/blog/associacao propoe criacao de um piso salarial nacional para contadores/

  (11) 3340.6655     contato@pigatti.com.br      Cliente      Processos   
    
  


Associação Propõe Criação de um Piso Salarial Nacional para Contadores
escrito em 11 de dezembro de 2024

A valorização dos profissionais da contabilidade ganhou força com uma recente proposta de criação de um piso salarial nacional para contadores, apresentada por uma importante associação da área. Essa medida busca estabelecer uma base mínima de remuneração que reflita a importância do trabalho contábil para empresas, organizações e a economia como um todo.

Embora a proposta ainda esteja em fase de discussão, ela já desperta debates no mercado. Entre os principais pontos levantados estão os benefícios para os contadores, os impactos para as empresas contratantes e os desafios para a regulamentação.

O que é o piso salarial nacional?

O piso salarial nacional é o valor mínimo que deve ser pago a uma categoria profissional em todo o território nacional, independentemente da região ou setor de atuação. Essa medida busca assegurar condições dignas de trabalho e reduzir disparidades salariais entre diferentes estados e municípios.

No caso dos contadores, a proposta visa:

  1. Garantir remuneração justa para profissionais qualificados.
  2. Promover a valorização da profissão diante das crescentes demandas fiscais e tributárias.
  3. Reduzir disparidades regionais que afetam o mercado de trabalho contábil.

Por que criar um piso salarial para contadores?

A profissão contábil desempenha um papel estratégico para a saúde financeira de empresas e na conformidade com legislações fiscais e tributárias. Apesar disso, a remuneração dos contadores varia significativamente, dependendo da localização geográfica, porte da empresa e ramo de atuação.

A criação de um piso salarial nacional poderia:

  • Aumentar a atratividade da profissão, incentivando jovens a ingressarem na área.
  • Promover a igualdade salarial, reduzindo discrepâncias entre estados e setores.
  • Fortalecer a profissão, estabelecendo parâmetros mais claros para negociações trabalhistas.

Além disso, a medida seria um reconhecimento da importância do trabalho contábil, que vai além da execução de tarefas burocráticas, abrangendo análises estratégicas e orientações para a tomada de decisões.

Impactos para empresas

Benefícios:

  1. Padronização de custos trabalhistas: Com um piso definido, empresas podem planejar melhor seus orçamentos para a contratação de contadores.
  2. Acesso a profissionais qualificados: A valorização da profissão pode atrair profissionais mais capacitados, contribuindo para uma gestão contábil eficiente.

Desafios:

  1. Aumento de custos: Empresas de pequeno porte, especialmente em regiões com salários historicamente baixos, podem enfrentar dificuldades em se adaptar ao piso salarial.
  2. Necessidade de revisão de contratos: Será necessário reavaliar contratos de trabalho para garantir conformidade com a nova regra, caso aprovada.

O papel das associações na valorização dos contadores

A proposta do piso salarial nacional é liderada por associações de classe, que têm como objetivo principal defender os interesses dos profissionais da contabilidade. Essas entidades atuam de forma estratégica em diversas frentes, incluindo:

  • Negociação com o governo e empresas para estabelecer parâmetros justos de remuneração.
  • Promoção de capacitação profissional para elevar a qualidade dos serviços contábeis.
  • Conscientização da sociedade sobre a relevância da contabilidade para o desenvolvimento econômico.

Como os contadores podem se preparar?

Diante da possibilidade de regulamentação de um piso salarial nacional, é importante que os contadores:

  1. Acompanhem as discussões legislativas relacionadas ao tema, por meio de canais oficiais das associações e entidades de classe.
  2. Invistam na qualificação profissional para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo.
  3. Busquem orientação jurídica e contábil para entender como a medida pode impactar suas carreiras ou empresas.

O que esperar no futuro?

Embora a proposta ainda esteja em fase de análise, sua aprovação pode representar um marco na valorização dos contadores no Brasil. No entanto, o sucesso dessa iniciativa depende de uma implementação equilibrada, que considere as realidades econômicas de diferentes regiões e setores.

Para empresas, é fundamental contar com uma assessoria contábil especializada, que pode auxiliar no planejamento financeiro e na adaptação às possíveis mudanças.

A proposta de criação de um piso salarial nacional para contadores é uma importante iniciativa para fortalecer a profissão e reduzir desigualdades no mercado de trabalho. Embora apresente desafios, como o aumento de custos para algumas empresas, os benefícios em termos de valorização profissional e padronização salarial podem trazer impactos positivos tanto para os profissionais quanto para o setor empresarial.

Acompanhar essas discussões e contar com o suporte de especialistas será essencial para se preparar para um cenário de mudanças que promete transformar a contabilidade no Brasil.

 

ESCRITO POR:  Equipe de Redação da Pigatti

Pigatti Contabilidade.  ajudando os donos de negócios no Brasil


voltar
{"continue":{"imcontinue":"2747855|Camponotus_fellah_MHNT.jpg","grncontinue":"0.641527376124|0.641527376124|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"6890462":{"pageid":6890462,"ns":0,"title":"Carris Metropolitana","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Ver desambig|a operadora municipal de Lisboa|Companhia Carris de Ferro de Lisboa|a operadora de Porto Alegre, Brasil|Companhia Carris Porto-Alegrense}}\n{{Info/Empresa\n| nome_empresa = Carris Metropolitana\n| logo = Logo CarrisMetropolitana.svg\n| logo_legenda = Logo da Carris Metropolitana\n| industria = [[Transporte rodovi\u00e1rio]]\n| fundacao = {{dtlink|01|04|2022|idade}}\n| sede = [[Lisboa]], [[Portugal]]\n| area_servida = {{infocaixa \u00e0 largura|\n*[[\u00c1rea Metropolitana de Lisboa]]\n*[[Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central]]\n**{{bandMun|VND}}\n*[[Comunidade Intermunicipal do Oeste]]\n**{{bandMun|ALQ}}\n**{{bandMun|ARV}}\n**{{bandMun|SMA}}\n**{{bandMun|TVD}}\n}}\n| holding = [[Transportes Metropolitanos de Lisboa]]\n| antecessora = {{infocaixa \u00e0 largura|\n* [[Almada|C\u00e2mara Municipal de Almada]]\n** [[Almada#Transportes|WeMob]]\n*** [[Almada#Transportes|Flexibus]]\n* [[Oeiras (Portugal)|C\u00e2mara Municipal de Oeiras]]\n** [[Oeiras_(Portugal)#Transportes|COMBUS]]\n* [[Palmela|C\u00e2mara Municipal de Palmela]]\n**Centro Hist\u00f3rico{{citar web|url=https://www.cm-palmela.pt/viver/noticias/noticia/autocarro-da-carris-metropolitana-chega-ao-centro-historico-de-palmela-a-1-de-junho|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220524025156/http://www.cm-palmela.pt/viver/noticias/noticia/autocarro-da-carris-metropolitana-chega-ao-centro-historico-de-palmela-a-1-de-junho|arquivodata=2022-05-24|data=2022-05-23|t\u00edtulo=Autocarro da Carris Metropolitana chega ao Centro Hist\u00f3rico de Palmela a 1 de junho!|autor=C\u00e2mara Municipal de Palmela}}\n* [[Arriva|Grupo Arriva]]\n** [[Transportes Sul do Tejo]] (como marca pr\u00f3pria)\n* [[Grupo Barraqueiro]]\n** [[Rodovi\u00e1ria de Lisboa]] (como marca pr\u00f3pria)\n** [[Fertagus]]\n*** [[Fertagus#SulFertagus|SulFertagus]]\n** [[Grupo Barraqueiro|Barraqueiro Transportes]]\n*** [[Barraqueiro Oeste]] (carreiras delegadas \u00e0 AML)\n*** [[Boa Viagem (Barraqueiro)|Boa Viagem]] (carreiras delegadas \u00e0 AML){{citar web|url=https://www.boa-viagem.pt/downloads/info_06_12_2022.pdf|arquivourl=http://web.archive.org/web/20221219104146if_/https://www.boa-viagem.pt/downloads/info_06_12_2022.pdf|arquivodata=2022-12-19|data=2022-12-06|t\u00edtulo=Oferta a partir de 1 de Janeiro de 2023|autor=Boa Viagem}}\n*** [[Grupo Barraqueiro#J. J. Santo_Ant\u00f3nio / Isidoro Duarte / Henrique Leonardo Mota|Henrique Leonardo Mota]]\n*** [[Grupo Barraqueiro#J. J. Santo_Ant\u00f3nio / Isidoro Duarte / Henrique Leonardo Mota|Isidoro Duarte]]\n*** [[Grupo Barraqueiro#J. J. Santo_Ant\u00f3nio / Isidoro Duarte / Henrique Leonardo Mota|J. J. Santo Ant\u00f3nio]]\n*** [[Mafrense]] (carreiras delegadas \u00e0 AML)\n** [[Rodovi\u00e1ria do Alentejo]] (carreiras delegadas \u00e0 AML)\n* [[Grupo Guanabara]]\n** [[Scotturb]]\n** [[Vimeca / Lisboa Transportes]]\n}}\n|clientes = {{profit}} 174 milh\u00f5es de passageiros (2024){{Citar web|url=https://www.carrismetropolitana.pt/viagem-2024|titulo=CMetropolitana|acessodata=2025-01-26|website=www.carrismetropolitana.pt|lingua=pt|arquivourl=https://web.archive.org/web/20250126120430/https://www.carrismetropolitana.pt/viagem-2024|arquivodata=2025-01-26}}\n| website = {{URL|carrismetropolitana.pt}}\n}}\n\nA '''Carris Metropolitana''' \u00e9 um servi\u00e7o de transporte p\u00fablico rodovi\u00e1rio da [[\u00c1rea Metropolitana de Lisboa]]. Lan\u00e7ada a [[1 de abril]] de [[2022]],{{Citar web|ultimo=Sobral|primeiro=M\u00e1rio Rui|url=https://osetubalense.com/ultimas/2022/03/31/carris-metropolitana-e-lancada-amanha-em-cerimonia-apadrinhada-por-antonio-costa/|titulo=Carris Metropolitana \u00e9 lan\u00e7ada amanh\u00e3 em cerim\u00f3nia apadrinhada por Ant\u00f3nio Costa|data=2022-03-31|acessodata=2022-06-27|website=O Setubalense|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20241104135823/https://osetubalense.com/local/setubal/carris-metropolitana-e-lancada-amanha-em-cerimonia-apadrinhada-por-antonio-costa/|arquivodata=2024-11-04}} as suas opera\u00e7\u00f5es apenas se iniciaram oficialmente no dia [[1 de junho]] de 2022 na \u00c1rea 4, com a entrada em funcionamento nas restantes \u00e1reas prevista inicialmente para 1 de julho de 2022.{{Citar web|ultimo=DN/Lusa|url=https://www.dn.pt/sociedade/nova-carris-da-area-metropolitana-de-lisboa-comeca-a-operar-na-quarta-feira-em-cinco-concelhos-da-margem-sul--14904488.html|titulo=Nova Carris da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa come\u00e7a a operar na quarta-feira em cinco concelhos da Margem Sul|data=2022-05-31|acessodata=2022-06-04|website=www.dn.pt|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220604141201/https://www.dn.pt/sociedade/nova-carris-da-area-metropolitana-de-lisboa-comeca-a-operar-na-quarta-feira-em-cinco-concelhos-da-margem-sul--14904488.html|arquivodata=2022-06-04}}\n\nAp\u00f3s v\u00e1rios problemas sentidos com o arranque da Carris Metropolitana na \u00c1rea 4, o in\u00edcio da opera\u00e7\u00e3o na margem norte do rio Tejo (\u00c1reas 1 e 2) foi adiada para 1 de janeiro de 2023, enquanto a \u00c1rea 3 teve in\u00edcio de forma gradual a partir do dia 1 de julho de 2022.{{Citar web|ultimo=Morais Fonseca|primeiro=Joana|url=https://eco.sapo.pt/2022/06/22/arranque-da-carris-metropolitana-na-grande-lisboa-adiado-para-1-de-janeiro-de-2023/|titulo=Carris Metropolitana s\u00f3 chega a Lisboa e outros oito concelhos em janeiro de 2023|data=2022-06-22|acessodata=2022-06-22|website=ECO|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20230102034128/https://eco.sapo.pt/2022/06/22/arranque-da-carris-metropolitana-na-grande-lisboa-adiado-para-1-de-janeiro-de-2023/|arquivodata=2023-01-02}}\n\nNo dia 1 de janeiro de 2023 as suas opera\u00e7\u00f5es iniciaram-se por fim nas restantes 2 \u00e1reas, e com isto a Carris Metropolitana entrou finalmente na fase de explora\u00e7\u00e3o total de toda a sua rede, 7 meses ap\u00f3s a data inicialmente prevista.{{Citar web|ultimo=Lusa|primeiro=Ag\u00eancia|url=https://observador.pt/2023/01/01/carris-metropolitana-comeca-hoje-operar-no-distrito-de-lisboa/|titulo=Carris Metropolitana come\u00e7a hoje operar no distrito de Lisboa|data=2023-01-01|acessodata=2023-01-02|website=Observador|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20230102033447/https://observador.pt/2023/01/01/carris-metropolitana-comeca-hoje-operar-no-distrito-de-lisboa/|arquivodata=2023-01-02}}\n\nCom a Carris Metropolitana, o servi\u00e7o de transporte rodovi\u00e1rio na \u00c1rea Metropolitana de Lisboa aumentou em cerca de 35%, algo poss\u00edvel gra\u00e7as a um investimento de cerca de 1,2 mil milh\u00f5es de euros.{{Citar web|ultimo=Cabrita-Mendes|primeiro=Andr\u00e9|url=https://jornaleconomico.pt/noticias/carris-metropolitana-acabam-902-tipos-de-bilhetes-de-autocarro-na-grande-lisboa-para-passar-a-haver-apenas-tres-872181|titulo=Carris Metropolitana: acabam 902 tipos de bilhetes de autocarro na grande Lisboa para passar a haver apenas tr\u00eas|data=2022-04-01|acessodata=2022-06-04|website=O Jornal Econ\u00f3mico|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220604141731/https://jornaleconomico.pt/noticias/carris-metropolitana-acabam-902-tipos-de-bilhetes-de-autocarro-na-grande-lisboa-para-passar-a-haver-apenas-tres-872181|arquivodata=2022-06-04}}\n\n== Opera\u00e7\u00e3o ==\nA Carris Metropolitana tem a sua zona de opera\u00e7\u00e3o dividida em 4 \u00e1reas, nas quais se incluem os 15 munic\u00edpios da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa que delegaram as suas compet\u00eancias de transporte p\u00fablico rodovi\u00e1rio \u00e0 [[Transportes Metropolitanos de Lisboa]]. A opera\u00e7\u00e3o em cada uma das \u00e1reas encontra-se concessionada a operadores privados distintos:\n\n'''\u00c1rea 1''': [[Amadora]], [[Oeiras (Portugal)|Oeiras]], [[Sintra]]\n\n* Operador: [[Via\u00e7\u00e3o Alvorada]]\n\n'''\u00c1rea 2''': [[Loures]], [[Mafra (Portugal)|Mafra]], [[Odivelas]] e [[Vila Franca de Xira]]\n\n* Operador: [[Rodovi\u00e1ria de Lisboa]]\n\n'''\u00c1rea 3''': [[Almada]], [[Seixal]] e [[Sesimbra]]\n\n* Operador: [[Transportes Sul do Tejo]]\n\n'''\u00c1rea 4''': [[Alcochete]], [[Moita]], [[Montijo]], [[Palmela]] e [[Set\u00fabal]]\n\n* Operador: [[Alsa Todi]]\n\nA opera\u00e7\u00e3o da Carris Metropolitana tamb\u00e9m abrange as liga\u00e7\u00f5es aos munic\u00edpios que decidiram n\u00e3o delegar as suas compet\u00eancias de transporte p\u00fablico rodovi\u00e1rio \u00e0 Transportes Metropolitanos de Lisboa: [[Barreiro]], [[Cascais]] e [[Lisboa]], mantendo as opera\u00e7\u00f5es municipais (respetivamente) dos [[Transportes Coletivos do Barreiro|TCB]], da [[MobiCascais]] e da [[Companhia Carris de Ferro de Lisboa|Carris]]. Como tal, encontram-se inclu\u00eddas na Carris Metropolitana liga\u00e7\u00f5es ao Barreiro ('''\u00c1reas 3 e 4'''), Cascais ('''\u00c1rea 1''') e Lisboa ('''\u00c1reas 1, 2, 3 e 4''').{{Citar web|ultimo=ECO|url=https://eco.sapo.pt/2022/04/01/carris-metropolitana-apresentada-hoje-entra-em-funcionamento-em-1-de-junho/|titulo=Carris Metropolitana apresentada hoje entra em funcionamento em 1 de junho|data=2022-04-01|acessodata=2022-06-04|website=ECO|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220604143224/https://eco.sapo.pt/2022/04/01/carris-metropolitana-apresentada-hoje-entra-em-funcionamento-em-1-de-junho/|arquivodata=2022-06-04}}\n\nAl\u00e9m disso, a Carris Metropolitana tamb\u00e9m abrange algumas liga\u00e7\u00f5es inter-regionais a 5 munic\u00edpios que ficam de fora da [[\u00c1rea Metropolitana de Lisboa]]: [[Alenquer (Portugal)|Alenquer]], [[Arruda dos Vinhos]], [[Sobral de Monte Agra\u00e7o|Sobral do Monte Agra\u00e7o]], [[Torres Vedras]] e [[Vendas Novas]]. \u00c0 exce\u00e7\u00e3o de Vendas Novas que tem liga\u00e7\u00f5es da '''\u00c1rea 4''', todos os restantes munic\u00edpios t\u00eam liga\u00e7\u00f5es da '''\u00c1rea 2'''.\n\n== Servi\u00e7o ==\n[[Ficheiro:Postalete Carris Metropolitana. 03-23.jpg|borda|miniaturadaimagem|300x300px|Aspeto de um postalete da Carris Metropolitana, neste caso numa paragem em [[Loures]], \u00c1rea 2.]]\nA divis\u00e3o da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa em \u00e1reas de opera\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m implicou a altera\u00e7\u00e3o da numera\u00e7\u00e3o das linhas. As novas linhas est\u00e3o agora divididas por 4 designa\u00e7\u00f5es base: '''Pr\u00f3xima''', '''Longa''', '''R\u00e1pida''' e '''Inter-Regional'''. Existem ainda mais 2 designa\u00e7\u00f5es que identificam linhas com um prop\u00f3sito espec\u00edfico: '''Mar''', '''Tur\u00edstica'''.{{Citar web|ultimo=Porto|primeiro=Rita|url=https://observador.pt/especiais/carris-metropolitana-autocarros-com-novos-numeros-novas-linhas-e-novos-precos-o-que-muda-a-partir-de-1-de-junho/|titulo=Carris Metropolitana. Autocarros com novos n\u00fameros, novas linhas e novos pre\u00e7os: o que muda a partir de 1 de junho?|data=2022-05-30|acessodata=2022-06-04|website=Observador|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220604161153/https://observador.pt/especiais/carris-metropolitana-autocarros-com-novos-numeros-novas-linhas-e-novos-precos-o-que-muda-a-partir-de-1-de-junho/|arquivodata=2022-06-04}} Durante as obras de renova\u00e7\u00e3o da [[Linha de Cascais]], foi criada uma nova designa\u00e7\u00e3o ('''CP''') para representar os servi\u00e7os rodovi\u00e1rios de substitui\u00e7\u00e3o a cargo da Carris Metropolitana na mesma.\n\n*'''Linha Pr\u00f3xima''': linhas locais\n*'''Linha Longa''': linhas com percursos alargados\n*'''Linha R\u00e1pida''': linhas com utilizam maioritariamente autoestradas\n* '''Linha Inter-Regional''': linhas que circulam para fora da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa\n* '''Linha Mar''': linhas que fazem liga\u00e7\u00e3o a zonas balneares\n* '''Linha Tur\u00edstica''': linhas com foco tur\u00edstico\n* '''Linha CP''': linhas de substitui\u00e7\u00e3o ferrovi\u00e1ria\n\n=== Frota ===\nA frota da Carris Metropolitana seria composta por 1600 ve\u00edculos de v\u00e1rios tamanhos, mais de mil dos quais com idade inferior a um ano e 237 dos quais recentemente adquiridos. Os ve\u00edculos estariam equipados com pontos de acesso [[Wi-Fi]] gratuitos assim como pontos de carregamentos por USB. A n\u00edvel das paragens, a rede seria constitu\u00edda por cerca de 12 mil paragens, na sua maioria correspondentes \u00e0s paragens dos anteriores operadores, equipadas com 370 pain\u00e9is informativos:{{Citar web|ultimo=Ferro|primeiro=Carlos|url=https://www.dn.pt/local/carris-metropolitana-arranca-o-teste-para-nova-mudanca-nos-transportes--14904813.html|titulo=Carris Metropolitana. Arranca o teste para nova mudan\u00e7a nos transportes|data=2022-05-31|acessodata=2022-06-04|website=www.dn.pt|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220604173552/https://www.dn.pt/local/carris-metropolitana-arranca-o-teste-para-nova-mudanca-nos-transportes--14904813.html|arquivodata=2022-06-04}}{{Citar web|ultimo=Casimiro|primeiro=Jo\u00e3o Tereso|url=https://jornaleconomico.pt/noticias/comecam-esta-quarta-feira-a-circular-1-400-novos-autocarros-da-carris-metropolitana-900135|titulo=Come\u00e7am esta quarta-feira a circular 1.400 novos autocarros da Carris Metropolitana|data=2022-06-01|acessodata=2022-06-04|website=O Jornal Econ\u00f3mico|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20230629022504/https://jornaleconomico.pt/noticias/comecam-esta-quarta-feira-a-circular-1-400-novos-autocarros-da-carris-metropolitana-900135/|arquivodata=2023-06-29}}\n* A frota alocada \u00e0 '''\u00c1rea 1''' seria constitu\u00edda por mais de 460 autocarros de 9 modelos distintos, 410 dos quais novos. Existiriam 4000 paragens, as quais estariam equipadas com 110 pain\u00e9is informativos, o maior n\u00famero de pain\u00e9is informativos de todas as \u00e1reas. Nesta \u00e1rea os autocarros estariam a circular entre as 4h30 e a 1h59.\n* A frota alocada \u00e0 '''\u00c1rea 2''' seria constitu\u00edda por mais de 520 autocarros, o maior n\u00famero de autocarros de todas as \u00e1reas, de 16 modelos distintos, 460 dos quais novos. Existiriam igualmente 4000 paragens, as quais estariam equipadas com 90 pain\u00e9is informativos. Nesta \u00e1rea os autocarros estariam a circular entre as 4h00 e a 1h59.\n* A frota alocada \u00e0 '''\u00c1rea 3''' seria constitu\u00edda por mais de 330 autocarros de 11 modelos distintos, 290 dos quais novos. Existiriam 2000 paragens, as quais estariam equipadas com 50 pain\u00e9is informativos. Nesta \u00e1rea os autocarros estariam a circular sem interrup\u00e7\u00e3o.\n* A frota alocada \u00e0 '''\u00c1rea 4''' seria constitu\u00edda por mais de 230 autocarros de 6 modelos distintos, todos eles novos. Existiriam 2000 paragens, as quais estariam equipadas com 63 pain\u00e9is informativos. Nesta \u00e1rea os autocarros estariam a circular entre as 4h30 e a 1h59.{{Citar web|ultimo=Andr\u00e9|primeiro=M\u00e1rio Rui|url=https://lisboaparapessoas.pt/2022/04/04/carris-metropolitana-tudo-o-que-ja-sabemos/|titulo=Carris Metropolitana: tudo o que j\u00e1 sabemos sobre a revolu\u00e7\u00e3o nos autocarros da regi\u00e3o de Lisboa|data=2022-04-04|acessodata=2022-06-04|website=Lisboa Para Pessoas|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220530210129/https://lisboaparapessoas.pt/2022/04/04/carris-metropolitana-tudo-o-que-ja-sabemos/|arquivodata=2022-05-30}}\n==== Desacatos de Outubro de 2024 ====\n{{principal|Morte de Odair Moniz}}\nNa sequ\u00eancia de desacatos em v\u00e1rias zonas da [[Grande Lisboa]], ocorridos na segunda quinzena do m\u00eas de outubro de 2024, 3 autocarros da frota da Carris Metropolitana acabaram destru\u00eddos ap\u00f3s o lan\u00e7amento de engenhos incendi\u00e1rios contra os mesmos, aos quais se somam v\u00e1rios autocarros danificados na sequ\u00eancia de apedrejamentos.{{Citar web|ultimo=Amado|primeiro=Carolina|ultimo2=Ferreira Santos|primeiro2=Nuno|url=https://www.publico.pt/2024/10/22/sociedade/noticia/autocarro-arder-bairro-zambujal-amadora-2109008|titulo=Autocarros queimados, um detido no Zambujal e dist\u00farbios em Lisboa, Loures e Odivelas|data=2024-10-22|acessodata=2024-10-25|website=P\u00daBLICO|lingua=pt|arquivourl=https://web.archive.org/web/20241104123906/https://www.publico.pt/2024/10/22/sociedade/noticia/autocarro-arder-bairro-zambujal-amadora-2109008|arquivodata=2024-11-04}}{{Citar web|ultimo=Antunes|primeiro=R\u00faben|url=https://sicnoticias.pt/pais/2024-10-24-passageiros-de-autocarro-incendiado-no-seixal-viveram-momentos-de-panico-05fde2d2|titulo=Passageiros de autocarro incendiado no Seixal viveram momentos de p\u00e2nico|data=2024-10-24|acessodata=2024-10-25|website=SIC Not\u00edcias|lingua=pt|arquivourl=https://web.archive.org/web/20241104123151/https://sicnoticias.pt/pais/2024-10-24-passageiros-de-autocarro-incendiado-no-seixal-viveram-momentos-de-panico-05fde2d2|arquivodata=2024-11-04}}{{Citar web|ultimo=Ferreira|primeiro=Marta Leite|url=https://www.publico.pt/2024/10/24/sociedade/noticia/motorista-autocarro-ardeu-santo-antonio-cavaleiros-estado-grave-santa-maria-2109240|titulo=Motorista de autocarro que ardeu est\u00e1 em estado grave. Sindicato amea\u00e7a parar, caso n\u00e3o haja seguran\u00e7a|data=2024-10-24|acessodata=2024-10-25|website=P\u00daBLICO|lingua=pt|arquivourl=https://web.archive.org/web/20241104122657/https://www.publico.pt/2024/10/24/sociedade/noticia/motorista-autocarro-ardeu-santo-antonio-cavaleiros-estado-grave-santa-maria-2109240|arquivodata=2024-11-04}} De entre os feridos resultantes destes ataques, destaca-se o motorista que se encontrava a realizar a \u00faltima viagem da linha {{PTbus/c|2769|cm}}, na madrugada de dia 24 de outubro de 2024, o qual foi atingido diretamente por um [[cocktail molotov]] ap\u00f3s a sa\u00edda de todos os passageiros na paragem terminal, no bairro da Cidade Nova, em [[Santo Ant\u00f3nio dos Cavaleiros]], [[Loures]], provocando queimaduras graves na zona da face, t\u00f3rax e membros superiores.{{Citar web|ultimo=Caeiro|primeiro=Tiago|url=https://observador.pt/2024/10/24/motorista-da-carris-gravemente-ferido-mas-estavel-sindicato-ameaca-boicotar-rotas-nas-zonas-onde-seguranca-nao-estiver-garantida/|titulo=Motorista da Carris Metropolitana gravemente ferido mas est\u00e1vel. Sindicato amea\u00e7a boicotar rotas onde seguran\u00e7a n\u00e3o estiver garantida|data=2024-10-24|acessodata=2024-10-25|website=Observador|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20241104122437/https://observador.pt/2024/10/24/motorista-da-carris-gravemente-ferido-mas-estavel-sindicato-ameaca-boicotar-rotas-nas-zonas-onde-seguranca-nao-estiver-garantida/|arquivodata=2024-11-04}} No seguimento destes ataques foi divulgada pelo Governo a inten\u00e7\u00e3o de refor\u00e7ar a seguran\u00e7a nos autocarros.{{Citar web|ultimo=Ledo|primeiro=Wilson|url=https://cnnportugal.iol.pt/violencia/bairros/motoristas-de-autocarros-estao-a-exigir-condicoes-de-seguranca-apos-disturbios-na-grande-lisboa/20241024/671a741bd34ea1acf26fdb2f|titulo=Motoristas de autocarros \"est\u00e3o a exigir condi\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a\" ap\u00f3s dist\u00farbios na Grande Lisboa|data=2024-10-24|acessodata=2024-10-25|website=CNN Portugal|lingua=pt|arquivourl=https://web.archive.org/web/20241104131142/https://cnnportugal.iol.pt/violencia/bairros/motoristas-de-autocarros-estao-a-exigir-condicoes-de-seguranca-apos-disturbios-na-grande-lisboa/20241024/671a741bd34ea1acf26fdb2f|arquivodata=2024-11-04}}\n\n=== Numera\u00e7\u00e3o ===\nA nova numera\u00e7\u00e3o, agora com 4 d\u00edgitos, segue as seguintes regras:{{Citar web|ultimo=Lopes|primeiro=Alexandre|url=https://echoboomer.pt/carris-metropolitana-novas-linhas-planear-percursos/|titulo=Carris Metropolitana. J\u00e1 se pode conhecer as novas linhas|data=2022-05-11|acessodata=2022-06-04|website=echoboomer|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220604162359/https://echoboomer.pt/carris-metropolitana-novas-linhas-planear-percursos/|arquivodata=2022-06-04}}\n\n* O primeiro algarismo representa a \u00c1rea respetiva, de 1 a 4\n* O segundo algarismo representa o trajeto da linha:\n** 0 a 4: linhas que circulam apenas dentro de um \u00fanico munic\u00edpio\n** 5: linhas que circulam entre munic\u00edpios da mesma \u00c1rea\n** 6: linhas que circulam para fora da \u00c1rea, assim como para o Barreiro e Cascais\n** 7 e 8: linhas que circulam para Lisboa\n** 9: linhas que circulam para fora da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa\n* O terceiro e quarto algarismos representam o n\u00famero da linha, de 01 a 99 (caso especial das linhas '''{{PTbus/c|2900|cm}}''' e '''{{PTbus/c|4600|cm}}''' que terminam em 00)\n\n==== \u00c1rea 1 ====\n[[Ficheiro:Autocarro Carris Metropolitana 01.jpg|miniaturadaimagem|Caetano e.City Gold da Via\u00e7\u00e3o Alvorada, circulando na linha {{PTbus/c|1716|cm}}, nas Amoreiras.]]\n[[Ficheiro:Avenida dos Bons Amigos 12.jpg|miniaturadaimagem|Zhongtong N12 LCK6126EVG-2 da Via\u00e7\u00e3o Alvorada, circulando na linha {{PTbus/c|1218|cm}}, em Agualva-Cac\u00e9m.]]\n[[Ficheiro:Autocarro Carris Metropolitana (Alg\u00e9s).jpg|miniaturadaimagem|Mercedes-Benz Conecto da Via\u00e7\u00e3o Alvorada, iniciando a marcha na linha {{PTbus/c|1522|cm}}, em Alg\u00e9s.]]\n[[Ficheiro:Autocarro Carris Metropolitana (Charneca de Caparica).jpg|miniaturadaimagem|Iveco Crossway dos Transportes Sul do Tejo, iniciando a marcha na linha {{PTbus/c|3017|cm}}, na Charneca da Caparica.]]\n[[Ficheiro:Autocarro Carris Metropolitana (Sobreda).jpg|miniaturadaimagem|Iveco Crossway dos Transportes Sul do Tejo, estacionado na Sobreda.]]\n{{Artigo principal|[[Via\u00e7\u00e3o Alvorada#Linhas]]}}As linhas da '''\u00c1rea 1''' utilizam a numera\u00e7\u00e3o '''1XXX''' e fazem as liga\u00e7\u00f5es dentro de cada munic\u00edpio, entre os 3 munic\u00edpios da \u00e1rea, aos munic\u00edpios da '''\u00c1rea 2''' e a Cascais e Lisboa. Seriam um total de 133 linhas, 35 das quais novas.\n* '''10XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio da Amadora\n* '''11XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Oeiras\n* '''12XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Sintra\n* '''15XX''': linhas que circulam entre os munic\u00edpios da '''\u00c1rea 1'''\n* '''16XX''': linhas que circulam para Cascais e para a '''\u00c1rea 2'''\n* '''17XX''': linhas que circulam para Lisboa\n\n==== \u00c1rea 2 ====\n{{Artigo principal|Rodovi\u00e1ria de Lisboa#Linhas}}As linhas da '''\u00c1rea 2''' utilizam a numera\u00e7\u00e3o '''2XXX''' e fazem as liga\u00e7\u00f5es dentro de cada munic\u00edpio, entre os 4 munic\u00edpios da \u00e1rea, aos munic\u00edpios da '''\u00c1rea 1''' e a Lisboa. Seriam um total de 218 linhas, 31 das quais novas.\n\n* '''20XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Loures\n* '''21XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Mafra\n* '''22XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Odivelas\n* '''23XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Vila Franca de Xira\n* '''25XX''': linhas que circulam entre os munic\u00edpios da '''\u00c1rea 2'''\n* '''26XX''': linhas que circulam para a '''\u00c1rea 1 e \u00c1rea 3'''\n* '''27XX''': linhas que circulam para Lisboa\n* '''28XX''': linhas que circulam para Lisboa\n* '''29XX''': linhas que circulam para fora da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa\n\n==== \u00c1rea 3 ====\n{{Artigo principal|Transportes Sul do Tejo#Linhas}}As linhas da '''\u00c1rea 3''' utilizam a numera\u00e7\u00e3o '''3XXX''' e fazem as liga\u00e7\u00f5es dentro de cada munic\u00edpio, entre os 3 munic\u00edpios da \u00e1rea, aos munic\u00edpios da '''\u00c1rea 4''' e ao Barreiro e Lisboa. Seriam um total de 116 linhas, 43 das quais novas.\n\n* '''30XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Almada\n* '''31XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Seixal\n* '''32XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Sesimbra\n* '''35XX''': linhas que circulam entre os munic\u00edpios da '''\u00c1rea 3'''\n* '''36XX''': linhas que circulam para o Barreiro e para a '''\u00c1rea 4'''\n* '''37XX''': linhas que circulam para Lisboa\n\n==== \u00c1rea 4 ====\n{{Artigo principal|[[Alsa Todi#Linhas]]}}As linhas da '''\u00c1rea 4''' utilizam a numera\u00e7\u00e3o '''4XXX''' e fazem as liga\u00e7\u00f5es dentro de cada munic\u00edpio, entre os 5 munic\u00edpios da \u00e1rea, aos munic\u00edpios da '''\u00c1rea 3''' e ao Barreiro e Lisboa. Seriam um total de 111 linhas, 21 das quais novas.\n\n* '''40XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Alcochete\n* '''41XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio da Moita\n* '''42XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio do Montijo\n* '''43XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Palmela\n* '''44XX''': linhas que circulam apenas no munic\u00edpio de Set\u00fabal\n* '''45XX''': linhas que circulam entre os munic\u00edpios da '''\u00c1rea 4'''\n* '''46XX''': linhas que circulam para o Barreiro e para a '''\u00c1rea 3'''\n* '''47XX''': linhas que circulam para Lisboa\n* '''49XX''': linhas que circulam para fora da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa\n\n=== Informa\u00e7\u00e3o ao passageiro ===\nNo dia 21 de setembro de 2023, entrou em fase de testes a ferramenta que permite aos passageiros a consulta do tempo de espera real pelos autocarros. Neste nova ferramenta s\u00e3o disponibilizados n\u00e3o s\u00f3 os hor\u00e1rios de passagem das linhas por uma determinada paragem mas tamb\u00e9m uma representa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica da localiza\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos no seu percurso.{{Citar web|ultimo=Andr\u00e9|primeiro=M\u00e1rio Rui|url=https://lisboaparapessoas.pt/2023/09/21/carris-metropolitana-tempo-real/|titulo=Carris Metropolitana lan\u00e7a e testa autocarros em tempo real com os passageiros|data=2023-09-21|acessodata=2023-09-22|website=Lisboa Para Pessoas|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20230922114254/https://lisboaparapessoas.pt/2023/09/21/carris-metropolitana-tempo-real/|arquivodata=2023-09-22}} No dia 5 de janeiro de 2024, entrou em fase de testes a nova vers\u00e3o de consulta de hor\u00e1rios, da qual inclu\u00ed essa mesma consulta do tempo de espera real.\n\n== Tarif\u00e1rio ==\n{{Artigo principal|Bilh\u00e9tica na \u00c1rea Metropolitana de Lisboa}}A Carris Metropolitana simplificou o tarif\u00e1rio aplicado aos transportes rodovi\u00e1rios da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa utilizando apenas 5 tarifas distintas, ao inv\u00e9s das cerca de 900 anteriormente em vigor. As tarifas passam assim a estar relacionadas com o tipo de linha a utilizar:{{Citar web|ultimo=|url=https://www.carrismetropolitana.pt/tarifarios/|titulo=Tarif\u00e1rios - Carris Metropolitana|acessodata=2023-06-21|website=https://www.carrismetropolitana.pt/|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20230619221542/https://www.carrismetropolitana.pt/tarifarios/|arquivodata=2023-06-19}}\n{{Carris Metropolitana (Tarif\u00e1rio)}}\n\n== Atendimento ao cliente ==\nO atendimento ao cliente de assuntos relacionados com a Carris Metropolitana passa pela utiliza\u00e7\u00e3o dos Espa\u00e7os Navegante, para al\u00e9m da possibilidade de contacto telef\u00f3nico e por email, complementados com os Pontos Navegante, com a rede de agentes navegante e outros pontos de venda para carregamento dos passes.\n\n=== Espa\u00e7os Navegante ===\nNos Espa\u00e7os Navegante \u00e9 poss\u00edvel a apresenta\u00e7\u00e3o de reclama\u00e7\u00f5es ou sugest\u00f5es, pedir informa\u00e7\u00e3o sobre o servi\u00e7o da Carris Metropolitana, adquirir e carregar t\u00edtulos de transporte assim como os respetivos cart\u00f5es, trocar ou devolver os passes e bilhetes, resolver falhas que os cart\u00f5es possam apresentar durante a sua utiliza\u00e7\u00e3o, recuperar ou anular cart\u00f5es, atualizar os dados que constam do cart\u00e3o, pedir informa\u00e7\u00f5es sobre objetos que tenham sido perdidos ou entregar objetos achados. Na fase inicial da Carris Metropolitana v\u00e3o existir 26 destes espa\u00e7os espalhados por 15 munic\u00edpios da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa.{{Citar web|ultimo=Lameiras|primeiro=Humberto|url=https://osetubalense.com/ultimas/2022/05/30/primeiros-espacos-e-pontos-navegante-carris-metropolitana-ja-abriram/|titulo=Primeiros espa\u00e7os e pontos Navegante Carris Metropolitana j\u00e1 abriram|data=2022-05-30|acessodata=2022-06-04|website=O Setubalense|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220604151253/https://osetubalense.com/ultimas/2022/05/30/primeiros-espacos-e-pontos-navegante-carris-metropolitana-ja-abriram/|arquivodata=2022-06-04}}{{Citar web|url=https://www.sesimbra.pt/noticia-72/carris-metropolitana-avanca-em-almada-seixal-e-sesimbra|titulo=Carris Metropolitana avan\u00e7a em Almada Seixal e Sesimbra|data=2022-06-23|acessodata=2022-06-26|website=www.sesimbra.pt|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20240222012722/https://www.sesimbra.pt/noticia-72/carris-metropolitana-avanca-em-almada-seixal-e-sesimbra|arquivodata=2024-02-22}}{{Citar web|url=https://www.navegante.pt/navegante/espacos-pontos-navegante|titulo=portal navegante.pt|acessodata=2024-10-27|website=www.navegante.pt|arquivourl=https://web.archive.org/web/20241002142740/https://www.navegante.pt/navegante/espacos-pontos-navegante|arquivodata=2024-10-02}}\n=== Pontos Navegante ===\nNos Pontos Navegante \u00e9 poss\u00edvel a aquisi\u00e7\u00e3o de novos cart\u00f5es no momento assim como o carregamento de t\u00edtulos de transporte. Existem 18 destes pontos, 1 por cada munic\u00edpio da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa.\n\n=== Rede de vendas ===\nPara al\u00e9m da rede Multibanco, das m\u00e1quinas de venda autom\u00e1tica de t\u00edtulos de transporte e dos postos de venda dos v\u00e1rios operadores e do Portal VIVA os passes navegante tamb\u00e9m podem ser carregados nos agentes Payshop que existem nos munic\u00edpios abrangidos.{{Citar web|url=https://www.navegante.pt/navegante/servicos-navegante|titulo=Servi\u00e7os navegante|acessodata=2023-06-21|website=www.navegante.pt|arquivourl=https://web.archive.org/web/20230621104607/https://www.navegante.pt/navegante/servicos-navegante|arquivodata=2023-06-21}}\n\n== Express\u00f5es e designa\u00e7\u00f5es ==\nCom a uniformiza\u00e7\u00e3o do transporte rodovi\u00e1rio na maioria da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa, veio tamb\u00e9m a necessidade de uniformizar os termos relacionados com a opera\u00e7\u00e3o da Carris Metropolitana:{{Citar web|ultimo=Andr\u00e9|primeiro=M\u00e1rio Rui|url=https://lisboaparapessoas.pt/2022/05/24/carris-metropolitana-camionete/|titulo=Carris Metropolitana quer que deixemos de usar a palavra \u201ccamionete\u201d|data=2022-05-24|acessodata=2022-06-26|website=Lisboa Para Pessoas|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220524215011/https://lisboaparapessoas.pt/2022/05/24/carris-metropolitana-camionete/|arquivodata=2022-05-24}}\n\n* '''Linha''': servi\u00e7o que faz a liga\u00e7\u00e3o entre dois locais, com uma origem e um destino. Substitui o termo ''carreira''.\n* '''Autocarro''': ve\u00edculo que efetuam o servi\u00e7o de transporte. Substitui o termo ''camionete''.\n* '''Paragem''': local pr\u00e9-determinado onde \u00e9 feito o embarque e desembarque dos passageiros. Substitui o termo ''esta\u00e7\u00e3o''.\n* '''Abrigo''': estrutura que proporciona mais conforto para o passageiro enquanto espera pelo autocarro. N\u00e3o se encontra presente em todas as paragens. Substitui o termo ''cobertura''.\n* '''Postalete''': tubo met\u00e1lico com uma ou mais placas identificadoras das linhas que efetuam servi\u00e7o nas paragens (bandeira). No caso de paragens com abrigo apenas existe a placa identificadora. Substitui o termo ''poste''.\n* '''Percurso''': desloca\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica dos autocarros entre a sua origem e o destino. Substitui o termo ''itiner\u00e1rio''.\n* '''\u00c1rea''': cada uma das 4 zonas geogr\u00e1ficas da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa que agregam v\u00e1rios munic\u00edpios, cada uma delas explorada por um operador distinto sob a marca Carris Metropolitana. Substitui o termo ''lote''.\n* '''Passageiro''': indiv\u00edduo que utiliza os autocarros da Carris Metropolitana. Substitui os termos ''utente'' e ''utilizador''.\n\n== Ambiente ==\nParte do investimento na Carris Metropolitana tem uma componente ambiental, nomeadamente com a aquisi\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos mais modernos e assim menos poluentes. A idade m\u00e9dia dos ve\u00edculos ir\u00e1 passar dos 15 anos para menos de um ano, sendo tamb\u00e9m inclu\u00edda uma quota obrigat\u00f3ria de ve\u00edculos el\u00e9tricos ou a g\u00e1s natural. Numa fase inicial, parte das frotas dos anteriores operadores foi renovada de forma a aproxim\u00e1-la o mais poss\u00edvel dos ve\u00edculos mais modernos.{{Citar web|ultimo=Lusa|primeiro=Ag\u00eancia|url=https://observador.pt/2021/08/19/carris-metropolitana-nas-ruas-em-julho-de-2022-apos-luz-verde-do-tribunal-de-contas/|titulo=Carris Metropolitana nas ruas em julho de 2022 ap\u00f3s luz verde do Tribunal de Contas|acessodata=2022-06-04|website=Observador|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220604170519/https://observador.pt/2021/08/19/carris-metropolitana-nas-ruas-em-julho-de-2022-apos-luz-verde-do-tribunal-de-contas/|arquivodata=2022-06-04}}\n\n== Mascote ==\nNo dia 7 de abril de 2025, a Carris Metropolitana apresentou a sua mascote, uma [[abelha]] chamada de '''Zume''', esta inspirada no estilo de vida altamente organizado e trabalho de equipa destes insetos nas suas [[colmeia|colmeias]], que simboliza a comunidade envolvida no servi\u00e7o da Carris Metropolitana, criando um paralelismo entre os dois sistemas.{{Citar web|url=https://www.carrismetropolitana.pt/news/30135|t\u00edtulo=Chegou a Zume \u2013 a nova mascote da Carris Metropolitana|acessodata=2025-04-22|website=https://www.carrismetropolitana.pt/|lingua=pt-PT|arquivourl=https://web.archive.org/web/20250407141717/https://www.carrismetropolitana.pt/news/30135|arquivodata=2025-04-07}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n{{Commons}}\n\n* [https://www.carrismetropolitana.pt/ Site oficial da Carris Metropolitana]\n* [https://www.navegante.pt/ Site oficial do cart\u00e3o Navegante]\n\n{{Transportes AML}}\n\n[[Categoria:Carris Metropolitana]]\n[[Categoria:Transportes da \u00c1rea Metropolitana de Lisboa]]\n[[Categoria:Transportes em Vila Franca de Xira]]\n[[Categoria:Transportes em Loures]]\n[[Categoria:Transportes em Mafra]]\n[[Categoria:Transportes em Sintra]]\n[[Categoria:Transportes em Cascais]]\n[[Categoria:Transportes em Oeiras (Portugal)]]\n[[Categoria:Transportes na Amadora]]\n[[Categoria:Transportes em Odivelas]]\n[[Categoria:Transportes em Lisboa]]\n[[Categoria:Transportes em Almada]]\n[[Categoria:Transportes no Seixal]]\n[[Categoria:Transportes em Sesimbra]]\n[[Categoria:Transportes no Barreiro]]\n[[Categoria:Transportes na Moita]]\n[[Categoria:Transportes no Montijo]]\n[[Categoria:Transportes em Alcochete]]\n[[Categoria:Transportes em Palmela]]\n[[Categoria:Transportes em Set\u00fabal]]\n[[Categoria:Transportes em Torres Vedras]]\n[[Categoria:Transportes em Vendas Novas]]\n[[Categoria:Transportes no distrito de Lisboa]]\n[[Categoria:Empresas de transporte por autocarros de Portugal]]\n[[Categoria:Empresas de transportes p\u00fablicos de Portugal]]"}]},"5368766":{"pageid":5368766,"ns":0,"title":"Prarthana Thombare","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Tenista \n|foto = \n|leg_foto = \n|nometenista = Prarthana Thombare\n|alcunha = \n|paisnatal = {{IND}}\n|residencia = \n|datadenascimento = {{dni|18|6|1994|lang=br}}\n|cidadenatal = [[Barshi]], [[\u00cdndia]]\n|datadefalecimento =\n|cidadedamorte =\n|paisdamorte =\n|altura = \n|peso = \n|mao = Destro\n|treinador = \n|profissionalizacao = \n|premiosganhos = \n|tennishofano =\n|tennishofid =\n|site = \n|vitoriasderrotassimples = \n|titulossimples = 0\n|melhorrankingsimples = \n|rankingatualsimples = \n|ResultadoOpenAustralia = \n|ResultadoOpenFranca = \n|ResultadoWimbledon = \n|ResultadoOpenEUA = \n|Outrostorneios = \n|ResultadoMastersCup = \n|ResultadoJO = \n|vitoriasderrotasduplas = \n|titulosduplas = \n|melhorrankingduplas = \n|Resultadograndslamsduplas = \n|ResultadoOpenAustraliaDuplas = \n|ResultadoOpenFrancaDuplas = \n|ResultadoWimbledonDuplas = \n|ResultadoOpenEUADuplas = \n|OutrostorneiosDuplas = \n|ResultadoMastersCupDuplas = \n|ResultadoJODuplas = \n|vitoriasderrotasmistas = \n|recordemistas = \n|titulosmistas = \n|melhorrankingmistas = \n|ResultadoOpenAustraliaMistas = \n|ResultadoOpenFrancaMistas = \n|ResultadoWimbledonMistas = \n|ResultadoOpenEUAMistas = \n|atualizado = 2 de fevereiro de 2017\n}}\n'''Prarthana Thombare''' ([[Barshi]], [[18 de junho]] de [[1994]]) \u00e9 uma [[tenista]] profissional indiana.\n\n== Carreira ==\nPrarthana Thombare na Rio 2016 representou sua na\u00e7\u00e3o na competi\u00e7\u00e3o de duplas, mesmo sem ranking para participar ela foi puxada pela cabe\u00e7a de chave [[Sania Mirza]], por\u00e9m, perdendo na primeira rodada.{{citar web|URL=http://www.wtatennis.com/players/player/18667/title/prarthana-thombare|t\u00edtulo=Perfil na WTA|autor=|data=|publicado=|acessodata=13 de mar\u00e7o de 2017}}\n\n{{Referencias}}\n\n{{Portal3|T\u00eanis|\u00cdndia}}\n{{DEFAULTSORT:Thombare, Prarthana}}\n[[Categoria:Tenistas ol\u00edmpicos da \u00cdndia]]\n[[Categoria:Tenistas nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2016]]"}]},"2891313":{"pageid":2891313,"ns":0,"title":"Pichia pastoris","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=agosto de 2020}}\n{{t\u00edtulo em it\u00e1lico}}\n{{Info/Taxonomia\n| nome = ''Pichia pastoris''\n| reino = [[Fungi]]\n| filo = [[Ascomycota]]\n| classe = [[Saccharomycetes]]\n| ordem = [[Saccharomycetales]]\n| fam\u00edlia = [[Saccharomycetaceae]]\n| g\u00e9nero = ''[[Pichia]]''\n| esp\u00e9cie = '''''P. pastoris'''''\n| binomial = ''Pichia pastoris''\n| binomial_autoridade = ([[Marie Antoine Alexandre Guilliermond|Guillierm.]]) Phaff 1956\n}}\n'''''Pichia pastoris''''' \u00e9 uma esp\u00e9cie de [[levedura]] [[metilotrofia|metilotr\u00f3fica]]. \u00c9 amplamente utilizada para a [[express\u00e3o de prote\u00edna]]s usando t\u00e9cnicas de [[ADN recombinante]]. Portanto, \u00e9 utilizada na investiga\u00e7\u00e3o [[bioqu\u00edmica]] e [[gen\u00e9tica]] em academias e na ind\u00fastria de [[biotecnologia]].\n\n{{esbo\u00e7o-fungo}}\n\n{{DEFAULTSORT:Pichia Pastoris}}\n[[Categoria:Saccharomycetaceae]]\n[[Categoria:Organismos modelo]]\n[[Categoria:Esp\u00e9cies descritas em 1956]]"}]},"2787820":{"pageid":2787820,"ns":0,"title":"Crook","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{desambigua\u00e7\u00e3o}}\n\n== Pessoas ==\n* [[Mackenzie Crook]]\n* [[George Crook]]\n* [[Paul Crook]]\n\n== Localidades ==\n* [[Crook (Colorado)]]\n* [[Crook (Durham)]]\n* [[Condado de Crook]]\nOu ainda:\n* [[Camp Crook]]\n\n[[Categoria:Desambigua\u00e7\u00e3o]]"}]},"4289326":{"pageid":4289326,"ns":0,"title":"U-591","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Navio\n|nome = ''U-591''\n|imagem = SRH009-p58.jpg\n|descr = ''[[U-Boot]]'' [[Submarino alem\u00e3o Tipo VIIC|Tipo VIIC]].\n|bandeira = War Ensign of Germany 1938-1945.svg\n|estaleiro = [[Blohm + Voss]], [[Hamburgo]]{{citar web|url=http://www.uboat.net/technical/shipyards/blohm.htm|titulo=Blohm & Voss, Hamburg|autor= Gu\u00f0mundur Helgason|data=|publicado=u-boat.net|l\u00edngua=en|acessodata=24 de janeiro de 2014}}\n|encomenda = 16 de janeiro de 1940\n|batimento = 30 de outubro de 1940\n|lan\u00e7amento = 20 de agosto de 1941\n|comissionamento = 9 de outubro de 1941\n|servi\u00e7o =\n|estado =\n|fatalidade =\n|fim de servi\u00e7o =\n|tipo = [[Submarino]]\n|classe = [[Submarino alem\u00e3o Tipo VIIC|Tipo VIIC]]{{citar web|url=http://www.u-boote-online.de/typen/typ_viic.html|t\u00edtulo=Typ VIIC|autor=Deutsche U-Boote 1935 - 1945|acessodata=24 de janeiro de 2014|l\u00edngua=de}}{{citar web|url=http://www.uboat.net/types/viic.htm|t\u00edtulo=Type VIIC|autor=Uboat.net|acessodata=24 de janeiro de 2014|l\u00edngua=en}}\n|deslocamento = 769 toneladas (superf\u00edcie)
871 toneladas (submerso)\n|comprimento = 67,1 m\n|boca = 6,18 m\n|calado = 4,74 m\n|altura = 9,55 m\n|propuls\u00e3o = 3 200 [[Cavalo-vapor|HP]] (superf\u00edcie)
750 HP (submerso)\n|velocidade = 17,7 [[N\u00f3 (unidade)|n\u00f3s]] (32,8 [[Quil\u00f4metro por hora|km/h]]) (superf\u00edcie)
7,6 n\u00f3s (14,1 km/h) (submerso)\n|alcance = 8 500 [[Milha n\u00e1utica|milhas]] (15 742 [[Quil\u00f4metro|km]]) / 10 [[N\u00f3 (unidade)|n\u00f3s]] (18,5 km/h) (superf\u00edcie)
80 milhas (148,2 km)/ 4,0 n\u00f3s (7,4 km/h) (submerso)\n|profundidade = m\u00e1ximo de 220 m\n|armamento = [[Tubo de torpedo|lan\u00e7a torpedos]] 4/1 (tubos de popa/tubos de conv\u00e9s), 14 [[torpedo]]s
[[Canh\u00e3o de 88 mm]], 250 tiros
Canh\u00e3o antia\u00e9reo de 20 mm, 4 380 tiros\n|equipamentos =\n|guarni\u00e7\u00e3o = 46 tripulantes\n}}\n'''''Unterseeboot 591''''' foi um [[submarino]] [[Alemanha|alem\u00e3o]] do [[Submarino alem\u00e3o Tipo VIIC|Tipo VIIC]], pertencente a [[Kriegsmarine]] que atuou durante a [[Segunda Guerra Mundial]].{{citar web|url=http://www.uboat.net/boats/u591.htm\n|t\u00edtulo=U-591|autor=Gu\u00f0mundur Helgason|publicado=uboat.net|acessodata=24 de janeiro de 2014|l\u00edngua=en}}{{citar web|url=http://www.lexikon-der-wehrmacht.de/Waffen/Bilderseiten/UBoote/U591.htm\n|t\u00edtulo=U-591|autor=|publicado=Lexikon der Wehrmacht|acessodata=24 de janeiro de 2014|l\u00edngua=de}}\n\n== Comandantes ==\n{| border=\"1\" cellpadding=\"2\"\n! style=\"background:#efefef;\" | Comandante\n! style=\"background:#efefef;\" | Data\n|-\n| Kptlt. [[Hans-J\u00fcrgen Zetzsche]] || 9 de outubro de 1941 - 8 de setembro de 1942\n|-\n| Oblt. [[Peter Schrewe]] || 9 de setembro de 1942 - 12 de novembro de 1942\n|-\n| Kptlt. [[Hans-J\u00fcrgen Zetzsche]] || 12 de novembro de 1942 - 17 de maio de 1943\n|-\n| Ltn. [[Joachim Sauerbier]] || 15 de maio de 1943 - 17 de maio de 1943\n|-\n| Oblt. [[Reimar Ziesmer]] || 1 de junho de 1943 - 30 de julho de 1943\n|}\n\n\n\n== Subordina\u00e7\u00e3o ==\nDurante o seu tempo de servi\u00e7o, esteve subordinado \u00e0s seguintes flotilhas:\n
\n{|class=\"wikitable\"\n|-\n! Per\u00edodo !! Flotilha\n|-\n| 9 de outubro de 1941 - 1 de janeiro de 1942 || [[6. Unterseebootsflottille]] (treinamento)\n|-\n| 1 de janeiro de 1942 - 30 de junho de 1942 || [[6. Unterseebootsflottille]] (servi\u00e7o ativo)\n|-\n| 1 de julho de 1942 - 31 de maio de 1943 || [[11. Unterseebootsflottille]] (servi\u00e7o ativo)\n|-\n| 1 de junho de 1943 - 30 de julho de 1943 || [[9. Unterseebootsflottille]] (servi\u00e7o ativo)\n|}\n
\n\n\n\n== Opera\u00e7\u00f5es conjuntas de ataque ==\nO U-591 participou das seguinte [[Rudeltaktik|opera\u00e7\u00f5es de ataque combinado]] durante a sua carreira:\n\n* ''[[Rudeltaktik Schlei]]'' (21 de janeiro de 1942 - 12 de fevereiro de 1942)\n* ''[[Rudeltaktik Bums]]'' (6 de abril de 1942 - 10 de abril de 1942)\n* ''[[Rudeltaktik Greif]]'' (14 de maio de 1942 - 29 de maio de 1942)\n* ''[[Rudeltaktik Nebelk\u00f6nig]]'' (27 de julho de 1942 - 13 de agosto de 1942)\n* ''[[Rudeltaktik Ungest\u00fcm]]'' (11 de dezembro de 1942 - 30 de dezembro de 1942)\n* ''[[Rudeltaktik Sturmbock]]'' (21 de fevereiro de 1943 - 26 de fevereiro de 1943)\n* ''[[Rudeltaktik Wildfang]]'' (26 de fevereiro de 1943 - 5 de mar\u00e7o de 1943)\n* ''[[Rudeltaktik Westmark]]'' (6 de mar\u00e7o de 1943 - 11 de mar\u00e7o de 1943)\n* ''[[Rudeltaktik Seewolf]]'' (21 de mar\u00e7o de 1943 - 30 de mar\u00e7o de 1943)\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[U-boot]]\n* [[Anexo:Lista de submarinos alem\u00e3es|Submarinos da Marinha da Alemanha.]]\n* [[Anexo:Lista de submarinos de maior sucesso da Kriegsmarine na Segunda Guerra Mundial|Submarinos de maior sucesso da Kriegsmarine na Segunda Guerra Mundial.]]\n\n{{Notas|grupo=coordenadas|Coordenadas|col=3}}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Bibliografia ==\n{{Commonscat|Type VII submarines}}\n\n* {{Citar livro |sobrenome=Blair |nome= Clay |t\u00edtulo= Hitler's U-boat War|subt\u00edtulo=The Hunters, 1939-1942 |idioma=ingl\u00eas |local=New York |editora=Random House |editor= |ano=1996 |p\u00e1ginas=774 |isbn=0394588398 |se\u00e7\u00e3o= |ref=harv }}\n* {{Citar livro |sobrenome=Blair |nome= Clay |t\u00edtulo= Hitler's U-boat War, Vol II |idioma=ingl\u00eas |local=New York |editora=Random House |editor= |ano=1998 |p\u00e1ginas=820 |isbn=0679457429 |se\u00e7\u00e3o= |ref=harv }}\n* {{Citar livro |sobrenome= J\u00fcrgen |nome= Rohwer |coautor = Gerhard H\u00fcmmelchen |t\u00edtulo= Chronology of the war at sea 1939-1945 : the naval history of world War Two |idioma=ingl\u00eas |local=Annapolis, Maryland (USA) |editora=Naval Institute Press |editor= |edi\u00e7\u00e3o = 2\u00aa |ano=1992 |p\u00e1ginas=432 |isbn=155750105X |se\u00e7\u00e3o= |ref=harv }}\n* {{Citar livro |sobrenome=Niestle |nome= Axel |t\u00edtulo= German U-Boat Losses During World War II |idioma=ingl\u00eas |local=Annapolis, Maryland (USA) |editora=Naval Institute Press |editor= |ano=1998 |p\u00e1ginas=160 |isbn=1557506418 |se\u00e7\u00e3o= |ref=harv }}\n* {{Citar livro |sobrenome=Sharpe |nome= Peter |t\u00edtulo= U-Boat Fact File |idioma=ingl\u00eas |local=Inglaterra |editora=Midland Publishing |editor= |ano=1998 |p\u00e1ginas=224 |isbn=1857800729 |se\u00e7\u00e3o= |ref=harv }}\n* {{Citar livro |sobrenome=Stern |nome= Robert Cecil |t\u00edtulo= Type VII U-boats |idioma=ingl\u00eas |local=Annapolis, Maryland (USA) |editora=Naval Institute Press |editor= |ano=1991 |p\u00e1ginas=160 |isbn=1557508283 |se\u00e7\u00e3o= |ref=harv }}\n* {{Citar livro |sobrenome=Whitley |nome= Michael J |t\u00edtulo= Destroyers of World War Two : an internat. encyclopedia. |idioma=ingl\u00eas |local=Londres |editora=Arms and Armour Press |editor= |ano=1988 |p\u00e1ginas=319 |isbn=0853689105 |se\u00e7\u00e3o= |ref=harv }}\n* {{Citar livro |sobrenome=Wynn |nome= Kenneth G |t\u00edtulo= U-Boat Operations of the Second World War - Vol 1 |idioma=ingl\u00eas |local=Annapolis, Maryland (USA) |editora=Naval Institute Press |editor= |ano=1998 |p\u00e1ginas=368 |isbn=1557508607 |se\u00e7\u00e3o= |ref=harv }}\n* {{Citar livro |sobrenome=Wynn |nome= Kenneth G |t\u00edtulo= U-Boat Operations of the Second World War - Vol 2 |idioma=ingl\u00eas |local=Annapolis, Maryland (USA) |editora=Naval Institute Press |editor= |ano=1998 |p\u00e1ginas=336 |isbn=1557508623 |se\u00e7\u00e3o= |ref=harv }}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{citar web|url=http://www.uboatarchive.net/index.html|t\u00edtulo=U-boat Archive|autor=|publicado=|acessodata=24 de janeiro de 2014|l\u00edngua=en}}\n* {{citar web|url=http://historisches-marinearchiv.de/projekte/crewlisten/ww2/eingabe.php|t\u00edtulo=Historisches MarineArchiv|autor=|publicado=|acessodata=24 de janeiro de 2014|l\u00edngua=de}}\n* {{citar web|url=http://www.u-boote-online.de/index.php|t\u00edtulo=u-boote-online|autor=|publicado=|acessodata=24 de janeiro de 2014|l\u00edngua=de|arquivourl=https://web.archive.org/web/20071008221059/http://www.u-boote-online.de/index.php|arquivodata=2007-10-08|urlmorta=yes}}\n\n{{Tipo VIIC}}\n{{Portal3|Alemanha|Segunda Guerra Mundial}}\n\n{{DEFAULTSORT:U 0591}}\n[[Categoria:Submarinos alem\u00e3es Tipo VIIC]]\n[[Categoria:Navios de 1941]]\n[[Categoria:U-Boots comissionados em 1941]]\n[[Categoria:U-boots afundados por cargas de profundidade]]\n[[Categoria:U-Boots afundados por avi\u00f5es dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:U-boots afundados em 1943]]\n[[Categoria:Submarinos da Alemanha na Segunda Guerra Mundial]]\n[[Categoria:Naufr\u00e1gios no oceano Atl\u00e2ntico na Segunda Guerra Mundial]]\n[[Categoria:Naufr\u00e1gios no Atl\u00e2ntico Sul na Segunda Guerra Mundial]]\n[[Categoria:Navios constru\u00eddos em Hamburgo]]"}]},"5942808":{"pageid":5942808,"ns":0,"title":"Caetano N'Tchama","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"'''Caetano N'Tchama''' (1955-2007) foi um pol\u00edtico da [[Guin\u00e9-Bissau]] e ex-primeiro-ministro. Ocupou esse posto de 19 de fevereiro de 2000 a 19 de mar\u00e7o de 2001 e foi membro do [[Partido da Renova\u00e7\u00e3o Social]] (PRS).\n\nN'Tchama serviu como Ministro do Interior sob o governo do primeiro-ministro [[Francisco Fadul]] de 1999 a 2000;Andrea E. Ostheimer, [http://www.iss.co.za/ASR/10No4/Ostheimer.html \"The Structural Crisis in Guinea-Bissau's Political System\"] {{Wayback|url=http://www.iss.co.za/ASR/10No4/Ostheimer.html |date=20090803175217 }}, ''African Security Review'', Vol. 10, N\u00famero 4, 2001. no governo de unidade nacional de Fadul, que foi empossado em 20 de fevereiro de 1999, N'Tchama foi um dos membros escolhidos pela junta militar de [[Ansumane Man\u00e9]]. [http://www.irinnews.org/Report.aspx?ReportId=5297 \"GUINEA-BISSAU: Prime Minister Fadul takes oath of office\"], IRIN, 22 de fevereiro de 1999. Ap\u00f3s a elei\u00e7\u00e3o do l\u00edder do PRS [[Kumba Ial\u00e1]] como Presidente, N'Tchama - que \u00e9 primo de Ial\u00e1 - foi escolhido pelo PRS como primeiro-ministro em uma vota\u00e7\u00e3o partid\u00e1ria em 24 de janeiro de 2000, com 46 votos favor\u00e1veis e seis contr\u00e1rios. Durante seu mandato, foi acusado de corrup\u00e7\u00e3o.{{citar web|URL=https://www.publico.pt/2001/01/26/jornal/nao-damos-refugio-a-guerrilheiros-154056|t\u00edtulo=\"N\u00e3o damos ref\u00fagio a guerrilheiros\" |autor=|data=26 de janeiro de 2001|publicado= P\u00daBLICO}}\n\nEm mar\u00e7o de 2001, o PRS realizou discuss\u00f5es sobre a substitui\u00e7\u00e3o de N'Tchama como primeiro-ministro. Ial\u00e1 demitiu N'Tchama em 19 de mar\u00e7o argumentando que esta medida era necess\u00e1ria. N'Tchama tornou-se chefe da Junta de Auditoria Interna antes de ser nomeado procurador-geral em 6 de setembro de 2001.[http://www.irinnews.org/Report.aspx?ReportId=26563 \"GUINEA-BISSAU: Attorney General dismissed\"], IRIN, 7 de setembro de 2001.\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{come\u00e7a caixa}}\n{{caixa de sucess\u00e3o\n| antes = [[Francisco Fadul]]\n| t\u00edtulo = [[Imagem:Emblem of Guinea-Bissau.svg|35px]]
[[Primeiro-ministro da Guin\u00e9-Bissau]]\n| anos = [[2000]] - [[2001]]\n| depois = [[Faustino Imbali]]\n}}\n{{fim}}\n\n[[Categoria:Primeiros-ministros da Guin\u00e9-Bissau]]"}]},"820074":{"pageid":820074,"ns":0,"title":"651 Antikleia","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Asteroide\n|numero = 651\n|nome = Antikleia\n|data_descoberta = [[4 de Outubro]] de [[1907]]\n|descobridor = [[August Kopff]]\n|categoria = [[Cintura de asteroides|Cintura principal]]\n|perelio = 2,7322368\n|afelio = 3,315026\n|excentricidade = 0,0963724\n|T_orb_dia = 1 920,38\n|T_orb_ano = 5,26\n|V_orb_media = 17,12885494\n|inclinacao = 10,76903\n|dimens\u00e3o = 33,04\n|massa = \n|densidade = \n|gravidade =\n|V_escape =\n|T_rotacao =\n|distancia_sol = 3,0236314\n|classe_espectro = \n|magnitude_abs = 20,287\n|albedo = 0,1603\n|temp_media_C =\n|satelites = \n}}\n'''Antikleia''' (asteroide 651) \u00e9 um [[asteroide]] da [[Cintura de asteroides|cintura principal]] com um di\u00e2metro de 33,04 [[quil\u00f3metros]], a 2,7322368 [[Unidade astron\u00f4mica|UA]]. Possui uma [[excentricidade orbital|excentricidade]] de 0,0963724 e um [[per\u00edodo orbital]] de 1 920,38 [[dia]]s (5,26 [[anos]]).\n\n'''Antikleia''' tem uma [[velocidade orbital|velocidade orbital m\u00e9dia]] de 17,12885494 km/s e uma [[inclina\u00e7\u00e3o]] de 10,76903\u00ba.{{citar web|URL=http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=651|t\u00edtulo=651 Antikleia|autor=|data=|publicado=NASA|acessodata=22 de dezembro de 2013|l\u00edngua=en}}\n\nEste [[asteroide]] foi descoberto em [[4 de Outubro]] de [[1907]] por [[August Kopff]].\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Lista de asteroides]]\n* [[Cintura de asteroides|Cintura principal]]\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n{{LinksAsteroide|651}}\n\n{{esbo\u00e7o-asteroide}}\n{{NavAsteroides\n|ant2= [[649 Josefa]]\n|ant1= [[650 Amalasuntha]]\n|artigo= 651 Antikleia\n|seg1= [[652 Jubilatrix]]\n|seg2= [[653 Berenike]]\n}}\n\n[[Categoria:Asteroides da cintura principal]]\n[[Categoria:Fam\u00edlia Eos]]\n[[Categoria:Objetos astron\u00f4micos descobertos em 1907]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:951 Gaspra.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"}]},"2747855":{"pageid":2747855,"ns":0,"title":"Polyrhachis distincta","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Taxonomia\n|cor = pink\n|nome = ''Polyrhachis distincta''\n|imagem =\n|imagem_legenda =\n|estado =\n|reino = [[Animalia]]\n|filo = [[Arthropoda]]\n|classe = [[Insecta]]\n|superordem = [[Endopterygota]]\n|ordem = [[Hymenoptera]]\n|subordem = [[Apocrita]]\n|superfam\u00edlia = [[Vespoidea]]\n|fam\u00edlia = [[Formicidae]]\n|subfam\u00edlia = [[Formicinae]]\n|g\u00e9nero = ''[[Polyrhachis]]''\n|esp\u00e9cie = '''''Polyrhachis distincta'''''\n|binomial = ''Polyrhachis distincta''\n|binomial_autoridade =\n|sin\u00f3nimos =\n}}\n'''''Polyrhachis distincta''''' \u00e9 uma esp\u00e9cie de [[formiga]] do g\u00eanero ''[[Polyrhachis]]'', pertencente \u00e0 subfam\u00edlia [[Formicinae]].{{Citar web|url = https://www.gbif.org/species/1318551 |t\u00edtulo = Polyrhachis distincta |obra = [[Global Biodiversity Information Facility|Sistema Global de Informa\u00e7\u00e3o sobre Biodiversidade]] |l\u00edngua = en |acessodata = 20 de agosto de 2019}}\n\n\n\n\n== Refer\u00eancias ==\n\n\n{{Esbo\u00e7o-formiga}}\n{{Taxonbar}}\n\n[[Categoria:Formicinae]]"}]},"2688111":{"pageid":2688111,"ns":0,"title":"\u015etefan cel Mare (Neam\u0163)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Coord|display=title|46|59||N|26|31||E|type=landmark_region:PL-MA}}\n{{Info/Comuna da Rom\u00eania|\n|nome = \u015etefan cel Mare\n|regi\u00e3o = [[Mold\u00e1via]]\n|distrito = [[Neam\u0163 (distrito)|Neam\u0163]]\n|num = 617435\n|\u00e1rea = 52.82\n|popula\u00e7\u00e3o = 3282\n|censo = 2007\n|densidade = \n|mapa = \n|placa = \n|bras\u00e3o = \n|idioma = [[L\u00edngua romena]]\n|imagem = Biserica Sf. Gheorghe din Serbesti.jpg\n|website = \n}}\n'''\u015etefan cel Mare''' \u00e9 uma [[Comunas da Rom\u00eania|comuna romena]] localizada no [[Distritos da Rom\u00eania|distrito]] de [[Neam\u0163 (distrito)|Neam\u0163]], na regi\u00e3o de [[Mold\u00e1via]]. A comuna possui uma \u00e1rea de 52.82 [[Quil\u00f3metro quadrado|km\u00b2]] e sua popula\u00e7\u00e3o era de 3282 habitantes segundo o censo de 2007.{{Citar web | url = http://www.insse.ro/cms/rw/resource/populatia%20stabila%20la%201%20ianuarie%202009%20si%2018.xls?download=true | t\u00edtulo = Popula\u00e7\u00e3o em 1 de janeiro de 2009 | publicado = INSSE | acessodata = 2010-04-04 | arquivourl = https://www.webcitation.org/5iZ9sd9lJ?url=http://www.insse.ro/cms/rw/resource/populatia%20stabila%20la%201%20ianuarie%202009%20si%2018.xls?download=true | arquivodata = 2009-07-26 | urlmorta = yes }}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n{{Distrito de Neam\u0163}}\n{{Esbo\u00e7o-georo}}\n{{Portal3|Rom\u00e9nia}}\n\n{{DEFAULTSORT:Stefan Cel Mare}}\n[[Categoria:Comunas de Neam\u021b (distrito)]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Biserica Sf. Gheorghe din Serbesti.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Romania.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Stema Neamt.svg"}]},"1035544":{"pageid":1035544,"ns":0,"title":"Sachsenring","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=setembro de 2020}}\n{{Coord|display=title|50|47|26|N|12|41|16|E|type=landmark_region:DE-SN}}\n{{Info/Aut\u00f3dromo\n| nome = Sachsenring\n| apelido = \n| fuso_hor\u00e1rio = [[UTC +1]] ([[Hora de ver\u00e3o|DST]]: [[UTC +2]])\n| localiza\u00e7\u00e3o = [[Hohenstein-Ernstthal]], [[Sax\u00f4nia]], [[Alemanha]]\n| coordenadas = \n| logo = Sachsenring logo.png\n| imagem = Sachsenring.svg\n| legenda = Mapa do circuito.\n| capacidade = \n| licen\u00e7a = \n| propriet\u00e1rio = \n| operador = \n| inaugura\u00e7\u00e3o = \n| abertura = \n| fechamento = \n| custo_constru\u00e7\u00e3o = \n| arquiteto = \n| nomes_anteriores = \n| eventos = \n'''[[MotoGP]]'''
[[Grande Pr\u00eamio da Alemanha de Motovelocidade|GP da Alemanha]]
{{small|(1998\u2013presente)}}\n\n'''[[GT World Challenge Europe Sprint Cup|FIA GT1]]'''
{{small|(2011)}}\n\n| tra\u00e7ado1 = Circuito ''A Grand Prix Circuit''\n| superf\u00edcie = \n| comprimento_km = 3.700\n| comprimento_mi = 2.299\n| curvas = \n| tempo_recorde = 1:18.362\n| piloto_recorde = [[Fabio Scherer]]\n| equipe_recorde = US Racing\n| ano_recorde = 2017\n| cat_recorde = ADAC F\u00f3rmula 4\n| tra\u00e7ado2 = Circuito ''B OMEGA-circuit''\n| superf\u00edcie2 =\n| comprimento_km2 = 2.100\n| comprimento_mi2 = 1.304\n| curvas2 =\n| inclina\u00e7\u00e3o2 =\n| tempo_recorde2 =\n| piloto_recorde2 =\n| equipe_recorde2 =\n| ano_recorde2 =\n| cat_recorde2 =\n| tra\u00e7ado3 = Circuito C\n| superf\u00edcie3 =\n| comprimento_km3 = 1.700\n| comprimento_mi3 = 1.056\n| curvas3 =\n| inclina\u00e7\u00e3o3 =\n| tempo_recorde3 =\n| piloto_recorde3 =\n| equipe_recorde3 =\n| ano_recorde3 =\n| cat_recorde3 =\n| rodap\u00e9 = \n}}\nO '''Sachsenring Circuit''' \u00e9 um circuito [[Alemanha|alem\u00e3o]] localizado em [[:en:Hohenstein-Ernstthal|Hohenstein-Ernstthal]], na [[Sax\u00f4nia]]. Recebe o [[Grande Pr\u00eamio da Alemanha de MotoGP|GP da Alemanha]] de [[MotoGP]].\n\n== Hist\u00f3ria ==\n\n[[Imagem:Aerial image of Sachsenring (view from the southwest).jpg|thumb|left|Vista a\u00e9rea do circuito.]]\nA primeira corrida ocorreu em 26 de maio de 1927 no tra\u00e7ado de 8,7km em rodovias inclu\u00edda a vila de Hohenstein-Ernstthal. Apelidada de \"Sachsenring\" em 1937.\n\nAp\u00f3s a [[Segunda Guerra Mundial]] seu territ\u00f3rio passou a fazer parte da [[Alemanha Oriental]]. Abrigou ent\u00e3o o [[Grande Pr\u00eamio da Alemanha Oriental]] de 1962 a 1971. As motos dois tempos [[MZ]] fabricadas em Zschopau, nas proximidades, eram competitivas na \u00e9poca. A volta mais r\u00e1pida foi cravada pelo 15 vezes campe\u00e3o mundial [[Giacomo Agostini]] numa [[MV Agusta]], com 180 km/h de m\u00e9dia. Ap\u00f3s a vit\u00f3ria do alem\u00e3o ocidental Dieter Braun na 250cc em 1971 e os f\u00e3s alem\u00e3es orientais cantarem o hino alem\u00e3o ocidental em comemora\u00e7\u00e3o (no caso esportivo, o hino nacional ao vencedor \u00e9 tocado ap\u00f3s a corrida), o evento foi limitado a participantes da europa oriental por raz\u00f5es pol\u00edticas.\n\nEm 1990, com equipamentos ocidentais velozes dispon\u00edveis, a corrida por dentro do vilarejo torna-se muito perigosa com v\u00e1rios acidentes fatais (compar\u00e1veis a corrida [[TT da Ilha de Man]]).\n\nNa acelerada desenvolvimento da antiga Alemanha Oriental na nova Alemanha unificada, um circuito curto de 2.9km a partir da curva Queckenberg foi constru\u00eddo nos anos 90 a fim de trazer o esporte a motor internacional.\n\nDesde 1998 abriga o [[Grande Pr\u00eamio da Alemanha de MotoGP]] no lugar de [[Nurburgring]]. Desde ent\u00e3o a pista ficou mais longa e r\u00e1pida.\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* {{Link||2=http://www.sachsenring-circuit.com |3=Site oficial ''(em ingl\u00eas e alem\u00e3o)''}}\n\n{{Circuitos da DTM}}\n{{Circuitos da MotoGP}}\n{{esbo\u00e7o-automobilismo}}\n\n[[Categoria:Aut\u00f3dromos da Alemanha]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Aerial image of Sachsenring (view from the southwest).jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Maserati A6GCM 1.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Question book.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Sachsenring.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Sachsenring logo.png"}]}}}}