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{"continue":{"imcontinue":"2597469|P_history.svg","grncontinue":"0.791815500948|0.791815500948|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"490686":{"pageid":490686,"ns":0,"title":"Quatro Homens Juntos","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Mais fontes|data=junho de 2022}}\n{{Info/Televis\u00e3o\n | t\u00edtulo = Quatro Homens Juntos\n | imagem = Quatro Homens Juntos.jpg\n | tamanho = 250px\n | formato = Telenovela\n | g\u00eanero = [[Com\u00e9dia]]\n | dura\u00e7\u00e3o = 30 minutos\n | criador = Marcos C\u00e9sar
[[P\u00e9ricles do Amaral]]\n | pa\u00eds = [[Brasil]]\n | idioma = [[Portugu\u00eas brasileiro|Portugu\u00eas]]\n | diretor = [[Armando Couto]]\n | elenco = {{ExpEsc|t\u00edtulo=Elenco principal|conte\u00fado=[[Ronald Golias]]
[[Jos\u00e9 Vasconcellos]]
[[Chocolate (comediante)|Chocolate]]
[[Monsueto Menezes]]
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[[Simpl\u00edcio (humorista)|Simpl\u00edcio]]
[[Armando Couto]]
[[Borges de Barros]]
[[Viana J\u00fanior]]
Gledi Marisa
Valery Martins
S\u00f4nia Muller
([[#Elenco|ver mais]])}}\n | abertura = \n | emissora orig = [[RecordTV]]\n| form_exibi\u00e7\u00e3o = [[Preto e branco]]\n | transmiss\u00e3o = 15 de fevereiro de 1965 \u2013 2 de julho de 1965\n | epis\u00f3dios = 100\n}}\n'''Quatro Homens Juntos''' \u00e9 uma [[telenovela]] [[brasil]]eira produzida e exibida pela [[RecordTV]] entre 15 de fevereiro de 1965 e 2 de julho de 1965, \u00e0s 19h, substituindo ''[[Prisioneiro de um Sonho]]'' e sendo substitu\u00edda por ''[[Cear\u00e1 contra 007]]''. Foi escrita por Marcos C\u00e9sar e [[P\u00e9ricles do Amaral]] e dirigida por [[Armando Couto]].[{{citar web|url=http://teledramaturgia.com.br/quatro-homens-juntos/|t\u00edtulo=Quatro homens juntos|autor=Nilson Xavier|data=|publicado=Teledramaturgia|acessodata=23/6/2022}}] Considerada a primeira novela de com\u00e9dia da televis\u00e3o brasileira, surgiu uma proposta ousada dos autores para fazer frente \u00e0s obras dram\u00e1ticas produzidas por todas emissoras at\u00e9 ent\u00e3o.[{{citar web|url=https://www.museudatv.com.br/programas/quatro-homens-juntos/|t\u00edtulo=Quatro homens juntos|obra=museudatv|acessodata=4 de agosto de 2023}}] Sucesso de p\u00fablico, foi a primeira novela da Record a chegar a 100 cap\u00edtulos.[{{citar web|url=https://observatoriodatv.uol.com.br/noticias/os-55-anos-da-telenovela-diaria-no-brasil-parte-i?v=1690260050|t\u00edtulo=Os 55 anos da telenovela di\u00e1ria no Brasil \u2013 Parte I|obra=observatoriodatv|acessodata=4 de agosto de 2023}}]\n\nConta com [[Ronald Golias]], [[Jos\u00e9 Vasconcellos]], [[Chocolate (comediante)|Chocolate]], [[Monsueto Menezes]], [[Adoniran Barbosa]], [[Zilda Cardoso]], [[Anilza Leoni]] e [[Jacyra Silva]] nos pap\u00e9is principais.\n\n==Enredo==\nNarra as desventuras de quatro amigos \u2013 Carne de Pesco\u00e7o, Roleta Russa, Sherlock e Z\u00e9 Cadeado \u2013 que entram para o ex\u00e9rcito, mesmo sem ter aptid\u00e3o alguma para tal e suas trapalhadas para conseguirem se destacar. Enquanto isso, o campo das mulheres, liderado por Ded\u00e9, Marlene e Risoleta, segue de vento em poupa.[{{citar livro|autor=FERNANDES, Ismael|t\u00edtulo=Mem\u00f3ria da telenovela brasileira|editora=Proposta Editorial|local=[[S\u00e3o Paulo]]|ano=1982|p\u00e1gina=146|p\u00e1ginas=206|ISBN=8511220143}}]\n\n==Elenco==\n{| class=\"wikitable\"\n! Ator/Atriz[\n! Personagem\n|-\n| [[Ronald Golias]]\n| Tony Frank (''Carne de Pesco\u00e7o'')\n|-\n| [[Jos\u00e9 Vasconcellos]]\n| {{nowrap|S\u00e9rgio Valentino (''Roleta Russa'')}}\n|-\n| [[Chocolate (comediante)|Chocolate]]\n| Sherlock Silva\n|-\n| {{nowrap|[[Monsueto Menezes]]}}\n| Z\u00e9 Cadeado\n|-\n| [[Adoniran Barbosa]]\n| Galinha Morta\n|-\n| [[Zilda Cardoso]]\n| Ded\u00e9\n|-\n| [[Anilza Leoni]]\n| Marlene\n|-\n| [[Jacyra Silva]]\n| Risoleta\n|-\n| [[Simpl\u00edcio (humorista)|Simpl\u00edcio]] \n| Diretor Gomes\n|-\n| [[Armando Couto]]\n| Dagoberto\n|-\n| [[Borges de Barros]]\n| Solingem\n|-\n| [[Viana J\u00fanior]]\n| Pavani\n|-\n| Gledi Marisa\n| J\u00falia\n|-\n| Valery Martins\n| Mariana\n|-\n| S\u00f4nia Muller\n| Verinha\n|-\n| Laurindo\n| Soldado\n|-\n| Ary Lopes\n| Soldado\n|-\n| Daniel Guimar\u00e3es\n| Soldado\n|-\n|}\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{Telenovelas da Rede Record}}\n\n[[Categoria:Telenovelas da Record (rede de televis\u00e3o)]]\n[[Categoria:Programas de televis\u00e3o do Brasil que estrearam em 1965]]\n[[Categoria:Programas de televis\u00e3o do Brasil encerrados em 1965]]\n[[Categoria:Telenovelas da d\u00e9cada de 1960]]\n[[Categoria:Telenovelas em l\u00edngua portuguesa]]\n[[Categoria:Programas de humor do Brasil]]\n\n{{t\u00edtulo em it\u00e1lico}}"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Quatro Homens Juntos.jpg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Question book-new.svg"}]},"5614577":{"pageid":5614577,"ns":0,"title":"Friedrich Sommer","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"'''Friedrich Karl Sommer''' ([[Balve]], {{dni|1|2|1912|si}} \u2013 [[Bochum]], {{morte|7|4|1998}}) foi um [[matem\u00e1tico]] [[Alem\u00e3es|alem\u00e3o]], que trabalhou com [[an\u00e1lise complexa]].\n\n[[Imagem:Sommer m\u00fcller.jpg|miniatura|Friedrich Sommer (centro) com [[Claus M\u00fcller (matem\u00e1tico)|Claus M\u00fcller]] (esquerda) em cerim\u00f4nia de aposentadoria de [[Heinrich Behnke]], M\u00fcnster 1967]]\n\nSommer estudou f\u00edsica, matem\u00e1tica e filosofia a partir de 1931 na [[Universidade de M\u00fcnster]] e na [[Universidade de G\u00f6ttingen]] (1932\u22121934). Em 1937 obteve um [[doutorado]] na Universidade de M\u00fcnster, orientado por [[Heinrich Behnke]], com a tese ''Zur Theorie der analytischen Funktionen mehrerer komplexer Ver\u00e4nderlichen. Bereiche ohne geschlossene innere Singularit\u00e4tenmannigfaltigkeiten''][Mathematische Annalen, Volume 114, 1937, p. 441-464][{{MathGenealogy|id=54209}}] e prestou no mesmo ano a ''Lehramtspr\u00fcfung''. De 1937 a 1947 trabalhou no Laborat\u00f3rio Central da [[Siemens|Siemens und Halske]] em telecomunica\u00e7\u00f5es. Como dirigiu l\u00e1 desde 1943 o Laborat\u00f3rio de Planejamento de Linha, classificado como importante para a guerra, n\u00e3o foi chamado para servir na [[Segunda Guerra Mundial]]. Em 1947 voltou para a universidade como assistente de Behnke em M\u00fcnster, obtendo a [[habilita\u00e7\u00e3o]] em 1949 (''Die Geometrie der Hyperkugelautomorphismen''). Em 1953 foi ''Di\u00e4tendozent'', em 1956 professor associado e 1957 conselheiro cient\u00edfico. Em 1958 foi professor substituto na [[Universidade de Munique]] e em 1959 professor associado na [[Universidade de W\u00fcrzburgo]]. Depois de ter ensinado matem\u00e1tica aplicada em M\u00fcnster (por exemplo, matem\u00e1tica econ\u00f4mica[Unter anderem gab er 1961 die deutsche Ausgabe der Spieltheorie von [[John von Neumann]] und [[Oskar Morgenstern]] heraus]), ocupou-se em W\u00fcrzburg com a compra de um computador (Zuse Z 22).[Agora no [[Deutsches Museum]]] Em 1962 tornou-se professor titular. Em 1965 tornou-se professor titular na [[Universidade do Ruhr em Bochum]], onde permaneceu at\u00e9 aposentar-se em 1980.\n\nEscreveu com Behnke um livro-texto cl\u00e1ssico sobre an\u00e1lise complexa usado durante longo tempo na Alemanha.\n\n==Obras==\n*com Behnke ''Theorie der Funktionen einer komplexen Ver\u00e4nderlichen'', [[Grundlehren der mathematischen Wissenschaften]], Springer Verlag 1955 (com outras edi\u00e7\u00f5es)\n*''Einf\u00fchrung in die Mathematik f\u00fcr Studenten der Wirtschaftswissenschaften'', Springer Verlag 1967\n\n{{Refer\u00eancias|col=2}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n*[http://wwwmath.uni-muenster.de/historie/kapitel7.pdf Geschichte der Mathematik an der Universit\u00e4t M\u00fcnster, pdf]\n*{{DNB-Portal|117727946|NAME=Friedrich Sommer}}\n\n{{Controle de autoridade}}\n\n{{DEFAULTSORT:Sommer, Friedrich}}\n[[Categoria:Professores da Universidade do Ruhr em Bochum]]\n[[Categoria:Matem\u00e1ticos da Alemanha do s\u00e9culo XX]]"}]},"2907616":{"pageid":2907616,"ns":0,"title":"Leolar","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Mais notas|data=fevereiro de 2022}}\n{{Info/Empresa|\n| nome_empresa = Leolar\n| logo_empresa = \n| tipo_empresa = [[Empresa de capital fechado|S/A de capital fechado]]\n| funda\u00e7\u00e3o = [[1984]]\n| local = [[Marab\u00e1, Par\u00e1]], [[Brasil]] \n| sede = [[Marab\u00e1]], [[Brasil]]\n| principais_pessoas = Andrey Dimitry Rocha\n| slogan_empresa = As Lojas que Agradam Mais \n| ind\u00fastria = [[Conglomerado]]\n| p\u00e1gina = [http://www.leolar.com.br/ www.leolar.com.br]\n| Produtos = [[Telecomunica\u00e7\u00f5es]] [[Metalurgia]] [[Atacado]] e [[Varejo]]\n| rodap\u00e9 =\n}}\n\n'''Leolar''' foi um grupo econ\u00f4mico com sede no estado do [[Par\u00e1]], que posu\u00eda filiais nos estados do [[Tocantins]] e [[Maranh\u00e3o]].[Blog do Bacana {{citar web |url=http://blogdobacana-marcelomarques.blogspot.com/2008/12/leolar.html|titulo= Leolar |data=18 de dezembro de 2010 |publicado= Marcelo Marques |acessodata=1 de outubro de 2010}}]. Teve origem no [[Par\u00e1]], onde iniciou como uma gr\u00e1fica e atuava em diversos segmentos, destacando-se nos setores: siderurgia ([[Marab\u00e1 Gusa Sider\u00fargica|Maragusa]]), telecomunica\u00e7\u00f5es (Servi\u00e7os Provedor Leolar), inform\u00e1tica (Borges Inform\u00e1tica), plantio, manejo e carboniza\u00e7\u00e3o de eucalipto (Marab\u00e1 Reflorestadora), varejo ([[Leolar Magazine]]), entre outros segmentos.[DCI {{citar web |url=http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=11&id_noticia=337219|titulo= Leolar busca ser uma nova 'Pernambucanas' |data= 6 de agosto de 2010 |publicado= DCI Com\u00e9rcio |acessodata=1 de outubro de 2010}}] O esp\u00f3lio dos neg\u00f3cios do grupo atualmente resume-se a participa\u00e7\u00e3o em centros de compras, im\u00f3veis e propriedades rurais.\n\nO grupo era controlado pela fam\u00edlia Rocha representada por Andrey Dimitry Rocha.\n\n== Hist\u00f3ria == \nO Grupo Leolar surgiu em abril no ano de 1984, em [[Marab\u00e1]], no Par\u00e1. Leonildo Rocha criou uma empresa que atuava na \u00e1rea de ind\u00fastria gr\u00e1fica, em abril de 1984, com tr\u00eas funcion\u00e1rios. Expandiu para o segmento de m\u00f3veis e eletrodom\u00e9sticos e, posteriormente, para a inform\u00e1tica, magazine, instrumentos musicais e comunica\u00e7\u00e3o. Depois passou a explorar a ind\u00fastria de ferro-gusa e de climatizadores.[Grupo Leolar {{citar web |url=http://www.leolar.com.br/#Main:grupo%20Leolar|titulo= Hist\u00f3rico |data= 6 de agosto de 2010 |publicado= Grupo Leolar |acessodata=1 de outubro de 2010}}]\n\nEm 3 de julho de 2013 morreu o fundador da empresa, Leonildo Rocha.[[http://www.zedudu.com.br/?p=29759 http://www.zedudu.com.br/?p=29759)]] Desde ent\u00e3o, o grupo passou a enfrentar uma profunda crise, que culminou com o fechamento dos carros-chefe, a Magazine Leolar \u2014 que chegou a formar a Leo-Maxxin por um curto per\u00edodo, antes de encerrar definitivamente \u2014 e a Maragusa.\n\n{{refer\u00eancias}}\n \n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n*[http://www.leolar.com.br/ Leolar]\n\n{{Marab\u00e1}}\n\n{{esbo\u00e7o-empresa}}\n\n[[Categoria:Conglomerados do Brasil]]\n[[Categoria:Empresas de Marab\u00e1]]\n[[Categoria:Empresas fundadas em 1984]]\n[[Categoria:1984 no Par\u00e1]]"}]},"6273653":{"pageid":6273653,"ns":0,"title":"Morte de Gloria Ramirez","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Biografia\n |bgcolour = \n |nome = Gloria Ramirez\n |pseud\u00f4nimo = Mulher (ou senhora) t\u00f3xica\n |imagem = \n |imagem_tamanho = \n |imagem_legenda = \n |nome_completo = Gloria Cecilia Ramirez\n |conhecido_por = Causar enfermidades em diferentes funcion\u00e1rios de hospital\n |nascimento_data = {{dni|11|01|1963|si}}\n |nascimento_local = [[Riverside (Calif\u00f3rnia)|Riverside]], [[Calif\u00f3rnia]]\n |morte_data = {{morte|19|02|1994|11|01|1963}}\n |morte_local = [[Riverside (Calif\u00f3rnia)|Riverside]], [[Calif\u00f3rnia]]\n |enterro_local = Olivewood Memorial Park \n |nacionalidade = Estadunidense, descend\u00eancia mexicana\n |ocupa\u00e7\u00e3o = Dona de casa\n |outras_ocupa\u00e7\u00f5es = Volunt\u00e1ria na escola fundamental\n |c\u00f4njuge = Divorciada\n |filhos = 2 (nomes n\u00e3o divulgados)\n |causa_morte = Disritmia card\u00edaca em decorr\u00eancia do c\u00e2ncer\n}}\n\n'''Gloria Ramirez''' (11 de janeiro de 1963 - 19 de fevereiro de 1994)[Dados do SSID, Gloria C. Ramirez.] foi uma estadunidense nascida em [[Riverside (Calif\u00f3rnia)|Riverside]], [[Calif\u00f3rnia]], sendo apelidada pela m\u00eddia de \"a senhora t\u00f3xica\" ou \"a mulher t\u00f3xica\" quando v\u00e1rios funcion\u00e1rios do hospital adoeceram ap\u00f3s a exposi\u00e7\u00e3o ao seu corpo e sangue. Antes de dar entrada, ela estava sentindo dores no peito e no est\u00f4mago.[{{Citar web|titulo=EUA t\u00eam outro corpo que exala g\u00e1s t\u00f3xico|url=https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/3/01/brasil/22.html|obra=|acessodata=2020-05-18|data=1994-03-01|publicado=[[Folha de S.Paulo]]|ultimo=|primeiro=}}] Ela havia sido internada no [[Servi\u00e7os de emerg\u00eancia m\u00e9dica|servi\u00e7o de emerg\u00eancia]] enquanto sofria de [[c\u00e2ncer cervical]] em est\u00e1gio avan\u00e7ado. Durante o tratamento de Ramirez, v\u00e1rios funcion\u00e1rios do hospital desmaiaram e outros apresentaram sintomas como [[Dispneia|falta de ar]] e [[Espasmo|espasmos musculares]]. Cinco funcion\u00e1rios necessitaram de hospitaliza\u00e7\u00e3o, um dos quais permaneceu em uma [[unidade de terapia intensiva]] por duas semanas.\n\nPouco depois de chegar ao hospital, Ramirez morreu de complica\u00e7\u00f5es relacionadas ao [[c\u00e2ncer]]. O incidente foi inicialmente considerado um caso de [[Histeria coletiva|histeria em massa]]. Uma investiga\u00e7\u00e3o do [[Laborat\u00f3rio Nacional Lawrence Livermore]] prop\u00f4s que Ramirez havia auto-administrado [[dimetilsulf\u00f3xido]] como um tratamento para a dor, que se convertia em [[Dimetilsulfureto|dimetilsulfato]], um agente alquilante extremamente t\u00f3xico e altamente [[Carcin\u00f3geno|carcinog\u00eanico]], por meio de uma s\u00e9rie de rea\u00e7\u00f5es qu\u00edmicas que teriam acontecido enquanto estava sendo atendida no servi\u00e7o de emerg\u00eancia. Embora essa teoria tenha sido endossada pelo legista do condado de Riverside e publicada na revista ''Forensic'' ''Science International Journal'' (em portugu\u00eas: Revista Internacional da Ci\u00eancia Forense), ainda \u00e9 uma quest\u00e3o de debate na comunidade cient\u00edfica.\n\n== Atendimento do servi\u00e7o de emerg\u00eancia ==\nPelas 20:15 de 19 de fevereiro de 1994, Ramirez, sofrendo graves [[Palpita\u00e7\u00e3o|palpita\u00e7\u00f5es card\u00edacas]], foi levada ao Hospital Geral de Riverside por param\u00e9dicos. Ela estava extremamente confusa e sofria de [[taquicardia]] e [[respira\u00e7\u00e3o de Cheyne-Stokes]].[{{Citar web|titulo=Analysis of a Toxic Death|url=https://www.discovermagazine.com/health/analysis-of-a-toxic-death|obra=Discover Magazine|acessodata=2020-05-18|lingua=en}}]\n\nA equipe m\u00e9dica injetou [[diazepam]], [[midazolam]] e [[lorazepam]] para sed\u00e1-la. Quando ficou claro que Ramirez estava respondendo mal ao tratamento, a equipe tentou desfibrilar seu cora\u00e7\u00e3o; nesse momento, v\u00e1rias pessoas viram que havia um aparente [[\u00f3leo]] cobrindo o corpo de Ramirez, e algumas notaram um odor adocicado, semelhante ao de [[alho]], que eles pensavam estar saindo da boca dela. Uma enfermeira da equipe chamada Susan Kane tentou tirar sangue do bra\u00e7o de Ramirez e notou um cheiro semelhante a [[Amon\u00edaco|am\u00f4nia]] vindo do tubo.\n\nEla passou a seringa para Julie Gorchynski, uma m\u00e9dica residente, que notou part\u00edculas cor de manila flutuando no sangue. Nesse ponto, Kane desmaiou e foi removida da sala. Pouco tempo depois, Gorchynski come\u00e7ou a sentir [[n\u00e1usea]]s. Reclamando que estava tonta, saiu da sala de trauma e sentou-se \u00e0 mesa de uma enfermeira. Um membro da equipe perguntou se ela estava bem, mas antes que ela pudesse responder, ela tamb\u00e9m desmaiou. Maureen Welch, uma fisioterapeuta que estava ajudando na sala de trauma, foi a terceira a desmaiar. A equipe foi ent\u00e3o ordenada a evacuar todos os pacientes do [[Servi\u00e7os de emerg\u00eancia m\u00e9dica|servi\u00e7o de emerg\u00eancia]] para o estacionamento fora do hospital. No total, 23 pessoas ficaram doentes e cinco foram hospitalizadas.[{{Citar web|titulo=The Toxic Lady|url=https://skeptoid.com/episodes/4291|obra=Skeptoid|acessodata=2020-05-18}}] Uma equipe reduzida permaneceu ali para estabilizar Ramirez. \u00c0s 20h50, ap\u00f3s 45 minutos de [[Reanima\u00e7\u00e3o cardiorrespirat\u00f3ria|RCP]] e [[desfibrila\u00e7\u00e3o]], Ramirez foi declarada morta por [[insufici\u00eancia renal]] desencadeado pelo [[c\u00e2ncer]]. As marcas de sangue sugeriram que a morte n\u00e3o foi causada diretamente pela doen\u00e7a que ela tinha.\n\n== Investiga\u00e7\u00e3o ==\nO departamento de sa\u00fade do condado telefonou para o [[Departamento de Sa\u00fade e Servi\u00e7os Humanos dos Estados Unidos|Departamento de Sa\u00fade e Servi\u00e7os Humanos]] da [[Calif\u00f3rnia]], que colocou dois cientistas, os drs. Ana Maria Osorio e Kirsten Waller, no caso. Eles entrevistaram 34 funcion\u00e1rios do hospital que estavam trabalhando no servi\u00e7o de emerg\u00eancia em 19 de fevereiro. Usando um question\u00e1rio padronizado, Os\u00f3rio e Waller descobriram que as pessoas que desenvolveram sintomas graves, como perda de consci\u00eancia, [[Dispneia|falta de ar]] e [[Espasmo|espasmos musculares]], tendiam a ter certas coisas em comum. As pessoas que haviam trabalhado a menos de um metro de Ramirez e haviam tratado suas linhas intravenosas estavam em alto risco. Mas outros fatores que se correlacionavam com sintomas graves n\u00e3o pareciam coincidir com o cen\u00e1rio em que o corpo que estava exalando: a pesquisa descobriu que os afetados tendiam a ser mulheres e n\u00e3o homens, e todos tinham [[Exame de sangue|exames de sangue]] dados como normais ap\u00f3s a exposi\u00e7\u00e3o. Eles acreditavam ent\u00e3o que os funcion\u00e1rios do hospital sofriam de [[Histeria coletiva|histeria em massa]]. No entanto os m\u00e9dicos acreditavam que ela tinha ingerido uma subst\u00e2ncia t\u00f3xica.\n\nGorchynski negou ter sido afetada por uma [[Histeria coletiva|histeria em massa]] e apontou seu pr\u00f3prio hist\u00f3rico m\u00e9dico como evid\u00eancia. Ap\u00f3s a exposi\u00e7\u00e3o, ela passou duas semanas na unidade de terapia intensiva com problemas respirat\u00f3rios. Ela desenvolveu [[hepatite]] e [[necrose avascular]] nos joelhos. O perito legista de Riverside contatou o [[Laborat\u00f3rio Nacional Lawrence Livermore]] para investigar o incidente. A Livermore Labs sugeriu que Ramirez teria usado [[dimetilsulf\u00f3xido]] (DMSO), um [[solvente]] usado como um poderoso [[Desengraxante|desengordurante]], como rem\u00e9dio caseiro para a dor. Os usu\u00e1rios desta subst\u00e2ncia relatam que isto tem um sabor semelhante ao [[alho]]. Vendido na forma de [[gel]] em lojas de [[Material de constru\u00e7\u00e3o|materiais de constru\u00e7\u00e3o]], tamb\u00e9m poderia explicar a apar\u00eancia oleosa do corpo de Ramirez. Os cientistas de [[Laborat\u00f3rio Nacional Lawrence Livermore|Livermore]] teorizaram que o [[Dimetilsulf\u00f3xido|DMSO]] no sistema de Ramirez poderia ter se acumulado devido ao bloqueio urin\u00e1rio causado por sua [[insufici\u00eancia renal]]. O [[Oxig\u00e9nio|oxig\u00eanio]] administrado pelos param\u00e9dicos teria se combinado com o [[Dimetilsulf\u00f3xido|DMSO]] para formar [[dimetil sulfona]] (DMSO2). Sabe-se que o DMSO2 cristaliza \u00e0 temperatura ambiente, e cristais foram observados em parte do sangue colhido por Ramirez. [[Choque el\u00e9trico|Choques el\u00e9tricos]] administrados durante a [[desfibrila\u00e7\u00e3o]] de emerg\u00eancia poderiam ter convertido o DMSO2 em [[Dimetilsulfureto|dimetilsulfato]] (DMSO4), o [[Dimetil \u00e9ter|\u00e9ster dimet\u00edlico]] altamente t\u00f3xico do [[\u00e1cido sulf\u00farico]], cuja exposi\u00e7\u00e3o poderia ter causado alguns dos sintomas relatados pela equipe do hospital local.[{{Citar web|titulo=What\u2019s the story on the \u201ctoxic lady\u201d?|url=https://www.straightdope.com/columns/read/999/whats-the-story-on-the-toxic-lady/|obra=The Straight Dope|data=1996-03-22|acessodata=2020-05-18|lingua=en-US}}] No document\u00e1rio criminal do programa ''The New Detectives'' (em portugu\u00eas: Os Novos Detetives) da [[Discovery Channel]], os cientistas de [[Laborat\u00f3rio Nacional Lawrence Livermore|Livermore]] acreditavam que a mudan\u00e7a na temperatura do sangue coletado, dos 37 \u00b0C do corpo de Ramirez para os 18 \u00b0C no interior do [[Servi\u00e7os de emerg\u00eancia m\u00e9dica|servi\u00e7o de emerg\u00eancia]], pode ter contribu\u00eddo \u00e0 sua convers\u00e3o de DMSO2 em DMSO4. Isso, no entanto, n\u00e3o foi confirmado.\n\n== Enterro ==\nDois meses ap\u00f3s a morte de Ramirez, seu corpo j\u00e1 em [[decomposi\u00e7\u00e3o]] foi liberado para uma [[aut\u00f3psia]] e [[Sepultamento|enterro]] independentes. O servi\u00e7o legista do condado de [[Riverside (Calif\u00f3rnia)|Riverside]] aclamou a conclus\u00e3o do [[Dimetilsulf\u00f3xido|DMSO]] proposto em [[Laborat\u00f3rio Nacional Lawrence Livermore|Livermore]] como a prov\u00e1vel causa dos sintomas dos funcion\u00e1rios do hospital, enquanto sua fam\u00edlia discordava. O patologista da fam\u00edlia Ram\u00edrez n\u00e3o conseguiu determinar a causa da morte porque seu cora\u00e7\u00e3o estava ausente, seus outros \u00f3rg\u00e3os estavam contaminados com mat\u00e9ria fecal e seu corpo estava muito decomposto. Em 20 de abril de 1994 - dez semanas ap\u00f3s sua morte - Ramirez foi enterrado no Olivewood Memorial Park, em Riverside.[{{Citar web|titulo=Woman at Core of Mystery Buried : Medicine: Gloria Ramirez is laid to rest two months after her death at a Riverside hospital, where fumes felled personnel. Her clergyman scolds the county for its handling of the case.|url=https://www.latimes.com/archives/la-xpm-1994-04-21-mn-48511-story.html|obra=Los Angeles Times|data=1994-04-21|acessodata=2020-05-18|lingua=en-US}}]\n\n== Hip\u00f3teses levantadas ==\n=== Condi\u00e7\u00e3o da an\u00e1lise t\u00e9cnica forense ===\nA poss\u00edvel explica\u00e7\u00e3o qu\u00edmica para esse incidente, realizado por Patrick M. Grant, do Centro de Ci\u00eancias Forenses Livermore, est\u00e1 come\u00e7ando a aparecer nos [[Livro did\u00e1tico|livros did\u00e1ticos]] b\u00e1sicos de [[Ci\u00eancia forense|ci\u00eancias forenses]].[''Fundamentals of Forensic Science'', M.M. Houck and J.A. Siegel, Academic Press, 2006, p. 46.] No livro de Houck e Siegel, os autores afirmam que, embora existam alguns pontos fracos, o cen\u00e1rio postulado \u00e9 \"a explica\u00e7\u00e3o mais cient\u00edfica at\u00e9 o momento\" e que \"al\u00e9m dessa teoria, nenhuma explica\u00e7\u00e3o confi\u00e1vel foi oferecida para o estranho caso de Gloria Ramirez.[{{Citar livro|url=https://www.worldcat.org/oclc/657981812|t\u00edtulo=Fundamentals of forensic science|ultimo=Houck, Max M.|data=2006|editora=Elsevier/Academic Press|local=Amsterdam|oclc=657981812}}]\n\nAs conclus\u00f5es e especula\u00e7\u00f5es de Grant sobre o incidente foram avaliadas por cientistas forenses profissionais, qu\u00edmicos e toxicologistas, passaram na [[revis\u00e3o por pares]] em um [[Publica\u00e7\u00e3o peri\u00f3dica|peri\u00f3dico]] credenciado e revisado e foram publicadas pela ''Forensic Science International''.[{{Citar peri\u00f3dico|ultimo=Grant|primeiro=Patrick M|ultimo2=Haas|primeiro2=Jeffrey S|ultimo3=Whipple|primeiro3=Richard E|ultimo4=Andresen|primeiro4=Brian D|data=Junho de 1997|titulo=A possible chemical explanation for the events associated with the death of Gloria Ramirez at Riverside General Hospital|url=https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0379073897000765|jornal=Forensic Science International|lingua=en|volume=87|numero=3|paginas=219\u2013237|doi=10.1016/S0379-0738(97)00076-5|acessodata=}}][Grant, \"Response to Letters to the Editor Concerning the Riverside 'Mystery Fumes' Incident Analysis\", ''Forensic Science International'' 94: 223\u2013230 (1998).]
O primeiro artigo foi muito detalhado tecnicamente e continha dois mecanismos potenciais de rea\u00e7\u00e3o qu\u00edmica que podem ter formado [[Dimetilsulfureto|dimetilsulfato]] a partir de [[Precursor (qu\u00edmica)|precursores]] de [[dimetilsulf\u00f3xido]] e [[dimetil sulfona]]. A segunda comunica\u00e7\u00e3o deu suporte suplementar ao cen\u00e1rio qu\u00edmico postulado, bem como ''[[Intui\u00e7\u00e3o|insights]]'' sobre alguns aspectos sociol\u00f3gicos e pessoais inerentes ao caso.\n\n=== Exposi\u00e7\u00e3o \u00e0 metilamina ===\nUma teoria alternativa proposta pelo extinto jornal ''New Times LA'' (segundo as edi\u00e7\u00f5es de 21 de maio de 1997 e 17 de setembro de 1997) era que Gloria Ramirez poderia ter sido exposta a produtos qu\u00edmicos [[Precursor (qu\u00edmica)|precursores]] como a [[metilamina]] usada na produ\u00e7\u00e3o de [[metanfetamina]]. O condado de [[Riverside (Calif\u00f3rnia)|Riverside]] tinha sido relatado como um dos maiores pontos de distribui\u00e7\u00e3o de metanfetamina nos [[Estados Unidos|EUA]][{{Citar web|titulo=How Riverside County became America's drug pipeline|url=https://www.desertsun.com/story/news/crime_courts/2015/11/11/riverside-county-drug-trafficking/75232146/|obra=Desert Sun|acessodata=2020-05-18|lingua=en}}] e, como tal, a teoria acredita que funcion\u00e1rios de hospitais (envolvidos na produ\u00e7\u00e3o de [[metanfetamina]]) estavam contrabandeando produtos qu\u00edmicos [[Precursor (qu\u00edmica)|precursores]] em bolsas intravenosas e que um destes poderia ter sido equivocadamente dado a Gloria Ramirez. O elemento chave em apoio a essa teoria \u00e9 que os precursores da metanfetamina t\u00eam um cheiro caracter\u00edstico de '[[Amon\u00edaco|am\u00f4nia]]'.{{carece de fontes|data=maio de 2020}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n{{Portal3|Calif\u00f3rnia|Estados Unidos}}\n\n[[Categoria:1994 na Calif\u00f3rnia]]\n[[Categoria:Mortes por c\u00e2ncer cervical]]\n[[Categoria:Mortes por c\u00e2ncer na Calif\u00f3rnia]]\n[[Categoria:Mist\u00e9rios]]\n[[Categoria:Mortes de pessoas|Ramirez, Gloria]]"}]},"2597469":{"pageid":2597469,"ns":0,"title":"Senshi S\u014dsh\u014d","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"O {{nihongo|'''''Senshi S\u014dsh\u014d'''''|\u6226\u53f2\u53e2\u66f8}}, tamb\u00e9m chamado de {{nihongo|'''''Koukan Senshi'''''|\u516c\u520a\u6226\u53f2}}, \u00e9 a hist\u00f3ria do envolvimento militar do [[Imp\u00e9rio do Jap\u00e3o]] na [[Guerra do Pac\u00edfico]], de 1937 a 1945. Foi compilado e \u00e9 mantido pelo Gabinete de Hist\u00f3ria da Guerra do [[Minist\u00e9rio da Defesa (Jap\u00e3o)|Minist\u00e9rio da Defesa do Jap\u00e3o]], em [[T\u00f3quio]], tendo sido publicado por Asagumo Shimbunsha.[{{citar livro|autor=Parshall, Jonathan; Tully, Anthony|t\u00edtulo=Shattered Sword|subt\u00edtulo=The Untold Story of the Battle of Midway|idioma=ingl\u00eas|local=Dulles, VA|editora=Potomac Books|ano=2005|p\u00e1ginas=xxiv|isbn= 1-57488-923-0}}]\n\n{{refer\u00eancias}}\n{{tradu\u00e7\u00e3o/ref|en|Senshi S\u014dsho|314102984}}\n\n{{portal3|Hist\u00f3ria|Jap\u00e3o|Militar}}\n{{esbo\u00e7o-militar}}\n\n{{DEFAULTSORT:Senshi Sosho}}\n[[Categoria:Hist\u00f3ria militar do Jap\u00e3o]]\n[[Categoria:Literatura do Jap\u00e3o]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Japan.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Military symbol.svg"}]},"2745108":{"pageid":2745108,"ns":0,"title":"Design gr\u00e1fico","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Ver desambig|redir=Artes gr\u00e1ficas||Tipografia}}\n[[Ficheiro:Sample-national-park-service-pictographs.gif|thumb|direita|[[Pictograma]]s do US National Park Service, nos Estados Unidos]]\n'''Design gr\u00e1fico''' \u00e9 a \u00e1rea de conhecimento e a pr\u00e1ticas profissionais espec\u00edficas relativas ao ordenamento est\u00e9tico-formal de elementos textuais e n\u00e3o-textuais que comp\u00f5em pe\u00e7as gr\u00e1ficas destinadas \u00e0 reprodu\u00e7\u00e3o com objetivo expressamente comunicacional.[{{citar livro|nome = Andr\u00e9|sobrenome = Villas-Boas|t\u00edtulo = O que \u00e9 [e o que nunca foi] design gr\u00e1fico|ano = 2003|isbn = 85-86695-03-3}}] \u00c9 uma forma de comunicar visualmente um [[conceito]], uma [[ideia]], por meio de t\u00e9cnicas formais. Podemos ainda consider\u00e1-lo como um meio de estruturar e dar forma \u00e0 [[M\u00eddia impressa|comunica\u00e7\u00e3o impressa]],[MEGGS, Philip B. '''A history of graphic design'''. Michigan, Van Nostrand Reinhold, 1992 - Pg.xiii Preface] em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre \u2018[[imagem]]\u2019 e texto. No in\u00edcio do s\u00e9culo XXI, a participa\u00e7\u00e3o do design gr\u00e1fico expandiu-se para os meios digitais, sendo utilizado na cria\u00e7\u00e3o de sites, portais eletr\u00f4nicos, softwares e diversas outras \u00e1reas relacionadas ao design digital.\n\nTrata-se de uma profiss\u00e3o levada a cabo pelo [[designer gr\u00e1fico]], que estende a sua \u00e1rea de a\u00e7\u00e3o aos diversos meios impressos e digitais de comunica\u00e7\u00e3o, resultando, mais concretamente, nas seguintes aplica\u00e7\u00f5es:\n* [[Identidade corporativa]] (branding);\n* [[Design de embalagem]] (ou packaging design);\n* [[Design editorial]];\n* [[Design Digital]];\n* [[Web Design]];\n* [[Design de intera\u00e7\u00e3o]];\n* [[Design de jogos]];\n* [[Sinal\u00e9tica]] (ou [[sinaliza\u00e7\u00e3o]]);\n* [[Tipografia]].\n\nA fun\u00e7\u00e3o de um designer gr\u00e1fico \u00e9 atribuir significados ao artefato por meio de sua apar\u00eancia, ou seja, o profissional induz o usu\u00e1rio a ver o artefato de determinada maneira, associando-lhe conceitos abstratos como estilo, status, identidade.[{{citar livro|nome = Rafael|sobrenome = Cardoso|t\u00edtulo = Design para um mundo complexo|ano = 2013|isbn = 978-85-405-0098-3}}] O designer gr\u00e1fico \u00e9, convenientemente, um conhecedor e utilizador das mais variadas t\u00e9cnicas e ferramentas de desenho, mas n\u00e3o s\u00f3. Tem como principal moeda de troca a habilidade para aliar a sua capacidade t\u00e9cnica \u00e0 cr\u00edtica e ao repert\u00f3rio conceitual, sendo fornecedor de mat\u00e9ria-prima [[intelectual]], baseada numa cultura visual, social e psicol\u00f3gica. N\u00e3o \u00e9 apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um objetivo comunicacional alcan\u00e7ado quase sempre por meio de metodologias projetuais que o auxiliam a projetar.\n\nO estudo do design gr\u00e1fico sempre esteve ligado a outras \u00e1reas do conhecimento como a [[psicologia]], [[teoria da arte]], [[comunica\u00e7\u00e3o]], [[ci\u00eancia da cogni\u00e7\u00e3o]], entre muitas outras. No entanto o design gr\u00e1fico possui um conhecimento pr\u00f3prio que se desenvolveu atrav\u00e9s da sua hist\u00f3ria, mas tem se tornado mais evidente nos \u00faltimos anos. Algo que pode ser percebido pela cria\u00e7\u00e3o de cursos de doutorado e mestrado, espec\u00edficos sobre design, no Brasil e no resto do mundo.[MONAT, Andr\u00e9 Soares ; CAMPOS, Jorge Lucio de ; LIMA, Ricardo Cunha . Metaconhecimento - Um esbo\u00e7o para o design e seu conhecimento pr\u00f3prio. BOCC. Biblioteca On-line de Ci\u00eancias da Comunica\u00e7\u00e3o, v. 03, p. 01-12, 2008.]\n\nUm exemplo desse tipo de conhecimento \u00e9 o estudo da tipografia, sua hist\u00f3ria e seu papel na estrutura\u00e7\u00e3o do conhecimento humano.[[[Ellen Lupton|LUPTON, Ellen]]. Pensar com tipos. S\u00e3o Paulo: Cosac & Naify, 2006.]\n\n== Etimologia ==\nDesign \u00e9 uma palavra inglesa origin\u00e1ria de ''[[designo]]'', que em latim significa designar, indicar, representar, marcar, ordenar. O sentido de design lembra o que em portugu\u00eas tem a palavra des\u00edgnio: projeto, plano prop\u00f3sito (Ferreira, 1975). H\u00e1 assim uma diferen\u00e7a em ingl\u00eas entre os termos ''design'' (des\u00edgnio) e ''drawing'' (desenho), o que n\u00e3o ocorre na [[L\u00edngua portuguesa|L\u00edngua Portuguesa]]. A palavra portuguesa \"[[desenho]]\", ao contr\u00e1rio da palavra inglesa ''design'' e da espanhola ''dise\u00f1o'' significa especificamente a representa\u00e7\u00e3o figurativa de formas sobre uma superf\u00edcie. Considerando a defini\u00e7\u00e3o da profiss\u00e3o e suas atribui\u00e7\u00f5es, a palavra design foi a escolhida pela comunidade acad\u00eamica e pelas associa\u00e7\u00f5es profissionais.\n\n== Hist\u00f3ria do design gr\u00e1fico ==\n{{Artigo principal|[[Hist\u00f3ria do design gr\u00e1fico]]}}\n\n=== O surgimento da impress\u00e3o ===\nO desenvolvimento das t\u00e9cnicas de fabrica\u00e7\u00e3o de papel ao longo de s\u00e9culos possibilitou a inven\u00e7\u00e3o da impressa. Em 105 d.C., os chineses desenvolveram o papel de farrapos, fabricado com fibras vegetais e trapos velhos, constituindo uma alternativa econ\u00f4mica. Os segredos desta t\u00e9cnica foram revelados aos \u00e1rabes por prisioneiros chineses no s\u00e9culo VIII, sendo posteriormente introduzidos na Europa nos s\u00e9culos XII e XIII.\n\nAo chegar ao continente europeu, seu impacto cultural se fez efetivamente sentir. O uso de caracteres m\u00f3veis na xilogravura com o alfabeto latino foi facilmente adotado, diferentemente na [[China]], onde se emprega milhares de ideogramas e se exigia esfor\u00e7o e mais recursos materiais. Desde a sua introdu\u00e7\u00e3o na [[Europa]], o papel foi uma alternativa mais vi\u00e1vel ao vellum e ao sargaminho. O papel de farrapo foi-se tornando cada vez mais barato e abundante e, simultaneamente, a alfabetiza\u00e7\u00e3o expandia-se. Essa expans\u00e3o criou a necessidade de um sistema de ensino que passasse a diante as t\u00e9cnicas de impress\u00e3o.\n[[File:Biblia Gutenberga.jpg|thumb|[[B\u00edblia]] de [[Gutenberg]] impressa com tipos m\u00f3veis]]\n\nGutenberg, ourives da cidade de Mainz, elaborou t\u00e9cnicas para impress\u00e3o de tipos, montados em base de chumbo, em papel. A largura dessa base variava com a dimens\u00e3o da letra, evitando o efeito individualiza das letras. Ele produziu uma B\u00edblia em latim, que viria a ser seu trabalho de consagra\u00e7\u00e3o, embora tenha contra\u00eddo d\u00edvidas por n\u00e3o ter ganho o suficiente para suprir os gastos.\n\nA impress\u00e3o tamb\u00e9m possibilitou que as teses de [[Lutero]] fossem rapidamente impressas, divulgadas e distribu\u00eddas. B\u00edblia impressas em linguagens vern\u00e1culas alimentaram as asser\u00e7\u00f5es da Reforma Protestante que questionavam a necessidade da Igreja para interpretar as Escrituras.\n\nEm 1476, visando uma unifica\u00e7\u00e3o da l\u00edngua inglesa, William Caxton decide imprimir e distribuir uma variedade de livros, determinando e controlando a soletra\u00e7\u00e3o e a sintaxe.\n\nA imprensa estimulou mudan\u00e7as de comportamento quando estimulou pessoas a ir atr\u00e1s da privacidade por produzir livros mais baratos e port\u00e1teis, levando a leitura silenciosa e solit\u00e1ria e isso fez com que as pessoas reivindicassem o direito de liberdade individual. Tamb\u00e9m possibilitou a propaga\u00e7\u00e3o de ideias vision\u00e1rias que deram forma \u00e0 Revolu\u00e7\u00e3o Americana, por exemplo.\n\nJ\u00e1 mais para frente, a [[Monotype]] e [[Linotype]], m\u00e9todos mec\u00e2nicos de fundi\u00e7\u00e3o e composi\u00e7\u00e3o de tipos m\u00f3veis, alternativos \u00e0 composi\u00e7\u00e3o manual, foram lan\u00e7ados ainda antes do virar do s\u00e9culo (1884 a 1887) e marcaram um salto significativo na velocidade de produ\u00e7\u00e3o.[{{citar livro|nome = Jorge|sobrenome = Bacelar|t\u00edtulo = Apontamentos sobre a hist\u00f3ria e desenvolvimento da impress\u00e3o|ano = |isbn = }}]\n\n=== Artes e Of\u00edcios ===\n[[File:The Well at the World's End, design by William Morris, Hammersmith, Kelmscott Press, 1896 - National Gallery of Art, Washington - DSC09794.JPG|thumb|Livro projetado por [[William Morris]], 1896]]\nO industrialismo trouxe no seu bojo uma s\u00e9rie de problemas e desafios que foram se avultando desde cedo e o design passou a ser visto como uma \u00e1rea f\u00e9rtil para a aplica\u00e7\u00e3o de medidas reformistas. A mesma abund\u00e2ncia de mercadorias baratas que era percebida pela maioria como sin\u00f4nimo de conforto, logo passou a ser condenada por alguns como indicativa do excesso e da decad\u00eancia dos padr\u00f5es de bom gosto. A partir da d\u00e9cada de 1830, surgem na [[Inglaterra]] as primeiras manifesta\u00e7\u00f5es daquilo que viria a ser um fen\u00f4meno constante na hist\u00f3ria do design: os movimentos para a reforma do gosto alheio. John [[Ruskin]], educador ingl\u00eas, apontava o modo de organiza\u00e7\u00e3o de trabalho como o principal fator pelas defici\u00eancias projetuais e estil\u00edsticas. N\u00e3o era o mau gosto do p\u00fablico consumidor que gerava a m\u00e1 qualidade, mas a desqualifica\u00e7\u00e3o e a explora\u00e7\u00e3o do trabalhador que produzia a mercadoria. Ruskin tamb\u00e9m foi um dos primeiros a se dar conta dos limites do crescimento industrial em termos ambientais.\n\nConcordando com Ruskin, [[William Morris]] deu in\u00edcio a uma s\u00e9rie de empreendimentos comerciais. Junto com seus s\u00f3cios, conseguiu se estabelecer com sucesso na \u00e1rea de aparelhamento, sua estrat\u00e9gia mercadol\u00f3gica enfatizava a alta qualidade e o bom gosto dos seus produtos. O trabalho de Morris acabou se inserindo no contexto do que veio a se chamamos de movimento [[Arts and Crafts]]. A filosofia desse movimento girava em torno da recupera\u00e7\u00e3o dos valores produtivos tradicionais defendidos por [[Ruskin]], o que explicava a apelida\u00e7\u00e3o de algumas entidades um tanto antiquada de \u2018guilda\u2019. Os integrantes desse movimento buscavam promover maior integra\u00e7\u00e3o entre projeto e execu\u00e7\u00e3o, rela\u00e7\u00e3o mais igualit\u00e1ria entre trabalhadores e manuten\u00e7\u00e3o de padr\u00f5es elevados em termos de qualidade de materiais e de acabamento, ideais estes conhecidos como ''[[craftsmanship.|craftsmanship]]''[[craftsmanship.|.]]\n\nNo Brasil, em meio a diversos planos de imigra\u00e7\u00e3o, surgiram iniciativas para promover a forma\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica e art\u00edstica do trabalhador brasileiro. Exemplo disso, foi a funda\u00e7\u00e3o do Liceu de Artes e Of\u00edcios, no Rio de Janeiro. A uni\u00e3o entre arte e ind\u00fastria era percebida no Brasil como um elemento fomentador do progresso e da modernidade.[{{citar livro|nome = Rafael|sobrenome = Cardoso|t\u00edtulo = Uma introdu\u00e7\u00e3o \u00e0 hist\u00f3ria do design|ano = |isbn = }}]\n\n=== Vanguardas Europeias ===\nAs Vanguardas europeias surgiram em um cen\u00e1rio ca\u00f3tico de p\u00f3s-guerra e sua principal caracter\u00edstica era a cr\u00edtica e a nega\u00e7\u00e3o de tudo que se referia ao passado. A [[Belle Epoque]] caiu junto com a guerra, e as formas de arte associadas a ela perderam o significado. A influ\u00eancia das vanguardas art\u00edsticas foi mais ampla e profunda na \u00e1rea do design gr\u00e1fico. Partindo principalmente da conflu\u00eancia de ideias e de atores em torno do [[Construtivismo russo]], do movimento de Stijl na Holanda e da [[Bauhaus]] na Alemanha emergiu uma s\u00e9rie de nomes fundadores do design gr\u00e1fico moderno, dentre os quais, [[Alexander Rodchenko]], [[El Lissitzky]], [[Herbert Bayer]]. De modo geral, o estilo gr\u00e1fico desenvolvido por esses designers dava prefer\u00eancia ao uso de formas claras, simples e despojadas.\n\n=== Bauhaus ===\n[[File:Bauhaus.JPG|thumb|Sede da [[Bauhaus]] em [[Dessau]].]]\nA Bauhaus foi uma escola estatal sediada inicialmente em [[Weimar]], na [[Alemanha]], fundada em abril de 1919, sob dire\u00e7\u00e3o do arquiteto Walter Gropius. Seu objetivo era formar artistas, designers e arquitetos mais respons\u00e1veis socialmente, al\u00e9m de almejar o progresso da vida cultural da na\u00e7\u00e3o e o aperfei\u00e7oamento da sociedade.\n\nAp\u00f3s o curso preliminar, os estudantes passavam a frequentar oficinas, onde recebiam ensinamentos de um artista e de um artes\u00e3o experiente. Apesar desses esfor\u00e7os, pouco se avan\u00e7ou em dire\u00e7\u00e3o a um relacionamento mais \u00edntimo de trabalho e ind\u00fastria. A raiz do problema estava no fato de que alguns dos primeiros professores apregoavam o conceito da arte como atividade espiritual, separada do mundo exterior. A arte havia se fundido com o artes\u00e3o, mas n\u00e3o com a ind\u00fastria.\n\nA ideia b\u00e1sica do ensino da Bauhaus era a uni\u00e3o da forma\u00e7\u00e3o art\u00edstica e pr\u00e1tica. Assim, todos os alunos que conclu\u00edssem o curso b\u00e1sico poderiam continuar na escola optando por uma das oficinas onde estudariam e trabalhariam. O objetivo era o desenvolvimento de prot\u00f3tipos para a produ\u00e7\u00e3o em massa pelas empresas sob licen\u00e7a. Nesse momento, o trabalho artesanal foi inclu\u00eddo na produ\u00e7\u00e3o industrial. A originalidade da escola est\u00e1 no fato de que ela venceu os limites do modernismo, pois n\u00e3o somente agrupou movimentos de vanguarda heterog\u00eaneos, como tamb\u00e9m os colocou em pr\u00e1tica. A hist\u00f3ria da Bauhaus \u00e9, em suma, a hist\u00f3ria do surgimento do design moderno e das rela\u00e7\u00f5es tensas entre arte e tecnologia das m\u00e1quinas.[{{citar livro|autor = MENEGUCCI, Franciele; DA SILVA, Jos\u00e9 Carlos Pl\u00e1cido; PASCHOARELLI, Luis Carlos.|sobrenome = |t\u00edtulo = A Bauhaus entre 1919 e 1933: Uma revis\u00e3o sobre os m\u00e9todos , os mestres, as fases e oficinas.|ano = |isbn = }}]\n\n=== Art D\u00e9co ===\n[[Art D\u00e9co]] surgiu como uma express\u00e3o cultural complexa e diversa, em in\u00fameras formas expressivas e oriunda de uma vontade de exteriorizar um esp\u00edrito moderno por meio da arte decorativa. Suas caracter\u00edsticas mais recorrentes eram os jogos volum\u00e9tricos e geom\u00e9tricos; pesquisas de cor e de materiais; uso de tecnologias construtivas modernas; tend\u00eancia \u00e0 abstra\u00e7\u00e3o; exalta\u00e7\u00e3o da tecnologia como tema; valoriza\u00e7\u00e3o dos acessos e portarias e respeito a alinhamentos e massas edificadas. Quanto \u00e0 tipografia, o maquinismo foi um dos grandes temas iconogr\u00e1ficos justamente por remeter \u00e0 modernidade tecnol\u00f3gica e ao progresso. Linhas quebradas ou em zigue-zague transmitiam bem a sensa\u00e7\u00e3o de dinamismo e da velocidade pr\u00f3prias dos novos tempos.[{{citar livro|nome = Mar\u00edlia|sobrenome = Santana|t\u00edtulo = Art D\u00e9co, entre a tradi\u00e7\u00e3o e o Moderno|ano = |isbn = }}]\n\n=== O P\u00f3s-modernismo ===\nO design p\u00f3s-modernista surgiu para se contrapor ao movimento modernista. Negava todas as regras impostas pelo modernismo. Os designer adeptos do movimento resgataram a est\u00e9tica da primeira metade do s\u00e9culo, o que ficou conhecido como Design Retr\u00f4. Tamb\u00e9m valorizavam o Design Vernacular, que remete \u00e0s formas gr\u00e1ficas de uso corriqueiro, como cart\u00f5es de beisebol, caixas de f\u00f3sforos e ilustra\u00e7\u00f5es. Algumas das caracter\u00edsticas do Design Psicod\u00e9lico era o uso de cores saturadas e tipografia ileg\u00edvel. Alguns designers usavam drogas como LSD para a cria\u00e7\u00e3o de pe\u00e7as gr\u00e1ficas psicod\u00e9licas. A express\u00e3o subjetiva nas cria\u00e7\u00f5es era o objetivo desses designers.\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Design no Brasil]]\n* [[Design visual]]\n* [[Produ\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica]]\n* [[Design instrucional]]\n\n{{Refer\u00eancias}}\n{{commonscat|Graphic design}}\n{{Design}}\n{{Arte}}\n{{Portal3|Arte}}\n\n{{DEFAULTSORT:Design Grafico}}\n[[Categoria:Design gr\u00e1fico| ]]\n[[Categoria:Design]]"}]},"1280573":{"pageid":1280573,"ns":0,"title":"Homelox","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=julho de 2020}}\n'''Homelox''' \u00e9 um equipamento para suporte [[respira\u00e7\u00e3o|respirat\u00f3rio]]. \u00c9 conhecido tamb\u00e9m como tanque [[Processo Criog\u00eanico|criog\u00eanico]]. Ele \u00e9 um VGL carregado com [[oxig\u00eanio l\u00edquido]], possui uma bolsa onde pessoas com problemas respirat\u00f3rios as carregam juntamente com o equipamento e ganham uma autonomia de 5 a 6 horas fora de casa.\nUm equipamento de facil manuseio e seguro.\n\n==Ver tamb\u00e9m==\n\n[[Respirador]]\n\n{{esbo\u00e7o-medicina}}\n\n[[Categoria:Equipamentos m\u00e9dicos]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Asclepius staff.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Question book.svg"}]},"3325161":{"pageid":3325161,"ns":0,"title":"Europride","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"[[Ficheiro:RainbowFlagPosersEuroprideLondon2006 bordercropped.jpg|thumb|200px|right|Homossexuais no ''Europride'' em 2006.]]\n[[Ficheiro:Lady Gaga EuroPride 2011.jpg|thumb|200px|right|[[Lady Gaga]] durante um discurso no ''Europride'' 2011.]]\n[[Ficheiro:Europridelondon2006navi.JPG|thumb|200px|right|''Europride'' em 2006.]]{{Mais-fontes|data=agosto de 2022}}\n'''Europride''' \u00e9 um [[evento]] realizado pela Associa\u00e7\u00e3o Europ\u00e9ia do Orgulho Gay (em [[L\u00edngua inglesa|ingl\u00eas]]:European Pride Organisers Association), de sigla EPOA. O evento \u00e9 realizado desde 1992 e [[Londres]] foi a primeira cidade a sediar o evento. Este evento visa promover a visibilidade de todas as pessoas [[LGBT]] e simpatizantes. Apenas em 2007 o evento n\u00e3o foi realizado pela EPOA, tendo sido realizado pela AEGAL - Associa\u00e7\u00e3o de Empresas, em [[Madrid]], na [[Espanha]].\n\n== Hist\u00f3ria ==\n\nComo j\u00e1 mencionado, o ''Europride'' se iniciou em Londres em 1992, com uma participa\u00e7\u00e3o estimada em {{fmtn|100000}} pessoas. No ano seguinte, 1993, foi realizado em [[Berlim]], capital da [[Alemanha]]. Em 1994, [[Amesterd\u00e3]] sediou o evento. Em 1996, o ''Europride'' foi realizado em [[Copenhague]], na [[Dinamarca]], onde teve o apoio da prefeitura da cidade. Os organizadores foram muito bem-sucedidos em v\u00e1rias frentes. \n\n[[Paris]] sediou o ''Europride'' em 1997. O festival teve muitos patrocinadores comerciais e \u00e9 geralmente considerado um sucesso. [[Estocolmo]], na [[Su\u00e9cia]], foi a cidade eleita para 1998. Cerca de {{fmtn|300000}} pessoas participaram. Londres voltaria a sediar o evento em 1999; entretanto, o mesmo foi cancelado devido \u00e0 fal\u00eancia dos organizadores. \n\nEm 2000, a celebra\u00e7\u00e3o teve lugar em [[Roma]], na [[It\u00e1lia]], e foi visitado por muitos gays e l\u00e9sbicas em todo o mundo. Depois de afirmar que apoiariam o evento, os l\u00edderes da cidade retiraram o seu apoio alguns dias antes, devido \u00e0 press\u00e3o do [[Papa]].\n\nEn 2001 a cidade escolhida para sediar o ''Europride'' foi [[Viena]], na [[\u00c1ustria]], que atraiu muitos visitantes da Europa Central e Oriental. [[Col\u00f4nia (Alemanha)|Col\u00f4nia]], na Alemanha, sediou o evento em [[2002]] e dados oficiais estimam a participa\u00e7\u00e3o em mais de um milh\u00e3o de pessoas.\n\nEm 2003, a cidade de [[Manchester]], no [[Reino Unido]], foi escolhida para sediar o evento. Em 2004, o mesmo foi realizado em [[Hamburgo]], na Alemanha. [[Oslo]], na [[Noruega]], sediou-o em 2005 e novamente Londres foi sede em 2006. \n\nEm 2007, Madrid foi o local do ''Europride''. Os organizadores estimaram em mais de 1,5 milh\u00e3o de participantes no evento, cujo tema era ''La igualdad es posible'' (A igualdade \u00e9 poss\u00edvel).\n\nEm 2011, Roma foi a sede do ''Europride'' novamente. [[Lady Gaga]], participante do evento, foi tida como atra\u00e7\u00e3o internacional do mesmo.\n\nNo dia 27 de agosto de 2022, o presidente [[S\u00e9rvios|s\u00e9rvio]] [[Aleksandar Vu\u010di\u0107|Aleksandar Vucic]] anunciou que n\u00e3o permitiria a realiza\u00e7\u00e3o da ''EuroPride'' na capital [[Belgrado]] naquele ano. Ele diz n\u00e3o estar feliz com o cancelamento, que se d\u00e1 por causa de tens\u00f5es com o [[Kosovo]], problemas econ\u00f4micos e preocupa\u00e7\u00e3o com disrup\u00e7\u00f5es da data comemorativa por causa de manifestantes anti-LGBTQIA+. Por\u00e9m os organizadores argumentam que o cancelamento \u00e9 uma viola\u00e7\u00e3o da liberdade de reuni\u00e3o e de express\u00e3o e que a festa ser\u00e1 realizada de qualquer jeito.[{{citar web|url=https://www.nytimes.com/2022/08/27/world/europe/europride-belgrade.html|titulo=Serbia\u2019s Leader Cancels EuroPride. Organizers Say They Will Go Ahead Anyway.|data=2022-08-27|acessodata=2022-08-29|publicado=The New York Times|autor=Isabella Kwai|lingua=en-US|issn=0362-4331|arquivourl=https://web.archive.org/web/20220829003110/https://www.nytimes.com/2022/08/27/world/europe/europride-belgrade.html|arquivodata=2022-08-29}}]\n\n== Lugares de celebra\u00e7\u00e3o ==\n{| class=\"wikitable\"\n|-\n! Ano \n! Cidade\n! Datas\n! Notas\n|-\n| 1992\n| {{GBRb}} [[Londres]]\n|\n|\n|-\n| 1993\n| {{ALEb}} [[Berlim]]\n|\n|\n|-\n| 1994\n| {{HOLb}} [[Amsterd\u00e3]]\n|\n|\n|-\n| 1995\n| {{FINb}} [[Helsinque]]\n|\n| Evento n\u00e3o realizado\n|-\n| 1996\n| {{DENb}} [[Copenhague]]\n|\n|\n|-\n| 1997\n| {{FRAb}} [[Paris]]\n|\n|\n|-\n| 1998\n| {{SWEb}} [[Estocolmo]]\n|\n|\n|-\n| 1999 \n| {{GBRb}} [[Londres]]\n|\n| Evento n\u00e3o realizado\n|-\n| 2000\n| {{ITAb}} [[Roma]]\n| 1 julho - 8 julho\n|\n|-\n| 2001\n| {{AUTb}} [[Viena]]\n|\n|\n|-\n| 2002\n| {{ALEb}} [[Col\u00f4nia (Alemanha)|Col\u00f4nia]]\n| 15 junho - 7 julho\n|\n|-\n| 2003\n| {{GBRb}} [[Manchester]]\n|\n|\n|-\n| 2004\n| {{ALEb}} [[Hamburgo]]\n| 4 junho - 13 junho\n|\n|-\n| 2005\n| {{NORb}} [[Oslo]]\n| 18 junho - 27 junho\n|\n|-\n| 2006\n| {{GBRb}} [[Londres]]\n|\n|\n|-\n| 2007\n| {{ESPb}} [[Madrid]]\n| 22 junho - 2 julho\n| Evento com mais sucesso\n|-\n| 2008\n| {{SWEb}} [[Estocolmo]]\n| 25 julho - 3 agosto\n|\n|-\n| 2009\n| {{SUIb}} [[Zurique]]\n| 2 maio - 7 junho\n|\n|-\n| 2010\n| {{POLb}} [[Vars\u00f3via]]\n| 7 junho - 17 julho\n|\n|-\n| 2011 \n| {{ITAb}} [[Roma]]\n| 2 junho - 12 junho\n|\n|-\n| 2012\n| {{GBRb}} [[Londres]]\n| 23 junho - 8 julho\n|\n|-\n| 2013\n| {{FRAb}} [[Marselha]]\n| 10 julho - 20 julho\n|\n|-\n| 2014\n| {{GBRb}} [[Birmingham]]
{{FRAb}} [[Montpellier]]
{{ESPb}} [[Barcelona]]\n| 20 junho - 29 junho\n|\n|-\n| 2015\n| {{TURb}} [[Istambul]]\n| 15 junho - 21 junho\n|\n|-\n| 2016\n| {{HOLb}} [[Amsterd\u00e3]]\n| 26 julho - 7 agosto\n|\n|-\n| 2017\n| {{ESPb}} [[Madrid]]\n| 23 junho - 2 julho\n|\n|-\n| 2018\n| {{SWEb}} [[Estocolmo]]
[[Gotemburgo]]\n| 27 julho - 19 agosto\n|\n|-\n| 2019\n| {{AUTb}} [[Viena]]\n| 1 junho - 16 junho\n|\n|-\n| 2020\n| {{GREb}} [[Sal\u00f3nica]]\n| 20 junho - 28 junho (datas recomendadas)\n|\n|-\n| 2021\n| {{DENb}} [[Copenhague]]\n|\n|\n|-\n|}\n\n== Refer\u00eancias ==\n\n[[Categoria:Eventos LGBT]]\n[[Categoria:LGBT na Europa]]\n\n[[de:Gay Pride#Europride]]"}]},"2422780":{"pageid":2422780,"ns":0,"title":"R\u00e1dio Zarco","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem fontes|data=setembro de 2020}}\n{{Info/Emissora de r\u00e1dio\n | nome = R\u00e1dio Zarco\n | razao_social = R\u00e1dio Zarco - Ramos, Marques e Vasconcelos, Lda.\n | imagem = \n | descricao = \n | slogan = \n | genero = Generalista\n | freq = 89.6 [[MHz]]\n | sede = Conj. Habitacional da Bemposta, \u00c1gua de Pena - 9200-011 [[Machico]]\n | pa\u00eds = {{PRT}}\n | comunicadores = \n | lingua = [[L\u00edngua portuguesa]]\n | fundador = \n | dono = \n | pertence a = \n | fundado = \n | extinto = \n | cobertura = Machico\n | prefixo = \n | nomes_antigos = \n | potencia = 1000W\n | site_oficial = \n}}\nA '''R\u00e1dio Zarco''' \u00e9 uma esta\u00e7\u00e3o de [[r\u00e1dio (comunica\u00e7\u00e3o)|r\u00e1dio]] [[Portugal|portuguesa]] com sede em [[Machico]], na [[Regi\u00e3o Aut\u00f3noma da Madeira|Madeira]], operando na frequ\u00eancia 89.6 [[MHz]] para o concelho de Machico.\n\n{{Imprensa madeirense}}\n\n{{esbo\u00e7o-r\u00e1dio}}\n\n{{Portal3|Madeira}}\n\n{{DEFAULTSORT:Radio Zarco}}\n[[Categoria:Esta\u00e7\u00f5es de r\u00e1dio da Madeira]]\n[[Categoria:Machico]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Farm-Fresh radio modern.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Madeira.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Portugal.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Question book.svg"}]},"5163717":{"pageid":5163717,"ns":0,"title":"Samy Abdel Razek","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/esporte/atleta\n| nome = Samy Abdel Razek\n| nomecompleto = \n| apelido = \n| representante = \n| subt\u00edtulo = \n| imagem = \n| tamanho = 220px\n| legenda = \n| peso = \n| altura = 1,70 m\n| data_nascimento = {{nowrap|{{dni|10|4|1980}}}}\n| local_nascimento = \n| nacionalidade = {{EGYn|o}}\n| data_morte = \n| local_morte = \n}}\n'''Samy Abdel Razek''' (nascido em 10 de abril de 1980) \u00e9 um [[atirador esportivo]] eg\u00edpcio que competiu nos [[Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2016]] no [[Rio de Janeiro (estado)|Rio de Janeiro]] representando o [[Egito nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2016|Egito]].[{{citar web|URL=https://www.rio2016.com/atleta/samy-abdel-razek|t\u00edtulo=Perfil do atleta|autor=|data=|publicado=|acessodata=10 de agosto de 2016}}]\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n{{Portal3|Egito}}\n{{esbo\u00e7o-esportista}}\n\n[[Categoria:Atiradores ol\u00edmpicos do Egito]]\n[[Categoria:Atiradores nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2008]]\n[[Categoria:Atiradores nos Jogos Ol\u00edmpicos de Ver\u00e3o de 2016]]"}]}}}}