Qual a diferença entre custo e despesa?
escrito em 5 de agosto de 2021
Apesar dos termos serem parecidos, o conceito é diferente. Basicamente, o custo tem relação direta com atividades-fim do negócio, como a matéria prima. Já as despesas são gastos que não tem relação com o produto final, como por exemplo, as despesas administrativas. Nesse artigo vamos falar detalhadamente sobre a diferença entre custo e despesa, e qual a importância deles na hora de levantar dados de avaliação que são essências para a manutenção econômica da empresa.
O que é custo?
Como já dissemos acima, custo é considerado o valor gasto com recursos e serviços para que haja a produção de algo. Por exemplo, é necessário que haja papel para a produção de livros. Além disso, os mesmos precisam ser catalogados e embalados para irem para as livrarias. Tudo isso é considerado essencial, logo é nomeado como custo
Outros exemplos de custo:
- Aquisições de matéria-prima;
- Salários dos profissionais da produção;
- Equipamentos utilizados na produção;
- Equipamento e manutenção dos mesmos;
Principais tipos de custos de uma empresa:
Custos diretos: basicamente os custos diretos são aqueles que o empreendedor consegue mensurar com facilidade. Um bom exemplo de custos diretos são, as matérias-primas utilizadas na produção do produto, assim como os funcionários que são contratados para prestar os serviços fim da empresa.
Custos indiretos: não estão diretamente ligados a atividade-fim do negócio. Isso significa, que são custos necessários para a produção, mas não possuem relação direta com essa. Por exemplo, água, energia, internet, aluguel do estabelecimento, entre outros.
Custos fixos: não sofrem variação de valor, independente da produção do mês. Um exemplo, o aluguel do espaço onde a empresa realiza suas atividades. Obviamente o valor de locação aumenta com o passar dos anos, no entanto, isso só acontece após o vencimento do contrato.
Custos variáveis: são definidos de acordo com a produtividade da empresa.
Exemplos de custos variáveis:
- Energia elétrica e água – caso sua produção dependa disso;
- Horas extras pagas a funcionários;
- Matéria prima;
- Custos com logística e entrega;
- Comissão de vendas;
- Taxas de remessa;
O que é despesa?
Para a contabilidade entende-se por despesa todos os gastos com bens e serviços que têm relação com a administração da empresa, mas que não tem relação direta com o produto final, como por exemplo, as despesas administrativas.
Exemplos de despesas:
- Aluguel do pavilhão;
- Pró-labore;
- Telefone;
- Materiais de escritório;
- Salários da equipe administrativa;
- Impostos;
Algo muito importante para uma boa saúde financeira de um negócio, é classificar as despesas de forma correta, pois, além de ajudar a manter organizado o fluxo de caixa, é também essencial para o planejamento; afinal, elas ajudam os gestores a compreender para onde vai o dinheiro, identificando oportunidades de redução de custos, ou expansão da organização. Os principais tipos de categoria são: regulares, extraordinárias, fixas e variáveis.
Regulares: são as despesas previsíveis. Isso é, são aquelas que a organização já conhece e espera mês após mês.
Exemplos de despesas regulares:
- Salários administrativos;
- Impostos;
- Locação;
Extraordinárias: não são previstas pela empresa, ou gestores.
Exemplo despesas extraordinárias:
- Multas e gastos com processos;
- Reparação de problemas, ou reposição de equipamentos;
Fixas: independentemente do resultado mensal, não se alteram; e são esperadas todos os meses.
Exemplos de despesas fixas:
- Taxas bancárias;
- Seguros;
- Pacotes de serviços de comunicação;
Variáveis: são aqueles gastos que podem oscilar de acordo com a produtividade mensal, ou desempenho da equipe.
Exemplos de despesas variáveis:
- Horas extras e bônus para os colaboradores;
- Conta de luz;
- Reembolso de viagens administrativas;
A maiores das organizações também fazem a classificação de despesas, por setor. Por exemplo:
- Despesas administrativas (contratação de funcionários e compras de matérias para escritório);
- Despesas operacionais (folha de pagamentos e encargo/impostos);
- Despesas financeiras (tarifas de bancos, juros e IOF);
Agora que você já entendeu o básico sobre os temas, deve estar se perguntando, como fazer esse controle, e divisão. Primeiro, é importante a conscientização dos seus colaboradores; mostre a importância de registrar cada movimentação. Segundo, tenha sempre por perto uma equipe eficiente de contabilidade auxiliando o seu negócio; pois, por mais que existam softwares especializados em gestão financeira, esses não substituem a orientação de um profissional competente da área contábil.
ESCRITO POR: Equipe de Redação da Pigatti Contabilidade. Ajudando os donos de negócios no Brasil





