para as vari\u00e1veis 1, 3, 5, e 6) e para localizar pontos semelhantes ou diferentes.)\n* Existem exce\u00e7\u00f5es?\nGr\u00e1ficos de radar oferecem uma maneira \u00fatil de exibir observa\u00e7\u00f5es [[Estat\u00edstica multivari\u00e1vel|multivari\u00e1veis]] com um n\u00famero arbitr\u00e1rio de vari\u00e1veis.Chambers, John, William Cleveland, Beat Kleiner, and Paul Tukey, (1983). Cada estrela representa uma \u00fanica observa\u00e7\u00e3o. Normalmente, os gr\u00e1ficos de radar s\u00e3o gerados em um formato multi-diagrama com muitas estrelas em cada p\u00e1gina, cada estrela representando uma observa\u00e7\u00e3o.NIST/SEMATECH (2003). O gr\u00e1fico de estrela foi usado pela primeira vez por Georg von Mayr, em 1877.{{Citation|t\u00edtulo=Die Gesetzm\u00e4\u00dfigkeit im Gesellschaftsleben|ano=1877|\u00faltimo =Mayr|primeiro =Georg von|url=http://openlibrary.org/books/OL23294909M/Die_Gesetzm%C3%A4ssigkeit_im_Gesellschaftsleben|local=Munich|publicado=Oldenbourg|l\u00edngua=German|doi=}}, p.78. [//en.wikipedia.org/wiki/Michael_Friendly Michael Friendly] (2008). Gr\u00e1ficos de radar diferem dos gr\u00e1ficos de glifo pois todas as vari\u00e1veis s\u00e3o usadas para construir o tra\u00e7ado da figura de estrela. N\u00e3o h\u00e1 separa\u00e7\u00e3o entre vari\u00e1veis de primeiro plano e de plano de fundo. Em vez disso, as figuras em forma de estrela s\u00e3o geralmente organizadas em uma matriz retangular na p\u00e1gina. \u00c9 um pouco mais f\u00e1cil de ver padr\u00f5es em dados se as observa\u00e7\u00f5es forem organizadas em alguma ordem n\u00e3o-arbitr\u00e1ria (se as vari\u00e1veis forem atribu\u00eddas aos raios da estrela em uma ordem significativa).Michael Friendly (1991). \n\n== Aplica\u00e7\u00f5es ==\nUma aplica\u00e7\u00e3o de gr\u00e1ficos de radar \u00e9 o controle de melhoria de qualidade para apresentar as m\u00e9tricas de desempenho de qualquer programa em curso.Ron Basu (2004). \n\nEles tamb\u00e9m s\u00e3o usados em esportes para representar os pontos fortes e fracos de jogadores, onde eles s\u00e3o geralmente chamados de gr\u00e1ficos de aranha.[http://howtowatchsports.com/spider-graphs-charting-basketball-statistics/ Spider Graphs: Charting Basketball Statistics]\n\n== Limita\u00e7\u00f5es ==\nGr\u00e1ficos de radar s\u00e3o principalmente adequados para mostrar ''[[outlier]]s'' e ''semelhan\u00e7as'', ou quando um gr\u00e1fico \u00e9 maior do que outro em todas as vari\u00e1veis. Tamb\u00e9m pode ser usado para o [[Escala (estat\u00edstica)|escalas]], onde cada vari\u00e1vel \u00e9 \"melhor\" em alguns aspectos, e todas as vari\u00e1veis em uma mesma escala.\n\nPor outro lado, os gr\u00e1ficos de radar t\u00eam sido criticados como inaptos para tomar decis\u00f5es \u2013 quando um gr\u00e1fico \u00e9 maior do que o outro em algumas vari\u00e1veis, mas menor em outras.[http://chandoo.org/wp/2008/09/18/better-radar-charts-excel/ You are NOT spider man, so why do you use radar charts?], by Chandoo, September 18th, 2008\n\nAl\u00e9m disso, \u00e9 dif\u00edcil comparar visualmente os comprimentos de diferentes raios, porque dist\u00e2ncias radiais s\u00e3o dif\u00edceis de julgar, apesar de c\u00edrculos conc\u00eantricos ajudarem como linhas de grade. Em vez disso, pode-se usar um simples gr\u00e1fico de linha, especialmente para s\u00e9ries de tempo.\n\n=== Estrutura artificial ===\nGr\u00e1ficos de radar imp\u00f5em v\u00e1rias estruturas de dados, que s\u00e3o v\u00e1rias vezes artificiais:\n* O grau de parentesco dos vizinhos \u2013 gr\u00e1ficos de radar s\u00e3o frequentemente usados quando vari\u00e1veis vizinhas n\u00e3o est\u00e3o relacionadas, criando falsas conex\u00f5es.\n* Estrutura c\u00edclica \u2013 a primeira e \u00faltima vari\u00e1veis s\u00e3o colocadas uma ao lado da outra.\n* Comprimento: vari\u00e1veis s\u00e3o comumente ''ordinais:'' melhor ou pior, embora o ''grau'' de diferen\u00e7a possa ser artificial.\n* \u00c1rea \u2013 a \u00e1rea aumenta com o quadrado dos valores, exagerando o efeito de grandes n\u00fameros. Por exemplo, 2, 2 tem 4 vezes a \u00e1rea de 1, 1. Esta \u00e9 uma quest\u00e3o geral com gr\u00e1ficos de \u00e1rea, pois \u00e1rea \u00e9 dif\u00edcil de julgar \u2013 consulte \"hierarquia Cleveland\".{{Harv|Cleveland|1984}}, summarized at http://processtrends.com/toc_data_visualization.htm {{webarchive|url=https://web.archive.org/web/20100325233432/http://processtrends.com/toc_data_visualization.htm|date=2010-03-25}}\nPor exemplo, dados alternados 9, 1, 9, 1, 9, 1 produz um gr\u00e1fico de radar com picos (que entram e saem), enquanto reordenando os dados como 9, 9, 9, 1, 1, 1 produz duas cunhas (setores).\n\nEm alguns casos h\u00e1 uma estrutura natural, e gr\u00e1ficos de radar podem ser bem adequados. Por exemplo, para os diagramas de dados que variam ao longo de um ciclo de 24 horas, os dados hor\u00e1rios s\u00e3o naturalmente relacionadas aos seus vizinhos e t\u00eam uma estrutura c\u00edclica, ent\u00e3o pode ser naturalmente apresentado como um gr\u00e1fico de radar.{{citar web|\u00faltimo =Peltier|primeiro =Jon|url=http://peltiertech.com/WordPress/rock-around-the-clock/|t\u00edtulo=Rock Around The Clock - Peltier Tech Blog|publicado=Peltiertech.com|data=2008-08-14|acessodata=2013-09-11}}{{citar web|url=http://www.excelcharts.com/blog/charting-around-the-clock/|t\u00edtulo=Charting around the clock The Excel Charts Blog|publicado=Excelcharts.com|data=2008-08-15|acessodata=2013-09-11}}[http://i-ocean.blogspot.com/2008/08/clock-this.html Clock This]\n\nUm conjunto de orienta\u00e7\u00f5es sobre o uso de gr\u00e1ficos de radar (ou melhor, os relacionadas \"gr\u00e1ficos de \u00e1rea polar\") \u00e9:\n* voc\u00ea n\u00e3o se importa de ler \u00e1reas empilhadas em vez de posicionadas ao longo de uma escala comum (ver hierarquia Cleveland),\n* o conjunto de dados \u00e9 realmente ''c\u00edclico,'' n\u00e3o linear, e\n* existem ''duas'' s\u00e9ries para ''comparar,'' um ''muito menor'' do que a outra\n\n=== Tamanho do conjunto de dados ===\nGr\u00e1ficos de radar s\u00e3o \u00fateis para [[Conjunto de dados|conjuntos de dados]] multivari\u00e1veis de tamanho pequeno a moderado. Sua principal fraqueza \u00e9 que a sua efic\u00e1cia \u00e9 limitada a conjuntos de dados com menos de algumas centenas de pontos. Depois disso, eles tendem a ser complicados demais.\n\n== Exemplo ==\n[[Ficheiro:Star_plot_2.gif|direita|Star plots of 16 cars.]]\n[[Ficheiro:Star_plot_Detail.gif|direita|miniaturadaimagem|Detalhe do diagrama de estrela do Cadillac Seville.]]\nO gr\u00e1fico da direita cont\u00e9m diagramas de estrela de 15 [[Autom\u00f3vel|carros]]. A lista de vari\u00e1veis para o exemplo \u00e9:\n# Pre\u00e7o\n# Quilometragem (km por litro)\n# Recorde de conserto em 1978 (1 = Pior, 5 = Melhor)\n# Recorde de conserto em 1977 (1 = Pior, 5 = Melhor)\n# Altura para a cabe\u00e7a
\n# Espa\u00e7o no banco traseiro
\n# Espa\u00e7o na mala
\n# Peso\n# Comprimento\nPodemos olhar para estes gr\u00e1ficos individualmente ou podemos us\u00e1-los para identificar grupos de carros com caracter\u00edsticas semelhantes. Por exemplo, podemos olhar para os gr\u00e1ficos do Cadillac Seville (a \u00faltima da imagem) e veja que ele \u00e9 um dos carros mais caros, fica abaixo da m\u00e9dia (mas n\u00e3o entre os piores) em quilometragem, tem um recorde de reparos m\u00e9dio, e tem tamanho acima da m\u00e9dia. Podemos ent\u00e3o comparar os modelos [[Cadillac (autom\u00f3vel)|Cadillac]] (tr\u00eas \u00faltimos) com os models AMC (tr\u00eas primeiras). Esta compara\u00e7\u00e3o mostra padr\u00f5es distintos. Os modelos AMC tendem a ser de baixo custo, t\u00eam consumo de combust\u00edvel abaixo da m\u00e9dia, e s\u00e3o de pequenos no tamanho, peso e espa\u00e7o. Os modelos Cadillac s\u00e3o caros, t\u00eam pouca quilometragem, e s\u00e3o grandes em tamanho e espa\u00e7o interno.\n\n== Alternativas ==\nMais simplesmente, pode-se usar um simples gr\u00e1fico de linha, especialmente para s\u00e9ries de tempo.\n\nPara compara\u00e7\u00e3o qualitativa de dados bidimensionais tabulares em diversas vari\u00e1veis, uma alternativa comum s\u00e3o [[Harvey Balls]], que s\u00e3o amplamente utilizados pela [[Consumer Reports]].{{Citar web|url=http://supportanalytics.com/blog/2007/12/qualitative-comparison/|titulo=Qualitative Comparison|obra=Support Analytics Blog|acessodata=2017-06-01|arquivourl=https://web.archive.org/web/20120408192509/http://supportanalytics.com/blog/2007/12/qualitative-comparison/|arquivodata=2012-04-08|urlmorta=yes}} Compara\u00e7\u00e3o em Harvey Balls (e gr\u00e1ficos de radar) pode ser significativamente auxiliada ordenando vari\u00e1veis atrav\u00e9s de algoritmos para adicionar ordem.\n\nUma maneira excelente para a visualiza\u00e7\u00e3o de estruturas em dados multivari\u00e1veis \u00e9 fornecida pela [[an\u00e1lise de componentes principais]] (PCA).\n\nOutra alternativa \u00e9 o uso de pequenos gr\u00e1ficos de barras em linha, que pode ser comparados com sparklines.{{Citar web|url=http://i-ocean.blogspot.com/2008/09/reorderable-tables-ii-bertin-versus.html|titulo=Information Ocean: Reorderable tables II: Bertin versus the Spiders}}\n\nApesar de gr\u00e1ficos de radar e gr\u00e1ficos polares serem muitas vezes descritos como o mesmo tipo de gr\u00e1fico, algumas fontes distinguem entre eles e at\u00e9 mesmo consideram o gr\u00e1fico de radar como uma varia\u00e7\u00e3o do gr\u00e1fico polar que n\u00e3o exibe os dados em termos de coordenadas polares.{{Citar web|url=https://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd239337.aspx|titulo=Polar Charts (Report Builder and SSRS)}}\n\n== Veja tamb\u00e9m ==\n* [[Gr\u00e1fico]]\n* [[Gr\u00e1fico de setores]]\n\n== Refer\u00eancias ==\n{{Reflist|30em}}\n\n[[Categoria:Diagramas estat\u00edsticos]]"}]},"4573030":{"pageid":4573030,"ns":0,"title":"Chitona connexa","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{T\u00edtulo em it\u00e1lico}}\n{{Info/Taxonomia\n| nome = ''Chitona connexa''\n| imagem = \n| imagem_legenda = \n| reino = [[Animalia]]\n| filo = [[Artr\u00f3pode|Arthropoda]]\n| classe = [[Insetos|Insecta]]\n| ordem = [[Besouro|Coleoptera]]\n| subordem = [[Polyphaga]]\n| fam\u00edlia = [[Oedemeridae]]\n| g\u00e9nero = ''[[Chitona]]''\n| subg\u00e9nero = ''Chitona''\n| esp\u00e9cie = '''''C. connexa'''''\n| binomial = ''Chitona connexa''\n| binomial_autoridade = (Fabricius, 1798)\n}}\n'''''Chitona connexa''''' \u00e9 uma esp\u00e9cie de [[insetos]] [[Besouro|cole\u00f3pteros]] [[Polyphaga|pol\u00edfagos]] pertencente \u00e0 [[fam\u00edlia (biologia)|fam\u00edlia]] [[Oedemeridae]].{{Citar web|url = https://www.inaturalist.org/taxa/735671 |t\u00edtulo = Chitona connexa |obra = [[INaturalist]] |l\u00edngua = en |acessodata = 2 de setembro de 2019}}\n\nA autoridade cient\u00edfica da esp\u00e9cie \u00e9 [[Fabricius]], tendo sido descrita no ano de 1798.\n\nTrata-se de uma esp\u00e9cie presente no territ\u00f3rio [[Portugal|portugu\u00eas]].\n\n== Refer\u00eancias ==\n\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* ''[http://www.biodiversitylibrary.org/name/Chitona_connexa Chitona connexa]'' - [[Biodiversity Heritage Library]] - Bibliografia\n* ''[http://www.ncbi.nlm.nih.gov/taxonomy/?term=Chitona%connexa Chitona connexa]'' - NCBI Taxonomy Database\n* ''[http://www.gbif.org/species/search?q=Chitona+connexa Chitona connexa]'' - [[Global Biodiversity Information Facility]]\n* ''[http://eol.org/search?q=Chitona+connexa&search=Go Chitona connexa]'' - [[Encyclopedia of Life]]\n\n{{esbo\u00e7o-cole\u00f3ptero}}\n\n{{Portal3|Zoologia|Fauna de Portugal}}\n\n{{Controle de autoridade}}\n\n[[Categoria:Cole\u00f3pteros pol\u00edfagos de Portugal]]\n[[Categoria:Chitona|connexa]]\n[[Categoria:Cole\u00f3pteros descritos em 1798]]"}]},"5796805":{"pageid":5796805,"ns":0,"title":"Mikkel Beck","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Futebolista\n |nome = Mikkel Beck\n |nomecompleto = Mikkel Beck\n |imagem =\n |imagem_tamanho = 200px\n |datadenascimento = {{dnibr|12|5|1973}}\n |cidadenatal = [[Aarhus]]\n |paisnatal = [[Dinamarca]]\n |altura = \n |peso = \n |p\u00e9 = \n |apelido = \n |site = \n |actualclube = \n |clubenumero = \n |posi\u00e7\u00e3o = Atacante\n |atividade = \n |patrocinadores = \n |jovemanos = \n |jovemclubes = \tKolding IF\n |ano = \n |clubes = B 1909\n |jogos(golos) = \n |anoselecao = 1995\u20132000\n |selecaonacional = {{DINf}}\n |partidasselecao = 19 (3)\n |pcupdate =\n |tupdate = \n |ntupdate = \n |medalhas = \n}}\n'''Mikkel Beck''' ([[Aarhus]], [[12 de maio]] de [[1973]]) \u00e9 um ex-futebolista profissional [[Dinamarca|dinamarqu\u00eas]] que atuava como atacante.\n\n== Carreira ==\nMikkel Beck se profissionalizou no B 1909.\n\n== Carreira ==\nMikkel Beck integrou a [[Sele\u00e7\u00e3o Dinamarquesa de Futebol]] na [[Eurocopa de 2000]].{{Citar web|url=http://www.worldfootball.net/teams/denmark-team|publicado=|t\u00edtulo=Elenco DIN'00|autor=|obra=|datahttp:/=|acessodata=20 de janeiro de 2017}}{{Liga\u00e7\u00e3o inativa|data=janeiro de 2019}}\n\n{{Referencias}}\n\n{{Sele\u00e7\u00e3o Dinamarquesa de Futebol de 1996}}\n{{Sele\u00e7\u00e3o Dinamarquesa de Futebol de 2000}}\n{{Portal3|Futebol|Dinamarca}}\n{{Controle de autoridade}}\n{{DEFAULTSORT:Beck, Mikkel}}\n[[Categoria:Naturais de Aarhus]]\n[[Categoria:Jogadores da Sele\u00e7\u00e3o Dinamarquesa de Futebol]]\n[[Categoria:Jogadores da Eurocopa de 1996]]\n[[Categoria:Jogadores da Eurocopa de 2000]]"}]},"168777":{"pageid":168777,"ns":0,"title":"Virtual Boy","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Console\n |t\u00edtulo = Virtual Boy\n |logotipo = [[Imagem:Virtualboy logo.svg|200px]]\n |imagem = [[Imagem:Virtual-Boy-wController.jpg|250px]]\n |desenvolvedor = [[Nintendo Research & Development 1]]\n |tipo = [[Console port\u00e1til]]\n |gera\u00e7\u00e3o = [[Consoles de videogame de quinta gera\u00e7\u00e3o|5\u00aa Gera\u00e7\u00e3o]]\n |lan\u00e7amento = {{JPNb}} 21 de julho de 1995
{{USAb}} 14 de agosto de 1995\n |pre\u00e7o = [[D\u00f3lar dos Estados Unidos|US$]] 179.95\n |descontinuado = {{JAPb}} 22 de dezembro de 1995
{{USAb}} 2 de mar\u00e7o de 1996{{Citar web|url=http://www.gamepro.com/gamepro/domestic/games/features/111823.shtml |t\u00edtulo=The 10 Worst-Selling Consoles of All Time |acessodata=2007-11-25 |autor=Blake Snow |publicado=GamePro.com |data=2007-05-04}}\n |CPU = [[NEC]] V810\n |GPU = \n |m\u00eddia = Game Pak (cartucho)\n |armazenamento = \n |controles = \n |online = \n |unidadesvendidas = 770.000\n |jogomaisvendido = \n |compatibilidade = \n |conectividade = \n |antecessor = \n |sucessor = \n}}\nO '''Virtual Boy''' \u00e9 um [[console port\u00e1til]] projetado por [[Gunpei Yokoi]] (pai de cria\u00e7\u00f5es famosas como ''[[Game & Watch]]'' e [[Game Boy]]), que foi lan\u00e7ado em agosto de [[1995]] e se tornou o maior fracasso da [[Nintendo]]. Com um processador de 32 bits (o primeiro port\u00e1til da hist\u00f3ria a apresentar tal processador, seis anos antes do [[Game Boy Advance]]) e duas telas no formato de um \u00f3culos apoiado sobre um trip\u00e9, o port\u00e1til oferecia [[Imagem 3D|gr\u00e1ficos 3D]], em uma tentativa de se aproveitar da moda de \"realidade virtual\" que assolava o mundo na \u00e9poca. Por isso, alguns nintendistas consideram o Virtual Boy um console '''\"port\u00e1til\"'''.\n\nO principal problema do Virtual Boy estava justamente em tentar revolucionar em uma \u00e9poca em que ainda n\u00e3o era poss\u00edvel. Para que o console fosse barato, o Virtual Boy teria de ser feito de modo a apresentar apenas 2 cores (vermelho e preto), j\u00e1 que um visor colorido poderia custar 3 vezes mais, mas, mesmo assim, o seu efeito 3D n\u00e3o era t\u00e3o poderoso quanto prometiam. Al\u00e9m disto, o console se dizia um port\u00e1til, mas apenas poderia ser jogado apoiado sobre uma mesa. O pre\u00e7o inicial era de [[D\u00f3lar dos Estados Unidos|US$]]179,95 e cada jogo custava em torno de US$40,00. Era um pre\u00e7o alto para um aparelho monocrom\u00e1tico de duas cores com uma pequena quantidade de jogos produzida, e de qualidade muito inferior aos jogos que eram produzidos para o [[Super Nintendo]], por exemplo.\n\nPara piorar a situa\u00e7\u00e3o, o Virtual Boy causava dores de cabe\u00e7a em quem jogava por um tempo muito longo. A pr\u00f3pria Nintendo recomendava um descanso a cada 15-30 minutos, para evitar enxaquecas. Ademais, boa parte dos jogos lan\u00e7ados vinham com a op\u00e7\u00e3o de autopause para lembrar os jogadores de descansar. Crian\u00e7as com menos de 7 anos n\u00e3o podiam jogar, pois poderia atrapalhar o desenvolvimento dos olhos.\n\nPrometendo mais do que conseguia cumprir, o aparelho teve pouca aceita\u00e7\u00e3o no mercado, deixando de ser fabricado pouco mais de um ano depois de seu lan\u00e7amento. Com apenas alguns poucos jogos, a empresa simplesmente liquidou os estoques e fingiu que o produto jamais existiu.\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Famicom 3D System]]\n* [[Game Boy]]\n* [[Lista de jogos para Virtual Boy]]\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n{{commonscat}}\n* [http://register.nintendo.com/systemsclassic?type=vb Virtual Boy]na Nintendo.com\n* {{Link|en|2=http://www.dmoz.org/Games/Video_Games/Console_Platforms/Nintendo/Virtual_Boy/ |3=Virtual Boy |4=na [[Open Diretory Project]]}}\n\n{{Nintendo}}\n{{Consoles de jogos eletr\u00f4nicos (quinta gera\u00e7\u00e3o)}}\n{{Consoles port\u00e1teis}}\n{{Realidade mista ou virtual}}\n{{esbo\u00e7o-videogame}}\n{{Portal3|Games}}\n\n[[Categoria:Consoles da Nintendo]]\n[[Categoria:Videogames port\u00e1teis]]\n[[Categoria:Hardware da Nintendo]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Commons-logo.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app package games.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Japan.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of the United States.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Gamepad.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Nintendo.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Virtual-Boy-wController.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Virtualboy logo.svg"}]},"1697591":{"pageid":1697591,"ns":0,"title":"Araliae","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"[[Imagem:Panax quinquefolius.jpg|thumb|right|180px|Panax]]\n'''Araliae''', na [[sistema de Jussieu|classifica\u00e7\u00e3o taxon\u00f4mica de Jussieu]] ([[1789]]), \u00e9 uma [[ordem (biologia)|ordem]] bot\u00e2nica da [[classe (biologia)|classe]] [[dicotiled\u00f4nea|Dicotyledones]], Monoclinae ([[flor]]es [[hermafrodita]]s), Polypetalae ([[corola]] com duas ou mais [[p\u00e9tala]]s) e [[estame]]s epig\u00ednicos (quando os estames est\u00e3o inseridos acima do n\u00edvel do [[ov\u00e1rio]]).\n\nApresenta os seguintes [[g\u00eanero (biologia)|g\u00eaneros]]:\n* ''[[Gastonia (g\u00eanro)|Gastonia]]'', ''[[Polyscias]]'', ''[[Aralia]]'', ''[[Cussonia]]'', ''[[Panax]]''.\n\n==Refer\u00eancias==\n* {{Link||2=http://books.google.com/books?id=nikkCxpBLm8C&pg=PA5&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=0_0#PRA3-PA117,M1 |3=Ordem Araliae |4=em [http://books.google.com/books?id=nikkCxpBLm8C Jussieu, Antoine Laurent de (1789). \"''Genera Plantarum, secundum ordines naturales disposita juxta methodum in Horto Regio Parisiensi exaratam''\"]}}\n* {{Link||2=http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k98276j/f152.table |3=Ordem Araliae |4=em [http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k98276j/f1.table Gallica]}}\n\n{{esbo\u00e7o-planta}}\n\n[[Categoria:Magnoliopsida]]"}]},"2050872":{"pageid":2050872,"ns":0,"title":"Claudio Fonseca","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"[[Ficheiro:Claudio Fonseca na Bienal da Fran\u00e7a - 1985.jpg|160px|thumb|Claudio Fonseca durante a exposi\u00e7\u00e3o de artes Bienal na Fran\u00e7a em 1985]]\n'''Jos\u00e9 Claudio Cavalcanti da Fonseca''', conhecido como '''Claudio Fonseca''' ([[Rio de Janeiro (cidade)|Rio de Janeiro]], [[2 de dezembro]] de [[1949]] \u2013 [[Rio de Janeiro (estado)|Rio de Janeiro]], [[1993]]) foi um [[arquiteto]] e [[artista pl\u00e1stico]] [[brasil]]eiro, que representou o pa\u00eds na [[Bienal]] da [[Fran\u00e7a]] de 1984 e em in\u00fameras exposi\u00e7\u00f5es ao redor do Brasil e do mundo.\n\nParticipou da 18\u00aa [[Bienal de S\u00e3o Paulo]] e da antol\u00f3gica exposi\u00e7\u00e3o \"Como vai voc\u00ea, gera\u00e7\u00e3o 80?\",{{citar web|url=http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=3755|t\u00edtulo=Como Vai Voc\u00ea, Gera\u00e7\u00e3o 80?|data=3 de janeiro de 2006|publicado=Ita\u00fa Cultural|acessodata=2 de dezembro de 2008}} que efervesceu um movimento pluricultural formado na [[Escola de Artes Visuais]] do [[Parque Lage]] (RJ) por 123 artistas pl\u00e1sticos de diversas tend\u00eancias e estilos, entre eles: Paulo Roberto Leal (idealizador da mostra) Daniel Senise, Beatriz Milhazes, Jorge Guinle Filho, Leonilson, Leda Catunda e Victor Arruda.\n\nSuas obras passaram por diversas fases, com destaque para as frondosas [[montanha]]s escarpadas multicoloridas e os enigm\u00e1ticos [[portal|portais]] que encerraram sua carreira, numa consagrada e bem sucedida exposi\u00e7\u00e3o na galeria 110 Arte Contempor\u00e2nea, em novembro de 1990, onde vendeu todas as suas obras.\n\"O arco pode ser a entrada da casa, quando o homem encontra seu espa\u00e7o. Os arcos v\u00e3o continuar como \u00edcones\", declarou o artista para Carla Lencastre do jornal [[O Globo]].O GLOBO, Segundo Caderno, Novembro de 1990.\n\n== Biografia ==\n[[Ficheiro:Claudio Fonseca na Bienal da Fran\u00e7a 3.JPG|thumb|300px|Claudio e algumas de suas obras em exposi\u00e7\u00e3o]]\nA primeira exposi\u00e7\u00e3o individual de Claudio Fonseca aconteceu em 1981, onde apresentou diversas pinturas abstratas, com formas vegetais [[antropomorfismo|antropom\u00f3rficas]]. Em 1982 foi morar na [[Europa]] e se dedicou a pintar montanhas, que foram expostas com destaque na Bienal francesa de 1985. Quando voltou para o Brasil passou a ilustrar suas [[tela]]s com algumas feras, que remetem a \u00e9pocas remotas da humanidade.\n\nCom a obra \"Fera Adormecida\" recebeu o pr\u00eamio especial Gustavo Capanema. Em 1989 Claudio Fonseca montou o Atelier Centro Rio, em parceria com os artistas Fernando Lopes, Jo\u00e3o Atan\u00e1sio, Luiz Nor\u00f5es e Vera Lins. Neste espa\u00e7o iniciou um profundo processo de pesquisa, concep\u00e7\u00e3o e produ\u00e7\u00e3o de dezenas de obras de arte, todas elas emblemadas com os intrigantes arcos ou portais, que marcaram sua carreira de artista pl\u00e1stico.\n\nO trabalho era iniciado pela distribui\u00e7\u00e3o de diversos pigmentos, com a tela no ch\u00e3o, em seguida a tela era colocada de p\u00e9, onde recebia in\u00fameras camadas de [[tinta]]s e [[colagem|colagens]] e eram utilizados pinc\u00e9is, esp\u00e1tulas, estacas, muita energia e concentra\u00e7\u00e3o para a cria\u00e7\u00e3o e a concep\u00e7\u00e3o dos \u00edcones.\n\n{{Quote|\"Primeiro surge o fundo, onde h\u00e1 uma necessidade de abstra\u00e7\u00e3o total, e que me d\u00e1 o ''insight'' para o restante do trabalho. Depois vem o \u00edcone. A terceira etapa \u00e9 distribuir os carimbos pela tela.\"}}\n\nDestaque para uma das telas, com um expressivo vaso de [[l\u00edrio|l\u00edrios brancos]], por baixo dos arcos, que Claudio batizou de \"[[Giotto]]\", uma homenagem p\u00f3stuma ao consagrado [[pintor]] [[Floren\u00e7a|florentino]].\n\n{{Quote|\"Busquei inspira\u00e7\u00e3o no per\u00edodo anterior ao [[Renascimento]], quando o homem ainda n\u00e3o tinha no\u00e7\u00e3o de perspectiva. E Giotto humanizou a arte, dando fei\u00e7\u00e3o humana aos santos, por exemplo.\"}}\n\n== Forma\u00e7\u00e3o ==\n* 1975/1979 - Forma-se em arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ\n* 1982/1984 - Estuda com Umberto Fran\u00e7a (1950) e Anna Bella Geiger (1933)\n* 1986/1988 - Rio de Janeiro RJ - Professor do N\u00facleo B\u00e1sico da Escola de Artes Visuais do Parque Lage\n\n== Exposi\u00e7\u00f5es ==\n=== Individuais ===\n* 1981 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria Macuna\u00edma\n* 1986 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria Saramenha\n* 1988 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Pequena Galeria do Centro Cultural C\u00e2ndido Mendes\n* 1990 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria 110 Arte Contempor\u00e2nea\n\n=== Coletivas ===\n* 1974 - Rio de Janeiro RJ - Sal\u00e3o de Ver\u00e3o, no MAM/RJ\n* 1979 - S\u00e3o Paulo SP - Cl\u00e1udio Fonseca, Jos\u00e9 Tarantino, Silvio Dworeck, Rui Siqueira (Galeria SESC SP)\n* 1980 - Curitiba PR - 37\u00ba Sal\u00e3o Paranaense - pr\u00eamio aquisi\u00e7\u00e3o\n* 1980 - Rio de Janeiro RJ - Sal\u00e3o Nacional de Artes Pl\u00e1sticas\n* 1981 - Curitiba PR - 38\u00ba Sal\u00e3o Paranaense, no Teatro Gua\u00edra\n* 1982 - Belo Horizonte MG - 14\u00ba Sal\u00e3o Nacional de Arte Contempor\u00e2nea de Belo Horizonte, no MAP\n* 1984 - Madri (Espanha) - Arco/84\n* 1984 - Rio de Janeiro RJ - Como Vai Voc\u00ea, Gera\u00e7\u00e3o 80?, na EAV/Parque Lage\n* 1984 - S\u00e3o Paulo SP - Arte na Rua 2, no MAC/USP\n* 1985 - Londres (Inglaterra) - Arte Brasileira, no Brazilian Center\n* 1985 - Paris (Fran\u00e7a) - Dois Artistas da Bienal de Paris, na Galeria Debret\n* 1985 - Paris (Fran\u00e7a) - Mostra conjunta com Jorge Duarte\n* 1985 - Rio de Janeiro RJ - Sal\u00e3o Nacional de Artes Pl\u00e1sticas - Pr\u00eamio Gustavo Capanema\n* 1985 - S\u00e3o Paulo SP - 18\u00aa Bienal Internacional de S\u00e3o Paulo, na Funda\u00e7\u00e3o Bienal\n* 1986 - Rio de Janeiro RJ - Sal\u00e3o Nacional de Artes Pl\u00e1sticas\n* 1986 - Rio de Janeiro RJ - Territ\u00f3rio Ocupado, na EAV/Parque Lage\n* 1986 - Vit\u00f3ria ES - O Atelier 78, na UFES. Galeria de Arte e Pesquisa\n* 1987 - Rio de Janeiro RJ - Ao Colecionador: homenagem a Gilberto Chateaubriand, no MAM/RJ\n* 1988 - Belo Horizonte MG - Subindo a Serra, na Funda\u00e7\u00e3o Cl\u00f3vis Salgado. Pal\u00e1cio das Artes\n* 1989 - Curitiba PR - Coletiva, no Museu Municipal de Arte\n* 1989 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva, na Funarte\n* 1989 - S\u00e3o Paulo SP - Coletiva, no MAC/USP\n\n=== P\u00f3stumas ===\n* 1993 - Niter\u00f3i RJ - 2\u00aa A Caminho de Niter\u00f3i: Cole\u00e7\u00e3o Jo\u00e3o Sattamini, no MAC/Niter\u00f3i\n* 1993 - Washington (Estados Unidos) - Brasil: imagens dos anos 1980 e 90, no Art Museum of the Americas\n* 1994 - Rio de Janeiro RJ - Brasil: imagens dos anos 1980 e 90, no MAM/RJ\n* 1995 - S\u00e3o Paulo SP - anos 1980: o palco da diversidade, na Galeria de Arte do Sesi\n* 1996 - S\u00e3o Paulo SP - Arte Brasileira Contempor\u00e2nea: doa\u00e7\u00f5es recentes/96, no MAM/SP\n* 1998 - Niter\u00f3i RJ - Espelho da Bienal, no MAC/Niter\u00f3i\n* 1998 - S\u00e3o Paulo SP - O Moderno e o Contempor\u00e2neo na Arte Brasileira: Cole\u00e7\u00e3o Gilberto Chateaubriand - MAM/RJ, no Masp\n* 2003 - Niter\u00f3i RJ - Apropria\u00e7\u00f5es, no MAC/Niter\u00f3i\n* 2003 - Niter\u00f3i RJ - Apropria\u00e7\u00f5es: Curto-Circuito de Experi\u00eancias Participativas, no MAC/Niter\u00f3i\n* 2003 - S\u00e3o Paulo SP - 2080, no MAM/SP\n* 2004 - Rio de Janeiro RJ - Onde Est\u00e1 Voc\u00ea, Gera\u00e7\u00e3o 80?, no CCBB\n\n== Bibliografia ==\nAlgumas obras encontra-se em poder de particulares, pois Claudio as presenteava aos amigos.\n{{small|\nACERVO Banco Chase Manhattan. Pietro Maria Bardi; Fabio Magalh\u00e3es; Peter John Anderson. FERR\u00c3O, Cristina; SOARES, Jos\u00e9 Paulo. s.l., Index, 1989.\n\nBIENAL INTERNACIONAL DE S\u00c3O PAULO, 18., 1985. Cat\u00e1logo geral. Apresenta\u00e7\u00e3o de Roberto Muylaert. Introdu\u00e7\u00e3o de Sheila Leirner. S\u00e3o Paulo: Funda\u00e7\u00e3o Bienal, 1985.\n\nCL\u00c1UDIO Fonseca, Jos\u00e9 Tarantino, Silvio Dworeck, Rui Siqueira. Apresenta\u00e7\u00e3o de Roz\u00e9lia Medeiros, Id\u00e9o Bava e Nelson N\u00f3brega. S\u00e3o Paulo: Galeria SESC Paulista, 1979.\n\nCRISTINA Canale, Cl\u00e1udio Fonseca, Beatriz Milhazes, Luiz Pizarro, Luiz Zerbini. Apresenta\u00e7\u00e3o de L\u00facio Autran. Texto de Fernando Cocchiarale. S\u00e3o Paulo: MAC/USP, 1989.\n\nDESCENDO a serra: dez artistas de Minas Gerais no Rio de Janeiro. Subindo a serra: dez artistas do Rio de Janeiro em Minas Gerais. Apresenta\u00e7\u00e3o de Marcus de Lontra Costa. Rio de Janeiro: Centro Cultural C\u00e2ndido Mendes, 1988.\n\nLEITE, Jos\u00e9 Roberto Teixeira. Dicion\u00e1rio cr\u00edtico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.\n\nPONTUAL, Roberto. Entre dois s\u00e9culos: arte brasileira do s\u00e9culo XX na cole\u00e7\u00e3o Gilberto Chateaubriand. Pref\u00e1cio de Gilberto Allard Chateaubriand e Ant\u00f4nio Houaiss. Apresenta\u00e7\u00e3o de M. F. do Nascimento Brito. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, 1987.\n\nSAL\u00c3O NACIONAL DE ARTES PL\u00c1STICAS SUL, 9., Rio Grande do Sul, 1986. Cat\u00e1logo. Apresenta\u00e7\u00e3o de Luciano Figueir\u00eado. Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 1986.\n\nSAL\u00c3O NACIONAL DE ARTES PL\u00c1STICAS, 3., Rio de Janeiro, 1980. Cat\u00e1logo. Rio de Janeiro: s. ed., 1980.\n\nTERRIT\u00d3RIO ocupado. Apresenta\u00e7\u00e3o de Marcus de Lontra Costa e Reynaldo Roels Junior. Rio de Janeiro: Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 1986.}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n::Acervo Claudio Fonseca\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=1436&cd_idioma=28555 Perfil] no [[Ita\u00fa Cultural]]\n\n[[Categoria:Artistas pl\u00e1sticos do Rio de Janeiro]]\n[[Categoria:Naturais da cidade do Rio de Janeiro]]"}]},"1437009":{"pageid":1437009,"ns":0,"title":"Spike Jonze","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Ator\n |lang = \n |nome = Spike Jonze\n |ocupa\u00e7\u00e3o = [[Produtor]], [[diretor]], [[roteirista]] e [[ator]]\n |imagem = Spike Jonze Her Premiere NYFF 2013 (cropped).jpg\n |imagem_tamanho = 225px\n |descri\u00e7\u00e3o = Jonze na premiere de [[Her]] no [[Festival de Cinema de Nova Iorque]] em 2013\n |nome_denascimento = Adam Spiegel\n |outro_nome = \n |nascimento_data = {{dni|22|10|1969|lang=xx}}\n |nascimento_local = [[Rockville (Maryland)|Rockville]], [[Maryland]]\n |nacionalidade = {{USAb}} [[Estados Unidos|norte-americano]]\n |morte_data = {{morte|||||||lang=xx}}\n |morte_local = \n |c\u00f4njuge = Sofia Coppola (1999\u20132003; ''divorciados'')\n |atividade = 1989\u2013''presente''\n |oscares_academia = '''[[Oscar de melhor roteiro original|Melhor Roteiro Original]]'''
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2002 - ''[[Fatboy Slim|Weapon of Choice]]''\n |indica\u00e7\u00f5es = \n |site_oficial = \n |IMDB_id = 0005069\n |assinatura = \n}}\n'''Adam Spiegel''' ([[Rockville (Maryland)|Rockville]], [[22 de outubro]] de [[1969]]) \u00e9 um [[produtor]], [[diretor]] de [[filmes]] e [[videoclipes]], [[roteirista]] e [[ator]] [[estadunidense|americano]].\n\n== Biografia ==\nNascido Adam Spiegel em 22 de outubro em 1969. Em 26 de junho de 1999, Spike se casou com a diretora [[Sofia Coppola]]. Em 5 de [[Dezembro]] de [[2003]], Coppola pediu o divorcio citando \"diferen\u00e7as irreconcili\u00e1veis\". Coppola tem um papel no v\u00eddeo musical que Spike dirigiu para a can\u00e7\u00e3o dos [[Chemical Brothers]] \"''Elektrobank''\".\n\nEst\u00e3o entre alguns de seus trabalhos mais importantes o videoclipe de \"''Da Funk''\" [[1997]] de \"''Daft Punk''\", o [[filme]] de [[2002]] \"''Adaptation''\" (\"''Adapta\u00e7\u00e3o''\") e \"[[Quero Ser John Malkovich]]\" (Being John Malkovich), ambos roteirizados por [[Charlie Kaufman]]; bem como seu mais recente filme \"''Where The Wild Things Are''\" (\"''Onde Vivem os Monstros''\") em que ajudou a readaptar o livro infantil de [[Maurice Sendak]]. Co-criador e produtor da serie de [[televis\u00e3o]] da [[MTV]] \"[[Jackass]]\" e de \"''Jackass: The Movie''\". Atuou em alguns v\u00eddeos e filmes e tamb\u00e9m escreve.\n\nCo-fundou e editou a [[revista]] ''Dirt'', tamb\u00e9m editou a \"''Grand Royal Magazine''\".\n\n== Filmografia ==\n\n=== V\u00eddeos Musicais ===\nListados em ordem alfab\u00e9tica\n\n* \"100%\" de [[Sonic Youth]] ([[1992]])\n* \"All About Eve\" de Marxman ([[1994]])\n* \"Big Brat\" de [[Phantom Planet]] (2003)\n* \"Best of You\" de [[Foo Fighters]]\n* \"Buddy Holly\" de [[Weezer]] (1994)\n* \"California\" de [[Wax]] ([[1995]])\n* \"Cannonball\" de [[The Breeders]] ([[1993]])\n* \"Car Song\" de [[Elastica]] (1995)\n* \"Country At War\" de [[X]] (1993)\n* \"Crush with Eyeliner\" de [[R.E.M.]] (1995)\n* \"[[Da Funk]]\" de [[Daft Punk]] ([[1997]])\n* \"Daughter of the Kaos\" de Luscious Jackson (1993)\n* \"Video Days\" de [[Blind]] (1992)\n* \"Ditch Digger\" de Rocket From the Crypt (1994)\n* \"Divine Hammer\" de The Breeders (1994)\n* \"Drop\" de [[The Pharcyde]] ([[1996]])\n* \"Electrobank\" de The [[Chemical Brothers]] (1997)\n* \"Electrolite\" de R.E.M. (1997)\n* \"Feel the Pain\" de [[Dinosaur Jr.]] (1994)\n* \"Freedom of '76\" de [[Ween]] (1995)\n* \"Get Back\" de [[Ludacris]] (2004)\n* \"Hang On\" de [[Teenage Fanclub]] (1993)\n* \"High in High School\" de Chainsaw Kittens (1993)\n* \"Home\" de [[Sean Lennon]] ([[1998]])\n* \"Island in the Sun\" de Weezer (2000)\n* \"I Can't Stop Smiling\" de [[Velocity Girl]] (1994)\n* \"If I Only Had a Brain\" de MC 900 com Jesus(1994)\n* \"It's All About the Benjamins (vers\u00e3o rock)\" de [[Puff Daddy]] (1997)\n* \"It's In Our Hands\" de [[Bj\u00f6rk]] (2002)\n* \"It's Oh So Quiet\" de Bj\u00f6rk (1995)\n* \"Liberty Calls\" de [[Mike Watt]] (1997)\n* \"Old Timer\" de That Dog (1994)\n* \"Praise You\" de [[Fatboy Slim]] (1998)\n* \"Ricky's Theme\" dos [[Beastie Boys]] (1994)\n* \"Root Down (vers\u00e3o 2)\" dos Beastie Boys (1998)\n* \"Sabotage\" dos Beastie Boys (1994) (tamb\u00e9m colaborou como escritor)\n* \"Shady Lane\" de [[Pavement]] (1997)\n* \"Sky's the Limit\" de [[Notorious B.I.G.]] (1997)\n* \"Sure Shot\" dos Beastie Boys (1994)\n* \"The Diamond Sea\" de [[Sonic Youth]] (1995)\n* \"The Rockefeller Skank (vers\u00e3o 1)\" de Fatboy Slim (1998)\n* \"The Suburbs\" de Arcade Fire (2010)\n* \"Time For Livin'\" dos Beastie Boys (1993)\n* \"Triumph Of A Heart\" de Bj\u00f6rk (2005)\n* \"Undone (The Sweater Song)\" de Weezer (1994)\n* \"Weapon of Choice\" de Fatboy Slim (2000)\n* \"What's Up, Fatlip?\" de Fatlip (2000)\n* \"Who Is Next?\" de Wax (1995)\n* \"Wonderboy\" de Tenacious D (2000)\n* \"Y Control\" dos [[Yeah Yeah Yeahs]] ([[2004]])\n* \"Otis\" de Jay-Z e Kanye West (2011)\n\n=== Filmes de Skate ===\n\n* \"Rubbish Heap\" da SMA World Industries (1989)\n* \"Video Days\" da Blind (1991)\n* Mouse! Girl (1996)\n* Yeah Right! Girl (2003)\n* Hot Chocolate! Chocolate (2004)\n* The Krooked Chronicles da Krooked (2006)\n* \"Fully Flared\" da Lakai (2007)\n* Pretty Sweet da Girl & Chocolate (2012)\n\n=== Filmes ===\n* ''\"Minha Vida Louca\"'' (actor) (1993)\n* ''\"Pig!\"'' (ator) (1996)\n* ''\"How They Get There\"'' (escritor, diretor) (1997)\n* ''[[The Game]]'' (actor) (1997)\n* \"''Amarillo by Morning''\" (diretor) (1998)\n* \"''Free Tibet''\" (cinemat\u00f3grafo) (1998)\n* ''[[Quero ser John Malkovich]]'' (diretor) (1999)\n* \"''[[Tr\u00eas Reis]]''\" ''(Three kings)'' (actor) (1999)\n* ''\"Torrance Rises\"'' (ator, diretor, core\u00f3grafo) (1999)\n* ''\"Human Nature\"'' (produtor) (2001)\n* ''[[Adaptation]]\"'' ''(\"Adapta\u00e7\u00e3o\")'' (diretor) (2002)\n* ''[[Jackass - The Movie]]'' (produtor) (2002)\n* ''[[Where the Wild Things Are]]'' (diretor) (2009)\n* ''Scenes From The Suburbs'' (diretor) (2011)\n* ''I'm here''(diretor e roteirista) (2010)\n* ''[[:pt:Her|Her]]'' (diretor, roteirista e produtor) (2013)\n* ''[[O Lobo de Wall Street|The Wolf Of Wall Street]]'' (Actor) (2013)\n\n=== Televis\u00e3o ===\n* ''[[Jackass]]'' (criador, produtor executivo) (2000)\n* ''\"Sonic Youth Video Dose\"'' (ator) (2004)\n\n== Pr\u00eamios ==\n=== [[\u00d3scar]] ===\n{| border=\"1\" cellpadding=\"4\" cellspacing=\"0\"\n|- bgcolor=\"#CCCCCC\"\n! '''Ano''' || '''Categoria''' || '''Filme''' || '''Resultado'''\n|-\n|1999||[[Oscar de melhor diretor]]||[[Quero ser John Malkovich]]||{{Nom}}\n|-\n|2014||[[Oscar de melhor filme]]||[[Her]]|| {{Ind}}\n|-\n|2014||[[Oscar de melhor roteiro original]]||[[Her]]||{{Ven}}\n|}\n\n=== [[Pr\u00eamios Globo de Ouro|Globos de Ouro]] ===\n{| border=\"1\" cellpadding=\"4\" cellspacing=\"0\"\n|- bgcolor=\"#CCCCCC\"\n! '''Ano''' || '''Categoria''' || '''Filme''' || '''Resultado'''\n|-\n|1999||[[Anexo:Golden Globe Award de melhor dire\u00e7\u00e3o|Globo de Ouro de Melhor Diretor]]||''[[Adaptation.|Adapta\u00e7\u00e3o (\"''Adaptation.''\")]]''||{{Nom}}\n|-\n|2013||[[Anexo:Golden Globe Award de melhor com\u00e9dia ou musical|Globo de Ouro de Melhor Filme - Com\u00e9dia ou Musical]]||''[[Her]]''||{{Ven}} \n|-\n|2013||[[Anexo:Golden Globe Award de melhor roteiro|Globo de Ouro de Melhor Roteiro]]||''[[Her]]''||{{Ven}}\n|-\n|}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{imdb nome|id=0005069|nome=Spike Jonze}}\n\n{{Oscar de melhor roteiro original}}\n{{Globo de Ouro de melhor roteiro}}\n{{Portal3|Biografias|Cinema|Estados Unidos}}\n{{Controle de autoridade}}\n{{DEFAULTSORT:Jonze, Spike}}\n[[Categoria:Cineastas dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Premiados com o Oscar de melhor roteiro original]]\n[[Categoria:Cineastas premiados com o MTV Movie Award]]\n[[Categoria:Globo de Ouro de melhor roteiro]]\n[[Categoria:Roteiristas dos Estados Unidos]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app Login Manager.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Emoji u1f4fd.svg"}]},"1490066":{"pageid":1490066,"ns":0,"title":"Porca V\u00e9ia","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Biografia\n|nome = Porca V\u00e9ia\n|imagem = PorcaVeia18082012.JPG\n|legenda = Porca V\u00e9ia no CTG Galp\u00e3o Campeiro, [[Erechim]], em 18 de agosto de 2012\n|nome_completo = \u00c9lio da Rosa Xavier\n|data_nascimento = {{dni|2|3|1952|si}}\n|local_nascimento = [[Lagoa Vermelha]], [[Rio Grande do Sul|RS]]\n|data_morte = {{nowrap|{{morte|12|6|2020|2|3|1952}}}}\n|local_morte = [[Novo Hamburgo]], [[Rio Grande do Sul|RS]]\n|nacionalidade = {{BRAn|o}}\n|ocupa\u00e7\u00e3o = [[cantor]], [[compositor]], [[Acorde\u00e3o|acordeonista]] e [[Acorde\u00e3o|gaiteiro]]\n|website = http://www.porcaveia.com.br\n}}\n'''Porca V\u00e9ia''', nome art\u00edstico de '''\u00c9lio da Rosa Xavier''' ([[Lagoa Vermelha]], [[2 de mar\u00e7o]] de [[1952]] \u2014 [[Novo Hamburgo]], [[12 de junho]] de [[2020]]), foi um [[cantor]], [[compositor]], [[Acorde\u00e3o|acordeonista]] e [[gaiteiro]] [[brasil]]eiro.{{citar web |url=http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/reporter-farroupilha/platb/2013/04/16/porca-veia-anuncia-fim-da-carreira/ |t\u00edtulo=Porca V\u00e9ia anuncia fim da carreira |acessodata=22 de abril de 2013 |autor=Giovani Grizotti |coautores= |data=16 de abril de 2013 |ano= |mes= |formato= |obra=[[G1|Portal G1]] |publicado= |p\u00e1ginas= |l\u00edngua=portugu\u00eas |l\u00edngua2= |l\u00edngua3= |lang= |cita\u00e7\u00e3o= }}\n\n==Biografia==\nFilho de Julieta da Rosa Xavier e Lauro Nunes Xavier. Produtor rural at\u00e9 aos 16 anos de idade, come\u00e7ou sua carreira art\u00edstica com seis anos de idade por influ\u00eancia da fam\u00edlia, onde havia muitos m\u00fasicos amadores. Fez [[curso t\u00e9cnico]] agr\u00edcola, quando ganhou o apelido que foi seu nome art\u00edstico.{{citar web|url=https://www.correiodopovo.com.br/arteagenda/porca-v%C3%A9ia-morre-em-decorr%C3%AAncia-de-um-infarto-1.435321|titulo=Porca V\u00e9ia morre em decorr\u00eancia de um infarto|data=12/06/2020|acessodata=12/06/2020|publicado=Correio do Povo|ultimo=|primeiro=}} Venceu v\u00e1rios festivais como instrumentista e apresentou-se com [[Kleiton e Kledir]] nas melhores casas de espet\u00e1culo do Brasil, como o [[Canec\u00e3o]] do [[Rio de Janeiro]] e no Palace em [[S\u00e3o Paulo]]. Venceu dezenove de vinte concursos de gaiteiros de que participou e ganhou duas vezes o Disco de Ouro, \n\nCriou e dirigiu o Grupo Musical Cordiona, um grupo de baile [[Fandango|fandangueiro]]. Recebeu v\u00e1rios t\u00edtulos, como [[cidad\u00e3o Honor\u00e1rio]], comendador da [[Brigada Militar]], Amigo da Brigada e Destaque Musical. Durante sua trajet\u00f3ria, Porca V\u00e9ia gravou 21 CD\u00b4s e tr\u00eas DVD\u00b4s. \n\nCasou-se no dia 28 de agosto de 2009, em [[Curitibanos]], com a catarinense Claudin\u00e9ia Aparecida Bossardi. De outros relacionamentos possui quatro filhos: Alliny Ferreira Xavier, Diego Eberhardt Xavier, Juliana de Araujo Xavier Pinto e Maria Gabriela. Depois de 33 anos nos palcos, Porca V\u00e9ia anunciara que sua carreira art\u00edstica terminaria no fim de 2013 e o fez em 28 de dezembro de 2013, no pavilh\u00e3o da [[Festa da Uva]], em um grande show com a presen\u00e7a de quase 5 mil pessoas. Contou tamb\u00e9m com convidados como [[Renato Borghetti]], [[Yamandu Costa]], Daltro Bertussi e [[Luiz Carlos Borges]].[http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-tendencias/almanaque/noticia/2013/12/porca-veia-despede-se-dos-palcos-com-show-animado-nos-pavilhoes-em-caxias-4376860.html Porca V\u00e9ia despede-se dos palcos com show animado nos Pavilh\u00f5es, em Caxias]\n\nMorreu em 12 de junho de 2020, aos 68 anos de idade, no Hospital Regina em [[Novo Hamburgo]], ap\u00f3s sofrer uma [[parada card\u00edaca]].[https://diariodamanha.com/noticias/porca-veia-morre-aos-68-anos-em-novo-hamburgo/ Porca V\u00e9ia morre aos 68 anos em Novo Hamburgo]\n\n== Pr\u00eamios e indica\u00e7\u00f5es ==\n=== [[Pr\u00eamio A\u00e7orianos]] ===\n{|class=\"wikitable\"\n!Ano\n!Categoria\n!Indica\u00e7\u00e3o\n!Resultado\n\n|-\n|2009{{Citar web|url=http://www1.prefpoa.com.br/smc/default.php?reg=38&p_secao=214|t\u00edtulo=Indicados ao Pr\u00eamio A\u00e7orianos de M\u00fasica - 2009|autor=Prefeitura Municipal de Porto Alegre|acessodata=3 de maio de 2018}}\n|''Instrumentista de M\u00fasica Regional''\n|Porca V\u00e9ia\n|{{nom}}\n\n|-\n|2011{{Citar web|url=http://www1.prefpoa.com.br/smc/default.php?reg=42&p_secao=214|t\u00edtulo=Indicados ao Pr\u00eamio A\u00e7orianos de M\u00fasica - 2011|autor=Prefeitura Municipal de Porto Alegre|acessodata=7 de maio de 2018}}\n|''Int\u00e9rprete de M\u00fasica Regional''\n|Porca V\u00e9ia\n|{{nom}}\n\n|}\n\n{{Refer\u00eancias|col=2}}\n\n{{Esbo\u00e7o-biografia}}\n\n{{DEFAULTSORT:Porca Veia}}\n[[Categoria:Acordeonistas do Rio Grande do Sul]]\n[[Categoria:Cantores de m\u00fasica nativista]]\n[[Categoria:Naturais de Lagoa Vermelha]]\n[[Categoria:Mortes por infarto agudo do mioc\u00e1rdio]]"}]},"4768868":{"pageid":4768868,"ns":0,"title":"Okular","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Software\n |nome = Aplicativos do KDE\n |t\u00edtulo = Okular\n |logotipo = Breezeicons-apps-48-okular.svg\n |imagem = Okular 21.12.1 screenshot.png\n |legenda = Okular mostrando um PDF no [[KDE Plasma 5]]\n |autor = Piotr Szyma\u0144ski\n |desenvolvedor = [https://web.archive.org/web/20210227151508/http://okular.kde.org/team.php The Okular Team]\n |plataforma = [[KDE Frameworks]]\n |modelo = [[Software livre]]\n |atualiza_frequentemente = sim\n |\u00faltima_vers\u00e3o = \n |data_da_\u00faltima_vers\u00e3o = \n |vers\u00e3o_beta = \n |data_da_vers\u00e3o_beta = \n |linguagem = [[C++]]\n |sistema_operativo = [[Linux]], [[Unix-like]]\n |g\u00eanero = Visualizador universal de documentos\n |licen\u00e7a = [[GNU General Public License]]\n |estado = Ativo\n |s\u00edtio = {{URL|https://okular.kde.org}}\n |reposit\u00f3rio = {{URL|https://invent.kde.org/graphics/okular}}\n}}\n\n'''Okular''' \u00e9 um visualizador de documentos para [[KDE Plasma 5]] (embora n\u00e3o requeira o ambiente KDE completo). Ele \u00e9 baseado no [[KPDF]] e substituto do KPDF, [[KGhostView]], KFax, KFaxview e KDVI no KDE4. Suas funcionalidades podem ser facilmente incorporadas em outros aplicativos.\n\n== Hist\u00f3ria ==\n\nOkular foi iniciado para o [[Google Summer of Code]] de 2005; Piotr Szyma\u0144ski foi o estudante aceito.\n\nOkular foi reconhecido como uma hist\u00f3ria de sucesso da [[OpenUsability]] do ano de 2007. Nesta temporada o prot\u00f3tipo barra de ferramentas Okular foi criado com base em uma an\u00e1lise de outros visualizadores de documentos populares e uma pesquisa de uso.\n\n== Caracter\u00edsticas ==\n\nRecursos de anota\u00e7\u00e3o do Okular incluem comentar nos documentos PDF destacar trechos do documento e desenhar linhas, formatos geom\u00e9tricos, adicionar caixas de textos e selos. As anota\u00e7\u00f5es s\u00e3o armazenadas separadamente do arquivo PDF n\u00e3o modificado, ou (desde a vers\u00e3o 0.15 com Poppler 0.20){{citar web|url=https://bugs.kde.org/show_bug.cgi?id=151614|t\u00edtulo=151614 \u2013 store annotations with documents|website=bugs.kde.org|acessodata=2015-06-05|arquivourl=https://web.archive.org/web/20140819111812/https://bugs.kde.org/show_bug.cgi?id=151614|arquivodata=2014-08-19|urlmorta=yes}} pode ser salvo no documento PDF como padr\u00e3o de anota\u00e7\u00f5es.\n\nTexto pode ser extra\u00eddo para um arquivo de texto. \u00c9 poss\u00edvel selecionar partes do documento e copiar texto ou imagem para a [[\u00e1rea de transfer\u00eancia]]. Outras caracter\u00edsticas incluem corte das bordas das p\u00e1ginas brancas e defini\u00e7\u00e3o de bookmarks.\n\n== Formato de arquivo suportado ==\n\nEle suporta os seguintes formatos de arquivos{{citar web|url=https://okular.kde.org/formats.php|t\u00edtulo=Okular - more than a reader - Document format handlers status|website=okular.kde.org}}:\n* [[Portable Document Format]] (PDF) com o [[Poppler (software)|Poppler]] [[backend]]\n* [[PostScript]] com o [[libspectre]] backend\n* [[Tagged Image File Format]] (TIFF) copm o [[libTIFF]] backend\n* Microsoft Compiled HTML Help ([[CHM]]) com o [[libCHM]] backend\n* [[DjVu]] com o [[DjVuLibre]] backend\n* [[Device independent file format]] (DVI)\n* [[XML Paper Specification]] (XPS)\n* [[OpenDocument]] formato (ODF) (somente odt)\n* FictionBook\n* [[Formatos digitais de hist\u00f3rias em quadrinhos]]\n* Plucker\n* [[EPUB]]\n* [[Mobipocket]]\n* V\u00e1rios formatos de imagem tais como [[JPG]]\n\nA vers\u00e3o oficial obedece as restri\u00e7\u00f5es de arquivos PDF [[DRM]] por padr\u00e3o, que pode impedir de copiar, imprimir, ou converter alguns arquivos PDF. Isto pode entretanto ser desabilitado nas op\u00e7\u00f5es sob \"obedecer limita\u00e7\u00f5es DRM\".{{citar web|url=http://manurevah.com/blah/en/blog/Okular-and-DRM|t\u00edtulo=Okular and \"DRM\"|primeiro =Emmanuel|\u00faltimo =Revah|website=manurevah}}{{citar web|url=https://lwn.net/Articles/335415/|t\u00edtulo=Okular, Debian, and copy restrictions [LWN.net]|website=lwn.net}}{{citar web|url=https://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=531221|t\u00edtulo=okular: Arbitrarily enforces DRM by default - Debian Bug report logs|website=bugs.debian.org}}\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n\n*[[Evince]], o visualizador hom\u00f3logo para [[GNOME]]\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{commonscat em linha}}\n* {{oficial}}\n* {{Link||https://userbase.kde.org/Okular|Okular user wiki}}\n\n{{KDE}}\n{{Controle de autoridade}}\n{{portal3|Linux|Software Livre}}\n\n[[Categoria:Programas leitores de PDF livres]]"}]}}}}