/blog/planejamento sucessorio/

 (11) 3340.6655     (11) 95636.4873     contato@pigatti.com.br      Cliente      Processos   
    
  


Planejamento sucessório: um guia completo
escrito em 18 de fevereiro de 2020

Não é preciso questionar muito para saber que a maior preocupação em poupar dinheiro e aplicar em investimentos é para garantir estabilidade financeira. Não só a de si próprio, como a dos herdeiros e entes mais próximos. No entanto, a transmissão de bens envolve custos, tributos e burocracia, que podem ser minimizados com um planejamento sucessório eficaz.

 

Como a blindagem patrimonial, o planejamento sucessório é um instrumento jurídico. Ele viabiliza que a transferência de patrimônio seja feita aos herdeiros de forma amena, sem grandes complicações. Embora seja uma tarefa que demande tempo por conta dos vários pormenores, há muitas dores de cabeça que podem ser evitadas por conta desse esforço.

 

Planejamento sucessório: quais as vantagens?

Nem todo mundo sabe, mas durante o processo de inventário – obrigatório para transmissão do patrimônio – os custos podem chegar até 20% dos bens. Sem contar que o processo pode permanecer em aberto por mais de 3 anos e e o patrimônio fica inutilizado durante esse período.

 

Redução de custos

Sendo assim, uma das vantagens de se elaborar um planejamento sucessório diz respeito à redução de custos. Isso porque a simples transferência de bens implica em alguns custos pesados para o bolso. O primeiro deles é o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). Cada estado tem sua alíquota própria, que varia entre 1,5% e 8% , variando ainda sobre adoção ou não de progressividade. Em São Paulo esse imposto ITCMD é de 4%

 

Além disso, a tabela da OAB estima algo entre 2% e 12% somente para custear o processo de inventário. Isso sem contar a documentação exigida pelo cartório, que pode somar mais 2% do valor patrimonial em custos. Imagine ainda gastos imensuráveis num primeiro momento, como os honorários pagos aos advogados, por exemplo. Todo esse processo burocrático pode abocanhar uma grande parte de todo os bens!

 

Com um planejamento sucessório bem estruturado evita os altos custos com impostos e simplifica a vida dos herdeiros. A liberação de recursos e ativos acontece de forma mais rápida, além de prevenir problemas típicos desse processo, como discussões sucessórias e disputas pela herança.

 

Destinação racional e preservação dos bens

Em regra, quando a herança não se trata de sucessão prescrita por testamento, cada herdeiro legítimo tem direito a uma quota do montante total do patrimônio. Por ser um conjunto de bens indivisíveis, se não há acordo entre as partes, a probabilidade maior é de que a partilha ocorra com cada herança recebendo sua quota de cada bem transmitido.

 

Num exemplo prático, imagine que há duas propriedades distantes entre si como patrimônio. Mesmo que os imóveis custem o mesmo valor, caso não haja acordo, se dois herdeiros detiverem do mesmo direito sucessório, cada um receberá metade de cada imóvel. Meio irracional essa divisão, certo? Pois então, o planejamento sucessório serve para simplificar esse processo de alocação de bens evitando tais problemas.

 

Preservação da atividade empresarial familiar

Quando se pensa em partilha de patrimônio aos herdeiros, os bens incluem ações e as empresas, claro. Neste caso o planejamento sucessório empresarial está intimamente ligado à continuidade e perpetuidade dos negócios, independentemente das relações entre os sócios, e entre esses e seus familiares.

 

Se não houver nenhum planejamento prévio antes do falecimento de um empreendedor, as quotas ou ações das sociedades empresárias serão diretamente transmitidas aos herdeiros diretos – cônjuge ou filhos. O problema dessa partilha automática é que as partes beneficiadas podem não ter afinidade com a atividade empresarial, ou simplesmente não possuírem vocação para gestão empresarial, minimizando as chances de continuação dos negócios da família.

 

Com o planejamento sucessório, por exemplo, é possível manter ações de mesmo valor a cada um dos herdeiros, mas com funções diferentes. À um deles é possível destinar ações ordinárias, que dão poder de voto e gestão de sociedade, enquanto ao outro caberia ações preferenciais, onde se recebe os dividendos que lhe são por direito da sociedade empresária, mas sem poder de influência na gestão.

 

Como fazer meu planejamento sucessório?

O processo começa após avaliação de todo o patrimônio. Feito isso, é preciso analisar previamente qual a estrutura existente, a fim de identificar quais as ferramentas legais que serão utilizadas para atingir o objetivo. Acordos com acionistas ou quotistas podem se valer para possíveis cessões, além de definição de direitos de preferência e opção de compra ou venda. Também é possível eleger administradores para gestão da herança.

 

No entanto, são alguns instrumentos jurídicos mais comuns que geralmente são utilizados para efetivar o planejamento sucessório. São eles: testamento de vida, doação e usufruto (partilha em vida), seguro de vida, planos de previdência privada, contas conjuntas, holding patrimoniais, fundo exclusivo, fundos imobiliários, entre outros menos utilizados. Cada um desses instrumentos têm características próprias. Veremos a seguir detalhadamente sobre os mais comuns.

 

Instrumentos para planejamento sucessório

  • Testamento: uma das formas mais comuns de planejamento sucessório. Nele o detentor do patrimônio pode dividir seus bens conforme seu próprio desejo, desde que mantida a proporção entre quota legítima e livre. Nesse caso, 50% é destinado aos descendentes, ascendentes ou cônjuge e a outra parte fica à livre critério.
  • Previdência privada: os planos costumam ter uma série de benefícios sucessórios, além de serem uma das formas mais simples de planejamento sucessório. Podem ser contratados pelo próprio investidor e recebidos pelos próprios beneficiários. Como não entram no inventário, são transferidos imediatamente, sem burocracia ou carência.
  • Doação e usufruto: também chamado como partilha em vida, pode ser feita por qualquer ascendente, não podendo prejudicar a legítima dos herdeiros necessários. Difere-se do testamento – que só tem efeito após a morte do doador -, já que pode ser transferido bem ou direito podem ser transferidos ainda em vida, por meio de instrumento particular ou escritura pública.
  • Holding Familiar: constitui-se em uma empresa familiar que detém de todo o patrimônio. Nela podem ser inclusos ativos financeiros, participações societárias, além de bens imobiliários. Os herdeiros recebem quotas ou ações dessa empresa, passando a ter direito a seus frutos, podendo vendê-las. Essa é uma medida preventiva já que, tendo em vista que os bens são da empresa, a transferência fica assegurada apenas entre os seus sócios, reduzindo o pagamento de impostos após o falecimento. Cláusulas de impenhorabilidade, incomunicabilidade e inalienabilidade podem ser adicionadas.
  • Seguro de vida: embora não seja considerado propriamente dito um instrumento de planejamento sucessório, fazer uma apólice de seguro em nome do herdeiro acaba se conceituando em mais um conceito de proteção financeira para a família. No entanto, é recomendado levá-lo em conta, já que o Código Civil institui que o capital estipulado, a ser pago na eventualidade do sinistro, não é considerado herança. Em outras palavras, não é necessário o processo de inventário para liberação do montante ao beneficiário, bastando apenas a apresentação da certidão de óbito do segurado.

 

Se esse conteúdo sanou todas as suas dúvidas, te convidamos a compartilhá-lo em suas redes sociais e ter acesso a mais pessoas!


voltar
{"continue":{"imcontinue":"830416|Kit_body_queretaro2021a.png","grncontinue":"0.412595611784|0.412595611784|0|0","continue":"grncontinue||revisions"},"warnings":{"main":{"*":"Subscribe to the mediawiki-api-announce mailing list at for notice of API deprecations and breaking changes. Use [[Special:ApiFeatureUsage]] to see usage of deprecated features by your application."},"revisions":{"*":"Because \"rvslots\" was not specified, a legacy format has been used for the output. This format is deprecated, and in the future the new format will always be used."}},"query":{"pages":{"2863307":{"pageid":2863307,"ns":0,"title":"Coniesta","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Taxonomia\n| cor = pink\n| nome = ''Coniesta''\n| imagem =\n| imagem_legenda=\n| estado =\n| reino = [[Animalia]]\n| filo = [[Artr\u00f3pode|Arthropoda]]\n| classe = [[Insetos|Insecta]]\n| ordem = [[Lepidoptera]]\n| fam\u00edlia = [[Crambidae]]\n| g\u00e9nero = '''''Coniesta'''''\n| g\u00e9nero_autoridade=\n| subdivis\u00e3o_nome = Esp\u00e9cies\n| subdivis\u00e3o =
Ver texto
\n| sin\u00f3nimos =\n}}\n'''''Coniesta''''' \u00e9 um g\u00eanero de [[mariposa]] pertencente \u00e0 fam\u00edlia [[Crambidae]].{{Citar web|url = https://www.gbif.org/species/1889700 |t\u00edtulo = Coniesta |obra = [[Global Biodiversity Information Facility|Sistema Global de Informa\u00e7\u00e3o sobre Biodiversidade]] |l\u00edngua = en |acessodata = 12 de agosto de 2019}}\n\n\n\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Bibliografia ==\nKristensen, N.P. (Ed.). 1999. Lepidoptera, Moths and Butterflies. Volume 1: Evolution, Systematics, and Biogeography. Handbuch der Zoologie. Eine Naturgeschichte der St\u00e4mme des Tierreiches / Handbook of Zoology. A Natural History of the phyla of the Animal Kingdom. Band / Volume IV Arthropoda: Insecta Teilband / Part 35: 491 pp. Walter de Gruyter, Berlin, New York.\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n*[http://www.nhm.ac.uk/jdsml/research-curation/projects/butmoth/GenusList3.dsml?searchPageURL=index.dsml&SUPERFAMIL=&FAMILYqtype=starts+with&FAMILY=crambidae&SUBFAMILYqtype=starts+with&SUBFAMILY=&TRIBEqtype=starts+with&TRIBE=&SUBTRIBEqtype=starts+with&SUBTRIBE=&GENUSqtype=starts+with&GENUS=&AUTHORqtype=starts+with&AUTHOR=&YEARqtype=equals&YEAR=&sort=GENUS Natural History Museum - Crambidae]\n\n{{Esbo\u00e7o-lepid\u00f3ptero}}\n{{Portal3|Biologia|Zoologia}}\n{{Taxonbar}}\n\n[[Categoria:Crambidae]]"}]},"5129219":{"pageid":5129219,"ns":0,"title":"Piper (curta-metragem)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Ver desambig|outros significados|Piper (desambigua\u00e7\u00e3o)}}\n{{Info/Filme\n |nome = Piper\n |t\u00edtulo-pt = \n |t\u00edtulo-br =Piper: Descobrindo o Mundo \n |t\u00edtulo-or = \n |imagem = Piper curta.png\n |imagem_tamanho = \n |imagem_legenda = \n |pa\u00eds = {{USA}}\n |ano = 2016\n |cor-pb = cor\n |dura\u00e7\u00e3o = 6\n |realiza\u00e7\u00e3o = Alan Barillaro\n |co-realiza\u00e7\u00e3o = \n |produ\u00e7\u00e3o = \n |coprodu\u00e7\u00e3o = \n |produ\u00e7\u00e3o executiva = \n |argumento = Alan Barillaro\n |hist\u00f3ria =\n |narra\u00e7\u00e3o = \n |elenco = \n |g\u00e9nero = [[Anima\u00e7\u00e3o]]\n |tipo = CA\n |idioma = [[L\u00edngua inglesa|Ingl\u00eas]]\n |m\u00fasica = [[Adrian Belew]]\n |cinematografia = \n |edi\u00e7\u00e3o = \n |cria\u00e7\u00e3o original = \n |supervisor t\u00e9cnico = \n |produtor de VHX = \n |diretor de ilumina\u00e7\u00e3o = \n |diretor de arte = \n |diretor de fotografia = \n |figurino = \n |efeitos especiais =\n |diretor de a\u00e7\u00e3o = \n |jogo de cena = \n |est\u00fadio = [[Pixar|Pixar Animation Studios]]
[[Walt Disney Pictures]]\n |distribui\u00e7\u00e3o = [[Walt Disney Studios Motion Pictures]]\n |lan\u00e7amento = {{nowrap|{{USAb}} 17 de junho de 2016}}
{{nowrap|{{PRTb}} 23 de junho de 2016}}
{{nowrap|{{BRAb}} 30 de junho de 2016}}\n |or\u00e7amento = \n |receita = \n |precedido_por = \n |seguido_por = \n |website = \n |c\u00f3digo-IMDB = 5613056\n}}\n'''''Piper''''' \u00e9 uma curta-metragem de anima\u00e7\u00e3o [[Cinema dos Estados Unidos|estado-unidense]] realizada e escrita por Alan Barillaro e produzida pela [[Pixar|Pixar Animation Studios]]. Estreou-se nos [[Estados Unidos]] a 17 de junho de 2016, junto com o filme ''[[Finding Dory]]''.{{citar web|\u00faltimo=Snetiker|primeiro=Marc|t\u00edtulo=Piper: Meet Pixar's cutest new short-film hero \u2014 exclusive|url=http://www.ew.com/article/2016/04/06/pixar-piper-finding-dory-short-film?xid=entertainment-weekly_social|obra=[[Entertainment Weekly]]|data=6 de abril de 2016|l\u00edngua=ingl\u00eas}} Em [[Portugal]] estreou-se a 23 de junho de 2016{{citar web|\u00faltimo=Costa|primeiro=Rita Neves|t\u00edtulo=Piper \u00e9 a nova personagem da Pixar|url=http://observador.pt/2016/06/17/piper-e-a-nova-personagem-da-pixar/|obra=[[Observador (jornal)|Observador]]|data=17 de junho de 2016}} e no [[Brasil]] a 30 de junho do mesmo ano.{{citar web|\u00faltimo=Avelin|primeiro=Amanda|t\u00edtulo=Conhe\u00e7a Piper, o curta que ser\u00e1 exibido nas sess\u00f5es de Procurando Dory|url=http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-120546/|publicado=[[AdoroCinema]]|data=7 de abril de 2016}}\n\n{{Refer\u00eancias|col=2}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n*{{IMDb t\u00edtulo|5613056|Piper}}\n\n{{Oscar de melhor curta-metragem de anima\u00e7\u00e3o}}\n{{Pixar}}\n{{Portal3|Cinema|Anima\u00e7\u00e3o|Arte|Estados Unidos}}\n{{Esbo\u00e7o-curta}}\n\n[[Categoria:Curtas-metragens de 2016]]\n[[Categoria:Curtas-metragens de anima\u00e7\u00e3o]]\n[[Categoria:Curtas-metragens dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Curtas-metragens em ingl\u00eas]]\n[[Categoria:Filmes dos Estados Unidos de 2016]]\n[[Categoria:Filmes de anima\u00e7\u00e3o dos Estados Unidos]]\n[[Categoria:Filmes de anima\u00e7\u00e3o da d\u00e9cada de 2010]]\n[[Categoria:Filmes de computa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica]]\n[[Categoria:Filmes em 3D]]\n[[Categoria:Filmes dobrados em portugu\u00eas de Portugal]]\n[[Categoria:Filmes premiados com o Oscar de melhor curta-metragem de anima\u00e7\u00e3o]]\n[[Categoria:Curtas-metragens da Pixar]]"}]},"830416":{"pageid":830416,"ns":0,"title":"Quer\u00e9taro F\u00fatbol Club","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Clube de futebol|\n|img =\n|logo = {{File:Queretaro_FC_logo.svg}}\n|nomeabrev = Quer\u00e9taro\n|alcunhas = ''Gallos Blancos''\n|torcedor = ''Albiazul''\n|mascote = ''Galo Branco''\n|fundadoem = {{dtlink|8|7|1950|idade}}\n|est\u00e1dio = Corregidora\n|capacidade = 40.000 pessoas\n|presidente = {{MEXb}} Arturo Villanueva\n|treinador = {{MEXb}} [[V\u00edctor Manuel Vucetich|V\u00edctor Vucetich]]\n|material = {{MEXb}} Charly\n|patrocinio = {{MEXb}} Caja Inmaculada\n|liga = [[Campeonato Mexicano de Futebol|Campeonato Mexicano]]\n|site = [http://www.clubqueretaro.com/]\n|modelo=padr\u00e3o\n|skin1=_queretaro2021h\n|skin_bd1=_queretaro2021h\n|skin_be1=_queretaro2021h\n|skin_cal\u00e7\u00e3o1=_queretaro2021H\n|skin_meia1=\n|bra\u00e7oesquerdo1=FFFFFF\n|corpo1=FFFFFF\n|bra\u00e7odireito1=FFFFFF\n|cal\u00e7\u00f5es1=FFFFFF\n|meias1=FFFFFF\n|skin2=_queretaro2021a\n|skin_be2=_queretaro2021a\n|skin_bd2=_queretaro2021a\n|skin_cal\u00e7\u00e3o2=_queretaro2021A\n|skin_meia2=\n|bra\u00e7oesquerdo2=000000\n|corpo2=000000\n|bra\u00e7odireito2=000000\n|cal\u00e7\u00f5es2=000000\n|meias2=000000\n|skin3=\n|skin_bd3=\n|skin_be3=\n|skin_cal\u00e7\u00e3o3=\n|skin_meia3=\n}}\n\nO '''Quer\u00e9taro F\u00fatbol Club''' \u00e9 um [[clube de futebol]] [[M\u00e9xico|mexicano]]. Sua sede fica na [[cidade]] de [[Quer\u00e9taro (cidade)|Quer\u00e9taro]]. A equipe participa da primeira divis\u00e3o do [[Campeonato Mexicano de Futebol|Campeonato Mexicano]].\n\n== Hist\u00f3ria ==\n=== Ronaldinho Gaucho em 2014 ===\nO grande astro brasileiro [[Ronaldinho Ga\u00facho|Ronaldinho]], campe\u00e3o do mundo em 2002, saiu em alta do [[Atl\u00e9tico Mineiro]], clube onde foi campe\u00e3o da [[Libertadores]] e [[Recopa Sul-Americana]], para assinar contrato com o Quer\u00e9taro. O compromisso foi firmado em 5 de setembro de 2014 e tinha dura\u00e7\u00e3o de 2 anos. O craque jogou com a camisa 49, uma clara homenagem a sua m\u00e3e Dona Miguelina que nasceu em 1949.\n\nEm 29 de mar\u00e7o, ap\u00f3s seis meses, o Quer\u00e9taro conquista seu primeiro t\u00edtulo com Ronaldinho Ga\u00facho na equipe, a Copa El Rancho, disputada em [[Frisco (Texas)]] nos EUA.\n\nA equipe venceu o [[Puebla FC]] nos p\u00eanaltis, por 4 a 1, ap\u00f3s empatar em 3 a 3 no tempo normal. Ronaldinho anotou um dos gols dos ''Gallos Brancos'', aos seis minutos de jogo, quando converteu um p\u00eanalti, e depois ainda deu assist\u00eancia para o gol do tamb\u00e9m brasileiro Willian da Silva, aos 18 minutos da primeira etapa. O ''R49'' deixou o jogo aos 30 minutos do segundo tempo, ficando de fora das cobran\u00e7as de p\u00eanaltis.\n\n==T\u00edtulos==\n*{{MEXb}} '''[[Copa M\u00e9xico]]''': [[2016]] ([[Apertura e Clausura|Apertura]])\n*{{MEXb}} '''[[Ascenso MX]]''' (Segunda Divis\u00e3o): [[2005]] ([[Apertura e Clausura|Clausura]]), [[2006]] ([[Apertura e Clausura|Clausura]]) e [[2008]] ([[Apertura e Clausura|Apertura]])\n Campe\u00e3o de Acceso 2006 e 2009\n\n*{{MEXb}} '''[[Liga MX]]''': Vice-campe\u00e3o. Clausura 2015\n*{{MEXb}} Copa El Rancho: 2015\n\n==Elenco==\n\n* Atualizado em 02 de Fevereiro de 2019.\n\n; Legenda\n* {{Capit\u00e3o}}: ''Capit\u00e3o''\n* {{Les\u00e3o}}: ''Les\u00e3o''\n\n{{Elenco de Futebol\n| numeracao =sim\n| cor_letra1 =white\n| cor_fundo1 =blue\n| cor_letra2 =white\n| cor_fundo2 =black\n\n|g1num=1\n|g1={{MEXb}} Dar\u00edo Romo\n|g2num=13\n|g2={{MEXb}} Gil Alcal\u00e1\n|g3num=23\n|g3={{MEXb}} Gerardo Ru\u00edz\n|g4num=31\n|g4={{MEXb}} Beny D\u00edaz\n\n|z1num=3\n|z1={{ARGb}} Luis Romo\n|z2num=4\n|z2={{MEXb}} Jair Pereira\n|z3num=5\n|z3={{MEXb}} Victor Milke\n|z4num=16\n|z4={{MEXb}} Jos\u00e9 Saavedra\n|z5num=25\n|z5={{MEXb}} Alexis P\u00e9rez\n\n|ld1num=2\n|ld1={{MEXb}} George Corral {{Capit\u00e3o}}\n|ld2num=15\n|ld2={{MEXb}} Ricardo Pe\u00f1a\n|ld3num=28\n|ld3={{MEXb}} Jaime G\u00f3mez\n\n|le1num=12\n|le1={{MEXb}} Betsiel Hern\u00e1ndez\n|le2num=34\n|le2={{ESPb}} Cadete\n\n|v1num=6\n|v1={{MEXb}} Javier G\u00fcemez\n|v2num=8\n|v2={{MEXb}} Aldo Arellano\n|v4num=18\n|v4={{EQUb}} [[Jefferson Orejuela]]\n\n|m1num=10\n|m1={{GHAb}} Clifford Aboagye\n|m2num=14\n|m2={{MEXb}} Marcel Ruiz\n|m3num=27\n|m3={{MEXb}} [[Omar Arellano]]\n\n|a1num=9\n|a1={{CIVb}} Ak\u00e9 Loba\n|a2num=11\n|a2={{COLb}} Fabi\u00e1n Castillo\n|a3num=17\n|a3={{MEXb}} Paolo Yrizar\n|a4num=19\n|a4={{MEXb}} Jonathan Suarez\n|a5num=20\n|a5={{COLb}} Jeison Lucum\u00ed\n|a7num=21\n|a7={{COLb}} [[Ayron del Valle]]\n|a6num=22\n|a6={{MEXb}} Alonso Escoboza\n|a8num=29\n|a8={{MEXb}} Jordi Cortizo\n|a9num=33\n|a9={{MEXb}} Enrique Triverio\n\n|t={{MEXb}} [[V\u00edctor Manuel Vucetich|V\u00edctor Vucetich]]\n|a10={{ARGb}} Ariel Nahuelp\u00e1n|a10num=32}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n* [http://www.gallos-blancos.com/] \n\n{{Campeonato Mexicano de Futebol}}\n\n[[Categoria:Quer\u00e9taro (cidade)]]\n[[Categoria:Clubes de futebol do M\u00e9xico]]\n[[Categoria:Clubes de futebol fundados em 1950]]"}],"images":[{"ns":6,"title":"Ficheiro:Captain sports.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Crystal Clear app demo.png"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Argentina.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Colombia.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of C\u00f4te d'Ivoire.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Ecuador.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Ghana.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Mexico.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Flag of Spain.svg"},{"ns":6,"title":"Ficheiro:Injury icon 2.svg"}]},"3886852":{"pageid":3886852,"ns":0,"title":"Barreira do Tamisa","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{coor title dms|51|29|51.72|N|0|2|12.12|E|type:landmark_region:GB_scale:50000|display=title}}\n[[Ficheiro:Thames Barrier London.jpg|thumb|300px|right|A barreira contra inunda\u00e7\u00f5es do rio Tamisa]]\n[[Ficheiro:Thames Barrier 059184.jpg|thumb|300px|right|O port\u00e3o no centro da imagem foi erguido para a sua posi\u00e7\u00e3o que possibilita a manuten\u00e7\u00e3o da estrutura.]]\nA {{PEPB2|'''Barreira do Tamisa'''|'''Barreira do T\u00e2misa'''}} ({{lang-en|''Thames Barrier''}}) \u00e9 a segunda maior [[barreira anti-inunda\u00e7\u00f5es]] do mundo (apenas a [[Oosterscheldekering]] nos Pa\u00edses Baixos \u00e9 maior) e est\u00e1 localizada no [[rio Tamisa]] a jusante do centro de [[Londres]], [[Reino Unido]]. O seu prop\u00f3sito \u00e9 prevenir Londres das inunda\u00e7\u00f5es por [[mar\u00e9|mar\u00e9s cheias]] e [[mar\u00e9 de tempestade|mar\u00e9s de tempestade]] excecionalmente altas. S\u00f3 deve ser erguida durante a mar\u00e9 cheia; nas mar\u00e9s vazias pode ser baixada para libertar a \u00e1gua a montante. Na margem norte est\u00e1 [[Silvertown]] no ''borough'' de [[Newham]], e na margem sul fica a \u00e1rea de [[New Charlton]] de [[Charlton (Londres)|Charlton]] no ''borough'' de [[Greenwich (borough)|Greenwich]]. O relat\u00f3rio de [[Hermann Bondi|Sir Hermann Bondi]] sobre a [[inunda\u00e7\u00e3o dos Pa\u00edses Baixos de 1953]] que tamb\u00e9m atingiu o estu\u00e1rio do Tamisa e partes de Londres[http://www.westsilvertownfoundation.org.uk/Floods1953.pdf 1953 floods in Canning Town, acesso em 30-12-2010] foi decisiva para a constru\u00e7\u00e3o da barreira.[http://www.oxforddnb.com/view/article/96022?docPos=274 Oxford Dictionary of National Biography entry for Herman Bondi, acesso em 30-12-2010]\n\nEsta constru\u00e7\u00e3o \u00e9 um dos principais locais onde se desenrola a intriga do filme [[Flood (filme)|Flood]], que explora a possibilidade de um rebentamento da sua estrutura.\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n==Liga\u00e7\u00f5es externas==\n{{Commons category|Thames Barrier}}\n*[http://www.environment-agency.gov.uk/homeandleisure/floods/38353.aspx Thames Barrier page at the Environment Agency]\n*[http://www.environment-agency.gov.uk/homeandleisure/floods/117704.aspx Animation] showing how the Barrier works\n*[http://www.streetmap.co.uk/newmap.srf?x=541250&y=179750&z=0&sv=541250,179750&st=4&mapp=newmap.srf&searchp=newsearch.srf Streetmap of Thames Barrier]\n*[http://www.environment-agency.gov.uk/homeandleisure/floods/38375.aspx Thames Barrier Information and Learning Centre] - on south side of the Thames\n*[http://www.london.gov.uk/priorities/housing/housing-and-land/thames-barrier-park Thames Barrier Park] - park by the Barrier on north side of the Thames\n*[http://www.environment-agency.gov.uk/homeandleisure/floods/105437.aspx Londons flood defence system]\n*[http://www.environment-agency.gov.uk/static/documents/Leisure/TB_and_Associated_Gates_2.pdf Map of associated flood barriers]\n{{Commonscat|Thames Barrier}}\n\n[[Categoria:Rio T\u00e2misa]]\n[[Categoria:Constru\u00e7\u00f5es de Londres]]\n[[Categoria:Pontes m\u00f3veis]]\n[[Categoria:Barreiras anti-inunda\u00e7\u00f5es]]\n[[Categoria:1984 no Reino Unido]]"}]},"3325023":{"pageid":3325023,"ns":0,"title":"Octonautas","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Televis\u00e3o\n| t\u00edtulo = Octonautas\n| t\u00edtulo-or = Octonauts ([[GBR]])\n| t\u00edtulo-pt = Octonautas\n| t\u00edtulo-br = Octonautas\n| imagem =\n| tamanho = \n| legenda = \n| formato = Desenho animado\n| g\u00e9nero = Infantil
A\u00e7\u00e3o
criatividade e aventura\n| outros_nomes = \n| dura\u00e7\u00e3o = \n| estado = \n| criador = Meomi Design\n| pa\u00eds = {{KOR}}
{{GBR}}
{{IRL}}
{{USA}}\n| idioma = [[L\u00edngua inglesa]]\n| director = \n| produtor = \n| co-produtor = \n| produtor_executivo = \n| co_exec = \n| produtor_de_supervis\u00e3o = \n| produtores_associados = \n| produtor_consultivo = \n| editor = \n| editor_hist\u00f3ria = \n| cinematografia = \n| c\u00e2mara = \n| distribuidor = \n| guionista = \n| vozes = \n| narrador = \n| elenco = \n| abertura = \n| compositor = Darren Hendley\n| encerramento = \n| emp_produ\u00e7\u00e3o = Chorion
Silvergate Media
Brown Bag Films
Disney Junior Original Production\n| local = \n| emissora orig = {{USAb}} [[Disney Junior]]\n| rede = {{USAb}} [[Disney Junior]]\n| form_exibi\u00e7\u00e3o = \n| form_\u00e1udio = \n| transmiss\u00e3o = {{DataExt|24|3|2012}} - {{DataExt|28|7|2018}}\n| temporadas = 4\n| epis\u00f3dios = 116\n| precedida_por = \n| seguida_por = \n| relacionados = Sheriff Callie's Wild West\n| alt = \n| director_cria\u00e7\u00e3o = Stephen Robinson\n| emissora_pt = {{PORb}} [[RTP 2]], [[Canal Panda]] e [[Disney Junior]]
{{BRAb}} [[Discovery Kids]]\n}}\n\n'''Octonautas''' \u00e9 um desenho animado CGI criado pela Meomi Design e \u00e9 exibido no canal 24 de mar\u00e7o de 2012 a as 5:30 p.m. ET/PT tempo em Disney Junior nos Estados Unidos.{{citar web |url= http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI179807-10541,00.html|titulo=Octonautas: fundo do mar \u00e9 cen\u00e1rio de desenho animado|publicado=[[Crescer]]|acessodata=23 de julho de 2011}}{{citar web |url= http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/815931-novo-filme-do-fundo-do-mar-octonautas-mergulha-no-universo-do-peixonauta.shtml|titulo=Novo filme do fundo do mar, \"Octonautas\" mergulha no universo do \"Peixonauta\"|publicado=[[Folha de S. Paulo]]|acessodata=23 de julho de 2011}} Em [[Portugal]], \u00e9 exibido nos canais [[RTP 2]], [[Canal Panda]] e recentemente no [[Disney Junior Portugal|Disney Junior]].\n\n== Sinopse ==\nOs octonautas s\u00e3o oito animais terrestres que moram de uma nave em forma de um [[polvo]].\n\n== Personagens ==\n* '''Capit\u00e3o Polo Polar:''' \u00c9 o urso polar comandante dos octonautas.\n* '''Tenente Kwazii Gato:''' Um gato pirata aventureiro e bra\u00e7o direito do capit\u00e3o Polar.\n* '''Enfermeiro Pepe Pinguim:''' Um m\u00e9dico pinguim que sempre est\u00e1 na companhia do Capit\u00e3o Polar e Kwasii. Sempre ajuda v\u00e1rios animais doentes ou machucados.\n* '''Doutor Shellington:''' \u00c9 o naturalista dos octonautas. Sempre sai a procura de esp\u00e9cies para anotar em seu caderno.\n* '''Dashi Dog:''' navegadora e fot\u00f3grafa da equipe, \u00e9 quem analisa os sinais do radar e ajuda a localizar as melhores rotas para as miss\u00f5es dos octonautas. J\u00e1 teve diversas fotos publicadas na revista National Seographic. \n*'''Perita, a Coelha:''' engenheira residente e inventora. Ela \u00e9 respons\u00e1vel por todos os equipamentos dos octonautas, e inventou alguns, como os ve\u00edculos submarinos e o Octosuit Max, que permite a Dashi mover e remover obst\u00e1culos no fundo do mar. \n* '''Professor Sabedor:''' O polvo dono da biblioteca dos octonautas e mais inteligente da equipa, tamb\u00e9m \u00e9 o fundador.\n* '''Victor Vegimal:''' Ajudante e cozinheiro dos octonautas.\n\n{{refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [http://www.octonauts.com/ Site dos octonautas da Meomi]\n* [http://www.theoctonauts.com/ Site dos octonautas da Chorion]\n* [http://bbc.co.uk/cbeebies/octonauts Site dos octonautas da BBC]\n* [http://octonauts.wikia.com/wiki/Octonauts_Wiki Wiki dos Octonautas]\n\n[[Categoria:Programas de televis\u00e3o infantis do Reino Unido]]\n[[Categoria:Desenhos animados do Reino Unido]]\n[[Categoria:Programas do Discovery Kids]]\n[[Categoria:Programas da RTP2]]\n[[Categoria:Programas do Canal Panda]]\n[[Categoria:Programas do Disney Junior]]"}]},"5848637":{"pageid":5848637,"ns":0,"title":"Camp (Ilhas Malvinas)","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"\n[[Ficheiro:Camp-Settlement.jpg|miniaturadaimagem|Um assentamento no Camp.]]\n[[Ficheiro:Shantyvolunteerpoint.jpg|miniaturadaimagem|Volunteer Point]]\n'''Camp''' \u00e9 o termo usado nas [[Ilhas Malvinas]] para referir-se a qualquer parte das ilhas fora da \u00fanica cidade significativa do arquip\u00e9lago, [[Stanley (cidade)|Stanley]], e, muitas vezes, a grande base da [[For\u00e7a A\u00e9rea Real|For\u00e7a A\u00e9rea Real brit\u00e2nica]] em [[RAF Mount Pleasant|Mount Pleasant]]. Ela \u00e9 derivada da palavra [[L\u00edngua castelhana|espanhola]] ''campo'', com significado semelhante ao portugu\u00eas.[http://www.falklandislands.com/section.php/80/1/camping Stay with us \u00bb Camping: Falkland Islands Tourist Board]\n\nO Camp possui, como [[Fox Bay]], [[Goose Green]], [[Darwin (Ilhas Malvinas)|Darwin]] e [[Port Howard]], que, geralmente, s\u00e3o pouco mais que agrupamentos de algumas casas. [[Port Louis (Ilhas Malvinas)|Port Louis]], no norte da [[Malvina Oriental]] \u00e9 o mais antigo assentamento permanente nas ilhas, fundado pelos franceses em 1764. [[Port Egmont]] na [[Ilha Saunders (Malvinas)|Ilha Saunders]], agora abandonado, \u00e9 a mais antigo assentamento brit\u00e2nico. A maioria da popula\u00e7\u00e3o rural das Malvinas vive na [[Malvina Oriental]], seguido pela [[Malvina Ocidental]]. Ilhas perif\u00e9ricas, tais como Pebble, Sea Lion, West Point, Weddell e Carcass, tamb\u00e9m s\u00e3o habitadas. Camp \u00e9 tamb\u00e9m o termo usado em contextos formais: e.g. a Assembleia Legislativa das Ilhas Malvinas possui as constitu\u00eancias de Stanley e de Camp.[http://www.falklandnews.com/public/story.cfm?get=5513&source=3 Falkland Islands News Network: Eighteen Stand for Falklands' Elections] {{Webarchive|url=https://web.archive.org/web/20120302210859/http://www.falklandnews.com/public/story.cfm?get=5513&source=3|date=2012-03-02}}\n\nExistem tamb\u00e9m algumas instala\u00e7\u00f5es militares brit\u00e2nicas, tais como a [[Base a\u00e9rea]] da [[For\u00e7a A\u00e9rea Real]] em Mount Pleasant, Mare Harbour e Mount Alice: h\u00e1 tamb\u00e9m a [[Ponte Suspensa Bodie Creek]], a mais meridional de seu tipo no mundo. Muitas partes do \"Camp\" ainda est\u00e3o [[Mina terrestre|minadas]] desde a \u00e9poca da [[Guerra das Malvinas]], particularmente fora de Stanley.\n\nOficialmente, o [[fuso hor\u00e1rio]] das Malvinas \u00e9 o [[UTC\u22123|UTC-3]] durante os meses de ver\u00e3o (ainda que, desde setembro de 2010, o arquip\u00e9lago permane\u00e7a em UTC-3 permanentemente), mas muitos moradores do Camp usam o fuso [[UTC\u221204:00|UTC-4]] durante todo o ano, pr\u00e1tica conhecida nas ilhas Malvinas como o \"Hor\u00e1rio do Camp\".{{Citar web|url=http://www.footprinttravelguides.com/latin-america/falkland-islands/essentials/essentials-a-z/|titulo=Essentials A-Z - Falklands}} Tal pr\u00e1tica causou confus\u00e3o em 2009, quando uma equipe da [[Royal Engineers]] que trabalhavam em Hill Cove n\u00e3o perceberam que na [[Malvina Ocidental]] se estava num hor\u00e1rio diferente de [[Stanley (cidade)|Stanley]].{{Citar jornal|url=http://www.sartma.com/artc_6373_FI_760_2.html|titulo=Hill Cove Repairs}}\n\nA [[Ovinocultura|cria\u00e7\u00e3o de ovinos]] \u00e9 a principal atividade econ\u00f4mica no Camp. Incluem-se tamb\u00e9m a pesca e o turismo (particularmente o relacionado \u00e0 vida selvagem ou relacionados com a a hist\u00f3ria da guerra). O Camp \u00e9 representado por tr\u00eas membros da [[Assembleia Legislativa das Ilhas Malvinas]].\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n\n* [[Ilhas Malvinas]]\n* [[Malvina Ocidental]]\n* [[Lafonia]]\n* [[Guerra das Malvinas|Guerra Das Malvinas]]\n\n== Refer\u00eancias ==\n\n[[Categoria:Ilhas Malvinas]]"}]},"5679893":{"pageid":5679893,"ns":0,"title":"Ada C\u00f3ncaro","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Info/Biografia/Wikidata}}\n'''Ada C\u00f3ncaro''' ([[Buenos Aires]], Argentina, [[1934]] \u2013\u00a0[[14 de dezembro]] de [[2010]]) foi uma cozinheira e gastr\u00f3noma argentina.\n\nAda estudou qu\u00edmica na [[Universidade de Buenos Aires]] e foi professora de matem\u00e1ticas na [[Patag\u00f3nia|Patagonia.]] Regressou a Buenos Aires onde fundou o restaurante\u00a0''Tomo I'' em 1983 que se converteu numa das institui\u00e7\u00f5es gastron\u00f3micas de refer\u00eancia em Argentina.\n\nM\u00e3e de uma filha e dois filhos, deixou em m\u00e3os de seu filho Federico Fialayre a sua cozinha.{{Citar web|url=http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1333747|titulo=Ada C\u00f3ncaro, la gran cocinera porte\u00f1a|autor=[[La Naci\u00f3n (Argentina)|La Naci\u00f3n]]}}\n\n{{Refer\u00eancias}}\n{{Portal3|Mulheres|Biografia}}\n{{Controlo de autoria}}\n[[Categoria:Argentinos de ascend\u00eancia italiana]]\n[[Categoria:Mortos em 2010]]\n[[Categoria:Mulheres na Argentina]]\n[[Categoria:Nascidos em 1934]]"}]},"3767931":{"pageid":3767931,"ns":0,"title":"Cl\u00e1udio Filho","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Sem-fontes|data=janeiro de 2016}}\n{{Info/Jogador de basquete\n| nome = Cacau\n| imagem = \n| nomecompleto = Cl\u00e1udio Lopes Selva Filho\n| apelido = \n| datadenascimento = {{dni|5|4|1980}}\n| cidadenatal = [[Recife]]\n| paisnatal = {{BRAb}} [[Brasil]] 2001-2006
2006-2008
2008-2010
2010-2013
2013-2015
2015-2016
2016-2017
2017-2018
2018-\n| clubes = {{PORb}} [[Porto Santo]]
{{PORb}} Nortecoop
{{PORb}} [[\u00d3quei Clube de Barcelos|OC Barcelos]]
{{ITAb}} Bassano
{{PORb}} [[H\u00f3quei em patins do Sport Lisboa e Benfica|SL Benfica]]
{{ITAb}} Breganze
{{PORb}} [[H\u00f3quei em patins do Sporting Clube de Portugal|Sporting CP]]
{{ITAb}} Pieve 010
{{ITAb}} Breganze
{{ITAb}} Sandrigo\n| partidas(pontos) =



123 Jogos - 133 Gols
78 J - 108 Gols
32 J - 27 Gols
26 J - 39 Gols
39 J - 37 Gols
48 J - 63 Gols\n| anoselecao = Mundial 1999
Mundial 2001
Mundial 2003
Mundial 2005
Mundial 2007
Mundial 2009
Mundial 2011
Mundial 2013\n| selecaonacional = {{BRAb}} Brasil
{{BRAb}} Brasil
{{BRAb}} Brasil
{{BRAb}} Brasil
{{BRAb}} Brasil
{{BRAb}} Brasil
{{BRAb}} Brasil
{{BRAb}} Brasil\n| partidasselecao = 8 J - 2 Gols
6 J - 11 Gols
6 J - 8 Gols
6 J - 7 Gols
6 J - 11 Gols
6 J - 13 Gols
6 J - 14 Gols
6 J - 15 Gols\n| pcupdate = 01/06/2020\n| ntupdate = 01/06/2020\n}}\n'''Cl\u00e1udio Lopes Selva Filho''', mais conhecido por '''Cacau''' ([[Recife]], [[5 de Abril]] de [[1980]]), \u00e9 um avan\u00e7ado de [[h\u00f3quei em patins]] brasileiro, que atualmente joga no Hockey Sandrigo, da It\u00e1lia.\n\n== T\u00edtulos ==\n; {{ITAb}} Hockey Bassano\n* [[Campeonato Italiano de H\u00f3quei em Patins|Liga S\u00e9rie A1]]: 2008/09\n* [[Supercopa da It\u00e1lia|Supercoppa da It\u00e1lia]]: 2009/10\n; {{PORb}} [[H\u00f3quei em patins do Sport Lisboa e Benfica|SL Benfica]]\n* [[Liga Europeia de H\u00f3quei em Patins]] : 2012/13\n\n* [[Ta\u00e7a Continental de H\u00f3quei em Patins|Ta\u00e7a Continental]]: 2011/12\n* [[Ta\u00e7a CERS]]: 2010/11\n* [[Campeonato Portugu\u00eas de H\u00f3quei em Patins|Campeonato Portugu\u00eas]]: 2011/12\n* [[Superta\u00e7a de Portugal de H\u00f3quei em Patins|Superta\u00e7a de Portugal]]: 2010/11, 2012/13\n\n{{ITAb}} '''Hockey Breganze'''\n\n* [[Coppa Italia]]: 2014-15\n{{PORb}} [[H\u00f3quei em patins do Sporting Clube de Portugal|Sporting CP]]\n* [[Superta\u00e7a de Portugal de H\u00f3quei em Patins|Superta\u00e7a de Portugal]]: 2015/16\n\n{{BRAb}} [[Sele\u00e7\u00e3o Brasileira de H\u00f3quei em Patins Masculino|Sele\u00e7\u00e3o Brasileira de H\u00f3quei em Patins]]\n* Artilheiro (Melhor marcador) do [[Campeonato do Mundo de H\u00f3quei em Patins Masculino de 2011]]\n* Artilheiro (Melhor marcador) do [[Campeonato do Mundo de H\u00f3quei em Patins Masculino de 2013]]\n\n[[Categoria:Naturais do Recife]]\n[[Categoria:Nascidos em 1980]]\n[[Categoria:Jogadores de h\u00f3quei em patins do Brasil]]"}]},"2354174":{"pageid":2354174,"ns":0,"title":"Engativ\u00e1","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"'''Engativ\u00e1''' \u00e9 uma [[localidade]] da cidade de [[Bogot\u00e1]].{{citar web\n|url = http://www.bogota.gov.co/portel/libreria/php/x_frame_detalle_portal.php?id=548&patron=01.270907 |ano =\n|titulo = Localidades de Bogot\u00e1 |mes =\n|acessodata = 16/08/09 |formato =\n|acessodiames = |obra =\n|acessomesdia = |publicado =\n|acessoano = |paginas =\n|autor = |lingua = [[L\u00edngua castelhana|espanhol]]\n|ultimo = |doi =\n|primeiro = |arquivourl =\n|autorlink = |arquivodata =\n|coautores = |citacao =\n|data =\n}}.\n\n{{Refer\u00eancias}}\n{{esbo\u00e7o-geoco}}\n\n[[Categoria:Localidades de Bogot\u00e1]]"}]},"2469383":{"pageid":2469383,"ns":0,"title":"Est\u00e1dio Municipal Adhemar de Barros","revisions":[{"contentformat":"text/x-wiki","contentmodel":"wikitext","*":"{{Ver desambig|o est\u00e1dio em [[Araraquara]], tamb\u00e9m conhecido como Fonte Luminosa|Est\u00e1dio Doutor Adhemar de Barros}}{{Formatar refer\u00eancias|data=julho de 2020}}{{Info/Est\u00e1dio\n | nome_completo = Est\u00e1dio Municipal Adhemar de Barros\n | apelido = Adhemarz\u00e3o\n | imagem = \n | nome_img = \n | nome_est\u00e1dio = Adhemarz\u00e3o
Est\u00e1dio Adhemar de Barros\n | local = [[Ara\u00e7atuba]], [[S\u00e3o Paulo (estado)|SP]], [[Brasil]]\n | Coordenadas =\n | ano_constru\u00e7\u00e3o = [[1937]] a [[1939]]\n | remodelado = [[2012]]\n | expandido = \n | fechado = \n | demolido =\n | datainaugura\u00e7\u00e3o = [[3 de agosto]] de [[1940]]http://www.blogdoconsa.com.br/2016/08/solucoes-estadio-municipal-ademar-de.html\n | jogoinaugura\u00e7\u00e3o =\n | 1ogol = \n | capacidade = 11.284 pessoas[http://www.cbf.com.br/cnef/cnef.pdf CBF]\n | publicorecorde = \n | datarecorde = \n | jogorecorde = \n | dimens\u00e3ogramado = 105 x 68 m\n | gramado = Grama natural\n | propriet\u00e1rio = Prefeitura Municipal\n | administrador = Prefeitura Municipal\n | custo =\n | arquitecto =\n | antigos_nomes =\n | mandante = [[Associa\u00e7\u00e3o Esportiva Ara\u00e7atuba|Ara\u00e7atuba (AEA)]] (atual)\n }}\nO '''Est\u00e1dio Municipal Adhemar de Barros''' mais conhecido por '''Adhemarz\u00e3o''', \u00e9 um [[est\u00e1dio de futebol]] localizado na cidade de [[Ara\u00e7atuba]], no estado de [[S\u00e3o Paulo (estado)|S\u00e3o Paulo]], tem capacidade para cerca de 15.000 espectadores e foi inaugurado em [[23 de julho]] de [[1939]].http://laudosestadios.fpf.org.br/Laudo%20Engenharia%20I%20-%20Ara%C3%A7atuba-%20Est.Mun.Dr.Adhemar%20de%20Barros-03-04-14.pdf\n\nA pista de atletismo foi inaugurada em [[1995]] e em [[1998]] sediou os [[Jogos Abertos do Interior]]. \u00d3timo para caminhadas e corridas que s\u00e3o muito realizadas pelos moradores de Ara\u00e7atuba. Aberto de segunda a s\u00e1bado das 5h \u00e0s 21h.http://www.folhadaregiao.com.br/jornal/2004/02/25/cenaurbana.php\n\n=== Clubes que j\u00e1 utilizaram o est\u00e1dio ===\n* [[S\u00e3o Paulo Futebol Clube (Ara\u00e7atuba)|S\u00e3o Paulo de Ara\u00e7atuba]]\n* [[Clube Atl\u00e9tico Ferrovi\u00e1rio|Ferrovi\u00e1rio]]\n* Assist\u00eancia\n* [[Esporte Clube Ti\u00e3o Maia|Ti\u00e3o Maia]]\n* [[Ara\u00e7atuba Futebol Clube]]\n* [[Atl\u00e9tico Esportivo Ara\u00e7atuba]]\n* [[Associa\u00e7\u00e3o Esportiva Ara\u00e7atuba]]\n* Ara\u00e7atuba Touros Football (Equipe de Futebol Americano)\n\n== Ver tamb\u00e9m ==\n* [[Associa\u00e7\u00e3o Esportiva Ara\u00e7atuba]]\n* [[Atl\u00e9tico Esportivo Ara\u00e7atuba]]\n* [[Lista de est\u00e1dios de futebol de S\u00e3o Paulo]]\n\n{{Refer\u00eancias}}\n\n== Liga\u00e7\u00f5es externas ==\n* [https://futebolnacional.com.br/infobol/ P\u00e1gima sobre est\u00e1dio]\n\n{{esbo\u00e7o-est\u00e1dio}}\n\n[[Categoria:Est\u00e1dios de futebol de S\u00e3o Paulo|Adhemar Barros, Estadio Municipal]]\n[[Categoria:Esporte de Ara\u00e7atuba]]\n[[Categoria:Funda\u00e7\u00f5es em S\u00e3o Paulo em 1939]]\n[[Categoria:Est\u00e1dios de futebol inaugurados em 1939|Adhemar Barros]]"}]}}}}