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Integrando as f\u00e1bricas e opera\u00e7\u00f5es das duas empresas, a ideia era compartilhar os custos e potencializar os pontos fortes de cada uma, em uma experi\u00eancia tentada tamb\u00e9m em [[Portugal]] com a [[AutoEuropa]]. A campanha da nova joint-venture foi deflagrada no dia 1 de julho daquele ano, come\u00e7ando com a comunica\u00e7\u00e3o interna das duas empresas, assim como placa nos edif\u00edcios-sedes, jornais, emissora de r\u00e1dio e televis\u00e3o.\n\nApesar de todo o processo ser cumprido em 1987, apenas em 1990 que as fabricantes iniciam o funcionamento da empresa, que tinha 51% de suas a\u00e7\u00f5es controlados pela Volkswagen e 49% pela Ford.\n\nAs empresas se concentraram em comunicar os seguintes pontos:\n\n* A Autolatina seria uma empresa holding; a Volkswagen e a Ford manteriam identidade e individualidade das suas marcas;\n* Os distribuidores Volkswagen continuariam vendendo e assistindo produtos Volkswagen, da mesma forma que os da Ford em rela\u00e7\u00e3o aos seus produtos;\n* N\u00e3o se tratava de uma incorpora\u00e7\u00e3o ou fus\u00e3o das duas empresas, e sim de um acordo operacional com benef\u00edcios para ambas e para seus p\u00fablicos.\n\n== O mercado nos anos 80 ==\nA estrat\u00e9gia de fus\u00e3o teve rela\u00e7\u00e3o com o momento que a ind\u00fastria automobil\u00edstica brasileira passava na segunda metade da d\u00e9cada de 80, com retra\u00e7\u00e3o de mercado interno e t\u00edmida participa\u00e7\u00e3o das fabricantes brasileiras no mercado internacional. A estrat\u00e9gia buscava tamb\u00e9m garantir a perman\u00eancia das duas fabricantes no mercado interno, aumentando suas taxas de [[lucro]] - tanto a Ford quanto a Volkswagen vinham de uma crise de vendas e espa\u00e7o de mercado no in\u00edcio dos anos de 1980.\n\nNo caso da Ford, parecia mesmo ser a sa\u00edda para sua perman\u00eancia no pa\u00eds. Antes da fus\u00e3o, a Volkswagen controlava 34% do mercado interno brasileiro, j\u00e1 a Ford, mantinha uma fatia de 21%. Ap\u00f3s a fus\u00e3o, passaram a controlar juntas, 60% do mercado brasileiro e 30% do argentino.\n\nEm teoria, a fus\u00e3o parecia uma sa\u00edda ideal para as duas fabricantes num mundo cada vez mais globalizado. Por\u00e9m, o estabelecimento concreto da Autolatina enfrentou s\u00e9rias dificuldades internas e externas em seus sete anos de exist\u00eancia. O primeiro e grande problema a ser enfrentado foi a falta de investimento das matrizes. Dado a concorr\u00eancia entre a Ford e a Volkswagen, em \u00e2mbito mundial, havia a dificuldade da troca de conhecimento t\u00e9cnico, debilitando as colabora\u00e7\u00f5es locais. Outro problema foi a constante tens\u00e3o entre a Autolatina e os sucessivos governos brasileiros com os quais, por motivos diferentes, ela se desentendeu, ora por causa do congelamento de pre\u00e7os, ora por conta da supervaloriza\u00e7\u00e3o da moeda.\n\nOutro problema acontecia com os revendedores, pois como n\u00e3o houve inter-rela\u00e7\u00e3o processo/produto/mercado, as vendas eram feitas em separado pelas fabricantes que, apesar da fus\u00e3o, continuavam disputando o lan\u00e7amento de carros novos no mercado, cada uma com sua marca de origem. No que diz respeito \u00e0s alterca\u00e7\u00f5es com o [[sindicato]], tanto as plantas da Ford como as da Volkswagen sofreram paralisa\u00e7\u00f5es no per\u00edodo.\n\n== Trocas tecnol\u00f3gicas ==\nDurante o per\u00edodo de atividade da Autolatina, a VW ofereceu \u00e0 Ford os motores [[Volkswagen AP|AP-1600, AP-1800 e AP-2000]] al\u00e9m da plataforma do sed\u00e3 Santana, que originou os modelos Versailles e o Royale com identidade Ford. A Ford, em contrapartida, ofereceu \u00e0 VW os motores AE-1000 ([[Ford CHT|CHT]]) e AE 1600 (CHT), al\u00e9m da plataforma do Escort, que originou os modelos Apollo, Logus e Pointer com identidade Volkswagen, e o [[chassi]] do caminh\u00e3o Cargo, que viria a ser a base de sustenta\u00e7\u00e3o da VW Caminh\u00f5es.\n\n==Produtos da Autolatina==\n===Autom\u00f3veis===\n{{Imagem Dupla|left|Apollo guilherme.jpg|160|Ford Verona 20150829-DSC 0171.JPG|170|[[Volkswagen Apollo]]|[[Ford Verona]]}}\nCom a Autolatina, as duas empresas passaram a ter opera\u00e7\u00f5es conjuntas em diversos n\u00edveis, inclusive [[Badge Engineering|produtos compartilhados]]: a Volkswagen produzia os [[Ford Versailles]] e [[Ford Royale|Ford Versailles Royale]] (derivados dos [[Volkswagen Santana]] e [[Volkswagen Santana Quantum]]) e a Ford produzia os [[Volkswagen Logus]] e [[Volkswagen Pointer]] (derivado do [[Ford Escort (Brasil)|Ford Escort]]). Outros carros tamb\u00e9m marcaram a \u00e9poca como o [[Ford Verona]] e [[Volkswagen Apollo]], este o maior fracasso da parceria. Como curiosidade, o Apollo foi o carro [[Volkswagen]] produzido durante menos tempo em toda a hist\u00f3ria da marca - foram menos de dois anos.\n\nNo in\u00edcio dos anos 90, a cria\u00e7\u00e3o da Autolatina come\u00e7ou a ser questionada internamente. A equipe da Volkswagen, por exemplo, sentia-se incomodada com perda de mercado para o [[Uno Mille]] (que, como \u00fanico ve\u00edculo da categoria, era um crescente sucesso de vendas). A empresa queria entrar neste segmento de \u201cpopulares\u201d, mas a Ford tinha uma estrat\u00e9gia diferente, o que se evidencia pela sua tardia entrada neste mercado com o modelo [[Ford Ka]].\n\nDa mesma forma, os engenheiros da Volkswagen percebiam que era chegada a hora de remodelar o [[Volkswagen Gol]], mas o pessoal da [[Ford]] n\u00e3o concordava com o investimento necess\u00e1rio, pois tinha outras prioridades na linha Escort. Al\u00e9m disto, havia entre o pessoal da Volkswagen a percep\u00e7\u00e3o de que seus produtos ganhavam mercado enquanto os da Ford perdiam. O tempo, por\u00e9m, mostrou que ambas as marcas estavam perdendo terreno para a concorr\u00eancia, inclusive devido \u00e0 abertura do mercado e \u00e0 entrada de novas empresas no setor.\n\n=== Chassis para \u00d4nibus===\n====Motor dianteiro====\n* Ford B1618 (1993 - 1997)\n* Ford B1621 (1997 - 1998)\n* Volkswagen 16-180 CO (1993 - 1998)\n* Volkswagen 16-210 CO (1998 - 2001)\n\n== O fim ==\nA decis\u00e3o de dissolver a Autolatina e separar as duas empresas foi tomada no final de 1994 e efetivou-se em 1996, ocasi\u00e3o em que os sistemas de informa\u00e7\u00e3o passaram a ser espec\u00edficos a cada uma delas. A separa\u00e7\u00e3o foi mais amig\u00e1vel do que pode parecer \u00e0 primeira vista: foi uma quest\u00e3o ligada a filosofias e estrat\u00e9gias de neg\u00f3cio, com poucos tra\u00e7os de sentimentos e rancor. Um sinal claro disto foi que os empregados puderam optar pelo seu destino, ou seja, se iriam para a Ford ou para a Volkswagen, independentemente de sua origem. Desta forma, v\u00e1rios ex-funcion\u00e1rios da Ford ficaram na Volkswagen e vice-versa.\n\nDentre os problemas a solucionar estavam os produtos que usavam componentes das duas empresas (exemplo: o Escort com motor Volkswagen) e aqueles em que uma das f\u00e1bricas produzia para a outra (exemplo: o [[Volkswagen Logus]] produzido pela Ford com motor Volkswagen). Para solucionar tal dilema, o acordo previa que, por um ano, produtos h\u00edbridos seriam mutuamente suportados. Ap\u00f3s este per\u00edodo, cada empresa deveria estar capacitada a trabalhar com seus pr\u00f3prios recursos.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n* Leila BLASS. De volta ao futuro: o discurso empresarial e sindical no fim da Autolatina. S\u00e3o Paulo, Educ/Cortez/Fapesp, 2001. \n* Luiz Carlos DI SERIO. Tecnologia, inova\u00e7\u00e3o e competitividade: o caso Volkswagen do Brasil. S\u00e3o Paulo, FGV, 2000.\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n* [[Ford do Brasil]]\n* [[Volkswagen Brasil]]\n* [[Volkswagen Autoeuropa]]\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n{{Commonscat}}\n* [http://www.ford.com.br/ P\u00e1gina da Ford do Brasil]\n* [http://www.vw.com.br/ P\u00e1gina da Volkswagen do Brasil]\n* [http://www.lexicarbrasil.com.br/autolatina/ Lexicar Brasil: Autolatina]\n* [https://quatrorodas.abril.com.br/testes/grandes-comparativos-ford-x-vw-nos-tempos-da-autolatina/ Quatro Rodas. Grandes Comparativos: Ford x VW nos tempos da Autolatina]\n* [https://www.flatout.com.br/autolatina-os-carros-de-quando-vw-e-ford-se-uniram/ FlatOut. Autolatina: os carros de quando VW e Ford se uniram]\n\n{{Autolatina}}\n{{Empresas automobil\u00edsticas do Brasil}}\n\n[[Categoria:Ford]]\n[[Categoria:Volkswagen]]\n[[Categoria:Fabricantes de autom\u00f3veis extintas do Brasil]]\n[[Categoria:Empresas da Argentina]]\n[[Categoria:Empreendimentos conjuntos]]"}]},"6222754":{"pageid":6222754,"ns":0,"title":"Rozlo\u017en\u00e1","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Assentamento\n|nome = Rozlo\u017en\u00e1\n|assentamento_tipo = Munic\u00edpio\n|imagem_horizonte = Rozlo\u017en\u00e11.jpg\n|imagem_tamanho = 280px\n|imagem_legenda = \n|imagem_escudo = \n|bandeira_tamanho = \n|apelido = \n|lema = \n|mapa_alfinete = Eslov\u00e1quia\n|mapa_alfinete_posi\u00e7\u00e3o = top\n|mapa_alfinete_tamanho = 280\n|mapa_alfinete_legenda = Localiza\u00e7\u00e3o de Rozlo\u017en\u00e1 na Eslov\u00e1quia\n|latd = 48 |latm = 37 |lats = 04 |latNS = N\n|longd = 20 |longm = 21 |longs = 00 |longEW = E\n|subdivis\u00e3o_tipo = [[Pa\u00edses do Mundo|Pa\u00eds]]\n|subdivis\u00e3o_nome = [[Eslov\u00e1quia]]\n|subdivis\u00e3o_tipo1 = [[Regi\u00f5es da Eslov\u00e1quia|Regi\u00e3o]]\n|subdivis\u00e3o_nome1 = [[Ko\u0161ice (regi\u00e3o)|Ko\u0161ice]]\n|subdivis\u00e3o_tipo2 = [[Distritos da Eslov\u00e1quia|Distrito]]\n|subdivis\u00e3o_nome2 = [[Ro\u017e\u0148ava (distrito)|Ro\u017e\u0148ava]]\n|\u00e1rea_total_km2 = 12.59\n|popula\u00e7\u00e3o_notas = \n|popula\u00e7\u00e3o_total = 204\n|popula\u00e7\u00e3o_em = 2018\n|c\u00f3digo_postal = 049 32\n}}\n'''Rozlo\u017en\u00e1''' \u00e9 um [[munic\u00edpio]] da [[Eslov\u00e1quia]], situado no [[Distritos da Eslov\u00e1quia|distrito]] de [[Ro\u017e\u0148ava (distrito)|Ro\u017e\u0148ava]], na [[Regi\u00f5es da Eslov\u00e1quia|regi\u00e3o]] de [[Ko\u0161ice (regi\u00e3o)|Ko\u0161ice]]. Tem {{fmtn|12.59|[[Quil\u00f3metro quadrado|km\u00b2]]}} de \u00e1rea e sua popula\u00e7\u00e3o em 2018 foi estimada em 204 habitantes.{{citar web|URL=http://datacube.statistics.sk/#!/view/sk/VBD_DEM/om7101rr/Po\u010det%20obyvate\u013eov%20pod\u013ea%20pohlavia%20-%20obce%20(ro\u010dne)%20%5Bom7101rr%5D|t\u00edtulo=Po\u010det obyvate\u013eov pod\u013ea pohlavia \u2013 obce (ro\u010dne)|lingua=sk|publicado=Escrit\u00f3rio de Estat\u00edsticas da Eslov\u00e1quia|acessodata=19 de mar\u00e7o de 2020}}\n\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{esbo\u00e7o-geosk}}\n\n{{Eslov\u00e1quia/Munic\u00edpios de Ro\u017e\u0148ava}}\n\n[[Categoria:Munic\u00edpios da Eslov\u00e1quia]]\n[[Categoria:Munic\u00edpios de Ro\u017e\u0148ava (distrito)]]"}]},"6796253":{"pageid":6796253,"ns":0,"title":"Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA de Voleibol Masculino","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Voleibol/Campeonato\n|nome_campeonato = Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA\n|logo = \n|imagem-tamanho = \n|legenda = \n|organiza\u00e7\u00e3o = [[Confedera\u00e7\u00e3o da Am\u00e9rica do Norte, Central e Caribe de Voleibol|NORCECA]]\n|local = [[Am\u00e9rica do Norte]], [[Am\u00e9rica Central]] e [[Caribe]]\n|primeira_ed = {{USAb}} [[Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA de Voleibol Masculino de 2015|Detroit 2015]]\n|ed_atual = \n|ultima_ed = {{USAb}} [[Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA de Voleibol Masculino de 2019|Colorado Springs 2019]]\n|primeiro_camp = {{CANvm}}\n|maior_camp = {{CANvm}} (1 t\u00edtulo) {{CUBvm}} (1 t\u00edtulo)\n|atual_camp = {{CUBvm}}\n|ultimo_camp =\n|website = http://www.norceca.net/\n}}\n\nA '''Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA de Voleibol Masculino''' \u00e9 um torneio de sele\u00e7\u00f5es de [[voleibol]] da [[Am\u00e9rica do Norte]], [[Am\u00e9rica Central]] e [[Caribe]], organizado a cada quatro anos pela [[Confedera\u00e7\u00e3o da Am\u00e9rica do Norte, Central e Caribe de Voleibol]] (NORCECA).\n\n== Hist\u00f3rico ==\nA primeira edi\u00e7\u00e3o do torneio ocorreu em [[Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA de Voleibol Masculino de 2015|2015]], nos [[Estados Unidos]]. A sele\u00e7\u00e3o do [[Sele\u00e7\u00e3o Canadense de Voleibol Masculino|Canad\u00e1]] conquistou o t\u00edtulo inaugural garantindo vaga para a [[Copa do Mundo de Voleibol Masculino de 2015|Copa do Mundo de 2015]].{{citar web |url=https://www.fivb.com/en/about/news/world-cup-2015-qualification-process-confirmed?id=50810 |titulo=World Cup 2015 Qualification Process Confirmed |acessodata=3 de fevereiro de 2022 |obra=FIVB.org |lingua=en}}{{citar web |url=https://www.fivb.com/en/about/news/canada-overcome-usa-in-tough-3-2-duel?id=52364 |titulo=Canada Overcome USA In Tough 3-2 Duel At NORCECA Champions Cup Final |acessodata=3 de fevereiro de 2022 |obra=FIVB.org |lingua=en}}{{citar web |url=https://www.freep.com/story/sports/2015/05/24/volleyball-canada-usa-norceca-cup/27873611/ |titulo=Volleyball: Canada wins NORCECA Cup over USA in 5 sets |acessodata=2 de fevereiro de 2022 |obra=freep.com |lingua=en}}\n\n== Resultados ==\n{| class=\"toccolours\" border=\"1\" cellpadding=\"2\" style=\"border-collapse: collapse; text-align: center; width: 100%; margin: 0 auto;\"\n|- style= \"background: #e2e2e2;\"\n!colspan=5 width=100%|Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA\n|- style=\"background: #efefef;\"\n!width=5%|Ano\n!width=10%|Sede\n!width=15% bgcolor=Gold | '''Ouro'''\n!width=15% bgcolor=Silver| '''Prata''' \n!width=15% bgcolor=#CC9966| '''Bronze'''\n|-\n| '''2015''' ''[[Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA de Voleibol Masculino de 2015|Detalhes]]''\n| {{USAb}} [[Detroit]]\n| {{Sele\u00e7\u00e3o 3|VB|CAN|M}}\n| {{Sele\u00e7\u00e3o 3|VB|USA|M}}\n| {{Sele\u00e7\u00e3o 3|VB|CUB|M}}\n|-\n| '''2019''' ''[[Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA de Voleibol Masculino de 2019|Detalhes]]''\n| {{USAb}} [[Colorado Springs]]\n| {{Sele\u00e7\u00e3o 3|VB|CUB|M}}\n| {{Sele\u00e7\u00e3o 3|VB|USA|M}}\n| {{Sele\u00e7\u00e3o 3|VB|CAN|M}}\n|}\n\n== Quadro de medalhas ==\n{|{{RankedMedalTable|Centro-americanos e do Caribe}} \n|- \n|rowspan=\"2\"|1||align=left|{{CANvm}} || 1 || 0 || 1 || 2\n|- \n|align=left|{{CUBvm}} || 1 || 0 || 1 || 2\n|-\n|3||align=left|{{USAvm}} || 0 || 2 || 0 || 2\n|}\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA de Voleibol Feminino]]\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{link|en,es|2=http://www.norceca.net/ |3=P\u00e1gina oficial da NORCECA}}\n\n{{Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA de Voleibol Masculino}}\n{{NORCECA}}\n{{Competi\u00e7\u00f5es continentais de voleibol}}\n{{Portal3|Desporto|Voleibol}}\n\n[[Categoria:Competi\u00e7\u00f5es de sele\u00e7\u00f5es de voleibol da Am\u00e9rica do Norte e Central]]\n[[Categoria:Copa dos Campe\u00f5es da NORCECA de Voleibol Masculino]]"}]},"1972961":{"pageid":1972961,"ns":0,"title":"Casa-oficina Ant\u00f3nio Carneiro","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{coor dms|41|8|58.69|N|8|35|37.93|W|region:PT|display=title}}\n{{Info/Museu\n |nome = Casa-oficina Ant\u00f3nio Carneiro\n |imagem = imagem:Casa Museu Antonio Carneiro by Henrique Matos 02.jpg\n |tamanho = \n |mapa = \n |mapa_tamanho = \n |localiza\u00e7\u00e3o = [[Bonfim (Porto)|Bonfim]]\n |funda\u00e7\u00e3o = {{dtlink||||idade}}\n |cidade = [[Porto]]\n |pa\u00eds = {{POR}}\n |tipo = Museu de arte\n |visitantes = \n |visitantes_ref = \n |diretor = Ant\u00f3nio Almeida\n |curador = \n |transporte = \n |website = http://www.cm-porto.pt/cultura/museus-e-arquivos/casa-oficina-antonio-carneiro\n}}\n[[imagem:Camoes Lendo Os Lusiadas Antonio Carneiro by Henrique Matos 02.jpg|thumb|180px|''[[Cam\u00f5es Lendo \u00abOs Lus\u00edadas\u00bb aos Frades de S\u00e3o Domingos (Ant\u00f3nio Carneiro)|Cam\u00f5es lendo \"Os Lus\u00edadas\" aos Frades de S\u00e3o Domingos]]'' (1927), pintura de Ant\u00f3nio Carneiro]]\nA '''Casa-Oficina Ant\u00f3nio Carneiro''' \u00e9 um museu de arte localizado na Rua Ant\u00f3nio Carneiro, freguesia do [[Bonfim (Porto)|Bonfim]], na cidade do [[Porto]].\n==Hist\u00f3ria==\nEsta pertenceu ao pintor portuense [[Ant\u00f3nio Carneiro]] e foi mandada construir pelo pr\u00f3prio nos anos 20 do s\u00e9culo passado, para servir como sua resid\u00eancia e como atelier, e mais tarde do seu filho [[Carlos Carneiro]], igualmente pintor, num quarteir\u00e3o do [[Bonfim (Porto)|Bonfim]]. Foi ainda a casa do seu filho [[Cl\u00e1udio Carneiro]], um ilustre compositor, mais tarde passou \u00e0 posse da C\u00e2mara Municipal.{{citar web|url=http://balcaovirtual.cm-porto.pt/PT/cultura/museus/casaoficinaantoniocarneiro/Paginas/casaoficinaantoniocarneiro.aspx|titulo=''Decreto Regulamentar n\u00ba 82/2007'' \u2019\u2019Casa Oficina Ant\u00f3nio Carneiro\u2019\u2019|publicado=CM Porto|acessodata= 7 de Setembro de 2013}}\n\nDepois de um per\u00edodo de encerramento para obras de beneficia\u00e7\u00e3o e amplia\u00e7\u00e3o, o edif\u00edcio encontrou-se durante largos anos vazio, abandonado e vandalizado (os vidros das janelas estilha\u00e7ados, as paredes cobertas de grafitti, ervas e sujidade). \nA Casa-Oficina reabriu restaurada em 2009 com uma exposi\u00e7\u00e3o tempor\u00e1ria que apresenta algumas das obras mais significativas de Ant\u00f3nio Carneiro na Colec\u00e7\u00e3o da C.M.P., tais como, \"A Vida\", \"Cam\u00f5es\" e Interiores de Igrejas. A proposta da Casa-Oficina \u00e9 mostrar a colec\u00e7\u00e3o de obras de Ant\u00f3nio Carneiro\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Ant\u00f3nio Carneiro]]\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n{{commonscat|Antonio Carneiro|Ant\u00f3nio Carneiro}}\n* {{link|1=|2=http://www.cm-porto.pt/cultura/museus-e-arquivos/casa-oficina-antonio-carneiro|3=Casa-Oficina Ant\u00f3nio Carneiro|4=www.cm-porto.pt}}\n\n{{esbo\u00e7o-patrim\u00f3nio-gdpt}}\n\n{{DEFAULTSORT:Casa Oficina Antonio Carneiro}}\n[[Categoria:Museus biogr\u00e1ficos de Portugal]]\n[[Categoria:Bonfim (Porto)]]\n[[Categoria:Museus do Porto]]\n[[Categoria:Museus fundados em 1973]]\n[[Categoria:Funda\u00e7\u00f5es em Portugal em 1973]]\n[[Categoria:Museus-casas de Portugal]]"}]},"340633":{"pageid":340633,"ns":0,"title":"Escravo Fiel e Discreto","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Testemunhas de Jeov\u00e1}}\n\n'''Escravo Fiel e Prudente''', \u00e9 uma express\u00e3o encontrada na [[B\u00edblia]] usada exclusivamente pelas [[Testemunhas de Jeov\u00e1]], uma vers\u00e3o chamada pela [[Sociedade Torre de Vigia]] de Tradu\u00e7\u00e3o do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. O Escravo Fiel e Prudente \u00e9 composto de crist\u00e3os\u00a0''ungidos e escolhidos por Deus.'' Os \"ungidos\" s\u00e3o chamados por Jesus de \u201csacerd\u00f3cio real\u201d e composto por 144 mil, \u201ccomprados\u201d da terra. Eles foram encarregados por Cristo em \u2018divulgar as excel\u00eancias Daquele que os chamou da escurid\u00e3o para a sua maravilhosa luz\u2019. Entre o grupo de crist\u00e3os ungidos, est\u00e1 o corpo governante, composto por alguns dos seguintes membros:\n\n* Samuel Herd (1999)\"Novos Membros do Corpo Governante\", ''A Sentinela'', 1 de Janeiro de 2000, p\u00e1gina 29\n* Geoffrey Jackson (2005)\"Novos Membros do Corpo Governante\", ''A Sentinela'', 15 de Mar\u00e7o de 2006, pagina 26\n* M. Stephen Lett (1999)\n* Gerrit L\u00f6sch (1994)\"Novos Membros do Corpo Governante\", ''A Sentinela'', 1 de Novembro de 1994, p\u00e1gina 29[http://www.jw.org/en/publications/magazines/w20140715/earthly-father-heavenly-father/ \"Perdi um pai - Encontrei um Pai\", ''A Sentinela'', 15 de Julho de 2014, p\u00e1gina 17-22]\n* Anthony Morris III (2005)\n* Mark Sanderson (2012)[http://download.jw.org/files/media_magazines/61/w_E_20130715.pdf \"Um Novo Membro do Corpo Governante\", ''A Sentinela'', 17 de Julho de 2013, pagina 26.][http://www.jw.org/en/news/events-activities/video-clip-interviews-gilead-class-133 Interviews - 133rd Gilead Class (stated at video b. Mark Sanderson of Gov. Body)]\n* David H. Splane (1999)\n\n== Identifica\u00e7\u00e3o do escravo fiel e prudente ==\nSegundo as palavras de um dos membros do Corpo Governante, em outubro de 2012, ap\u00f3s uma revis\u00e3o de suas cren\u00e7as no que tange a profecia de Mateus 24:45-47, \"'O escravo fiel e prudente' foi ungido por Jesus em 1914. Este escravo \u00e9 pequeno, composto de um grupo de homens ungidos que servem na sede mundial durante a presen\u00e7a de Cristo e que est\u00e3o diretamente envolvidos no preparo e distribui\u00e7\u00e3o de alimento espiritual. Quando este grupo trabalha com o Corpo Governante, eles est\u00e3o agindo como \"o escravo fiel e prudente\".http://www.jw.org/pt/noticias/eventos-e-atividades/relatorio-reuniao-anual-2012\n\n=== Institui\u00e7\u00e3o da classe do Escravo ===\nAs Testemunhas de Jeov\u00e1 entendiam que o \"escravo fiel e prudente\" surgira no dia de [[Pentecostes]] de 33 EC, cinquenta dias ap\u00f3s a ressurrei\u00e7\u00e3o de Jesus. Durante aquela festividade, no dia 6 de [[siv\u00e3]] conforme o [[calend\u00e1rio judaico]], o esp\u00edrito santo foi derramado sobre uns 120 dos disc\u00edpulos de Jesus, num quarto de andar superior em 6[[Jerusal\u00e9m]]. Naquele instante nasceu uma nova na\u00e7\u00e3o de homens e mulheres ungidos com esp\u00edrito santo. A partir desse dia, os seus membros come\u00e7aram a falar com destemor aos habitantes de Jerusal\u00e9m sobre \"as coisas magn\u00edficas de Deus\" (Atos 2:11). Para as Testemunhas, aquela nova na\u00e7\u00e3o, uma espiritual, teria se tornado o \"servo ou escravo\" que divulgaria \u00e0s na\u00e7\u00f5es a mensagem de Jeov\u00e1 e do Seu Filho, Jesus Cristo, e proveria alimento ou orienta\u00e7\u00e3o no tempo devido a todos os crentes (1 Pedro 2:9). Esta na\u00e7\u00e3o passou a ser chamada apropriadamente de \"Israel de Deus\" (G\u00e1latas 6:16), em contraste com o Israel natural que havia sido rejeitado devido \u00e0 sua deslealdade para com Deus e para com o Seu Filho.\n\nSegundo o atual entendimento das Testemunhas, este \"escravo fiel e prudente\" n\u00e3o poderia ser uma s\u00f3 pessoa. Citam at\u00e9 um precedente b\u00edblico para a designa\u00e7\u00e3o no singular de um grupo colectivo. Referem-se \u00e0 na\u00e7\u00e3o que precedeu o Israel de Deus, ou seja, os israelitas naturais. Mencionando a B\u00edblia, lembram que Jeov\u00e1 \u00e9 citado como se referindo \u00e0 inteira na\u00e7\u00e3o de Israel, 700 anos antes da vinda de Jesus, como \"minhas testemunhas\", considerando-os logo em seguida como um singular \"servo a quem escolhi\". (Isa\u00edas 43:10) ([[Tradu\u00e7\u00e3o do Novo Mundo das Escrituras Sagradas|NM]])\n\n=== Na atualidade ===\nAs Testemunhas de Jeov\u00e1 entendiam, que todos os ungidos, ap\u00f3s o Pentecostes de 33 EC, formam o \"escravo fiel e prudente\". Por\u00e9m, segundo anunciado pelo Corpo Governante em 6 de outubro de 2012, na Reuni\u00e3o Anual, em um simp\u00f3sio de 6 partes, esclareceu que, de acordo com a profecia de Jesus do \"escravo fiel e prudente\", conforme contida em Mateus 24:45-47, o contexto esclarece que este escravo iria aparecer somente nos \u00faltimos dias, n\u00e3o antes (Mateus 24:3). Embora tenha certeza de que os ap\u00f3stolos e anci\u00e3os em Jerusal\u00e9m, junto com outros crist\u00e3os do primeiro s\u00e9culo eram inspirados e guiados pelo esp\u00edrito santo de Deus, eles n\u00e3o formavam o \"escravo fiel e prudente\".\n\nAssim, Testemunhas de Jeov\u00e1 consideram que apenas o grupo de crist\u00e3os conhecido como Corpo Governante na sede mundial em Warwick, oferecendo alimento espiritual em forma de literaturas b\u00edblicas, s\u00e3o este \"escravo fiel e prudente\".\n\n* Mateus 28:18-20\n:''\"E Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no c\u00e9u e na terra. Ide, portanto, e fazei disc\u00edpulos de pessoas de todas as na\u00e7\u00f5es, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do esp\u00edrito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, at\u00e9 \u00e0 termina\u00e7\u00e3o do sistema de coisas.\"'' ([[Tradu\u00e7\u00e3o do Novo Mundo das Escrituras Sagradas|NM]])\n\n== Russell confundido com o Escravo ==\nPara os [[Estudantes da B\u00edblia]], conforme eram anteriormente conhecidas as Testemunhas de Jeov\u00e1, [[Charles Taze Russell]], primeiro presidente da [[Sociedade Torre de Vigia]], chegou a ser encarado como o escravo ou o mordomo fiel de Jesus Cristo. O senso de submiss\u00e3o e de sujei\u00e7\u00e3o para com Russell induziu muitos dos seus associados a consider\u00e1-lo como sendo o pr\u00f3prio \"escravo fiel e prudente\". Este conceito foi bem destacado no livro publicado em julho de 1917 pela [[Sociedade Torre de Vigia de B\u00edblias e Tratados#Associa\u00e7\u00e3o P\u00falpito do Povo|Associa\u00e7\u00e3o P\u00falpito do Povo]], de [[Brooklyn]], [[Nova Iorque]]. Este livro foi chamado '''O Mist\u00e9rio Consumado''' e proveu um coment\u00e1rio sobre os livros b\u00edblicos de Revela\u00e7\u00e3o, Ezequiel e O C\u00e2ntico de Salom\u00e3o. Na sua p\u00e1gina do editor, o livro foi chamado de ''Obra P\u00f3stuma do Pastor Russell''. Este livro contribuiu para que alguns, naquele tempo, defendessem o conceito que uma pessoa \u00fanica, Charles Taze Russell, era o \"servo fiel e prudente\" predito por Jesus ([[Almeida Corrigida Fiel]]), servo este que distribuiria alimento espiritual \u00e0 fam\u00edlia da f\u00e9. Em especial depois de sua morte, a pr\u00f3pria revista [[A Sentinela]] expressou esse conceito por v\u00e1rios anos. Em vista do destacado papel que Russell desempenhara, parecia aos Estudantes da B\u00edblia daquela \u00e9poca que este era o caso. Ele n\u00e3o promoveu pessoalmente essa ideia, mas aceitou a aparente razoabilidade dos argumentos dos que a defendiam.\n\nAinda assim, Russell acreditava que tal t\u00edtulo deveria ser aplicado a uma classe e n\u00e3o a um simples homem. Ele publicou este seu entendimento em [[A Sentinela]] (em ingl\u00eas) de novembro de 1881, p\u00e1gina 5. No quarto e no quinto par\u00e1grafo antes do fim do artigo intitulado ''\"Na Vinha\"'', Russell escreveu:\n\n:''\"Cremos que cada membro deste corpo de Cristo est\u00e1 empenhado na obra, quer direta quer indiretamente, de dar alimento na \u00e9poca devida \u00e0 fam\u00edlia da f\u00e9. \"Quem \u00e9 pois o servo fiel e s\u00e1bio a quem seu Senhor constituiu governante sobre os de sua casa\", para dar-lhes alimento na \u00e9poca devida? N\u00e3o \u00e9 aquele \"pequeno rebanho\" de servos consagrados, que cumprem fielmente seus votos de consagra\u00e7\u00e3o \u2014 o corpo de Cristo \u2014 e n\u00e3o \u00e9 o inteiro corpo, individual e coletivamente, dando o alimento na \u00e9poca devida \u00e0 fam\u00edlia da f\u00e9 \u2014 a grande companhia de crentes? Bendito \u00e9 aquele servo (o corpo inteiro de Cristo) a quem o seu Senhor, ao vir, achar fazendo assim. \"Deveras, eu vos digo que o constituir\u00e1 governante sobre todos os seus bens. Ele herdar\u00e1 todas as coisas.\"\"''\n\nDiferentemente do passado, hoje para as Testemunhas de Jeov\u00e1 Russell n\u00e3o possui qualquer tipo de destaque em rela\u00e7\u00e3o aos muitos outros que contribu\u00edram ativamente para o que consideram ser a \u00fanica religi\u00e3o verdadeira.\n\nJehovah's Witnesses\u2014Proclaimers of God's Kingdom , as cited by Raymond Franz,\nCrisis of Conscience, Commentary Press, 2007, page 67.\n\n==Cr\u00edtica==\nAp\u00f3s sua expuls\u00e3o da organiza\u00e7\u00e3o em 1981, o ex-membro do Corpo Governante [[Raymond Franz]] alegou que a descri\u00e7\u00e3o do escravo na par\u00e1bola como uma \"classe\" de crist\u00e3os n\u00e3o era suportada pela escritura e foi usada para enfatizar o conceito do escravo estar conectado a uma organiza\u00e7\u00e3o, diminuindo sua aplica\u00e7\u00e3o para os indiv\u00edduos no incentivo \u00e0s qualidades de f\u00e9, discri\u00e7\u00e3o, vigil\u00e2ncia e responsabilidade individual. Ele argumentou que se a aplica\u00e7\u00e3o das figuras nas par\u00e1bolas correspondentes de Jesus como membros de uma classe fosse consistente, tamb\u00e9m haveria uma \"classe dez-mina\" e \"classe cinco-mina\" relacionada a Lucas 19: 12-27 e um \"muitos cursos classe\" e \"poucos cursos classe\" decorrentes de Lucas 12: 47-48.Franz, Raymond (2007). In Search of Christian Freedom. Commentary Press. pp. 165\u2013167.\n\nFranz alegou que a lideran\u00e7a emprega sua interpreta\u00e7\u00e3o da par\u00e1bola do \"escravo fiel e discreto\" principalmente para apoiar o conceito de autoridade administrativa centralizada a fim de exercer controle sobre os membros do grupo exigindo sua lealdade e submiss\u00e3o.Franz, Raymond (2007). In Search of Christian Freedom . Commentary Press. p. 125. Ele disse que o remanescente \"ungido\", que naquela \u00e9poca foi reivindicado para incluir a classe \"escrava\", teve contribui\u00e7\u00e3o insignificante na doutrina e dire\u00e7\u00e3o da Sociedade Torre de Vigia, que foram estabelecidas pelo Corpo Governante.Franz, Raymond (2007). In Search of Christian Freedom . Commentary Press. pp. 153\u2013164.\n\nFranz tamb\u00e9m argumentou que a Sociedade Torre de Vigia e suas doutrinas foram constru\u00eddas sobre o estudo b\u00edblico independente de seu fundador, Charles Taze Russell, que nem consultou nenhuma classe existente de \"escravo fiel e discreto\" para a ilumina\u00e7\u00e3o, nem acreditou no conceito ensinado pela Sociedade.Franz, Raymond (2007). In Search of Christian Freedom. Commentary Press. pp. 130\u2013134. Ele concluiu: \"Em seus esfor\u00e7os para negar que Jesus Cristo est\u00e1 agora lidando, ou jamais lidaria, com indiv\u00edduos separados de uma organiza\u00e7\u00e3o, um 'canal' \u00fanico, o ensino produz uma posi\u00e7\u00e3o insustent\u00e1vel. Ele afirma que Cristo fez precisamente que ao lidar com Russell como um indiv\u00edduo separado de qualquer organiza\u00e7\u00e3o\". Franz tamb\u00e9m afirmou que o livro de hist\u00f3ria oficial das Testemunhas de Jeov\u00e1, Testemunhas de Jeov\u00e1 - Proclamadores do Reino de Deus, deturpou a vis\u00e3o de Russell do \"fiel mordomo\" enfatizando sua vis\u00e3o inicial de 1881 de que era todo o corpo de Cristo, sem mencionar que ele alterou sua vis\u00e3o quatorze anos depois.Jehovah's Witnesses\u2014Proclaimers of God's Kingdom , as cited by Raymond Franz,\nCrisis of Conscience, Commentary Press, 2007, page 67.\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n=== Sites oficiais das Testemunhas de Jeov\u00e1 ===\n* {{((pt))}} - [http://www.jw.org/pt Site oficial das Testemunhas de Jeov\u00e1]\n* {{((pt))}} - [http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/Genesis/1 Tradu\u00e7\u00e3o do Novo Mundo das Escrituras Sagradas]{{Liga\u00e7\u00e3o inativa|1=data=abril de 2019 }} B\u00edblia on-line\n* {{((pt))}} - [http://www.jw.org/pt/noticias/eventos-e-atividades/relatorio-reuniao-anual-2012] Mudan\u00e7as quanto o conceito de escravo fiel e prudente, reuni\u00e3o anual, outubro de 2012.\n\n{{sem imagem}}\n\n[[Categoria:Testemunhas de Jeov\u00e1]]"}]},"109824":{"pageid":109824,"ns":0,"title":"Glens Falls","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=novembro de 2020}}\n{{Info/Localidade dos Estados Unidos\n|nome = Glens Falls\n|imagem = Downtown Glens Falls New York roundabout.jpg\n|imagem_legenda = Centro de Glens Falls\n|latG = 43\n|latM = 18\n|latS = 44\n|latP = N\n|lonG = 73\n|lonM = 38\n|lonS = 54\n|lonP = W\n|estado = Nova Iorque\n|condado = [[Condado de Warren (Nova Iorque)|Condado de Warren]]\n|\u00e1rea = 10.2\n|popula\u00e7\u00e3o = 14354\n|data_pop = 2000\n|coord_t\u00edtulo = s\n|altitude = \n|c\u00f3digoFIPS = \n|tipo = cidade\n|mapa_detalhado = \n|data_funda\u00e7\u00e3o = [[1766]]\n}}\n'''Glens Falls''' \u00e9 uma [[cidade]] localizada no [[Estados dos Estados Unidos|Estado]] [[Estados Unidos|americano]] de [[Nova Iorque (Estado)|Nova Iorque]], no [[Condado de Warren (Nova Iorque)|Condado de Warren]]. A sua \u00e1rea \u00e9 de 10,2 [[quil\u00f3metro quadrado|km\u00b2]], sua popula\u00e7\u00e3o \u00e9 de 14 354 habitantes, e sua [[densidade populacional]] \u00e9 de 1 447 hab/km\u00b2 (segundo o [[Censo demogr\u00e1fico|censo]] americano de [[2000]]). A cidade foi fundada em [[1766]].\n\n== Cidade-irm\u00e3 ==\n* {{JPNb}} [[Saga (cidade)|Saga]], [[Jap\u00e3o]]\n\n{{Nova Iorque/Cidades}}\n\n{{esbo\u00e7o-geoeua}}\n{{Portal3|Nova Iorque|Estados Unidos}}\n\n{{DEFAULTSORT:Glens Falls}}\n[[Categoria:Glens Falls]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Disc Plain red (edge).svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Downtown Glens Falls New York roundabout.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Japan.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of New York.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of the United States.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:On the edge of Liberty (Unsplash).jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Portal.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Question book.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Seal of New York.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:USA Flag Map.svg"}]},"813632":{"pageid":813632,"ns":0,"title":"1982 Cline","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Asteroide|\n|numero = 1982\n|nome = Cline\n|data_descoberta = [[4 de Novembro]] de [[1975]]\n|descobridor = [[Eleanor Helin]]\n|categoria = [[Cintura de asteroides|Cintura principal]]\n|perelio = 1,7325845\n|afelio = 2,8872965\n|excentricidade = 0,2499441\n|T_orb_dia = 1 282,29\n|T_orb_ano = 3,51\n|V_orb_media = 19,59712453\n|inclinacao = 6,83751\n|dimens\u00e3o = \n|massa = \n|densidade = \n|gravidade =\n|V_escape =\n|T_rotacao =\n|distancia_sol = 2,3099405\n|classe_espectro = \n|magnitude_abs = \n|albedo = \n|temp_media_C =\n|satelites = \n}}\n\n'''Cline''' (asteroide 1982) \u00e9 um [[asteroide]] da [[cintura de asteroides|cintura principal]], a 1,7325845 [[Unidade astron\u00f4mica|UA]]. Possui uma [[excentricidade orbital|excentricidade]] de 0,2499441 e um [[per\u00edodo orbital]] de 1 282,29 [[dia]]s (3,51 [[anos]]).\n\n'''Cline''' tem uma [[velocidade orbital|velocidade orbital m\u00e9dia]] de 19,59712453 km/s e uma [[inclina\u00e7\u00e3o]] de 6,83751\u00ba.{{citar web|url=http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=1982|t\u00edtulo=1982 Cline|autor=|data=|publicado=NASA|acessodata=22 de dezembro de 2013|l\u00edngua=en}}\n\nEsse [[asteroide]] foi descoberto em [[4 de Novembro]] de [[1975]] por [[Eleanor Helin]].\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n* [[Lista de asteroides]]\n* [[Cintura de asteroides|Asteroide da cintura principal]]\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n{{LinksAster\u00f3ide|1982}}\n\n{{esbo\u00e7o-aster\u00f3ide}}\n\n{{NavAsteroides|\n|ant2= [[1980 Tezcatlipoca]]\n|ant1= [[1981 Midas]]\n|artigo= 1982 Cline\n|seg1= [[1983 Bok]]\n|seg2= [[1984 Fedynskij]]\n}}\n\n{{semimagem-aster\u00f3ide}}\n\n{{controle de autoridade}}\n\n[[Categoria:Asteroides da cintura principal]]\n[[Categoria:Objetos astron\u00f4micos descobertos em 1975]]"}]},"6229636":{"pageid":6229636,"ns":0,"title":"D\u00f6rte Gatermann","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Arquiteto\n|nome=D\u00f6rte Gatermann\n|nomecompleto=\n|imagem=D\u00f6rte_Gatermann,_Empfang_anl\u00e4sslich_des_Eintrages_ins_goldene_Buch_der_Stadt_K\u00f6ln_-9205.jpg\n|imagem_tamanho=250px\n|legenda=D\u00f6rte Gatermann em 2009\n|nacionalidade=[[Alem\u00e3es|alem\u00e3]]\n|data_nascimento={{nowrap|{{dni|25|125|1956}}}}\n|local_nascimento=[[Hamburgo]], [[Alemanha]]\n|projetos_significantes=[[K\u00f6lntriangle]]\n|design_significante=\n|pr\u00eamios=\n|atividade=\n}}\n'''D\u00f6rte Gatermann''' ([[Hamburgo]], [[25 de maio]] de [[1956]]) \u00e9 uma [[Arquiteto|arquiteta]] [[Alem\u00e3es|alem\u00e3]], conhecida por ter projetado o [[K\u00f6lntriangle|K\u00f6lnTriangle]] em [[Col\u00f4nia (Alemanha)|Col\u00f4nia]].\n\n== Primeiros anos ==\nD\u00f6rte Gatermann nasceu em 25 de maio de 1956 em [[Hamburgo]], na [[Alemanha]]. A m\u00e3e de D\u00f6rte morreu quando ela era pequena, e ela foi criada pelo pai, que era [[arquiteto]].[http://www.gatermann-schossig.de/pages/en/profile/prof__doerte_gatermann/515.htm \"About the Founder\"] {{Webarchive|url=https://web.archive.org/web/20141028041006/http://www.gatermann-schossig.de/pages/en/profile/prof__doerte_gatermann/515.htm |date=2014-10-28 }}, Gatermann Schossig, Retrieved 27 October 2014. Ela estudou na [[Universidade T\u00e9cnica de Braunschweig]] e na [[Universidade T\u00e9cnica da Ren\u00e2nia do Norte-Vestf\u00e1lia em Aachen]], onde teve aulas com o arquiteto vencedor do [[Pr\u00e9mio Pritzker|pr\u00eamio Pritzker]] [[Gottfried B\u00f6hm]]. Depois de trabalhar com sucesso como l\u00edder do projeto Z\u00fcblin House, de B\u00f6hm, em [[Estugarda|Stuttgart]], enquanto ainda era estudante, ela passou os pr\u00f3ximos cinco anos trabalhando para ele como l\u00edder de projeto ap\u00f3s se formar.{{citar web|url=https://channel.architectsnotarchitecture.com/doerte-gatermann|titulo=D\u00f6rte Gatermann|data=|acessodata=|publicado=Architects, not Architecture|ultimo=|primeiro=}}\n\n== Carreira ==\n\nEm [[1984]], juntamente com seu parceiro [[Elmar Schossig]], com quem mais tarde se casou, Gatermann abriu seu pr\u00f3prio [[escrit\u00f3rio de arquitetura]] em [[Col\u00f4nia (Alemanha)|Col\u00f4nia]], ''Gatermann + Schossig''. Ap\u00f3s algumas projetos bastante modestas, trabalhos maiores se materializaram, tornando a empresa uma dos escrit\u00f3rios de arquitetura mais inovadores e bem-sucedidos da Alemanha. Em [[2009]], quando Elmar Schossig morreu, eles haviam implementado cerca de 50 projetos. Em [[2002]], depois de receber v\u00e1rias aulas, Gatermann assumiu a dire\u00e7\u00e3o da [[Universidade T\u00e9cnica de Darmstadt]], onde lecionou at\u00e9 [[2007]], decidindo finalmente se concentrar em seus neg\u00f3cios em [[Col\u00f4nia (Alemanha)|Col\u00f4nia]]. Uma de suas realiza\u00e7\u00f5es mais memor\u00e1veis \u200b\u200bem [[Darmstadt]] foi a organiza\u00e7\u00e3o do Museus \"Hall da Fama\" para mulheres, incluindo a exposi\u00e7\u00e3o itinerante que ela projetou para a fot\u00f3grafa Bettina Flitner.\n[[Ficheiro:Koeln_triangle.png|miniaturadaimagem|[[K\u00f6lntriangle|K\u00f6lnTriangle]], projetado por D\u00f6rte em Col\u00f4nia.]]\nAlgum dos projetos com os quais Gatermann se envolveu incluem a Bayenturm, uma torre do [[s\u00e9culo XIII]] no centro de Col\u00f4nia, que ela restaurou, renovou e ampliou nos [[D\u00e9cada de 1990|anos 1990]], projeto esse que foi um marco na sua carreira, al\u00e9m de sua pr\u00f3pria casa conclu\u00edda em [[2000]] (um dos poucos edif\u00edcios em que colaborou de perto com o marido) e o espa\u00e7o de exposi\u00e7\u00e3o recentemente aberto que ela projetou para o Museu Romano no Parque Arqueol\u00f3gico de [[Xanten]].{{citar web|url=https://www.gatermann-schossig.de/pages/de/profile/865.prof_doerte_gatermann.htm|titulo=D\u00f6rte Gatermann|data=|acessodata=|publicado=Gatermann + Schossig|ultimo=|primeiro=}}{{citar web|url=https://www.emma.de/artikel/doerte-gatermann-start-gen-himmel-264106|titulo=D\u00f6rte Gatermann: Start gen Himmel|data=|acessodata=|publicado=Emma|ultimo=|primeiro=|lingua=de}}\n\nO projeto mais conhecido de D\u00f6rte Gatermann \u00e9 o [[K\u00f6lntriangle]], um pr\u00e9dio de aproximadamente 103 metros de altura. Tendo ganho a disputa pelo projeto quando ela tinha apenas 47 anos, ela agora afirma com um ar de satisfa\u00e7\u00e3o: ''\"Eu mostrei que n\u00e3o apenas os homens podem construir arranha-c\u00e9us, mas eu tamb\u00e9m posso\"''. O projeto teve algumas controv\u00e9rsias na \u00e9poca de seu projeto por ser t\u00e3o perto da [[Catedral de Col\u00f4nia]], tendo mudado o skyline da cidade, mas acabou sendo aceito pela popula\u00e7\u00e3o em geral. Em 2006, o escrit\u00f3rio de arquitetura Gatermann + Schossig recebeu o pr\u00eamio \"Synthesis - Architect and Industry\" da empresa de vidro Pilkington por inova\u00e7\u00e3o em arquitetura, como resultado de seu uso inovador de vidro no K\u00f6lntriangle.\n\n== Vida pessoal ==\nD\u00f6rte se casou com Elmar Schossig (1951-2009), tamb\u00e9m arquiteto, e os dois tiveram dois filhos. Apesar de serem casados e de ter um escrit\u00f3rio em conjunto, os dois projetavam, em geral, separados.\n\n== Projetos not\u00e1veis ==\n\n* Haus Neufert Col\u00f4nia\n* [[K\u00f6lntriangle]]\n* Parque Arqueol\u00f3gico de Xanten\n* Secretaria de Estado de Investiga\u00e7\u00e3o Criminal da [[Ren\u00e2nia do Norte-Vestf\u00e1lia|Ren\u00e2nia do Norte-Vestp\u00e1lia]]\n* Capricornhaus D\u00fcsseldorf\n* Minist\u00e9rio da Escola e Educa\u00e7\u00e3o da Ren\u00e2nia do Norte-Vestp\u00e1lia\n* Bayenturm\n* Kontor 19 no [[Rheinauhafen]] em Col\u00f4nia\n* Escrit\u00f3rio do Porto no [[Rheinauhafen]] em Col\u00f4nia\n* Escrit\u00f3rio Baufeld 10\n* Servi\u00e7os Municipais de [[Bochum]]\n* Escrit\u00f3rio Postbank de Col\u00f4nia\n* F\u00e1brica de Rimowa\n* Haus P\n* Haus G + S\n* Micropolis Dresden\n* Esta\u00e7\u00e3o de bombeamento Niehl\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n\n* [https://www.gatermann-schossig.de/ Site do escrit\u00f3rio Gatermann + Schossig (em alem\u00e3o)]\n* [http://www.bettinaflitner.de/portrait_gatermann_1.html D\u00f6rte Gatermann fotografada por Bettina Flitner (em alem\u00e3o)]\n{{Tradu\u00e7\u00e3o/ref|en|D\u00f6rte Gatermann}}\n{{Portal3|Biografias|Arquitetura|Mulheres|Alemanha}}\n{{Controle de autoridade}}\n[[Categoria:Nascidos em 1956]]\n[[Categoria:Arquitetos da Alemanha]]\n[[Categoria:Naturais de Hamburgo]]"}]},"3400435":{"pageid":3400435,"ns":0,"title":"Religi\u00e3o nos Pa\u00edses Baixos","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"\n[[File:DomTorenUtrechtNederland.jpg|thumb|Igreja calvinista em [[Utrecht]].|334x334px]]\n\nHistoricamente o [[cristianismo]] tem sido a maior religi\u00e3o dos [[Pa\u00edses baixos]] entre os [[S\u00e9culo X|s\u00e9culos X]] e [[XX]]. No final do [[s\u00e9culo XIX]], cerca de 60% da popula\u00e7\u00e3o era [[calvinista]] e 35% era [[cat\u00f3lica]] ''(A maioria na [[prov\u00edncia de Limburg]])''.No s\u00e9culo XIX, a regi\u00e3o dos Pa\u00edses Baixos com a maior concentra\u00e7\u00e3o de cat\u00f3licos era a prov\u00edncia de Limburg, que faz fronteira com a B\u00e9lgica e a Alemanha. Isso se deve principalmente ao fato de que a prov\u00edncia de Limburg fazia parte do Ducado de Brabante, que era governado pela Espanha e, posteriormente, pela \u00c1ustria, que eram pa\u00edses predominantemente cat\u00f3licos \n\n\"Catholicism, Identity and Politics in the Age of Enlightenment: The Life and Career of Sir Thomas Gascoigne, 1745-1810\" de Geoffrey Scott Desde ent\u00e3o, houve um decl\u00ednio significativo no cristianismo cat\u00f3lico e protestante. Atualmente a maioria da popula\u00e7\u00e3o holandesa n\u00e3o se identifica com nenhuma religi\u00e3o em espec\u00edfico.{{Citar web|ultimo=CBS|url=https://longreads.cbs.nl/the-netherlands-in-numbers-2021/what-are-the-major-religions|titulo=What are the major religions? - The Netherlands in numbers 2021 {{!}} CBS|acessodata=2023-04-21|website=What are the major religions? - The Netherlands in numbers 2021 {{!}} CBS|lingua=nl-NL}} Uma minoria mu\u00e7ulmana relativamente consider\u00e1vel tamb\u00e9m existe.\n\nEm 2015, o Statistics Netherlands, o instituto governamental que re\u00fane informa\u00e7\u00f5es estat\u00edsticas sobre a [[Holanda]], descobriu que 50,1% da popula\u00e7\u00e3o adulta (18+) declarou n\u00e3o ter afilia\u00e7\u00e3o religiosa. Os crist\u00e3os compreendiam 43,8% da popula\u00e7\u00e3o total; por denomina\u00e7\u00e3o, o [[catolicismo]] era de 23,7%, os membros da [[Igreja Protestante da Holanda]] eram 15,5% e os membros de outras denomina\u00e7\u00f5es crist\u00e3s eram 4,6%. O [[islamismo]] compreendia 4,9% da popula\u00e7\u00e3o total, o hindu\u00edsmo 0,6%, o budismo 0,4% e o juda\u00edsmo 0,1%. Muitos holandeses acreditam que a religi\u00e3o n\u00e3o deve ter um papel significativo na pol\u00edtica e na educa\u00e7\u00e3o. A religi\u00e3o tamb\u00e9m \u00e9 considerada principalmente um assunto pessoal que n\u00e3o deve ser discutido em p\u00fablico.\n\nA Constitui\u00e7\u00e3o da Holanda garante a liberdade de educa\u00e7\u00e3o, o que significa que todas as escolas que cumprem crit\u00e9rios gerais de qualidade recebem o mesmo financiamento do governo. Isso inclui escolas baseadas em princ\u00edpios religiosos ou geridas por grupos religiosos. Tr\u00eas dos dezenove partidos pol\u00edticos nos Estados Gerais ( CDA , CU e SGP ) s\u00e3o baseados na cren\u00e7a crist\u00e3. V\u00e1rios feriados religiosos crist\u00e3os s\u00e3o feriados nacionais ( Natal , P\u00e1scoa , Pentecostes e Ascens\u00e3o de Jesus ). \u00a0Ate\u00edsmo, agnosticismo e ate\u00edsmo crist\u00e3o est\u00e3o em ascens\u00e3o e s\u00e3o amplamente aceitos. Mesmo entre os que aderem ao cristianismo, h\u00e1 altas porcentagens de ateus e agn\u00f3sticos, j\u00e1 que a filia\u00e7\u00e3o a uma denomina\u00e7\u00e3o crist\u00e3 tamb\u00e9m \u00e9 utilizada como forma de identifica\u00e7\u00e3o cultural em v\u00e1rias partes da Holanda. \n\nEm 2015, 82% da popula\u00e7\u00e3o da Holanda disse que nunca ou quase nunca visitou uma igreja, e 59% afirmou que nunca tinha ido a uma igreja de qualquer tipo. De todas as pessoas questionadas, 24% se consideravam ateus, um aumento de 11% em rela\u00e7\u00e3o ao estudo anterior feito em 2006. Em 2017 pessoas n\u00e3o religiosas se tornaram a maioria pela primeira vez. Apenas 49% das pessoas com mais de 15 anos se identificam como religiosas, em compara\u00e7\u00e3o com 54% em 2012. A maior denomina\u00e7\u00e3o ainda \u00e9 o catolicismo com 24%, enquanto 5% se identificam com o islamismo. \n\n=== Cintur\u00e3o da b\u00edblia ===\nO Cintur\u00e3o da B\u00edblia \u00e9 uma regi\u00e3o nos [[Pa\u00edses Baixos]], que inclui algumas \u00e1reas na Holanda central, com a maior concentra\u00e7\u00e3o de [[calvinistas]] conservadores do pa\u00eds. Essa regi\u00e3o \u00e9 conhecida por ter uma grande concentra\u00e7\u00e3o de igrejas calvinistas e escolas crist\u00e3s,{{Citar peri\u00f3dico |url=https://www.mdpi.com/2227-7102/9/1/28 |t\u00edtulo=Strong Religion in a Secular Society: The Case of Orthodox Reformed Schools in The Netherlands |data=2019-03 |acessodata=2023-04-21 |peri\u00f3dico=Education Sciences |n\u00famero=1 |ultimo=Exalto |primeiro=John |ultimo2=Bertram-Troost |primeiro2=Gerdien |paginas=28 |lingua=en |doi=10.3390/educsci9010028 |issn=2227-7102}} bem como uma popula\u00e7\u00e3o que valoriza bastante a f\u00e9 e a tradi\u00e7\u00e3o religiosa.{{Citar web|url=https://www.uu.nl/achtergrond/wat-is-de-biblebelt-eigenlijk|titulo=Wat is de Biblebelt eigenlijk? - Achtergrond - Universiteit Utrecht|acessodata=2023-04-21|website=www.uu.nl|lingua=nl}}{{Citar web|url=http://beta.dawn.com/news/824331/calvin-s-true-heirs-thrive-in-dutch-bible-belt|titulo=Calvin`s `true heirs` thrive in Dutch Bible Belt|data=2009-08-22|acessodata=2023-04-21|website=DAWN.COM|lingua=en}}\n[[Ficheiro:Sgpstemmen1.png|esquerda|miniaturadaimagem|190x190px|\u00c1reas onde o Partido Pol\u00edtico Reformado da Direita Crist\u00e3 Holandesa (SGP) recebeu um n\u00famero significativo de votos em 2010, em grande parte coextensivo com o Cintur\u00e3o da B\u00edblia Holand\u00eas.{{Citar web|url=https://www.vzinfo.nl/#breadcrumb|titulo=VZinfo {{!}} Volksgezondheid en Zorg|acessodata=2023-04-21|website=www.vzinfo.nl}}]]\nO termo \"Cintur\u00e3o da B\u00edblia\" foi cunhado na d\u00e9cada de 1960, quando se observou que algumas \u00e1reas da [[Holanda]] estavam se tornando cada vez mais seculares, enquanto outras permaneciam firmemente enraizadas na tradi\u00e7\u00e3o religiosa. As comunidades protestantes dessas \u00e1reas, em geral, seguem a [[doutrina calvinista]], que enfatiza a autoridade da B\u00edblia e a import\u00e2ncia da prega\u00e7\u00e3o, da ora\u00e7\u00e3o e da devo\u00e7\u00e3o.{{Citar web|url=http://culturalatlas.sbs.com.au/dutch-culture/dutch-culture-religion|titulo=Dutch Culture - Religion|acessodata=2023-04-21|website=Cultural Atlas|lingua=en}} \n\nNa regi\u00e3o, as mulheres evitam cal\u00e7as, palavr\u00f5es s\u00e3o proibidos por lei e a televis\u00e3o \u00e9 desprezada (''Estat\u00edsticas da empresa de TV a cabo Ziggo mostram que quase 80% dos habitantes locais n\u00e3o t\u00eam televis\u00e3o).'' As mulheres devem usar um chap\u00e9u para entrar nas igrejas, e o jornal mais lido \u00e9 o Reformatories Dagblad, que n\u00e3o tem p\u00e1ginas de esportes e muitas not\u00edcias da igreja. A regi\u00e3o tem uma das taxas de natalidade mais altas da [[Europa]].{{Citar peri\u00f3dico |url=https://doi.org/10.1186/1471-2458-11-102 |t\u00edtulo=Religious subgroups influencing vaccination coverage in the Dutch Bible belt: an ecological study |data=2011-02-14 |acessodata=2023-04-21 |peri\u00f3dico=BMC Public Health |n\u00famero=1 |ultimo=Ruijs |primeiro=Wilhelmina LM |ultimo2=Hautvast |primeiro2=Jeannine LA |paginas=102 |doi=10.1186/1471-2458-11-102 |issn=1471-2458 |pmc=PMC3048528 |pmid=21320348 |ultimo3=van der Velden |primeiro3=Koos |ultimo4=de Vos |primeiro4=Sjoerd |ultimo5=Knippenberg |primeiro5=Hans |ultimo6=Hulscher |primeiro6=Marlies EJL}}\n\nApesar de a Holanda ser, em geral, um pa\u00eds bastante secularizado, o Cintur\u00e3o da B\u00edblia ainda mant\u00e9m uma forte influ\u00eancia religiosa e cultural em suas comunidades, sendo um importante exemplo da diversidade religiosa que pode ser encontrada nos Pa\u00edses Baixos.{{Citar peri\u00f3dico |url=https://www.reuters.com/article/us-dutch-biblebelt-idUSL0883252720070313 |t\u00edtulo=Seeking security, Dutch turn to Bible Belt |data=2007-03-13 |acessodata=2023-04-21 |peri\u00f3dico=Reuters |lingua=en}}\n\nAs v\u00e1rias denomina\u00e7\u00f5es calvinistas conservadoras, como as Antigas Congrega\u00e7\u00f5es Reformadas na Holanda, t\u00eam uma associa\u00e7\u00e3o oficial combinada de cerca de 400.000 pessoas. \n\n\n== Hist\u00f3ria ==\n[[Ficheiro:WLANL - mystic mabel - Voltarief van de Godin Nehalennia 150-250 na Chr. (1).jpg|miniaturadaimagem|208x208px|Altar para Nehalennia 150-250 DC.]]\nOs dados mais antigos sobre a cren\u00e7a religiosa dos habitantes das regi\u00f5es que hoje s\u00e3o os \u201cPa\u00edses baixos\u201d vieram dos romanos. Ao contr\u00e1rio do que as fontes antigas parecem sugerir, o Reno, que claramente formava a fronteira do [[Imp\u00e9rio Romano]], n\u00e3o parecia formar a fronteira entre as \u00e1reas de celtas e alem\u00e3es. Havia alem\u00e3es ao sul dela (Germani Cisrhenani) e muitos nomes de lugares e achados arqueol\u00f3gicos indicam a presen\u00e7a de celtas ao norte do Reno.\n\nEntre esses povos [[celtas]] e germ\u00e2nicos, e mais tarde os conquistadores romanos (romaniza\u00e7\u00e3o), ocorreu um interc\u00e2mbio cultural. As tribos adaptaram os mitos e divindades polite\u00edstas umas das outras, resultando em uma s\u00edntese da [[mitologia germ\u00e2nica]], celta e romana. Deuses como Nehalennia, Hiudana e Sandraudiga s\u00e3o de origem ind\u00edgena (celta), enquanto deuses como Wodan, Donar e Frigg / Freija (ver Freya ) vieram de origem [[germ\u00e2nica]]. Outros, como J\u00fapiter, Minerva e V\u00eanus, foram introduzidos pelos romanos. T\u00e1cito tamb\u00e9m descreveu o mito da cria\u00e7\u00e3o de Mannus, um homem primitivo do qual teriam surgido todas as tribos germ\u00e2nicas. Os celtas e alem\u00e3es nos Pa\u00edses Baixos tinham santu\u00e1rios de \u00e1rvores, seguindo o exemplo do antigo [[n\u00f3rdico]] Yggdrasil, o sax\u00e3o Irminsul e o carvalho de Donar. Os templos provavelmente s\u00f3 foram constru\u00eddos durante e ap\u00f3s a romaniza\u00e7\u00e3o e foram preservados em lugares como Empel e Elst. \n\n=== Idade M\u00e9dia: cristianiza\u00e7\u00e3o e teocentrismo ===\nDo s\u00e9culo IV ao VI dC Ocorreu a Grande Migra\u00e7\u00e3o, na qual as pequenas tribos celta-germ\u00e2nico-romanas dos Pa\u00edses Baixos foram gradualmente suplantadas por tr\u00eas grandes tribos germ\u00e2nicas: os [[francos]], os [[fr\u00edsios]] e os [[sax\u00f5es]]. Cerca de 500 dos francos, inicialmente residindo entre o Reno e o Somme, se converteram ao [[cristianismo]] ap\u00f3s a convers\u00e3o de seu rei Chlodovech. Uma grande parte da \u00e1rea ao sul de Maas (Meuse) pertenceu desde o in\u00edcio da Idade M\u00e9dia at\u00e9 1559 ao arquidi\u00e1cono Kempenland, que fazia parte da diocese de Tongeren-Maastricht-Luik (Liege). Do centro da diocese, sucessivamente as cidades de Tongeren, Maastricht e Luik, esta parte da Holanda provavelmente foi cristianizada.\n\nSegundo a tradi\u00e7\u00e3o, o primeiro [[bispo]] de Maastricht, Servatius, foi enterrado nesta cidade em 384, embora apenas pelo bispo Domitianus (ca. 535) seja estabelecido que ele residia em [[Maastricht]]. No entanto, levaria pelo menos at\u00e9 1000 dC antes que todos os povos pag\u00e3os fossem realmente cristianizados e as religi\u00f5es fr\u00edsia e sax\u00f4nica fossem extintas, e elementos das extintas religi\u00f5es pag\u00e3s fossem incorporados \u00e0 religi\u00e3o crist\u00e3, mesmo ap\u00f3s a convers\u00e3o. Nos s\u00e9culos seguintes, o [[catolicismo]] foi a \u00fanica religi\u00e3o dominante na Holanda. Nos s\u00e9culos XIV e XV, ouviram-se os primeiros apelos \u00e0 reforma religiosa.\n\n=== In\u00edcio da Era Moderna: Reforma ===\nOs rebeldes Pa\u00edses Baixos que se uniram na [[Uni\u00e3o de Utrecht]] (1579) declararam sua independ\u00eancia da [[Espanha]] em 1581, durante a Guerra dos Oitenta Anos; A Espanha finalmente aceitou isso em 1648. A revolta holandesa foi parcialmente motivada religiosamente, j\u00e1 que durante a Reforma muitos dos holandeses adotaram a formas [[luteranas]], [[anabatistas]], [[calvinistas]] ou menonitas de protestantismo. Esses movimentos religiosos foram reprimidos pelos espanh\u00f3is, que apoiaram a [[Contrarreforma|Contra-Reforma]]. Ap\u00f3s a independ\u00eancia, a Holanda adotou o [[calvinismo]] como religi\u00e3o informal do estado, mas praticava um grau de toler\u00e2ncia religiosa para com os n\u00e3o-calvinistas. Cultivou a reputa\u00e7\u00e3o de ref\u00fagio seguro para refugiados [[judeus]] e protestantes de [[Flandres]], Fran\u00e7a ([[huguenotes]]), [[Alemanha]] e [[Inglaterra]].\n[[Ficheiro:Koningin Beatrix in Vries.jpg|miniaturadaimagem|195x195px|Assim como a rainha [[Beatriz dos Pa\u00edses Baixos|Beatriz]], a fam\u00edlia real holandesa tradicionalmente professa a f\u00e9 reformada (calvinismo) desde o s\u00e9culo XVII. {{Citar web|url=https://www.britannica.com/topic/House-of-Orange|titulo=House of Orange {{!}} European dynasty {{!}} Britannica|acessodata=2023-04-21|website=www.britannica.com|lingua=en}}]]\nSempre houve diferen\u00e7as consider\u00e1veis \u200b\u200bentre as interpreta\u00e7\u00f5es ortodoxas e liberais do [[calvinismo]], como aquelas entre o [[arminianismo]] e o gomarismo no s\u00e9culo XVII e aquelas entre a [[Igreja Reformada Holandesa]] (''Nederlands Hervormde Kerk'') e as Igrejas Reformadas na Holanda (''Gereformeerde Kerken na Holanda''). no final do s\u00e9culo 19, o que levou a uma diferen\u00e7a denominacional entre ''hervormd'' e ''gereformeerd'' , embora linguisticamente ambos signifiquem \"reformado\". Cat\u00f3licos, que dominavam as prov\u00edncias do sul, n\u00e3o tinham permiss\u00e3o para praticar sua religi\u00e3o abertamente. Eles foram emancipados durante o final do s\u00e9culo XIX e in\u00edcio do s\u00e9culo XX atrav\u00e9s da pilariza\u00e7\u00e3o, formando suas pr\u00f3prias comunidades sociais. Em 1947, 44,3% pertenciam a denomina\u00e7\u00f5es [[protestantes]], 38,7% pertenciam \u00e0 [[Igreja Cat\u00f3lica Romana]] e 17,1% n\u00e3o eram afiliados. \u00a0Em 1940-45, 75-80% dos judeus holandeses foram assassinados no Holocausto pelos nazistas.{{Citar livro|url=https://www.worldcat.org/oclc/234083963|t\u00edtulo=The Holocaust encyclopedia|data=2001|editora=Yale University Press|outros=Walter Laqueur, Judith Tydor Baumel-Schwartz|local=New Haven|oclc=234083963}} \n\nDesde 1880, as principais religi\u00f5es come\u00e7aram a declinar \u00e0 medida que o [[secularismo]], o [[socialismo]] e o [[liberalismo]] cresciam; nas d\u00e9cadas de 1960 e 1970, o [[protestantismo]] e o [[catolicismo]] come\u00e7aram a declinar rapidamente. A maior exce\u00e7\u00e3o \u00e9 o [[Isl\u00e3]], que cresceu consideravelmente como resultado da imigra\u00e7\u00e3o. Desde o in\u00edcio do s\u00e9culo XXI, tem havido uma crescente conscientiza\u00e7\u00e3o sobre o extremismo mu\u00e7ulmano.{{Citar livro|url=https://www.worldcat.org/oclc/62596103|t\u00edtulo=The changing religious landscape of Europe|data=2005|outros=Hans Knippenberg|local=Amsterdam|oclc=62596103}} \u00a0Um estudo de 2015 estima cerca de 4.500 crentes crist\u00e3os de origem mu\u00e7ulmana no pa\u00eds, a maioria deles pertencente a alguma forma de protestantismo.{{Citar peri\u00f3dico |url=https://www.academia.edu/16338087/Believers_in_Christ_from_a_Muslim_Background_A_Global_Census |t\u00edtulo=Believers in Christ from a Muslim Background: A Global Census |acessodata=2023-04-21 |ultimo=Miller |primeiro=Duane A.}}\n\nO calvinismo \u00e9 a f\u00e9 tradicional da fam\u00edlia real holandesa, um resqu\u00edcio do dom\u00ednio hist\u00f3rico da igreja. \n\n== Estat\u00edsticas ==\n{{Gr\u00e1fico circular\n|thumb = right\n|t\u00edtulo = Religi\u00f5es nos Pa\u00edses Baixos (2021)CBS. [https://www.state.gov/reports/2022-report-on-international-religious-freedom/netherlands \"Central Bureau for Statistics (CBS)\".\n|r\u00f3tulo1 = [[Sem religi\u00e3o]]\n|valor1 = 57\n|cor1 = WhiteSmoke\n|r\u00f3tulo2 = [[Catolicismo romano]]\n|valor2 = 18\n|cor2 = DarkOrchid\n|r\u00f3tulo3 = [[Protestantismo]]\n|valor3 = 14\n|cor3 = RoyalBlue\n|r\u00f3tulo4 = [[Islamismo]]\n|valor4 = 5\n|cor4 = Green\n|r\u00f3tulo5 = Outros\n|valor5 = 6\n|cor5 = Cyan\n}}Quase todos os grupos crist\u00e3os mostram uma diminui\u00e7\u00e3o no n\u00famero de membros nos \u00faltimos anos. No entanto, em particular, \u00e9 percept\u00edvel a perda de membros das duas principais igrejas, nomeadamente a [[Igreja Cat\u00f3lica|Igreja Cat\u00f3lica Romana na Holanda]], com uma perda de membros de aproximadamente 589.500 membros entre 2003 (4.532.000 pessoas, ou 27,9% da popula\u00e7\u00e3o) e 2013 ( 3.943.000 pessoas, ou 23,3%), \u00a0e a [[Igreja Protestante na Holanda]], com uma perda de membros de 737.174 membros entre 2003 (1.823.085 pessoas, ou 11,2% da popula\u00e7\u00e3o, para a Igreja Reformada Holandesa; 623.100 pessoas ou 3,8% para as Igrejas Reformadas na Holanda; e 11.989 pessoas ou 0,07% para a Igreja Evang\u00e9lica [[Luterana]] no [[Reino dos Pa\u00edses Baixos]]; total para essas igrejas de 2.458.174 pessoas, ou 15,15% da popula\u00e7\u00e3o) e 2012 (Igreja Protestante na Holanda, 1.721.000 pessoas ou 10,2% da popula\u00e7\u00e3o). Igrejas menores ( Igreja Menonita na Holanda, Remonstrantes e [[Antiga Igreja Cat\u00f3lica]]) tinham um n\u00famero total de 22.489 membros (0,13% da popula\u00e7\u00e3o) em 2003, que caiu para 17.852 membros (0,10% da popula\u00e7\u00e3o) em 2012. \n\nNo total, o n\u00famero de membros de grupos crist\u00e3os na [[Holanda]] diminuiu de 7.013.163 (43,22% da popula\u00e7\u00e3o) em 2003 para 5.730.852 (34,15% da popula\u00e7\u00e3o) em 2013. Isso representa uma perda total de membros de 1.282.311 (9,7% no total) de todas as igrejas na Holanda nestes 10 anos. \u00a0Esses n\u00fameros s\u00e3o baseados em informa\u00e7\u00f5es do KASKI (Katholiek Sociaal-Kerkelijk Insituut / Instituto Social-Eclesi\u00e1stico Cat\u00f3lico), que por sua vez baseia seus n\u00fameros em informa\u00e7\u00f5es fornecidas pelas pr\u00f3prias igrejas. Pesquisa independente em 2015 pela VU University Amsterdam e Radboud University mostra n\u00fameros significativamente mais baixos em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 porcentagem da popula\u00e7\u00e3o holandesa que adere a quase todas as igrejas mencionadas aqui.\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Catolicismo nos Pa\u00edses Baixos]]\n* [[Igreja Reformada Neerlandesa]]\n* [[Remonstrante]]\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Religi\u00e3o na Europa}}\n\n{{Portal3|Pa\u00edses Baixos|Religi\u00e3o}}\n\n[[Categoria:Religi\u00e3o nos Pa\u00edses Baixos| ]]"}]}}}}