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{"continue":{"imcontinue":"209606|Karte_Gemeinde_Sorens_2011.png","grncontinue":"0.307864135487|0.307864135487|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"6876525":{"pageid":6876525,"ns":0,"title":"Desp\u00e9iname la vida","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Televis\u00e3o\n| t\u00edtulo = ''Despeiname la vida''\n| formato = telenovela\n| g\u00eanero = \n| dura\u00e7\u00e3o = 45 min. aproximadamente\n| estado = Finalizada\n| criador = Daniel Aguirre
Pato Romay\n| pa\u00eds = {{BOL}}\n| idioma = [[espanhol]]\n| diretor = \n| produtor = Marcela de la Barrera
Andr\u00e9s Luco
Anita Candia\n| produtor_executivo = Rita Fusaro\n| editor = \n| c\u00e2mera = [[multic\u00e2mera]]\n| distribuidor = [[Unitel (Bol\u00edvia)|Red Unitel]]\n| website = https://www.unitel.tv/m-despeiname-la-vida/\n| roteirista = \n| abertura = '''La Ideal'''\n| compositor = [[Rigeo]]\n| emp_produ\u00e7\u00e3o = [[Unitel (Bol\u00edvia)|Red Unitel]]\n| local = [[Santa Cruz de la Sierra]]
[[La Paz]]\n| emissora orig = [[Unitel (Bol\u00edvia)|Red Unitel]]\n| form_exibi\u00e7\u00e3o = [[1080i]] ([[HDTV]])\n| form_\u00e1udio = [[est\u00e9reo]]\n| data_estreia = [[16 de julho]] de [[2018]]\n| data_fim = [[29 de outubro]] de [[2018]]\n| temporadas = 1\n| epis\u00f3dios = 76\n| precedida_por = [[Me enamoro de ti (miniss\u00e9rie)]]\n| relacionados = [[Radio Pasi\u00f3n]]
[[Me enamoro de ti (miniss\u00e9rie)]]\n}}\n'''''Desp\u00e9iname la vida''''' \u00e9 uma [[telenovela]] [[Bol\u00edvia|boliviana]] criada e dirigida por Daniel Aguire e Pato Romay. Foi exibida pela [[Unitel (Bol\u00edvia)|Unitel]] entre [[16 de julho]] de [[2018]] a [[29 de outubro]] de [[2018]] em 76 cap\u00edtulos. \u00c9 considerada a primeira [[telenovela]] [[Bol\u00edvia|boliviana]] gravada em [[V\u00eddeo de alta defini\u00e7\u00e3o|HD]].[{{Citar web|url=http://www.lostiempos.com/doble-click/tv/20180525/despeiname-vida-llega-pantalla-chica-mano-unitel|titulo=\u201cDesp\u00e9iname la vida\u201d llega a la pantalla chica de la mano de Unitel|publica\u00e7\u00e3o=Los tiempos}}] \n\n== Sinopse ==\nA hist\u00f3ria concentra-se na constru\u00e7\u00e3o cap\u00edtulo a cap\u00edtulo, passo a passo, do romance entre Enrique (Ronico Cu\u00e9llar), executivo de uma empresa de automotores e Mar\u00eda (Grisel Quiroga), a peinadora. Na telenovela tiveram que \u201creduzir\u201d a Ronico Cu\u00e9llar (o presentador-comediante televisivamente \u00e9 ameno, ocorrente, de di\u00e1logos muito flu\u00eddos e intensos) com di\u00e1logos pausados e bastante formais, mas longe da personalidade extrovertida que projeto em ecr\u00e3 e a vida real. A Grisel Quiroga no papel de Mar\u00eda v\u00ea-lha, nos primeiros cap\u00edtulos, mais terna e compreensiva, mas percebe-se que depois empurr\u00e1-la-\u00e3o em sua personalidade mais jovial e alegre. Irremediavelmente tanto a R. Cu\u00e9llar como a G. Quiroga desde que t\u00eam uma VIDA TELEVISIVA tamb\u00e9m lhes persegue a compara\u00e7\u00e3o com sua VIDA REAL, por isso os televidentes que seguem Desp\u00e9iname a vida andam comparando essa dupla vida t\u00e3o as estrelas t\u00edpica nos culebrones, pois t\u00eam que brigar entre sua vida real e sua vida televisiva.Por seu lado, Susy Diab \u00e9 Danitza, a bela-villana que, junto a sua m\u00e3e, est\u00e3o na \u201cca\u00e7ada\u201d de um homem. Diab sempre foi muito expressiva e uma forte personalidade que se refletem na telenovela. Minha Arauz \u00e9 a menina Camilita, uma personagem simp\u00e1tico que engancha tanto a her\u00f3is (Enrique e Mar\u00eda) como villanos (Danitza) e se vai roubando o cora\u00e7\u00e3o da audi\u00eancia. Gabriela Sandoval \u00e9 Rosita, a garota surpresa do culebr\u00f3n com suas ocorr\u00eancias. Em fim, h\u00e1 personagens que v\u00e3o hilvanando romances e conflitos com um bom elenco de atores bolivianos que sobressa\u00edram em suas atividades.\n\n== Elenco ==\nConta com Ronico Cu\u00e9llar, Grisel Quiroga, Susy Diab, Lorena Sugier, Vania Taborga, El\u00edas Serrano, Mario Ch\u00e1vez, Gabriela Sandoval, Hern\u00e1n Hurtado, Yovinka Arredondo, Miguel Cavassa e Jorge Urquidi[{{Citar web|url=http://www.unitel.tv/produccion-nacional/este-lunes-a-partir-de-las-2100-despeiname-la-vida/|titulo=Lunes a las 21h, Desp\u00e9iname la vida|publica\u00e7\u00e3o=Unitel.tv}}]\n\n== Exibi\u00e7\u00e3o ==\n\n=== [[Bol\u00edvia]] ===\n{| class=\"wikitable\"\n! colspan=\"2\" rowspan=\"2\" |Temporada\n! rowspan=\"2\" |Epis\u00f3dios\n|-\n!Estr\u00e9ia da temporada\n!Final da temporada\n!Audi\u00eancia\n!Emissora\n|-\n| style=\"background:#b8860b; height:10px;\" |\n| style=\"text-align:center;\" |'''1'''\n| style=\"text-align:center;\" |76\n| style=\"text-align:center;\" |[[16 de julho]] de [[2018]]\n| style=\"text-align:center;\" |[[29 de outubro]] de [[2018]]\n| style=\"text-align:center;\" |25.7 (Estr\u00e9ia).\n| style=\"text-align:center;\" |[[Unitel (Bol\u00edvia)|Unitel]]\n|}\n\n== Trilha sonora ==\nFicou a cargo de Rigeo com o tema principal de abertura \"''La ideal''\".\n\n== Refer\u00eancias ==\n{{Reflist}}\n[[Categoria:Telenovelas em l\u00edngua espanhola]]\n[[Categoria:Telenovelas da Bol\u00edvia]]"}]},"1934214":{"pageid":1934214,"ns":0,"title":"Pisces Iscariot","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=mar\u00e7o de 2020}}\n{{info/\u00c1lbum|\nFundo=|\nNome=Pisces Iscariot|\nTipo=compila\u00e7\u00e3o|\nArtista=[[The Smashing Pumpkins]]|\nLan\u00e7ado=[[4 de Outubro]] de [[1994]]|\n| Gravado = [[1989]] \u2013 [[1994]]\n| G\u00eanero=[[Rock Alternativo]] |\nDura\u00e7\u00e3o=57:26|\nGravadora=[[Virgin Records]]|\n| Produtor = [[Butch Vig]]
[[Billy Corgan]]
Kerry Brown
Dale Griffin
Ted de Bono\n| Formato = \n| \u00daltimo \u00e1lbum = ''[[Siamese Dream]]''
(1993)\n| Este \u00e1lbum = '''Pisces Iscariot'''
(1994)\n| Pr\u00f3ximo \u00e1lbum = ''[[Mellon Collie and the Infinite Sadness]]''
(1995)\n| Miscel\u00e2nea =\n}}\n'''''Pisces Iscariot''''' \u00e9 uma colet\u00e2nea de [[Lado B|lados b]] e [[demo]]s lan\u00e7ado em 1994 pela banda de rock alternativo [[The Smashing Pumpkins]]. \n\nAlcan\u00e7ado o 4\u00b0 lugar nas vendagens de discos dos Estados Unidos na \u00e9poca, o \u00e1lbum vendeu at\u00e9 Maio de 2005 pouco mais de 1 milh\u00e3o de c\u00f3pias, sendo o 5\u00b0 disco mais vendido da banda at\u00e9 ent\u00e3o.\n\nEm 2002, ap\u00f3s o fim da banda, o \u00e1lbum foi remasterizado e relan\u00e7ado, j\u00e1 que sua tiragem original havia sido em um n\u00famero menor.\n\n== Detalhes ==\n\nAs capas de vers\u00e3o em LP, K7 e CD tiveram capas diferentes. A fotografia esverdeada e manchada na capa do disco ainda gera especula\u00e7\u00f5es nos f\u00e3s at\u00e9 hoje sobre quem ou o que seria. H\u00e1 tamb\u00e9m um mist\u00e9rio envolvendo o encarte, que traz alguns dizeres com o n\u00famero 2007 ao final. Embora o vocalista Billy Corgan tenha negado qualquer significado, muitos f\u00e3s assimilam este n\u00famero ao ano de 2007, no qual a banda voltou aos palcos depois de quase 7 anos.\n\n== Faixas ==\nTodas as m\u00fasicas foram escritas por Billy Corgan, excepto as faixas 3, 4, 9 e 12. \"Plume\" - escrita por Billy Corgan e James Iha. \"Blew Away\" - escrita e cantada por James Iha. \"Landslide\" - cover da banda Fleetwood Mac. \"A Girl Named Sandoz\" - cover da banda The Animals.\n\n# \"Soothe\" \u2013 2:36\n# \"Frail and Bedazzled\" \u2013 3:17\n# \"Plume\" \u2013 3:37\n# \"Whir\" \u2013 4:10\n# \"Blew Away\" \u2013 3:32\n# \"Pissant\" \u2013 2:31\n# \"Hello Kitty Kat\" \u2013 4:32\n# \"Obscured\" \u2013 5:22\n# \"Landslide\"\u2013 3:10\n# \"Starla\" \u2013 11:01\n# \"Blue\" \u2013 3:19\n# \"A Girl Named Sandoz\" \u2013 3:34\n# \"La Dolly Vita\" \u2013 4:16\n# \"Spaced\" - 2:24\n\n== Cr\u00e9ditos ==\n\n*[[Billy Corgan]] \u2013 vocais, guitarra, produ\u00e7\u00e3o, fotografia, embalagem\n*[[James Iha]] \u2013 guitarra, vocais, back vocals, produ\u00e7\u00e3o\n*[[D'arcy Wretzky]] \u2013 baixo, back vocals\n*[[Jimmy Chamberlin]] \u2013 bateria\n*Kerry Brown \u2013 produ\u00e7\u00e3o e bateria em \"Blew Away\"\n*Dale Griffin \u2013 produ\u00e7\u00e3o\n*Butch Vig \u2013 produ\u00e7\u00e3o\n*Ted de Bono \u2013 produ\u00e7\u00e3o\n*Rachel Gutek \u2013 assistente de design\n*Michael Meister \u2013 fotografia, embalagem\n\n{{The Smashing Pumpkins}}\n\n{{Esbo\u00e7o-\u00e1lbum|The Smashing Pumpkins}}\n\n[[Categoria:\u00c1lbuns de rock alternativo]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns de The Smashing Pumpkins]]\n[[Categoria:Colet\u00e2neas de 1994]]\n[[Categoria:\u00c1lbuns lan\u00e7ados pela Virgin Records]]"}]},"209606":{"pageid":209606,"ns":0,"title":"Sorens","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=janeiro de 2020}}\n{{Coord|display=title|46|40|00|N|7|03|00|E|type=}}\n{{Info/Comuna da Su\u00ed\u00e7a\n |nome = Sorens\n |bfs = 2153\n |cant\u00e3o = [[Cant\u00e3o de Friburgo|Friburgo]]\n |distrito = [[Distrito de Gruy\u00e8re|Gruy\u00e8re]]\n |imagem = \n |legenda = \n |bras\u00e3o = \n |\u00e1rea = 8,74\n |altitude = 803\n |popula\u00e7\u00e3o = 836\n |densidade = 96\n |censos = [[2004]]\n |adjacentes = [[Le Ch\u00e2telard]], [[Le Gl\u00e8be]], [[Marsens]], [[Pont-en-Ogoz]], [[Villorsonnens]]\n |frac\u00e7\u00f5es = Malessert\n |prefixo_tel = 026\n |c\u00f3d_postal = 1642\n |coordenadas = 46\u00b0 40' N 7\u00b0 03' E\n |l\u00ednguas = [[L\u00edngua francesa|Franc\u00eas]]\n |mapa = Karte Gemeinde Sorens 2011.png\n |website = \n}}\n'''Sorens''' \u00e9 uma [[comuna su\u00ed\u00e7a|comuna]] da [[Su\u00ed\u00e7a]], no [[Cant\u00f5es da Su\u00ed\u00e7a|Cant\u00e3o]] [[Cant\u00e3o de Friburgo|Friburgo]], com cerca de 836 habitantes. Estende-se por uma [[\u00e1rea]] de 8,74 [[Quil\u00f3metro quadrado|km\u00b2]], de [[densidade populacional]] de 96 hab/km\u00b2. Confina com as seguintes comunas: [[Le Ch\u00e2telard]], [[Le Gl\u00e8be]], [[Marsens]], [[Pont-en-Ogoz]], [[Villorsonnens]].\n\nA l\u00edngua oficial nesta comuna \u00e9 o [[L\u00edngua francesa|Franc\u00eas]].\n\n\n\n{{esbo\u00e7o-geoch}}\n{{Portal3|Su\u00ed\u00e7a}}\n\n{{DEFAULTSORT:Sorens}}\n[[Categoria:Comunas de Friburgo (cant\u00e3o)]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Switzerland.svg"}]},"7283673":{"pageid":7283673,"ns":0,"title":"Five-Over-One","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"[[Ficheiro:One-by-five Apartments Austin, TX.jpg|miniaturadaimagem|300x300px|5-over-1 em [[Austin, Texas]]]]\n'''''Five-Over-One''''' ({{Abbr|lit.|literalmente}} \"cinco-sobre-um\") \u00e9 um tipo de edif\u00edcio [[Condom\u00ednio|residencial de m\u00fatliplas unidades]] comumente encontrado em \u00e1reas urbanas da [[Am\u00e9rica do Norte]].[{{cite web|url=https://www.woodworks.org/experttip/code-compliance-path-allows-podium-style-stacked-buildings-limitations-number-podium-stories/|title=Code Path and Requirements for Podium Projects|accessdate=2019-08-12|website=WoodWorks|archive-url=https://web.archive.org/web/20230329040748/https://www.woodworks.org/resources/code-path-and-requirements-for-podium-projects/|archive-date=2023-03-29|url-status=live}}][{{Citar web|ultimo=Sisson|primeiro=Patrick|url=https://archive.curbed.com/2018/12/4/18125536/real-estate-modern-apartment-architecture|titulo=Why do all new apartment buildings look the same?|data=2018-12-04|acessodata=2024-01-17|website=Curbed|lingua=en}}][{{Citar web|ultimo=Fesler|primeiro=Stephen|url=https://www.theurbanist.org/2018/05/23/city-council-allows-taller-wood-buildings-reforms-street-vacation-process-advances-waterfront-lid/|titulo=City Council Allows Taller Wood Buildings, Reforms Street Vacation Process and Advances Waterfront LID - The Urbanist|data=2018-05-23|acessodata=2024-01-17|website=www.theurbanist.org|lingua=en-US}}]\n\nTamb\u00e9m s\u00e3o referidos por varia\u00e7\u00f5es em ingl\u00eas como: '''5-over-1,''' '''over-1s''', '''one-plus-five, 5+1,''' '''podium building, pedestal building''' ou '''plataform building.'''\n\nApesar do termo, ele n\u00e3o se refere ao n\u00famero de andares acima de um andar t\u00e9rreo, e sim ao tipo de material de constru\u00e7\u00e3o inflam\u00e1vel permitido (Tipo III ou Tipo V), sobre uma base resistente ao fogo (de Tipo I) para um andar para \"5-sobre-1\" ou dois andares para \"5-sobre-2\", conforme a Se\u00e7\u00e3o 510.2 do C\u00f3digo Internacional de Constru\u00e7\u00e3o (IBC).[{{Citar web|url=https://www.structuremag.org/?p=10934|titulo=STRUCTURE magazine {{!}} 5-over-2 Podium Design|acessodata=2024-01-17|lingua=en-US}}][{{Citar web|ultimo=Banton|primeiro=Lawrence|url=https://cheddar.com/media/why-all-new-apartment-buildings-look-identical|titulo=Why All New Apartment Buildings Look Identical|acessodata=2024-01-17|website=Cheddar News}}][{{Citar web|ultimo=Demsas|primeiro=Jerusalem|url=https://www.vox.com/22650806/gentrification-affordable-housing-low-income-housing|titulo=Why does TikTok hate this affordable housing development?|data=2021-09-10|acessodata=2024-01-17|website=Vox|lingua=en}}]\n\n== Caracter\u00edsticas ==\nO estilo de edif\u00edcios teve origem no trabalho do arquiteto Tim Smith em [[Los Angeles]], que aproveitou uma altera\u00e7\u00e3o no c\u00f3digo de constru\u00e7\u00e3o que permitia o uso de madeira tratada com retardante de fogo (FRTW) para construir edif\u00edcios de at\u00e9 cinco andares. A partir disso, ele percebeu que o que se tornou o modelo \"Five-over-One\" reduziria substancialmente os custos de constru\u00e7\u00e3o, tornando financeiramente vi\u00e1vel um projeto de 100 unidades de moradias populares.\n\nO primeiro exemplo registrado de constru\u00e7\u00e3o 5-over-1 \u00e9 um pr\u00e9dio de apartamentos para moradias populares em [[Los Angeles]] constru\u00eddo em 1996.[{{Citar peri\u00f3dico |url=https://www.bloomberg.com/news/features/2019-02-13/why-america-s-new-apartment-buildings-all-look-the-same |t\u00edtulo=Why America\u2019s New Apartment Buildings All Look the Same |data=2019-02-13 |acessodata=2024-01-17 |peri\u00f3dico=Bloomberg.com |lingua=en}}] \n\nO estilo se consolidou em [[Nova York]] e em outras cidades do [[Regi\u00e3o Nordeste dos Estados Unidos|nordeste estado-unidense]] ap\u00f3s as revis\u00f5es da edi\u00e7\u00e3o de 2000 do IBC, e tornou-se a prefer\u00eancia das incorporadoras na d\u00e9cada de 2010, ap\u00f3s uma revis\u00e3o de 2009 do IBC devido aos custos de constru\u00e7\u00e3o relativamente mais baixos em compara\u00e7\u00e3o com a\u00e7o e concreto.[{{citar web|ultimo=Azoff|primeiro=Rachel Z.|url=https://www.multifamilyexecutive.com/design-development/construction/multifamily-developers-turn-to-wood-frame-construction-to-cut-costs_o|titulo=Multifamily Developers Turn to Wood-Frame Construction to Cut Costs|data=2009-07-01|website=Multi Family Executive}}] Os edif\u00edcios 5 sobre 1 geralmente apresentam corredores internos de acesso seguro com unidades residenciais em ambos os lados, o que favorece o formato de edif\u00edcio em U, E, C ou em \u00e2ngulo reto. Os exteriores dos edif\u00edcios 5-over-1 geralmente cont\u00eam janelas planas, [[fachada ventilada]] e pain\u00e9is de [[Fibrocimento|fibra de cimento]]. Os edif\u00edcios normalmente s\u00e3o constru\u00eddos em altura m\u00e9dia (''mid-rise'') com quatro ou cinco andares de [[estrutura em madeira leve|estrutura de madeira leve]] (''wood-frame)''[{{cite web|url=https://www.awc.org/pdf/education/des/ReThinkMag-DES515A-MultistoryWoodConstruction-140210.pdf|title=Multi-Story Wood Construction|date=2012-03-26|accessdate=2019-02-23|work=[[Engineering News-Record]]|archive-url=https://web.archive.org/web/20201111200406/https://www.awc.org/pdf/education/des/ReThinkMag-DES515A-MultistoryWoodConstruction-140210.pdf|archive-date=2020-11-11|url-status=dead}}] dedicando sua base de concreto, geralmente para o com\u00e9rcio de varejo ou espa\u00e7o de comodidade para os residentes.\n\n\u00c0s vezes, esses edif\u00edcios tamb\u00e9m s\u00e3o chamados de '''Wrap''' ou '''Texas Doughnut''', que descreve um edif\u00edcio multifamiliar que \u00e9 envolvido por uma garagem de estacionamento no centro, similarmente a um [[Rosquinha|doughnut]].[{{cite web|first=Natalia|url=https://www.bizjournals.com/philadelphia/blog/real-estate/2014/06/developer-to-break-ground-on-apartment-complex-in.html?page=all|title=Developer to break ground on apartment complex in King of Prussia|date=2014-06-27|accessdate=2019-02-23|work=[[Philadelphia Business Journal]]|publisher=[[American City Business Journals]]|author=Kostelni|archive-url=https://web.archive.org/web/20141106034438/https://www.bizjournals.com/philadelphia/blog/real-estate/2014/06/developer-to-break-ground-on-apartment-complex-in.html?page=all|archive-date=2014-11-06|url-status=live}}][{{cite web|first=Amara|url=http://buildabetterburb.org/a-fresh-flavor-for-the-texas-doughnut/|title=A Fresh Flavor of the Texas Doughnut|accessdate=2019-02-23|work=Build A Better Burb|author=Holstein|archive-url=https://web.archive.org/web/20230127052252/http://buildabetterburb.org/a-fresh-flavor-for-the-texas-doughnut/|archive-date=2023-01-27|url-status=live}}] \n\nEsse estilo \u00e9 comum em cidades estado-unidenses com maior obrigatoriedade de estacionamento em seu [[C\u00f3digo de Obras]].\n\n{{multiple image\n| align = center\n| image1 = 1-over-1 condo studios 01.webp\n| width1 = 200\n| link1 = https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1-over-1_condo_studios_01.webp#/media/File:1-over-1_condo_studios_01.webp\n| caption1 = Unidades Habitacionais\n| image2 = 1-over-1 condo studios 02.webp\n| width2 = 200\n| link2 = https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1-over-1_condo_studios_02.webp#/media/File:1-over-1_condo_studios_02.webp\n| caption2 = Estacionamento e \u00e1reas de servi\u00e7o\n| footer = Maquete digital esquem\u00e1tica de um edif\u00edcio com 19 [[Apartamento|Unidades Habitacionais]] e 22 vagas de estacionamento no t\u00e9rreo
\n}}\n\n{{multiple image\n| align = center\n| image1 = 4-over-1.jpg\n| width1 = 200\n| alt1 = 5-over-1\n| link1 = https://en.wikipedia.org/wiki/File:4-over-1.jpg#/media/File:4-over-1.jpg\n| caption1 = 5-over-1\n| image2 = 4-over-1 garage on bottom floor.webp\n| width2 = 220\n| alt2 = Garagem do t\u00e9rreo de um 5-over-1\n| link2 = https://commons.wikimedia.org/wiki/File:4-over-1_garage_on_bottom_floor.webp#/media/File:4-over-1_garage_on_bottom_floor.webp\n| caption2 = Garagem no t\u00e9rreo de um 5-over-1\n| footer = Nota: Exemplos sem rela\u00e7\u00e3o com maquete acima\n}}\n== Cr\u00edticas ==\nO estilo de edif\u00edcios 5-over-1 \u00e9 frequentemente criticado por seu alto risco de inc\u00eandio quando em constru\u00e7\u00e3o,[{{cite web|first=Cameron|url=https://www.bisnow.com/boston/news/multifamily/fire-inspired-end-of-wood-frame-construction-could-halt-affordable-housing-77348|title=CRE Hypes Safety Of Wood-Frame Construction In Wake Of National Fires|date=2017-08-03|accessdate=2019-02-23|work=[[Bisnow Media]]|author=Sperance|archive-url=https://web.archive.org/web/20230927160752/https://www.bisnow.com/boston/news/multifamily/fire-inspired-end-of-wood-frame-construction-could-halt-affordable-housing-77348|archive-date=2023-09-27|url-status=live}}] bem como sua mediocridade arquitet\u00f4nica.[{{citar web|ultimo=Portillo|primeiro=Ely|url=https://www.charlotteobserver.com/news/business/article50548575.html|titulo=Why so many of Charlotte\u2019s new apartments look alike (and why some are calling for change)|data=2015-12-20|website=The Charlotte Observer}}] Algumas cidades e jurisdi\u00e7\u00f5es consideraram regulamenta\u00e7\u00f5es adicionais para estruturas de madeira de v\u00e1rios andares. Depois que um complexo de apartamentos em constru\u00e7\u00e3o foi incendiado no centro de [[Waltham (Massachusetts)|Waltham, Massachusetts]] em 2017, o conselho da cidade votou por 14 a 0 para solicitar que o estado reavaliasse o c\u00f3digo de constru\u00e7\u00e3o para edif\u00edcios de 5 andares.[{{cite web|first=John|url=https://www.bostonglobe.com/metro/2017/08/01/waltham-fire-spurs-call-for-tighter-state-building-code/PdmqXCmlZxecwDlSnelYMN/story.html|title=Waltham fire spurs call for tight state building code|date=2017-08-01|accessdate=2019-02-23|work=[[The Boston Globe]]|author=Laidler|archive-url=https://web.archive.org/web/20221102033750/https://www.bostonglobe.com/metro/2017/08/01/waltham-fire-spurs-call-for-tighter-state-building-code/PdmqXCmlZxecwDlSnelYMN/story.html|archive-date=2022-11-02|url-status=live|url-access=subscri\u00e7\u00e3o}}] O bairro de [[:en:Edgewater,_New_Jersey|Edgewater, New Jersey]], apresentou uma resolu\u00e7\u00e3o pedindo que o estado de [[New Jersey]] promulgue normas de seguran\u00e7a contra inc\u00eandio mais r\u00edgidas para edif\u00edcios com estrutura de madeira ap\u00f3s um grande inc\u00eandio ocorrido nos apartamentos Avalon at Edgewater com estrutura de madeira em 2015.[{{{cite web|first=Michael W.|url=https://www.northjersey.com/story/news/bergen/edgewater/2018/03/23/edgewater-nj-prevent-fires-avalon-assembly-senate/449604002/|title=Edgewater quer lei para evitar inc\u00eandios como o Avalon|date=2018-03-23|accessdate=2019-02-23|work=[[NorthJersey.com]]|publisher=[[Gannett]]|author=Curley|archive-url=https://web.archive.org/web/20221208092034/https://www.northjersey.com/story/news/bergen/edgewater/2018/03/23/edgewater-nj-prevent-fires-avalon-assembly-senate/449604002/|archive-date=2022-12-08|url-status=live}}]\n\nO estilo 5-over-1 de pr\u00e9dios de apartamentos tamb\u00e9m est\u00e1 associado \u00e0 [[gentrifica\u00e7\u00e3o]], devido \u00e0 popularidade do estilo de constru\u00e7\u00e3o em bairros afetados pelo [[:en:Development-induced_displacement|deslocamento induzido pelo desenvolvimento]]. No entanto, foi demonstrado que as novas moradias a pre\u00e7os de mercado (que podem incluir edif\u00edcios no estilo 5-over-1) diminuem o mercado de moradias de qualidade inferior, tornando-as uma poss\u00edvel ferramenta antideslocamento.[{{cite web|first=Henry|url=https://slate.com/business/2022/03/housing-gentrification-study-construction-displacement-bay-area.html|title=New Buildings Do Change Neighborhoods-Mostly for the Better|date=2022-03-29|access-date=2022-04-21|work=[[Slate (magazine)|Slate]]|author=Grabar|archive-url=https://web.archive.org/web/20230920214041/https://slate.com/business/2022/03/housing-gentrification-study-construction-displacement-bay-area.html|archive-date=2023-09-20|url-status=live}}][{{cite web|first=Ranjani|url=https://www.vox. com/videos/2022/2/14/22933188/gentrification-low-income-affordable-housing|title=Por que os \"pr\u00e9dios de gentrifica\u00e7\u00e3o\" s\u00e3o mal compreendidos|date=2022-02-14|access-date=2022-04-21|work=[[Vox (website)|Vox]]|author=Chakraborty|archive-url=https://web.archive.org/web/20230520120226/https://www.vox.com/videos/2022/2/14/22933188/gentrification-low-income-affordable-housing|url=https://www.vox.com/videos/2022/2/14/22933188/gentrification-low-income-affordable-housing|archive-date=2023-05-20|url-status=live}}]\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n\n*[[Apart-hotel]]\n*''[[Loft]]''\n*[[Moradia]]\n*[[Quitinete]]\n*[[Sobrado (arquitetura)|Sobrado]]\n*''[[Terraced house]]''\n\n== Refer\u00eancias ==\n\n\n{{Portal3|Engenharia|Arquitetura}}\n{{controle de autoridade}}\n\n[[Categoria:Arquitetura]]\n[[Categoria:Casa]]\n[[Categoria:Lar]]\n[[Categoria:Edif\u00edcios e estruturas]]\n[[Categoria:Constru\u00e7\u00f5es]]\n[[Categoria:Tipologias arquitet\u00f3nicas]]\n[[Categoria:Setor imobili\u00e1rio]]"}]},"2150407":{"pageid":2150407,"ns":0,"title":"Escola Militar de Porto Alegre","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"[[Ficheiro:Cm pa 0012.jpg|thumb|right|250px|''Pr\u00e9dio onde funcionou a Escola de Guerra de Porto Alegre'']]\nA '''Escola Militar de Porto Alegre''' foi uma escola de prepara\u00e7\u00e3o de oficiais do [[Ex\u00e9rcito Brasileiro]].\n\n==Hist\u00f3ria==\n\nTem a sua origem na cria\u00e7\u00e3o do Curso de Infantaria e Cavalaria da Prov\u00edncia de S\u00e3o Pedro do Rio Grande do Sul, estabelecimento de instru\u00e7\u00e3o do Ex\u00e9rcito Imperial Brasileiro, previsto no Decreto Imperial n\u00ba 634, de [[20 de setembro]] de [[1851]], situado na cidade com esse nome, no atual estado do [[Rio Grande do Sul]].\n\nNo ano de 1858 foi transformado em Escola Militar Preparat\u00f3ria, aos candidatos que aspiravam o ingresso na Escola Militar da Corte, localizada no Munic\u00edpio da Corte, atual [[Rio de Janeiro (cidade)|cidade do Rio de Janeiro]]. Por esse motivo, em 1860 passou a ser denominada de Escola Militar Auxiliar.\n\nA [[Guerra do Paraguai]] provocou a interrup\u00e7\u00e3o do funcionamento da escola, que s\u00f3 deu continuidade \u00e0s suas atividades em 24 de maio de 1874, com o nome de Curso de Infantaria e Cavalaria.\n\nEm 1880 o Marechal C\u00e2mara, [[Visconde de Pelotas]] e Ministro da Guerra, determinou o aproveitamento do pr\u00e9dio em constru\u00e7\u00e3o na V\u00e1rzea do Port\u00e3o, atual [[Parque Farroupilha]], sede do atual [[Col\u00e9gio Militar de Porto Alegre]], para ali estabelecer a Escola Militar da Prov\u00edncia do Rio Grande do Sul, em regime de internato, cuja transfer\u00eancia de um casar\u00e3o do [[Areal da Baronesa]] ocorreu a partir de 1883.\n\nCom a eclos\u00e3o da [[Revolu\u00e7\u00e3o Federalista]] em 1893, a institui\u00e7\u00e3o, novamente, encerrou as suas portas, reabrindo mais tarde com o nome de Escola Preparat\u00f3ria e T\u00e1tica. Em decorr\u00eancia de atos de indisciplina dos alunos, envolvidos em conflitos com a Guarda Municipal, em 1898 a escola foi transferida para o munic\u00edpio de [[Rio Pardo]].\n\nNova puni\u00e7\u00e3o do corpo discente, dessa vez dos cadetes da [[Escola Militar da Praia Vermelha]], no Rio de Janeiro, por causa da participa\u00e7\u00e3o na [[Revolta da Vacina]], de 1904, resultou na cria\u00e7\u00e3o da Escola de Guerra de Porto Alegre, atrav\u00e9s do Decreto n\u00ba 5.698, de 2 de outubro de 1905, para onde todos foram transferidos, ficando instalados no local da escola precedente, no casar\u00e3o da V\u00e1rzea.\n\nFinalmente, transferida a institui\u00e7\u00e3o para o Rio de Janeiro, em 1911, e sucedida pela [[Escola Militar do Realengo]], o seu pr\u00e9dio deu lugar ao atual [[Col\u00e9gio Militar de Porto Alegre|Col\u00e9gio Militar]], fundado em 1912, estabelecimento de [[ensino secund\u00e1rio]] que n\u00e3o deve ser confundido com a Escola Militar, destinada \u00e0 forma\u00e7\u00e3o profissional de oficiais do Ex\u00e9rcito.[{{Citar web |url=http://www.aredencao.com.br/colegiomilitar.htm#hist\u00f3rico |titulo=Hist\u00f3rico da Escola Militar de Porto Alegre |acessodata=2009-02-23 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20090205220606/http://aredencao.com.br/colegiomilitar.htm#hist\u00f3rico |arquivodata=2009-02-05 |urlmorta=yes }}]\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n* [[Escola Militar da Praia Vermelha]]\n* [[Escola Militar do Realengo]]\n* [[Academia Militar das Agulhas Negras]]\n* [[Sociedade Culto \u00e0s Letras]], fundada no \u00e2mbito da Escola Militar\n\n==Bibliografia==\n\n* MEDEIROS, Laudelino T. \u2013 \"Escola Militar de Porto Alegre\" - Editora da UFRGS \u2013 1992 \u2013 120p.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n[[Categoria:Unidades de ensino do Ex\u00e9rcito Brasileiro]]\n[[Categoria:Escolas militares do Brasil|Porto Alegre]]"}]},"6519151":{"pageid":6519151,"ns":0,"title":"Porta-retrato","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Objeto/Wikidata|imagem=Porta-Retrato (1-06-02-000-01661-00-00-02), Acervo do Museu Paulista da USP.jpg}}\nO '''porta-retrato''' \u00e9 uma esp\u00e9cie de pequena caixa formada por uma placa de vidro transparente, uma [[moldura]] e um fundo geralmente de madeira do mesmo tamanho, ou de dois vidros, sustentada por uma pequena haste de madeira ou metal entre os quais se coloca uma fotografia, gravura, etc.\n\n== Utiliza\u00e7\u00e3o ==\n[[Ficheiro:Porta-Retrato (1-06-02-000-01528-00-00-05), Acervo do Museu Paulista da USP.jpg|esquerda|miniaturadaimagem|236x236px|Porta-retrato que pertenceu a Santos Dumont, acervo do Museu Paulista. ]]\n[[Ficheiro:Porta-Retrato_(1-06-02-000-01528-00-00-13),_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP.jpg|miniaturadaimagem|180x180px|Verso do porta-retrato de Santos Dumont. ]]\nAl\u00e9m de possuir fun\u00e7\u00e3o decorativa, este objeto \u00e9 usado para recordar um evento ou uma pessoa e normalmente \u00e9 colocado na sala de estar ou em um quarto. O porta-retrato tamb\u00e9m pode ser utilizado para expor certificados e diplomas de menor tamanho e para guardar atrav\u00e9s de fotos lembran\u00e7as familiares importantes. Ao contr\u00e1rio do \u00e1lbum de fotos, o porta-retrato \u00e9 um objeto de exposi\u00e7\u00e3o f\u00e1cil, normalmente ficando, por exemplo, em cima de mesas e bir\u00f4s.[{{citar web |url=https://www.imovelweb.com.br/noticias/decoracao/porta-retrato-o-acessorio-que-conta-os-belos-momentos-da-familia/ |titulo=Porta-retrato: o acess\u00f3rio que conta os belos momentos da fam\u00edlia |publicado=Imovelweb}}]\n\nUm porta-retrato que pertenceu a [[Santos Dumont]] era revestido de tecido com moldura retangular de couro branco.\n\nCom o avan\u00e7o da tecnologia, surgiram os porta-retratos digitais, com dimens\u00f5es que variam de 7 a 10 polegadas e funcionando ligado \u00e0 tomada el\u00e9trica. Para visualiza\u00e7\u00e3o das fotos, \u00e9 necess\u00e1rio conectar um cabo USB, um ''pen drive'' ou um cart\u00e3o de mem\u00f3ria com as imagens. Elas ser\u00e3o exibidas como apresenta\u00e7\u00e3o de ''slides'', apresentando uma sequ\u00eancia de fotos, diferenciando-se do porta-retrato tradicional, que permite somente uma foto. As fotos podem ser customizadas para serem apresentadas na posi\u00e7\u00e3o vertical ou horizontal, apesar disso, estes dipositivo n\u00e3o fazem muitos sucesso.[{{Citar web |url=http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/o-que-e-porta-retrato-digital.html |titulo=O que \u00e9 porta-retrato digital? |acessodata=2021-03-18 |website=TechTudo |lingua=pt-br}}]\n\n==Constru\u00e7\u00e3o==\n[[File:Rahmenmacherwerkstatt um1900.jpg|thumb|Oficina de um fabricante de molduras, \u00f3leo sobre tela, cerca de 1900.]]\nNormalmente, os porta-retratos s\u00e3o feitos de [[madeira]] mais resist\u00eante, podem ser moldados em uma ampla variedade de tipos, permitindo uma variedade de acabamentos. Outros materiais incluem metais como [[prata]], [[bronze]], [[alum\u00ednio]] e pl\u00e1sticos r\u00edgidos, como [[poliestireno]]. A superf\u00edcie da [[moldura]] pode ser de qualquer cor ou textura. Alguns porta-retratos t\u00eam [[moldura]] uras elaboradas, de acordo com os desejos do comprador. As decora\u00e7\u00f5es costumam ser feitas de [[Gesso|gesso moldado]] e depois finalizado com pintura ou textura. Al\u00e9m disso, por detr\u00e1s do porta-retrato existe um encaixe que serve para segurar o [[vidro]] da moldura (caso houver) mantendo o objeto com seguran\u00e7a atr\u00e1s da superf\u00edcie interna do [[vidro]].[{{cite web|url=http://www.faqs.org/patents/app/20080222899|title=PICTURE FRAME BACKING PAPER EDGE TRIMMER|work=US Patent application|date=2008-09-18|author=Lamoyne W. Durham}}]\n\n=== Formas ===\nMolduras de fotos s\u00e3o geralmente quadradas ou retangulares, embora existam molduras circulares e ovais. Molduras em formatos mais incomuns, podem ser esculpidas \u00e0 m\u00e3o por um [[Entalhe|entalhador]] ou [[Carpintaria|carpinteiro]] profissional. Existem tamb\u00e9m molduras projetadas para contornar os cantos. Um desenho popular \u00e9 a [[concha]], um recuo na moldura que adiciona profundidade.\n\n== Cuidados ==\n[[File:Passe-Partout - 2013-04-21 at 15-52-17.jpg|thumb|Um \"passe-partout\" pode ser colocado entre a moldura e a imagem. O passe-partout serve a dois prop\u00f3sitos: primeiro, para evitar que a imagem toque o vidro e, segundo, para enquadrar a imagem e aumentar seu apelo visual.]]\n\n[[File:Compi\u00e8gne (60), mus\u00e9e du Second Empire, tableau - L'imp\u00e9ratrice Eug\u00e9nie, par Winterhalter, 1864, inv. MMPO.203.jpg|thumb|Quadro redondo do segundo imp\u00e9rio]]\n[[File:ChenonceauPaintingHyacintheRigaud.jpg|thumb|Retrato do Rei Lu\u00eds XIV em moldura barroca dourada.]]Em [[Exposi\u00e7\u00e3o|exposi\u00e7\u00f5es]] e [[Museu|museus]], o [[vidro]] deve ser mantido fora da superf\u00edcie da imagem, a fim de evitar que o objeto fique aderido \u00e0 parte inferior do [[vidro]], adquirindo mudan\u00e7as de cor irrevers\u00edveis por causa da luz e poss\u00edveis microorganismos. Para que isso ocorra, existem espa\u00e7adores colocados atr\u00e1s da vidra\u00e7a e escondidos da vista pela borda da moldura.\n\nO tratamento da parte de tr\u00e1s da obra de arte emoldurada tamb\u00e9m varia amplamente. Todos os pacotes de estrutura devem incorporar algum tipo de placa r\u00edgida e densa para proteger contra choques mec\u00e2nicos e a entrada de sujeira, [[insetos]], [[Humidade|umidade]] e poluentes. Atr\u00e1s das placa de apoio, grampos de reten\u00e7\u00e3o ou pregos prendem o fundo no lugar. Um painel de prote\u00e7\u00e3o contra [[poeira]] \u00e9 colado na parte de tr\u00e1s da moldura.\n==Hist\u00f3ria==\n\n=== Egito Romano ===\nOsretratos mais antigos j\u00e1 descobertos s\u00e3o das [[Retratos de Faium|m\u00famias fayum]].[(2016-10-21) [https://www.christies.com/features/Mummy-portraits-A-visual-record-of-evolving-styles-in-Roman-Egypt-7723-1.aspxl Mummy portraits: A visual record of changing fashions in Roman Egypt]. ''Christies''] As molduras de [[estuque]] podem ter sido usadas para pendurar os retratos na casa do propriet\u00e1rio at\u00e9 a hora da morte, momento em que o retrato teria sido colocado sobre a [[m\u00famia]]. Outra teoria \u00e9 que os retratos foram pintados perto da morte e foram carregados pela cidade em uma prociss\u00e3o f\u00fanebre antes de o corpo ser levado ao [[Embalsamamento|embalsamador]].[{{Citar web |url=https://web.archive.org/web/20061028071325/http://www.pictureframingmagazine.com/pdfs/FrameHistory/Aug98_pt1panelpaintings.pdf |titulo=A Survey of Frame History |data=2006-10-28 |acessodata=2021-05-14 |website=web.archive.org}}]\n\nEmbora bordas de moldura na arte antiga fossem usadas para dividir cenas e ornamenta\u00e7\u00e3o por antigos artistas eg\u00edpcios e gregos em [[cer\u00e2mica]] e pinturas de parede, as primeiras molduras de madeira entalhada como as conhecemos hoje apareceram em pequenos pain\u00e9is de pinturas na [[Europa]] dos [[S\u00e9culo XII|s\u00e9culos XII]] e [[S\u00e9culo XIII|XIII]].[{{Citar web |ultimo=www.webdecker.de |primeiro=webdecker- |url=https://www.kulturverlag-kadmos.de/buch/kunstkommunikation-wie-ist-kunst-moeglich.html |titulo=Kunstkommunikation: \u00bbWie ist Kunst m\u00f6glich?\u00ab |acessodata=2021-05-14 |website=Kulturverlag Kadmos - Berlin |lingua=de}}] De acordo com uma s\u00e9rie hist\u00f3rica publicada na Picture Frame Magazine, essas primeiras pinturas de painel emoldurados eram feitas de uma s\u00f3 pe\u00e7a. A \u00e1rea a ser pintada era [[Entalhe|entalhada]], deixando uma borda em relevo em volta da borda externa, como uma bandeja. A pe\u00e7a inteira foi depois gesso e dourado. Pintar a imagem no painel plano era a \u00faltima coisa a ser feita.\"[{{Cite web|url=https://www.customframescanada.ca/blogs/news/history-of-custom-framing|title=Recent History of Framing|last=Geraghty|first=Ian|language=en|access-date=2021-01-31}}]\n\nQuando se percebeu que este m\u00e9todo de produzir molduras era muito caro, um m\u00e9todo mais eficiente foi desenvolvido, usando tiras de moldagem mitradas. Essas tiras eram fixadas a um painel plano de [[madeira]] que produzia uma imagem semelhante resultaram no painel esculpido, mas eram mais econ\u00f4micos. Este tipo de moldura \u00e9 conhecido como uma moldura engatada. Os primeiros eram feitos de tiras de moldagem de madeira simples presas \u00e0 borda externa de um painel de madeira.\"\n\n=== Renascimento ===\n[[File:Louis Sav\u00e8s en uniforme avec la croix de guerre.jpg|thumb|Uma fotografia de retrato de um soldado franc\u00eas.|282x282px]]Ao longo dos [[S\u00e9culo XIV|s\u00e9culos XIV]] e [[S\u00e9culo XV|XV]], a maioria das molduras europeias foram encomendadas por igrejas. As molduras foram ornamentadas com elementos arquitet\u00f4nicos que imitam o exterior das grandes catedrais. No entanto, durante [[Renascen\u00e7a italiana]], surgiram os patronos das artes como a [[Casa dos M\u00e9dici|fam\u00edlia Medici]], que encomendava obras de arte como pinturas aleg\u00f3ricas, devocionais e retratos. A Adora\u00e7\u00e3o dos Magos de Gentile da Fabriano (1423) \u00e9 o primeiro ret\u00e1bulo feito com painel e moldura em duas pe\u00e7as separadas, tornando-se a primeira moldura independente como a conhecemos hoje.[[http://www.artquid.com/page/11/the-renaissance-and-louis-xiii-style.html Louis VIII style]. Artquid.com. Retrieved on 2016-02-12.]\n\nSob o reinado de [[Francisco I de Fran\u00e7a|Francisco I]], o primeiro monarca renascentista da Fran\u00e7a de 1515 a 1547, a arte ganhou destaque na vida di\u00e1ria e floresceu junto com os porta-retratos. Muitos trabalhadores vieram da [[It\u00e1lia]] para o com\u00e9rcio de artes, incluindo [[Leonardo da Vinci]], a quem \"Francisco convenceu a deixar a It\u00e1lia na \u00faltima parte de sua vida\". As molduras agora eram projetadas por construtores de m\u00f3veis, e n\u00e3o por artistas, escultores ou arquitetos, como no passado. Livros sobre m\u00f3veis e design de interiores foram publicados e distribu\u00eddos para um mercado mais amplo.[{{citar web |url=https://web.archive.org/web/20070113012648/http://www.pictureframingmagazine.com/pdfs/FrameHistory/May00_Frameofobject.pdf |titulo=Frames of Reference |acessodata=14/05/21 |publicado=Wayback Machine}}]\n\nDe 1610 a 1643, sob o reinado de [[Lu\u00eds XIII de Fran\u00e7a|Lu\u00eds XIII na Fran\u00e7a]], a influ\u00eancia da corte e do requinte ocupou o centro das aten\u00e7\u00f5es nos designs de porta retratos. Os perfis tornaram-se mais finos do que seus predecessores italianos e surgiram designs cont\u00ednuos, como ovo e dardo, fita e fluxo de folhas, al\u00e9m de designs pronunciados de cantos em baixo relevo. Isso pavimentou o caminho para o design [[barroco]] em molduras de quadros e \"as influ\u00eancias espanholas, flamengas e italianas trabalharam para produzir uma curiosa mistura e troca de id\u00e9ias\".[{{cite web |url=http://www.kinderart.com/crafts/picframe.shtml |title=Picture Frame |work=Crafty Ideas |format=SHTML |publisher=KinderArt |access-date=2009-03-21 }}]\n\n=== Iconografia ===\nMolduras de fotos como arte foram altamente desenvolvidas em pa\u00edses ortodoxos (por exemplo, [[R\u00fassia]] e [[S\u00e9rvia]]) e usadas para cobrir \u00edcones em igrejas. As primeiras arma\u00e7\u00f5es americanas, conhecidas como American Empire Style Frames, s\u00e3o muito simples e utilit\u00e1rias. Eles s\u00e3o semelhantes \u00e0 simples enseada ou concha na moldura da parede encontrada na arquitetura colonial.[{{Cite web|url=https://www.smithsonianmag.com/smithsonian-institution/five-things-you-didnt-know-about-picture-frames-20206471/|title=Five Things You Didn't Know About Picture Frames|last=Gambino|first=Megan|website=Smithsonian|language=en|access-date=2019-10-11}}]\n{{refer\u00eancias|col=2}}\n[[Categoria:Materiais de artes visuais]]"}]},"4366858":{"pageid":4366858,"ns":0,"title":"Praia de Gulpiyuri","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Praia}}\nA '''praia de Gulpiyuri''' \u00e9 uma pequena praia situada ao norte do povo de [[Naves]], a metade do caminho entre [[Ribadesella]] e [[Llanes]] ([[Ast\u00farias]], [[Espanha]][{{citar web |url=http://www2.uol.com.br/guiadolitoral/materias/menor_praia_do_mundo_nao_tem_acesso_direto_ao_mar-4442-2017.shtml |l\u00edngua=pt-br |t\u00edtulo=''Menor praia do mundo n\u00e3o tem acesso direto ao mar'' |publicado=[[Universo Online|''Guia do Litoral'']] |acessodata=9 de fevereiro de 2018 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20180209155016/http://www2.uol.com.br/guiadolitoral/materias/menor_praia_do_mundo_nao_tem_acesso_direto_ao_mar-4442-2017.shtml|arquivodata=9 de fevereiro de 2018}}]), que foi declarada monumento natural em [[26 de dezembro]] de [[2001]].[{{citar peri\u00f3dico/Lua|titulo=Boletim Oficial do Principado de Ast\u00farias|data=26 de dezembro de 2001|n\u00famero=297|url=https://sede.asturias.es/bopa/2001/12/26/20011226.pdf|acessodata=4 de agosto de 2013|editor=Junta General del Principado de Asturias}}][{{citar web | url=http://www.vivirasturias.com/asturias/llanes/playa-de-gulpiyuri/es | titulo=Gulpiyuri beach | acessodata=2014-04-21 | arquivourl=https://web.archive.org/web/20120618201903/http://www.vivirasturias.com/asturias/llanes/playa-de-gulpiyuri/es | arquivodata=2012-06-18 | urlmorta=yes }}][{{citar web | url=http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=en&prev=/search%3Fq%3DPlaya%2Bde%2BGulpiyuri%26hl%3Den%26safe%3Dactive%26prmd%3Dimvns&rurl=translate.google.com&sl=es&u=http://www.acampamos.com/comunidades/asturias/turismo/costas_y_playas/playa_de_gulpiyuri/playa_de_gulpiyuri.htm&usg=ALkJrhguM5ccs0bJSDNmrY7OERujjzvGDA |t\u00edtulo=Gulpiyuri beach: Beaches and Coasts of Asturias |publicado=acampamos.com | acessodata=10 de junho de 2012}}] S\u00f3 se pode ter acesso caminhando desde a [[Praia de San Antol\u00edn]] ou desde Naves e seu isolamento permitiu relativamente boa conserva\u00e7\u00e3o desta pequena e delicada j\u00f3ia natural. A profundidade e o tamanho da \u00e1rea de \u00e1gua n\u00e3o permite mais do que poder mergulhar deitado, porem est\u00e1 bem protegida do vento.\n\nTrata-se de uma pequena praia de mar porem situada terra adentro, entre verdes prados agr\u00edcolas. Em uma costa \u00edngreme de rocha calc\u00e1ria, o mar foi criando uma caverna no interior e o fundo da caverna desabou (um fen\u00f4meno conhecido como [[dolina]]), deixando um pequeno oco circular de uns cinquenta metros (50 m) de di\u00e2metro a cem metros (100 m) da costa do [[Golfo da Biscaia|Mar Cant\u00e1brico]]. Este afundamento segue conectado com a costa a \u00e1gua de mar, notando tamb\u00e9m as mar\u00e9s e proporcionado uma praia de areia fina.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n[[Categoria:Geografia das Ast\u00farias]]\n[[Categoria:Praias da Espanha]]"}]},"6894451":{"pageid":6894451,"ns":0,"title":"Kundu (tambor)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"[[Ficheiro:Kundu_drum,_from_Papua-New_Guinea,_20th_century.jpg|miniaturadaimagem| Tambor Kundu, da Papua-Nova Guin\u00e9, povo Iatmul, [[s\u00e9culo XX]].[{{Citar web|url=https://collections.artsmia.org/art/5754/hand-drum-iatmul|titulo=Hand drum (kundu), 20th century|publicado=Minneapolis Institute of Art}}] O [[crocodilo]] \u00e9 simb\u00f3lico para os Iatmul, que acreditam que descendem de um crocodilo gigante e que o mundo \u00e9 a parte de tr\u00e1s desse crocodilo. Existem tr\u00eas crocodilos neste instrumento: o cabo e cada uma das aberturas do tambor (visto nas gravuras).]]\n'''Kundu''' \u00e9 um nome [[pidgin]] na [[Papua-Nova Guin\u00e9|Papua Nova Guin\u00e9]] para um tambor em forma de [[ampulheta]] usado para acompanhar ocasi\u00f5es formais, cerim\u00f4nias religiosas e para celebra\u00e7\u00f5es (como o Sing-sing).[{{Citar web|url=https://collections.artsmia.org/art/5754/hand-drum-iatmul|titulo=Hand drum (kundu), 20th century|publicado=Minneapolis Institute of Art}}] Este tambor \u00e9 emblem\u00e1tico da [[Papua-Nova Guin\u00e9|Papua Nova Guin\u00e9]] e aparece no [[Bras\u00e3o de armas de Papua-Nova Guin\u00e9|bras\u00e3o do pa\u00eds]].[{{Citar web|url=https://collections.qm.qld.gov.au/objects/383280/sculpturehttps://collections.qm.qld.gov.au/objects/383280/sculpture|titulo=Wooden sculpture depicting the Papua New Guinea Coat of Arms.|cita\u00e7\u00e3o=This wooden carving depicts the current Papua New Guinea emblem/coat of arms. The new emblem was created as a result of the National Identity Ordinance that passed into law in 1971. The emblem was retained after Papua New Guinea gained independence in 1975 and is still in use today. The coat of arms depicts a Bird of Paradise, traditional spear, and Kundu drum.}}]\n\n== Caracter\u00edsticas ==\nO tamanho de um tambor kundu pode variar. Um tambor de dedo pequeno pode medir 30 cm, enquanto um tambor grande pode ter 2 metros de comprimento.[{{Citar web|ultimo=Richard Aldridge|url=https://www.new-guinea-tribal-arts.com/kundu-drums/|titulo=Kundu Drums|website=new-guinea-tribal-arts.com}}]\n\nO tambor \u00e9 feito de madeira entalhada com [[Phalangeriformes|pele de gamb\u00e1]] ou pele de lagarto, com alguns instrumentos possuindo uma al\u00e7a colocada na parte mais estreita do tambor.[{{Citar web|url=https://collections.artsmia.org/art/5754/hand-drum-iatmul|titulo=Hand drum (kundu), 20th century|publicado=Minneapolis Institute of Art}}] Nem todos os kundus possuem al\u00e7as, dependendo do estilo dos instrumentos.[{{Citar web|ultimo=Richard Aldridge|url=https://www.new-guinea-tribal-arts.com/kundu-drums/|titulo=Kundu Drums|website=new-guinea-tribal-arts.com}}] Tradicionalmente, a pele do lagarto era mantida no lugar com uma camada de sangue humano (como cola).[{{Citar web|ultimo=HolmesMuseumAnthro|url=https://youtube.com/watch?v=Nvz6uy32C4M|titulo=Asmat Drum New Guinea (Part 2 of 2)|cita\u00e7\u00e3o=In the summer of 2007 two members of the Holmes Museum of Anthropology at Wichita State University traveled to the Asmat region of New Guinea. They recorded the making of a drum by an Asmat man named Robbie.}}]\n\nPara os papuas, o som do kundu representa a voz dos \"esp\u00edritos\".[{{Citar web|url=http://archive.wikiwix.com/cache/index2.php?url=http%3A%2F%2Fartmelanesien.blogspot.fr%2F2008%2F11%2Ftambour-main-kundu.html|titulo=Kundu hand drum|data=25 de novembro de 2008|cita\u00e7\u00e3o=Papuan musical instruments are resonant instruments that emit rather low-pitched sounds usually representing the voices of spirits. They are played by initiated men and are used in ceremonies.}}][{{Citar web|url=https://collections.artsmia.org/art/5754/hand-drum-iatmul|titulo=Hand drum (kundu), 20th century|publicado=Minneapolis Institute of Art}}] Exemplos de ocasi\u00f5es religiosas ou civis formais em que se pode ouvir o kundu incluem enterros, a abertura de uma nova casa ou o lan\u00e7amento de um novo barco.\n\n== Outros nomes ==\nO [[tambor de ampulheta]] \u00e9 comum na Nova Guin\u00e9 e em muitas ilhas vizinhas, uma terra com mais de 700 idiomas diferentes.[{{Citar web|ultimo=HolmesMuseumAnthro|url=https://m.youtube.com/watch?v=523OH0Rfkac|titulo=Asmat Drum New Guinea (Part 1 of 2)|cita\u00e7\u00e3o=In the summer of 2007 two members of the Holmes Museum of Anthropology at Wichita State University traveled to the Asmat region of New Guinea. They recorded the making of a [[Tifa (drum)|tifa]] drum by an Asmat man named Robbie.}}] \n\nOutros nomes incluem o ''apa'' (Povo Elema, Golfo de Papua)[{{Citar web|url=https://www.metmuseum.org/art/collection/search/501377?searchField=All&showOnly=openAccess&ft=drum&offset=0&rpp=80&pos=48|titulo=Apa, 19th century, Papua New Guiney|publicado=Metropolitan Museum of Art|cita\u00e7\u00e3o=Single-headed, hourglass-shaped drums...found only in Melanesia. In New Guinea and surrounding islands they are called by various names including apa and kundu ...drumheads are made of reptile skin in the lowlands and of opossum hide in the highlands.}}] e o ''warup'' do [[Estreito de Torres]].[{{Citar web|ultimo=Richard Aldridge|url=https://www.new-guinea-tribal-arts.com/kundu-drums/|titulo=Kundu Drums|website=new-guinea-tribal-arts.com}}]\n\n=== Tifa ===\nNo extremo oeste [[Indon\u00e9sia|indon\u00e9sio]] da Nova Guin\u00e9, a tradi\u00e7\u00e3o de fazer tambores kundu foi afetada pela tradi\u00e7\u00e3o de fabrica\u00e7\u00e3o de tambores de outras ilhas indon\u00e9sias, especialmente as [[Ilhas Molucas|Ilhas Maluku]]. Os tambores de Maluku Iskands s\u00e3o conhecidos sob o nome de ''tifa''. Esse nome tornou-se usado para alguns tambores de ampulheta da Nova Guin\u00e9.\n\nO povo Asmat, na [[Papua (prov\u00edncia indon\u00e9sia)|prov\u00edncia de Papua,]] na [[Indon\u00e9sia]], faz tambores de ampulheta cobertos com esculturas simb\u00f3licas decorativas, incluindo o cabo.[{{Citar web|ultimo=Stichting Papua Erfgoed|url=https://www.flickr.com/photos/papuan_cultures/5400756734|titulo=Papua, Asmat, drum tifa (110x19x25)|cita\u00e7\u00e3o=[Photograph of an Asmat drum]}}] Uma coisa que \u00e9 diferente nos tambores do Asmat dos tambores kundu \u00e9 que o Asmat segura a pele com um anel de [[vime]] bem ajustado e deslizante, depois que a pele \u00e9 colada.[{{Citar web|ultimo=HolmesMuseumAnthro|url=https://youtube.com/watch?v=Nvz6uy32C4M|titulo=Asmat Drum New Guinea (Part 2 of 2)|cita\u00e7\u00e3o=In the summer of 2007 two members of the Holmes Museum of Anthropology at Wichita State University traveled to the Asmat region of New Guinea. They recorded the making of a drum by an Asmat man named Robbie.}}][{{Citar web|ultimo=Carsten ten Brink|url=https://www.flickr.com/photos/carsten_tb/31871558267/|titulo=The drum Uwus village, Asmat Region, West Papua, Indonesia|cita\u00e7\u00e3o=[Photo of the drumhead on an Asmat tifa, with rattan ring and waxy drops (that change the sound of the drumhead.)]}}]\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n\n* [[Tifa]]\n* [[Tambores Garamut da Nova Guin\u00e9]]\n\n== Refer\u00eancias ==\n{{Reflist}}\n[[Categoria:Instrumentos de percuss\u00e3o]]"}]},"78727":{"pageid":78727,"ns":0,"title":"Controguerra","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Comuna da It\u00e1lia\n |regiao = Abruzos \n |provincia = Teramo \n |nome = Controguerra\n |bandeira = \n |brasao = \n |imagem = La nostra Chiesa.jpg\n |lat_deg =42 |lat_min = 51 |lat_sec = |latNS = N\n |lon_deg =13 |lon_min = 49 |lon_sec = |longEW = E\n |coord_t\u00edtulo = s\n |altitude = 267\n |area = 22\n |populacao = 2 480\n |densidade = 113\n |adjacentes = [[Ancarano]], [[Colonnella]], [[Corropoli]], [[Monsampolo del Tronto]] (AP), [[Monteprandone]] (AP), [[Nereto]], [[Spinetoli]] (AP), [[Torano Nuovo]]\n |cap = 64010\n |pref_tel = 0861\n |istat = 067020\n |fical = \n |habitantes = \n |nomepatrono = \n |datapatrono = \n |site = \n}}\n'''Controguerra''' \u00e9 uma [[comuna italiana]] da [[Abruzos|regi\u00e3o dos Abruzos]], [[prov\u00edncia de Teramo]], com cerca de 2.480 habitantes. Estende-se por uma \u00e1rea de 22 km\u00b2, tendo uma [[densidade populacional]] de 113 hab/km\u00b2. Faz fronteira com [[Ancarano]], [[Colonnella]], [[Corropoli]], [[Monsampolo del Tronto]] (AP), [[Monteprandone]] (AP), [[Nereto]], [[Spinetoli]] (AP), [[Torano Nuovo]].[{{citar web|url=http://demo.istat.it/pop2011/index.html|t\u00edtulo=Statistiche demografiche ISTAT|autor=|data=|publicado=Dato istat|acessodata=|l\u00edngua=it}}][{{citar web|url=http://demo.istat.it/bil2010/index.html|t\u00edtulo=Popolazione residente al 31 dicembre 2010|autor=|data=|publicado=Dato istat|acessodata=|l\u00edngua=it}}][{{citar web|url=http://dati.istat.it/Index.aspx|t\u00edtulo=[[Istituto Nazionale di Statistica]]|autor=|data=|publicado=Statistiche I.Stat|acessodata=|l\u00edngua=it}}]\n\n==Demografia==\n{{Gr\u00e1fico de evolu\u00e7\u00e3o|1861|2248|1871|2376|1881|2668|1901|3247|1911|3452|1921|3469|1931|3718|1936|3882|1951|3946|1961|3455|1971|2971|1981|2638|1991|2494|2001|2480|2011|2422|\n|t\u00edtulo = Varia\u00e7\u00e3o [[demografia|demogr\u00e1fica]] do munic\u00edpio entre [[1861]] e [[2011]][\n|texto = \n|cor_16 = blue\n|notas = '''Fonte''': Istituto Nazionale di Statistica (ISTAT) - Elabora\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica da Wikipedia\n}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{esbo\u00e7o-geoit}}\n{{Comunas da prov\u00edncia de T\u00e9ramo}}\n{{Portal3|It\u00e1lia}}\n\n[[Categoria:Comunas de T\u00e9ramo (prov\u00edncia)]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Abruzzo bandiera.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Disc Plain red (edge).svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Abruzzo.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Italy.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Italy location map.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Italy looking like the flag.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:La nostra Chiesa.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Map of province of Teramo (region Abruzzo, Italy).svg"}]},"3840543":{"pageid":3840543,"ns":0,"title":"Embarcadero Technologies","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{mais fontes||emp|data=novembro de 2012}}\n[[Ficheiro:EMBT logo.jpg|miniaturadaimagem|O logotipo da Embarcadero Technologies.]]\n'''Embarcadero Technologies''' \u00e9 uma empresa norte-americana de [[software]] que desenvolve, produz, licencia e d\u00e1 suporte a uma ampla variedade de produtos e servi\u00e7os relacionados a [[software]] atrav\u00e9s das suas v\u00e1rias divis\u00f5es. Fundada em Outubro de [[1993]] por Stephen Wong e [[Stuart Browning]] com uma \u00fanica ferramenta de banco de dados para DBAs Sybase lan\u00e7ada em dezembro do mesmo ano chamada Rapid SQL,][[http://www.embarcadero.com/company/about-us Embarcadero Technologies finding from Embarcadero.com]][[http://www.allbusiness.com/technology/software-services-applications/6519245-1.html Stephen Wong listed as Co-founder from allbusiness.com]] foi depois desenvolvendo mais ferramentas para desenvolvimento de softwares para [[Microsoft Windows]] e outros [[sistemas operacionais]], para design de bancos de dados, desenvolvimento e gest\u00e3o, para plataformas como [[Oracle Database|Oracle]], [[Microsoft SQL Server]], [[IBM DB2]], [[Sybase]] e [[MySQL]].\n\n==Notas==\n{{Reflist|2}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n*{{oficial|http://www.embarcadero.com}}\n\n{{Esbo\u00e7o-inform\u00e1tica}}\n\n[[Categoria:Empresas de software dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Empresas fundadas em 1993]]"}]}}}}