Pigatti Contabilidade - Contabilidade para Empresa de Turismo
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Contabilidade para Empresa de Turismo

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{"continue":{"imcontinue":"1157714|Antonio_Contin_-_Ponte_dei_sospiri_(Venice).jpg","grncontinue":"0.821290080041|0.821290080041|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"196914":{"pageid":196914,"ns":0,"title":"Condado de Tripp","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Condado dos EUA\n|nome = Tripp\n|mapa = [[Imagem:Map of South Dakota highlighting Tripp County.svg|200px|center]]\n|n_condados = 66\n|estado = [[Dakota do Sul]]\n|capital = [[Winner]]\n|maior_cidade = Winner\n|\u00e1rea = 4 189\n|\u00e1rea_\u00e1gua = 10\n|perc_\u00e1gua = 0,24\n|populacao = 6 430\n|densidade = 0,6\n|censo_data = 2000\n|data_funda\u00e7\u00e3o = \n|extra = \n|estado_art = a\n|estado_cat = Dakota do Sul\n|nome_condado = Tripp\n|link_externo = \n}}\nO '''Condado de Tripp''' \u00e9 um dos 66 [[condado]]s do [[Estados dos Estados Unidos|Estado]] [[Estados Unidos|americano]] da [[Dakota do Sul]]. A [[sede de condado|sede do condado]] \u00e9 [[Winner]], e sua maior cidade \u00e9 Winner. O condado possui uma \u00e1rea de 4 189 [[quil\u00f3metro quadrado|km\u00b2]] (dos quais 10 km\u00b2 est\u00e3o cobertos por \u00e1gua), uma popula\u00e7\u00e3o de 6 430 habitantes, e uma [[densidade populacional]] de 0,6 hab/km\u00b2 (segundo o [[Censo demogr\u00e1fico|censo]] nacional de [[2000]]).{{citar web|URL=http://www.census.gov/newsroom/releases/archives/2010_census/cb11-cn45.html|t\u00edtulo=U.S. Census Bureau Delivers Washington's 2010 Census Population Totals, Including First Look at Race and Hispanic Origin Data for Legislative Redistricting|autor=|data=|publicado=U.S. Census Bureau|l\u00edngua2=en}}{{citar web|URL=http://www.census.gov/easystats/|t\u00edtulo=Easy stats|autor=|data=|publicado=U.S. Census Bureau|acessodata=|l\u00edngua2=en}}{{citar web|URL=http://www.census.gov/2010census/|t\u00edtulo=2010 Census|autor=|data=|publicado=U.S. Census Bureau|acessodata=|l\u00edngua2=en}}\n\n{{Dakota do Sul}}\n{{esbo\u00e7o-geoeua}}\n{{Portal3|Geografia|Dakota do Sul|Estados Unidos}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{DEFAULTSORT:Condado Tripp}}\n[[Categoria:Condados da Dakota do Sul|Tripp]]\n[[Categoria:Condado de Tripp| ]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of South Dakota.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of the United States.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Map of South Dakota highlighting Tripp County.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Portal.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Sciences de la terre.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:SouthDakota-StateSeal.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:USA Flag Map.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:United States flag waving icon.svg"}]},"1408348":{"pageid":1408348,"ns":0,"title":"Tenaha","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Localidade dos Estados Unidos\n|nome = Tenaha\n|imagem = TenahaTexasTower.JPG\n|imagem_legenda = \n|estado = Texas\n|condado = [[Condado de Shelby (Texas)|Condado de Shelby]]\n|popula\u00e7\u00e3o = 1111\n|data_pop = 2006\n|\u00e1rea = 10.2\n|\u00e1rea_\u00e1gua = 0.1\n|latG = 31\n|latM = 56\n|latS = 38\n|latP = N\n|lonG = 94\n|lonM = 14\n|lonS = 46\n|lonP = W\n|coord_t\u00edtulo = s\n|altitude = \n|c\u00f3digoFIPS = 72188\n|tipo = cidade \n|mapa_detalhado = \n|data_funda\u00e7\u00e3o = \n|incorpora\u00e7\u00e3o = \n|web = \n}}\n\n'''Tenaha''' \u00e9 uma cidade localizada no [[Estados dos Estados Unidos da Am\u00e9rica|estado]] [[Estados Unidos da Am\u00e9rica|norte-americano]] de [[Texas]], no [[Condado de Shelby (Texas)|Condado de Shelby]].\n\n== Demografia ==\nSegundo o [[Censo demogr\u00e1fico|censo]] norte-americano de [[2000]], a sua [[popula\u00e7\u00e3o]] era de 1046 [[habitante]]s.{{citar web |url=http://www.census.gov/Press-Release/www/2001/sumfile1.html |titulo=U.S. Census Bureau. Census 2000 Summary File 1 |acessodata=2007-10-29 |arquivourl=https://web.archive.org/web/20100111104338/http://www.census.gov/Press-Release/www/2001/sumfile1.html |arquivodata=2010-01-11 |urlmorta=yes }}\nEm [[2006]], foi estimada uma popula\u00e7\u00e3o de 1111,[http://www.census.gov/popest/datasets.html U.S. Census Bureau. Estimativa da popula\u00e7\u00e3o (julho de 2006)] um aumento de 65 (6.2%).\n\n== Geografia ==\nDe acordo com o '''[[United States Census Bureau]]''' tem uma [[\u00e1rea]] de\n10,3 [[km\u00b2]], dos quais 10,2 km\u00b2 cobertos por terra e 0,1 km\u00b2 cobertos por [[\u00e1gua]].\n\n== Localidades na vizinhan\u00e7a ==\nO diagrama seguinte representa as [[localidade]]s num [[Raio (geometria)|raio]] de 24 km ao redor de Tenaha.\n
\n[[Ficheiro:Blank map.svg|400px|left|Localidades na vizinhan\u00e7a]]\n{{Image label|x=0.5|y=0.5|scale=400|text=[[Ficheiro:Map pointer black.svg|20px|Tenaha]]'''Tenaha'''}}\n{{Image label|x=0.941|y=0.436|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|10px|Localidade com 1630 habitantes (2000).]] [[Logansport (Louisiana)|Logansport]] (24 km)}}\n{{Image label|x=0.620|y=0.813|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|16px|Localidade com 5678 habitantes (2000).]] [[Center (Texas)|Center]] (18 km)}}\n{{Image label|x=0.286|y=0.318|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|6px|Localidade com 303 habitantes (2000).]] [[Gary City (Texas)|Gary City]] (15 km)}}\n{{Image label|x=0.851|y=0.455|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|8px|Localidade com 925 habitantes (2000).]] [[Joaquin (Texas)|Joaquin]] (19 km)}}\n{{Image label|x=0.231|y=0.579|scale=400|text=[[Ficheiro:Small-city-symbol.svg|10px|Localidade com 1094 habitantes (2000).]] [[Timpson (Texas)|Timpson]] (15 km)}}\n
{{limpar|left}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{City-data|Tenaha|Texas}}\n\n{{Portal3|Texas}}\n{{Controle de autoridade}}\n\n[[Categoria:Cidades do Texas]]\n[[Categoria:Condado de Shelby (Texas)]]"}]},"1770982":{"pageid":1770982,"ns":0,"title":"1800 na m\u00fasica","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=agosto de 2020}}\n{{tem\u00e1ticas dos anos2|1800}}\n{{TOC}}\n\n\n== Nascimentos ==\n{| {{tabela dos anos}}\n|-\n| [[14 de janeiro]] || [[Ludwig von K\u00f6chel]] || music\u00f3logo || [[Ficheiro:Banner of the Holy Roman Emperor (after 1400).svg|22px]] [[Sacro Imp\u00e9rio Romano-Germ\u00e2nico]] || m. [[1877 na m\u00fasica|1877]] ||\n|-\n| [[24 de abril]] || [[Georg Hellmesberger, Pai]] || maestro, violinista e compositor || [[Ficheiro:Banner of the Holy Roman Emperor (after 1400).svg|22px]] [[Sacro Imp\u00e9rio Romano-Germ\u00e2nico]] || m. [[1873 na m\u00fasica|1873]] ||\n|}\n\n== Falecimentos ==\n{| {{tabela dos anos}}\n|-\n|}\n{{Navecaixa ano-tema|1800|na|m\u00fasica}}\n\n{{Portal3|M\u00fasica}}\n\n{{DEFAULTSORT:1800 Na Musica}}\n[[Categoria:1800 na m\u00fasica| ]]\n[[Categoria:1800]]"}]},"2478410":{"pageid":2478410,"ns":0,"title":"Igreja paroquial de Sankt Wolfgang im Salzkammergut","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem notas|data=agosto de 2020}}\nA '''Igreja paroquial de Sankt Wolfgang im Salzkammergut''' \u00e9 um templo [[cat\u00f3lico]] da [[\u00c1ustria]], localizado na regi\u00e3o de [[Salzkammergut]], \u00e0 beira do [[lago Wolfgangsee]]. Edif\u00edcio [[barroco]], decorado com importantes [[altar]]es entalhados por Wandel, Schwanthaler e [[Johann Meinrad Guggenbichler|Guggenbichler]], tem sido ao longo de s\u00e9culos um importante local de [[peregrina\u00e7\u00e3o]] religiosa para quem busca cura para males nos olhos.\n\n== Refer\u00eancias ==\n* {{Link||2=http://www.wolfgangsee.at/de/4-01-0-428146/detail/wolfgangsee.html |3=Gl\u00fcckspl\u00e4tze am Wolfgangsee |4=. Wolfgangsee Tourismus Gesellschaft}}\n* {{Link||2=http://www.austria-direkt.at/gem1250/gem1250.php |3=Sankt Wolfgang am Wolfgangsee im Salzkammergut |4=. 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Fim do mandato\n|-\n| [[Amata Kabua]] || [[Imagem:empty.png|50px]] || [[17 de novembro]] de [[1979]] || [[20 de dezembro]] de [[1996]]\n|-\n| [[Kunio Lemari]] || [[Imagem:empty.png|50px]] || [[20 de dezembro]] de [[1996]] || [[14 de janeiro]] de [[1997]]\n|-\n| [[Imata Kabua]] || [[Imagem:empty.png|50px]] || [[14 de janeiro]] de [[1997]] || [[10 de janeiro]] de [[2000]]\n|-\n| [[Kessai Note]] || [[Imagem:Kessai Note 2005.jpg|50px]] || [[10 de janeiro]] de [[2000]] || [[14 de janeiro]] de [[2008]]\n|-\n| [[Litokwa Tomeing]] || [[Imagem:empty.png|50px]] || [[14 de janeiro]] de [[2008]] || [[21 de outubro]] de [[2009]]\n|-\n| [[Ruben Zackhras]] (interino)|| [[Imagem:empty.png|50px]] || [[21 de outubro]] de [[2009]] || [[2 de novembro]] de [[2009]]\n|-\n| [[Jurelang Zedkaia]] || [[Imagem:Jurelang Zedkaia.gif|50px]] || [[2 de novembro]] de [[2009]] || [[10 de janeiro]] de [[2012]]\n|-\n| [[Christopher Loeak]] || [[Imagem:Christopher_Loeak_portrait.PNG|50px]] || [[10 de janeiro]] de [[2012]] || [[11 de janeiro]] de [[2016]]\n|-\n| [[Casten Nemra]] || [[Imagem:empty.png|50px]] || [[11 de janeiro]] de [[2016]] || [[28 de janeiro]] de [[2016]]\n|-\n| [[Hilda Heine]] || [[Imagem:Hilda Heine portrait.jpg|50px]] || [[28 de janeiro]] de [[2016]] || [[13 de janeiro]] de [[2020]]\n|-\n| [[David Kabua]] || || [[13 de janeiro]] de [[2020]] || ''presente''\n|}\n\n{{Presidentes das Ilhas Marshall|estado=expanded}}\n{{L\u00edderes da Oceania|estado=expanded}}\n\n[[Categoria:Presidentes das Ilhas Marshall|*]]\n[[Categoria:Listas de presidentes|Ilhas Marshall]]\n[[Categoria:Listas das Ilhas Marshall|Presidentes]]\n\n[[pl:Wyspy Marshalla#Prezydenci Wysp Marshalla]]"}]},"1157714":{"pageid":1157714,"ns":0,"title":"Pal\u00e1cio Ducal","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Museu/Wikidata}} \nO '''Pal\u00e1cio Ducal''' (em [[L\u00edngua italiana|italiano]]: ''Palazzo Ducale''), tamb\u00e9m conhecido como '''Pal\u00e1cio do Doge''', \u00e9 um s\u00edmbolo da cidade de [[Veneza]] e uma obra-prima do [[arquitetura g\u00f3tica|g\u00f3tico veneziano]]. Surge na \u00e1rea monumental da [[Pra\u00e7a de S\u00e3o Marcos|Piazza San Marco]], entre a ''Piazzetta'' e o ''Molo''.\n\nO pal\u00e1cio actual foi constru\u00eddo entre [[1309]] e [[1424]]. Giovanni Bon e [[Bartolomeo Bon]] criaram a chamada ''Porta della Carta'', um monumental port\u00e3o em estilo g\u00f3tico tardio na ''Piazzetta'', ao lado do pal\u00e1cio.\n\nAntiga sede do [[Doge de Veneza]] e da [[Rep\u00fablica de Veneza|magistratura veneziana]], seguiu-lhes a hist\u00f3ria, dos alvores \u00e0 queda, e \u00e9 hoje sede do ''Museo di Palazzo Ducale'' e faz parte da [[Fondazione Musei Civici di Venezia]].\n\n== Hist\u00f3ria ==\n[[Ficheiro: Giovanni Antonio Canal - Piazza San Marco - National Gallery of Art Washington.jpg|thumb|left|280px|[[Canaletto]]: catedral, Pal\u00e1cio Ducal, ''piazza'', ''piazzetta'' e biblioteca em finais do s\u00e9culo XVIII.]]\n\nA edifica\u00e7\u00e3o do pal\u00e1cio iniciou-se, presumivelmente, no [[s\u00e9culo IX]], depois da transfer\u00eancia da sede ducal de [[Malamocco]] para a moderna [[Veneza]], definitivamente sancionada em [[812]], durante o [[dogado]] de [[Angelo Partecipazio]].\n\nDa instala\u00e7\u00e3o original, talvez erguida seguindo o modelo do [[Pal\u00e1cio de Diocleciano]] em [[Espalato]], nada sobrevive actualmente: em [[828]], com a chegada dos restos mortais de [[S\u00e3o Marcos]], foi instalada ao lado a primitiva [[Bas\u00edlica de S\u00e3o Marcos|bas\u00edlica marciana]]; em [[864]], os rebeldes respons\u00e1veis pelo assassinato do doge [[Pietro Tradonico]] sofreram aqui um longo cerco; por fim, em [[976]], o doge [[Pietro IV Candiano]] e o seu filho e corregente encontraram a morte durante uma revolta a que se seguiu um furioso inc\u00eandio que destruiria todo o pal\u00e1cio e grande parte da cidade.\n\nSeguiu-se a reconstru\u00e7\u00e3o come\u00e7ada por [[Pietro I Orseolo]] ([[976]]-[[979]]), um n\u00facleo fortificado constitu\u00eddo por um corpo central e por torres angulares, circundado por \u00e1gua, cujos tra\u00e7os ainda se percebem na disposi\u00e7\u00e3o do andar ''loggiado''.\n\n[[Ficheiro:Interior Palacio Ducal Venecia.jpg|thumb|280px|Imagem do p\u00e1tio do Pal\u00e1cio Ducal com vista da ''Scala dei Giganti''.]]\n\nO complexo sofreu uma primeira grande reestrutura\u00e7\u00e3o, que transformou a fortaleza original num elegante pal\u00e1cio privado de fortifica\u00e7\u00f5es, no [[s\u00e9culo XIII]] durante o dogado de [[Sebastiano Ziani]]. Uma nova amplia\u00e7\u00e3o foi realizada entre finais desse mesmo s\u00e9culo e os primeiros anos do [[s\u00e9culo XIV]], para servir \u00e0s novas exig\u00eancias do estado republicano que se seguiram \u00e0 ''Serrata del Maggior Consiglio'' (Exclus\u00e3o do Conselho Maior), cuja sala foi ampliada.\n\nEm [[1310]] foi reprimida uma tentativa de assalto ao pal\u00e1cio no decorrer da conspira\u00e7\u00e3o guiada por [[Bajamonte Tiepolo]].\n \nA partir de [[1340]], sob o dogado de [[Bartolomeo Gradenigo]], o pal\u00e1cio come\u00e7ou uma radical transforma\u00e7\u00e3o em direc\u00e7\u00e3o \u00e0 forma actual. Em [[1404]] foi terminada a fachada voltada para o molhe, em [[1423]] foram come\u00e7ados os trabalhos no lado virado para a ''piazzetta'' e para a bas\u00edlica, em [[1439]] tamb\u00e9m se iniciaram os trabalhos para a ''Porta della Carta'', segundo projecto dos arquitectos [[Giovanni Bon|Giovanni]] e [[Bartolomeo Bon]] (autores da [[Ca' d'Oro]]). Todo o conjunto das obras, realizadas durante o longo dogado de [[Francesco Foscari]], foi terminado em [[1443]].\n\n[[Ficheiro:Venice(Doge's Palace).JPG|thumb|280px|left|Vista parcial do Pal\u00e1cio Ducal e da Bas\u00edlica de S\u00e3o Marcos.]]\n\nDepois do grande inc\u00eandio de [[1483]] foi reedificada a parte interior, ou seja, a do lado do ''rio di Palazzo'' (Rio do Pal\u00e1cio) que termina com a ''Ponte della Paglia'' (Ponte da Palha), com trabalhos que prosseguiram at\u00e9 [[1492]], e a constru\u00e7\u00e3o da ''Scala dei Giganti'' (Escada dos Gigantes).\n\nNo dia [[11 de Maio]] de [[1574]], um inc\u00eandio destruiu algumas salas de representa\u00e7\u00e3o do andar nobre. Decidida imediatamente a reconstru\u00e7\u00e3o, a direc\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica e executiva foi confiada a [[Antonio da Ponte]], apoiado por [[Andrea Palladio]] e [[Gianantonio Rusconi]]Nos registos de despesa, as interven\u00e7\u00f5es de Palladio n\u00e3o s\u00e3o mais especificadas, com excep\u00e7\u00e3o dum pagamento, datado de [[15 de Janeiro]] de [[1575]], a um entalhador que executou partes em madeira desenhadas pelo arquitecto de [[Vicenza]]. Fonte http://www.cisapalladio.org/veneto/scheda.php?sezione=4&architettura=22&lingua=i {{Wayback|url=http://www.cisapalladio.org/veneto/scheda.php?sezione=4&architettura=22&lingua=i |date=20080404234236 }}. Como resultado, \u00e9 dif\u00edcil a individualiza\u00e7\u00e3o de interven\u00e7\u00f5es no projecto atribu\u00edveis \u00e0 sua m\u00e3o; os estudiosos tentaram igualmente reconhecer-lhe a matriz nas portas interiores, em particular naquela que da ''Sala dell\u2019Anticollegio'' conduz \u00e0 ''Sala delle Quattro Porte'', assim como as portas presentes nesta \u00faltima, e nas chamin\u00e9s das salas do ''del Collegio'' e ''dell\u2019Anticollegio''. A presen\u00e7a de Palladio no Pal\u00e1cio Ducal est\u00e1 documentada, apenas, entre [[1577]] e [[1578]], para o restauro do edif\u00edcio danificado por um segundo grave inc\u00eandio ([[20 de Dezembro]] de [[1577]]), no qual se perderam importantes ciclos pict\u00f3ricos. Tamb\u00e9m, neste caso, as hip\u00f3teses duma sua proposta concreta deixam d\u00favidas entre os cr\u00edticos.\n\n[[Ficheiro:Antonio Contin - Ponte dei sospiri (Venice).jpg|thumb|280px|A Ponte dos Suspiros e o Pal\u00e1cio Ducal.]]\n\nEntre [[1575]] e [[1580]], [[Ticiano]] e [[Paolo Veronese]] foram, por sua vez, chamados a decorar os interiores do pal\u00e1cio e a sua obra acabou por inserir-se na reconstru\u00e7\u00e3o das salas da ala meridional ap\u00f3s o inc\u00eandio de 20 de Dezembro de 1577.\n\nNo in\u00edcio do [[s\u00e9culo XVII]], foram acrescentadas as chamadas ''Prigioni Nuove'' (Pris\u00f5es Novas), na outra margem do rio, por obra do arquitecto [[Antonio Contin]]. Este novo corpo, sede dos ''Signori della Notte'' (Senhores da Noite), magistrados encarregues de prevenir e reprimir crimes penais, foi ligado ao pal\u00e1cio atrav\u00e9s da ''[[Ponte dos Suspiros|Ponte dei Sospiri]]'' (Ponte dos Suspiros), percurso dos condenados trazidos do pal\u00e1cio, sede dos tribunais, para as pris\u00f5es.\n\nDepois da queda da [[Rep\u00fablica de Veneza]], cujo fim foi decretado na sess\u00e3o do ''Maggior Consiglio'' (Conselho Maior) de [[12 de Maio]] de [[1797]], o pal\u00e1cio n\u00e3o foi mais utilizado como sede do pr\u00edncipe e da magistratura, mas foi utilizado como sede de gabinetes administrativos do [[Primeiro Imp\u00e9rio Franc\u00eas|Imp\u00e9rio Napole\u00f3nico]] e do [[Imp\u00e9rio Austr\u00edaco]]. As pris\u00f5es, denominadas ''Piombi'', conservaram as suas fun\u00e7\u00f5es e foram objecto das escritas de [[Silvio Pellico]]. Com a anexa\u00e7\u00e3o de Veneza ao [[Reino de It\u00e1lia (1861\u20131946)|Reino de It\u00e1lia]], o pal\u00e1cio foi submetido a extensos restauros e em [[1923]] foi destinado a [[museu]], fun\u00e7\u00e3o que desempenha at\u00e9 \u00e0 actualidade.\n\n== O complexo ==\n[[Ficheiro:Palazzo Ducale in Venice 1.jpg|thumb|left|280px|Fachada esculpida em m\u00e1rmore no interior do p\u00e1tio.]]\n\nO Pal\u00e1cio foi a resid\u00eancia do [[Doge de Veneza]] e cont\u00e9m os escrit\u00f3rios de v\u00e1rias institui\u00e7\u00f5es pol\u00edticas, organizados ao redor de um p\u00e1tio central. O primeiro andar foi ocupado por escrit\u00f3rios de advocacia, a Chancelaria, os Censores e o Escrit\u00f3rio Naval. No segundo andar estavam a Grande C\u00e2mara do Conselho, a C\u00e2mara de Vota\u00e7\u00e3o e os apartamentos do [[Doge]]. O terceiro piso apresenta a ''Sala del Collegio'', adornada com pinturas, incluindo as de v\u00e1rios Doges e a do ''[[Batalha de Lepanto|Lepanto]]'', de [[Paolo Veronese]], onde os embaixadores estrangeiros eram recebidos. H\u00e1 salas usadas por corpos governamentais e tamb\u00e9m uma C\u00e2mara ''Bussola'', onde os cidad\u00e3os podiam submeter as suas reclama\u00e7\u00f5es.\n\nTalvez a sala mais espetacular seja a C\u00e2mara do Grande Conselho ou ''Sala del Maggior Consiglio'', originalmente a sala de reuni\u00f5es da legislatura. A sala \u00e9 ladeada por pinturas de antigos Doges e o enorme ''Para\u00edso'', de [[Tintoretto]], considerada a maior pintura do mundo em tela.\n\nOutra grande sala \u00e9 a ''Sala dello Scrutinio'', com outras pinturas de Doges e o quadro ''[[Batalha de Lepanto]]'', de Andrea Vicentino. Na parte traseira do pal\u00e1cio est\u00e1 a [[Ponte dos Suspiros]], anexa \u00e0 pris\u00e3o.\n\nAl\u00e9m disso, podemos observar no Pal\u00e1cio a \"Escada de Ouro\", projectada por [[Jacopo Sansovino]], um famoso arquitecto e escultor do Renascimento Italiano.\n\n=== Exterior ===\nO Pal\u00e1cio Ducal desenvolve-se em tr\u00eas alas em torno de um amplo p\u00e1tio central arcado, sendo o quarto lado constitu\u00eddo pelo corpo lateral da [[Bas\u00edlica de S\u00e3o Marcos]], antiga capela palatina.\n\n==== Fachadas ====\n[[Ficheiro:San Marco.jpg|thumb|280px|left|Vista do Pal\u00e1cio Ducal com as duas fachadas principais, uma voltada ao ''molo'' e a outra \u00e0 ''piazzetta''.]]\n\nAs duas fachadas principais do pal\u00e1cio, em estilo [[g\u00f3tico|g\u00f3tico veneziano]], voltadas para a ''piazzetta'' e para o ''molo'', desenvolvem-se em dois n\u00edveis colunados encimados por um poderoso corpo em m\u00e1rmore esculpido aberto por grandes janelas ovais, com monumental balc\u00e3o central, e coroado com pin\u00e1culos.\n\n[[Ficheiro:Venice - Doge's Palace - Loggia on the Molo 01.jpg|160px|thumb|Balc\u00e3o da fachada voltada ao ''molo''.]]\n\nAs airosas ''loggias'' com colunas e arcos ogivais perfurados, delimitadas por [[balaustrada]]s, s\u00e3o suportadas pelo p\u00f3rtico no piso t\u00e9rreo, que deve o actual aspecto rebaixado \u00e0s sucessivas obras de eleva\u00e7\u00e3o do pavimento para combater a secular subida do n\u00edvel marinho, o que conferiu um aspecto mais s\u00f3lido \u00e0s colunas encimadas por [[capitel|capit\u00e9is]] finamente esculpidos.\n\nNa parte mais antiga, voltada para o molhe, encontram-se capit\u00e9is do [[s\u00e9culo XIV]], enquanto as esculturas angulares s\u00e3o atribu\u00eddas a [[Filippo Calendario]] ou a artistas [[Lombardia|lombardos]] como [[Raverti]] ou [[Bregno]] e representam, na esquina virada para a ''Ponte della Paglia'', o ''[[Rafael (arcanjo)|Rafael]] [[Livro de Tobias|e Tobias]]'' e a ''[[No\u00e9|Embriaguez de No\u00e9]]'', enquanto no lado da ''piazzetta'' se encontram o ''[[Arcanjo Miguel]]'' e ''[[Ad\u00e3o e Eva]]''. O balc\u00e3o central \u00e9 de [[Pier Paolo Dalle Masegne]] e o coroamento, reconstru\u00eddo em [[1579]], depois do terramoto de [[1511]], com a coloca\u00e7\u00e3o da ''[[Iustitia|Justi\u00e7a]]'', \u00e9 de [[Alessandro Vittoria]]: a est\u00e1tua de ''[[S\u00e3o Jorge]]'' \u00e9 obra de [[Giovanni Battista Pellegrini]] e as outras est\u00e1tuas representam ''[[S\u00e3o Teodoro de Amasea|S\u00e3o Teodoro]]'', as ''[[Virtudes Cardinais]]'', ''[[S\u00e3o Marcos Evangelista]]'', ''[[S\u00e3o Pedro]]'' e ''[[Paulo de Tarso|S\u00e3o Paulo]]''.\n\nNa direc\u00e7\u00e3o da ''piazzetta'', na d\u00e9cima terceira coluna da ''loggia'', destaca-se a ''[[Iustitia|Justi\u00e7a no trono]]'', enquanto na esquina virada para a ''Porta della Carta'' est\u00e1 o ''[[Salom\u00e3o|Ju\u00edzo de Salom\u00e3o]]'' e o ''[[Arcanjo Gabriel]]'', atribuidos a [[Bartolomeo Bon]].\n\n==== Porta della Carta ====\n[[Ficheiro:Palazzo Ducale (Venice) - Porta della carta.jpg|thumb|Vista da ''Porta della Carta''.]]\n\nEntrada monumental do pal\u00e1cio, deve o seu nome ao uso na afixa\u00e7\u00e3o de novas leis e decretos ou \u00e0 presen\u00e7a no lugar de escriv\u00e3es p\u00fablicos ou ainda ao facto de se encontrar nas proximidades dos arquivos dos documentos estatais.\n\nFoi constru\u00edda em estilo [[G\u00f3tico internacional|g\u00f3tico florido]] por [[Giovanni Bon|Giovanni]] e [[Bartolomeo Bon]]: na [[arquitrave]] l\u00ea-se, de facto, a inscri\u00e7\u00e3o OPVS BARTHOLOMEI (obra de Bartolomeo). Riqu\u00edssimo o aparato escult\u00f3rico e decorativo, nas origens pintado e dourado.\n\nNos dois pin\u00e1culos laterais est\u00e3o duas figuras de ''[[Virtudes Cardinais]]'' em cada lado, atribu\u00eddas a [[Bregno]], e no coroamento est\u00e1 o busto de [[S\u00e3o Marcos|S\u00e3o Marcos Evangelista]] encimado pela figura da ''[[Iustitia|Justi\u00e7a]]'' com espada e balan\u00e7a. Central no aparato \u00e9 a representa\u00e7\u00e3o do doge [[Francesco Foscari]] ajoelhado frente ao Le\u00e3o de S\u00e3o Marcos: trata-se duma renova\u00e7\u00e3o [[s\u00e9culo XIX|oitocentista]], obra de [[Luigi Ferrari]], em substitui\u00e7\u00e3o da original, destru\u00edda pelos [[Fran\u00e7a|franceses]] em [[1797]].\n\n==== P\u00e1tio ====\n[[Ficheiro:San Marco backside Venice.jpg|thumb|left|280px|Vista do p\u00e1tio do Pal\u00e1cio Ducal.]]\n\nO acesso principal ao p\u00e1tio \u00e9 feito pela ''Porta della Carta'', que, atrav\u00e9s do ''Androne Foscari'', longo ambiente de passagem adossado \u00e0 bas\u00edlica, conduz ao arco triunfal dedicado ao pr\u00f3prio doge [[Francesco Foscari]].\n\nA passagem dirige-se directamente \u00e0 monumental ''Scala dei Giganti'' (Escadaria dos Gigantes), adossada \u00e0 fachada oriental do p\u00e1tio.\n\nO p\u00e1tio \u00e9 completamente circundado por arcadas, encimados por ''loggias'', retomando o esquema exterior do edif\u00edcio.\n\nEnquanto as fachadas interiores meridional e ocidental, em tijolos, conservam o caracter\u00edstico aspecto g\u00f3tico veneziano das fachadas exteriores, a fachada oriental do p\u00e1tio, \u00e0 qual conduz a escadaria monumental, \u00e9 caracterizada por uma decora\u00e7\u00e3o em m\u00e1rmore em estilo [[Renascimento|renascentista]], segundo projecto do arquitecto [[Antonio Rizzo]], consequ\u00eancia da radical reconstru\u00e7\u00e3o da \u00e1rea depois do furioso inc\u00eandio de [[1483]].\n\nNo p\u00e1tio, onde se realizavam as cerim\u00f3nias de coroa\u00e7\u00e3o dogal, torneios e uma ca\u00e7a aos touros anual dominam dois grandes po\u00e7os para o aprovisionamento h\u00eddrico do complexo (''Pozzo dell'Alberghetti'').\n\nO pavimento, em [[traquito]] e elementos marm\u00f3reos, segue a pavimenta\u00e7\u00e3o exterior da pra\u00e7a.\n\n=== A ''Scala dei Giganti'' e a ''Scala d'Oro'' ===\n[[Ficheiro:Francesco Hayez 010.jpg|thumb|150px|Execu\u00e7\u00e3o de Francesco Foscari na ''Scala dei Giganti'', numa pintura de [[Hayez]].]]\n\nErguida entre [[1483]] e [[1491]] segundo projecto de [[Antonio Rizzo]], a ''Scala dei Giganti'' (Escadaria dos Gigantes) deve o nome \u00e0s duas est\u00e1tuas marm\u00f3reas de [[Jacopo Sansovino|Sansovino]], representando [[Marte (divindade)|Marte]] e [[Neptuno (mitologia)|Neptuno]], aqui colocadas em [[1567]]. A escadaria monumental liga o p\u00e1tio \u00e0 ''logia'' interior do primeiro andar e era o lugar dedicado \u00e0 cerim\u00f3nia de coroa\u00e7\u00e3o ducal. As duas est\u00e1tuas colossais deviam representar o poder e o dom\u00ednio sobre a terra firme e sobre o mar.\n\nContinua\u00e7\u00e3o natural da ''Scala dei Giganti'' \u00e9 a ''Scala d'Oro'' (Escadaria de Ouro), assim chamada pelas ricas decora\u00e7\u00f5es em [[estuque]] branco e folha de ouro ''zecchino'' da [[ab\u00f3bada]]. Edificada durante o dogado de [[Andrea Gritti]], segundo projecto de Sansovino, entre [[1555]] e [[1559]], como escadaria de honra, conduz, em duas rampas, do piso das ''loggias'' aos dois andares superiores, em cada um dos quais se abre um vest\u00edbulo com amplos vitrais.\n\n=== Piso das ''Loggias'' ===\n[[Ficheiro:Francesco Hayez 012.jpg|210px|left|thumb|A ''loggia'' numa pintura de [[Hayez]].]]\n\nNo alto da ''Scala dei Giganti'' encontra-se o vasto sistema de ''loggias'' que, circundando o pal\u00e1cio pelo interior e pelo exterior e conservando parte da instala\u00e7\u00e3o da fortaleza original, suportam a impressionante massa superior, conferindo ao Pal\u00e1cio Ducal a t\u00edpica sensa\u00e7\u00e3o de invers\u00e3o, com a s\u00f3lida parte fechada por cima e a airosa e ligeira por baixo.\n\nNeste piso encontram espa\u00e7o uma s\u00e9rie de ambientes menores destinados \u00e0 administra\u00e7\u00e3o e aos servi\u00e7os do pal\u00e1cio, al\u00e9m da ''Cancelleria Ducale Inferiore'', parte do arquivo.\n\nAinda neste plano, encontram coloca\u00e7\u00e3o dois importantes ambientes:\n\n* a ''Sala dello Scrigno'' (Sala do Relic\u00e1rio), na qual se encontra o ''Libro d'Oro'' (Livro de Ouro), no qual eram escritos todos os nomes dos patr\u00edcios venezianos, e o ''Libro d'Argento'' (Livro de Prata), no qual eram elencadas as fam\u00edlias dos ''originarii'', ou seja, os cidad\u00e3os venezianos de pleno direito, que tinham abertas as portas da administra\u00e7\u00e3o, acompanhados de todos os documentos que atestam a veracidade de tais cadastros;\n\n* e a ''Sala della Milizia da Mar'' (Sala da Mil\u00edcia do Mar), \u00f3rg\u00e3o destinado ao recrutamento das equipagens para as [[gal\u00e9]]s de guerra da potente frota veneziana.\n\n==== Os ambientes judici\u00e1rios do piso ''loggiado'' ====\nAinda no piso das ''loggias'' encontram-se os ambientes destinados \u00e0 justi\u00e7a administrativa: os ambientes judici\u00e1rios constitu\u00edam, de facto, um sistema vertical recolhido na parte da esquina entre a ala do molhe e a ala do ''Rio di Palazzo'' e desenvolvia-se a toda a altura do pal\u00e1cio, ligando-se entre si atrav\u00e9s de escadas e passagens. No piso das ''loggias'' encontravam lugar:\n* a ''Sala dei Censori'' (Sala dos Censores), destinada aos magistrados encarregados de manter a moral e reprimir a corrup\u00e7\u00e3o na administra\u00e7\u00e3o do Estado, decorada com pinturas de [[Tintoretto]];\n* e a ''Sala dell'Avogaria de Com\u00f9n'' (Sala da Advocacia da Comuna), destinada aos advogados comunais, respons\u00e1veis pela manuten\u00e7\u00e3o da legalidade constitucional.\n\nEstes espa\u00e7os conduziam \u00e0 [[Ponte dos Suspiros]], que, ultrapassando o ''Rio di Palazzo'', ligava o pal\u00e1cio ao edif\u00edcio das Pris\u00f5es Novas.\n\n=== Primeiro andar ===\nEste piso tem o seu acesso principal pela primeira rampa da ''Scala d'Oro''. Andar nobre do pal\u00e1cio, encontravam-se aqui instalados os ambientes reservados ao doge e aqueles destinados \u00e0s reuni\u00f5es e \u00e0s vota\u00e7\u00f5es do ''Maggior Consiglio'' (Conselho Maior).\n\n==== Apartamento Ducal ====\nS\u00e9rie de ambientes destinados ao pr\u00edncipe, voltados para o ''Rio di Palazzo'', t\u00eam acesso pelo \u00e1trio no final da primeira rampa da ''Scala d'Oro'', \u00e0 esquerda.\nAqui encontram-se:\n* a ''Sala degli Scarlatti'' (Sala dos Escarlates), destinada aos Conselheiros Ducais e que toma o nome da c\u00f4r que a reveste;\n* a ''Sala degli Scudieri'' (Sala dos Escudeiros), destinada aos escudeiros do doge;\n* a ''Sala dello Scudo'' (Sala do Escudo), na qual o doge reinante exibia o seu pr\u00f3prio [[her\u00e1ldica|bras\u00e3o her\u00e1ldico]] e dava audi\u00eancias privadas e banquetes, constitu\u00eda um conjunto com a ''Sala dei Filosfi'' (Sala dos Fil\u00f3sofos), junto com a qual reconstruia a t\u00edpica forma em T dos ambientes de representa\u00e7\u00e3o das antigas resid\u00eancias venezianas.\n* a ''Sala Grimani''', a ''Sala Erizzo'' e a ''Sala Priuli'', destinadas \u00e0 vida do doge e com acesso a um jardim p\u00eansil;\n* a ''Sala dei Ritratti'' (Sala dos Retratos) e a ''Sala Corner'';\n\n==== Os ambientes judici\u00e1rios do primeiro andar ====\nDo lado oposto em rela\u00e7\u00e3o aos apartamentos ducais encontra-se instalada uma s\u00e9rie de espa\u00e7os dedicados \u00e0 administra\u00e7\u00e3o da justi\u00e7a:\n* a ''Sala del Magistrato alle Leggi'' (Sala do Magistrado na Lei), destinada aos conservadores e executores das leis e ordens, respons\u00e1veis por fazer observar as normativas que regulavam a advocacia;\n* a ''Sala della Quarantia Criminal'', destinada \u00e0 justi\u00e7a penal e \u00e0 superintend\u00eancia das finan\u00e7as e da moeda;\n* a ''Sala dei Cuoi'' (Sala dos Couros), cujo nome se deve \u00e0s decora\u00e7\u00f5es em couro das paredes, costituia o arquivo da ''Quarantia'';\n* a ''Sala della Quarantia Civil Vecchia'', destinada \u00e0 justi\u00e7a civil do territ\u00f3rio e dos dom\u00ednios mar\u00edtimos;\n* a ''Sala dell'Armamento'', ligada com a ''Armeria'' (Arsenal) situada acima;\n\nEsta s\u00e9rie de ambientes estava ligada, de um lado, \u00e0 ''Liag\u00f2'', ou seja, \u00e0 varanda destinada \u00e0s caminhadas dos nobres durante as pausas nas sess\u00f5es do adjacente ''Maggior Consiglio'', enquanto do outro lado estava ligada com os ambientes judici\u00e1rios situados acima e abaixo, respectivamente no segundo andar e no piso das ''loggias''.\n\n==== ''Sala del Maggior Consiglio'' ====\n[[Ficheiro:Palazzo ducale, sala del maggior consiglio.JPG|thumb|left|280px|A ''Sala del Maggior Consiglio'' na actualidade.]]\n\nSala principal do pal\u00e1cio, situada no \u00e2ngulo entre o molhe e a ''piazzetta'', recebe luz atrav\u00e9s de sete grandes janelas ovais.\n\nAs suas enormes dimens\u00f5es, 53 metros de comprimento por 25 de largura, que fazem dela uma das mais vastas da[[Europa]], deviam-se \u00e0 sua fun\u00e7\u00e3o como local de reuni\u00e3o do ''Maggior Consiglio'', assembleia soberana do Estado veneziano, formada por todos os patr\u00edcios venezianos, chegando a compreender entre 1200 e 2000 membros, que aqui encontravam lugar numa s\u00e9rie de longas bancadas de duplo assento postas perpendicularmente \u00e0 parede do fundo, onde se encontrava instalado o p\u00f3dio destinado ao doge e \u00e0 ''Signoria''.\n\nReestruturada uma primeira vez no [[s\u00e9culo XIV]], as novas pinturas foram confiadas a [[Guariento]], [[Gentile da Fabriano]], [[Pisanello]] e [[Jacobello del Fiore]].\n\nDestruida pelo fogo em [[1577]], a sala foi novamente decorada por [[Veronese]], [[Tintoretto]] e [[Palma il Giovane]]. A Tintoretto foi confiada, em particular, a decora\u00e7\u00e3o de toda a parede do fundo, frente ao trono: o Para\u00edso representa a maior tela do mundo, realizada entre [[1588]] e [[1592]] em substitui\u00e7\u00e3o do precedente [[afresco]] de Guariento.\n\nImediatamente sob o tecto corre um friso com os retratos dos primeiros setenta e seis doges da hist\u00f3ria veneziana (os outros encontram-se na ''Sala dello Scrutinio''). Trata-se de ef\u00edgies imagin\u00e1rias, visto que os anteriores a [[1577]] foram destruidos no inc\u00eandio, encomendadas a Jacopo Tintoretto mas executadas em grande parte pelo seu filho Domenico. Na cartela que cada doge tem na m\u00e3o est\u00e3o registadas as obras mais importantes do seu dogado. O doge Marin Faliero, que tentou um golpe de estado em [[1355]], \u00e9 apresentado por um pano negro: condenado em vida \u00e0 decapita\u00e7\u00e3o e \u00e0 ''damnatio memoriae'', ou seja, \u00e0 anula\u00e7\u00e3o total do seu nome e da sua imagem, como traidor da institui\u00e7\u00e3o republicana.\n\n==== ''Sala dello Scrutinio'' ====\nSituado na ala voltada para a ''piazzetta'' e directamente ligada \u00e0 sala do ''Maggior Consiglio'', este vasto ambiente foi realizado durante o dogado de [[Francesco Foscari]] para conter a ''Biblioteca Marciana''. No entanto, a partir de [[1532]] este espa\u00e7o tornou-se no lugar destinado aos escrut\u00ednios das frequentes e cont\u00ednuas delibera\u00e7\u00f5es da assembleia da Rep\u00fablica. A biblioteca encontrou, pelo seu lado, uma diferente coloca\u00e7\u00e3o na ''Libreria Marciana'', o novo edif\u00edcio situado em frente, no lado oposto da ''piazzetta''.\n\nDevastada, tamb\u00e9m esta sala, pelo inc\u00eandio de [[1577]], o novo ciclo decorativo foi realizado, entre [[1578]] e [[1615]], com representa\u00e7\u00f5es de natureza militar relacionadas com as conquistas da Rep\u00fablica. A sala termina com um majestoso arco triunfal, de [[Andrea Tirali]], em honra do doge [[Francesco Morosini]], ''il Peloponnesiaco''.\n\n=== Segundo andar ===\nEste piso tem acesso pela segunda rampa da ''Scala d'Oro'', que termina no chamado ''Atrio Quadrato'', voltado para o p\u00e1tio do pal\u00e1cio.\n\n==== ''Sala delle Quattro Porte'' ====\nEste ambiente, ricamente decorado e distinto por quatro majestosos portais marm\u00f3reos, deve o seu actual aspecto \u00e0 reconstru\u00e7\u00e3o desta ala ap\u00f3s o pavoroso inc\u00eandio de [[1574]]. Esta reconstru\u00e7\u00e3o foi confiada a [[Antonio da Ponte]], segundo projecto de [[Andrea Palladio|Palladio]], e contou com obras pict\u00f3ricas de [[Tintoretto]], [[Tiziano]] e [[Tiepolo]]. A sala servia de zona de passagem e sala de espera para as audi\u00eancias do Senado e da ''Signoria''.\n\n==== ''Sala dell'Anticollegio'' e ''Sala del Collegio'' ====\n[[Ficheiro:Francesco Guardi 034.jpg|280px|thumb|''Sala del Collegio'', por [[Francesco Guardi]].]]\n\nDa ''Sala delle Quattro Porte'' acedia-se \u00e0 ''Sala dell'Anticollegio'', ou seja, a ante-c\u00e2mara do ''Collegio'', onde, entre obras de [[Veronese]], [[Tintoretto]] e [[Alessandro Vittoria]], paravam as embaixadas e as delega\u00e7\u00f5es emquanto esperavam para ser recebidas em audi\u00eancia.\n\nA ''Sala del Collegio'' era destinada \u00e0s reuni\u00f5es do ''Collegio dei Savi'' e da ''Serenissima Signoria'', \u00f3rg\u00e3os distintos, mas interligados entre si, que, quando se reuniam juntos constituiam o chamado ''Pieno Collegio''. A esses diziam respeito a administra\u00e7\u00e3o e representa\u00e7\u00e3o do Estado. Como todas as salas destinadas \u00e0s assembleias da Rep\u00fablica, \u00e9 caracterizada, ao fundo, pela presen\u00e7a do p\u00f3dio com o trono ducal e os assentos reservados \u00e0 ''Signoria''.\n\nRealizada segundo projecto de [[Andrea Palladio|Palladio]], com decora\u00e7\u00f5es em madeira de [[Francesco Bello]] e [[Andrea da Faenza]] e telas de [[Tintoretto]] e [[Veronese]], entre as quais se encontra uma representa\u00e7\u00e3o da [[Batalha de Lepanto]], carrega na parede direita um dos dois quadrantes do rel\u00f3gio que a sala tem em comum com a adjacente sala do Senado.\n\n==== ''Sala del Senato'' ====\nDa ''Sala delle Quattro porte'' acede-se a este ambiente, voltado para o ''Rio di Palazzo'' e destinado \u00e0s reuni\u00f5es do ''Consiglio dei Pregadi'' (ou Senado), respons\u00e1vel pelo governo da Rep\u00fablica.\n\nRica e solene, com expl\u00eandidos entalhes e dourados, a sala hospeda obras de [[Tintoretto]] e [[Palma il Giovane]], imersas entre luminosos dourados, nos quais o ambiente abunda. Ao lado da porta que conduz \u00e0 adjacente ''Sala del Collegio'' destaca-se o segundo quadrante do rel\u00f3gio comum \u00e0s duas salas.\n\n==== ''Sala del Consiglio dei Dieci'', ''Sala della Bussola'' e ambientes judici\u00e1rios do segundo andar ====\nA ''Sala del Consiglio dei Dieci'' (Sala do Conselho dos Dez), \u00e0 qual se acede por um ambiente de liga\u00e7\u00e3o com a ''Sala delle Quattro Porte'', era destinada \u00e0s reuni\u00f5es do \u00f3rg\u00e3o hom\u00f3nimo, restrito e omnipotente, encarregado da seguran\u00e7a do Estado. Composto por dez conselheiros (o que justifica o nome) e alargado ao doge e aos seis conselheiros ducais, o Conselho dos Dez tomava lugar num p\u00f3dio semicircular em madeira, no qual discutiam as investiga\u00e7\u00f5es e os processos contra os inimigos do Estado: uma passagem secreta escavada num arm\u00e1rio em madeira conduzia \u00e0 sala traseira dos ''Tre Capi''. As decora\u00e7\u00f5es s\u00e3o de [[Gian Battista Ponchino]], [[Paolo Veronese]] e [[Gian Battista Zelotti]], con temas relacionados com a justi\u00e7a.\n\nAo lado desta sala ficava a ''Sala della Bussola'' (Sala da B\u00fassola), que servia de ante-c\u00e2mara, entre cujas decora\u00e7\u00f5es est\u00e3o obras de [[Veronese]] e [[Sansovino]] e que deve o nome \u00e0 grande b\u00fassola em madeira que leva \u00e0s adjacentes \u00e1reas judici\u00e1rias.\n\nPela b\u00fassola passavam, de facto, aqueles que eram convocados aos vizinhos ambientes judici\u00e1rios:\n* a ''Stanza dei Tre Capi del Consiglio dei Dieci'' (Sala dos Tr\u00eas L\u00edderes do Conselho dos Dez), com obras de [[Tintoretto]], [[Veronese]], [[Ponchino]] e [[Zelotti]], onde se reuniam os l\u00edderes eleitos rotativamente por tal conselho, a quem pertencia a instru\u00e7\u00e3o dos processos;\n* a ''Stanza dei Tre Inquisitori di Stato'' (Sala dos Tr\u00eas Inquisidores do Estado), com pinturas de [[Tintoretto]], onde tinham sede os poderosos e temidos magistrados encarregados de garantir a seguran\u00e7a do ''Segredo'' por qualquer meio e \u00e0 sua completa discri\u00e7\u00e3o;\n* a ''Camera del Tormento'' (C\u00e2mara do Tormento), sala de tortura directamente ligada aos sobrejacentes ''Piombi'', onde os interrogat\u00f3rios eram conduzidos em presen\u00e7a dos ju\u00edzes;\n* a ''Armeria'' (Arsenal), complexo de salas destinadas ao dep\u00f3sito das armas do pal\u00e1cio.\n\n==== Os ambientes da administra\u00e7\u00e3o ====\nDo ''Atrio Quadrato'' acede-se \u00e0s salas dedicadas \u00e0 administra\u00e7\u00e3o e \u00e0 burocracia do pal\u00e1cio, com a sala do ''Notaio Ducale'' (Not\u00e1rio Ducal), secret\u00e1rio das v\u00e1rias magistraturas do Estado, e a do ''Deputato alla Segreta del Consiglio dei Dieci'', secret\u00e1rio particular do poderoso conselho.\n\nNo [[mezzanino (arquitectura)|mezzanino]] situado acima encontravam lugar os gabinetes do ''Cancellier Grande'' e do ''Reggente alla Cancelleria'', chefes dos arquivos, eleitos directamente pelo ''Maggior Consiglio'', com a adjacente ''Sala della Cancelleria Segreta'', na qual eram conservados os mais importantes documentos administrativos e em cujas paredes sobressaem os bras\u00f5es e nomes dos sucessivos chanceleres a partir de [[1268]].\n\n== ''Pozzi'' e ''Piombi'' ==\nAs pris\u00f5es subterr\u00e2neas do pal\u00e1cio, colovadas abaixo do n\u00edvel da \u00e1gua e, por esse motivo, extremamente h\u00famidas e insalubres, destinadas aos prisioneiros de condi\u00e7\u00e3o inferior, encerrados em celas escuras e estreitas, tomavam o inequ\u00edvoco nome de ''Pozzi'' (po\u00e7os). Uma lenda narra que, em tempos, aos condenados \u00e0 morte era dada a possibilidade, como \u00faltima possibilidade de escapar, de tentar o giro da coluna. De facto, uma das colunas do pal\u00e1cio \u00e9 ligeiramente reentrante. A tentativa consistia em girar em volta da coluna, pela parte exterior, sem escorregar, mas quase nenhum conseguia completar a opera\u00e7\u00e3o.\n\nPor outro lado, sob o telhado do pal\u00e1cio e das suas coberturas estavam os ''Piombi'' (chumbos), que deviam o seu nome \u00e0 cobertura do tecto: aqui encontravam lugar os prisioneiros mais ''particulares'', nobres, ricos, religiosos, que eram, assim, relegados para um ambiente que, embora duro, resultava menos insalubre que os infernais ''Pozzi''. Estes prisioneiros podiam at\u00e9 mesmo, a expensas pr\u00f3prias, providenciar a dota\u00e7\u00e3o das suas celas com pequenos al\u00edvios, mob\u00edlia e boa comida.\n\nTodas estas pris\u00f5es estava, directamente ligadas aos tribunais presentes no pal\u00e1cio.\n\n== Imita\u00e7\u00f5es do Pal\u00e1cio Ducal ==\nO Pal\u00e1cio Ducal serviu de inspira\u00e7\u00e3o para v\u00e1rios edif\u00edcios espalhados pelo mundo.\n\nNo [[Reino Unido]] existem v\u00e1rios edif\u00edcios [[s\u00e9culo XIX|oitocentistas]] que imitam a arquitectura do pal\u00e1cio, como por exemplo a ''Wool Exchange'', em [[Bradford]], o ''Wedgwood Institute'', em [[Burslem]], e a ''Templeton's Carpet Factory'', em [[Glasgow]]. Estes revivalismos do g\u00f3tico veneziano foram influenciados pelas teorias de [[John Ruskin]], autor de ''The Stones of Venice'' (As Pedras de Veneza), obra em tr\u00eas volumes publicada na [[d\u00e9cada de 1850]].\n\nO Pal\u00e1cio Ducal tamb\u00e9m estendeu a sua influ\u00eancia aos [[Estados Unidos da Am\u00e9rica]], com o Montauk Club, situado no ''Park Slope'', [[Brooklyn]], a imitar elementos da sua arquitectura. Este edif\u00edcio foi construido em [[1889]] e diz-se, habitualmente, que o arquitecto se inspirou num outro pal\u00e1cio veneziano, a [[Ca' d'Oro]]. Juntamente com outros marcos venezianos, o pal\u00e1cio \u00e9 imitado no ''The Venetian Resort Hotel Casino'', um [[resort]] situado em [[Las Vegas Strip]]http://www.venetian.com/ p\u00e1gina do resort, acedida em Mar\u00e7o de 2008, [[EUA]].\n\n== Curiosidades ==\n* [[Mark Twain]] visitou Veneza e o Pal\u00e1cio Ducal no Ver\u00e3o de [[1867]]. Uma longa descri\u00e7\u00e3o do pal\u00e1cio e dos locias vizinhos est\u00e1 incluida em ''The Innocents Abroad'', obra que relata a prolongada excurs\u00e3o de recreio que o levou a [[It\u00e1lia]].\n* \"The Doge's Palace\" (O Pal\u00e1cio dos Doges) \u00e9 o t\u00edtulo duma faixa do \u00e1lbum ''The Millennium Bell'' ([[1999]]), de [[Mike Oldfield]].\n\n== Galeria de imagens do Pal\u00e1cio Ducal ==\n
\nCourtyard of the Doge's Palace (Venice) - Wells.jpg |Po\u00e7o com muro ornamental em bronze\nVenice - Doge's Palace - Loggia on the Piazzetta 01.jpg|Balc\u00e3o da fachada virada para a ''piazzeta''\nVenice - Doge's Palace - Porta della Carta.jpg|''Porta della Carta''\nPalazzo Ducale (Venice) - Porta della carta - Doge Francesco Foscari.jpg|Detalhe da ''Porta della Carta''\nImage:Venice - Doge's Palace - Upper arcade 01.jpg|Detalhe da ''loggia'' voltada para a ''piazzeta''\nImage:Ven basil matin 082005.JPG|Vista parcial das fachadas do Pal\u00e1cio Ducal e da Bas\u00edlica de S\u00e3o Marcos\nImage:PalDogesDamEveSer 082005.jpg|Ad\u00e3o e Eva, escultura numa esquina do pal\u00e1cio.\nImage:Paldoges v1 082005.jpg|Fachada do Pal\u00e1cio Ducal, com a ''Porta della Carta'' \u00e0 esquerda\nImage:Seufzerbr\u00fccke.jpg|''Ponte della Paglia''\nImage:San marco piazza colonna nebbia.jpg|Esquina do Pal\u00e1cio Ducal e coluna com o Le\u00e3o de S\u00e3o Marcos.\n
\n\n{{refer\u00eancias|Notas}}\n\n== Literatura ==\n* Erich Hubala: ''Reclams Kunstf\u00fchrer Italien'', Bd. II,1, Venedig, Brenta- Villen, Chioggia, Murano, Torcello, Baudenkm\u00e4ler und Museen, hrsg. v. Manfred Wundram, zweite Auflage, Stuttgart 1974, p. 43\n* Giulio Lorenzetti: ''Venezia e il suo estuario, guida storico- artistica'', Padova Erredici, 2002, p. 239\n* Wolfgang Wolters: ''Der Bilderschmuck des Dogenpalastes'', Wiesbaden 1963.\n* Erich Egg, Erich Hubala, Peter Tigler: ''Reclam Kunstf\u00fchrer. S\u00fcdtirol, Trentino, Venezia Giulia, Friaul, Veneto. Kunstdenkm\u00e4ler und Museen'', (Bd. 2/ II) (Gebundene Ausgabe, 1981). ISBN 3-15-010007-0\n* Thorsten Droste: ''Venedig''. DuMont Kunst-Reisef\u00fchrer, Ostfildern, April 2005, ISBN 3-7701-6068-1\n* Helmut Dumler: ''Venedig und die Dogen''. Artemis & Winkler, April 2001, ISBN 3-538-07116-0\n* Huse, Norbert / Wolfgang Wolters: ''Venedig. Die Kunst der Renaissance. Architektur, Skulptur, Malerei 1460\u20131590'' (Gebundene Ausgabe), C.H.Beck; 2. Aufl. (November 1996), ISBN 3-406-41163-0\n* Andrea Lermer: ''Der gotische Dogenpalast in Venedig. Baugeschichte und Skulpturenprogramm des >Palatium Comunis Veneciarum, (=Kunstwissenschaftliche Studien, Band 121) M\u00fcnchen 2005, ISBN 3-422-06500-8 ''\n* Giandomenico Romanelli / Mark E. Smith: ''Venedig'', Hirmer, 1997, ISBN 3-7774-7390-1\n* Giandomenico Romanelli (Hrsg.): ''Venedig. Kunst und Architektur'', Ullmann/Tandem, 2 Bde., Novembro 2005, ISBN 3-8331-1065-1\n* Alvise Zorzi: ''Venedig. Die Geschichte der L\u00f6wenrepublik'' Claassen, 1992, ISBN 3-546-00024-2\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n{{Commonscat|Doge's Palace in Venice}}\n* [http://www.italyguides.it/us/venice_italy/doge_s_palace/doge_s_palace.htm It\u00e1lia em Realidade Virtual - Veneza, Pal\u00e1cio Ducal]\n* [http://www.palazzoducale.visitmuve.it/en Pal\u00e1cio Ducal (website oficial)]\n* [http://www.virtualemotion.com/gal2.aspx?language_id=2&n=149 Image a 360\u00ba do Pal\u00e1cio Ducal, por Night (Java)]\n* [http://venezia.arounder.com/palazzo_ducale/ 15 imagens panor\u00e2micas interactivas de alta qualidade]\n* [http://www.cisapalladio.org/veneto/scheda.php?architettura=22 Interven\u00e7\u00f5es de Andrea Palladio no Pal\u00e1cio Ducal]{{Liga\u00e7\u00e3o inativa|1=data=maio de 2019 }}\n\n[[Categoria:Pal\u00e1cios de Veneza|Ducale Veneza]]\n[[Categoria:Museus de Veneza|Ducale Veneza]]\n[[Categoria:S\u00e9culo XIV na It\u00e1lia]]\n[[Categoria:S\u00e9culo XV na It\u00e1lia]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:(Venice) Doge's Palace facing the sea.jpg"}]},"4264179":{"pageid":4264179,"ns":0,"title":"Henlea nasuta","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{T\u00edtulo em it\u00e1lico}}\n{{Info/Taxonomia\n| nome = ''Henlea nasuta''\n| imagem = \n| imagem_legenda = \n| reino = [[Animalia]]\n| filo = [[Anel\u00eddeo|Annelida]]\n| classe = [[Clitellata]]\n| ordem = [[Enchytraeida]]\n| fam\u00edlia = [[Enchytraeidae]]\n| g\u00e9nero = ''[[Henlea]]''\n| esp\u00e9cie = '''''H. nasuta'''''\n| binomial = ''Henlea nasuta''\n| binomial_autoridade = (Eisen, 1878)\n}}\n'''''Henlea nasuta''''' \u00e9 uma esp\u00e9cie de [[anel\u00eddeo]] pertencente \u00e0 [[fam\u00edlia (biologia)|fam\u00edlia]] [[Enchytraeidae]].\n\nA autoridade cient\u00edfica da esp\u00e9cie \u00e9 [[Eisen]], tendo sido descrita no ano de 1878.\n\nTrata-se de uma esp\u00e9cie presente no territ\u00f3rio [[Portugal|portugu\u00eas]], incluindo a sua [[zona econ\u00f3mica exclusiva]].\n\n== Refer\u00eancias ==\n* ''[http://www.marinespecies.org/aphia.php?p=taxdetails&id=137420 Henlea nasuta]'' - World Register of Marine Species (consultado em 31 de dezembro de 2013).\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n\n\n* ''[http://www.biodiversitylibrary.org/name/Henlea_nasuta Henlea nasuta]'' - [[Biodiversity Heritage Library]] - Bibliografia\n* ''[http://www.ncbi.nlm.nih.gov/taxonomy/?term=Henlea%nasuta Henlea nasuta]'' - NCBI Taxonomy Database\n* ''[http://www.gbif.org/species/search?q=Henlea+nasuta Henlea nasuta]'' - [[Global Biodiversity Information Facility]]\n* ''[http://eol.org/search?q=Henlea+nasuta&search=Go Henlea nasuta]'' - [[Encyclopedia of Life]]\n\n{{esbo\u00e7o-anel\u00eddeo}}\n\n{{Portal3|Zoologia|Fauna de Portugal}}\n\n\n\n[[Categoria:Anel\u00eddeos de Portugal]]\n[[Categoria:Henlea|nasuta]]\n[[Categoria:Anel\u00eddeos descritos em 1878]]"}]},"5569167":{"pageid":5569167,"ns":0,"title":"Topcon","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Empresa\n|logo=[[Ficheiro:Topcon company logo.svg|200px]]\n|nome_nativo=\u682a\u5f0f\u4f1a\u793e\u30c8\u30d7\u30b3\u30f3\n|tipo=P\u00fablica\n|industria=Eletr\u00f4nicos\n|fundacao=setembro de 1932\n|principais_pessoas=Satoshi Hirano
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Este programa foi iniciado pelo presidente George W. 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Bush]] depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. Esta atividades faziam parte do chamado \"Programa de Vigil\u00e2ncia do Presidente\", o PSP. (\"President's Surveillance Program\", em ingl\u00eas).O chamado \"Programa de vigilancia de Terroristas\" (\"Terrorist Surveillance Program\", em ingl\u00eas) era uma das partes do PSP.[http://www.theguardian.com/world/interactive/2013/jun/27/nsa-inspector-general-report-document-data-collection Relat\u00f3rio das atividades da NSA - Coleta de dados pelo programa Stellar Wind ] (Inspector general report on email and internet data collection under Stellar Wind \u2013\u00a0[[The Guardian]] - 24 de marco de 2009 (em ingl\u00eas)\n\nAs informa\u00e7\u00f5es coletadas como parte deste programa receberam o [[codinome]] de Programa Stellar Wind. Em 6 de junho de 2013, foi revelado, com base nos documentos fornecidos por [[Edward Snowden]], que o \"Terrorist Surveillance Program\" foi substituido pelo [[PRISM]].\n\n==Composi\u00e7\u00e3o==\nO programa Stellar Wind tem 4 partes sendo duas partes envolvendo o conte\u00fado das informa\u00e7\u00f5es e outras duas envolvendo os [[metadado]]s, segundo explicou o advogado da [[EFF]] [[Kurt Opsahl]] no [[Congresso de Comunica\u00e7\u00e3o Chaos]] de dezembro de 2013.[http://usatoday30.usatoday.com/news/washington/2006-05-10-nsa_x.htm NSA has massive database of Americans' phone calls] USATODAY - 11 de maio de 2006[http://media.ccc.de/browse/congress/2013/30C3_-_5255_-_en_-_saal_1_-_201312301400_-_through_a_prism_darkly_-_kurt_opsahl.html Palestra - video com slides explicativos - \"Tudo que se Sabe sobre o PRISM\" pelo Advogado da [[EFF]] Kurt Opsahl] [[Congresso de Comunica\u00e7\u00e3o Chaos]] - dezembro 2013 -em ingl\u00eas - CCC-TV - Through a PRISM, Darkly] A saber:\n\n===Telefonia===\n*Banco de dados e conjunto de ferramentas de an\u00e1lise de coleta de conte\u00fado de liga\u00e7\u00f5es telef\u00f4nicas feitas pelo programa \"NUCLEON\"[http://www.theatlantic.com/technology/archive/2013/08/an-educated-guess-about-how-the-nsa-is-structured/278697/ An Educated Guess About How the NSA Is Structured] por Marc Ambinder - [[The Atlantic]] - 14 de agosto de 2013]\n*Banco de dados e conjunto de ferramentas para an\u00e1lise de [[metadado]]s da coleta de liga\u00e7\u00f5es telef\u00f4nicas feita pelo programa [[MAINWAY (programa de vigil\u00e2ncia)|MAINWAY]]. O correspondente do MAINWAY na coleta de dados da Internet \u00e9 O [[Marina (dados de vigil\u00e2ncia)|MARINA]] .\n\n===Internet===\n*Coleta e armazenamento de conte\u00fado de emails e [[Servi\u00e7o de mensagens curtas|mensagens de texto]] pelo programa [[Pinwale (programa de vigil\u00e2ncia)|PINWALE]][http://www.washingtonpost.com/world/national-security/governments-secret-order-to-verizon-to-be-unveiled-at-senate-hearing/2013/07/31/233fdd3a-f9cf-11e2-a369-d1954abcb7e3_story.html Newly declassified documents on phone records program released] [[The Washington Post]] 31 de julho de 2013 e [[PRISM]]\n*Coleta e armazenamento de [[metadado]]s pelo programa [[Marina (dados de vigil\u00e2ncia)|MARINA]], que \u00e9 portanto, um dos banco de dados e conjunto de ferramentas de an\u00e1lise de [[metadado]]s interceptados da Internet pela [[NSA]]; O MAINWAY sendo o correspondente do Marina para dados telef\u00f4nicos.\n\nHa ainda o programa [[EVILOLIVE]], que coleta tr\u00e1fego de internet com localiza\u00e7\u00e3o de [[Endere\u00e7o IP|IP]] e dados,[http://www.theguardian.com/world/2013/jun/27/nsa-online-metadata-collection How the NSA is still harvesting your online data] [[The Guardian]], 27 de junho de 2013 e o [[FASCIA (dados de vigil\u00e2ncia)|FASCIA]], o banco de dados das localiza\u00e7\u00f5es.\n\nO nome [[EVILOLIVE (programa de vigil\u00e2ncia)|EVILOLIVE]] \u00e9 um [[pal\u00edndromo]] e um [[anagrama]] para \"I Love Evil\" (\"Amo o Mal\", em portugu\u00eas), segundo revelam os documentos.\n\n== Ver Tamb\u00e9m ==\n* [[PRISM (programa de vigil\u00e2ncia)|PRISM]]\n* [[Vigil\u00e2ncia de Computadores e Redes]]\n* [[Revela\u00e7\u00f5es da Vigil\u00e2ncia global (2013-Presente)]]\n*[[CALEA]]\n* [[Edward Snowden]]\n* [[Glenn Greenwald]]\n* [[Thomas Andrews Drake|Thomas Drake]]\n* [[Laura Poitras]]\n\n{{refer\u00eancias|col=2}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n* [http://www.nytimes.com/2012/08/23/opinion/the-national-security-agencys-domestic-spying-program.html] Assista o document\u00e1rio \"O Programa\" (em ingl\u00eas) - The New York Times\n* [http://www.democracynow.org/2012/4/20/exclusive_national_security_agency_whistleblower_william] Exclusiva: Primeira entrevista de William Binney j\u00e1 em 2012, tendo demitido-se da [[NSA]] em 2001.\n* [http://www.democracynow.org/blog/2012/3/21/part_2_whistleblowers_thomas_drake_and_jesselyn_radack_on_being_targeted_by_obama_administration Thomas Drake and Jesselyn Radack on Obama Administration Crackdown on Whistleblowers | Democracy Now!]\n* [http://www.democracynow.org/2013/10/14/edward_snowden_is_a_patriot_ex \"Edward Snowden is a Patriot\": Ex-NSA CIA, FBI and Justice Whistleblowers Meet Leaker in Moscow | Democracy Now!]\n\n\n[[Categoria:Ativistas dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Denunciantes dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Espionagem]]\n[[Categoria:Informa\u00e7\u00e3o sens\u00edvel]]\n[[Categoria:Opera\u00e7\u00f5es do servi\u00e7o secreto]]\n[[Categoria:Seguran\u00e7a nacional]]\n[[Categoria:Seguran\u00e7a dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Esc\u00e2ndalos]]\n[[Categoria:Den\u00fancia]]\n[[Categoria:Programas secretos de governo]]\n[[Categoria:Documentos secretos]]\n[[Categoria:\u00c9tica social]]"}]}}}}